UNIDADE 5 Cultura e religiosidade na Europa Moderna

Fotografia. Vista interna de Basílica. Paredes em forma de grandes arcos e decoradas com várias pinturas. Na parte superior, ao centro, uma grande cúpula. Há várias pessoas observando as pinturas nas paredes.
Basílica de Santo André do Vale (construída entre os séculos quinze e dezoito), localizada em Mântua, Itália, em 2019.
Respostas e comentários
  • A foto de abertura retrata o interior da Basílica de Santo André do Vale, em Mântua, na região da Lombardia, na Itália. A construção da igreja, encomendada por Ludovico terceiro Gonzaga, foi iniciada em 1492, baseada nos desenhos do arquiteto humanista italiano . O templo foi erguido sôbre uma construção já existente – um mosteiro beneditino – e manteve a tôrre e o sino originais de 1414. Apesar de ter sido concluída mais de três séculos depois, a igreja é considerada uma das obras mais completas de , sendo representante da arte e da arquitetura renascentista do século quinze.
  • Essa igreja é famosa por guardar a relíquia chamada “Preciosíssimo Sangue de Cristo”, que consiste em dois vasos que, segundo a tradição católica, foram trazidos por um soldado romano chamado , que teria recolhido a terra que continha o sangue de Cristo. êsse soldado teria sido o responsável por rasgar a pele das costas de Jesus a fim de garantir que êle estivesse morto na cruz. Essas relíquias foram “redescobertas” no início do século onze e reconhecidas pêlo papa Leão nono como autênticas. Atualmente, os chamados Vasos Sagrados são exibidos para os fiéis católicos apenas na Sexta-Feira Santa – a sexta-feira que antecede a Páscoa – e, depois, são levados em procissão pêla cidade.
  • A foto de abertura possibilita o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero quatro ao abordar características do Renascimento. Também se articula com a Competência específica de Ciências Humanas 7 e com as Competências gerais 3 e 4 por favorecer que os alunos observem a iconografia apresentada e analisem os elementos artísticos que caracterizam a arquitetura como renascentista.

Do século catorze ao dezessete, ocorreram diversas mudanças políticas, econômicas e sociais que influenciaram o modo de vida das sociedades ocidentais.

Transformações nos campos da Filosofia, das Artes e da religião foram tão importantes nessa época que marcaram o início de um novo período histórico chamado Idade Moderna.

Iniciando a conversa

  1. Descreva a foto apresentada na página anterior. O que ela retrata?
  2. O estilo arquitetônico e a decoração da basílica foram influenciados pelos ideais do Renascimento europeu. Quais elementos do Renascimento podem ser identificados na foto? Conte aos colegas de turma o que você sabe sôbre êsse período.
  3. Você já ouviu falar em reformas religiosas? Conte aos colegas.

Agora vamos estudar...

  • o Renascimento europeu;
  • a expansão marítima europeia;
  • as reformas religiosas;
  • a reação da Igreja católica às reformas.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Respostas

1. A foto de abertura retrata visitantes no interior da Basílica de Santo André do Vale, localizada em Mântua, na região da Lombardia, na Itália.

2. Resposta pessoal. Se necessário, auxilie os alunos com as respostas, comentando a presença de arcos que caracterizam a abóbada no teto da igreja, a preocupação com a proporção e com a simetria das colunas, as pinturas cujas vestes das personagens remetem à Antiguidade Clássica, a arquitetura da construção que direciona o olhar a um ponto de fuga, entre outros elementos. Espera-se que êles também comentem o que já sabem a respeito do Renascimento com base em seus conhecimentos prévios.

3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos expressem o que sabem sôbre o tema das reformas religiosas. Verifique se na sala de aula há alunos seguidores da religião católica e/ou protestante e peça-lhes que comentem, se se sentirem confortáveis, características de sua religião. Com base nos comentários deles, diga de que maneira essas religiões exercem influências na atualidade, principalmente entre seus seguidores. Fique atento para evitar conflitos e para que a diversidade religiosa dos alunos seja respeitada. Procure demonstrar as diferenças – no caso, entre as vertentes cristãs – sem imputar juízo de valor.

  • Ao longo desta unidade, será possível trabalhar as habilidades ê éfe zero sete agá ih zero quatro e ê éfe zero sete agá ih zero cinco da Bê êne cê cê, que abordam o Renascimento, o humanismo e as reformas religiosas.
  • Aproveite as questões iniciais para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sôbre os temas que serão trabalhados na unidade. Com base nas respostas deles, organize o trabalho com os próximos capítulos, sempre ressaltando a importância do respeito, da solidariedade e dos preceitos democráticos.

CAPÍTULO 10 O Renascimento europeu

A partir da Baixa Idade Média (séculos XI a XV), o poder da Igreja católica passou a ser questionado por diversos setores da sociedade, que criticavam os membros do clero por conta das práticas de corrupção e enriquecimento próprio.

Uma época de transição

Na passagem do século catorze para o quinze, iniciou-se, na Europa, um período de mudanças econômicas, políticas e sociais que influenciaram o modo de pensar a sociedade, a cultura e a religião.

Muitos cientistas, intelectuais e artistas dessa época optaram por buscar referências e valores nas civilizações da Antiguidade, como os gregos e os romanos, favorecendo o surgimento do Renascimento na Europa.

Conhecidos como renascentistas, essas pessoas buscaram romper com o período anterior (que êles passaram a chamar Idade Média), inaugurando o período que ficaria conhecido, posteriormente, como Renascimento ou Renascença. êsse movimento foi caracterizado por uma maior preocupação com a vida e com os assuntos terrenos e pêla valorização do ser humano e de suas capacidades individuais.

Escultura. Uma mulher com o manto ao redor do corpo e da cabeça. O manto está com vários detalhes de dobras. Ela está sentada, segurando nos braços um homem desfalecido, com os braços caídos e com tecido ao redor da cintura. A mulher está com a cabeça baixa, olhos entreabertos e voltados para o homem em seu colo.
, de Miquelângelo. Mármore, 174centímetrospor195centímetros, 1498-1499.
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

As esculturas renascentistas, como a apresentada nesta página, passaram a valorizar mais os detalhes e os traços realistas. Identifique essas características na imagem.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: As expressões faciais, a fluidez do tecido sôbre o corpo das duas personagens, a anatomia bem próxima do real.

Objetivos do capítulo

  • Compreender o que foi o Renascimento e sua importância no contexto europeu.
  • Identificar características da sociedade renascentista europeia.
  • Perceber que o Renascimento ocorreu em campos diversos, como no científico e no artístico.

Justificativa

Os conteúdos abordados neste capítulo são relevantes para que os alunos compreendam e identifiquem características do Renascimento, como as mudanças na sociedade, nas ciências e nas artes, e uma maior valorização do ser humano, contemplando, dessa fórma, a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero quatro.


  • A questão 1 possibilita uma análise da escultura de Miquelângelo, a , permitindo a valorização dessa manifestação artística e desenvolvendo aspectos da Competência geral 3. Na imagem, pode-se observar a utilização do mármore para produzir a escultura e como o artista usou traços mais realistas para representar as personagens. Essas características eram comumente utilizadas na Antiguidade Clássica e foram retomadas pelos renascentistas como fórma de diferenciar a sua arte da arte medieval.
  • Ao abordar o tema do Renascimento europeu, é importante desenvolver uma perspectiva crítica com os alunos. As ideias que os intelectuais daquela época tinham a respeito da Idade Média desconsideravam a complexidade das produções culturais do período, compreendendo-as de fórma inferiorizada. Um dos motivos dessa concepção era a crítica que faziam a respeito do papel de domínio da Igreja católica sôbre a sociedade e sôbre as produções culturais da época, um dos fatores que fizeram eclodir as reformas religiosas. Além disso, essa concepção provinha também do caráter oral das manifestações, caso das cantigas trovadorescas. Portanto, desconstrua essa ideia, lembrando os alunos de que foi no período medieval que ocorreu a Renascença
  • Carolíngia, sob o reinado de Carlos Magno, durante o século nove, na qual escolas e bibliotecas foram construídas e muitas obras da Antiguidade foram reproduzidas pelos chamados monges copistas. Procure levantar essa questão conversando a respeito do tema com os alunos e permitindo-lhes que reflitam sôbre a importância de valorizar os conhecimentos desenvolvidos na Idade Média.

A sociedade

Na Península Itálica, entre os séculos quinze e dezesseis, a burguesia, formada principalmente por mercadores enriquecidos, consolidou-se e passou a desempenhar um importante papel nas cidades-Estado, contribuindo para difundir a mentalidade renascentista. Leia o texto a seguir.

A sociedade renascentista caracterizou-se por uma crescente perspectiva secularglossário . Fascinados pêla vida da cidade e ansiosos para desfrutar os prazeres terrenos que seu dinheiro podia obter, os mercadores e banqueiros ricos se afastaram da preocupação medieval com a salvação. Não que fossem descrentes ou ateus, mas cada vez mais a religião tinha de competir com as ocupações mundanas. Consequentemente, os membros da classe alta urbana davam menos atenção à religião ou, pêlo menos, não permitiam que ela interferisse em sua busca de uma vida plena. O desafio e o prazer de viver bem neste mundo pareciam mais excitantes do que a promessa do paraíso. reticências

Péri, . Civilização ocidental: uma história concisa. Tradução: Dutra e Silvana Vieira. São Paulo: Martins Fontes, 2002. página 220.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

“O desafio e o prazer de viver bem neste mundo pareciam mais excitantes do que a promessa do paraíso”. Em sua opinião, o que o autor quis dizer com essa afirmação?

A vida dos pobres

O Renascimento não significou um rompimento completo da sociedade europeia com o período anterior, principalmente para grande parte da população que habitava as áreas rurais e continuava com a árdua rotina de trabalho. O cotidiano dessas pessoas ainda era profundamente marcado pelos valores religiosos, pêla pobreza, pêla fome e pêlas doenças.

Cocanha era um país mitológico presente no imaginário dos pobres e miseráveis na Europa desde o século treze. Nesse lugar, livre de doenças, havia luxo e comida em abundância.

Pintura. No centro, dois homens e uma criança deitados no chão e olhando para cima. Perto deles, uma mesa com apenas uma perna central inclinada. Sobre a mesa, objetos e alimentos. À esquerda, uma pessoa deitada com a barriga no chão, olhando o céu. Á direita, uma galinha e um porco.
O país da Cocanha, de píter blãrrôl. Óleo sôbre tela, 52centímetrospor78centímetros, 1567.
Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Espera-se que os alunos relacionem a afirmação do autor à mentalidade da burguesia, em voga no período do Renascimento. Embora não tenham deixado suas crenças religiosas, as coisas mundanas e tudo o que a vida terrena pudesse oferecer pareciam muito mais atraentes do que a expectativa de viver no paraíso após a morte, promessa que seria cumprida caso o indivíduo se comportasse adequadamente, conforme os preceitos cristãos.

  • A fonte histórica trabalhada nesta página, a saber, a pintura produzida por brúguel em 1567, possibilita abordar aspectos da Competência específica de História 3 ao propor a interpretação do documento em um contexto específico.
  • A questão 2 trabalha a análise do texto. Proponha uma leitura coletiva do texto seguida de uma análise. Solicite aos alunos que comentem as principais informações contidas no trecho, trabalhando, dessa fórma, a argumentação deles e desenvolvendo aspectos da Competência geral 7.

Um texto a mais

Para fundamentar a discussão sôbre o período do Renascimento, leia o texto a seguir.

reticências

homens do século dezesseis percebiam que viviam em uma nova época, consideravam a época anterior – período que passou a ser chamado de Idade Média – como um tempo de trevas e obscurantismo e, para marcarem sua diferença com êsse tempo passado, voltaram-se para o passado mais distante – a Antiguidade. Surgiram os filólogos (estudiosos de línguas como o latim clássico, o grego ático de Platão e o jônico de Homero, o hebraico e o aramaico), que procuraram ler os textos antigos na língua original e fazer a crítica das traduções latinas baixo-romana e medieval. Além da crítica, se empenharam em divulgar filósofos como Pitágoras e Platão, e homens de letras como Ovídio, Virgílio e Cícero e as obras atribuídas a érmes . Os próprios intelectuais daquele tempo chamaram a época em que viviam de Renascimento, como se na Idade Média não tivesse havido qualquer produção cultural importante. êles pensavam na cultura dos textos escritos, de filosofia, poesia ou ciência, e não nas obras dos trovadores anônimos, pois na Idade Média grande parte da cultura dos textos escritos era produzida anonimamente e pouca coisa foi registrada por escrito, uma vez que a língua que permitia um diálogo com a produção cultural anterior, a da Antiguidade, era o latim literário e este era conhecido apenas – e mal – por um pequeno número de padres.

reticências

, Maria Teresa. Renascimento e humanismo: o homem e o mundo europeu do século catorze ao século dezesseis. São Paulo: Atual, 1992. página 7. (Coleção História Geral em Documentos).

A visão de mundo renascentista

A nova perspectiva de mundo, conforme o modo de pensar renascentista, foi a base para o movimento denominado humanismo. Os humanistas, como eram chamados os seguidores dêsse movimento, acreditavam no potencial humano para criar e inovar, e entendiam a realidade de um ponto de vista firmado na crítica e na racionalidade.

dêsse modo, acreditava-se que tudo poderia ser explicado pêla observação e pêla experiência. Essa nova corrente de pensamento colocava o ser humano em destaque, em uma visão antropocêntricaglossário , fundamental para o Renascimento.

O Renascimento científico

O pensamento humanista de valorização da razão e da individualidade proporcionou o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento. Entre os intelectuais europeus, tornou-se cada vez mais relevante o conceito de “ser humano universal”, capaz de dominar diversas técnicas e vários campos do conhecimento.

Um dos exemplos dêsses intelectuais foi o italiano Leonardo vinti (1452-1519), inventor, engenheiro, arquiteto, matemático, pintor e escultor.

Observe a seguir um dos estudos feitos por êle, o qual mostra a técnica de perspectiva baseada em cálculos matemáticos e geométricos. Com essa técnica, o observador pôde ter noção de profundidade na cena representada.

Pintura. Esboço com várias linhas na horizontal, vertical e na diagonal. À esquerda, algumas escadarias, uma do lado da outra, sustentadas por arcos. Elas começam no primeiro plano do esboço e seguem até a parte central, seguindo uma linha diagonal. Em volta, animais e pessoas.
Estudo de perspectiva para a “Adoração dos Magos”, de Leonardo da vinti. Pena e tinta sôbre papel, 16,2centímetrospor 29cm, cêrca de 1491.
Respostas e comentários
  • sôbre o humanismo, comente com os alunos que é possível relacionar alguns elementos centrais que caracterizam essa maneira de pensar, entre êles o antropocentrismo, que destaca o ser humano como centro de todas as coisas em detrimento da figura de Deus; o individualismo, que se refere à percepção do indivíduo (enquanto ser único) diante do coletivo, ressaltando aspectos como a liberdade e a capacidade de ação individual; o naturalismo, que reforça a ideia de que o mundo é regido apenas por leis naturais e não pêlo sobrenatural ou espiritual; e, por fim, o classicismo, um movimento antropocêntrico daquela época, considerado uma vertente do humanismo, que buscava o resgate de valores greco-romanos da Antiguidade Clássica, principalmente nas artes. Alguns humanistas importantes foram: na literatura, Dante aliguéri, Tômas Mór e Uíliam Xêiquispíer; na pintura, Leonardo da vinti e Miquelângelo; na escultura, donatélo; entre outros.
  • Comente a importância da criação das universidades laicas para o desenvolvimento do humanismo e do Renascimento. Ressalte que as ideias apregoadas pelos humanistas chocavam-se diretamente com as pregações da Igreja católica. Com o surgimento das universidades laicas, a Igreja foi aos poucos perdendo controle do que era ensinado e, assim, as ideias dos humanistas puderam se difundir.
  • Procure relacionar a análise da pintura à visão de mundo renascentista, a qual colocava o ser humano como centro do Universo. Os estudos renascentistas possibilitaram a criação de pinturas elaboradas com base em cálculos matemáticos e geométricos, o que transmitia a sensação de profundidade e um jôgo de contrastes (luz e sombra), como é o caso dessa pintura de Leonardo vinti.

No campo da Astronomia, o polonês Nicolau Copérnico (1473-1543) criou a teoria heliocêntrica, segundo a qual o Sol era o centro do sistema planetário e a Terra e outros planetas giravam em tôrno dele.

Essa teoria contrariava a teoria geocêntrica, elaborada pêlo filósofo grego Ptolomeu e defendida pela Igreja católica, a qual dizia que a Terra era o centro do Universo.

Durante o Renascimento, os estudos baseados na observação da natureza e em experimentos permitiram novas maneiras de explicar o mundo.

Muitos avanços foram feitos no campo da Medicina, com estudos sôbre a anatomia humana realizados pêlo médico belga Vezálius (1514-1564). Em sua obra (que, traduzida do latim, significa Da Organização do Corpo Humano), publicada em 1543, Vezálius representou e descreveu com grande riqueza de detalhes diversos elementos do corpo humano, como os músculos, o coração, os vasos sanguíneos, o sistema nervoso, entre outros.

Pintura. Um círculo, dividido em doze partes, cada uma com símbolos contendo pessoas, animais e objetos. Dentro do círculo, há outros círculos menores. No centro, um círculo cor laranja com raios amarelos. Em volta, alguns círculos pequenos dispostos.  Na parte exterior do círculo, um homem e uma mulher, ambos sentados, com tecido ao redor do corpo segurando esferas. Na parte superior, há ornamentos e elementos da escrita em latim.
Representação do sistema cosmológico de Copérnico, de (1596-1665), publicada em um atlas de 1660.
Xilogravura. Um corpo humano destacando os músculos e seus ligamentos.
Xilogravura colorizada de Vezálius representando o corpo humano, de 1543.

A invenção da prensa

Um importante fator que contribuiu para a difusão das ideias renascentistas pêla Europa foi o desenvolvimento da prensa de tipos móveis, por Iorranes Gutembergue (cêrca de 1400-1468), em 1450. Diferentemente da prensa usada na China imperial, cujos tipos eram de madeira (como estudamos na unidade 2), a prensa de Gutembergue usava tipos metálicos, mais resistentes e duráveis.

Essa invenção acelerou a produção de livros, reduzindo seu custo. Antes disso, na Europa, grande parte dos livros era produzida por monges copistas e cada cópia podia levar anos até ser concluída.

Respostas e comentários

O assunto abordado no boxe desta página, relacionado à invenção da prensa de Gutembergue, possibilita o trabalho com o tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia. Ressalte a importância da prensa móvel na divulgação das ideias humanistas. A invenção de Gutembergue, com base em uma modificação do modo como os chineses executavam as impressões, acelerou a produção e reduziu os custos, levando à primeira produção em massa de livros.

Atividade a mais

Para aprofundar os conhecimentos sôbre os benefícios da prensa móvel desenvolvida por Gutembergue, proponha aos alunos uma atividade de pesquisa com base no roteiro a seguir.

> Quais foram os principais livros impressos por Gutembergue?

> Quais foram os mais vendidos?

> Até quando perdurou o método da prensa móvel?

Depois de realizada a pesquisa, promova uma roda de conversa sôbre a popularização dos livros e os métodos de impressão, comparando os atuais com os do passado, mas assegurando a importância da tecnologia desenvolvida por Gutembergue.


O conteúdo destas páginas possibilita abranger a Competência específica de História 4, uma vez que aborda diferentes visões e interpretações sôbre um mesmo contexto histórico. Nesse caso, é apresentada a visão de mundo renascentista na Europa em contraposição à vigente até então.

História e Ciências

O método científico

Uma das mais significativas contribuições dos renascentistas para a ciência foi o desenvolvimento do método científico. Em 1637, o filósofo, físico e matemático francês Renê Decarte (1596-1650) publicou a obra Discurso sôbre o método (também conhecida como Discurso sôbre o método para bem conduzir a razão na busca da verdade dentro da ciência), na qual propôs a sistematização do pensamento na investigação científica, de modo a garantir que a razão fosse a condutora dessa atividade.

Página de livro. Na parte superior, o seguinte texto: DISCOURS DE LA METHODE Pour bien conduire sa raifon & chercher la verité dans les fciences. Plus LA DIOPTRIQVE. LES METEORES. ET LA GEOMETRIE. Lui font des effais de cete Methode. A Leyde. De L'imprimerie de Ian Maire. Avec Privilege. Há também uma pequena ilustração e um carimbo vermelho.
Folha de rosto da primeira edição da obra Discurso sôbre o método, de René Descartes, publicada em 1637.

Ao apresentar seu método, Decárte propôs a explicação matemática e racional dos fenômenos, afirmando que para a compreensão do todo faz-se necessário compreender cada uma das partes por meio da decomposição dos fenômenos e problemas estudados. Uma vez separados, cada um dos problemas deveria ser investigado e comprovado por meio de evidências. êsse processo ficou conhecido como dedução cartesiana.

Entre os processos e as etapas do método elaborado por Decárte, destacam-se os quatro princípios que o regem, indicados a seguir.

  • Tudo deve ser questionado, pois apenas a razão e as evidências comprovam a verdade.
  • Decompor o problema em questões menores e investigar cada uma delas.
  • Organizar o pensamento, partindo sempre do mais simples em direção ao mais complexo.
  • Organizar o conhecimento adquirido de fórma completa, exigindo revisões totais, para garantir que nada foi esquecido ou omitido.
Respostas e comentários

Comente com os alunos que Decárte ficou conhecido por ter criado um método que livrava a produção do conhecimento de preconceitos e crenças não fundadas em regras definidas pêla razão. Decárte é considerado um pensador cético por não se apoiar em nenhum dogma preexistente. O ceticismo cartesiano está ligado ao que Decárte mesmo chamou de dúvida hiperbólica. Um dos procedimentos adotados por Decárte em Discurso do método foi duvidar de tudo o que lhe parecia certo até encontrar um ponto estável sôbre o qual êle pudesse fundar o conhecimento. êle duvidou de tudo: dos objetos ao seu redór, das sensações e das impressões mais naturais a qualquer ser humano. êle duvidou de tudo até que não podia mais duvidar de uma única coisa: que êle mesmo duvidava. Assim, êle chegou a sua famosa formulação: “Penso, logo existo”.

O Renascimento artístico

Você já viu ou ouviu falar sôbre a pintura renascentista? Quais pintores renascentistas você conhece? Pode citar algum exemplo de obra renascentista famosa?

A produção artística provavelmente é um dos aspectos mais conhecidos do Renascimento. Muitas obras produzidas naquele período são mundialmente conhecidas e apreciadas por seus aspectos técnicos e artísticos, mas também pelos temas, que eram muito diferentes daquilo que havia sido produzido até então.

Durante o período Medieval, a arte na Europa Ocidental era voltada aos interêssis da Igreja católica, com o objetivo de instruir os fiéis e propagar a moral cristã da época. Na maioria das representações artísticas, as figuras eram apresentadas de modo estático e plano.

Analise a obra a seguir, que retrata Jesus em um episódio bíblico, no qual êle realiza a cura de cegos.

Pintura. À esquerda, dois homens, usando túnica, estão de pé. Ao lado, Jesus, homem usando túnica e tecido ao redor do corpo, com um círculo amarelo com detalhes na cabeça. Ele está de pé com as mãos estendida para frente, em direção aos olhos de um homem com túnica simples e bengala. À direita, um homem, com túnica simples inclinado sobre uma fonte de água com uma mão na água e a outra nos olhos.
Sem título, de autor desconhecido. Afresco, século onze.
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 3.

Analise a pintura anterior e compare-a com a da página a seguir. Quais são as principais diferenças entre elas?

No entanto, a partir do final do século catorze, a visão humanista passou a ser cada vez mais difundida na sociedade e a arte acompanhou essa mudança. O Renascimento difundiu representações com novos temas, entre êles a temática clássica da Antiguidade greco-romana.

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta: A pintura medieval tem temática religiosa, a pintura renascentista tem uma temática que remete à mitologia grega. Esteticamente, a pintura renascentista é mais realista, com anatomia mais proporcional e profundidade.

  • Converse com os alunos a respeito das pinturas renascentistas. Peça-lhes que comentem se conhecem alguma pintura dêsse período e como a conheceram. Caso julgue pertinente, leve algumas imagens de pinturas renascentistas famosas para mostrar aos alunos e analise com êles as obras, identificando as principais características delas e relacionando com o que êles compreenderam sôbre o Renascimento artístico.
  • Durante a Idade Média, a maioria das obras literárias era escrita em latim, por ser êsse o idioma oficial da Igreja católica, instituição que exercia grande influência na produção intelectual do período. Porém, no Renascimento, as chamadas línguas vernáculas (línguas nativas de um país) ganharam mais espaço, principalmente porque se passou a valorizar a transmissão dos conhecimentos para o maior número possível de pessoas, possibilitando o acesso delas às obras escritas.
  • As páginas 151 a 155 abordam questões como o Renascimento artístico, a difusão do Renascimento e as técnicas de pintura dêsse período, contemplando aspectos da Competência geral 3 ao valorizar diferentes manifestações artísticas e culturais no Renascimento, como pinturas, esculturas e literatura, cada uma com características próprias, diferenciando-se do período anterior.
  • A questão 3 desta página possibilita aos alunos que identifiquem características da pintura renascentista ao comparar duas pinturas de tempos diferentes, desenvolvendo aspectos da habilidade ê éfe zero sete agá ih zero quatro e da Competência específica de Ciências Humanas 3.

Muitos pintores passaram a produzir obras que se aproximavam mais da realidade, considerando a proporção, a profundidade e os detalhes da cena, dos sujeitos e de outros elementos representados, como podemos observar na pintura a seguir, de Botitcheli (1445-1510).

Pintura. À esquerda, um homem e uma mulher, com tecido ao redor do corpo e asas, voando e assoprando com a boca. No centro, uma mulher, com cabelos ruivos e longos, está de pé sobre uma concha, com a mão direita sobre o seio e a mão esquerda segurando parte dos cabelos cobrindo o quadril. À direita, uma mulher com cabelos longos e castanhos, usando um vestido florido, está segurando um tecido na direção da mulher ruiva. No fundo, um corpo de água com árvores nas margens.
O nascimento de Vênus, de Botitcheli. Têmpera sôbre tela de linho, 172,5centímetrospor278,5centímetros, cêrca de 1484.

O mecenato e a burguesia

Na época do Renascimento, muitos comerciantes e mercadores tornaram-se mecenas das artes, ou seja, passaram a financiar artistas e a apoiar as novas concepções da arte.

dêsse modo, burgueses ficavam mais conhecidos nas cidades da Europa e conseguiam aumentar seu poder e prestígio na sociedade, fortalecendo-se politicamente. Uma das principais famílias italianas de mecenas foi a família .

O têrmu mecenato tem origem na Antiguidade e foi criado em homenagem a Caio Mecenas (68 antes de Cristo-8 antes de Cristo), um influente conselheiro do imperador romano Otávio Augusto. Na época, êle patrocinou a produção de vários artistas e poetas, entre êles Virgílio, autor do poema épico Eneida.

Pintura. Destacando o busto de um homem com cabelos grisalhos e rugas, usando chapéu e uma túnica vermelha. Ele está de perfil.
Retrato póstumo de , de di . Óleo sôbre estanho, 16centímetrospor12,5centímetros, 1565-1569.
Respostas e comentários

Algo a mais

Para aprofundar seus conhecimentos sôbre o humanismo e suas diversas vertentes ao longo do tempo até os dias atuais, sugere-se a leitura do texto a seguir.

> , Lucas . Entre os diversos humanismos. ín: O novo humanismo como princípio de sentido da didática da história: reflexões a partir da consciência histórica de jovens ingleses e brasileiros. 2017. 293 folhas Tese (Doutorado em Educação ) – Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: https://oeds.link/ejWMaD. Acesso em: 2 junho 2022.

Atividade a mais

O movimento renascentista mobilizou inúmeros artistas em diversas áreas do conhecimento, como nas Artes, na Arquitetura, na Ciência, na Medicina e na Engenharia. Com o objetivo de fornecer mais subsídios aos alunos para a compreensão dos artistas e das características das obras renascentistas, proponha a eles uma exposição sôbre a produção cultural dêsse movimento. Para isso, oriente-os com as indicações a seguir.

a ) Em grupos, os alunos deverão pesquisar a respeito de um artista ou intelectual (escritor, poeta, filósofo, cientista etcétera) do período renascentista.

b ) Oriente-os a priorizar informações biográficas, principais obras da pessoa escolhida, técnicas e características de seu trabalho, influências que recebeu, qual foi sua importância na época etcétera

c ) Os alunos deverão produzir painéis de cartolina ou papel kraft com informações sôbre o renascentista que o grupo escolheu.

d ) Para tornar as produções mais criativas e interessantes, sugira-lhes que utilizem imagens, desenhos e ilustrações em seus painéis.

e ) Por fim, organize uma exposição na escola para que os alunos apresentem seus painéis às outras turmas, à comunidade escolar e aos pais ou responsáveis.

A difusão do Renascimento

A partir do final do século quinze e início do século dezesseis, as novas ideias artísticas desenvolvidas nas cidades italianas foram difundidas para outras regiões da Europa e incorporadas por intelectuais de diversas áreas do conhecimento.

As tentativas de compreensão da natureza e de seu funcionamento, características do ambiente intelectual do século quinze, podem ser percebidas nas produções artísticas da época. O espírito de investigação científica incentivou desenhos sôbre Anatomia, Engenharia, Astronomia, entre outros, como mostram muitos desenhos de Leonardo da vinti.

Os ideais clássicos de beleza da Antiguidade foram retomados no Renascimento. Os escultores aproveitaram para evidenciar valores em suas obras. Verifique o exemplo a seguir, a escultura Davi, que representa a figura humana de fórma realista, natural e anatomicamente mais precisa.

A literatura também passou a valorizar a visão antropocêntrica, voltada aos sentimentos humanos. Nessa época, a produção literária, da mesma maneira, começou a ser difundida nas línguas vernáculasglossário , o que contribuiu para maior propagação da literatura, pois antes a maioria dos textos era publicada em latim, estando ao alcance de uma pequena parcela da população.

O inglês Uilian Xêiquispíer (1564-1616) e o português Luís Vaz de Camões (1524­‑1580) são alguns dos principais expoentes da literatura renascentista.

Ilustração. Folha de papel com desenho da cabeça de uma pessoa de perfil. No crânio, desenho de um cérebro com linhas descendo para a direção do pescoço. Abaixo, texto. Na parte inferior, desenho da cabeça de uma pessoa de perfil aberta no topo, por um corte horizontal. Acima, a tampa do crânio e o cérebro com forma arredondada e linhas que descem dele.
Estudo a pena e tinta sôbre papel, de Leonardo da vinti, referente à anatomia humana, produzido no século dezesseis.
Escultura. Davi, um homem com cabelos cacheados e sem vestes, está de pé, com uma das pernas levemente inclinada, e com a mão sobre o ombro. Destaque para os detalhes da estrutura muscular da estátua.
Davi, de Miquelângelo. Mármore, 517centímetrospor199centímetros, 1501-1504.
Respostas e comentários

Atividade a mais

Sugira aos alunos uma visita à biblioteca da escola ou do município e busque com êles adaptações das obras de Uilian Xêiquispíer, dramaturgo e poeta inglês e um dos maiores escritores de todos os tempos. Ao retornar para a sala de aula, selecione com êles capítulos ou trechos de livros que expressem características tipicamente renascentistas para uma leitura coletiva. Peça-lhes que organizem as carteiras em semicírculo para que apresentem suas interpretações acêrca de cada trecho lido. Esta dinâmica tem como objetivos incentivar o interêsse pêla leitura e instigar a socialização entre os alunos.


Comente com os alunos que Camões foi um escritor português e até os dias de hoje é considerado um dos maiores poetas de seu país. Sua obra mais famosa é Os lusíadas, cujo tema é o heroísmo português e sua missão nos domínios do mar.

Algo a mais

O livro apresentado a seguir é uma sugestão de uma obra adaptada de Xêiquispíer e que pode ser trabalhada com os alunos, propondo, assim, uma maneira diferente de abordar um dos temas desta página.

> Xêiquispíer, Uilian. Contos de Shakespeare. Adaptação: Paulo Mendes Campos. décima edição Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

Este livro aborda a história de Leonardo da vinti, recorrendo a fontes históricas da época.

> ,máikol. Leonardo da Vinci e seu supercérebro. Ilustrações: Clive Goddard. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. (Mortos de Fama).

Investigando fontes históricas

As técnicas de pintura no Renascimento

Durante o Renascimento na Europa, as técnicas artísticas passaram por diversas mudanças, influenciadas pêla nova visão de mundo que vigorava na época. Assim, foram cada vez mais valorizadas a Ciência, a Matemática e as representações realistas das pessoas e da natureza.

Observe a análise documental a seguir, que explora com mais detalhes essas novas técnicas em uma obra renascentista.

Pintura. No primeiro plano, à esquerda, pessoas, usando túnicas coloridas,  estão em pé, uma do lado da outra. Sobreposto à letra 'D'. Centralizado, Jesus, um homem, com cabelos na altura do ombro e usando túnica colorida, está segurando uma chave grande com as mãos. Sobreposto à letra 'E'. Ao lado, Pedro, um homem com cabelos brancos e barba, usando túnica colorida, está com os joelhos no chão, segurando a mesma chave que Jesus. Sobreposto à letra 'E'. À direita, um grupo de pessoas usando túnicas coloridas, algumas estão com a mãos na cintura, outras com a mão no coração, e umas olhando para as outras como se conversassem. Sobreposto à letra 'C'. No segundo plano, pessoas caminhando em tamanho menor. Sobreposto à letra 'B'. No terceiro plano, centralizado, há uma construção redonda com uma porta central. Sobreposto à letra 'A'.
Entrega das chaves, ou Cristo dando as chaves a São Pedro, de . Afresco, 335centímetrospor550centímetros, 1481-1482.

A. A entrada do edifício principal é o ponto de fuga da obra, ou seja, é o ponto da imagem para onde convergem as linhas que indicam a profundidade da cena.

B. Com a técnica da perspectiva, os elementos mais ao fundo da imagem foram representados em tamanho menor, de maneira mais parecida com a realidade.

C. Diferentemente das imagens estáticas do período Medieval, no Renascimento, as obras passaram a representar pessoas em movimento e em situações mais dinâmicas.

D. As pessoas foram representadas na obra de fórma individual, com inúmeros detalhes nas vestes e na expressividade.

E. A simetria é bastante evidente na imagem. Ou seja, se traçarmos uma linha vertical no centro da obra, é possível perceber que o lado esquerdo apresenta equilíbrio em relação ao lado direito.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Identificar as técnicas de pintura do Renascimento.
  • Analisar as características de uma pintura renascentista.

  • As páginas desta seção propõem aos alunos a análise de pinturas renascentistas. Também os incentivam a questionar como as mudanças que ocorriam na Europa nesse período influenciaram a produção artística renascentista. Todos levantamentos apontados favorecem a abordagem das Competências específicas de História 3 e 6, possibilitando aos alunos interpretar documentos históricos, nesse caso, imagéticos, aproximando-se das metodologias da pesquisa historiográfica.
  • Comente que algumas das inovações na pintura que caracterizam o Renascimento são decorrentes do desenvolvimento de técnicas que vinham sendo aplicadas desde o período gótico, no final da Idade Média.

Um dos grandes pintores do Renascimento foi Botitcheli, que representava em suas obras principalmente temas relacionados à Antiguidade Clássica e à religiosidade cristã. Observe a seguir uma de suas pinturas e realize as atividades propostas.

Pintura. No primeiro plano, centralizado, um homem com roupas brancas e uma mulher com roupas azuis. Eles estão de perfil e com as mãos dadas, um de frente para o outro. À esquerda, um homem, com roupas coloridas e cabelos longos, está inclinado em direção ao homem com roupas azuis. Sobreposto à letra 'A'. Ao redor, várias pessoas com roupas coloridas. Algumas estão sentadas, outras em pé, e algumas se olhando e conversando. Há também alguns anjos. Em segundo plano, representado em tamanho menor, há uma pessoa olhando na direção das pessoas ao centro. Sobreposto à letra 'B'. No terceiro plano, centralizado, há uma construção em formato retangular, com o telhado em formato triangular e uma porta central. Sobreposto à letra 'C'. Ao redor, vegetação.
As tentações de Cristo, de Botitcheli. Afresco, 345centímetrospor550centímetros, 1481-1482.
  1. Descreva no caderno a imagem apresentada nesta página e destaque os elementos dela que remetem à imagem da página anterior.
  2. Em qual das letras está localizado o ponto de fuga da obra?
  3. Considerando a disposição dos elementos na cena, a obra pode ser considerada simétrica? Por quê?
  4. Analise as figuras indicadas com as letras A e B. Por que elas foram representadas com tamanhos diferentes? Explique essa técnica característica do Renascimento.
  5. Podemos afirmar que a nova visão de mundo característica do Renascimento influenciou o campo artístico? Justifique sua resposta.
Respostas e comentários

Questões 1 a 5. Respostas nas orientações ao professor.

  • Ressalte aos alunos outras características presentes nas pinturas renascentistas, como a recorrência à mitologia greco-romana, ao naturalismo e à recriação de cenas religiosas, agora com uma nova perspectiva.
  • As atividades 1 a 5 permitem aos alunos que analisem e interpretem documentos históricos imagéticos e identifiquem, nas pinturas, características renascentistas, desenvolvendo a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero quatro e aspectos da Competência geral 3.

Respostas

1. A imagem apresenta uma cena com diversas pessoas voltadas para as duas figuras centrais, côres fortes e variadas, além de exibir aspectos relacionados à natureza e à arquitetura. Assim como a obra da página anterior, o tema dessa pintura está ligado à religião cristã.

2. Na letra C.

3. Sim, porque, ao traçarmos uma linha vertical imaginária no centro da obra, o lado esquerdo equilibra-se com o direito.

4. Porque elas estão em planos diferentes, ou seja, como a figura A está mais próximo do observador, foi representada em tamanho maior. Essa é a técnica da perspectiva e resulta na percepção de profundidade.

5. Sim, porque nessas novas técnicas artísticas podemos perceber a valorização da Matemática, da Geometria e da Ciência e o uso da razão.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Por que o período do Renascimento recebeu êsse nome? O que significa “renascimento”, nesse caso?
  2. Qual foi o papel do humanismo para o movimento renascentista?
  3. Por que as ideias de Copérnico foram importantes? O que êle propunha?
  4. Como funcionava a prensa desenvolvida por Gutembergue?
  5. De que maneira as mudanças na mentalidade europeia refletiram na produção artística dos séculos catorze a dezesseis?

Aprofundando os conhecimentos

6. O texto a seguir aborda um dos conceitos estudados ao longo do capítulo. Leia-o, analise a imagem e, depois, responda às questões.

O têrmu Humanismo surgiu no século dezesseis para designar as atitudes renascentistas que enfatizavam o homem e sua posição privilegiada na Terra. reticências O Humanismo é comumente definido como um empreendimento moral e intelectual que colocava o homem no centro dos estudos e das preocupações espirituais, buscando construir o mais alto tipo de humanidade possível. É preciso ressaltar, no entanto, que os humanistas não seguiam uma única filosofia, ou seja, não formavam um grupo homogêneo. Em comum, compartilhavam ape­nas o entusiasmo pêlo estudo dos clássicos gregos e latinos.

reticências

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 2. edição São Paulo: Contexto, 2006. página 193.

Desenho. Um homem sem vestes, dentro de um quadrado e uma circunferência. Ele está em pé, com os pés juntos, encostados no lado inferior do quadrado, e os braços estendidos horizontalmente, encostando as pontas dos dedos nos lados do quadrado. Há também a projeção das pernas dele mais afastadas, com os pés encostados na circunferência, e os braços erguidos, tocando a circunferência.
Homem vitruviano, desenho produzido por Leonardo vinti, em 1492.
Respostas e comentários

1. Resposta: O período recebeu êsse nome porque os cientistas, artistas e intelectuais europeus que viveram ao longo dos séculos quinze e dezesseis acreditavam romper com a chamada Idade Média, buscando resgatar, ou retomar, os ideais gregos e romanos da Antiguidade. Assim, “renascimento”, nesse caso, significa maior preocupação com a vida e com assuntos terrenos e a valorização do ser humano e de suas capacidades individuais.

2. Resposta: O humanismo teve um papel fundamental para o Renascimento, pois privilegiou questões relacionadas à vida dos seres humanos, dando menos importância aos valores religiosos.

3. Resposta: Copérnico difundiu a teoria do heliocentrismo, que afirmava que o Sol era o centro do sistema planetário e a Terra girava em tôrno dele. Suas ideias foram importantes porque refutaram a teoria difundida na época de que a Terra ocuparia o centro dêsse sistema.

4. Resposta: A prensa de Gutembergue utilizava tipos móveis metálicos embebidos em tinta para marcar o papel. Isso permitiu a produção de um maior número de livros em menor tempo.

5. Resposta: Com essa mudança de mentalidade, as pinturas e outras expressões artísticas passaram a valorizar aspectos mais realistas, preocupados com a simetria, a proporção e os detalhes do corpo humano, por exemplo.

  • As atividades 1 a 6 favorecem uma abordagem da Competência específica de História 2, pois requerem que os alunos compreendam a historicidade no tempo e no espaço e relacionem acontecimentos e processos de transformação de estruturas culturais e sociais.
  • As atividades desta página reforçam as habilidades ê éfe zero sete agá ih zero quatro e ê éfe zero sete agá ih zero cinco, pois permitem aos alunos que identifiquem as principais características do humanismo e do Renascimento e discorram sôbre as principais mudanças que o contexto europeu dos séculos quinze e dezesseis provocou na cultura e na mentalidade da sociedade do período.Casa Irma Deni
  1. Qual é o conceito explicado no texto? Como êle é definido?
  2. Em qual contexto histórico a imagem foi produzida? Descreva-a.
  3. É possível estabelecer uma relação entre o conceito descrito no texto e a imagem? Explique.

7. Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.

No Renascimento, artistas como Leonardo [da vinti] aproximaram-se de médicos-anatomistas para retratar melhor a fórma humana em pinturas e esculturas. êles foram chamados de “artistas- -anatomistas”, segundo (Universidade de Stanford) e Saunders (Universidade da Califórnia), que organizaram e traduziram, do italiano para o inglês, os textos de anatomia de Leonardo vinti. “Embora fosse fundamentalmente um artista, [Leonardo] considerava a anatomia como reticências algo mais que simples coadjuvante da arte. Essa atitude o levou a prosseguir com seus estudos, de tal maneira que seus conhecimentos anatômicos ultrapassaram aqueles que seriam suficientes para desempenhar sua arte”, afirmam no livro.

De fato, os desenhos dêsse estudo de Leonardo são anotações, um roteiro de pontos que seriam ainda detalhados e esclarecidos para a publicação de um tratado de anatomia. Os detalhes, os côrtes e os ângulos das figuras impressionam pêlo realismo e respeito pêla proporcionalidade que existe no corpo humano. A influência da engenharia e da matemática é visível: roldanas, fórmas geométricas e engrenagens estão presentes nas gravuras, ao lado de estruturas ósseas, de conjuntos de tendões e músculos, indícios de que êle recorreu a cálculos para interpretar os movimentos e a funcionalidade dos elementos anatômicos que observou.

reticências

SILVA, Alessandro. Leonardo da vinti, o desbravador do corpo humano. Jornal da unicâmpi, Campinas, número 568, julho/agosto 2013. Disponível em: https://oeds.link/UUyZUV. Acesso em: 26 março 2022.

  1. O que caracterizava os chamados “artistas-anatomistas”? Qual artista citado no texto fazia parte dêsse grupo?
  2. Além da Anatomia, que outras áreas científicas eram exploradas por vinti em suas obras? Como isso pode ser percebido?
  3. Em sua opinião, as outras áreas do conhecimento podem contribuir para o desenvolvimento da Arte atualmente? Como isso seria possível?
Respostas e comentários

6. a) Resposta nas orientações ao professor.

6. b) Resposta nas orientações ao professor.

6. c) Resposta nas orientações ao professor.

7. a) Resposta: Os “artistas-anatomistas” caracterizavam-se por estudar a anatomia humana para melhor retratá-la em suas pinturas e esculturas. Leonardo vinti é citado no texto como um dos “artistas-anatomistas”.

7. b) Resposta: A Engenharia e a Matemática. Isso pode ser percebido ao observar os estudos de Leonardo, havendo indícios de que êle utilizou cálculos para interpretar a anatomia humana.

7. c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos emitam suas opiniões a respeito do assunto, refletindo sôbre a Arte na atualidade.

A atividade 7 permite aos alunos que, por meio de recurso textual, identifiquem as mudanças, sobretudo a introdução de novas técnicas e temas no mundo das artes no período do Renascimento. É possível, ainda, que êles discorram sôbre a influência da Matemática, da Engenharia e da Anatomia nas obras de Leonardo da vinti e estabeleçam conexões com o atual contexto das artes, desenvolvendo, assim, a leitura inferencial. Esta atividade também favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero quatro.

Respostas

6. a ) O conceito explicado no texto é o de Humanismo, definido como um empreendimento moral e intelectual no qual o ser humano se situa no centro dos estudos e das preocupações espirituais.

b ) A imagem foi produzida no século quinze, período em que a Europa vivenciava o Renascimento. Trata-se de um desenho feito por Leonardo vinti representando um homem em duas posições sobrepostas e inserido em duas figuras geométricas, um círculo e um quadrado.

c ) O conceito mencionado no texto é o do Humanismo, que coloca o ser humano como centro dos estudos. O foco da obra Homem vitruviano é o ser humano, suas medidas, suas proporções e sua anatomia. êsse fato pode ser relacionado ao Humanismo, citado no texto.

Algo a mais

A composição da obra Homem vitruviano pode ser observada também péla ótica do componente curricular de Matemática. Para tal, sugere-se o livro:

> NETO, Egidio. Vitrúvio para crianças: a matemática faz parte. São Paulo: Uirapuru, 2010.

Glossário

Secular
: nesse sentido, algo mundano, não relacionado à religião.
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Antropocêntrico
: relativo ao antropocentrismo, fórma de pensamento que atribui ao ser humano posição central em relação ao restante do mundo. O antropocentrismo se opunha ao teocentrismo, que considerava Deus o centro de tudo.
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Vernáculo
: idioma próprio de um país ou de uma região.
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