UNIDADE 4 A América antes da chegada dos europeus

Fotografia. Uma pirâmide de pedra com uma escadaria central.
Pirâmide de cuculcãn, construída entre os séculos seis e doze, em Iucatã, no México, em 2020.
Respostas e comentários
  • A construção retratada na foto de abertura desta unidade é a pirâmide de cuculcãn, construída pelos maias no século doze, na antiga cidade de . As pirâmides faziam parte da religiosidade dêsses povos e, por isso, eram geralmente construídas nos antigos centros cerimoniais, para onde os maias peregrinavam com a finalidade de fazer seus rituais.
  • Oriente os alunos a observar a imagem de abertura incentivando-os a propor hipóteses sôbre como se deu sua construção. Promova uma reflexão sôbre essa edificação, com o objetivo de reconhecer e valorizar os povos maias como construtores de grandiosos e complexos conjuntos arquitetônicos. Se considerar pertinente, proponha que tais hipóteses sejam levantadas com base em como se realiza uma construção dêsse porte nos dias atuais, ressaltando a grandiosidade, a complexidade e a eficácia das construções dos maias.
  • As páginas de abertura apresentam uma foto de uma construção dos povos maias. Para a abordagem do conteúdo, pode-se desenvolver a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero três, que trata sôbre os povos anteriores à chegada dos europeus na América e ressalta a valorização dos saberes e das técnicas dêsses povos. Além disso, desenvolve-se a Competência geral 4, que versa sôbre a compreensão de diferentes linguagens, entre elas a visual, para despertar ideias e sentimentos em diferentes contextos. Contempla-se também a Competência específica de Ciências Humanas 1, favorecendo o reconhecimento de si e do outro em suas diferenças, mas exercitando o respeito e a promoção dos direitos humanos.

Você sabia que, muito antes de os europeus chegarem ao continente americano, em 1492, o território já era habitado por diversos povos? Muitos deles chegaram a formar civilizações, cuja complexidade surpreendeu os europeus quando os primeiros contatos foram estabelecidos.

Ao longo dos séculos, houve enorme redução da população de indígenas da América, mas ainda há vários povos que lutam por seus direitos e pêla preservação de sua cultura.

Iniciando a conversa

  1. Que tipo de construção está retratada na imagem? Com que material ela provavelmente foi construída? A utilização dêsse material foi importante para que essa construção resistisse até os dias atuais? Explique sua resposta.
  2. Você conhece alguma construção semelhante a essa? Que povo a construiu? Qual era a finalidade dela?
  3. Em sua opinião, observar como são feitas construções como essa contribui para o estudo da História? Por quê?

Agora vamos estudar...

  • os povos que viviam na América antes do século quinze: maias, astecas e incas;
  • os povos indígenas que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses;
  • a diversidade cultural dos povos indígenas da América e o legado deixado por êles.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Respostas

1. A imagem retrata uma pirâmide, construída com pedras, material resistente que possibilitou sua existência até os dias de hoje.

2. Resposta pessoal. É possível que os alunos citem as pirâmides egípcias e as pirâmides cuxitas, estudadas no volume de 6º ano. A construção retratada na imagem de abertura foi feita pelos maias. Normalmente, as pirâmides relacionam-se às práticas religiosas de um povo, representando importantes centros cerimoniais ou tumbas mortuárias, por exemplo.

3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos considerem que êsse tipo de construção é muito importante para o estudo da História, pois representa parte da cultura de um povo, sendo fonte de estudo sôbre essas sociedades. Exemplos disso são as construções da cidade ou do bairro onde vivem, as estátuas feitas em homenagem a alguma personalidade importante para aquele local ou a determinada divindade religiosa, a construção de templos religiosos e monumentos artísticos etcétera

Sugestão de avaliação

Com base nas questões propostas nestas páginas, realize uma verificação do conhecimento prévio dos alunos sôbre a existência de povos da América e suas fórmas de organização antes da chegada dos europeus, elementos que serão abordados ao longo desta unidade. É possível que êles expressem os conhecimentos que adquiriram no ano anterior ou de que tenham tomado ciência por outros meios de seu universo cultural (jornais, televisão, família etcétera). As informações que forem colhidas nesse momento devem ser retomadas ao final do trabalho com a unidade, tornando-se essenciais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

CAPÍTULO 8 Maias, astecas e incas

A América começou a ser povoada há muito tempo, entre cêrca de 11 mil e 50 mil anos. Diversos povos habitaram todo o continente ao longo do tempo, formando desde pequenos grupos e comunidades até sociedades bastante organizadas que chegaram a formar impérios.

Para conhecer povos, utilizamos vários tipos de fontes históricas, como os vestígios arqueológicos deixados por seus habitantes e também relatos de europeus, principalmente os que entraram em contato com o continente americano a partir do final do século quinze.

Foram os europeus que, na época, chamaram o continente de “América”. Você já deve ter ouvido falar em “descobrimento” da América, não é mesmo? É comum as pessoas se referirem aos primeiros contatos entre os europeus e os povos nativos americanos como “descobrimento”. De acôrdo com êsse ponto de vista, Cristóvão Colombo teria descoberto o continente americano em 1492 e Pedro Álvares Cabral teria descoberto o Brasil em 1500.

No entanto, como pode ser percebido por meio do mapa, não se tratava de um território vazio ou despovoado. Antes da chegada dos europeus, o continente já era habitado por diferentes povos.

Povos da América (séculos X-XV)

Mapa. Povos da América (séculos 10-15). Mapa territorial da América delimitando os povos e a região onde habitavam: Povos da América do Norte: ESQUIMÓ (INUÍTE), KUTCHIN, TLINGIT, KASKA, BEAVER, YUROK, NEZ-PERCE, PÉ NEGRO, CREE, MOUNTAGNAIS-NASKAPI, SHOSHONE, YOKUTS, CROW, SIOUX, OJIBWA, ALGONKIN, MICMAC, IROQUÊS, DELAWARE, MIAMI, CHEROKEE, CHEYENNE, PAWNES, ARAPAHO, UTE, PAIUTE, NAVAJO, COCHIMÍ, PUEBLO, APACHE, COAHIULTECA, COMANCHE, NATCHEZ, SEMINOLE, TEPEHUAN, OLMECA, ASTECA, MAIA. Povos da América Central:  GUAIMI, MISKITO, ARUAQUE, CARAIBA. Povos da América do Sul: GUAJIRO, CHIBCHA, TUCANO, JIVARO, INCA, IANOMAMI, WARAU, ARUAQUE, CARAÍBA, UAIUAI, TREMEMBÉ, TIMBIRA, MACU, OMAGUA, XAVANTE, KARAJÁ, NHAMBIQUARA, CAMPA, QUECHUA, MOJOS, BORORO, BOTOCUDO, TUPINAMBÁ, MATACO, GUARANI, KAINGANG, ABIPÓN, CHARRUA, ARAUCANO, PUELCHE, TEHUELCHE. Na parte inferior, à esquerda, planisfério destacando a América. Ao lado, rosa dos ventos e escala de 1300 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Novo atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2005. página 92.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

De acôrdo com o mapa, quais eram as localizações dos povos maias, astecas e incas?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Maias: sul do atual México e partes da América Central; astecas: atual México; incas: cordilheira dos Andes.

Objetivos do capítulo

  • Estudar os povos que viviam no continente americano antes do século quinze, entre êles, os maias, os astecas e os incas.
  • Conhecer as fórmas de organização dêsses povos, assim como aspectos de seu cotidiano.
  • Compreender a importância de alimentos como o milho para a cultura dos povos americanos.

Justificativa

Os conteúdos abordados ao longo dêste capítulo são relevantes para que os alunos identifiquem aspectos e processos específicos das sociedades mesoamericanas e andinas antes da chegada dos europeus, dando ênfase às fórmas de organização social e ao desenvolvimento de saberes e técnicas. Dessa fórma, desenvolve-se a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero três, visto que se busca compreender o modo de vida existente nesse território entre os séculos xis e xis vê.


  • Incentive os alunos a refletir criticamente sôbre a questão do “descobrimento” da América, abordada nesta página. Explique a êles que essa perspectiva foi amplamente empregada pêla historiografia tradicional do século dezenove, sendo bastante eurocêntrica pêlo fato de desconsiderar os povos que já habitavam o território. Assim, a expressão tem sido cada vez mais contestada pelos historiadores, pois, quando os europeus chegaram ao continente americano, já existiam no local milhões de habitantes, realizando suas práticas culturais diversas e suas tradições. Essa discussão possibilita abordar a Competência específica de História 6, pois auxilia na compreensão dos procedimentos norteadores da produção historiográfica.
  • A utilização de um recurso cartográfico na questão 1 possibilita aos alunos identificar a distribuição e a existência de diversos povos no continente americano antes da chegada dos europeus. Essa abordagem abrange aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7, que dispõe sôbre o uso de linguagens cartográficas, visando ao desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal e da construção do saber geográfico.

Os maias

Entre os séculos três e dez, uma importante sociedade desenvolveu-se na Mesoaméricaglossário : a sociedade maia. Essa sociedade se estabeleceu na região onde hoje se situam países como Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador e parte do México, na península de Iucatã.

Os maias cultuavam diversos deuses, geralmente associados a elementos e fenômenos da natureza, como o dia e a noite, o Sol, a chuva, a fertilidade etcétera

Eles organizaram uma complexa estrutura urbana, com mais de 50 cidades-Estadoglossário , que dispunham de centros cerimoniais onde se localizavam templos, moradias e prédios do govêrno. Essas cidades eram governadas por líderes com poder religioso, político e administrativo.

Os maias praticavam o comércio, até mesmo o de longa distância, e também a agricultura, com o cultivo de milho, batata, tomate, mandioca, feijão e frutas diversas. O cacau era um importante produto cultivado por êles e suas sementes eram utilizadas como moeda de troca em transações comerciais.

Eram praticadas, ainda, atividades relacionadas à realização de obras públicas, como a construção de templos e de estradas que compunham as cidades-Estado maias.

Uma das mais complexas estruturas arquitetônicas da qual temos vestígios dos maias é o sítio arqueológico de tchitchén itsá, localizado atualmente na península de Iucatã. êle tinha um observatório astronômico, chamado O Caracol, por causa do formato das escadas em seu interior, em espiral.

Fotografia. Ruínas de um muro de pedra com uma torre central e escadarias. Em frente, pessoas caminhando.
Observatório O Caracol, localizado no sítio arqueológico de tchitchén itsá, na península de Iucatã, México, em 2019.
Respostas e comentários
  • A questão da astronomia desenvolvida pelos maias permite trabalhar o tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia. Comente com os alunos que os maias desenvolveram observatórios astronômicos que os auxiliaram na organização do cotidiano, como os ciclos agrícolas e a criação de calendários. Explique também que a pirâmide de está alinhada com os pontos cardeais e é provável que os maias tenham chegado à definição do local de construção dessa pirâmide por meio da observação e do estudo dos astros celestes.
  • Comente com os alunos que no observatório O Caracol, os maias podiam observar diversos astros e, assim, prever fenômenos como solstícios, equinócios, fases da Lua e eclipses, desenvolvendo um vasto conhecimento no campo da astronomia. As observações eram utilizadas para definir datas de rituais sagrados, ciclos agrícolas, desenvolver calendários, entre outros estudos.
  • Explique aos alunos que os europeus chamaram os habitantes do território americano de “índios”, pois acreditavam ter chegado ao Oriente, em uma região da Ásia que denominavam “Índias”. No entanto, comente que êsse têrmu não é adequado, visto que, além de associar erroneamente um território ao outro, deixa de considerar a variedade étnica e cultural dos povos americanos. Assim, o mais apropriado para se referir a povos é “indígena”, que significa “nativo”.

Tikal: a metrópole maia

A principal cidade maia era Tikal, na atual Guatemala, que chegou a ter mais de 40 mil habitantes em seu centro urbano. Analise a seguir a ilustração que representa os principais elementos dessa cidade na época do auge da sociedade maia.

A. Centro cerimonial

As cidades constituíam-se em tôrno dos centros cerimoniais, onde ficavam os templos, os prédios do govêrno e as moradias das pessoas de origem nobre, como os membros das famílias reinantes, os sacerdotes, os guerreiros e os funcionários do Estado.

Em Tikal, as obras do centro cerimonial foram construídas entre os anos 600 e 800.

Ilustração. Vista de uma cidade antiga. À esquerda, uma pirâmide com uma escada central. Em frente à essa pirâmide, um pátio grande. Sobreposto à letra 'A'. Ao lado, construções pequenas. À direita, outra pirâmide em frente ao pátio. Ao fundo, várias pirâmides. As pirâmides e as construções são marrons com detalhes coloridos em verde, azul, vermelho e amarelo.

As ilustrações sôbre a cidade Tikal são representações artísticas contemporâneas produzidas com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: , Maria. O México Antigo. Tradução: Francisco Manhães. Barcelona: foliô, 2006. página 244, 249. (Grandes Civilizações do Passado).

Respostas e comentários

O trabalho com a ilustração destas páginas favorece a abordagem da Competência específica de Ciências Humanas 7, no que diz respeito ao uso de diferentes linguagens, entre elas a iconográfica, para auxiliar no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal.

Atividade a mais

Com o objetivo de explorar as ilustrações destas páginas e desenvolver nos alunos noções de análise de diferentes tipos de recursos, além de aprimorar suas habilidades de escrita, organize-os em duplas para produzir um texto, cujo título deve ser O cotidiano em Tikal. Oriente-os a observar diferentes aspectos representados nas ilustrações e a imaginar como seria o dia a dia de um morador dessa cidade, descrevendo as características da personagem e as principais atividades realizadas por ela. Além disso, as duplas poderão criar personagens e diálogos entre elas. No final da atividade, as duplas deverão trocar o texto com outros colegas, com a finalidade de identificar as diferenças entre as histórias.

B. jôgo de bola

De origem olmeca, povo americano anterior aos maias, o jôgo de bola era praticado pelos homens da nobreza maia, em áreas montadas (chamadas canchas) nos centros urbanos. Com o objetivo de manter a bola sempre em movimento, êles a lançavam para o campo da equipe rival, que só podia tocá-la com determinadas partes do corpo, excluindo as mãos e os pés. As regras podiam variar dependendo da cidade. Em alguns campos, havia também arcos por onde a bola deveria passar. Por ter valor simbólico, a atividade também fazia parte de rituais religiosos.

Ilustração. Em primeiro plano, área plana em formato retangular. Na área, há pessoas dentro. Ao redor, algumas construções retangulares com pessoas sobre elas. Sobreposto à letra 'B'. Atrás, uma pirâmide. No fundo, um rio e uma ponte que o atravessa. As construções são marrons com alguns detalhes coloridos.

O declínio da sociedade maia

Por volta do ano de 850, a sociedade maia entrou em declínio. Entre as hipóteses formuladas por estudiosos para justificar o declínio dessa sociedade estão: catástrofes naturais, que poderiam ter sido responsáveis pêla diminuição da colheita e pêla escassez de alimentos; o aumento demográfico, que teria dificultado a produção de alimentos suficientes para a população, tendo em vista a existência de poucas terras férteis; e algumas invasões de outros povos, os quais passaram a predominar na região.

Dessa fórma, aos poucos, os maias dispersaram-se e abandonaram as antigas cidades. Apesar do declínio dessa civilização, até os dias atuais é possível encontrar descendentes dos maias em algumas regiões da Mesoamérica.

Respostas e comentários

Comente com os alunos que o jôgo de bola praticado pelos maias fazia parte do cotidiano da população. Geralmente, o jogador usava na parte inferior do corpo uma vestimenta acolchoada característica, com adornos, faixas de proteção nos braços e na cabeça. êsse esporte ritualístico era conhecido como e as partidas geralmente retratavam lutas de opostos, por exemplo, vida contra a morte, dia contra a noite, Sol contra a Lua, entre outros.

História e Matemática

Os maias criaram um complexo sistema de escrita, baseado em símbolos que representavam ideias e sons. Além da escrita, essa sociedade elaborou um sistema de numeração que tinha como base o 20 (acredita-se que seja por causa da soma do número dos dedos das mãos e dos pés), e que incluía o zero para indicar um valor nulo.

Os conhecimentos desenvolvidos pelos maias possibilitaram a realização de diversos estudos astronômicos e também a criação de dois calendários, um deles referente aos rituais, com 260 dias, e outro solar, de 365 dias.

Os astecas

Os povos astecas habitavam a região onde atualmente está localizado o México, desde o início do século catorze. êles migraram de regiões ao norte dêsse local e fixaram-se nas terras próximas ao lago tescôco, onde fundaram a capital, Tenochtitlán.

A sociedade

Após se estabelecerem em Tenochtitlán, os astecas passaram por um período de grande expansão política e de fortalecimento militar.

Conhecidos por sua tradição guerreira, êles deram início à conquista de outros povos, os quais eram obrigados a pagar tributos e a fornecer-lhes trabalhadores.

Assim, os astecas formaram um Estado, com organização política e sociedade bem hierarquizada. Por exemplo, o tlatoãni (governante) comandava com o auxílio do (cargo semelhante ao de um vice), geralmente um parente próximo.

Gravura. À esquerda, uma pessoa, com tecido colorido ao redor do corpo, está sentada em um grande assento. Ao lado, uma pessoa segurando uma pele de animal em direção à pessoa sentada. Ao redor, vários objetos, como enfeite de penas, adornos coloridos, tapetes e pele de animais.
Representação de governante asteca recebendo tributos. Gravura extraída do Códice florentino, de Bernardino de sarragun, escrito no século dezesseis.
Respostas e comentários
  • Nestas páginas, são apresentados aspectos gerais da sociedade asteca, como sua organização política, religiosidade, estrutura social e atividades econômicas. Tais temas favorecem a abordagem de aspectos da Competência específica de História 1, à medida que buscam incentivar a compreensão de acontecimentos históricos, relações de poder, processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo.
  • Explore com os alunos a imagem da página como fonte histórica. Por meio dessa perspectiva, a análise e a discussão dessa fonte possibilitam desenvolver a Competência específica de História 6, ao problematizar os procedimentos que dão direção à produção historiográfica.
  • Explique aos alunos que os códices são manuscritos, geralmente ilustrados, nos quais eram registrados diversos aspectos da vida na Mesoamérica. Por conta disso, êles são importantes fontes históricas sôbre o cotidiano dos astecas.
  • Comente com os alunos que Tenochtitlán se localizava onde atualmente se encontra a Cidade do México. Além disso, chame a atenção para o fato de que ela era considerada a capital do Estado Asteca e tinha uma grande extensão territorial povoada.
  • Comente também que os astecas desenvolveram um complexo sistema de cobrança de impostos de seus habitantes. O sistema tributário foi construído por meio de aparatos militares. Para consolidar seu poderio, a cidade de Tenochtitlán alinhou-se com as cidades tescôco e . Assim, tornaram-se uma poderosa fonte de poder que centralizava o sistema político por meio de laços matrimoniais.

Abaixo dos governantes, hierarquicamente, estavam os nobres, compostos por guerreiros, sacerdotes e funcionários públicos. Em seguida, vinham os comerciantes e artesãos e, depois, formando a maioria da população, os (cidadãos comuns), que geralmente trabalhavam na agricultura e às vezes eram obrigados a trabalhar em obras públicas ou como soldados em épocas de guerra.

O cotidiano

Tenochtitlán, capital do Estado asteca, chegou a abrigar uma população de aproximadamente 300 mil habitantes e foi um grande centro econômico, reunindo nos mercados viajantes pequenos e grandes comerciantes e diversos prestadores de serviços, por exemplo.

Nas cidades astecas, havia templos religiosos e espaços como os campos onde se praticava o , um jôgo de bola (semelhante ao praticado pelos maias) que também tinha um significado religioso. Em jógos cerimoniais, os times representavam a Lua ou o Sol, e era comum que o time perdedor fosse sacrificado em homenagem aos deuses.

Os astecas cultuavam deuses relacionados aos elementos e a fenômenos da natureza. Para agradar deuses e pedir boas colheitas, êles realizavam oferendas.

A arte e a arquitetura tiveram intenso desenvolvimento. As pirâmides, por exemplo, são grandiosas construções erguidas em locais determinados de acôrdo com a orientação dos astros e que simbolizavam a busca por alcançar o divino.

Fotografia. No primeiro plano à esquerda, ruínas de pirâmides de pedras com escadaria central. Ao lado, área plana com pessoas caminhando. Ao fundo, grande pirâmide de pedra, vegetação e alguns relevos elevados.
Ruínas de Tenochtitlán, México, em 2020.
Respostas e comentários

Algo a mais

Se julgar pertinente, inicie o conteúdo desta página mostrando aos alunos uma representação da cidade de Tenochtitlán, disponível no site indicado a seguir. Trata-se de um mural de um importante artista mexicano da contemporaneidade, Diego Rivera. Mostre a imagem aos alunos como fonte histórica, ou seja, promovendo uma análise dos elementos que aparecem nela. Porém, não se esqueça de comentar que se trata de uma representação contemporânea do passado, portanto comporta elementos da sociedade e do contexto de produção.

> DIEGO RIVERA. Disponível em: https://oeds.link/pPShS0. Acesso em: 25 maio 2022.

Um texto a mais

Para complementar as informações sôbre a sociedade asteca, leia o texto a seguir.

abre colchetereticênciasfecha colchete

Quem sustentava a elite mexicana eram os camponeses – especialmente os de fóra da capital do império – que tinham de pagar tributos bem pesados e consumiam sua vida nas plantações de milho, ou os artesãos, que se dedicavam ao brilhante artesanato que marcou os povos pré-hispânicos. Há registros de que, vez por outra, membros da classe mais baixa, trabalhadores braçais e pequenos agricultores, por casamento ou educação, ingressavam na elite social do México. abre colchetereticênciasfecha colchete

Pouco sabemos do grupo mais baixo na escala social asteca: o escravo. êle era um prisioneiro de guerra, um trabalhador que não conseguia viver do trabalho na sua terra ou alguém que não conseguira pagar suas dívidas. abre colchetereticênciasfecha colchete

KARNAL, Leandro. A conquista do México. São Paulo:éfe tê dê, 1996. página 1617. (Para Conhecer Melhor).

Os incas

Os incas chegaram ao território da cordilheira dos Andes, no vale de cúsco, por volta do século treze. Nesse local, êles desenvolveram uma sociedade organizada em clãs, chamados aius.

Cada aiu tinha terras onde se desenvolvia a agricultura, cultivando alimentos, como a batata, o milho e o feijão, e a criação de animais, como a lhama, a alpaca e a vicunha.

Fotografia. Vista de cidade, com várias construções baixas e vegetação ao redor.
Vista da cidade de cúsco, Peru, antiga capital inca formada entre as cordilheiras dos Andes, em 2020.

O Império Inca

Por volta do século quinze, os incas expandiram seu domínio por toda a região de cúsco. Por meio de guerras e alianças com outros povos, formaram um império que, no seu apogeu, no século dezesseis, chegou a contar com mais de 12 milhões de habitantes. As estradas construídas pelos incas integravam as diversas regiões do Império.

Fotografia. Uma estrada de pedras.
Antiga estrada inca próximo a La Paz, Bolívia, em 2014.

reticências

Tauantinsuiu – nome do império inca em quéchua – era dividido em quatro partes ou suyus: Chinchaysuyu (noroeste do Peru e Equador), Antisuyu (parte amazônica do império), Collasuyu (atual Bolívia) e Condesuyu (costa do oceano Pacífico) e tinha cúsco, no atual Peru, como sua capital imperial. Milhares de quilômetros de caminhos incas e o uso de lhamas como animais de carga tornavam possível a comunicação entre estas quatro regiões principais que compreendiam o império.

reticências

MARTINS, Cristiana Bertazoni. Os incas e os Tauantinsuiu. Amplác. Disponível em: https://oeds.link/NLwyxH. Acesso em: 23 março 2022.

Respostas e comentários
  • O assunto destas páginas favorece o desenvolvimento da Competência específica de História 1, visto que trata de aspectos relativos à compreensão de acontecimentos históricos, das estruturas política, social e econômica dos incas e suas relações de poder.
  • Além disso, por abordar a sociedade inca, que se desenvolveu na região da Cordilheira dos Andes por volta do século treze, é possível uma articulação com a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero três.
  • Comente com os alunos que o aiu era uma pequena comunidade agropastoril. Essas aldeias, habitadas por um grupo de famílias, formavam uma unidade religiosa, econômica e militar e obedeciam a um chefe local, conhecido como . Os membros do aiu eram obrigados a prestar serviços para o Inca, e o monarca era quem decidia grande parte da vida dos nativos, como a data das festas religiosas, os casamentos etcétera

O imperador inca, conhecido como Sapa Inca, exercia o seu poder e autoridade buscando manter uma boa relação com os povos dominados. Além da autoridade política, ele era a maior autoridade religiosa, pois era considerado o filho do Sol, o principal deus da religiosidade inca.

Assim, os incas permitiam que os dominados mantivessem sua organização política e religiosa, desde que reconhecessem a superioridade inca e pagassem tributos como a mita, que em quéchua, a língua inca, significa turno.

A mita era paga por meio de trabalhos periódicos nas lavouras, nas obras públicas ou nas fileiras do exército em épocas de guerra, por exemplo.

A sociedade inca

Na época imperial, a sociedade inca era muito bem hierarquizada. Cada membro exercia uma função e um trabalho específico. Essa organização foi fundamental para a expansão e para a manutenção do Império Inca.

Na camada social mais alta, estavam o Sapa Inca, que exercia poder político e religioso no Império.

Em seguida, vinham os sacerdotes, os chefes militares, os juízes e os administradores indicados pêlo imperador, responsáveis por controlar cada região do Império.

A maior parte da população inca era formada por trabalhadores como artesãos, marceneiros, pedreiros e agricultores. Essa camada popular também pagava a mita para o govêrno.

O mural a seguir representa diferentes aspectos da sociedade inca, como distintos grupos sociais e a liderança do Sapa Inca.

Mural. Centralizado, um homem, usando um manto vermelho, um adorno de penas no pescoço, adereço nas orelhas e um chapéu alto de penas, está com o braço esquerdo estendido e apontando o dedo para a direita. Acima, uma escultura em formato circular dourado, com detalhes em relevo com dois olhos, uma boca e outras formas geométricas. Ao redor, várias pessoas, algumas com os braços levantados para o céu, algumas ajoelhadas, outras levantando e carregando pedras e algumas com instrumentos musicais.
Mural de cúsco, produzido pêlo artista Ruán , em 1992. cúsco, Peru, em 2020.
Respostas e comentários

Atividade a mais

  • Peça aos alunos que realizem uma pesquisa sôbre as construções em pedra que os incas fizeram e que hoje estão entre os pontos turísticos mais visitados no mundo todo, . Sugira alguns elementos ou algumas questões para orientar a pesquisa dos alunos, como: “Quando as construções foram erigidas?”; “Qual foi a técnica utilizada nessas construções?”; “Quantas pessoas, aproximadamente, envolveram-se nesse trabalho?”.
  • A fim de valorizar como patrimônio histórico, os alunos podem completar sua pesquisa com as seguintes informações:

“Quantos turistas, em média, visitam anualmente ?”; “Existem iniciativas de preservação dêsse lugar? Quais?”.

Para finalizar, promova uma roda de conversa para que os alunos apresentem as informações obtidas aos colegas.

O cultivo do milho na América

Muitos alimentos da culinária brasileira são originários do próprio continente americano, como a batata, a mandioca e o milho. Responda a questão a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

Você e sua família costumam consumir alimentos derivados dêsses produtos? De que maneira? Comente com os colegas.

O milho, proveniente da América Central, começou a ser cultivado há milhares de anos pelos povos que viviam na região. Ao longo do tempo, êsse cultivo se difundiu e passou a ser a base da alimentação das civilizações indígenas.

Além disso, o cereal tinha um significado importante para povos, especialmente para os maias, como veremos a seguir.

Gravura. À esquerda, uma pessoa, com tecido ao redor do corpo, está sentada no chão, segurando uma cesta com alimentos. Ao lado, uma pessoa, vestindo um tecido ao redor do corpo, está com os braços levantados segurando um cesto sobre a cabeça. Acima, uma pessoa, sobre um muro de madeira, com os braços estendido na direção do cesto levantado.
Representação de astecas estocando milho. Gravura extraída do , de Bernardino de sarragun, escrito no século dezesseis.

Deuses e rituais

O milho não só era usado na alimentação como fazia parte dos rituais de alguns povos da América pré-colonial. Entre os maias, as espigas eram ofertadas ao deus para que a colheita fosse bem-sucedida.

Segundo a mitologia maia e sua narrativa tradicional de criação do mundo (encontrada no documento denominado ), o ser humano teria sido criado a partir do milho.

Escultura. Uma pessoa, com cabelos na altura do ombro, adereço ao redor do pescoço e vestindo um tecido ao redor da cintura. Atrás, detalhes em relevo com espigas de milho e outras formas geométricas.
Escultura em pedra feita no século oito que representa uma divindade maia relacionada ao milho.
Respostas e comentários

Resposta da questão: Resposta pessoal. Os alunos podem comentar que costumam consumir diversos alimentos derivados da batata, da mandioca e do milho. Eles também poderão citar que consomem alimentos em sua fórma industrializada.

  • Comente com os alunos que é um registro documental produzido pelos maias, em meados do século dezesseis. êsse registro contém algumas informações, como a narrativa da criação da humanidade segundo a tradição maia, a cronologia de seus reis e a história de seu povo. No início do século dezoito, o foi traduzido para o espanhol pêlo frei Francisco . Atualmente, o documento original está desaparecido, portanto, a tradução é um dos mais importantes documentos escritos da cultura maia a que se tem acesso.
  • A narrativa tradicional maia sôbre a origem do ser humano e o impacto dessa concepção sôbre a sociedade contemplam aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 2, ao possibilitar a análise do mundo social e cultural dêsses povos e as variações de narrativas sôbre o assunto ao longo do tempo.
  • A questão proposta nesta página permite desenvolver aspectos da Competência específica de História 5, ao promover a compreensão do movimento que os alimentos de origem americana, como a batata, o milho e a mandioca, tiveram no tempo e no espaço. Promova uma roda de conversa com os alunos sôbre os alimentos citados e as diversas fórmas em que podem ser encontrados no mercado. Peça a êles que comentem se alimentos são consumidos em suas casas e de que fórma as famílias costumam consumi-los.
  • Se achar conveniente, solicite previamente aos alunos que levem para a aula alguma receita que sua família costuma fazer e que utilize batata, milho ou mandioca. Peça a êles que compartilhem com os colegas as receitas que trouxeram, contando que ingredientes são utilizados e se gostam dessa comida. Cuide para que os alunos não faltem com respeito com os colegas e suas receitas e chame a atenção para o respeito à diversidade com a turma. Esta atividade trabalha a Competência específica de Ciências Humanas 1, pois permite aos alunos compreenderem a si e aos outros como identidades diferentes de fórma a exercitar o respeito às diferenças.

O milho na atualidade

Atualmente, o milho serve, em várias partes do mundo, de matéria-prima para uma diversidade de produtos industrializados, como óleos e amido. êle também é usado no preparo de ração para animais de grande e pequeno porte, como bois e aves. Contudo, é na culinária que o milho exerce papel de destaque, principalmente na América. Provavelmente, você já experimentou algum prato feito à base dêsse cereal ou já comeu o próprio milho cozido.

Fotografia. Uma mulher, usando chapéu, casaco e calça, está sentada, segurando uma espiga de milho com as mãos. À sua volta, palha seca. Ao fundo, relevo elevado e vegetação rasteira.
Agricultora peruana trabalhando na colheita de milho, em Coporaque, Peru, em 2019.

Conheça a seguir alguns exemplos de pratos típicos de países americanos preparados com milho.

A tortilla é um tipo de pão fino bastante comum na culinária mexicana, produzido a partir de farinha de milho.

Fotografia. Uma mulher usando um avental. Ao lado, uma mesa com alimentos e uma massa cinza. Ela está com a mão sobre um círculo preto grande e alguns círculos de massa cinza.
Tortillas sendo preparadas em uma feira na cidade do México, no México, em 2021.

No Peru, o milho de côr roxa é usado na produção de uma bebida típica do país, a chicha morada. Nessa receita, o milho é fervido com frutas e especiarias para depois ser adoçado e servido bem gelado.

Fotografia. Uma mesa com uma espiga de milho roxa, atrás, um copo com líquido roxo e uma fatia de limão. Ao lado, um prato com alimento.
Milho roxo e chicha morada, em 2021.
Respostas e comentários

A importância do milho nas sociedades americanas possibilita abordar o tema contemporâneo transversal Educação alimentar e nutricional. Comente com os alunos que o milho era um elemento importante para as diversas sociedades da América, pois, além de constituir a base nutritiva de muitas civilizações, fazia parte dos rituais e das crenças religiosas dêsses povos. Para os astecas, o milho tinha significado simbólico. Ticomecoát, também conhecida como sete-serpentes ou deusa das sete espigas, era a principal divindade asteca.

Um texto a mais

O texto a seguir aborda a importância do milho para a sociedade asteca.

reticências

As divindades do milho, principal planta nutritiva, eram objeto de um culto particularmente fervoroso. Liderando-as, encontra-se Ticomecoát reticências. Imaginava-se que o velho milho partira de e, após uma viagem subterrânea durante a qual fóra guiado pelos deuses da chuva, reaparecera a Léste, sob a fórma de (derivado de , espiga de milho tenra), e de (“deus-milho”). jovens deuses do milho estavam associados aos da juventude, canto, música e jogos reticências. Toda uma mitologia graciosa e alegre cercava essas divindades, em contraste com o tom geral, sombrio e sangrento da ideologia asteca.

reticências

sustéle, Jác. A civilização asteca. Tradução: Maria Júlia . Rio de

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais eram as principais atividades produtivas dos maias?
  2. Comente alguns dos principais aspectos da religiosidade maia.
  3. Como era organizada a sociedade asteca? Explique.
  4. Durante o estudo dêste capítulo, quais aspectos relacionados ao cotidiano asteca mais chamaram sua atenção? Por quê?
  5. Explique de que maneira o domínio inca sôbre outros povos era exercido.
  6. Explique o que era a mita e como ela funcionava.
  7. Explique como estava organizada a hierarquia da sociedade inca durante a época imperial.
  8. Qual era a importância do milho para as sociedades mesoamericanas? Ele ainda hoje é importante na culinária de sociedades americanas? Explique sua resposta.

Aprofundando os conhecimentos

9. Os povos da Mesoamérica deixaram um grande legado para as civilizações posteriores. sôbre isso, leia o texto a seguir.

Todos os grandes povos da Mesoamérica sentiram-se poderosamente fascinados pêlo mistério do cosmo: a recorrência cíclica e previsível dos fenômenos celestes, o ritmo infatigável das estações e a influência nas diversas fases da cultura do milho; o próprio ciclo da vida e da morte, do dia e da noite em sua alternância inexorável mas necessária. Com a finalidade de devassarglossário mais profundamente o segredo dos astros, que para êle representava a vontade dos deuses, o homem mesoamericano moldou, através dos séculos, um aparêlhu especulativo fortemente complexo. Entregando-se a uma incessante – e angustiante – interrogação sôbre os astros, êle mediu, com espantosa precisão, seus movimentos aparentes. Naturalmente, o Sol e a Lua o atraíam mais que tudo, assim como o planeta Vênus, particularmente visível nas latitudes tropicais, onde segue periodicamente o Sol. reticências

, Pôl . A civilização maia. Tradução: Maria Júlia . Rio de Janeiro: zarrár, 2005. página 36. (As civilizações pré-colombianas).

Respostas e comentários

1. Resposta: A principal atividade produtiva dos maias era a agricultura, com o cultivo de milho, batata, tomate, mandioca, feijão e frutas.

2. Resposta: Os maias cultuavam diversos deuses, ou seja, eram politeístas. Seus deuses geralmente eram associados a fenômenos e elementos da natureza, como o Sol, a chuva e o dia e a noite.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta pessoal. Os alunos podem comentar diferentes aspectos do cotidiano asteca, como a prática do ullamaliztli e a existência de grandes centros urbanos, como Tenochtitlán, que possuíam uma intensa vida comercial.

5. Resposta: Os incas permitiam que os povos dominados mantivessem sua religião e sua organização política desde que lhes pagassem tributos e reconhecessem sua superioridade.

6. Resposta: A mita era um imposto cobrado pêlo govêrno inca. Ela era paga através de trabalhos para o govêrno, que podiam ser realizados nas obras públicas, nas lavouras e nas fileiras do exército durante períodos de guerra, por exemplo.

7. Resposta nas orientações ao professor.

8. Resposta nas orientações ao professor.

  • As questões 1 a 7 permitem desenvolver a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero três, pois possibilitam aos alunos que identifiquem e compreendam aspectos e processos específicos das sociedades americanas antes da chegada dos europeus, dando ênfase às fórmas de organização social. Chame a atenção dos alunos para o fato de que essas atividades possibilitam retomar conteúdos abordados neste capítulo.
  • A atividade 8 propõe aos alunos que analisem e comparem a utilização do milho na Mesoamérica e nas sociedades americanas da atualidade, possibilitando desenvolver aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 5. Comente com os alunos que o milho é um alimento muito utilizado para a alimentação de humanos e animais em toda a América e que ainda é a base da culinária de diversos países americanos.

Respostas

3. A sociedade asteca apresentava forte hierarquização. No tôpo, estava o tlatoãni, que governava o Império Asteca com o auxílio do . Abaixo dele, estavam os nobres, compostos de guerreiros, sacerdotes e funcionários públicos. Em seguida, estava a camada formada por comerciantes e artesãos, e, por fim, a maioria da população, que geralmente trabalhava na agricultura.

7. O tôpo da pirâmide social inca era ocupado pêlo imperador, também conhecido como Inca, que desempenhava o poder político e religioso, e por sua família. Abaixo, encontravam-se sacerdotes, chefes militares, juízes e administradores responsáveis, cada um, por uma região do império. Na base da pirâmide, encontravam-se os trabalhadores, como artesãos, marceneiros, pedreiros e agricultores.

8. O milho foi a base da alimentação de diversos povos indígenas mesoamericanos. Devido à sua importância na alimentação dêsses povos, êsse gênero agrícola também integrava o universo religioso mesoamericano, fazendo parte de cerimônias e rituais. Na atualidade, o milho ainda desempenha importante papel nas sociedades americanas, pois serve de base para diversos pratos típicos feitos nesse continente, além de ser usado na preparação de ração para animais de grande e de pequeno porte.

  1. Do que se trata o aparêlhu fortemente complexo citado no texto?
  2. Qual era a ligação entre os astros e a religião para o povo maia?
  3. Quais eram os principais astros que povos admiravam?

10. Leia o texto a seguir sôbre a organização social dos astecas e responda às questões.

abre colchete

O aldeão macehuali [ou maceualtin], enquanto membro da comunidade, detinha determinados direitos sociais que, ao mesmo tempo, legitimava a dominação de sua comunidade e justificava seus deveres para com o Estado. Como “cidadão” da Confederação, o homem comum tinha direito ao usufruto da terra no Altépetl, com acesso a uma parcela para o cultivo da terra e construção de sua habitação; direito à redistribuição de alimentos e vestuário pêlo Estado (em épocas de sêcas, inundações etcétera); escola para seus filhos; permissão para tomar parte nas cerimônias do culto; ascensão social pêla valentia e bravura nas batalhas; e, por fim, o direito de eleger seus chefes locais.

Com seus direitos sociais garantidos, mas não sendo um nobre, nosso aldeão tinha, por sua vez, obrigações para com o Estado. A rigor, eram três os tipos de deveres para com o govêrno central. Um primeiro, o serviço militar nas tropas de conquista e “pacificação”, não era visto como uma obrigação ou fardo, ao contrário, era uma honra sua inserção nos quadros da milícia. Além de ritual religioso, a guerra dava para aquele que morresse numa batalha a possibilidade de alcançar o “paraíso”. Um segundo dever era o pagamento do tributo ao Estado em fórma de prestação de serviço pessoal. Neste tipo de tributo, o trabalho coletivo de limpeza, construção e conservação de estradas, pontes, prédios etcétera eram atividades mais comuns. Por fim, sua terceira obrigação era o pagamento de tributo em espécie ao Estado.

reticências

FERREIRA, Jorge Luiz. Incas e astecas: culturas pré-colombianas. São Paulo: Ática, 1988. página 1314.

  1. Quem eram os e qual o papel desempenhado por êles na sociedade asteca?
  2. Por que o autor do texto diz que “não sendo um nobre, nosso aldeão tinha, por sua vez, obrigações para com o Estado”?
  3. Quais trechos do texto indicam a tradição guerreira dos astecas?
Respostas e comentários

9. a) Resposta: O texto trata sôbre o calendário elaborado pelos mesoamericanos.

9. b) Resposta: Os mesoamericanos tinham a crença de que os astros representavam a vontade dos deuses.

9. c) Resposta: Eles se atraíam principalmente pêlo Sol, pêla Lua e pêlo planeta Vênus, que era particularmente visível nas latitudes tropicais.

10. a) Resposta: Os formavam a maioria da população, eram os cidadãos comuns e frequentemente trabalhavam no campo. Às vezes trabalhavam nas obras públicas ou como soldados.

10. b) Resposta: Espera-se que os alunos percebam que a relação entre aldeões e o Estado ocorria por meio de direitos, como o usufruto da terra, redistribuição de alimentos e vestuário, acesso à educação e a eleição de chefes locais, e, em contrapartida, os aldeões tinham deveres a cumprir com o Estado, como a prestação de serviços de manutenção e militares, e o pagamento de tributos.

10. c) Resposta: O texto indica que era uma honra para os maceualtinprestarem serviços militares para as tropas de conquista e “pacificação” do Estado. Além disso, a bravura nas batalhas possibilitava a ascensão social dos aldeões. Religiosamente, os astecas acreditavam que a morte na batalha possibilitava alcançar o “paraíso”.

  • Com base nas atividades apresentadas, é possível desenvolver a Competência específica de História 3, tendo em vista que são propostas análises de fontes históricas para a produção de conhecimentos referente aos temas abordados nas páginas anteriores, ou seja, as sociedades pré-colombianas.
  • Na atividade 9, os alunos devem relacionar as informações contidas no texto aos conteúdos estudados neste capítulo. Realize uma leitura coletiva do texto e tire as dúvidas que os alunos venham a ter. Promova uma conversa com êles sôbre as tecnologias desenvolvidas pelos povos mesoamericanos antes que êles realizem a atividade.
  • Na atividade 10, os alunos devem analisar o texto e responder às questões propostas, o que possibilitará maior aprofundamento nos conteúdos estudados no capítulo, além de contribuir para que desenvolvam a leitura inferencial. Busca-se com esta atividade que os alunos analisem a organização da sociedade inca e compreendam acontecimentos históricos, relações de poder e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais. Dessa fórma, são desenvolvidos aspectos da Competência específica de História 1.

Algo a mais

O livro a seguir apresenta um panorama a respeito da sociedade inca, abordando aspectos de sua cultura e de seu legado para a atualidade.

> BOND, Rosana. A civilização inca. São Paulo: Ática, 2004.

11. Antes da chegada dos espanhóis, vários povos se desenvolveram na Mesoamérica. No caderno, relacione alguns dêsses povos às características correspondentes.

A. Astecas

B. Incas

C. Maias

1. Organizavam-se por meio de cidades-Estado descentralizadas, tendo Tikal como um de seus principais centros populacionais.

2. Dominaram outros povos mesoamericanos, fundando um grande império com capital em Tenochtitlán.

3. Tinham uma sociedade baseada nos clãs (aius), fundando um império com mais de 12 milhões de habitantes, com séde em cúsco.

12. Os códices são manuscritos, geralmente ilustrados, nos quais eram registrados diversos aspectos da vida na Mesoamérica. Eles são importantes fontes históricas. Analise a pintura a seguir e leia o texto. Depois, responda às questões.

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Segundo as lendas da tradição asteca, a escolha do local de fundação da cidade [de Tenochtitlán] foi determinada por uma profecia do deus Colibri-Azul. Dizia o deus que os astecas receberiam um sinal quando encontrassem o local ideal para a fundação de sua cidade. O sinal esperado era uma águia pousada num cacto sôbre uma rocha, trazendo em seu bico uma serpente, e teria sido encontrado no centro do lago tescôco, onde fundaram Tenochtitlán — que quer dizer “rocha de cactos”.

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NEVES, Ana Maria Bergamin; HUMBERG, Flávia Ricca. Os povos da América: dos primeiros habitantes às primeiras civilizações urbanas. quarta ediçãoSão Paulo: Atual, 1996. página 64. (Coleção História Geral em Documentos).

Pintura. Centralizado, uma águia sobre um cacto grande. Atrás dela, duas linhas azuis na diagonal dividem a pintura em quatro triângulos. Dentro de cada triângulo, diversas pessoas, construções e algumas plantas.
Pintura extraída do Mendôça, de autoria desconhecida, escrito no século dezesseis.
  1. Qual é o tema principal abordado no texto?
  2. Descreva a pintura apresentada.
  3. Qual é a relação entre o texto e a pintura?
  4. De que maneira fontes históricas como os códices podem nos ajudar a conhecer mais sôbre os povos da Mesoamérica?
Respostas e comentários

11. Resposta: A – 2; B – 3; C – 1.

12. a) Resposta: O tema principal é a lenda asteca sôbre a fundação da cidade de Tenochtitlán.

12. b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos descrevam que no centro da imagem há uma águia pousada sôbre um cacto e que ao redor dela há astecas e outros elementos, como plantas.

12. c) Resposta: O texto aborda a lenda asteca sôbre a fundação da cidade de Tenochtitlán, que afirma que os astecas receberiam um sinal divino sôbre o local onde deveria ser fundada a cidade. êsse sinal era uma águia pousada sôbre um cacto, como o que foi representado na imagem.

12. d) Resposta: Fontes históricas como os códices registraram diversos aspectos das sociedades da Mesoamérica, assim, êles podem nos fornecer informações que ajudam a conhecer mais sôbre a história e a cultura dessas sociedades, como seus hábitos, suas crenças e valores.

  • A atividade 11 aborda algumas características dos incas, dos maias e dos astecas, permitindo aos alunos que os comparem e reconheçam especificidades de cada um deles, desenvolvendo, dessa fórma, aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 5.
  • A atividade 12 possibilita um aprofundamento dos conteúdos acêrca dos povos da Mesoamérica apresentados ao longo dêste capítulo. Com base na leitura do texto e na análise da fonte histórica apresentada, proponha uma conversa coletiva com a turma a respeito dos seus conhecimentos sôbre essas sociedades.

Glossário

Mesoamérica
: território que corresponde ao sul do México e a algumas partes da América Central.
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Cidade-Estado
: núcleo urbano ou cidade independente que tinha suas próprias leis, organização social e fórma de govêrno.
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Devassar
: conhecer por completo.
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