Respeito aos indígenas

Você já soube de algum caso de desrespeito aos povos indígenas? Algumas vezes temos acesso a notícias que envolvem situações de desrespeito a indígenas, e uma das causas disso é a dificuldade que algumas pessoas têm de reconhecer culturas diferentes da delas. Essa dificuldade de compreender o outro considerando apenas sua própria cultura como válida recebe o nome de etnocentrismo. Para saber um pouco sôbre êsse assunto, leia o texto a seguir, da professora .

Com o respeito somos capazes de reconhecer e valorizar as diferentes culturas e tradições, ampliando o nosso conhecimento e visão sôbre o mundo em que vivemos.

[...]

Para o etnocentrismo, tudo o que é diferente se torna inferior, feio, ridículo, injusto, cruel, selvagem ou irracional. Ao julgar as distinções de forma negativa, o etnocêntrico passa a querer modificar os costumes ou crenças diferentes, em nome da superioridade dos seus próprios costumes ou crenças. Dito de outra forma: ser etnocêntrico é acreditar que só existe uma verdade (a nossa) e uma beleza (a nossa), assim como também só existem a nossa justiça e a nossa racionalidade. Em O que é etnocentrismo, o antropólogo Everardo Rocha escreve: “Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência”.

[...]

URIARTE, Urpi Montoya. Euro, etno e outros centrismos. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Sabin, ano 8, n. 87, dez. 2012. s. p.

Fotografia. Duas crianças indígenas, usando camiseta, estão dentro de uma pequena embarcação de madeira sobre um corpo de água.
Crianças da etnia Ashaninka, da aldeia apiútcha, no município de Marechal Thaumaturgo, á cê , em 2021.
Respostas e comentários
  • O conteúdo presente nestas páginas possibilita desenvolver nos alunos uma desconstrução de atitudes etnocêntricas em relação aos indígenas, de fórma a valorizar a diversidade cultural dos povos originários do território que hoje conhecemos como Brasil. Contempla, portanto, a Competência geral 9, visto que os alunos devem desenvolver competências socioemocionais que promovam a empatia e o diálogo para consolidar o respeito ao outro e aos direitos humanos. Aproveite êsse momento para incentivá-los a refletir e exercitar o respeito aos indígenas e aos demais grupos que sofrem com o etnocentrismo. Para isso, proponha uma conversa na qual os alunos possam comentar se já tinham pensado nessa fórma de preconceito. Peça-lhes que conversem também sôbre como o respeito possibilita combater o etnocentrismo. Nesse momento, procure atentar a questões que possam envolver a saúde mental dos alunos, caso algum deles tenha experienciado atitudes de preconceito ou racismo contra si ou contra seus familiares.
  • Ainda que geralmente reservados ao espaço rural, muitos indígenas vivem nos espaços urbanos. êles apresentam condições variadas pouco exploradas pêla historiografia e pêlas políticas públicas.
  • O conteúdo presente nestas páginas possibilita abordar os temas contemporâneos transversais Educação em direitos humanos e Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras, visto que incentiva o reconhecimento e a valorização da cultura indígena, contribuindo, assim, para que haja maior respeito, compreensão e tolerância com a diversidade étnica e cultural em nosso país. Ao explorar o conceito de etnocentrismo com os alunos, é possível questioná-los sôbre outros grupos, além dos povos indígenas, que também sofrem discriminação devido à religião, à cultura, à etnia ou à orientação sexual. Por meio dessa reflexão, os alunos podem aprofundar suas compreensões a respeito da importância do respeito e da empatia, competências socioemocionais fundamentais para a vida em sociedade. Os alunos podem mencionar os seguidores de diferentes religiões, como as de matriz africana e do islamismo, os imigrantes e os refugiados, os afrodescendentes, os orientais, os membros das comunidades éle gê bê tê quê i a mais, entre outros grupos. Incentive um debate sôbre o etnocentrismo e sôbre a prática de atitudes que contribuam para uma convivência pacífica entre as pessoas.

Uma atitude etnocêntrica, portanto, é uma falta de respeito a outra cultura. Isso desencadeia atitudes preconceituosas que podem gerar consequências graves para a sociedade. Existem muitos povos no mundo, com diferentes modos de vida, hábitos, costumes e valores, que devem ser reconhecidos com suas características específicas.

Há grande diversidade cultural entre os povos indígenas que habitam o território brasileiro, e muitos dos seus costumes diferem, por exemplo, do modo de vida dos portugueses e europeus. Tradicionalmente, os indígenas costumam trabalhar para sua sobrevivência e não para acumular bens e riquezas. Para êles, viver de maneira harmoniosa com a natureza, preservando-a, e sem extrair dela mais recursos do que o necessário para seu próprio sustento, é uma fórma de garantir a subsistência de seus descendentes. Dessa maneira, segundo as culturas indígenas, a terra continuará fornecendo alimentos às próximas gerações.

Para vivermos em um país mais justo e próspero, é importante conhecer e respeitar a cultura dos primeiros povos que habitaram êsse território.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Explique o que você entendeu por etnocentrismo.

Ícone 'Atividade oral'.

2. Em sua opinião, é importante respeitar os povos indígenas e outros povos em sua diversidade cultural? Por quê?

Ícone 'Atividade oral'. Ícone 'Em grupo'.

3. Com um colega da turma, conversem sôbre a importância do combate ao preconceito e ao desrespeito contra povos indígenas no Brasil, assim como de que maneira isso pode ser feito. Depois, produzam um breve texto sôbre o que vocês conversaram.

Fotografia. Estrutura de uma moradia em construção, com bases de madeira. Há algumas pessoas sobre a estrutura.
Indígenas da etnia uaurá trabalham coletivamente na construção de uma moradia na aldeia Piiulága, no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, em 2019.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

As questões 1 a 3 possibilitam abordar o respeito e a valorização da diversidade cultural indígena brasileira, desenvolvendo aspectos da Competência geral 3 e da Competência geral 9. Além disso, possibilitam abordar o preconceito e o etnocentrismo que os povos indígenas sofrem. Para isso, proponha aos alunos que conversem sôbre os conteúdos destas páginas antes de responderem às questões.

Algo a mais

Para obter mais informações sôbre os povos indígenas na atualidade, indique os sites a seguir para os alunos:

> Fundação Nacional do Índio (Funái). Disponível em: https://oeds.link/dQJvMX. Acesso em: 27 maio 2022.

> Museu do Índio. Disponível em: https://oeds.link/HlKSUv. Acesso em: 27 maio 2022.

> – A rádio de todos. Disponível em: https://oeds.link/aud1EW. Acesso em: 27 maio 2022.

Respostas

1. Resposta pessoal. É fundamental que os alunos expliquem corretamente o conceito de etnocentrismo, considerando que êle se fundamenta, basicamente, em uma visão deturpada sôbre outros povos e outras culturas, em razão da tendência em valorizar apenas sua própria concepção de mundo e da dificuldade de compreender as diferenças.

2. Resposta pessoal. É esperado que os alunos respondam positivamente, mobilizando competências socioemocionais como o respeito e a empatia. Oriente-os, assim, a expor suas opiniões e a reconhecer a importância de valorizar os povos indígenas, assunto tratado nestas páginas.

3. Para orientá-los na conversa, é possível citar exemplos de como combater o preconceito e de como valorizar atitudes de respeito em relação aos indígenas. Alguns exemplos: entrar em contato com povos para conhecer aspectos de seu modo de vida; denunciar casos de violência e de preconceito contra êles; ampliar o espaço de difusão da cultura e dos conhecimentos indígenas na sociedade brasileira. Por fim, para fomentar a conversa, peça aos alunos que apresentem o texto que elaboraram aos demais colegas de sala.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Como é possível perceber a diversidade de povos indígenas que viviam, na época da chegada dos portugueses, no território que hoje fórma o Brasil? Dê exemplos de aspectos da vida dêsses povos em que essas diferenças se manifestavam.
  2. Analise as ilustrações das páginas relacionadas ao tópico Os indígenas e a divisão do trabalho. Que aspecto do modo de vida dos Bororo mais chamou sua atenção? Por quê?

Aprofundando os conhecimentos

3. Os povos indígenas expressam sua cultura por meio da música, do canto, da pintura corporal e também pêlo modo de produzir seus artefatos e de construir suas habitações. Uma dessas expressões é a arte plumária, que se caracteriza pêla utilização de penas de aves para produzir artefatos religiosos de uso cotidiano e adornos. Os enfeites corporais feitos de pena são muito usados em festas e cerimônias. Analise a imagem a seguir.

Fotografia. Dois homens indígenas, usando adornos decorados com penas na cabeça, pescoço e nos braços, com os corpos pintados com formas geométricas coloridas, estão segurando um instrumento musical de sopro na boca. No fundo, outros indígenas.
Indígenas Kuikuro participam do quarup, festa ritual em homenagem aos antepassados. Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, em 2021.
  1. Descreva a foto anterior. Você consegue identificar o que as pessoas retratadas estão fazendo?
  2. Como são os adornos corporais usados pêlas pessoas dessa comunidade?
Respostas e comentários

1. Resposta: A diversidade dos povos indígenas que viviam no território que viria a se chamar Brasil pode ser percebida por meio da observação das diferenças no modo de organização social e de vida, nas expressões culturais, nas crenças e na variedade de línguas faladas entre êles.

2. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos analisem a dinâmica da divisão do trabalho em uma aldeia indígena e comentem algum dos aspectos representados na ilustração que mais chamou a atenção deles.

3. a) Resposta: A foto mostra indígenas Kuikuro participando do quarup, festa ritual em homenagem aos antepassados. êles utilizam diversos adornos corporais, como cocares feitos com penas de aves e colares; além disso, estão manuseando alguns instrumentos.

3. b) Resposta: Os adornos corporais retratados na imagem são feitos com tintas, linhas coloridas e penas de aves. Estas últimas fazem parte da fórma de expressão indígena conhecida como arte plumária. Com essas penas, os indígenas produzem adornos, como brincos, braçadeiras e cocares, e os utilizam normalmente em festas e cerimônias.

  • As atividades 1 a 3 reforçam as habilidades ê éfe zero sete agá ih zero três e ê éfe zero sete agá ih um dois, ao possibilitar que os alunos descrevam aspectos presentes nas sociedades indígenas quando os portugueses chegaram ao território, como seu modo de vida, a organização do trabalho e sua cultura por meio da arte plumária. A execução dessas atividades permite aos alunos que identifiquem a diversidade de povos e etnias que habitavam o território que hoje corresponde ao Brasil.
  • As atividades destas páginas possibilitam o desenvolvimento da Competência específica de História 3, pois permitem a elaboração de questionamentos e hipóteses em relação a documentos produzidos em diferentes contextos históricos e linguagens. Do mesmo modo, possibilitam o desenvolvimento da Competência específica de História 6, que versa sôbre as metodologias da produção historiográfica.

Algo a mais

êsse livro aborda mitos criados por povos indígenas brasileiros e que são contados até os dias de hoje.

> Míndlin, Betty. O primeiro homem e outros mitos dos índios brasileiros. São Paulo: naíf, 2001.

Para informações mais detalhadas acêrca das línguas indígenas existentes atualmente no território brasileiro, acesse o site a seguir.

> Línguas. Povos indígenas no Brasil. Disponível em: https://oeds.link/YmhXkb. Acesso em: 28 maio 2022.

c. Você conhece outros adornos semelhantes aos que foram retratados na foto? Caso conheça, descreva êsse adorno, conte quem ou que grupo o utiliza e com qual finalidade.

  1. Atualmente, existem cêrca de 240 povos indígenas habitando o território brasileiro. Você sabe se na cidade ou na região onde você vive existe alguma comunidade indígena? Com a ajuda de seus pais ou responsáveis, faça uma pesquisa e procure saber:
    • o nome do povo e onde se localiza;
    • as características da habitação;
    • as atividades cotidianas praticadas por seus integrantes;
    • o que costumam fazer nos momentos de lazer;
    • rituais e tradições presentes no cotidiano dêsse povo;
    • costumes da sociedade não indígena incorporados por êles em sua cultura.

Após o levantamento, reúna essas informações e leve-as para a sala de aula. Conte aos seus colegas de turma o que você descobriu sôbre o povo pesquisado.

5. Leia o texto a seguir, que trata de um importante sujeito histórico do povo e, depois, responda às questões em seu caderno.

Ao pajé são atribuídas as responsabilidades de aconselhar, curar doenças e preparar rituais tradicionais, através dos quais se ensinam as novas gerações de . êle é reconhecido e respeitado em razão do grande conhecimento que constrói sôbre o mundo, em razão do que ele estabelece íntimas relações com pessoas, animais, plantas, astros e espíritos ancestrais, a fim de observá-los para aprender sôbre eles. Qualquer um pode se tornar um pajé, desde que deseje e assuma isto. Não há qualquer restrição a quem deseja tornar-se pajé, e sua importância na estrutura da sociedade não é negligenciável, diante do grande prestígio de que usufrui o detentor do conhecimento. reticências

váiguel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros; LIRA, Márcia de Oliveira. O pajé nas comunidades . , Campo Grande, , ano 11, número 20, janeiro/junho 2011. página 71. Disponível em: https://oeds.link/ESN9sJ. Acesso em: 23 março 2022.

  1. De qual sujeito histórico indígena o texto trata?
  2. Quais são as principais atividades exercidas por êsse sujeito histórico?
  3. O texto afirma que “a sua importância na estrutura da sociedade não é negligenciável, diante do grande prestígio de que usufrui o detentor do conhecimento”. Qual é a importância dêsse sujeito na sociedade ?
Respostas e comentários

3. c) Resposta pessoal. Os alunos podem citar, outros tipos de adornos corporais, como objetos feitos de madeira, miçangas, pinturas com tinta natural etcétera

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. a) Resposta: O texto trata do pajé.

5. b) Resposta: De acôrdo com o texto, o pajé é responsável por aconselhar, curar doenças e preparar rituais tradicionais.

5. c) Resposta: êle é respeitado pêlo seu grande conhecimento sôbre o mundo e pêlas relações que estabelece com pessoas, animais, plantas, astros e espíritos ancestrais.

  • A atividade 4 permite aos alunos desenvolver algumas noções introdutórias de práticas de pesquisa, com destaque para estratégias como observação, tomada de nota e construção de relatório. Para isso, oriente-os para que durante a realização da pesquisa, ao terem contato com livros, fotos, vídeos e outros materiais relevantes, exercitem a observação, buscando investigar possíveis elementos que fazem parte do contexto sociocultural da comunidade em questão. No decorrer dêsse processo, é importante que êles registrem por escrito os aspectos observados sôbre a comunidade, além de inserir dados e possíveis impressões ou sentimentos. Ao final da atividade, peça a êles que construam um relatório para registrar todos os processos da experiência, desde os objetivos iniciais até os resultados da pesquisa e as conclusões tomadas. êsse relatório poderá ser socializado com o restante da turma. Procure utilizar os resultados da pesquisa feita pelos alunos para enriquecer a discussão, chamando a atenção deles para a diversidade e a valorização do modo de vida indígena.
  • Caso não haja um povo indígena habitando a cidade ou região onde os alunos moram, a pesquisa deve ser feita com o povo indígena mais próximo. O sitesugerido a seguir contém diversas informações sôbre os povos indígenas, incluindo a localização das aldeias onde cada povo habita. Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: https://oeds.link/YmhXkb. Acesso em: 28 maio 2022.
  • Busca-se com a atividade 5 que os alunos observem a importância da figura do pajé para a cultura indígena. É possível que discorram sôbre como êsse sujeito histórico é responsável por transmitir a cultura, os costumes e a história de seu povo a outras gerações. Essa abordagem contempla aspectos da habilidade ê éfe zero sete agá ih zero três.

Resposta

4. Oriente os alunos a pesquisar em livros, revistas e sites especializados ou, então, verifique se há possibilidade de eles realizarem uma visita de campo na comunidade com o acompanhamento dos pais ou responsáveis. Comente que, ao responder ao roteiro proposto, eles devem perceber se há aspectos em comum com os que foram estudados no capítulo. É possível também que alguns dos alunos sejam indígenas e que vivam em comunidades. Se for o caso e se um deles se sentir confortável, peça-lhe que inclua nos resultados da pesquisa as próprias experiências e o cotidiano dele e de sua família nessa comunidade.

O tema é reticências

Diversidade cultural

A pintura corporal indígena

A pintura corporal tem valor simbólico bastante significativo para muitos povos indígenas do Brasil, pois expressa suas crenças e seu modo de vida.

Essa manifestação pode ter diversas funções, como: caracterizar determinada comunidade; identificar a posição de um indivíduo em um grupo; indicar estados de espírito, como o luto; integrar rituais e celebrações, como a passagem da infância para a adolescência ou o casamento; entre outras.

Cada comunidade possui seus próprios padrões de traços, conhecidos como grafismos, desenvolvidos ao longo do tempo. grafismos também são desenhados em peças produzidas por povos, como cerâmicas e cestas. Cada grupo indígena possui uma visão sôbre o que é belo e procura manifestá-la em seus grafismos.

É interessante notar que não são apenas os traços que determinam o que se expressa na pintura. Outros fatores influenciam a mensagem a ser transmitida: por exemplo, quem carrega essa pintura – crianças, homens ou mulheres –, em que parte do corpo ela se localiza, as côres usadas para pintar etcétera

Ilustração. Uma mulher indígena com o corpo pintado. No busto, três linhas tracejadas, uma grossa no meio e duas finas nas laterais, na posição horizontal. No centro do corpo, duas linhas paralelas grossas na posição vertical. O resto do corpo é pintado com linhas tracejadas finas na diagonal. Sobreposto à letra 'A'. Ao lado, um homem indígena com o corpo pintado. No busto, duas linhas tracejadas na horizontal, uma grossa e uma fina. O corpo é todo pintado com algumas linhas tracejadas finas na diagonal. Sobreposto à letra 'B'.

Esta ilustração é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: VIDAL, Lux (organizador). Grafismo indígena: estudos de antropologia estética. São Paulo: istúdio Nobel: Edusp: fapésp, 1992. página 160-167.

A.

Pintura feita em mulheres que têm filho recém-nascido.

B.

Pintura masculina representando o fim do ritual de iniciação para a fase adulta.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender os significados e os simbolismos presentes na tradição de pintura corporal das sociedades indígenas.
  • Refletir sôbre outras fórmas de expressão corporal nas sociedades atuais.
  • Realizar uma atividade prática para aprofundar os conhecimentos sôbre as pinturas corporais indígenas.

Justificativa

Os conteúdos abordados ao longo destas páginas são relevantes para que os alunos possam aprofundar seu conhecimento a respeito da cultura dos povos indígenas. Dessa fórma, é valorizada a diversidade cultural e promovido o combate ao preconceito e ao etnocentrismo, abordando, assim, aspectos da Competência geral 3 e da Competência geral 9.


Com base no assunto da seção, desenvolve-se o tema contemporâneo transversal Diversidade cultural. Explique aos alunos que a pintura corporal indígena é feita com produtos naturais, derivados de plantas como urucum e jenipapo. Informe a êles que o jenipapo é extraído na fórma líquida e que, em contato com a pele, torna-se preto, permanecendo no corpo por até duas semanas.

Um texto a mais

Há milhares de anos, diversas sociedades em diferentes regiões do mundo apresentam o costume de se expressarem por meio das pinturas corporais, que remetem a questões simbólicas e às suas principais crenças. No caso dos indígenas, as pinturas constituem também aspectos identitários entre os diversos povos e as várias culturas. Leia o texto a seguir.

reticências

A comunicação através do corpo muda com o passar do tempo, de cultura para cultura e de região para região. Mas continua a desempenhar funções de identidade, memória, poder e beleza entre a maioria dos povos, especialmente os que não adotaram a escrita, como os indígenas. reticências

ARAÚJO, Leusa. Tatuagem, pírcin e outras mensagens do corpo. São Paulo: naíf, 2005. página 21.

Ilustração. Uma mulher indígena com o corpo pintado. Na cabeça, algumas linhas finas contornando a testa e as bochechas. No busto, duas linhas finas na posição horizontal. No peito e barriga, algumas linhas finas na posição vertical. Nos braços, linhas grossas na horizontal. As laterais das coxas estão pintadas e, abaixo do joelho, duas linhas grossas. Sobreposto à letra 'C'. Ao lado, um homem indígena com o corpo pintado. Na cabeça, algumas linhas finas contornando a testa e as bochechas. No busto, linhas finas formando um triângulo com a ponta virada para baixo. A barriga está toda pintada. Nos braços, linhas tracejadas finas na diagonal com algumas partes pintadas. Abaixo do joelho, tudo está pintado até os pés, com alguns detalhes com linhas finas. Sobreposto à letra 'D'.

Esta ilustração é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: VIDAL, Lux (organizador). Grafismo indígena: estudos de antropologia estética. São Paulo: istúdio Nobel: êduspi: fapésp, 1992. página 160167.

C. Karajá

Pintura feminina feita nas solteiras.

As mulheres casadas só podem pintar os braços e as pernas.

D. Karajá

Pintura masculina feita nos jovens que estão no ritual de iniciação para a fase adulta.

O corpo como forma de expressão

Atualmente, nas sociedades ocidentais, o corpo também é usado, de diversas fórmas, como meio de expressão de pensamentos, de valores e de crenças, por exemplo, por intermédio da tatuagem.

Muitas vezes, as tatuagens representam uma particularidade pessoal, ou seja, as vivências, as experiências e os gôstos individuais. Mas, em algumas situações, elas também podem expressar valores coletivos: seguem padrões de beleza, tendências da moda ou, ainda, servem como sinais particulares de pequenos grupos sociais.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Qual é a importância da pintura corporal para os povos indígenas do Brasil?

Ícone 'Em grupo'.

2. Forme dupla com um colega e pesquisem sôbre algum povo indígena que faz pinturas corporais, atentando para as fórmas dos desenhos, para as côres utilizadas e para seu significado. Copie o contôrno dos bonecos apresentados nas ilustrações das páginas desta seção e decore com a pintura corporal que vocês pesquisaram. Em seguida, escreva uma legenda explicando o significado da pintura.

Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

  • Esta seção desenvolve o conteúdo referente à cultura indígena dando ênfase à pintura corporal e a seus significados. Para isso, recorre-se a aspectos da Competência geral 3, que busca levar os alunos a valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, além de recomendar o envolvimento nessas práticas.
  • A questão 1 desenvolve aspectos da Competência específica de História 4, ao propor aos alunos que se questionem a respeito da importância das pinturas corporais para os povos indígenas.
  • Para a realização da questão 2, proponha uma integração com o componente curricular de Arte. Para isso, organize previamente com o professor dêsse componente a realização da atividade de pintura proposta. Pode-se sugerir aos alunos que utilizem como base as ilustrações presentes na seção.

Respostas

1. A pintura corporal tem um valor simbólico para os povos indígenas, pois pode expressar suas crenças e seu modo de vida. Além disso, apresenta outras funções, como a de caracterizar determinada comunidade e a de indicar a posição de um indivíduo dentro do grupo ou estados de espírito. Ela ainda faz parte de diversos rituais, como de passagem da infância para a vida adulta, de casamento, entre outras manifestações.

2. Os alunos podem fazer a pesquisa em livros, em revistas ou na internet. Caso você tenha algum material que trate do assunto, veja a possibilidade de compartilhar com a turma. Para a realização da pintura corporal, devem ser providenciados os seguintes materiais:

  • tintas não tóxicas e laváveis;
  • potes com água;
  • tecidos velhos que possam ser usados para limpar as mãos;
  • jornais para forrar o chão.

Alguns dias antes da atividade, lembre os alunos de levar roupas velhas que possam ser manchadas de tinta. Escolha o lugar que julgar mais adequado, forre o chão com jornal e distribua os materiais entre as duplas. Oriente-os a pintar as partes do corpo que estão à mostra, como o rosto, os braços e as pernas. No momento da realização das pinturas, leve-os a perceber a existência de padrões nos grafismos corporais indígenas, desenvolvendo, assim, aspectos do pensamento computacional. Por fim, é fundamental que os alunos deem sua opinião sôbre a questão, relacionando o tema da pesquisa com o assunto abordado no capítulo.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. O Parque Nacional Tikal, localizado na Guatemala, foi eleito Patrimônio da Humanidade pêla unêsco, em 1979. O local foi um dos principais centros da cultura maia entre os séculos três e dez. A respeito dêsse povo, analise a imagem a seguir e responda às questões.
    1. Qual é a construção central presente na imagem? Qual era sua função?
    2. Como funcionava o jôgo de bola praticado em Tikal?
    3. Quais hipóteses justificam a decadência da sociedade maia?
Fotografia. Uma pirâmide de pedra com escada central. Na frente, pessoas caminhando e, em volta, vegetação.
Templo do Grande Jaguar no sítio histórico maia de Tikal, na Guatemala, em 2021.
  1. Os astecas dominaram diversos territórios na Mesoamérica a partir do século catorze. A respeito deles, analise a imagem e, em seguida, responda às questões.
    1. De acôrdo com a imagem, o que acontece com o asteca que entrega os prisioneiros? Como você chegou a essa conclusão?
    2. Qual era a importância das guerras para os astecas?
    3. Como os povos dominados deveriam contribuir para a manutenção do Estado asteca em tempos de paz?
Ilustração. Dividida em quatro linhas. Na primeira, um homem, com tecido ao redor da cintura, em pé em uma pequena embarcação com remo. Ao lado, um homem de perfil carregando nas costas um objeto em formato circular e outro homem, com túnica simples, segurando um bastão e um escudo. Na segunda, dois homens sentados olhando na direção de um homem alto com túnica simples e escudo, está com as mãos sobre a cabeça e de um homem baixo, com túnica simples e escudo. Na terceira, um homem alto, com roupas, chapéu e escudo vermelho, está segurando com as mãos a cabeça de um homem baixo, com túnica simples e escudo. Ao lado, um homem alto, com escudo, carregando um objeto decorado com penas nas costas, está com as mãos sobre a cabeça de outro homem baixo, usando túnica simples e escudo. À direita, um homem alto, com escudo com vários detalhes coloridos, capacete de penas e roupa vermelha com pontos pretos, está com as mãos sobre a cabeça de homem baixo, com túnica simples e escudo. Na última linha, à esquerda, um homem alto, carregando um objeto ornamentado com penas nas costas, com escudo colorido e decorado e roupas verde, está com as mãos sobre a cabeça de um homem baixo, usando túnica simples e escudo. Seguido, um homem alto, carregando um objeto ornamentado com penas nas costas, com escudo colorido e ornamentado, roupas douradas, está com a mão sobre a cabeça de um homem baixo, usando túnica simples e escudo. À direita, um homem alto com um grande adereço de penas verdes na cabeça e usando um manto vermelho decorado nas bordas com detalhes na cor preto e branco, está de pé.
Asteca entrega prisioneiros de guerra. Côdequis Mendôça, século dezesseis.
Respostas e comentários

1. a) Resposta: A construção central da imagem é o Templo do Grande Jaguar, como a legenda indica. O templo era o principal centro de realização de cerimônias religiosas de Tikal.

1. b) Resposta nas orientações ao professor.

1. c) Resposta: Não há uma hipótese definitiva, mas os estudiosos acreditam na possibilidade da ocorrência de catástrofes naturais, no crescimento desordenado da população e na invasão de outros povos.

2. a) Resposta: De acôrdo com a imagem, o asteca sobe de posição social, porque êle vai ganhando roupas cada vez mais luxuosas.

2. b) Resposta: As guerras eram fundamentais para a sociedade asteca, pois garantiam a expansão política, o fortalecimento militar e a união de novos territórios.

2. c) Resposta: Os povos dominados pelos astecas deveriam oferecer trabalhadores e pagar uma série de impostos, fazendo com que a conquista de novos territórios fosse muito importante para a manutenção do Império.

1. Objetivo

Esta atividade permite avaliar a compreensão dos alunos sôbre características específicas da cultura maia e indicar as razões para o declínio dessa sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero sete agá ih zero três, visto que se busca compreender o modo de vida existente nesse território entre os séculos dez e quinze.

Como proceder

Caso os alunos apresentem dificuldades, promova uma conversa com êles sôbre o papel que êsse jôgo tinha na sociedade maia e solicite-lhes que retomem o conteúdo que trata do declínio da sociedade maia.

Resposta

1. b ) O jôgo de bola era praticado pelos nobres nas canchas, no caso, os campos eram específicos para essa função. Os jogadores deveriam manter a bola em movimento o tempo todo, sem tocá-la com os pés ou as mãos. As bolas deviam passar por arcos para garantir a marcação de um ponto. Por ter valor simbólico, a atividade também fazia parte de rituais religiosos.

2. Objetivo

Esta atividade tem como objetivo avaliar o que os alunos compreenderam sôbre o funcionamento da sociedade asteca. Dessa fórma, articula-se a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero três, visto que se busca compreender a organização social e o modo de vida dos povos que habitavam o território antes da chegada dos europeus.

Como proceder

Caso os alunos apresentem dificuldades, em conjunto, façam uma análise da imagem e chame a atenção para o desenvolvimento da personagem em questão. Feito isso, organize-os em duplas e solicite-lhes que retomem o conteúdo referente à sociedade asteca para conversar entre si antes de refazer as atividades.

3. Analise a imagem a seguir. Depois, leia as afirmações que a seguem e copie apenas a alternativa correta.

Fotografia. Um caminho com pedras. Ao redor, paisagem desértica.
Antiga estrada inca no deserto do Atacama, Chile, em 2018.
  1. As estradas incas tinham curta extensão, sendo restritas apenas à região de cúsco, no atual Peru.
  2. As antigas estradas incas ajudavam a interligar as diferentes regiões do Império Inca, sendo fundamentais para sua manutenção.
  3. Os incas não necessitavam de estradas, por isso não investiram na sua construção.
  4. As estradas incas ligavam a capital, cúsco, apenas aos territórios do norte do Império.

4. Muito do que conhecemos hoje sôbre os povos indígenas brasileiros foi possível através das missões estrangeiras que vieram para o Brasil. acêrca dessa questão, leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.

reticências De modo geral, todos os viajantes buscaram representar o que observaram e o que julgaram significativo da vida cotidiana dos índios reticências. A busca da precisão científica na representação da natureza precede o princípio da composição das cenas. Quanto ao homem, o tipo de figuração dominante ainda se encontra preso aos cânones acadêmicos; no entanto, em aspectos como o córte de cabelos, a utilização de adornos corporais e tatuagens coloridas é possível apreender a particularidade do grupo representado.

reticências

SALLAS, Ana Luisa . Narrativas e imagens dos viajantes alemães no Brasil do século dezenove: a construção do imaginário sôbre os povos indígenas, a história e a nação. História, Ciência e Saúde Manguinhos, volume 2, número 17, 2010. página 417.

  1. Como os viajantes representavam os povos indígenas do Brasil?
  2. Qual visão estava presente nas obras dos artistas, de acôrdo com o texto?
  3. Qual é o cuidado que devemos ter ao analisar essas imagens? Por quê?
Respostas e comentários

3. Resposta: Alternativa b.

4. a) Resposta nas orientações ao professor.

4. b) Resposta nas orientações ao professor.

4. c) Resposta nas orientações ao professor.

3. Objetivo

Esta atividade busca avaliar se os alunos reconhecem as técnicas de construção de estradas dos incas e como elas eram utilizadas pêla sociedade. Dessa fórma, desenvolve-se a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero três, visto que aborda aspectos da organização social, modo de vida, saberes e técnicas dos povos que habitavam o território antes da chegada dos europeus.

Como proceder

Caso os alunos apresentem dificuldades, leia as alternativas e solicite a êles que busquem identificar quais informações estão incorretas em cada uma delas, possibilitando assim que percebam fragilidades argumentativas, digressões e generalizações.

4. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos compreenderam que as informações existentes a respeito dos indígenas ao longo do tempo são informações com viés eurocentrista e etnocentrista.

Como proceder

Caso os alunos apresentem dificuldades, retome o conceito de etnocentrismo e, depois, releia o texto com êles. Solicite-lhes que procurem observar no texto o que as alternativas pedem.

Respostas

4. a ) Os viajantes representavam aquilo que consideravam importante do cotidiano dos indígenas, mas os desenhavam a partir dos modelos brancos, diferenciando-os apenas por seus adornos, tatuagens e córtes de cabelo.

b ) De acôrdo com o texto, a visão presente nas obras dá muito mais importância para a criação de uma imagem bonita (“o princípio da composição das cenas”) e da natureza da fórma como os viajantes viam os indígenas do que para a representação dêsses nativos. lógo, a precisão das características dos indígenas não era a parte mais importante.

c ) Devemos ter cuidado com as generalizações que essas imagens fazem, entendendo que têm o olhar dos europeus sôbre os indígenas – e não um retrato dos indígenas tal como eles eram. Essa consciência determina que as imagens são representações pêlo olhar do outro, e não pêlo olhar dos próprios indígenas.