UNIDADE 6 A colonização da América

Gravura. Vista de um território, cortado por um corpo de água. À esquerda, na parte superior, cercamento de madeira em formato circular com indígenas do lado de dentro e em volta de uma fogueira. Ao redor, indígenas com adereços coloridos e arcos e flechas. À direita, cercamento de madeira em formato circular com europeus do lado de dentro e com canhões. Ao redor, europeus com armas, apontando para os indígenas.  No corpo de água que corta o território, há duas embarcações de europeus com armas apontadas para os indígenas. Na parte inferior, uma embarcação grande perto de uma construção de pedra.
Gravura produzida por , no final do século dezesseis, representando a resistência indígena à invasão de seu território pelos europeus.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que o autor da gravura apresentada nesta abertura, , era um gravurista e editor nascido em 1528, em liége, atual Bélgica. êle se tornou conhecido por pesquisar, ilustrar e publicar relatos de viagens de navegantes do século dezesseis, mesmo sem nunca ter estado em lugares como as Américas, a África ou o Oriente. Algumas de suas gravuras mais conhecidas retratam o período inicial da colonização do Brasil.
  • Oriente os alunos a fazer uma análise atenta da gravura de , que representa um caso de resistência dos indígenas à invasão dos colonos portugueses ao seu território. Na imagem, embarcações portuguesas aparecem sendo atacadas por vários lados e reagem utilizando armas de fogo contra os nativos. Ao analisar essa imagem, é preciso ter em mente que ela foi produzida para o consumo do público europeu. Assim, seu principal objetivo era ressaltar as ameaças e perigos do Novo Mundo, enfrentados com frequência peloscolonizadores.
  • Identifique com os alunos as regiões indicadas no mapa. Explique a êles que a gravura representa o ataque dos portugueses aos indígenas caetés na vila de Igarassu, atual território de Pernambuco, no ano de 1549. Comente com os alunos algumas das indicações para as quais o mapa aponta, como , que representa a Ilha de Itamaracá, um dos primeiros territórios ocupados pelos portugueses e que já abrigava uma feitoria em 1516.

A partir do século dezesseis, espanhóis e portugueses iniciaram um processo de conquista e colonização das terras que hoje formam a América, transformando profundamente as sociedades indígenas que habitavam o continente.

Nesse processo de colonização e de encontro de diferentes culturas, as relações entre indígenas e europeus foram marcadas por conflitos, influenciando a história dos povos e das sociedades em todo o continente americano.

Iniciando a conversa

  1. Descreva a imagem apresentada nesta abertura.
  2. O que você sabe sôbre a colonização da América?
  3. De acôrdo com a gravura de , o processo de colonização ocorreu de maneira pacífica? Converse com os colegas sôbre o assunto.

Agora vamos estudar...

  • a chegada dos espanhóis à América;
  • a conquista e a colonização espanhola;
  • os portugueses no Brasil;
  • os primeiros anos de ocupação da América portuguesa.
Respostas e comentários

Questões 1 e 3. Respostas nas orientações ao professor.

Aproveite as questões 1 a 3 da página para mapear os conhecimentos prévios dos alunos. Durante a atividade 1, faça a análise dos elementos da imagem com os alunos destacando alguns costumes dos grupos indígenas (como o uso das redes, os atos de antropofagia e os ataques utilizando arco e flecha) e ações dos grupos portugueses (como o ataque com armas de fogo, o tipo de embarcação e o uso de canhões). Ressalte as diferenças nas vestimentas e armas de indígenas e portugueses, entre outras questões. Caso os alunos tenham dificuldades em responder à questão proposta na atividade 2, busque retomar seus conhecimentos sôbre os povos da América antes da chegada dos europeus e sôbre o processo de desenvolvimento das Grandes Navegações. Atente para que eles não realizem julgamentos de valor sôbre as características do passado dessas civilizações embasados no olhar do presente, incorrendo em anacronismo. Durante a atividade 3, garanta que todos os alunos possam se expressar. Crie uma lista na lousa com os argumentos levantados, contemplando a realidade de todos os alunos. Atividades realizadas por meio de um recurso imagético para auxiliar na composição de respostas permitem o trabalho com aspectos da Competência específica de História 3.

Respostas

1. Resposta pessoal. A imagem representa um grupo de indígenas defendendo seu território da invasão promovida por europeus. Os indígenas utilizam principalmente arcos e flechas para se defenderem, enquanto são atacados pelos europeus, que utilizam armas de fogo.

2. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos comentem o que sabem a respeito do assunto. Permita que êles se expressem livremente sôbre êsse tema, auxiliando-os e incentivando-os a refletir sôbre a colonização da América.

3. Não. De acôrdo com a representação de têodóre de bri, o processo de colonização ocorreu com a utilização de métodos violentos. Ressalte aos alunos que êsse processo causou a morte de milhares de pessoas, principalmente de nativos da América.

CAPÍTULO 12 A América espanhola

Quando os europeus desembarcaram na América, em 1492, havia cêrca de 50 milhões de indígenas habitando o território. Essa população foi drasticamente reduzida ao longo dos anos de invasão e de ocupação europeia.

Em 1492, algumas sociedades indígenas da América formavam poderosos reinos e impérios, muito ricos, politicamente organizados, e com uma cultura sofisticada.

No entanto, a visão dos europeus com relação a povos era etnocêntrica, pois depreciava os valores e o modo de vida próprios das culturas indígenas. Em muitos relatos europeus, as populações nativas eram descritas como “bárbaras e selvagens”.

A queda do Estado Asteca

Em 1518, os espanhóis chegaram ao território asteca, atual região do México. êles foram recebidos com presentes, entre os quais vários objetos de ouro, provocando grande interêsse nos espanhóis em conquistar o território.

Então, os espanhóis empreenderam outras expedições à região. Uma delas, comandada por cortés, em 1519, reuniu centenas de tripulantes e muitas peças de artilharia, além de cavalos, animais até então desconhecidos pelos nativos americanos.

O mapa a seguir representa Tenochtitlán, a capital asteca, após a conquista, em 1521. O modo como o local e seus habitantes foram representados indica que provavelmente o mapa foi pintado por um asteca.

Mapa. Ao centro, porção de terra envolto por um corpo de água. Dentro da porção de terra, há linhas tracejadas indicando caminhos. Na porção de água, há pequenas embarcações. Ao redor do corpo de água, outra porção de terra com várias linhas tracejadas indicando  caminhos. Em algumas, há pessoas caminhando.
Tenochtitlán1521. Mapa pintado à mão em dois pedaços de pergaminho unidos, 75centímetrospor144centímetros, 1550. Detalhe.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Compreender o processo de conquista e de colonização da América espanhola.
  • Conhecer aspectos da sociedade colonial.
  • Entender e reconhecer as motivações das lutas dos povos indígenas latino-americanos na atualidade.
  • Perceber que há diferentes visões sôbre a conquista e a colonização da América.

Justificativa

Os conteúdos abordados neste capítulo são relevantes para que os alunos reconheçam as interações e conexões entre as sociedades dos continentes americano e europeu, especialmente no início dos contatos entre os espanhóis e os povos americanos, o que favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero dois. Os alunos também analisarão as fórmas de organização das sociedades americanas no período da chamada Conquista espanhola e identificarão os diversos impactos dêsse processo para as populações nativas, incluindo suas fórmas de resistência, abordagem que contribui para desenvolver as habilidades ê éfe zero sete agá ih zero oito e ê éfe zero sete agá ih zero nove.

  • Ao analisar o mapa da página, ressalte que a concepção dos povos originários a respeito deles mesmos era muito diferente daquela dos colonizadores. Se possível, compare um mapa de Tenochtitlán elaborado pelos espanhóis com o mapa da página e indique onde o território se localiza no atual México. A atividade auxilia o desenvolvimento do saber geográfico, visto que os alunos farão uma leitura atenta do mapa e criarão relações entre as questões culturais e a delimitação de fronteiras da capital do Império Asteca. Essa análise também desenvolve o trabalho com a etnocartografia, pois destaca que os saberes astecas sôbre a natureza, a população e os limites territoriais estão indicados no mapa e são muito diferentes daqueles produzidos pelos espanhóis, que não dominavam esses conhecimentos e técnicas.
  • êsse trabalho ajuda a valorizar a cultura das populações locais da América. A discussão favorece o trabalho com as Competências gerais 3 e 4 da Bê êne cê cê, pois os alunos aprenderão a valorizar manifestações culturais locais e empregarão diferentes linguagens, inclusive a cartográfica, para compartilhar informações, experiências e ideias no contexto da colonização na América. Além disso, o uso da linguagem cartográfica para desenvolver o raciocínio espaço-temporal dos alunos ajuda a trabalhar alguns aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7, levando-os a relacionar localização, distância e direção.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Em sua opinião, os conhecimentos de um asteca foram importantes para a construção do mapa apresentado anteriormente?


Sem saber das intenções dos espanhóis, o governante asteca Montezuma recebeu-os como visitantes, oferecendo-lhes alojamento em seu palácio. Aproveitando-se da confiança do governante, os espanhóis, então, deram início a uma série de ataques violentos contra os nativos, mas foram duramente reprimidos.

Após essa derrota, cortés reorganizou suas tropas, armou um cerco contra Tenochtitlán e Montezuma foi assassinado. Apesar da superioridade populacional e da grande resistência do Estado Asteca, em 1521 êle chegou ao fim com o domínio dos espanhóis.

A conquista do Império Inca

A partir de 1520, os espanhóis realizaram várias expedições para reconhecer o território do Império Inca, então localizado na cordilheira dos Andes. Em 1531, a tropa liderada por Francisco pizarro, formada por 180 homens fortemente armados, invadiu as terras incas.

Nessa época, o Império Inca estava atravessando um período de conflitos internos. Além disso, os irmãos Atarrualpa e ruáscar disputavam o trono. Atarrualpa saiu vitorioso, tornando-se governante.

O Império Inca ficou bastante fragilizado pêla crise, permitindo que pizarro se aproveitasse dessa situação para capturar Atarrualpa, em 1532, na cidade de Carramárca (no atual Peru). As tropas de pizarro executaram Atarrualpa e apoderaram-se de Carramárca.

Apesar da forte resistência indígena, a conquista espanhola estendeu-se pêlas demais regiões do Peru. Cuzco, capital do Império, foi tomada no ano seguinte, mas somente em 1572, quando o último governante inca, tupác amarú, foi morto pelos invasores, os incas foram totalmente dominados.

Gravura. Na parte superior, há o texto: CONQVISTA ATAGVALPAINGACIVIDAD DECAXAMARCA ENSVTRONO VSNO.
Ao centro, Atahualpa, um homem, vestindo um manto vermelho, coroa e cetro dourado, sentando em um trono sobre um altar. À esquerda, dois homens, vestindo armaduras de metal, estão de perfil e olhando Atahualpa. À direita, um homem, calvo e usando batina marrom, segura um livro com as mãos enquanto olha para Atahualpa. Ao lado, um homem, com casaco, chapéu, calças e meias até os joelhos, está de perfil e com uma das mãos levemente levantadas com um dedo erguido. Ao fundo, varias pessoas com roupas marrom até os joelhos, adereço colorido na cabeça e lanças nas mãos.
Ilustração que representa o primeiro encontro de pizarro com Atarrualpa, em 1532. Extraída da obra de Felipe guamán Aiála, século dezesseis.
Respostas e comentários

Questão 1. Resposta nas orientações ao professor.

  • A abordagem dos primeiros contatos entre europeus e nativos da América favorece o trabalho com a Competência específica de História 1, possibilitando que os alunos compreendam acontecimentos históricos e transformações das estruturas dos povos em questão. Da mesma fórma, entender a existência de dois sujeitos que interagem em um evento histórico possibilita o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 1.
  • Durante o trabalho com a questão 1, retome a análise do mapa apresentado na página anterior e organize uma roda de conversa sôbre a importância dos saberes e da cultura asteca.

Resposta

Questão 1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reconheçam a importância do conhecimento dos habitantes e do local para a elaboração do mapa.


  • Explique aos alunos que, entre os vários fatores que favoreceram a vitória das tropas de hernãn cortês, estão o apôio de povos rivais dos astecas, que se tornaram aliados dos espanhóis, assim como a fome e as doenças.
  • Mostre que a imagem de Atarrualpae pizarro representa o primeiro encontro pacífico entre o governante inca e os espanhóis, ocorrido em 1532. Analise-a com os alunos, destacando que Atarrualpa foi representado em posição central, em frente de grande quantidade de guerreiros incas, dispostos e armados para a segurança dele. Há também uma figura religiosa, como se estivesse lendo a Bíblia para os nativos. Para estabelecer o diálogo entre colonizadores e indígenas, há um intérprete no cenário. êle foi representado com o braço esquerdo levantado. É possível identificar o europeu e os nativos pêlas vestimentas. O europeu foi representado com armadura, arma e escudo característicos, ao passo que os nativos vestem roupas típicas e adornos tradicionais.

A administração das colônias

Após as guerras de conquista, os espanhóis iniciaram o processo de colonização das terras na América. O território foi dividido em vice-reinos.

Em 1535, foi criado o Vice-Reino da Nova Espanha, englobando o território do atual México e de parte da América Central. O Vice-Reino do Peru, criado em 1542, incluía parte das colônias espanholas da América do Sul.

Cada um deles era governado por um vice-rei, responsável por assuntos administrativos, mi­litares e religiosos. O vice-rei tam­bém exercia o papel de juiz nas , que eram tribunais responsáveis por aplicar a justiça nas colônias.

As cidades maiores tinham um órgão importante, o cabíldo, responsável pêla administração municipal e geralmente controlado pelos colonizadores mais ricos.

Os vice-reinos da América espanhola (séc. XVI)

Mapa. Os vice-reinos da América espanhola (século 16). Mapa territorial de parte da América do Norte, América Central e América do Sul. Conforme a legenda: Vice-Reino da Nova Espanha: Porção de terra localizado na região sul da América do Norte e parte da América Central. Cidades destacadas: Santa Fé, St. Augustine, Cidade do México, Vera Cruz, Mérida, Havana e Santo Domingo. Vice-Reino do Peru: Faixa de terra que se estende pela costa oeste e partes da região central da América do Sul. Cidades destacadas: Caracas, Cartagena, Panamá, Santa Fé de Bogotá, Quito, Lima, Cuzco, La Paz, Potosí, Santiago, Concepción, Assunção e Buenos Aires. Na parte inferior à esquerda, planisfério destacando parte da América. À direita, representação da rosa dos ventos e, abaixo, escala de 1300 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: blék, diéremi. World History Atlas. Londres: dórlin quínderslei, 2005. página 7879.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Após observar o mapa, identifique duas cidades que faziam parte do Vice-Reino da Espanha e duas cidades do Vice-Reino do Peru.

A sociedade colonial

A sociedade espanhola colonial estava dividida em cinco grupos distintos.

tchápetones: eram os espanhóis que migraram para a América. Ocupavam os cargos administrativos mais importantes e eram donos de grandes fazendas e de minas e responsáveis pêlo comércio entre as colônias e a metrópole.

criôlos: eram os descendentes de espanhóis nascidos na América. Também pos­suíam terras e minas, mas exerciam cargos inferiores aos dos tchápetones na administração colonial. Com os tchápetones, formavam a elite colonial.

Respostas e comentários

Questão 2. Respostas possíveis: Vice-Reino da Nova Espanha – Santa Fé, Cidade do México, , Mérida, Vera Cruz, Santo Domingo, Havana. Vice-Reino do Peru – Caracas, Cartagena, Panamá, Santa Fé de Bogotá, Quito, Lima, Cuzco, La Paz, Potosí, Assunção, Santiago, , .

  • A análise da exploração do trabalho indígena e da atuação da Igreja nos tempos coloniais possibilitam o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero nove, pois evidenciam impactos da conquista da América para as populações ameríndias.
  • êsse assunto favorece também o trabalho com aspectos da Competência específica de História 1, que ajuda na compreensão das relações de poder e da manutenção das estruturas sociais da América espanhola, cujo critério era baseado principalmente em aspectos étnicos da população.
  • Durante a realização da questão 2, ao analisar o mapa da página, identifique com os alunos as cidades indicadas. Se possível, compare o mapa dos Vice-Reinos espanhóis com o da América Latina atual, situando as cidades em seus países contemporâneos. Retome o assunto sôbre como os espanhóis mudaram os nomes de algumas cidades dos povos americanos, criando nomenclaturas em espanhol e em homenagem a figuras da Igreja católica (como Santo Domingo, Santiago e Santa Fé de Bogotá), mas mantiveram outras como eram chamadas por seus povos (como cúsco). A atividade auxilia o desenvolvimento do saber geográfico, visto que os alunos farão uma leitura atenta do mapa e criarão relações entre as questões culturais, políticas e a delimitação de fronteiras durante o período do estabelecimento do Império Espanhol na América. Além disso, o uso da linguagem cartográfica para desenvolver o raciocínio espaço-temporal dos alunos ajuda a trabalhar alguns aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7, levando-os a relacionar localização, distância e direção.

Mestiços: eram filhos de espanhóis, ou de descendentes de espanhóis, com indígenas. Dedicavam-se a diferentes atividades, como o pequeno comércio, o artesanato e a administração de propriedades rurais.

Indígenas: grupo formado por grande variedade de povos nativos. A mão de obra dêsse grupo era utilizada nas minas, na agricultura e nas obras públicas.

Africanos e afrodescendentes escravizados: a presença deles foi mais comum no Caribe e em partes da América do Sul. Sua mão de obra foi utilizada principalmente na produção de açúcar e em atividades mineradoras.

Trabalho indígena

A mão de obra indígena foi predominante na maior parte da América espanhola. O trabalho forçado por meio da mita e da encomienda eram os mais comuns.

A mita era uma espécie de imposto pago pelos indígenas na fórma de trabalho. êsse sistema já era utilizado pelos povos incas e foi adaptado pelos espanhóis, sendo amplamente empregado na mineração e nas obras públicas, principalmente no Vice-Reino do Peru. Por meio dêsse sistema, alguns indígenas eram retirados de suas comunidades e forçados a trabalhar em outra região da colônia. êles recebiam apenas um pequeno pagamento em troca de seu trabalho e só podiam sair mediante autorização. Por causa das péssimas condições de trabalho e dos maus-tratos sofridos, milhares de indígenas submetidos a êsse sistema morreram.

Na encomienda, era estabelecido um contrato entre um colono e a Coroa espanhola. O colono (o encomendero) podia explorar o trabalho ou cobrar tributos de uma comunidade indígena mediante o pagamento de taxas à Coroa. Por meio do contrato, o colono era responsável por vestir, alimentar e catequizar os indígenas explorados.

Representação da exploração do trabalho inca pelos colonizadores europeus.

Gravura. Na parte superior, há o texto: DELOSTANBOS ESPANOLGVAGANÑ DO DESTE REYO COMOENCATILLA. Abaixo, ilustração de um indígena, vestindo roupa marrom e tecido vermelho ao redor do corpo, segurando um objeto comprido e cilíndrico com uma mão e uma espada com a outra. Nas costas, carrega um objeto em formato retangular na cor cinza. À direita, um homem com barba, usando farda, capa azul e chapéu, está montado em um cavalo com o dedo apontado para cima e olhando na direção do indígena.
Gravura do início do século dezessete, extraída do livro A primeira nova crônica e bom govêrno, do espanhol Felipe guamãn pôma de aiála.
Respostas e comentários
  • Uma das possibilidades de trabalho com a sociedade colonial espanhola na América é o desenvolvimento de uma pirâmide social. No tôpo da pirâmide, indique a presença dos tchápetones, que eram nascidos na Espanha e detinham o poder político. A camada seguinte é a dos criôlos, colonos já nascidos em território americano que desenvolveram atividades comerciais, eram proprietários de terras e detinham o poder econômico, mas não podiam exercer cargos políticos importantes em razão de sua origem. A terceira camada é composta pelos mestiços, filhos de espanhóis com indígenas, que praticavam o artesanato, o pequeno comércio e outras atividades. A penúltima camada é a dos indígenas, que realizavam um tipo de trabalho forçado nas minas, nas lavouras e nas cidades, que se diferenciava da escravidão pêlo pagamento de uma contraprestação financeira de baixo valor. Por fim, estavam os escravizados africanos, empregados na mineração e na plantação. Ressalte aos alunos que a escravidão africana foi empregada somente em alguns territórios espanhóis, como o Caribe e a Colômbia. Leve-os a refletir sôbre como essa diversidade ajudou a formar grupos étnicos tão diferentes nos atuais países da América espanhola. Ao passo que as populações da América do Sul têm características físicas que remontam à sua ancestralidade indígena, as comunidades da América Central – como de Cuba e da República Dominicana – são predominantemente negras.
  • Analise a imagem da página com os alunos, questionando-os sôbre como ela retrata um exemplo de encomienda. Mostre a êles que o indígena carrega um bloco pesado e possui em suas mãos seu pequeno pagamento, enquanto recebe ordens do colono espanhol, que o segue a cavalo.

Algo a mais

A fim de ampliar os conhecimentos sôbre a história da América Latina, uma possibilidade é a leitura do livro:

> PRADO, Maria Lígia; PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014.

Influência da Igreja

Durante a colonização, diferentes ordens religiosas católicas foram responsáveis pêla tarefa de catequizar os indígenas, exercendo importante papel na dominação dos povos nativos. A catequização enfraquecia os laços de identidade existentes entre os indígenas, pois procurava substituir sua cultura tradicional pêla cultura europeia.

Em muitos aspectos, a atuação da Igreja foi contraditória. Em diversas ocasiões, ela auxiliou a metrópole a controlar os indígenas e participou diretamente da exploração de sua mão de obra. Por outro lado, muitos membros da Igreja agiram na defesa dos nativos, tentando proteger a vida deles e diminuir as crueldades praticadas pelos colonizadores.

A conquista do México segundo Bernardino de sarragun

A dominação dos colonizadores espanhóis sôbre Tenochtitlán, capital asteca, foi marcada por muita violência e cobiça. Parte da história dessa dominação foi escrita por Bernardino de sarragun, missionário franciscano que viveu no México no século dezesseis.

Durante aproximadamente 30 anos, êle escreveu a obra História geral das coisas da Nova Espanha, trabalho enciclopédico composto de 12 livros sôbre a história e a cultura do povo asteca, publicado entre 1575 e 1577. Essa publicação também ficou conhecida como . O Livro 12 dessa obra trata especificamente da conquista do México.

Os livros foram escritos com base em relatos históricos de indígenas que testemunharam a conquista espanhola. Os relatos históricos são importantes fontes de estudos, pois permitem que episódios importantes da história sejam compreendidos a partir de diferentes pontos de vista.

Fac-símile. Na parte superior, há um texto. Na parte inferior, ilustrações de homens usando armadura, capacete com plumas e montados em cavalos. Um deles está na frente dos demais e  segurando uma bandeira.
fác símile de páginas da obra História geral das coisas da Nova Espanha, publicada entre 1575 e 1577.
Respostas e comentários
  • O tema da influência da Igreja no espaço colonial, cujos membros dividiam-se na exploração indígena ou na proteção aos nativos, possibilita ao aluno entender a existência de diferentes visões sôbre uma cultura ou um povo em um mesmo contexto histórico, aspecto da Competência específica de História 4.
  • Ao trabalhar o tema do boxe, explique aos alunos que o relato histórico é um gênero textual com o objetivo de expor (de fórma escrita ou oral) acontecimentos reais do passado. Trata-se de uma importante fonte de estudos, pois fornece uma diversidade significativa de vozes, permitindo que episódios históricos relevantes sejam compreendidos por diferentes pontos de vista. Lembre de ressaltar que o relato depende da visão de quem vivencia o fato e das intenções da narrativa, portanto, é variável.
  • Comente com os alunos que Bernardino de sarragun foi um dos principais cronistas do processo de conquista da Nova Espanha. sarragun foi um padre espanhol da ordem dos franciscanos que escreveu muitas obras bilíngues, pois aprendeu o idioma nativo dos astecas, o náuatle, fator que permitiu sua comunicação direta com êles. Por êsse motivo, suas publicações são consideradas algumas das fontes mais importantes para a reconstrução da história dos astecas antes mesmo da instalação de um govêrno espanhol na América, já que êle registrava também os relatos dos povos locais.
  • Faça a análise da imagem do boxe com os alunos. Explique-lhes que ela traz a representação dos espanhóis no contexto da chegada à América. A imagem retrata espanhóis de maneira imponente, montados em seus cavalos, uniformizados e armados. A representação da imagem que coloca em evidência os espanhóis, é reiterada pêlo título da obra, que denomina o território já habitado por milhões de nativos segundo a perspectiva do colonizador, ou seja, Nova Espanha.

Leia a seguir um trecho da obra de sarragun, que trata da relação dos colonizadores espanhóis com Montezuma, governante asteca que hospedou os europeus em seu palácio lógo após a chegada deles ao território asteca.

Os conquistadores mostram seu interêsse pêlo ouro

Quando os espanhóis instalaram-se, em seguida interrogaram Motecuhzomaglossário a respeito dos recursos e reservas da cidade: as insígnias guerreiras, os escudos; muito procuravam e muito exigiam o ouro.

E rápido vai-lhes guiando. Vai cercado, acossado. êle vai no meio, vai adiante deles. Vão-lhe comprimindo, vão-lhe acossando.

E quando chegaram à casa do tesouro, chamada , tiram para fóratodos os objetos feitos com plumas, como colêtis de pluma de , escudos preciosos, discos de ouro, os colares dos índios, as lunetas para o nariz feitas de ouro, as correntes de ouro, pulseiras de ouro, os diademas de ouro.

Imediatamente foi despojado de todos os escudos de ouro, assim como todas as insígnias. E em seguida fizeram uma grande bola de ouro, e botaram fogo, incendiaram, queimaram tudo o que restava, por mais valioso que fosse: com o que tudo ardeu.

Quanto ao ouro, os espanhóis reduziram tudo a barras, e ficaram com todas as chalchihuitesglossário que acharam mais bonitas; mas todas as outras dêsse tipo de pedra ficaram para os tlaxcaltecasglossário .

[...]

sarragun, Bernardino. Os conquistadores mostram seu interêsse pêlo ouro. ín: , Miguel. A visão dos vencidos: a tragédia da conquista narrada pelos astecas. Tradução: Carlos e Jác . Pôrto Alegre: Ele e Pê ême, 1985. página 77.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. De acôrdo com o relato histórico apresentado, como os espanhóis agiram em relação ao governante asteca Montezuma?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Por que os relatos históricos são fontes importantes para o estudo da História?

Ícone 'Atividade oral'. Ícone 'Em grupo'.

3. Em sua opinião, qual é a importância de mostrar a visão dos povos dominados sôbre a história da conquista da América? Discuta com os colegas e troquem ideias sôbre o assunto. Por fim, baseando-se na discussão com os colegas, reflita se sua opinião ainda é a mesma.

Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

As questões 1 a 3 permitem o desenvolvimento da leitura inferencial. Peça aos alunos que façam a leitura do texto de sarragun sôbre as relações entre Montezuma e os colonizadores espanhóis. Discuta com eles as atividades descritas no texto e o posicionamento de seus personagens. Para isso, formule questionamentos como: “Por que Montezuma leva os espanhóis para seu palácio?”; “Como o autor descreve o sentimento de Montezuma?”; “Como o texto relata um episódio da conquista espanhola?”. Ao discutir a importância dos relatos históricos como fontes para o estudo da História, a questão 2 dialoga com aspectos da Competência específica de História 6, visto que busca compreender os conceitos que norteiam a produção historiográfica. Por sua vez, a questão 3 pode ser trabalhada no âmbito da Competência específica de Ciências Humanas 4, motivando os alunos a terem atitudes de acolhimento e valorização da diversidade dos povos indígenas da América, assim como suas particularidades.

Respostas

1. De acôrdo com o relato, Montezuma foi completamente desrespeitado pelos colonizadores, que o roubaram e desconsideraram toda a cultura asteca.

2. Espera-se que os alunos reconheçam a importância dos relatos históricos como fontes para o estudo da História, pois trazem informações e pontos de vista de pessoas diversas, enriquecendo o trabalho do historiador e a maneira como êle pode estudar e interpretar determinados aspectos do passado.

3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reflitam sôbre a importância de conhecer a história dos povos sob diversos ângulos, rechaçando um modêlo que considera apenas o lado do conquistador. A visão dos povos dominados é essencial para entendermos melhor e de maneira mais justa determinado fato ou processo histórico.

Os povos indígenas na atualidade

Com base no que você estudou até aqui, será que podemos afirmar que o processo de conquista e colonização da América espanhola afetou os povos indígenas que vivem atualmente no território? De que maneira?

Só é possível compreender a situação atual dos povos indígenas na América Latinaglossário se levarmos em consideração o processo histórico iniciado com a chegada dos colonizadores europeus ao continente. A violência e a exploração sofridas pelos indígenas, durante a conquista e nos anos seguintes, marcaram profundamente essas sociedades.

De acôrdo com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (cepál), nos dias atuais, os indígenas constituem aproximadamente 8,3% da população da América Latina, com quase 45 milhões de indivíduos que representam mais de 800 povos e culturas distintos.

povos enfrentam realidades diferentes em cada região. Em geral, muitos deles ainda lutam por melhores condições de vida e por direitos que lhes garantam mais dignidade ou mesmo para que os direitos já conquistados sejam cumpridos. Conheça a seguir um pouco mais sôbre povos.

Mapuche

Os Mapuche são um povo indígena que vive atualmente no sul do Chile e da Argentina. Durante a colonização da América pelos espanhóis, indígenas os enfrentaram com forte resistência, conquistando a autonomia do território que ocupavam.

Ao longo do tempo, principalmente durante o século vinte, parte dos territórios mapuches foi ocupada por latifundiários e por empresários que desejavam explorar economicamente a região. Atualmente, os indígenas lutam pêla devolução dêsses territórios ao seu povo.

Fotografia. Mulheres indígenas com adorno nos cabelos, usando roupas escuras. Elas estão segurando baquetas sobre tambores, com a boca aberta.
Mulheres Mapúche em protesto por maior autonomia e liberdade às suas comunidades, no centro de Santigo, Chile, em 2021.
Respostas e comentários
  • Discuta com os alunos as consequências da colonização espanhola na América para a conformação dos povos que habitam êsse território na atualidade. Organize uma roda de conversa e permita que êles apontem diversos tipos de influência, desde questões étnicas, linguísticas e culturais, até algumas de caráter econômico e político, com denúncias à exploração das comunidades indígenas e extermínio de alguns povos. Essa discussão permite o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero nove, uma vez que aborda os impactos da colonização espanhola para as populações ameríndias na atualidade, considerando, inclusive, as fórmas de resistência dos nativos nesse processo. Também se articula à Competência geral 9, pois possibilita ao aluno exercer a empatia e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos por meio da apresentação das situações e condições atuais dos povos indígenas na América Latina, levantando questões como a dificuldade de sobrevivência e suas lutas para que seus direitos sejam garantidos e cumpridos.
  • O conteúdo sôbre os povos indígenas na atualidade permite o trabalho com os temas contemporâneos transversais Diversidade cultural e Educação em direitos humanos, ressaltando a necessidade de lutarmos pêla construção e pêlo aprimoramento de uma democracia inclusiva e justa. Ao abordar o assunto, destaque a importância de conhecermos a realidade dos povos indígenas na atualidade e sua pluralidade social, não só nos países colonizados pelos espanhóis, mas também no Brasil. Auxilie os alunos a perceber que as mais diversas fórmas de preconceito contra uma população indígena, ainda arraigadas, têm origens no processo de colonização, que dizimou e explorou a mão de obra nativa e submeteu os povos originários à cultura europeia, desprezando seus costumes, suas tradições e seu modo de vida. Reforce para êles a importância de combater preconceitos, reconhecendo os direitos dos indígenas e desconstruindo qualquer fator de marginalização dessas populações. Repasse o texto sôbre algumas das etnias da atualidade, explicando que todos povos têm suas lutas específicas contra a exploração, pêlo fim da discriminação e pêla manutenção de seus direitos.

Quéchua e Aimará

Dois dos maiores grupos de povos indígenas que habitam a América Latina são os Quéchua e os Aimará. A principal identidade dêsses grupos é a língua falada por êles.

Atualmente, o quéchua, antiga língua indígena adotada pelos incas, é falado por aproximadamente 11 milhões de pessoas de diferentes grupos étnicos, principalmente nos países onde é uma das línguas oficiais, como é o caso do Peru, da Bolívia e do Equador.

A língua aimará é falada por aproximadamente 2 milhões de pessoas, principalmente na Bolívia e no Peru.

povos ainda lutam para ampliar e melhorar os serviços oferecidos pêlo Estado aos indígenas, como saúde e educação.

Fotografia. À esquerda, duas mulheres, usando roupas coloridas, estão caminhando em uma rua com muitas barracas com mercadorias penduradas, como chapéus e roupas. Ao fundo, pessoas caminhando entre as barracas.
Mulheres aimará participando de um desfile, na cidade de lá pás, Bolívia, em 2021.

Povos descendentes dos maias

Aproximadamente 6 milhões de indígenas descendentes de povos maias vivem hoje em regiões da Guatemala, de Honduras, de Belize e do México. Muitos dêsses povos procuram preservar suas antigas tradições, embora também tenham incorporado parte da cultura dos colonizadores, como o cristianismo. Apesar de ter havido fusão entre a religião maia e o cristianismo, as crenças de seus antepassados não foram abandonadas, sendo conservados muitos de seus costumes, modos de ver o mundo e rituais. Assim, uma das lutas dêsses povos é para que sua religiosidade seja respeitada e tenha espaço para se desenvolver.

Fotografia. À esquerda, duas mulheres, usando roupas coloridas, estão caminhando em uma rua com muitas barracas com mercadorias penduradas, como chapéus e roupas. Ao fundo, pessoas caminhando entre as barracas.
Descendentes dos maias em mercado tradicional de compra e venda de artesanato, na cidade de xixicastenãngo, Guatemala, em 2020.
Respostas e comentários

Um texto a mais

sôbre a violência contra populações indígenas em algumas regiões da América Latina, como a Argentina e o Chile, leia o texto a seguir.

reticências

O govêrno argentino, durante o século dezenove, praticamente afastou e dizimou populações autóctones que habitavam as fronteiras da Patagônia com o Chile; a Campanha do Deserto (1879-1883) provocou o extermínio quase que total de todos os indígenas que povoaram estas terras e colonos ocuparam estas terras de cada lado das vertentes dos Andes com atividades agrícolas, pecuárias e comerciais entre a população chilena e argentina. Dados que confirmam vestígios do homem americano neste espaço datam entre .10000 e .3000 anos as populações Mapuches na área de e de e outros grupos menores eram os “donos do Território”.

reticências

CURY, Mauro José Ferreira; PUTRICK, Simone Cristina. As territorialidades transfronteiriças e o turismo em parques nacionais do Brasil, Argentina e Chile. Desafio Online, Campo Grande, verdadeiro. 3, número 1, janeiro/abril 2015. página 1112. Disponível em: https://oeds.link/S497ju. Acesso em: 27 maio 2022.

Investigando fontes históricas

As representações da conquista

Os espanhóis produziram diversas imagens sôbre os acontecimentos da época dos primeiros contatos com os indígenas. Além de retratos acêrca do dia a dia asteca, por exemplo, eles produziram imagens que tratam da conquista, registrando a visão que tinham sôbre os eventos ocorridos nesse processo.

O primeiro contato entre indígenas e europeus foi representado em códicesglossário . Um dêsses códices foi produzido pêlo religioso espanhol Diego Durán, no século dezesseis. Observe a seguir a análise de uma das ilustrações do chamado Códice Durán. Ela representa como teria sido o encontro entre europeus e astecas.

Gravura. À esquerda, um grupo de homens usando armaduras de metal e segurando lanças. Um deles está com um objeto, marrom, longo e cilíndrico, inclinado. Sobreposto à letra 'A'. Ao lado, um homem, vestindo camiseta com manga comprida, calças e meias até o joelho, está segurando com as mãos um cavalo e uma lança. Sobreposto à letra 'E'. À direita, Hernán Cortés, homem, usando roupas vermelhas, está segurando com a mão um chapéu. Sobreposto à letra 'B'. Seguido, um grupo de pessoas usando um chapéu branco e tecido ao redor do corpo. Sobreposto à letra 'C'. Uma das pessoas está com os braços estendidos na direção de Hernán Cortés, segurando um adereço em formato circular, na cor verde com detalhes em vermelho. Sobreposto à letra 'D'.
Gravura extraída do Códice Durán, produzido no século dezesseis, mostrando o encontro entre cortés e Montezuma.

A. Além de armaduras, os espanhóis trouxeram armas, como arcabuzesglossário e lanças.

B. cortés foi representado à frente dos espanhóis, em posição de liderança.

C. Os astecas foram representados com vestes tradicionais e adereços na cabeça.

D. De acôrdo com alguns estudos, a princípio, os astecas acreditaram que os europeus fossem mensageiros divinos. Por isso, na imagem, estão entregando um presente aos espanhóis.

E. Os cavalos eram novidade para os astecas, pois na América não havia animais.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Conhecer algumas fontes que mostram representações da conquista espanhola na América.
  • Reconhecer que grande parte dessas fontes apresenta o ponto de vista espanhol sôbre o processo de conquista da América.

O trabalho com esta seção aborda o tema contemporâneo transversal Diversidade cultural, pois contribui para desenvolver o olhar dos alunos sôbre as diferentes maneiras de representação da conquista espanhola. Também aborda as Competências gerais 2 e 3, uma vez que incentiva os alunos a analisar fontes históricas e a valorizar manifestações culturais diferentes. Permite o desenvolvimento de noções introdutórias de práticas de pesquisa, especialmente por meio da análise documental para a sensibilização dos alunos para a identificação dos discursos produzidos pelos autores das imagens. Ao expor diferentes representações da conquista espanhola na América por intermédio de diversas fontes, a abordagem também desenvolve aspectos das Competências específicas de História 4 e 6.

Um texto a mais

Para fundamentar o trabalho com os códices, leia o texto a seguir.

reticências

Os códices formavam parte da consciência histórica do povo e a população sabia da importância dos livros para conservar sua história, costumes, religião, eram escritos que guiavam a vida dos astecas. Eram consultados como manuais de predestinação para a criança que nascia, para orientar os novos casais, para prognosticar o tempo, para consultar a genealogia dos grandes chefes e as decisões a serem aplicadas pelos juízes nas suas decisões judiciais, guardavam mapas e estratégias militares.

reticências

A leitura e interpretação dos livros de pintura eram realizadas pelos sábios e complementadas pêla tradição oral. Os [espécie de filósofos] idealizaram um sistema que levou a sintetizar e fixar na memória dos estudantes o que falavam os códices. O sistema estava baseado em cantos, poemas, hinos e discursos onde se explicavam os códices. reticências

RONCO, Adriana Patrícia; MARTORELLI, Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro. A educação através dos códices astecas. Revista Semioses, Rio de Janeiro, . 2, êne ponto 1, 2008. pê ponto 120-121.

Agora, analise outra imagem presente na obra de Durán. Aproveite para compará-la ao códice da página anterior. Depois, faça o que se pede.

Gravura. À esquerda, dentro de um quadrado cinza com várias divisões, há homens usando armaduras, segurando lanças, arcabuzes e bestas. Sobreposto ao número '1'. À direita, um grupo de indígenas com lanças e escudos.  Um deles está vestido com roupa de águia. Sobreposto ao número '3'. Outro homem está vestido com uma roupa de jaguar. Sobreposto ao número '2'. Eles estão com as lanças apontadas para os homens com armaduras.
Gravura extraída do Códice Durán, produzido no século , representando um embate entre espanhóis e astecas.

1. Analise a gravura anterior, extraída do Códice Durán, e a representação das personagens. Copie o quadro a seguir no caderno e complete-o com informações correspondentes aos guerreiros representados. Você poderá descrever, por exemplo, as roupas, as armas, a postura e outros elementos que caracterizam cada um deles.

Ícone modelo.

1

Militares espanhóis armados.

2

Guerreiro asteca da ordem dos Jaguares.

3

Guerreiro asteca da ordem das Águias.

  1. Com base na observação da gravura anterior, levante hipóteses sôbre a resistência dos materiais e tipos de armas utilizados pelos guerreiros espanhóis e astecas.
  2. Os astecas aparecem armados na imagem da página anterior? Justifique sua resposta com base nos elementos representados.
  3. Compare a imagem desta página com a da página anterior e descreva o modo como os espanhóis foram mostrados em cada uma delas.
  4. Em sua opinião, a representação da relação dos astecas com os espanhóis alterou-se de uma imagem para a outra? Por quê?
  5. As duas imagens desta seção constam na obra de um religioso espanhol. O que isso nos indica sôbre o ponto de vista dessas representações?
Respostas e comentários

Questões 1 a 6. Respostas nas orientações ao professor.

As questões 1 a 6 desta seção permitem trabalhar a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero nove, pois analisam o aspecto da violência sofrida pêlas populações ameríndias na conquista europeia da América e levam os alunos a identificar as fórmas de resistência. Também refletem sôbre as interações e conexões entre os povos americanos e os europeus durante a Conquista, o que favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero dois. Elas abordam a Competência específica de Ciências Humanas 1, favorecendo o reconhecimento do outro e de si como identidades diferentes, exercitando o respeito às diferenças. Possibilitam também trabalhar a Competência geral 2, pois incentivam o exercício da curiosidade intelectual ao recorrer à abordagem das ciências pêlainvestigação, reflexão e análise das imagens. Procure reforçar aos alunos que códices são representações feitas com base no imaginário europeu a respeito dos indígenas e, por isso, êles podem ter sido produzidos relativizando questões como a violência cometida contra povos. Assim, por meio da análise dessas fontes, os alunos devem estar atentos a questões, a fim de que possam construir argumentos para superar relativismos históricos e para colocar em prática procedimentos próprios do método histórico.

Respostas

1. Militares espanhóis armados: Os militares espanhóis foram representados com poucas côres, utilizando armaduras e armas; 2. Guerreiro asteca da ordem dos Jaguares: O guerreiro dessa ordem foi representado usando uma roupa de jaguar; 3. Guerreiro asteca da ordem das Águias: O guerreiro dessa ordem foi representado vestindo uma roupa de águia e com um escudo e uma lança.

2. Os guerreiros espanhóis utilizavam armaduras de metal e armas de fogo; já os guerreiros astecas foram representados utilizando tecidos no corpo e armas menos sofisticadas, como a lança, portanto pareciam ter menos proteção e oferecer pouca resistência.

3. Na imagem da página anterior, os astecas não estão armados, pois, segundo alguns estudos, êles acreditavam que os espanhóis eram mensageiros divinos. Nesse caso, estariam entregando um presente aos europeus.

4. Em ambas as imagens, os espanhóis foram representados vestindo armaduras e utilizando armas; suas representações parecem ser as mesmas nas duas.

5. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que a atitude dos astecas mudou de uma imagem para a outra e que justifiquem êsse fato com base na observação das imagens.

6. Essas representações apresentam o ponto de vista dos europeus acerca dos primeiros contatos com os astecas.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Descreva como foi a expedição que deu início à destruição do Estado Asteca.
  2. Copie o quadro a seguir no caderno e complete os espaços com as informações sôbre a divisão da sociedade colonial da América espanhola.
Ícone modelo.

Grupos

Descrições

Descendentes de espanhóis nascidos na América. Possuíam terras e minas, mas exerciam cargos inferiores na administração colonial.

Chapetones

Presentes principalmente no Caribe e em partes da América do Sul. Sua mão de obra foi utilizada sobretudo na produção de açúcar e na mineração.

Grupo formado por grande variedade de povos cuja mão de obra foi utilizada nas minas, na agricultura e nas obras públicas.

Mestiços

Aprofundando os conhecimentos

3. A chegada dos espanhóis à América teve consequências marcantes para a população nativa. Formem grupos, analisem as informações do texto e respondam às questões.

reticências

Para conseguir os 20 mil quilos de ouro, remetidos à Espanha [...], os espanhóis saquearam, mataram e roubaram. Os historiadores discutem o número de mortos, mas ninguém nega a tragédia. Se a ilha de São Domingos tinha 8 milhões de habitantes em 1492, em 1514 restavam 32 mil homens. Se o vale do México comportava 25 milhões de pessoas, no final do século não passava de 70 mil. Sessenta e oito por cento dos maias pereceram nas mãos dos espanhóis. A população do Peru, que em 1530 era calculada em 10 milhões, em 1560 caiu para 2,5 milhões. Um desastre demográfico.

Os europeus dizimaram os construtores de uma civilização que em muitos aspectos superava a sua, desestruturaram um sistema produtivo que permitia a alimentação de milhões de pessoas, queimaram os avanços científicos transmitidos por gerações de americanos e, sobretudo, destruíram as possibilidades de um desenvolvimento autônomo.

reticências

PEREGALLI, Enrique. A América que os europeus encontraram. 13. edição São Paulo: Atual, 1994. página 6-7. (Coleção Discutindo a História).

Respostas e comentários

1. Resposta: A expedição foi liderada por hernãn cortês, em 1519. Os espanhóis possuíam cavalos e uma grande quantidade de armamentos. Em um primeiro momento, a expedição foi recebida pelos astecas como visitantes; no entanto, os espanhóis passaram a fazer ofensivas até formar um cerco contra Tenochtitlán, assassinando, depois, Montezuma.

2. Respostas nas orientações ao professor.

  • As atividades desta página favorecem a abordagem de aspectos da Competência específica de História 3, permitindo aos alunos elaborar questionamentos e hipóteses em relação às informações apresentadas e aos contextos históricos analisados.
  • A atividade 1 discute o processo de destruição do Estado Asteca, refletindo sôbre os diversos impactos da colonização espanhola para as populações nativas, incluindo suas fórmas de resistência, abordagem que contribui para desenvolver a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero nove.
  • A atividade 2 aborda aspectos sôbre as fórmas de organização das sociedades americanas no período da colonização, favorecendo o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero oito.

Respostas

2.

Grupos

Descrições

Criollos

Descendentes de espanhóis nascidos na América. Possuíam terras e minas, mas exerciam cargos inferiores na administração colonial.

Chapetones

Espanhóis que migraram para a América e que ocupavam os cargos administrativos mais importantes. Também eram donos de grandes extensões de terra e de minas, além de serem responsáveis pelo grande comércio entre as colônias e a metrópole.

Africanos e afrodescendentes escravizados

Presentes principalmente no Caribe e em partes da América do Sul. Sua mão de obra foi utilizada sobretudo na produção de açúcar e na mineração.

Indígenas

Grupo formado por grande variedade de povos cuja mão de obra foi utilizada nas minas, na agricultura e nas construções públicas.

Mestiços

Filhos de espanhóis, ou de descendentes de espanhóis, com indígenas. Dedicavam-se a diferentes atividades, como o pequeno comércio, o artesanato e a administração de propriedades rurais.

  1. Segundo o autor, o que motivou tantas mortes no território americano?
  2. Como as civilizações maia, asteca e inca foram caracterizadas no texto?
  3. Além das mortes de indígenas, quais são as outras consequências da conquista da América pelos espanhóis? Reflita sôbre o com os colegas e anote no caderno a conclusão de vocês.

4. O papel dos intérpretes nativos foi decisivo para a comunicação entre espanhóis e astecas. O comandante cortés, por exemplo, teve uma intérprete conhecida como Malinche. Com seu trabalho, Malinche permitiu que os espanhóis se comunicassem com outros líderes indígenas e conseguissem o apôio de grupos nativos que se consideravam inimigos dos astecas e que viam com “bons olhos” a queda do governante. Leia o texto e analise a imagem.

reticências

Nessa época, a figura do intérprete ocupava um lugar importante entre os europeus, que se serviram de tradutores desde as primeiras incursões na América, e entre os nativos, que utilizavam indivíduos falantes de outro idioma para comunicar-se nesse grande mosaico linguístico que era a América. O aparecimento de Malinche serviu, nesse caso, para viabilizar a comunicação, selar alianças e promover a negociação entre cortés e os povos contatados. Além do conhecimento do náhuatl reticências, Malinche também entendia o discurso elaborado e a evocação das palavras apropriadas conforme a idade, o gênero e a posição social do interlocutor. reticências

JOSÉ, Maria Emília Granduque. A imagem de Malinche pêlas crônicas da conquista espanhola do México (século dezesseis). Dimensões, verdadeiro. 29, 2012. página 339.

Gravura. Na parte superior, há o texto: Tenochtlan. À esquerda, três pessoas, usando adereços com penas nos cabelos e tecido ao redor do corpo, estão de pé. Ao lado, um homem com adereço de pena nos cabelos, usando capa, está sentado em uma cadeira de madeira e apontando o dedo na direção de um objeto em formato circular com adereço de penas no meio. À direita, um homem, usando chapéu, camisa, calça e botas, está sentado em uma cadeira e apontando o dedo para o objeto em formato circular com adereço de penas. Os dois homens sentados estão de frente um para o outro. Ao lado, uma mulher, de cabelos lisos e longos, usando vestido e um poncho sobreposto. Na parte inferior, alguns pássaros no chão. Dois deles estão dentro de gaiolas.
Gravura extraída do Códice Florentino, do século dezesseis, mostrando um diálogo entre cortés e Montezuma.
Respostas e comentários

3. a) Resposta: O autor afirma que as mortes foram provocadas pêla cobiça ao ouro americano.

3. b) Resposta: O texto caracteriza essas populações como civilizações avançadas, as quais em muitos aspectos superavam os europeus.

3. c) Resposta nas orientações ao professor.

  • As atividades 3 a 5 favorecem a abordagem de aspectos da Competência específica de História 3, permitindo aos alunos elaborar questionamentos e hipóteses em relação às informações apresentadas e aos contextos históricos analisados. Ao discutir os impactos da conquista espanhola para as populações nativas, incluindo suas fórmas de resistência, é possível abordar aspectos da habilidade ê éfe zero sete agá ih zero nove. Também permitem o desenvolvimento da leitura inferencial. Peça aos alunos que façam a leitura do texto sôbre as fórmas de dominação espanhola na América. Para isso, realize questionamentos do tipo: “Como o processo de colonização da América espanhola mudou a configuração das populações locais?”; “O que motivou os espanhóis a explorarem a região?”; “De que fórmas os europeus destruíram as civilizações americanas?”.
  • A atividade 4 favorece o trabalho com a Competência geral 9, ao promover o exercício do diálogo com respeito aos indivíduos em suas identidades e saberes.

Resposta

3. c ) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos produzam um texto relacionando a atual situação dos povos indígenas na América Latina ao processo histórico da colonização europeia. É importante que êles reflitam sôbre as consequências abordadas pêlo texto, tais como desestruturação de um sistema produtivo elaborado; fim do desenvolvimento de avanços científicos transmitidos por gerações de americanos; e destruição das possibilidades de um desenvolvimento autônomo.

  1. Identifique na imagem a figura de Malinche e descreva como ela foi representada.
  2. Identifique também as representações de cortés e Montezuma. Como você chegou a essa conclusão?
  3. Qual foi o papel desempenhado por Malinche no processo de conquista?
  4. De acôrdo com o texto, qual era o diferencial de Malinche como intérprete?
  5. Em sua opinião, que tipo de problemas poderiam ocorrer por causa da má comunicação entre os diferentes povos?
  6. Em grupo, faça uma pesquisa em livros, em revistas e na internet e procure informações sôbre o trabalho de intérprete na atualidade. Responda às seguintes questões:
  • Em que áreas o intérprete pode atuar?
  • Qual é sua importância?
  • Quais são os requisitos necessários para se tornar um intérprete?

5. A Igreja católica teve um papel muito importante no processo de conquista da América espanhola. Analise a imagem a seguir e responda às questões.

Capa de livro. Na parte superior, título do livro: Biblioteca del niño mexicano. Fray Bartolome de las Casas o la proteccion de los  indios. No centro, ilustração de um homem calvo, usando batina branca e uma capa preta, está de pé com a mão sobre o ombro de um indígena. O indígena está usando tecido ao redor da cintura, cabelos preso no topo da cabeça, com os joelhos no chão e as mãos juntas na frente do corpo. Ao lado, uma criança indígena, com tecido ao redor da cintura, segurando na batina do homem. Atrás, uma mulher, com poncho e com cabelos amarrados, está com os joelhos no chão, a cabeça baixa e um lenço sobre o rosto. Na parte inferior, há o texto: Maucci H.os México.
Capa do livro Frei Bartolomeu de Las Cássas ou a Proteção dos Índios, de Heriberto Frias. Biblioteca del Niño Mexicano, México, 1900.
  1. Quem são as pessoas representadas na imagem? Como elas são caracterizadas?
  2. De acôrdo com a imagem, como a Igreja católica atuou com as comunidades indígenas durante o processo de conquista da América?
  3. A Igreja católica sempre agiu dessa fórma durante o processo de conquista? Por quê?
  4. Qual foi a importância dos religiosos católicos no processo de conquista da América?
Respostas e comentários

4. a) Resposta nas orientações ao professor.

4. b) Resposta nas orientações ao professor.

4. c) Resposta nas orientações ao professor.

4. d) Resposta nas orientações ao professor.

4. e) Resposta nas orientações ao professor.

4. f) Resposta nas orientações ao professor.

5. a) Resposta nas orientações ao professor.

5. b) Resposta nas orientações ao professor.

5. c) Resposta nas orientações ao professor.

5. d) Resposta nas orientações ao professor.

Respostas

4. a ) Malinche foi representada no lado direito da imagem, atrás de cortés. Ela está vestindo roupas típicas da população nativa e aparentemente está participando da conversa entre Montezuma e cortés na condição de tradutora.

b ) cortésfoi representado sentado à frente de Malinche e de frente para Montezuma, que também foi representado sentado. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos comentem que chegaram a essa conclusão ao observar que ambos foram representados sentados e com dedos apontando, parecendo participar de uma conversa, por exemplo.

c ) Malinche foi uma intérprete que atuava na comunicação entre europeus e nativos. Ela possibilitou que o comandante espanhol tivesse contato com povos nativos inimigos dos astecas, que o apoiaram na destruição do Estado.

d ) Além de transmitir as mensagens, Malinche conseguia interpretar os interlocutores, percebendo determinados detalhes dos discursos, como as expressões mais apropriadas.

e ) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos comentem que o principal problema seria a falta de compreensão nos diálogos entre povos.

f ) Para orientar o trabalho de pesquisa dos alunos, indique-lhes sites confiáveis que descrevam profissões, por exemplo, a página do blog Por dentro das profissões. DEARO, Guilherme. Dez fatos sôbre a carreira de tradutor e intérprete. Guia do Estudante. 24 fevereiro. 2017. Disponível em: https://oeds.link/fEFVKO. Acesso em: 30 maio 2022.

5. a ) A imagem mostra o frei Bartolomeu de Las Cássas, ao centro, com uma túnica branca e um manto escuro, que o identifica como dominicano. Ao seu redor estão três personagens indígenas, retratadas como crianças ou jovens, muito menores do que o padre e com roupas que identificam a diversidade cultural dos indígenas mesoamericanos.

b ) De acôrdo com a imagem, a Igreja católica atuou como protetora dos indígenas durante a conquista da América, pois o frei está rodeado de indígenas pedindo sua bênção, chorando e implorando por sua proteção.

c ) Não. Parte da Igreja católica acreditava que os indígenas eram inferiores e infantilizados e participou do processo de exploração da mão de obra dos povos nativos e de seu contrôle.

d ) Os religiosos católicos foram responsáveis por controlar as revoltas indígenas, por realizar o processo de cristianização dos nativos (muitas vezes, de fórma forçada) e por explorar sua mão de obra.

Glossário

Motecuhzoma
: refere-se ao governante Montezuma (grafia adaptada à língua portuguesa).
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Chalchihuites
: pedras preciosas de côr verde.
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Tlaxcaltecas
: povo que se tornou aliado dos espanhóis na invasão de Tenochtitlán.
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América Latina
: região do continente americano que reúne países cujas línguas derivam do latim, como português, espanhol e francês. A América Latina engloba 20 países, entre êles o Brasil, a Argentina, o Peru, o Haiti e a Costa Rica.
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Códice
: tipo de livro usado para registrar atividades do cotidiano, práticas religiosas, pagamento de tributos etcétera
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Arcabuz
: tipo de arma de fogo portátil, similar a uma espingarda.
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