CAPÍTULO 11 As Reformas religiosas e a reação da Igreja católica

Durante a Idade Média, a Igreja era uma das instituições mais ricas e poderosas da Europa. Porém, as transformações decorrentes do Renascimento europeu, ao longo dos séculos quinze e dezesseis, influenciaram diretamente a situação da Igreja católica.

A crise da Igreja católica

A partir da Baixa Idade Média, a Igreja passou a ser alvo de diversas críticas. Integrantes da nobreza e da burguesia, entre outras pessoas, questionavam a autoridade do clero sôbre os reis e sôbre a vida política das cidades, além de condenar a postura de muitos religiosos em relação à posse de bens e riquezas.

Muitos membros da instituição eram acusados de diversas práticas corruptas, como o nepotismo, que consiste no ato de nomear familiares para ocupar cargos na estrutura administrativa de determinado órgão, no caso, a Igreja, e a simonia, que é a comercialização de elementos considerados sagrados, entre êles pedaços de ossos ou de panos, bênçãos e cargos eclesiásticos.

No século dezesseis, a ostentação de riquezas por parte da Igreja católica se manifestava principalmente nas construções grandiosas, com ornamentos em mármore e ouro, como pode ser observado nesta obra de arte.

Pintura. Vista interna de Basílica, composta por paredes em arcos, com pinturas e detalhes em relevos nas paredes e o teto com detalhes dourados.  Há diversas pessoas andando dentro da basílica.
Interior da Basílica de São Pedro, de . Óleo sôbre tela, ​145,7 centímetrospor228,3 , 1731.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Identificar as principais características das reformas religiosas, compreendendo também a reação católica, ou seja, a Contrarreforma.
  • Entender o que foi e como agiu o Tribunal do Santo Ofício, na Europa e na América.

Justificativas

Os conteúdos abordados neste capítulo são relevantes para que os alunos compreendam as mudanças ocorridas, principalmente, na Europa e na América, em decorrência das reformas religiosas, desenvolvendo a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero cinco.

Os alunos também conhecerão e analisarão a Inquisição e a fórma como se agia com as pessoas consideradas hereges, e, ainda, a razão pela qual o Tribunal do Santo Ofício foi criado.


Neste capítulo, serão abordadas as mudanças no pensamento da época renascentista, que possibilitaram novas visões com relação à religião cristã. Foi nesse contexto, por exemplo, que surgiram o protestantismo e suas primeiras vertentes, como o luteranismo, o calvinismo e o anglicanismo. assuntos articulam-se com as Competências específicas de História 1 e 4, pois abarcam diferentes interpretações do mesmo âmbito histórico e abordam os processos históricos de transformação e de manutenção de relações de poder. Nesse caso, as divergências religiosas do período que levaram à perda do poder pêla Igreja católica.

Uma das práticas dos membros da Igreja que sofria as mais duras críticas era a venda de indulgências, ou seja, a venda do perdão dos pecados cometidos pêlas pessoas, cuja principal fórma de pagamento era com doações em dinheiro à instituição.

Gravura em preto e branco. À esquerda, um homem, usando chapéu e casaco, está sentado na frente de uma mesa com moedas espalhadas. Ao lado, um homem, usando um casaco, está de pé, entregando moedas na mão do homem sentado. Ao lado, pessoas em fila. À direita, um homem com batina, chapéu e casaco, segura um papel com as mãos. Ao lado, dois homens sobre um cavalo. Um deles está segurando um bastão com uma cruz.
Gravura de IÓRG representando a venda de indulgências, cêrca de 1500.

A religião durante o Renascimento

Durante o Renascimento, a postura crítica em relação à Igreja influenciou o surgimento de novas perspectivas religiosas. De modo geral, os pensadores dessa época acreditavam que a verdadeira fé estaria ao alcance de todos, independentemente dos dogmasglossário e dos rituais da Igreja católica.

Com o individualismo difundido principalmente pêlo pensamento humanista, cada vez mais as pessoas passaram a valorizar uma fé individual, desvinculada dos rituais e das práticas da Igreja, cujos representantes teriam sido corrompidos pêlo luxo e pêlo poder.

Pensadores como o teólogoglossário holandês Erasmo de Rotterdam (1466-1536) fizeram várias críticas à Igreja católica, afirmando que a fé se revelava de modo simples, por meio da Bíblia, e, dessa maneira, a religião deveria ser acessível a todos, independentemente de sua condição social ou econômica.

Pintura. Erasmo, um homem, com bigode, usando chapéu e roupas pretas, está sentado. Na frente, uma mesa com objetos sobre ela.
Retrato de Erasmo de Rotterdam, de Rans Rúlbaim. Têmpera, ​76 centímetrospor51 , 1523.
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

De que fórma as ideias renascentistas favoreceram o surgimento de novas religiões?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: A postura crítica com relação à Igreja católica, a crença de que a fé estaria ao alcance de todos e o individualismo humanista favoreceram o surgimento de novas perspectivas religiosas.

  • O tema das Reformas contempla aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 5, pois compreende acontecimentos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e eventos que aconteceram no mesmo tempo.
  • Ao abordar o tema das indulgências, chame a atenção dos alunos para a relação hierárquica que havia entre a instituição católica e os fiéis, sustentada pêla mentalidade religiosa da época. De acôrdo com essa mentalidade, a salvação dos pecados poderia ser concedida aos fiéis ainda em vida caso pagassem uma quantia em dinheiro a determinados membros da Igreja. Assim, as pessoas mais ricas da sociedade poderiam isentar-se dos pecados cometidos, enquanto os membros dos grupos sociais desfavorecidos, que não tinham condições de pagar a indulgência, seriam condenados eternamente pêlas suas falhas. Caso perceba que os alunos não compreenderam de que maneira ocorria a cobrança das indulgências pêla Igreja católica e como ela estava relacionada à mentalidade da época, retome o assunto com a turma a fim de sanar as dúvidas e auxiliá-los na compreensão do tema.
  • A questão 1 permite relacionar aspectos do humanismo e do Renascimento com as reformas religiosas, possibilitando o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete agá ih zero cinco.

A Reforma Protestante

A crise religiosa resultou em alguns movimentos de contestação aos dogmas católicos. movimentos foram chamados de Reforma Protestante, pois pretendiam estabelecer alterações em algumas concepções e princípios difundidos pêla Igreja católica Apostólica Romana.

Luteranismo

Na região da Alemanha, a Reforma Protestante foi liderada pêlo monge Martinho Lutéro (1483-1546). Lutéro era contrário à venda de indulgências e, por isso, redigiu um documento com 95 declarações, ou teses, contestando essa e outras práticas católicas. Em 1517, êle pregou o documento com suas ideias na porta da igreja em vitenberg.

Lutéro argumentava a favor de uma doutrina em que a salvação divina pudesse ser concedida de acôrdo com a fé e com a crença individual das pessoas.

Mesmo excomungadoglossário pêla Igreja católica, o monge recebeu o apôio de muitas pessoas, entre elas nobres e príncipes da região alemã. A doutrina fundada por êle recebeu o nome de luteranismo.

Uma das ideias difundidas pêla Reforma Protestante era de que a Bíblia pudesse ser interpretada pelos próprios fiéis, sem intermediação dos clérigos, pois muitas pessoas não compreendiam o latim, língua em que eram celebradas as cerimônias religiosas na época.

Assim, Lutéro publicou uma versão da Bíblia em alemão, língua vernácula, para que as pessoas pudessem interpretar as escrituras.

Fotografia. Bíblia aberta, à esquerda, na parte superior, ilustração pequena. Abaixo, texto escrito em letra cursiva. À direita, página de abertura da bíblia com ilustração de pessoas e anjos no contorno da página e, ao centro, texto escrito em letra gótica.
Reprodução de uma versão alemã da Bíblia e com tradução feita por Martinho Lutéro, publicada em 1534.
Respostas e comentários
  • Comente que Martinho Lutéro foi um monge agostiniano e professor de Teologia, nascido na atual Alemanha. Lutéro contestou vários dogmas da Igreja católica romana, principalmente a questão das indulgências. Após a divulgação de suas 95 teses, ele se recusou a se retratar sôbre elas e foi excomungado pêla Igreja, a pedido do papa Leão décimo e do imperador Carlos quinto.
  • Comente que Calvino foi um teólogo cristão cujas ideias defendiam que somente os escolhidos de Deus teriam êxito no acúmulo de riquezas, aspecto que teve grande receptividade entre os burgueses.
  • sôbre o anglicanismo, explique que é preciso ter um olhar crítico para as motivações da Reforma Anglicana. A recusa do pedido de divórcio solicitado pêlo rei Henrique oitavo foi apenas mais uma quebra dos interêssis do monarca, que também pretendia diminuir ou, de certa fórma, extinguir o poder da Igreja católica na Inglaterra. A abordagem sob essa perspectiva possibilita o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de História 1.

Um texto a mais

O texto a seguir traz trechos das 95 teses de Lutéro. Utilize-o para fundamentar a atividade sugerida na seção Atividade a mais.

reticências

21. Erram, portanto, os pregadores de indulgências que afirmam que a pessoa é absolvida de toda pena e salva pêlas indulgências do papa.

reticências

24. Por isso, a maior parte do povo está sendo necessariamente ludibriada por essa magnífica e indistinta promessa de absolvição da pena.

reticências

27. Pregam a doutrina humana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando.

28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, podem aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.

reticências

43. Deve-se ensinar aos cristãos que, dando ao pobre ou emprestando ao necessitado, procedem melhor do que se comprassem indulgências.

reticências

Lutéro, Martinho. Os primórdios: escritos de 1517 a 1519. Tradução: êti áli 2. edição São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia; Canoas: Ulbra, 2004. volume 1. página 24, 26. (Obras Selecionadas).

Calvinismo

As ideias de Lutéro se propagaram por outras regiões da Europa. O teólogo francês João Calvino (1509-1564) difundiu as ideias protestantes principalmente na região de Genebra, na Suíça.

Calvino defendia a ideia de que o ser humano não poderia intervir em sua salvação, pois o destino de cada pessoa já estaria determinado por Deus desde o nascimento.

Muitos burgueses simpatizaram com essa nova doutrina fundada por Calvino, que foi denominada calvinismo, pois o modo de vida deles, voltado para o trabalho e para o sucesso financeiro, era valorizado e podia garantir a sua salvação.

Anglicanismo

Na Inglaterra, o rei Henrique oitavo via a forte autoridade da Igreja católica e o crescente acúmulo de riquezas por ela como uma ameaça à sua autoridade política.

dêsse modo, êle promoveu a Reforma religiosa na Inglaterra com o apôio de diversos setores da população, que já eram influenciados pêlo movimento reformista difundido por Lutéro e questionavam a obrigação do pagamento de dízimos à Igreja.

O rompimento com o catolicismo romano ocorreu em 1534, após Henrique oitavo ter seu pedido de divórcio negado pêlo papa. O rei, então, criou o Ato de Supremacia, fundando a Igreja anglicana, da qual era o chefe, apoderando-se de terras e de outras riquezas que antes pertenciam à Igreja católica.

A ascensão das ideias protestantes provocou diversos conflitos na Europa. Em 1572, milhares de protestantes franceses foram mortos em um massacre que ficou conhecido como Noite de São Bartolomeu.

Pintura. Vista de uma batalha em uma praça de cidade com construções e um castelo com torres. No meio da praça, há diversas pessoas com roupas coloridas. Algumas estão montadas à cavalo, outras segurando bastões e espadas. Há também pessoas caídas ao chão e ensanguentadas. No fundo, relevos elevados.
Massacre do Dia de São Bartolomeu, de frrãnçoá dibuá. Óleo sôbre painel, ​93,5 centímetrospor151,4 , cêrca de 1572-1584.
Respostas e comentários

Atividade a mais

Proponha aos alunos a leitura e a análise de algumas das 95 teses escritas por Martinho Lutéro, em 1517, disponíveis na seção Um texto a mais. Depois, solicite-lhes que façam o que se pede.

Questões

a ) Procure no dicionário o significado das palavras que você não conhece.

b ) A 21ª tese afirma que aqueles que pregam as indulgências cometem êrro. Explique essa afirmação.

c ) Por que a 24ª tese afirma que parte do povo está sendo ludibriada?

d ) Explique a 27ª e a 28ª tese.

e ) De acôrdo com a 43ª tese de Lutéro, qual seria a melhor conduta que o cristão poderia ter em contraponto à compra de indulgências? Qual é a sua opinião sôbre essa tese? Comente com os colegas.

Respostas

a ) É possível que os alunos não conheçam algumas das palavras apresentadas, entre elas: ludibriar: enganar, zombar; cobiça: ambição, desejo descontrolado por bens; tilintar: som agudo e consecutivo, como o de um sino ou de uma moeda ao cair.

b ) Segundo essa tese, as pessoas que pregam as indulgências erram ao afirmar que os seres humanos somente serão perdoados de todos os seus pecados mediante o pagamento delas ao papa.

c ) Em razão das promessas de perdão, que impressionam também as pessoas mais simples.

d ) A 27ª tese afirma que é fútil pregar que as faltas humanas serão perdoadas se as indulgências forem pagas. A 28ª tese explica que essa prática só faz aumentar ainda mais a ganância e o materialismo, e que a verdadeira ajuda ao fiel depende apenas da vontade de Deus.

e ) Essa tese afirma que procede melhor o cristão que, em vez de pagar pêla indulgência, ajuda aos pobres e aos necessitados. Resposta pessoal. Incentive os alunos a discutir com os colegas suas opiniões acêrca da tese. Não permita comentários preconceituosos ou ridicularizações diante das diferentes opiniões que êles possam ter, mas reitere que os posicionamentos devem ser defendidos com argumentos embasados, que não veiculem uma visão deturpada das crenças religiosas.

A Contrarreforma

O surgimento de diversos movimentos contrários às doutrinas da Igreja católica provocou uma reação dessa instituição, que instaurou a chamada Contrarreforma. Assim, o clero investiu na renovação e no fortalecimento dos dogmas católicos por meio de diversas medidas.

A Companhia de Jesus

Uma das ordens religiosas mais atuantes no século dezesseis foi a Companhia de Jesus. Criada em 1534 pêlo espanhol Inácio de loióla (1491-1556), essa ordem tinha como objetivo conciliar a disciplina monásticaglossário com o catolicismo renovado proposto pêla Contrarreforma. Seguindo uma rígida disciplina, os jesuítas (clérigos pertencentes à Companhia), combatiam o avanço do protestantismo por meio da reafirmação da fé católica, pêla educação e pêla conversão de fiéis. Além disso, êles difundiam o catolicismo por meio das missões em outros lugares do mundo, como na América, na Ásia e na África.

O Concílio de Trento

O Concílioglossário de Trento foi uma série de encontros que reuniu na cidade de Trento (norte da Itália) dezenas de clérigos católicos, entre os anos de 1545 e 1563. O principal objetivo do Concílio era rever e examinar os dogmas e as práticas da Igreja, tendo em vista que estavam sendo ameaçados pêlo protestantismo.

Algumas práticas corruptas dos clérigos foram abolidas, como a venda de indulgências e de cargos eclesiásticos, e a grande maioria das doutrinas foi reafirmada pêla Igreja, como o princípio da salvação pêlas boas obras, o culto à Virgem Maria e a outros santos e o celibato clerical.

Pintura. Vista interna de um corredor com arcos e pinturas nas paredes laterais. No fundo, um altar. Nas laterais do corredor, há diversas pessoas usando túnicas e sentadas em bancos. No primeiro plano, há diversas pessoas em pé, observando as pessoas sentadas e o altar. Na parte inferior, placa com um texto.
Sessão de abertura do Concílio de Trento em 1545, de . Óleo sôbre tela, 1711.
Respostas e comentários

O conteúdo destas páginas aborda o poder da Igreja católica tanto nas estruturas sociais como nas políticas e culturais e possibilitam aos alunos compreender as relações de poder naquela época com base na interpretação das imagens apresentadas. Nesse sentido, é possível retomar com os alunos a divisão da sociedade medieval em ordens, tratada na unidade 8 do volume do 6º ano, cuja explicação origina-se nos preceitos divulgados pêla Igreja católica. Questões como essa abrangem o desenvolvimento das Competências específicas de História 1 e 3.

Um texto a mais

Para obter mais informações sôbre o Concílio de Trento, um dos temas desta página, leia o texto a seguir.

reticências

Estiveram presentes às sessões do concílio eclesiásticos de alta categoria, principalmente da Itália, Espanha, França e Alemanha, variando em número de 60 a mais de 250. Embora os prelados divergissem amplamente de opinião e objetivo – os anais falam de mais de uma disputa acalorada e em que houve até barbas puxadas entre bispos – eram todos católicos, salvo alguns protestantes que compareceram a algumas das primeiras sessões. Houve a princípio certo otimismo no sentido de que o Concílio pudesse unir de novo a Igreja, mas a esperança era vã. Ao tempo de Trento, a revolução protestante já avançara tanto que não podia haver reconciliação. O que o Concílio de Trento fez foi submeter todo o dogma e prática do catolicismo ao mais penetrante exame da história da Igreja. O resultado dêsse exame foi uma quase inequívoca reafirmação de quase todas as doutrinas contestadas pelos protestantes.

reticências

Sáimon, . A reforma. Tradução: Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971. página 108. (Biblioteca de História Universal Life).

A Inquisição

Você sabia que a liberdade religiosa é um direito garantido por lei em nossa Constituição? No Brasil, podemos praticar qualquer religião, realizar cultos e viver segundo as tradições religiosas. êsse direito também é garantido pêla Declaração Universal dos Direitos Humanos.

No entanto, nem sempre foi assim. Na Europa Medieval, havia o Tribunal do Santo Ofício, também conhecido como a Inquisição, um órgão da Igreja católica, criado em 1231, que atuava contra os heregesglossário . No entanto, com a ascensão dos protestantes e no contexto da Contrarreforma, a Inquisição passou a reprimir e a utilizar medidas agressivas contra grupos.

Os inquisidores, ou seja, os membros do Tribunal do Santo Ofício, costumavam visitar os povoados para realizar interrogatórios e sessões de tortura nos acusados de contrariar os princípios católicos. Muitos acusados, sob tortura, confessavam até mesmo atos que não haviam cometido.

As cerimônias públicas nas quais os inquisidores declaravam as sentenças dos indiciados pêlo Tribunal do Santo Ofício eram chamadas autos de fé. Nesses rituais, os acusados deviam confessar seus crimes e pedir o perdão, caso contrário podiam sofrer penalidades e até ser executados.

Gravura. À esquerda, três mulheres em uma fogueira, uma delas está sendo segurada por uma criatura vermelha em forma de serpente com asas. Ao lado, um homem, com chapéu e calça, está segurando um bastão na direção da fogueira. Ao lado, uma mulher vestindo roupas e chapéu cinza. Atrás, duas mulheres dentro de uma construção em chamas. Perto delas, o corpo de uma pessoa caído no chão. No fundo, uma mulher com os joelhos no chão e as mãos amarradas atrás do corpo. Ao lado, um homem segurando uma espada na direção da cabeça dela.
Gravura de autoria desconhecida que representa a execução de três mulheres condenadas por bruxaria em um auto de fé, século dezesseis.
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

De acôrdo com o que você estudou, por que as pessoas eram perseguidas pêla Inquisição? Qual é sua opinião sôbre essas medidas tomadas pêlo Tribunal do Santo Ofício?

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: A Inquisição costumava perseguir os chamados hereges, ou seja, aqueles que difundiam ideias ou práticas consideradas contrárias aos dogmas da Igreja católica. Espera-se que os alunos reflitam sôbre as medidas arbitrárias tomadas pêlo Tribunal do Santo Ofício, principalmente a tortura, e considerem essa prática inadmissível.

  • Questione os alunos a respeito do que êles sabem sôbre a liberdade religiosa, garantida pêla Constituição brasileira. Retome com êles o que é etnocentrismo, estudado na unidade 4, e proponha uma roda de conversa na qual os alunos possam falar acêrca de diversos temas; por exemplo, se já se depararam com o preconceito religioso. êles podem contar o que sabem sôbre o assunto e por que é importante respeitar todas as religiões, garantindo a diversidade cultural brasileira. Esta abordagem possibilita desenvolver aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 4, pois permite aos alunos interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmos e às diferentes culturas, bem como contempla a Competência geral 9, exercitando a empatia e o diálogo, objetivando a consolidação do respeito ao outro e aos direitos humanos.
  • O questionamento desta página a respeito das medidas praticadas pêlo Tribunal do Santo Ofício possibilita o desenvolvimento da Competência geral 9 ao incentivar o exercício da empatia e do respeito aos direitos humanos por meio da reflexão sôbre as medidas arbitrárias tomadas pêla Inquisição.

Sugestão de avaliação

Aproveite o questionamento da página para avaliar os conhecimentos dos alunos sôbre a maneira como o Tribunal do Santo Ofício atuava na perseguição aos considerados hereges pêla Igreja. Averigue se êles entenderam que se tratava de medidas que levaram milhares de pessoas inocentes à morte ou que as condenavam à excomunhão, ao degredo, à prisão, entre outras punições. Caso seja necessário, retome êsse assunto com êles, ou seja, a reação da Igreja católica às reformas protestantes e as ações da Igreja para evitar divergências do que pregava.


A questão 2 possibilita uma reflexão a respeito das medidas tomadas pêla Inquisição e a razão pêla qual as pessoas eram perseguidas por êsse órgão. Esta atividade permite aos alunos que construam um pensamento crítico sôbre determinadas ações do Tribunal do Santo Ofício, como a utilização da tortura. Esta questão contempla aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 6, pois auxilia na construção de argumentos para defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos.

Inquisição na América

A perseguição promovida pêla Igreja católica, que ocorria na Península Ibérica, também ocorria nas colônias de Portugal e Espanha na América.

Um exemplo dessa perseguição ocorria já durante a seleção de pessoas que poderiam ocupar os territórios do Novo Mundo. Segundo uma lei do Reino de Castela, promulgada em 1539, somente pessoas da religião católica poderiam ser enviadas para a América espanhola, sendo proibida a entrada de judeus, cristãos-novos (judeus convertidos ao cristianismo), hereges ou seguidores das novas doutrinas protestantes.

A instauração do Tribunal do Santo Ofício

Desde a segunda viagem de Cristóvão Colombo ao continente, em 1493, os europeus sentiam a necessidade de estabelecer a Inquisição nas novas terras. Um dos religiosos que fazia parte da comitiva de Colombo, Frei Bernardo , surpreso com os costumes dos nativos, solicitou aos reis católicos o estabelecimento do Tribunal do Santo Ofício na América com urgência. No entanto, a Igreja optou por aguardar e acompanhar, a distância, como se desenvolveria o catolicismo entre os nativos.

A pintura a seguir retrata a ação do Tribunal do Santo Ofício no México, no século dezoito.

Pintura. Centralizado um palanque, com pessoas, uma do lado da outra, penduradas com corda no pescoço. Ao redor, arquibancadas com pessoas sentadas. No fundo, uma mesa com uma cruz e, ao lado, um homem sentado usando batina. À direita, em um camarote, três pessoas sentadas.
Auto da fé celebrado na Igreja de São Bartolomeu, de autor desconhecido. Óleo sôbre tela, 1716.

O funcionamento do Tribunal da Inquisição na América espanhola

Os tribunais instituídos na América tinham a missão de vigiar e normatizar a população, assim como faziam na Península Ibérica. No entanto, por causa das particularidades encontradas nas colônias, precisaram adaptar-se à realidade local.

Respostas e comentários

Os conteúdos destas páginas possibilitam trabalhar aspectos da Competência específica de História 2 por levar à compreensão da manutenção de estruturas políticas e sociais com base nas mudanças ocorridas no âmbito social e individual das pessoas devido às instalações da Inquisição na América portuguesa e na espanhola.

Um texto a mais

Para saber mais sôbre a instauração da Inquisição no Brasil, leia o texto a seguir.

No tempo em que o visitador da Inquisição chegou ao Brasil, o Santo Ofício português contava já com mais de meio século de existência. O visitador e sua comitiva chegaram ao Nordeste em 1591, e a Inquisição fôra criada em Portugal no ano de 1536. Muita gente, talvez milhares, já havia sido penitenciada no Reino pelos tribunais de Lisboa, Évora e Coimbra, ou mesmo pêlo longínquo tribunal de Goa, na Índia, ao qual competiam os negócios do Santo Ofício no Oriente, inclusive a costa oriental da África até o cabo da Boa Esperança, o ex-cabo das Tormentas.

No vasto rol de sentenciados, não resta dúvida de que, nos primeiros cinquenta anos de Inquisição portuguesa, a imensa maioria era composta de cristãos-novos, descendentes dos judeus obrigados à conversão ao catolicismo no reinado de dona Manuel, em 1497. reticências

O Brasil esteve, porém, relativamente a salvo do furor persecutório inquisitorial da segunda metade do século dezesseis e, não por acaso, muitas famílias cristãs-novas migraram para o Brasil exatamente após 1550, atuando decisivamente para a ocupação do litoral brasílico. A bem da verdade, os cristãos-novos estiveram presentes desde o início da exploração econômica da Terra de Santa Cruza, bastando lembrar o arrendamento do comércio de pau-brasil, a preciosa madeira vermelha, a um consórcio liderado pêlo cristão-novo Fernando de Noronha ou Loronha. Mas a corrente migratória data mesmo do meado do século, estimulada, de um lado, pêla instalação do Santo Ofício no Reino, e, de outro, pêla exploração do açúcar e pêlo povoamento litorâneo iniciados no reinado de dona João terceiro, “o Colonizador”. À Bahia e a Pernambuco, principalmente, dirigiram-se os cristãos-novos, havendo deles artesãos, lavradores, mercadores e senhores de engenho, estabelecidos nas mais prósperas capitanias da América portuguesa. Os documentos da Visitação do Santo Ofício demonstram à farta e importante presença de cristãos-novos no Nordeste açucareiro e, não por acaso, vale dizer, foi ali que se concentrou a ação inquisitorial do visitador.

reticências

VAINFAS, Ronaldo (Organização.). Confissões da Bahia: santo ofício da inquisição de Lisboa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. página 57. (Retratos do Brasil).

Apesar da lei que proibia a entrada de pessoas não católicas, havia nas colônias uma grande quantidade de cristãos-novos que, distantes da repressão da metrópole, preservavam parte de suas antigas crenças e tradições. Além deles, havia os indígenas, que, mesmo após serem evangelizados e batizados, mantinham parte de suas práticas tradicionais.

O Tribunal do Santo Ofício na América não tinha o mesmo poder e os mesmos recursos como os empregados na Europa. Assim, na América, tribunais mantiveram-se restritos a atuar nas cidades mais povoadas e formadas majoritariamente por espanhóis. Isso não significa, no entanto, que êles tenham sido menos rigorosos ou cruéis que os tribunais europeus.

Gravura em preto e branco. À esquerda, três homens usando farda e chapéu com penas. Ao lado, um homem em uma estaca de madeira sobre uma fogueira. À direita, um homem, usando batina e chapéu, segura uma cruz com uma das mãos. Ao fundo, várias pessoas correndo.
Gravura de que representa um chefe indígena sendo queimado na fogueira por inquisidores espanhóis, século dezesseis.

A Inquisição no Brasil

A primeira visita do Tribunal ao Brasil aconteceu em 1591, com o clérigo Heitor Furtado Mendonça, que foi enviado à Bahia e a Pernambuco para investigar casos de heresia. Nessa época, muitos cristãos-novos vieram ao Brasil para trabalhar nos engenhos de açúcar. Vários deles continuaram a professar o judaísmo na colônia portuguesa, ajudando até mesmo na construção de sinagogas. Nessa primeira visita do Tribunal ao Brasil, os inquisidores localizaram e destruíram a sinagoga de Matoim, no Recôncavo Baiano, intimidando as comunidades de cristãos-novos da região.

Ao longo dos séculos dezessete e dezoito, ocorreram outras visitações do Tribunal no Brasil. Nesses dois séculos foram mais de mil pessoas julgadas e aprisionadas, na maioria das vezes, por disseminar o judaísmo.

Os indígenas também foram perseguidos pêlo Tribunal do Santo Ofício no Brasil. Estudos indicam que cêrca de 30 indígenas foram prisioneiros da Inquisição e levados para Lisboa entre os séculos dezesseis e dezoito.

Respostas e comentários

Durante o período em que foi colônia, o Brasil recebeu diversas visitações do Tribunal do Santo Ofício, mas não houve a instalação de um tribunal na América portuguesa. De fato, com o aumento da produção açucareira no Nordeste e, consequentemente, da imigração para essa região, havia o interêsse na instalação de um tribunal. O primeiro projeto data de 1621, quando o rei Felipe í vê ordenou a criação de um tribunal em Salvador, então séde administrativa da Colônia, que deveria ficar sob os cuidados do bispo do Brasil, auxiliado por jesuítas, franciscanos, beneditinos e carmelitas. No entanto, não interessava ao Santo Ofício entregar sua jurisdição ao bispo, pois a instituição considerava que isso enfraqueceria o poder dos inquisidores. Não houve acôrdo. O rei tentou criar tribunais no Brasil mais três vezes, em 1622, 1629 e 1639, mas os interêssis políticos da monarquia e da Inquisição sempre se chocavam, até que, com a intervenção holandesa na produção açucareira, Portugal não teve mais verbas para instalar tribunais.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais eram as principais críticas feitas com relação à Igreja católica desde o final da Baixa Idade Média?
  2. O que pensadores como Erasmo de Rotterdam diziam sôbre a fé entre os séculos quinze e dezesseis?
  3. Relacione corretamente os itens A, B e C aos itens 1, 2, 3, 4, 5 e 6 a seguir.

A. Luteranismo

B. Calvinismo

C. Anglicanismo

1. O líder da Igreja era o rei da Inglaterra.

2. Religião criada por Martinho Lutéro.

3. Defendia que o destino dos fiéis era determinado por Deus no nascimento.

4. Apoderou-se de riquezas da Igreja católica na Inglaterra.

5. Valorizava o trabalho e o sucesso financeiro, que representava indícios da salvação.

6. Conciliação com a fé e a crença individual das pessoas.

Aprofundando os conhecimentos

4. Leia o texto a seguir e depois responda às questões no caderno.

reticências Para cál marcs, as religiões são “filhas do seu tempo” e, mais precisamente, filhas da economia, essa mãe universal das sociedades humanas. Nessa óptica, a Reforma vinha a ser a “filha daquela nova fórma de economia que surgiu (no século dezesseis)... e (se impôs) ao mundo rapidamente conquistado, a economia capitalista”. reticências

dâlimô, Jan. Nascimento e afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira, 1989. página 251.

a . Em sua opinião, o que o autor do texto quer dizer quando usa a expressão “filhas do seu tempo”?

Respostas e comentários

1. Resposta: As críticas feitas à Igreja católica no final da Baixa Idade Média questionavam a autoridade do clero em relação ao poder político monárquico e condenavam a postura corrupta e de ostentação de riquezas assumida por alguns clérigos da época.

2. Resposta: pensadores acreditavam que a verdadeira fé era acessível a todos os fiéis independentemente da condição social, sendo revelada por meio da Bíblia.

3. Resposta: A – 2 e 6; B – 3 e 5; C – 1 e 4.

4. a) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reflitam a respeito do impacto que conjunturas sociais, políticas e econômicas têm na mentalidade e, por consequência, na construção religiosa e de fé das pessoas.

  • As atividades 1 a 3 desta página contemplam a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero cinco, pois permitem aos alunos identificar aspectos da Reforma religiosa e suas relações com os movimentos socioculturais ocorridos no período, como a difusão das ideias de Martinho Lutéro e o surgimento do luteranismo e do calvinismo.
  • A atividade 4 propicia um aprofundamento nos conhecimentos quanto às religiões surgidas no século dezesseis durante a Reforma religiosa e suas relações com aspectos econômicos, sociais e políticos dêsse período. Se julgar pertinente, organize os alunos em grupos de três e peça-lhes que discutam o texto e produzam as respostas conjuntamente.
  1. Quais alterações políticas e econômicas na Europa são relevantes para o contexto da Reforma?
  2. De acôrdo com seus estudos, qual é a doutrina reformista que mais evidencia essa relação entre o novo modêlo econômico e seus preceitos? Justifique sua resposta.

5. Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões no caderno.

Os primeiros produtos da indústria tipográfica foram tríplice sucesso – como mercadorias, como armas de propaganda e como obras de arte. Muitos livros rivalizavam com a beleza dos volumes manuscritos, mostrando belos desenhos, primoroso trabalho tipográfico e, de vez em quando, soberbas iluminuras. Artigos menos trabalhados se vendiam com a mesma rapidez com que saíam dos prelos. A Bíblia Alemã de Lutéro alcançou 430 edições durante a vida do autor. Os seus panfletos, e outros que o atacavam, eram comprados ao preço de alguns centavos. Embora os clérigos católicos perdessem repetidamente a batalha da palavra impressa, louvaram o novo processo como uma “arte divina”.

Sáimon, . A Reforma. Tradução: Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971. página 140. (Coleção Biblioteca de História Universal – Life).

Página de livro. Centralizado, texto escrito com as cores vermelha e preta. No Fundo, ilustrações diversas e coloridas.
Página da Bíblia alemã, ricamente ilustrada, traduzida por Martinho Lutéro e publicada pêla primeira vez em 1534.
  1. De acôrdo com o texto e com o que você estudou até aqui, qual é a relação entre a prensa de tipos móveis de Gutembergue e a difusão das ideias de Martinho Lutéro?
  2. Por que, conforme o autor do texto, os primeiros produtos da indústria tipográfica foram um tríplice sucesso?
  3. Por que a versão da Bíblia traduzida por Lutéro teve tantas edições?
  4. Atualmente, além de impressas, em que outros formatos podemos encontrar a Bíblia e outras obras literárias? Você acha que diferentes formatos contribuem para que as pessoas leiam mais? Por quê?
Respostas e comentários

4. b) Resposta: A ascensão da burguesia, a queda do modêlo feudal em contraposição à centralização político-econômica na figura dos monarcas e o modêlo mercantilista.

4. c) Resposta: Os alunos podem fazer referência ao calvinismo, pois essa doutrina entendia o sucesso financeiro como algo já determinado por Deus desde o nascimento, e ao anglicanismo, que considerava o rei como figura central da Igreja, concentrando ainda mais os poderes.

5. Respostas nas orientações ao professor.

A atividade 5 abrange aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 2, pois possibilita a análise do mundo social, por exemplo, com base na questão da tradução da Bíblia feita por Lutéro e o que isso significou naquela época junto às mudanças que vieram com ela. Com base nisso e como refôrço do item d, os alunos podem refletir sôbre as práticas de leitura na atualidade e os suportes em que elas se localizam.

Respostas

5. a ) A invenção da prensa de Gutembergue permitiu que livros e outros materiais impressos fossem produzidos com mais agilidade e em maior quantidade, facilitando a difusão de ideias, como as de Martinho Lutéro e sua tradução da Bíblia.

b ) De acôrdo com o autor, os primeiros produtos tipográficos fizeram sucesso como mercadorias, armas de propaganda e obras de arte. No primeiro caso, porque produtos podiam ser acessíveis, sendo vendidos ao preço de alguns centavos; no caso de armas de propaganda, porque difundiam diversas ideias; como obras de arte, porque muitas delas tinham desenhos, iluminuras e trabalhos tipográficos refinados.

c ) A versão da Bíblia traduzida por Lutéro teve muitas edições, pois foi traduzida diretamente do hebraico e do grego para a língua vernácula, no caso, o alemão. Isso permitiu que a leitura e a interpretação dela fossem feitas pelos fiéis sem a intermediação dos clérigos da Igreja.

d ) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reconheçam outros meios de acesso à Bíblia e a diferentes obras, como a internet, os e-books e outros formatos digitais. É possível que a opinião dos alunos se divida quanto à contribuição da diversidade de formatos para a democratização e a popularização da leitura.

6. Leia o texto a seguir, que aborda o anglicanismo.

reticências

Os anglicanos acreditam na Santíssima Trindade e seguem, como todos os cristãos, as Sagradas Escrituras. Entre o catolicismo e o protestantismo, escolheram o caminho do meio. Dos católicos, pegaram a sua hierarquia de padres, bispos e arcebispos. Mas, como os protestantes, êles não aceitam a autoridade do papa reticências

VERONESE, Michelle. Igreja anglicana: do comêço ao fim. Superinteressante, 31 julho 2008. Disponível em: https://oeds.link/OlutWk. Acesso em: 19 março 2022.

Após a leitura, debata com os colegas de turma a respeito das seguintes questões.

  1. O que motivou a criação do anglicanismo?
  2. Quais são as principais diferenças entre essa doutrina, o calvinismo e o luteranismo?
  3. Na opinião de vocês, o movimento reformista anglicano teve caráter mais religioso ou político?

7. Leia a seguir um trecho do texto publicado com as decisões do Concílio de Trento. Depois, responda às questões.

Se alguém diz que o ímpio se justifica unicamente pêla fé, de tal modo que entenda que nada mais é preciso para cooperar com a graça com o fim de obter a justificação, e que não é necessário que se prepare e se disponha por um movimento da própria vontade – que seja excomungado. reticências

Se alguém diz que todos os cristãos têm o poder de anunciar a palavra (de Deus) e de administrar os sacramentos, – que seja excomungado.

DECRETOS do Concílio de Trento. ín: MARQUES, Ademar; , Flávio; FARIA, Ricardo. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2010, página 120.

  1. Com base no que você estudou e no trecho lido, explique a relação entre as decisões apresentadas e as doutrinas reformistas.
  2. Após a leitura do texto, como você analisa o impacto dos movimentos reformistas na doutrina católica?
  1. A respeito da relação entre a burguesia e a Reforma Protestante, copie no caderno a alternativa correta.
    1. Martinho Lutéro foi excomungado pêla Igreja católica, ao defender os interêssis de lucro da burguesia.
    2. Os burgueses simpatizavam com as ideias de João Calvino, que pregava o trabalho e o sucesso econômico como evidências da salvação.
Respostas e comentários

6. a) Resposta: A forte autoridade da Igreja católica e o crescente acúmulo de riquezas foram vistos como uma ameaça ao poder político, incentivando o rei Henrique oitavo a criar o anglicanismo.

6. b) Resposta: A Igreja anglicana manteve a hierarquia de padres, bispos e arcebispos.

6. c) Resposta: Espera-se que os alunos reflitam sôbre a mescla de insatisfações religiosas e políticas que levaram ao protestantismo inglês. No entanto, diferente do calvinismo e do luteranismo, a insatisfação com as doutrinas católicas fica mais evidente na questão do divórcio e menos na estrutura e hierarquia católica, o que fica claro quando o texto reforça sua manutenção.

7. a) Resposta: Os alunos devem observar que essas decisões se opõem diretamente às teses luteranas, que previam o direito de os fiéis manifestarem a fé à sua maneira, interpretarem a Bíblia de acôrdo com suas próprias leituras etcétera

7. b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos identifiquem, nas decisões apresentadas, apenas uma reafirmação da doutrina católica, sem considerar as necessidades e intenções previstas nas doutrinas reformistas.

8. Resposta: Alternativa b.

Metodologias ativas

Para desenvolver as atividades 6 e 7, se julgar conveniente, realize a estratégia de metodologia ativa think-pair-share. Para isso, confira orientações acêrca dessa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Em seguida, leia com os alunos o texto e as questões e oriente-os a refletir sôbre as possíveis respostas. Depois, organize-os em duplas e conversem sôbre as respostas que pensaram para cada uma das questões lidas, compartilhando suas ideias e complementando as respostas uns dos outros. Realize esta atividade duas vezes, uma para cada atividade.


Na atividade 8, proponha uma leitura compartilhada, possibilitando a cada aluno que leia uma alternativa. Verifique se os alunos compreenderam a relação entre a burguesia e a Reforma Protestante. Para melhor aproveitamento desta atividade, solicite aos alunos que pesquisem mais informações sôbre o papel da burguesia no Renascimento e sua relação com a Reforma Protestante.

  1. Na Inglaterra, a burguesia criou o Ato de Supremacia, que instituiu a Igreja anglicana e possibilitou a apropriação das riquezas da Igreja católica.
  2. Na tentativa de renovar os dogmas da Igreja católica, o clero decidiu alinhar os interêssis da classe burguesa ao catolicismo.

9. Leia o texto a seguir e responda às questões no caderno.

reticências

Heitor Furtado [Mendonça] chegou à Bahia autorizado a processar em última instância os desvios da fé menos gravosos, apesar de heréticos aos olhos da Inquisição, a exemplo da bigamia, sodomia, blasfêmias e assemelhados. No caso dos delitos tipicamente religiosos contra a fé católica, deveria tão somente instruir os processos e mandar os réus presos para Lisboa, sendo este principalmente o caso de cristãos-novos com forte presunção de heresia judaica.

reticências

vâinfas, Ronaldo; ASSIS, Angelo a. éfe. A esnoga da Bahia: cristãos-novos e criptojudaísmo no Brasil quinhentista. ín: GRINBERG, Keila (.). Os judeus no Brasil: inquisição, imigração e identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. pê ponto 48.

  1. Quem era Heitor Furtado? Comente sua função.
  2. Que situações heréticas, segundo o Tribunal do Santo Ofício, são citadas no texto?
  3. Levante hipóteses para explicar por que Heitor Furtado tinha autorização de processar os casos considerados menos graves.
  4. Por que você considera que principalmente os cristãos-novos eram presos e levados a Lisboa?
  1. Copie no caderno somente a alternativa correta.
    1. As ideias ou práticas que afirmam os dogmas da Igreja católica são chamadas heresias.
    2. Criada pêlo alemão Martinho Lutéro, a Companhia de Jesus tinha como objetivo conciliar a disciplina monástica com o catolicismo renovado proposto pêla Contrarreforma.
    3. Os autos de fé eram cerimônias particulares nas quais os inquisidores declaravam as sentenças dos indiciados pêlo Santo Ofício.
    4. O principal objetivo do Concílio de Trento era rever e examinar os dogmas e as práticas da Igreja, tendo em vista que estavam sendo ameaçados pêlo protestantismo.
Respostas e comentários

9. a) Resposta: Heitor Furtado era um membro do Tribunal do Santo Ofício que foi enviado ao Brasil para investigar casos de heresia.

9. b) Resposta: Bigamia, sodomia, blasfêmia e prática de judaísmo.

9. c) Resposta: Espera-se que os alunos compreendam que, por serem menos graves, não precisavam de um auto de fé. Além disso, demonstrava aos colonos o poder do Tribunal, reprimindo, assim, práticas futuras.

9. d) Resposta: Espera-se que os alunos relacionem a perseguição aos cristãos-novos como o principal objetivo do Tribunal do Santo Ofício, portanto, essa era uma heresia grave, que deveria ser julgada em um tribunal propriamente dito.

10. Resposta: Alternativa d.

Algo a mais

O filme a seguir retrata a biografia de Martinho Lutéro.

> LUTERO. Direção de ériqui . Estados Unidos/Alemanha, 2003 (124 minutos).


  • A atividade 9 contribui para o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero cinco, pois trata da Inquisição e de seus desdobramentos na América. Os itens c e d possibilitam desenvolver aspectos da Competência geral 2 por exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências para investigar, elaborar e testar hipóteses.
  • Ao trabalhar a atividade 10, verifique se os alunos compreenderam o processo histórico da Reforma Protestante e da Contrarreforma. Esta atividade, por ser de múltipla escolha, pode ser realizada na biblioteca da escola para que os alunos consultem livros que abordam a questão e, assim, tirem melhor proveito da atividade. Além disso, ao realizarem o exercício de identificar a alternativa correta, deverão perceber fragilidades argumentativas e generalizações nas frases incorretas, contribuindo assim para que desenvolvam a argumentação.

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

Caça às bruxas

Muitas mulheres foram consideradas bruxas no contexto da Idade Média, principalmente no período de atuação da Inquisição. Milhares foram presas, julgadas e condenadas à morte na fogueira pêlo Tribunal do Santo Ofício por exercerem práticas supostamente relacionadas à bruxaria. Mas será que as mulheres perseguidas pêla Inquisição se pareciam com as representações que comumente vemos em filmes, séries e desenhos animados?

Nos séculos dezesseis e dezessete, diversas práticas relacionadas à medicina popular e aos saberes ancestrais, como as que envolviam um conjunto de conhecimentos associados ao corpo, eram consideradas subversivas, pois iam contra as concepções da Igreja católica. Essas práticas, exercidas principalmente pêlas mulheres, passaram então a ser vistas como bruxaria. É importante destacar que, naquela época, as mulheres eram consideradas mais frágeis que os homens e, segundo a crença católica, mais suscetíveis ao pecado. Assim, elas se tornaram maioria entre as pessoas perseguidas durante a Inquisição, com a chamada “caça às bruxas”.

A sabedoria popular

Algumas das atividades que antes eram vistas como bruxaria são, atualmente, reconhecidas como um tipo de sabedoria popular, conhecimentos adquiridos pêla tradição familiar ou da comunidade.

Em muitos locais do Brasil e do mundo, os conhecimentos tradicionais relacionados aos tratamentos de saúde, por exemplo, feitos com ervas e produtos naturais, são comuns e ainda transmitidos de geração para geração.

Ilustração. Sobre uma mesa, vários objetos, como velas coloridas, frascos de vidro de tamanhos, formas e cores diferentes, um livro, gravetos, talheres, tigelas e ramos de folhagens.
Respostas e comentários
  • As páginas abordam a temática da caça às bruxas, em especial no que tange ao contexto da Idade Média e à perseguição das mulheres pêla Inquisição, principalmente sob acusação de bruxaria. As práticas condenadas envolviam conhecimentos da medicina popular e saberes ancestrais. Muitos dêsses saberes e práticas ainda existem em diversas famílias. Dessa fórma, desenvolvem-se aspectos da Competência geral 9, além do tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos, possibilitando aos alunos exercitar o respeito e a valorização do diferente e dos diversos saberes.
  • Afinal, por que as mulheres eram as pessoas mais visadas pêla Inquisição? De que fórma as mulheres europeias eram vistas pêla sociedade dos séculos quinze e dezesseis? Qual era a visão da Igreja sôbre elas? Por meio da ilustração, dos textos e das atividades, os alunos entrarão em contato com questões como as citadas e formularão respostas críticas sôbre a perseguição sofrida pêlas mulheres, verificando os motivos que levaram tantas delas a serem torturadas e executadas durante a atuação da Inquisição na Europa.
  • O tema da caça às bruxas também possibilita o desenvolvimento das culturas juvenis. Proponha uma roda de conversa sôbre o assunto em destaque e solicite aos alunos que comentem o que compreenderam após a leitura dos textos desta seção. Incentive-os também a comentar o que já conheciam a respeito das mulheres que trabalham com medicina popular na atualidade. Diversos assuntos podem surgir; por exemplo, comentários a respeito da saúde física, principalmente com relação aos cuidados com a pele, e a questão do consumo, pois alguns dos conhecimentos dessas mulheres permitem um cuidado com a saúde mais acessível e, por vezes, de melhor qualidade que os produtos industrializados. Dessa fórma, diversos temas relacionados às culturas juvenis poderão ser desenvolvidos.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Quem eram as bruxas, segundo a visão dos inquisidores?

Ícone 'Atividade oral'.

2. Por que a grande maioria das pessoas perseguidas pêla Inquisição eram mulheres?

Ícone 'Atividade oral'.

3. Leia o texto a seguir.

reticências Além de investir em conceitos que subestimavam o corpo feminino, a ciência médica passou a perseguir [no século dezoito] as mulheres que possuíam conhecimentos sôbre como tratar o próprio corpo. êsse saber informal, transmitido de mãe para filha, era necessário para a sobrevivência dos costumes e das tradições femininas reticências. Era também a crença na origem sobrenatural da doença que levava tais mulheres a recorrer a [meios] sobrenaturais; mas essa atitude acabou deixando-as na mira da Igreja reticências.

del prióre, Méri. Magia e medicina na colônia: o corpo feminino. ín: dél , Méri (Organização.). História das mulheres no Brasil. 8. edição São Paulo: Contexto, 2006. página 81.

  1. De acôrdo com o texto, por que algumas mulheres ficavam na mira da Igreja?
  2. O que a autora quis dizer com a expressão “saber informal”?
  3. No lugar onde você mora existe alguma pessoa que exerça atividades ligadas aos saberes populares? Se possível, agende uma entrevista com ela para obter informações sôbre essas práticas. Pergunte-lhe com quem ela aprendeu tais conhecimentos e como ela os utiliza. Por fim, compartilhe com os colegas de turma o que você aprendeu sôbre saberes populares.
Ilustração. Uma mulher com um lenço na cabeça, usando um vestido, um colar e um avental. Ela está sentada em uma cadeira de madeira, segurando no colo um pote com plantas. Ao lado, um gato. Atrás, prateleiras com potes e plantas penduradas.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

  • As atividades 1 e 2 propiciam um aprofundamento a respeito dos temas desta seção. Organize os alunos em duplas e solicite-lhes que conversem e resolvam as atividades. Para melhor aproveitamento, peça-lhes que pesquisem mais informações referentes à perseguição às mulheres pêla Inquisição.
  • Ao propor que os alunos entrevistem uma pessoa que exerça atividades ligadas aos saberes populares, a questão 3 favorece a abordagem da Competência geral 10, pois incentiva nos alunos a ação coletiva com responsabilidade e resiliência para chegar a conclusões e decisões com base em princípios éticos e solidários.

Respostas

1. Segundo os inquisidores, as bruxas eram mulheres consideradas hereges por praticar atividades relacionadas aos saberes ancestrais, à medicina tradicional, e que apresentavam conhecimentos sôbre o corpo humano.

2. Porque as mulheres eram vistas pêla Igreja como mais frágeis e suscetíveis ao pecado.

3. a ) De acôrdo com o texto, algumas mulheres passaram a ficar na mira da Igreja porque tinham conhecimentos sôbre o próprio corpo e porque acreditavam na origem sobrenatural das doenças.

b ) O “saber informal”, citado pêla autora, é o saber adquirido por meio da tradição familiar.

c ) Estabeleça um prazo para que os alunos procurem alguém que possa lhes conceder a entrevista. Oriente-os a registrar as informações com um gravador ou aplicativo de celular para que, posteriormente, possam transcrever a conversa. Explique-lhes que o saber popular, tema da entrevista, pode ser relacionado à cura de alguma enfermidade – por meio do uso de ervas e plantas – ou mesmo às práticas de rituais que envolvam fenômenos da natureza e crenças religiosas. Aproveite esta atividade para promover a valorização da diversidade religiosa, de gênero e de opiniões. Caso algum aluno não conheça alguém que se dedique a essas práticas, peça-lhe que converse com uma pessoa mais velha que tenha passado por alguma experiência com tradição popular. Nesse caso, a entrevista pode ser feita com familiares, vizinhos ou conhecidos.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Redija um texto explicando a formação do Renascimento europeu. Para isso, utilize os têrmus a seguir.

Esquema de palavras. Transição, mentalidade, ser humano, cultura, ciência, verdade.
  1. A respeito da Reforma Protestante, identifique as afirmações incorretas e corrija-as em uma folha de papel avulsa.
    1. A Reforma Protestante questionava o enriquecimento, o nepotismo e a simonia praticados pêlo clero católico.
    2. A Reforma foi um movimento único que atuou na defesa dos mesmos ideais e doutrinas.
    3. A contestação aos dogmas católicos não era aceita pêla religião católica e resultou em uma série de excomunhões e perseguições.
    4. Luteranos, calvinistas e anglicanos questionavam a existência de um poder espiritual maior que o clero.
    5. O movimento protestante exigiu uma resposta oficial da Igreja católica, que veio por meio da Contrarreforma.
  2. Leia o texto a seguir e converse com os colegas de turma a respeito da relação entre o Renascimento e o movimento da Reforma Protestante.

Embora fosse clérigo e profundamente cristão, o filósofo holandês Erasmo de Roterdã (1469-1536) passou para a história por se opor ao domínio da Igreja sôbre a educação, a cultura e a ciência. A influência religiosa vigorou praticamente sem contestação durante toda a Idade Média no Ocidente e ainda no tempo de Erasmo era preciso ousadia para ir contra ela. De qualquer modo, ousadia individual fazia parte das atitudes que um número crescente de intelectuais começava a enaltecer no período de transição para a Idade Moderna, entre êles o filósofo holandês. O pensamento nascente defendia a liberação da criatividade e da vontade do ser humano, em oposição ao pensamento escolástico, segundo o qual todas as questões terrenas deviam subordinar-se à religião.

FERRARI, Márcio. Erasmo de Roterdã: o porta-voz do humanismo. Nova Escola, 1º outubro 2008. Disponível em: https://oeds.link/BJUrKu. Acesso em: 19 março 2022.

Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. Os alunos devem caracterizar o movimento como uma transição social, cultural, científica e artística, que modificou a mentalidade, colocou o ser humano no centro e priorizou a busca pêla verdade por meio da razão.

2. Resposta: Corretas: A, C e E. Incorretas: B (foram vários movimentos dentro da Reforma, na defesa de doutrinas e entendimentos diferentes da religião, entre êles o luteranismo, o calvinismo e o anglicanismo) e D (o questionamento era a respeito das doutrinas e das práticas do clero, e não quanto à existência de Deus).

3. Professor, professora: O objetivo desta conversa é auxiliar os alunos a identificar a Reforma como parte do movimento de mudança da mentalidade medieval para a moderna, tendo como referência a contestação aos dogmas da época.

1. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos conseguem identificar e relacionar determinadas características do processo de formação do Renascimento, desenvolvendo aspectos da habilidade ê éfe zero sete agá ih zero quatro.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade, retome os conceitos indicados na atividade. Questione-o sôbre o que êle sabe acêrca de cada um deles e peça-lhe que explique como êles estão relacionados com o Renascimento.

2. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos compreenderam o que foi a Reforma Protestante, quais eram as críticas à Igreja católica e as doutrinas pregadas pêlas novas religiões, desenvolvendo a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero cinco.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade, leia em conjunto com a turma todas as alternativas. Depois, peça aos alunos que indiquem as informações incorretas em cada uma delas.

3. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos compreenderam que a Reforma Protestante é resultado da mudança de paradigmas que a passagem da Idade Média para a Idade Moderna gerou, desenvolvendo aspectos da Competência específica de História 1 ao possibilitar a compreensão de processos de transformação e de manutenção das estruturas sociais, políticas e culturais.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade, releia o texto com êle destacando as informações mais relevantes para a questão. Depois, promova uma conversa com outros alunos a respeito do conteúdo do texto e dos conhecimentos adquiridos neste capítulo.

Respostas

3. a ) Se analisar o movimento renascentista de modo específico, a ciência deixou de ser subordinada à religião, a exemplo dos postulados de Copérnico e Decárte. Ao verificar o contexto mais amplo, no qual se insere a Reforma, questões políticas e econômicas também passaram a deixar de ser assunto da Igreja.

b ) Os alunos podem utilizar exemplos como o Renascimento artístico, a atenção à anatomia nas representações humanas, a observação do Universo, a intencionalidade humana na leitura da Bíblia e a consideração da vontade pêlo divórcio.

Após a conversa, responda às questões a seguir.

  1. De acôrdo com o texto e com o que você estudou, quais questões terrenas deixaram de se subordinar à religião durante o Renascimento?
  2. De que fórma a criatividade e a vontade do ser humano podem ser identificadas no Renascimento?
  1. Retome o que você estudou sôbre o método científico proposto por Decárte e indique de que fórma a razão está presente no método proposto.
  2. Analise a pintura a seguir e indique as características artísticas renascentistas presentes nela.
Pintura. À esquerda, um sólido geométrico transparente pendurado. No centro, Luca Pacioli, homem usando batina e capuz, está de pé, perto de uma mesa, com a mão esquerda sobre um livro e a direita segurando um objeto, parecido com uma vara, sobre uma placa preta em formato retangular. Ele está observando o sólido geométrico pendurado e o desenhando na placa. À direita e de perfil, um jovem com cabelos ruivos, usando chapéu e casaco. Sobre a mesa, também há um sólido geométrico sobre uma caixa.
Retrato de Luca Pacioli com um aluno, de . Óleo sôbre tela, ​98 centímetrospor108 , 1495.
  1. Organize e produza uma linha do tempo com os principais acontecimentos referentes ao Renascimento. Para isso, siga as dicas.
    • A linha do tempo pode ser apresentada na horizontal (da esquerda para a direita), ou na vertical (de cima para baixo).
    • Selecione os principais fatos históricos sôbre o Renascimento, apresentando data (ano) seguida de uma breve descrição do fato histórico.
    • Inclua os fatos históricos selecionados na ordem correta na linha do tempo. Fatos mais antigos à esquerda ou acima, e mais recentes à direita ou abaixo.
Versão adaptada acessível

6. Selecione os principais fatos históricos sobre o Renascimento. Depois, elabore uma lista organizando cronologicamente esses fatos, incluindo a data e uma breve descrição de cada um deles.

Orientação para acessibilidade

6. Resposta: Os alunos devem indicar fatos históricos referentes ao tema do Renascimento. Na lista, os fatos históricos devem ser acompanhados da data e apresentados na ordem cronológica correta.

6. Objetivo

• A atividade permite avaliar se os alunos conseguem sistematizar os acontecimentos referentes ao Renascimento e comunicar essa sistematização à turma utilizando uma lista, desenvolvendo aspectos da Competência geral 4.

Como proceder

• Caso algum aluno tenha dificuldade, retome os principais acontecimentos do Renascimento com ele e, depois, solicite-lhe que estabeleça conversas com alguns colegas sobre a resolução da atividade. Para tirar maior proveito, organize os alunos em duplas e peça-lhes que pesquisem quais são os principais acontecimentos do Renascimento.

Respostas e comentários

3. a) Resposta nas orientações ao professor.

3. b) Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. Resposta: Os alunos devem indicar fatos históricos referentes ao tema do Renascimento. Na linha do tempo, os fatos históricos devem ser acompanhados da data e apresentados na ordem cronológica correta.

4. e 5. Objetivos

A atividade 4 avalia se os alunos contextualizam o método científico de Decárte de acôrdo com as principais características do Renascimento e do humanismo, desenvolvendo aspectos da Competência específica de História 6. A atividade 5 avalia a compreensão deles sôbre as principais características artísticas do Renascimento, assim como as principais técnicas utilizadas pelos artistas do período, desenvolvendo aspectos da Competência específica de História 3.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade na atividade 4, solicite a êle que levante hipóteses sôbre os principais elementos do método de Decárte e as principais características do pensamento moderno. Caso tenha dificuldade na atividade 5, analise a imagem com ele e ressalte algumas características do Renascimento artístico presentes nela. Depois, solicite-lhe que realize novamente a atividade.

Respostas

4. Alguns elementos podem ser destacados pelos alunos, entre êles: a separação em problemas menores e a comprovação de cada parte por meio de evidências; a aceitação da verdade apenas pêla comprovação dos fenômenos; e a visão completa para garantir que nada que possa comprometer o resultado (a verdade) tenha sido ignorado.

5. Podem ser citados a proximidade com o realismo nas fórmas e expressões humanas, a centralidade da figura humana e os estudos científicos representados, bem como o próprio retrato de um professor junto ao aluno, fazendo alusão ao conhecimento.

6. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos conseguem sistematizar os acontecimentos referentes ao Renascimento e comunicar essa sistematização para a turma utilizando uma linha do tempo, desenvolvendo aspectos da Competência geral 4.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade, retome os principais acontecimentos do Renascimento com êle e, depois, solicite-lhe que estabeleça conversas com alguns colegas sôbre a resolução da atividade. Para tirar maior proveito, organize os alunos em duplas e peça-lhes que pesquisem quais são os principais acontecimentos do Renascimento.

Glossário

Dogma
: conjunto de princípios fundamentais incontestáveis de determinada crença religiosa.
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Teólogo
: especialista ou estudioso de questões religiosas.
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Excomungar
: ato de expulsar ou de excluir de um grupo ou de uma comunidade religiosa quem comete algo considerado delito.
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Monástico
: referente ao modo de vida religioso de monges e freiras.
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Concílio
: reunião organizada pêlo papa para discutir questões como doutrina, fé e costumes relacionados à religião.
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Herege
: pessoa que seguia ideias ou práticas que contrariavam os dogmas da Igreja católica, por exemplo, os seguidores das religiões protestantes.
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