CAPÍTULO 14 A colonização da América do Norte

Ingleses e franceses na América

A partir do século dezesseis, os ingleses e os franceses também passaram a participar de expedições marítimas em busca de novos territórios. Após algumas tentativas frustradas de ocupação de terras que hoje fazem parte da América do Norte, êles conseguiram fundar colônias e passaram a ocupar sistematicamente o território.

Na imagem, vê-se o desembarque de colonizadores franceses na região norte da América. Essa ilustração faz parte de um dos mapas do atlas de .

Atlas. Mapa destacando o litoral norte da América. No continente, há diversas pessoas com roupas vermelhas e azuis, segurando lanças e armas, pessoas com tecido marrom ao redor do corpo, com lanças e arco e flecha em mãos, árvores e alguns animais. No oceano, algumas embarcações a vale e a representação de rosas do vento. Por todo o atlas há linhas tracejadas em várias direções.
Atlas de , 1546.

Com isso, muitos europeus migraram para essas regiões. Já no século dezessete, para os ingleses que seguiam o calvinismo e outras doutrinas protestantes, a vida na América era uma alternativa às perseguições políticas e religiosas que sofriam na Europa.

Membros da pequena burguesia, comerciantes e camponeses também participaram dessa ocupação, visando melhores condições de vida e novas possibilidades de trabalho.

Durante êsse processo de colonização, centenas de povos que habitavam a região, como os chéroquís e os siôúquis, tiveram o modo de vida afetado pêla ocupação europeia. Além do massacre provocado pêlas guerras de conquista, os colonizadores levaram muitas doenças, dizimando essa população.

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Identificar a ocupação do território americano por ingleses e franceses.
  • Compreender a organização do território colonial inglês.
  • Perceber a situação da população nativa nessa época da colonização.

Justificativas

Os conteúdos abordados neste capítulo são relevantes para que os alunos reconheçam as interações e conexões entre as sociedades do norte do continente americano e os grupos vindos da Europa, especialmente ingleses e franceses, o que favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero dois.

Os alunos também analisarão as fórmas de organização das sociedades da região norte do continente americano, no período das colonizações inglesa e francesa, e identificarão os diversos impactos dêsse processo para as populações nativas, incluindo suas fórmas de resistência, abordagem que contribui para desenvolver as habilidades ê éfe zero sete agá ih zero oito e ê éfe zero sete agá ih zero nove. Ao identificarem o funcionamento do comércio triangular e o domínio europeu sôbre o Atlântico, também será trabalhada a habilidade ê éfe zero sete agá ih um três.

  • Por abordar o contexto do contato entre europeus e povos ameríndios durante as Grandes Navegações, este capítulo permite desenvolver aspectos da Competência específica de História 2 – por meio da compreensão da historicidade representada pêlo período da conquista da América e os processos de transformação e manutenção das estruturas sociais decorrentes dela – e 6, pois, para compreender o contexto, os alunos terão de problematizar conceitos e procedimentos historiográficos relacionados a êsse momento da História.
  • Analise a imagem desta página com os alunos. Peça-lhes que indiquem as características e ações dos franceses e dos povos indígenas retratados, comparando suas vestimentas, suas atividades e a fórma como interagem. Essa análise, realizada por meio de um recurso imagético para auxiliar na compreensão do contexto, permite o trabalho com aspectos da Competência específica de História 3.

A organização das colônias

Ao se estabelecerem na América ao longo dos séculos dezessete e dezoito, ingleses e franceses formaram diversas colônias. Diferentemente do que ocorreu com os domínios de Portugal e da Espanha, essas colônias eram governadas por líderes locais e desenvolveram mais autonomia política e administrativa em relação aos reinos europeus.

Ingleses e franceses na América (séculos XVII-XVIII)

Mapa. Ingleses e franceses na América (séculos 17-18). Mapa territorial de parte da América do Norte, América Central e América do Sul. Conforme a legenda: Domínios ingleses: Faixa de terra litorânea na costa leste da América do Norte, ao lado do Oceano Atlântico. Cidades destacadas: Boston, Newport, Filadélfia, Nova York, Richmond e Jamestown. Sobreposto à letra 'B'. Charleston e Savannah. Sobreposto à letra 'A' Domínios franceses: Faixa de terra localizada na costa leste da América do Norte até a região dos Grandes Lagos e uma pequena porção de terra na região sul da América do Norte, e pequenas porções de terra na América Central e América do Sul. Regiões destacadas: Na faixa leste da América do Norte: TERRA NOVA, ACÁDIA. Cidade destacada: Port-Royal. CANADÁ, cidade destacada: Quebec. NOVA FRANÇA. Sobreposto à letra 'C'. Na região sul da América do Norte: LUISIANA. Na América Central: HAITI e, ANTILHAS. Sobreposto à letra 'D'. Na América do Sul: Calena. Sobreposto à letra 'E'. Na parte inferior, à direita, planisfério destacando parte da América. À esquerda, representação da rosa dos ventos e, abaixo, escala de 560 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: blék, diéremi (edição). World history atlas. Londres: dórlin , 2005. página 127.

A. Entre os anos de 1607 e 1733, os ingleses fundaram na costa Léste da América do Norte atual as Treze Colônias, que hoje correspondem à parte dos Estados Unidos. Essas terras foram divididas em colônias do Norte e Centro e colônias do Sul.

B. Além dos ingleses e dos franceses, os holandeses se estabeleceram na América do Norte atual, na Colônia Nova Amsterdã, fundada em 1625. Essa região atualmente corresponde à cidade de Nova iórque.

C. Após diversas tentativas, em 1608, os franceses estabeleceram a primeira colônia bem­‑sucedida na atual América do Norte, Quebec, na chamada Nova França, no atual Canadá. Em 1682, os franceses também dominaram terras a oeste das Treze Colônias inglesas, que ficaram conhecidas como Luisiana.

D. As atuais América do Sul e América Central também tiveram algumas regiões ocupadas por ingleses e franceses. A partir do século dezessete, as Antilhas, por exemplo, foram exploradas principalmente pêla possibilidade do cultivo de produtos tropicais, como a cana-de-açúcar.

E. As Guianas também foram exploradas com o cultivo de produtos tropicais. No Brasil, houve tentativas de colonização francesa na atual região do Rio de Janeiro em 1555, na chamada França Antártica. No início do século dezessete, os franceses estabeleceram a França Equinocial, uma colônia no atual estado do Maranhão, que deu origem à cidade de São Luís. Os franceses foram expulsos pelos portugueses em 1615.

Respostas e comentários

O conteúdo sôbre a organização política nas colônias inglesas e francesas permite ampliar o trabalho com aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7, ao propor a análise do mapa sôbre a presença inglesa e francesa na América, possibilitando, assim, que os alunos utilizem a linguagem cartográfica no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado à localização.

Atividade a mais

  • Proponha aos alunos uma pesquisa sôbre corsários ingleses e franceses na América. Explique-lhes que os quatro principais corsários que atacaram regiões marítimas brasileiras foram: Tômas Cavendichi, Djeimes Lâncaster, e Diuguí Truán. Organize os alunos em grupos e oriente-os para que toda equipe escolha um dêsses corsários para pesquisar. Incentive-os a coletar informações sôbre suas viagens, seus objetivos e suas ações nos litorais americanos e a anotá-las em fichas para que possam organizar um seminário sôbre o tema.
  • Para dar suporte à atividade, veja detalhes a seguir, de acôrdo com a seguinte obra: FRANÇA, Jean M. Carvalho; , Sheila. Piratas no Brasil: as incríveis histórias dos ladrões dos mares que pilharam nosso litoral. São Paulo: Globo, 2014. página 19, 57, 89, 123.
  • Tômas Cavendichi: inglês que atacou a região de Santos, no litoral sul do Brasil (atual Sudeste), em 1591. cêrca de trezentos homens compunham sua frota, fazendo saques e pilhagens ao longo dos dois meses que permaneceu na região.
  • Dieimes Lênquester: inglês que invadiu o litoral pernambucano, em 1595. Sua frota de oitenta homens permaneceu cêrca de trinta dias na região, realizando saques que chegaram a alcançar 50 mil libras.
  • jan françuá : francês que invadiu a costa do Rio de Janeiro, em 1710, com cêrca de seis embarcações. Como os colonos haviam sido avisados, sua tropa foi lógo derrotada.
  • Diuguí Truán: em 1711, após o fracasso de , êsse outro corsário francês atacou o Rio de Janeiro, na época considerado um importante entreposto comercial do ouro mineiro.
  • Após reunirem as informações e organizá-las em um seminário, peça aos grupos que apresentem os resultados de seus trabalhos ao restante da turma.

A colonização inglesa

As tentativas iniciais de colonização do norte da América ocorreram ao longo do século dezesseis, organizadas pelos franceses, holandeses e ingleses.

No caso dos ingleses, as primeiras expedições para o estabelecimento de uma colônia no território foram realizadas entre 1584 e 1587, sob o comando do nobre britânico sãr Uálter ruálei. Em uma dessas expedições, ruálei fundou, com a autorização da rainha Elizabeth ih, da Inglaterra, a colônia de Virgínia, nos atuais estados da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. No entanto, por causa da constante resistência dos povos indígenas que lá viviam e de problemas como a fome e as doenças enfrentadas pelos colonos, a tentativa de colonização fracassou.

Os povos indígenas

Os territórios ao norte da América eram habitados por grande diversidade de povos indígenas, como os siôúquis, os apaches, os iroqueses, os navajos e os pauaténs, cada um com sua cultura, língua e organização política, econômica e social.

Com o início da colonização europeia na América do Norte, muitos aspectos dos modos de vida tradicionais dos povos indígenas sofreram mudanças ou foram extintos. Centenas de milhares de indígenas morreram resistindo à presença dos colonos e por conta das doenças levadas por eles, como o sarampo, a gripe e a varíola.

Gravura. No primeiro plano, três homens indígenas, com adereço com penas vermelhas na cabeça, adorno em formato circular e cor dourada no peito e tecido ao redor da cintura, estão segurando bastão e arco e flechas. No segundo plano, vários indígenas com adereços na cabeça e tecido ao redor da cintura.
Guerreiros nativos americanos, de Jác él í . Gravura, ​40centímetrospor36,5, século dezesseis.
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Quais são as semelhanças e diferenças no contato entre indígenas e europeus na América do Norte e o processo que ocorreu na América do Sul?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Semelhanças: houve resistência dos povos indígenas, mortes causadas pelos conflitos contra os colonizadores e por causa das doenças. Diferenças: Os colonizadores da América do Norte eram franceses, holandeses e ingleses.

  • O conteúdo referente aos povos indígenas da América do Norte trabalha a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero nove, pois analisa o aspecto da violência da conquista europeia para as populações ameríndias e identifica fórmas de resistência.
  • Para desenvolver a questão 1, comente com os alunos que, desde as primeiras aproximações entre exploradores ingleses e indígenas da América do Norte, a dinâmica de vida dessas populações nativas já passava por mudanças. Doenças como o sarampo e a gripe, por exemplo, foram responsáveis pêla morte de inúmeros indígenas ao longo da colonização. Com o tempo, as ambições dos colonos em exercer a dominação territorial causaram ainda mais destruição da população nativa.
  • Comente também que alguns descendentes de indígenas ainda habitam regiões dos Estados Unidos, entre êles os siôúquis, que vivem próximo ao estado de do Sul. No entanto, êles têm dificuldades para se manterem legalmente em suas terras por causa das disputas territoriais, as quais até hoje assolam essa população.
  • Analise a gravura desta página com os alunos. Peça-lhes que descrevam os indígenas retratados, incluindo suas vestimentas, adereços, armas e sua postura. Compare com êles indígenas com as descrições dos povos ameríndios da América espanhola e do Brasil, apresentadas nos capítulos anteriores. Questione-os como as produções europeias trabalhavam com generalizações sôbre a figura do indígena da América. Se possível, crie na lousa uma tabela com semelhanças e diferenças do discurso europeu sôbre os três espaços.

Novas tentativas de colonização

A partir do século dezessete, ocorreram novas tentativas de ocupação dos territórios da atual América do Norte. Os franceses fundaram as colônias de Quebec, em 1608, e de Montreal, em 1642, na chamada Nova França, onde atualmente se localiza o Canadá.

Os holandeses fundaram a colônia de Nova Amsterdã, em 1625, localizada na atual cidade de Nova iórque, nos Estados Unidos.

Já os ingleses retomaram o projeto colonizador na Virgínia com a Companhia de Londres e a Companhia de plímáuf, fundadas por banqueiros e comerciantes interessados nas riquezas e na expansão comercial na América.

Quem eram os colonos?

Os colonos que ocuparam os territórios nas colônias inglesas eram, na maioria, de origem humilde, como pequenos comerciantes. Havia ainda aventureiros, nobres falidos, mulheres e crianças órfãs, as quais, muitas vezes, eram raptadas para trabalhar nas colônias.

Também havia pessoas que procuravam escapar das perseguições religiosas que ocorriam na Europa na época, por exemplo, os seguidores do protestantismo, como os calvinistas e os batistas. primeiros colonos ficaram conhecidos como peregrinos.

Litogravura. Ao centro, um homem, com cabelos lisos e usando roupas pretas, está segurando um chapéu. Atrás, várias pessoas com roupas coloridas, algumas  carregando picaretas e pás, e outras segurando crianças com as mãos e no colo. No canto, à esquerda, um homem indígena com adereço com penas na cabeça e manto com detalhes coloridos, está de pé, olhando na direção de uma embarcação a vela que flutua em um corpo de água no horizonte.
O desembarque dos peregrinos em plímáuf, , em 22 de dezembro de 1620. Litografia, 22,7 centímetros por 32,5 centímetros, cêrca de 1876.

Nesse período, a Inglaterra passava por muitas transformações, como o deslocamento de um imenso contingente de trabalhadores do campo para as cidades após perderem as terras onde produziam os meios para a subsistência. Essa situação levou ao aumento da população pobre, que se via obrigada a vender sua fôrça de trabalho e a viver nos centros urbanos, causando também mais desemprêgo e mais miséria.

Como fórma de amenizar o problema populacional nos centros urbanos, o govêrno da Inglaterra apoiou as migrações e a ocupação das colônias na América.

Respostas e comentários
  • Por abordar as novas tentativas de colonização, o conteúdo desta página favorece o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de História 5. Assim, proponha aos alunos que analisem o conteúdo identificando o movimento de populações no referido período, o qual levou franceses, holandeses e ingleses a fundarem colônias no território da América do Norte.
  • Analise a imagem desta página com os alunos. Peça a eles que descrevam os personagens conhecidos como “pais peregrinos”: indiquem suas vestimentas, as ferramentas que trazem consigo e suas posturas. Leve os alunos a refletir sôbre a presença de mulheres e crianças no grupo, indicando que famílias completas se deslocaram para o norte da América, de acôrdo com a tradição. Compare essa organização com a dos grupos que vieram ocupar o Brasil. Por fim, peça-lhes que analisem a postura do indígena que observa a chegada dos peregrinos, incluindo suas vestimentas e armas.

As Treze Colônias

Ao longo do século dezessete e no início do dezoito, formaram-se 13 colônias inglesas na América do Norte, todas elas fundadas por iniciativas privadas e com a autorização do govêrno inglês.

As colônias inglesas na América do Norte possuíam relativa autonomia, pois os governadores de cada colônia eram eleitos pêla população, e não indicados pêla Coroa. Além disso, a metrópole não costumava restringir demais as atividades produtivas ou comerciais dos colonos.

As Treze Colônias (séculos XVII-XVIII)

Mapa. As Treze Colônias (séculos 17-18). Mapa territorial de parte da costa leste da América do Norte, destacando o nome da cidade e o ano de sua fundação. Conforme a legenda: Colônias do Norte: Massachusetts (MAINE), 1630. New Hampshire, 1623. Massachusetts, 1620. Rhode Island, 1636. Connecticut, 1635. Colônias do Centro: Nova York, 1613. Pensilvânia, 1681. Nova Jersey, 1664. Delaware, 1638. Colônias do Sul: Maryland, 1634. Virgínia, 1607. Carolina do Norte, 1653. Carolina do Sul, 1670. Geórgia, 1733. Na parte inferior, planisfério destacando parte da América do Norte. Acima, representação da rosa dos ventos e, abaixo, escala de 190 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: blék, diéremi (edição). World history atlas. Londres: dórlin , 2005. página 126.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

De acôrdo com o mapa das Treze Colônias, qual delas foi a mais antiga? Quando e onde ela foi fundada?

A região da Nova Inglaterra

As colônias que se formaram no norte e no centro das Treze Colônias, região também chamada de Nova Inglaterra, possuíam uma economia diversificada e voltada principalmente para o consumo interno. A agricultura era desenvolvida em pequenas e médias propriedades familiares, com o cultivo de diferentes alimentos, como milho, batata e trigo. Os colonos também criavam animais, como porcos e ovelhas, além de praticar a pesca e de produzir manufaturas como a lã, o couro, o ferro, o rum, entre outras.

A mão de obra geralmente era familiar, mas havia também o regime de servidão temporária, realizado por imigrantes ingleses pobres que não tinham condições de arcar com os gastos da viagem à América. Dessa fórma, êles aceitavam trabalhar sem remuneração, em troca do pagamento das despesas pelos colonos já estabelecidos. Depois de conseguir saldar as dívidas contraídas, trabalhadores terminavam o regime de servidão temporária e conquistavam sua autonomia para atuar nas colônias.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Virgínia, fundada em 1607, e que está entre as colônias do Sul.

  • A análise do mapa desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7, pois utiliza a linguagem cartográfica para desenvolver o raciocínio relacionado à localização. Assim, peça aos alunos que observem os elementos do recurso, identificando o título, a região representada – que pode ser identificada por meio do planisfério – e os territórios que pertenciam às colônias do Norte, do Centro e do Sul.
  • Na questão 2, ao analisar o mapa da página, identifique com os alunos o nome de cada uma das Treze Colônias e sua data de fundação. É importante que os alunos identifiquem três regiões distintas de colonização, determinadas pêlas atividades econômicas realizadas, pêla fórma de organização de sua população e pêla autonomia dada pêla Coroa inglesa. Ressalte que vários nomes foram dados como homenagens: a colônia de Virgínia recebeu êsse nome em homenagem à rainha Elizabeth um, conhecida como “Rainha Virgem”; já mérilend, por ter sido colonizada por cristãos católicos, foi homenageada como a “Terra de Maria”. A atividade auxilia o desenvolvimento do saber geográfico, visto que os alunos farão uma leitura atenta do mapa e o relacionarão às questões culturais, políticas, econômicas e à delimitação de fronteiras nas Treze Colônias.

As plantations

Nas colônias do Sul, o clima mais quente e a fertilidade do solo favoreceram o cultivo de determinados produtos, e as companhias de comércio priorizavam a monocultura e a produção agrícola em larga escala voltada para o mercado externo. Esse sistema de produção ficou conhecido como plantation nome pêlo qual também eram conhecidas as propriedades agrícolas onde era empregado. Nessas propriedades, geralmente se cultivava um só produto, e os principais eram o tabaco, o algodão e o arroz. Grande parte dessa produção agrícola era exportada para a Inglaterra, fato que gerava grandes lucros para os donos das plantações.

A principal mão de obra utilizada nas plantations era de africanos escravizados, cujo tráfico gerava grandes lucros para a metrópole inglesa. A partir do século dezessete, muitos africanos escravizados foram levados para trabalhar nas colônias do Sul.

O comércio triangular

Nas colônias do Norte e do Centro, a relativa liberdade com relação à metrópole para exercer atividades econômicas e a abundância de madeira na região favoreceram o desenvolvimento do comércio e das manufaturas. Com isso, os habitantes dessas colônias foram os principais beneficiados com o sistema de comércio que se estabeleceu no século dezessete, conhecido como comércio triangular.

O comércio triangular (século XVII)

Mapa. O comércio triangular (século 17). Mapa representando parte da América, Europa e África. Conforme a legenda: Rota de comércio de escravizados (Escravizados): Partindo: Gorée, Cacheu, LIBÉRIA e Costa do Marfim, no continente africano, em direção às cidades destacadas de Bristol e Liverpool na Inglaterra, JAMAICA na América Central, e para as cidades destacadas de Richmond, Charleston, Mobile e Nova York na América do Norte. Rota de matérias-primas das colônias inglesas (peles, tabaco, corantes, açúcar e algodão): Partindo da costa leste da América do Norte em direção à Inglaterra, cidades destacadas de Liverpool e Bristol. Rota de produtos manufaturados da Inglaterra (Rum, tecidos, armas e joias): Partindo da Inglaterra, das cidades destacadas de Bristol e Liverpool, em direção às cidades destacadas de Nova York e Richmond, na América do Norte. Na parte superior à esquerda, planisfério destacando parte da África, América e Europa. Ao lado, representação da rosa dos ventos e, abaixo, escala 1120 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: blék, diéremi (edição). World history atlas. Londres: dórlin quínderslei, 2005. página 8485.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 3.

Quais são os continentes envolvidos no comércio triangular conforme o mapa apresentado?

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta: América, Europa e África.

  • Ao abordar o conteúdo relacionado ao comércio triangular, trabalhe aspectos da Competência específica de História 5, ressaltando o significado histórico das relações comerciais e dos movimentos populacionais implicados nesse processo.
  • Na questão 3, ao analisar o mapa desta página, identifique com os alunos o nome de cada região de saída e de recepção de mercadorias. É importante que êles identifiquem que cada seta no mapa corresponde a um dos tripés do comércio triangular, ampliando os conhecimentos deles para além do senso comum de que apenas três regiões poderiam estar envolvidas nesse tipo de comércio. A atividade auxilia o desenvolvimento do saber geográfico, visto que os alunos farão uma leitura atenta do mapa e o relacionarão às questões econômicas e políticas do comércio atlântico. A análise do mapa desta página possibilita, também, o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7, pois utiliza a linguagem cartográfica para desenvolver o raciocínio referente à localização.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Por que as primeiras tentativas de colonização inglesa na América do Norte fracassaram?
  2. Quem eram os colonos que se dirigiram para a América do Norte?
  3. Considerando as Treze Colônias, quais eram as principais diferenças entre as colônias do Norte e do Centro e as colônias do Sul?
  4. Retome o mapa apresentado neste capítulo sôbre o comércio triangular e explique como ele ocorria.
  5. Leia atentamente as frases a seguir. No caderno, copie as corretas e corrija as incorretas.
    1. Com o início da colonização, muitos povos indígenas resistiram à ocupação europeia de seus territórios e lutaram contra o avanço colonial e pêla preservação dos seus modos de vida e de suas culturas.
    2. Os franceses fundaram as colônias de Dakota, em 1608, e massachússetis, em 1642, na chamada Nova França, onde atualmente se localiza o Canadá.
    3. Nas colônias do Sul, a mão de obra geralmente era familiar, mas havia também o regime de servidão temporária, baseado na prestação de serviços por alguns meses até que o colono efetuasse as primeiras colheitas.
    4. O sistema de servidão implementado na Nova Inglaterra era permanente. O trabalho servil era exercido por imigrantes espanhóis que haviam sido derrotados pelos astecas no México.
    5. Nas plantations, geralmente se cultivava apenas um produto e grande parte da produção agrícola era exportada para a Inglaterra.
  6. Quais foram os impactos ocasionados ao modo de vida tradicional dos povos indígenas durante o início da colonização europeia na América do Norte?
  7. Como se deu a organização das colônias francesas e inglesas na América do Norte?
  8. Quais foram os fatores que contribuíram para a instalação do sistema de plantations nas colônias do Sul nos Estados Unidos?
Respostas e comentários

1. Resposta: As primeiras tentativas de colonização da América do Norte fracassaram por causa da constante resistência dos povos indígenas que lá viviam e por problemas como a fome e as doenças enfrentadas pelos colonos na região.

2. Resposta: Os colonos eram, em sua grande maioria, pessoas pobres em busca de melhores condições de vida, como pequenos comerciantes, nobres falidos, aventureiros, mulheres e crianças. Além disso, havia, entre os colonos, pessoas fugindo das perseguições religiosas na Europa, como calvinistas e batistas.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. Resposta: Com o início da colonização europeia na América do Norte, muitos aspectos da vida cotidiana de povos indígenas sofreram mudanças ou foram extintos.*

*Além disso, milhares de indígenas morreram resistindo à pressão do colonizador ou por doenças trazidas da Europa, como a gripe, o sarampo e a varíola.

7. Resposta: As colônias francesas e inglesas na América do Norte eram governadas por líderes locais e desenvolveram autonomia política e administrativa em seus territórios.

8. Resposta: O clima mais quente e a fertilidade do solo favoreceram o cultivo de determinadas culturas de plantio no sul. Por causa disso, as companhias de comércio priorizavam a monocultura e a produção agrícola em larga escala, voltada para o mercado externo.

  • As atividades 1 a 8 discutem as interações e conexões entre as sociedades do norte do continente americano e os grupos vindos da Europa, especialmente ingleses e franceses, além das fórmas de organização das sociedades que se estabeleceram na região norte do continente americano, contemplando aspectos das habilidades ê éfe zero sete agá ih zero dois e ê éfe zero sete agá ih zero oito.
  • As atividades 5 e 6, especialmente, também buscam discutir os diversos impactos dêsse processo para as populações nativas, incluindo suas fórmas de resistência, abordagem que contribui para desenvolver a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero nove.

Respostas

3. As colônias do Norte e do Centro desenvolviam uma economia diversificada, baseada na mão de obra familiar e, geralmente, voltada ao consumo interno. Os colonos dedicavam-se ao cultivo de vegetais e de cereais, à criação de pequenos animais e a atividades manufatureiras. Já as colônias do Sul tinham uma economia monocultora, baseada nas plantations, atividade por meio da qual podiam ser cultivados tabaco, algodão e cana-de-açúcar. Nessas colônias, as pessoas escravizadas realizavam grande parte do trabalho.

4. O comércio triangular formava uma rede de trocas comerciais, envolvendo diversos locais na América, na Europa, na África, e funcionava da seguinte fórma:

  • Os colonos do Norte e do Centro forneciam produtos como roupas, tecidos, milho e madeira para as Antilhas, em troca do melaço.
  • O melaço era transformado em rum e levado para a África com outros produtos manufaturados, como tecidos e armas de fogo. produtos eram trocados por pessoas escravizadas e por ouro.
  • Os escravizados eram vendidos nas Antilhas e nas colônias do Sul em troca de ouro, açúcar e melaço.

5. Frases corretas: a, c, e.

Frases corrigidas:

b ) Os franceses fundaram as colônias de Quebec, em 1608, e de Montreal, em 1642, na chamada Nova França, atual Canadá.

d ) O sistema de servidão implementado na Nova Inglaterra era temporário. O trabalho servil era exercido por imigrantes ingleses pobres que não tinham como arcar com as despesas de viagem.

Aprofundando os conhecimentos

9. O texto a seguir trata dos aspectos econômicos das colônias do Sul, na América do Norte. Leia-o.

lógo após as primeiras colonizações na área da Virgínia, em volta da baía de tchesapík, o tabaco mostrou-se um produto valioso nos mercados europeus. Em tôrno do tabaco e, posteriormente, do arroz, do algodão e do açúcar, organizaram-se os sistemas de plantation.

Uma plantation é uma propriedade agrícola extensiva dirigida por proprietários (organizados em sociedades mercantis) e operada por uma fôrça de trabalho submetida ao contrôle dos primeiros. reticências A partir da década de 1630, escravos foram introduzidos com bastante regularidade para cumprir as exigências da produção mercantil.

Nas antigas regiões produtoras de fumo, localizadas ao longo da baía de tchesapík, estavam na condição de escravos mais de dois terços da população. Em 1790, um quinto da população era de origem africana. Apenas 8% dêstes eram africanos livres, sendo os demais escravos. reticências

NARO, Nancy Priscilla S. A formação dos Estados Unidos. São Paulo: Atual, 2004. página 19. (Coleção Discutindo a História).

  1. De acôrdo com o texto, quais eram os principais produtos cultivados nas colônias do Sul?
  2. O que é uma plantation? Qual era a principal fôrça de trabalho na plantation, segundo o texto?
  3. Qual é o papel das colônias do Sul no comércio triangular?

10. Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.

A educação formal, na escola, adquiriu nas colônias uma fórma toda especial. A existência de protestantes colaborou para isto. Ora, uma das causas da Reforma Protestante na Europa era justamente a defesa da livre interpretação da Bíblia. Para poder livremente interpretá-la, é necessário que seja lida por todas as pessoas. Para ser lida é necessário que a Bíblia deixe de ser exclusivamente em latim e tenha suas interpretações retidas pêlo monopólio do clero católico. Lutero havia traduzido a Bíblia para o alemão; e não faltaram várias edições da Bíblia também em inglês.

reticências

KARNAL, Leandro. Estados Unidos: a formação da nação. São Paulo: Contexto, 2007. página 39-40. (Repensando a História).

  1. Qual é o tema central do texto?
  2. Como a questão religiosa influenciou a educação formal nas colônias inglesas na América?
Respostas e comentários

9. a) Resposta: Tabaco, arroz, algodão e açúcar.

9. b) Resposta: Uma plantation é uma grande propriedade agrícola monocultora dirigida pelos seus proprietários. A principal mão de obra na plantation era escrava.

9. c) Resposta: Grandes proprietários de terras das colônias do Sul compravam ouro, açúcar e melaço, além de pessoas escravizadas vindas de diversas regiões da África. Por sua vez, as plantations forneciam matérias-primas à metrópole, como o algodão.

10. a) Resposta: A educação formal nas colônias inglesas na América.

10. b) Resposta: O fato de os protestantes defenderem a livre interpretação da Bíblia fez com que êles dedicassem especial atenção à educação formal, para que, assim, mais pessoas aprendessem a ler e interpretar a Bíblia.

Ao propor que os alunos discorram sôbre aspectos da colonização inglesa na América do Norte, sôbre as características das colônias do Norte e do Sul e a respeito do comércio triangular, as atividades 9 e 10 propiciam o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete agá ih zero oito, que trata sôbre as fórmas de organização das sociedades americanas no tempo da colonização, identificando mecanismos que levaram à formação de alianças, confrontos e resistências. Também favorecem a abordagem de aspectos da Competência específica de História 3, permitindo aos alunos elaborar questionamentos e hipóteses em relação às informações apresentadas e aos contextos históricos analisados. As atividades ainda propiciam o desenvolvimento da leitura inferencial. Peça aos alunos que façam a leitura do texto da atividade 9, refletindo sôbre os elementos que facilitaram a implantação do sistema de plantation nas colônias do Sul. Na atividade 10, incentive os alunos a refletir sôbre a importância da religião no processo de ocupação do território da América do Norte.

Algo a mais

O filme amistá aborda a questão da escravidão nas colônias estadunidenses. Utilize trechos dele em sala de aula para comentar as condições de captura e de transporte dos escravizados para a América do Norte e trabalhe o conteúdo de uma maneira diferente.

> Amistad. Direção: Istiven Spilbérr. Estados Unidos, 1997 (155 minutos).

O tema é reticências

Educação ambiental

Os estudos naturalistas

Você sabia que na América existiam inúmeras espécies de animais e de plantas desconhecidas pelos europeus que colonizaram o continente? Ao longo de todo o processo de colonização, a fauna e a flora do território americano chamaram a atenção de alguns estudiosos, que organizaram expedições para descrever e registrar o que consideravam “exótico”, ou seja, diferente daquilo que estavam acostumados. Essas expedições aconteceram principalmente entre os séculos dezesseis e dezenove.

Normalmente, nos registros das espécies novas havia o nome do organismo em língua indígena, detalhes sôbre o formato do animal ou da planta, comparações com os modelos conhecidos pelos europeus, além de informações sôbre a possível utilidade que aquela nova espécie teria para os seres humanos. Leia um exemplo.

reticências Nhanduguaçu (têrmu indígena), Ema (português). Encontram-se aqui essas aves, de grande tamanho, embora um pouco menores que as africanas. Suas pernas são longas reticências Os pés possuem três dedos dianteiros reticências. É encontrada em grande número, nos campos da capitania de Sergipe e Rio Grande, mas não em Pernambuco; sua carne é boa para se comer.

reticências

ápud GESTEIRA, Heloisa Meireles. Animais e plantas do sertão do rio São Francisco nas representações do Brasil. ín: KURY, Lorelai Brilhante (organizador). Sertões adentro: viagens nas Caatingas – séculos dezesseis a dezenove. Rio de Janeiro: Andréa Estúdio, 2012. página 92.

Ilustração. À esquerda, um homem com barba, usando chapéu, casaco e calça, está de pé segurando uma arma e apoiando-a no ombro. Ao lado, uma mulher, usando chapéu e vestido, está de costas, segurando com as mãos uma bengala na posição horizontal. Seguido, um homem robusto e com barba, usando chapéu, casaco e calça, está apontando na direção de um lago com vários aves brancas nadando. Ao redor, vegetação.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Analisar historicamente o costume relacionado ao estudo e à preocupação em preservar a natureza.
  • Valorizar a diversidade da flora e da fauna da América.
  • Compreender diferentes aspectos do processo colonial, no caso, a descoberta de novas espécies de animais e plantas.
  • Entrar em contato com projetos e fórmas de atuar efetivamente a favor da preservação da biodiversidade.

  • O propósito da seção é mostrar aos alunos que estudos sôbre o meio ambiente e sôbre a fauna e a flora brasileiras ocorreram ao longo do processo de colonização, influenciando o continente europeu. Além disso, esta seção levanta problematizações acêrca da necessidade de preservar a biodiversidade, incitando os alunos a refletir sôbre o tema contemporâneo transversal Educação ambiental.
  • As intenções comerciais oriundas do processo colonial são abordadas dentro dos aspectos mercantilistas da dominação da América. Esta seção, porém, oferece novos elementos que tornam mais complexa essa relação ao discorrer sôbre os interêssis de intelectuais sôbre a flora e a fauna das novas terras, fenômeno que motivou pesquisas e gerou novos conhecimentos.

A expedição de

Um dos primeiros naturalistas a participar de expedições ao interior do território brasileiro foi o holandês djêordji (1610-1644). Seus desenhos e anotações realizados em expedições ao interior do Nordeste brasileiro foram levados para a Europa e publicados na obra História Natural do Brasil.

Com base na divulgação do trabalho dos naturalistas, espécies da fauna, como o tatu e a capivara, e da flora, como a aroeira e o camará, até então desconhecidas pelos europeus, passaram a ser pesquisadas, favorecendo a produção de medicamentos e o desenvolvimento de novos tratamentos de saúde.

Página de livro. Na parte superior, em destaque, o texto: HISTORIA NATVRALIS BRASILIAE. Abaixo, ilustração de um homem com barba e cabelos longos cinza e com pele clara, sem vestes, sentado de costas, segurando um vaso vermelho caído de onde sai vários peixes e crustáceos. À esquerda, um indígena, sem vestes e com adereço de penas na cabeça, segurando arco e flechas. À direita, mulher indígena sem vestes, segundo plantas nas mãos. Ao redor, árvores com animais, como macacos, bichos-preguiça, araras, pequenas aves e serpentes. Ao fundo, silhueta de pessoas dançando.
Folha de rosto da obra História Natural do Brasil, de e djêordji , 1648.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Como eram as descrições da fauna e da flora brasileiras feitas pelos europeus?

Ícone 'Atividade oral'.

2. Como vimos, no século dezessete, havia grande empenho dos pesquisadores para catalogar os conhecimentos acêrca das plantas e dos animais descobertos. No decorrer do tempo, houve a destruição de muitos hábitats, levando a comunidade científica a se preocupar com a preservação da biodiversidade do planeta.

a. Você conhece alguma espécie de animal ou de planta que esteja em risco de extinção? Converse sôbre isso com seus colegas e faça anotações no caderno.

Ícone 'Em grupo'.

b . Grande parte do trabalho dos biólogos e dos botânicos da atualidade consiste em buscar alternativas para que a biodiversidade seja preservada. Você conhece algum projeto que atue com êsse objetivo? Forme um grupo com os colegas e façam uma pesquisa para descobrir isso. Ao encontrar as informações, vocês devem produzir cartazes sôbre o projeto e os objetivos de sua atuação. Depois, façam uma exposição dos cartazes na sala de aula.

Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

O tema sôbre a biodiversidade do continente americano contempla aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 6, possibilitando o desenvolvimento da consciência socioambiental.

Respostas

1. Os registros dos europeus apresentavam descrições de animais e de plantas, comparações com os modelos conhecidos pêla Europa e informações sôbre a utilidade das novas espécies para as pessoas.

2. a ) Com o objetivo de auxiliar os alunos na resposta aos a e b, indique alguns sáites que abordam os temas das questões. Veja algumas sugestões a seguir.

> Ibama. Disponível em: https://oeds.link/6L5pgy. Acesso em: 30 maio 2022.

> Projeto Tamar. Disponível em: https://oeds.link/dWV2xB. Acesso em: 30 maio 2022.

> dáblio dáblio éfe – Brasil. Disponível em: https://oeds.link/Ss3EG1. Acesso em: 30 maio 2022.

b ) Para a pesquisa solicitada neste item, além de sites na internet, os alunos podem buscar informações em outros meios, como em revistas científicas ou em livros especializados. Verifique se é possível encontrar materiais que tratem do tema na biblioteca da escola. Nesse caso, distribua os materiais entre os alunos. Você pode estabelecer o prazo que julgar necessário para a entrega dos resultados da pesquisa. Depois de concluírem o trabalho, peça aos grupos que o apresentem ao restante da turma.

Algo a mais

A respeito da formação dos Estados Unidos, sugere-se:

> KARNAL, Leandro. Estados Unidos: a formação da nação. São Paulo: Contexto, 2001.

O site Slave Voyages contém informações sóbre o tráfico de escravizados, com documentos, estatísticas, mapas e materiais didáticos. Você pode acessá-lo como suporte na preparação das aulas.

Slave Voyages. Disponível em: https://oeds.link/WfchnH. Acesso em: 30 maio 2022.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Entre os séculos dezesseis e dezessete, o continente americano conheceu fórmas muito distintas de colonização. A respeito disso, leia o texto a seguir e responda às questões.

reticências O comércio triangular é muito diferente da maioria dos procedimentos comerciais do resto da América. Apesar de as leis estabelecerem limites, os comerciantes das colônias agiam com grande liberdade e seguiam mais a lei da oferta e da procura do que as leis do Parlamento de Londres. Na prática, estabeleceram um sistema de liberdade muito grande, desconhecido para mexicanos e brasileiros e intocados pêla repressão inglesa até, pêlo menos, 1764.

reticências

KARNAL, Leandro êti áli. História dos Estados Unidos: das origens ao século vinte e um. São Paulo: Contexto, 2011. página 57.

  1. A qual região da América êsse texto se refere? Como você chegou a essa conclusão?
  2. Como se organizava a economia dessa região?
  3. Por que é possível afirmar que o comércio triangular era completamente diferente das trocas comerciais do restante do continente?
  1. Réuriét foi uma abolicionista que nasceu em mérilend, em cêrca de 1822, na condição de escravizada. Ela participou de uma rede de ativistas que organizava abrigos e alforria para pessoas escravizadas. Réuriét conseguiu libertar cêrca de 300 escravizados no sul dos Estados Unidos, levando-os para o norte. Com base nessas informações e no que você estudou nesta unidade, responda às questões a seguir.
    1. Réuriét nasceu em mérilend, nos Estados Unidos. Como se organizava a economia nessa região até o século dezenove?
    2. Por que Réuriét levava os escravizados do sul para o norte?
    3. Quais outras iniciativas de resistência negra ocorreram em outros territórios da América durante o período colonial?
Fotografia em preto e branco. Mulher negra, usando um lenço nos cabelos, vestido, casaco e xale escuro. Ela está de pé com as mãos juntas próximas à barriga.
Réuriét , de Sêimor . Fotografia, cêrca de 1885.
Respostas e comentários

1. a) Resposta nas orientações ao professor.

1. b) Resposta nas orientações ao professor.

1. c) Resposta nas orientações ao professor.

2. a) Resposta nas orientações ao professor.

2. b) Resposta nas orientações ao professor.

2. c) Resposta nas orientações ao professor.

1. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos compreenderam a lógica comercial das metrópoles europeias para o domínio do Atlântico, o que favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete agá ih um três da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, elabore com êle o esquema do comércio triangular, indicando as mercadorias, suas regiões de origem e de destino.

Respostas

1. a ) O texto se refere à Nova Inglaterra (formada pêlas colônias do Norte e do Centro), que compunha as Treze Colônias, pois essa era a única região que teve liberdade comercial durante o período colonial no continente americano.

b ) A economia diversificada dessa região era voltada para o mercado interno. A atividade agrícola era baseada na policultura, a qual era realizada por pequenos e médios proprietários. Também havia criação de animais, pesca e produção de manufaturas, com mão de obra familiar. A escravidão não existia nessa região, somente a servidão temporária, empregada a fim de obrigar os imigrantes a trabalhar por um tempo para pagar as despesas da viagem para a América.

c ) Porque o comércio triangular da Nova Inglaterra era regulado pêla lei da oferta e da procura, dando liberdade aos comerciantes locais, ao passo que em todo o restante do continente americano havia o exclusivo colonial, medida determinando que os produtos coloniais e as importações só podiam ser negociados com a metrópole.

2. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos compreenderam os impactos da conquista europeia na América do Norte, identificando as fórmas de resistência das populações locais, o que favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero nove da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, oriente-o para que retome as diferenças entre as colônias do Norte e do Sul, relacionando as características dessas regiões na época ao contexto abordado na atividade.

Respostas

2. a ) A economia do sul dos Estados Unidos era baseada no sistema de plantation, que se firmava nos latifúndios monocultores (principalmente de algodão), uma produção para exportação com uso de mão de obra escravizada.

b ) Réuriét levava os escravizados para o norte porque, na região da Nova Inglaterra, privilegiava-se o trabalho livre e assalariado. Dessa fórma, os descendentes de africanos do sul conseguiam ser mais livres e ter uma vida um pouco mais digna no norte.

c ) Entre as várias iniciativas de resistência negra, é possível elencar as fugas, a organização dos quilombos e as revoltas dos escravizados.

3. Os franceses dominaram algumas regiões da América durante o período colonial. A respeito disso, analise a imagem a seguir e responda ao que se pede.

Mapa. Destaque de parte do litoral do atual território do Brasil. Na parte superior, há o texto: LA FRANCE ÂNTARTICTIQVE, LE RIO JANEIRO. Abaixo, há o destaque de uma baía e pequenas ilhas. Há também inscrições de regiões, etnias indígenas, coordenadas geográficas e cidades escritas na língua francesa. À direita, representação da rosa dos ventos. Ao lado, carimbo azul em formato oval. Abaixo e centralizado, carimbo vermelho em formato circular.
Mapa da França Antártica, de Pierre Duval. cêrca de 1555.
  1. O que era a França Antártica? Onde ela se localizava?
  2. Qual outra região os franceses tentaram invadir no Brasil? Como êsse processo ocorreu?
  3. Em quais regiões da América os franceses criaram colônias?

4. Os anos iniciais de colonização do território brasileiro foram marcados pêla instalação de um conjunto de instituições administrativas políticas. Relacione as instituições a seguir com a definição correspondente.

1. Capitanias hereditárias

2. govêrno-geral

3. Câmaras Municipais

A. Eram responsáveis por realizar e conservar obras públicas, além de fiscalizar o comércio local.

B. Centralizava o poder colonial, sendo responsável pêla defesa, cobrança de impostos e justiça de toda a colônia.

C. Grandes loteamentos de terra doados pêla Coroa portuguesa aos donatários, que deveriam produzir e proteger a região.

Respostas e comentários

3. a) Resposta: A França Antártica foi uma colônia fundada pelos franceses no Rio de Janeiro, em 1555.

3. b) Resposta: Os franceses invadiram o Maranhão, fundando a França Equinocial, em 1612. Nessa ocasião, os religiosos católicos se aliaram aos indígenas e exploraram as drogas do sertão. Os franceses foram expulsos em 1615.

3. c) Resposta: Os franceses criaram colônias estabelecidas na América do Norte, onde atualmente se situa o Canadá, e na Luisiana, que pertence hoje aos Estados Unidos. Também se estabeleceram na região das Guianas, na América do Sul, e em algumas áreas da América Central, como a Ilha de São Domingos, atual Haiti.

4. Respostas: 1 – C; 2 – B; 3 – A.

3. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos conseguem identificar os espaços de ocupação francesa na América, refletindo sôbre as conexões entre a Europa e regiões distintas do continente americano no contexto das Grandes Navegações, o que favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero dois da BNCC.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, retome com ele as discussões sôbre a conquista da América por meio de um mapa político do continente atual. Peça-lhe que indique os territórios que foram ocupados pelos portugueses, pelos espanhóis e pelos ingleses. Diga que vários territórios ocupados pelos franceses ainda falam francês na atualidade como idioma oficial.

4. Objetivo

Esta atividade permite avaliar a compreensão dos alunos sôbre o processo de desenvolvimento do govêrno colonial brasileiro, refletindo sôbre a organização da sociedade com base em seus mecanismos de alianças, o que favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero oito da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, peça-lhe que leia novamente o texto dos tópicos “O sistema de capitanias hereditárias e “O govêrno-Geral”, no capítulo 13 desta unidade. Em seguida, peça-lhe que retome a leitura de cada conceito e identifique sua descrição correta.