Projeto em ação

Feira da cultura afro-brasileira

Bate-papo inicial

  1. Como a cultura afro-brasileira está presente em seu dia a dia? Cite exemplos.
  2. Em sua opinião, a cultura afro-brasileira é devidamente valorizada pêlas pessoas? Explique.

Desde que foram trazidos de maneira forçada para o Brasil, a partir do sé­culo dezesseis, para trabalhar na condição de escravizados, os africanos e seus descendentes resistiram física e culturalmente à situação de violência e opressão a que eram submetidos. Alguns elementos que foram preservados por êles tornaram-se parte importante da identidade cultural brasileira.

O texto a seguir aborda a influência africana na formação da cultura brasileira.

reticências

Além de ser central nos cultos religiosos a música de influência africana, na qual o tambor geralmente é o instrumento mais importante, também é fundamental em muitas outras ocasiões de festa e danças. Ao lado do tambor, outros instrumentos, como o berimbau, o agogô e o reco-reco, se juntaram aos de origem lusitana reticências. Nas congadas, maracatus, capoeiras e reisados os ritmos africanos estão na base da música tocada. Também os sambas de umbigada e de roda, os jongos, o frevo e muitas outras danças têm passos mais ou menos fiéis àqueles que realizaram os primeiros africanos e afrodescendentes que dançaram em terras brasileiras. reticências

Se passarmos dos ritos religiosos, festas, danças e músicas – alimento do espírito – para esferas mais materiais, veremos a influência africana na culinária brasileira, principalmente na Bahia, onde o uso da pimenta e do azeite de dendê lembra a proximidade que ela já teve com a Costa da Mina. Acarajé, vatapá, aluá, xinxim de galinha são alguns dos pratos que, além do nome, têm receitas parecidas com as feitas na África, satisfazendo o paladar dos que se criaram dentro dos gôstos dos seus pais. reticências

SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2007. página 134135.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Quais elementos de influência africana presentes no texto você já conhece ou ouviu falar? Ainda que sejam manifestações diferentes das suas, você reconhece a importância de respeitá-las para convivermos em sociedade de maneira harmoniosa?

Ícone 'Atividade oral'.

2. Além dos elementos culturais tradicionais citados no texto, você conhece outras manifestações culturais afro-brasileiras? Qual é a importância delas para a nossa sociedade? Compartilhe com um colega e, em seguida, com um grupo maior, as conclusões a que chegou.

Mão na massa

Conhecer e valorizar os elementos da cultura afro-brasileira é uma maneira de reconhecermos a luta e a resistência empreendida historicamente pelos afrodescendentes.

Nesta seção, vamos organizar uma feira cultural com o tema A cultura afro-brasileira, com o objetivo de incentivar a comunidade escolar a fortalecer e valorizar a diversidade cultural brasileira e a história dos afrodescendentes.

Cuidado!

O respeito é a capacidade que temos de reconhecer e valorizar a diversidade cultural, a história, a luta e as tradições da população afro-brasileira.

1º passo – Planejamento

Pesquisa

Com o auxílio do professor, dividam-se em grupos. Cada grupo ficará responsável por pesquisar um dos temas sugeridos a seguir.

Língua: A importância das línguas africanas na formação do vocabulário brasileiro.

Música: A influência africana e a importância da cultura afro-brasileira na ême pê bê atual.

Expressões corporais: Tipos de dança de influência africana, como o congado e o jongo, além de outras expressões corporais, como a capoeira.

Artes plásticas: Expressões culturais – pinturas, gravuras e esculturas – produzidas por artistas afro-brasileiros, como Arthur Bispo do Rosário, Heitor dos Prazeres, Ana das Carrancas, Maria Auxiliadora, Dalton Paula e Rosana Paulino.

Culinária: Pratos típicos – acarajé, vatapá, entre outros –, além de ingredientes como a pimenta, o azeite de dendê e o leite de coco.

As pesquisas podem ser feitas em livros, jornais, revistas e na internet. Certifiquem-se de que as informações pesquisadas sejam de fontes confiáveis. Uma dica: confira as informações obtidas comparando-as com outras fontes.

Observação, tomada de nota e construção de relatório

A fim de acompanhar cada etapa dêsse projeto, com a ajuda do professor, escolha uma pessoa de seu grupo para fazer uma observação e tomada de nota e, ao final da observação, construir um relatório de maneira conjunta.

O site Portal Geledés mostra as principais ações do Geledés Instituto da Mulher Negra. Nele, é possível se informar sôbre a contribuição dos africanos(as), negros(as) e/ou afrodescendentes, nas mais variadas maneiras de expressão cultural.

Página de internet. Cartaz com a silhueta do rosto de uma pessoa negra. Ao lado, o texto: GELEDÉS INSTITUTO A MULHER NEGRA. No Fundo cor, amarela.
Portal Geledés. Disponível em: https://oeds.link/QhcitP. Acesso em: 31 março 2022.

Para isso, é importante que vocês façam um roteiro, descrevendo os principais pontos que devem ser observados. Pode ser, por exemplo, as características do local onde as atividades foram realizadas, o que o tema de pesquisa despertou em cada um, os problemas e as dificuldades ao longo do caminho, os pontos positivos e os negativos, a sua participação e a dos colegas etcétera

As notas podem ser tomadas ao longo da observação ou apenas ao final. Além disso, é fundamental que o observador exerça sua empatia e se coloque no lugar dos colegas observados.

Por fim, produza um relatório em conjunto com seu grupo, descrevendo sinteticamente o trabalho realizado e o que foi observado. êsse relatório também será utilizado como avaliação.

Organização da feira

Cada grupo deverá organizar os dados pesquisados e pensar em atividades para serem apresentadas. Usem a criatividade! É possível produzir painéis e cartazes, montar apresentações musicais, danças ou teatros, degustar pratos típicos etcétera A intenção é produzir o máximo de atividades que façam a comunidade escolar se aproximar da cultura afro-brasileira.

Verifiquem o melhor local para as apresentações. Certifiquem-se de que haverá espaço suficiente para acolher todos os grupos e os convidados. Caso haja apresentações artísticas, a turma deverá organizar um cronograma para estabelecer a ordem e o tempo de cada uma.

2º passo – Execução

Preparação para a feira

Com o auxílio e a orientação do professor, façam um ensaio geral de todas as apresentações, a fim de receberem as últimas instruções e corrigirem possíveis falhas. Um dia antes da realização da feira, organizem o ambiente reservado para o evento. Certifiquem-se de que as informações dos painéis e cartazes estão legíveis e à vista do público.

3º passo – Divulgação

Divulgação e realização da feira

Divulguem para os convidados (familiares e outros membros da comunidade escolar) a data e o local onde será realizada a feira.

É importante estarem atentos à reação das pessoas durante as apresentações, avaliando se o objetivo da feira está sendo alcançado.

Avaliação

Depois da realização da feira cultural, utilize as notas tomadas feitas com base na observação de todas as etapas do projeto, além do relatório produzido ao final dessa prática, para avaliar a sua participação e a dos colegas. Reflita sôbre as principais dificuldades que vocês tiveram, assim como as tarefas que mais despertaram o interêsse da turma. As questões a seguir vão auxiliá-los na avaliação.

  1. Como você avalia a participação da turma durante a realização da feira cultural? Há algum ponto que poderia melhorar? Qual e por quê?
  2. Você acompanhou os trabalhos realizados pelos outros grupos, contribuindo com críticas e sugestões?
  3. Você soube dialogar respeitosamente com pessoas que tinham opiniões diferentes das suas? Cumpriu todos os compromissos que assumiu com o grupo?
  4. Você mudou o modo de pensar quanto a algum aspecto da cultura afro-brasileira? Qual? Explique.
  5. De maneira geral, como você avalia a participação do público com relação à feira? Foi bem receptivo? Houve algum elogio, crítica ou sugestão por parte dele?