Projeto em ação

Feira da cultura afro-brasileira

Bate-papo inicial

  1. Como a cultura afro-brasileira está presente em seu dia a dia? Cite exemplos.
  2. Em sua opinião, a cultura afro-brasileira é devidamente valorizada pêlas pessoas? Explique.

Desde que foram trazidos de maneira forçada para o Brasil, a partir do sé­culo dezesseis, para trabalhar na condição de escravizados, os africanos e seus descendentes resistiram física e culturalmente à situação de violência e opressão a que eram submetidos. Alguns elementos que foram preservados por êles tornaram-se parte importante da identidade cultural brasileira.

O texto a seguir aborda a influência africana na formação da cultura brasileira.

reticências

Além de ser central nos cultos religiosos a música de influência africana, na qual o tambor geralmente é o instrumento mais importante, também é fundamental em muitas outras ocasiões de festa e danças. Ao lado do tambor, outros instrumentos, como o berimbau, o agogô e o reco-reco, se juntaram aos de origem lusitana reticências. Nas congadas, maracatus, capoeiras e reisados os ritmos africanos estão na base da música tocada. Também os sambas de umbigada e de roda, os jongos, o frevo e muitas outras danças têm passos mais ou menos fiéis àqueles que realizaram os primeiros africanos e afrodescendentes que dançaram em terras brasileiras. reticências

Se passarmos dos ritos religiosos, festas, danças e músicas – alimento do espírito – para esferas mais materiais, veremos a influência africana na culinária brasileira, principalmente na Bahia, onde o uso da pimenta e do azeite de dendê lembra a proximidade que ela já teve com a Costa da Mina. Acarajé, vatapá, aluá, xinxim de galinha são alguns dos pratos que, além do nome, têm receitas parecidas com as feitas na África, satisfazendo o paladar dos que se criaram dentro dos gôstos dos seus pais. reticências

SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2007. página 134135.

Respostas e comentários

Questões a e b. Respostas nas orientações ao professor.

Objetivos

  • Conhecer e valorizar influências africanas na cultura brasileira.
  • Divulgar para a comunidade escolar a diversidade cultural formadora da identidade brasileira.
  • Incentivar a criatividade dos alunos na elaboração dos materiais expostos na feira.

  • Tempo estimado: 4 semanas
  • Momentos para começar: Unidade 3 (Os povos da África); Unidade 7 (O Brasil colonial); No final do volume, como fórma de encerrar o ano letivo.
  • Este projeto favorece uma articulação com os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Arte. Durante o andamento do projeto, sempre que julgar conveniente e necessário, convide os respectivos professores dêsses componentes curriculares para trabalhar em conjunto. A atividade tem como objetivo mostrar aos alunos a importância da interdisciplinaridade para o aprendizado.
  • As questões do Bate-papo inicial objetivam o levantamento de hipóteses, a exploração do conhecimento prévio e a verificação da opinião dos alunos a respeito do tema tratado.
  • Solicite aos alunos que anotem as respostas para, depois, comparar os seus conhecimentos e as opiniões iniciais com o que compreenderam ao final dêsse trabalho.
  • Antes de iniciar a abordagem da seção com os alunos, apresente a êles os objetivos e as principais atividades que compõem essa seção: pesquisa, montagem, divulgação e realização da feira e autoavaliação.

Respostas

Bate-papo inicial

a ) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos indiquem aspectos da cultura afro-brasileira que podem ser por êles observados ou vivenciados no cotidiano, por exemplo, influências na música, na culinária, na religião, na dança, entre outros.

b ) Resposta pessoal. Para responder a essa questão, os alunos devem relacionar a realidade próxima e relatar o que sentem ou observam em seu dia a dia. É possível que a maioria dos alunos apresente uma resposta negativa. Se isso ocorrer, questione-os sôbre o que poderia ser feito para mudar essa situação, pedindo-lhes opiniões e incentivando o debate.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Quais elementos de influência africana presentes no texto você já conhece ou ouviu falar? Ainda que sejam manifestações diferentes das suas, você reconhece a importância de respeitá-las para convivermos em sociedade de maneira harmoniosa?

Ícone 'Atividade oral'.

2. Além dos elementos culturais tradicionais citados no texto, você conhece outras manifestações culturais afro-brasileiras? Qual é a importância delas para a nossa sociedade? Compartilhe com um colega e, em seguida, com um grupo maior, as conclusões a que chegou.

Mão na massa

Conhecer e valorizar os elementos da cultura afro-brasileira é uma maneira de reconhecermos a luta e a resistência empreendida historicamente pelos afrodescendentes.

Nesta seção, vamos organizar uma feira cultural com o tema A cultura afro-brasileira, com o objetivo de incentivar a comunidade escolar a fortalecer e valorizar a diversidade cultural brasileira e a história dos afrodescendentes.

Cuidado!

O respeito é a capacidade que temos de reconhecer e valorizar a diversidade cultural, a história, a luta e as tradições da população afro-brasileira.

1º passo – Planejamento

Pesquisa

Com o auxílio do professor, dividam-se em grupos. Cada grupo ficará responsável por pesquisar um dos temas sugeridos a seguir.

Língua: A importância das línguas africanas na formação do vocabulário brasileiro.

Música: A influência africana e a importância da cultura afro-brasileira na ême pê bê atual.

Expressões corporais: Tipos de dança de influência africana, como o congado e o jongo, além de outras expressões corporais, como a capoeira.

Artes plásticas: Expressões culturais – pinturas, gravuras e esculturas – produzidas por artistas afro-brasileiros, como Arthur Bispo do Rosário, Heitor dos Prazeres, Ana das Carrancas, Maria Auxiliadora, Dalton Paula e Rosana Paulino.

Culinária: Pratos típicos – acarajé, vatapá, entre outros –, além de ingredientes como a pimenta, o azeite de dendê e o leite de coco.

Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. Aproveite esta questão para explorar os conhecimentos prévios dos alunos acêrca dos elementos da cultura afro-brasileira. Incentive-os a comentar o momento em que tiveram contato com elementos ou de que maneira chegaram até êles informações a respeito dêsse tema. Incentive-os a pensar sôbre a diversidade cultural brasileira e a importância de entender outras culturas.

2. Possíveis respostas: Os pratos da culinária tradicional, como o caruru; o uso de ingredientes e temperos como o leite de coco e a pimenta-malagueta; e a realização de festas tradicionais e manifestações culturais, como a Congada, que misturam elementos da religiosidade africana com a católica. Reconhecer e valorizar essas manifestações são algumas fórmas de combater o preconceito.

Metodologias ativas

A questão 2 possibilita o trabalho com a metodologia ativa think-pair-share. O objetivo é realizar uma estratégia de aprendizagem cooperativa sôbre a questão dos elementos culturais afro-brasileiros. Veja orientações sôbre essa metodologia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Depois de compartilhar o raciocínio com um colega, o aluno poderá socializar com um grupo maior os pensamentos e as conclusões a que a dupla chegou.


  • Durante o trabalho com esta página, ressalte a importância do respeito, incentivando a valorização da cultura negra como formadora da sociedade brasileira, fator que marcou profundamente a nossa história.
  • Na etapa de Pesquisa, se julgar necessário, peça à turma que faça um levantamento de temas que envolvem: > Língua: recitação de poemas ou leituras de prosa; > Música: apresentação de estilos musicais, como o samba e o maracatu; > Expressões corporais: demonstração de coreografias de dança ou de luta; > Artes plásticas: releituras de pinturas e esculturas feitas pelos alunos ou apresentação de painéis; > Culinária: exposição de amostras de ingredientes, degustação dos quitutes da culinária afro-brasileira, bem como da receita e da história de cada prato.
  • Veja a seguir algumas sugestões de sites para os alunos que podem ser utilizados como fontes de pesquisa. > Educação para as relações étnico-raciais. Disponível em: https://oeds.link/ktI8ua. Acesso em: 20 junho 2022.> Museu Afro Brasil. Disponível em: https://oeds.link/e8XAUL. Acesso em: 20 junho 2022.

As pesquisas podem ser feitas em livros, jornais, revistas e na internet. Certifiquem-se de que as informações pesquisadas sejam de fontes confiáveis. Uma dica: confira as informações obtidas comparando-as com outras fontes.

Observação, tomada de nota e construção de relatório

A fim de acompanhar cada etapa dêsse projeto, com a ajuda do professor, escolha uma pessoa de seu grupo para fazer uma observação e tomada de nota e, ao final da observação, construir um relatório de maneira conjunta.

O site Portal Geledés mostra as principais ações do Geledés Instituto da Mulher Negra. Nele, é possível se informar sôbre a contribuição dos africanos(as), negros(as) e/ou afrodescendentes, nas mais variadas maneiras de expressão cultural.

Página de internet. Cartaz com a silhueta do rosto de uma pessoa negra. Ao lado, o texto: GELEDÉS INSTITUTO A MULHER NEGRA. No Fundo cor, amarela.
Portal Geledés. Disponível em: https://oeds.link/QhcitP. Acesso em: 31 março 2022.

Para isso, é importante que vocês façam um roteiro, descrevendo os principais pontos que devem ser observados. Pode ser, por exemplo, as características do local onde as atividades foram realizadas, o que o tema de pesquisa despertou em cada um, os problemas e as dificuldades ao longo do caminho, os pontos positivos e os negativos, a sua participação e a dos colegas etcétera

As notas podem ser tomadas ao longo da observação ou apenas ao final. Além disso, é fundamental que o observador exerça sua empatia e se coloque no lugar dos colegas observados.

Por fim, produza um relatório em conjunto com seu grupo, descrevendo sinteticamente o trabalho realizado e o que foi observado. êsse relatório também será utilizado como avaliação.

Organização da feira

Cada grupo deverá organizar os dados pesquisados e pensar em atividades para serem apresentadas. Usem a criatividade! É possível produzir painéis e cartazes, montar apresentações musicais, danças ou teatros, degustar pratos típicos etcétera A intenção é produzir o máximo de atividades que façam a comunidade escolar se aproximar da cultura afro-brasileira.

Verifiquem o melhor local para as apresentações. Certifiquem-se de que haverá espaço suficiente para acolher todos os grupos e os convidados. Caso haja apresentações artísticas, a turma deverá organizar um cronograma para estabelecer a ordem e o tempo de cada uma.

Respostas e comentários
  • Durante a Execução, oriente os alunos a organizar a decoração da feira pesquisando elementos da cultura afro-brasileira para expor nos ambientes onde acontecerão as apresentações. Ao longo da montagem da feira, ressalte a importância de valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais afro-brasileiras. êsse exercício favorece o desenvolvimento da Competência geral 3.
  • O site indicado nesta página (Portal Geledés) pode auxiliar os alunos no trabalho de planejamento e execução da feira. êles poderão analisá-lo como exemplos de iniciativas de mobilização, nas quais pessoas de determinada realidade social se unem em um engajamento comum: no caso em questão, combater o racismo.
  • A articulação interdisciplinar com os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Arte pode ser feita quando os alunos estiverem definindo os temas de pesquisa. Em relação à Língua Portuguesa, especialmente no que se refere à importância das línguas africanas e sua diversidade, assim como sôbre a influência de línguas africanas no português falado no Brasil. Quanto ao componente curricular de ­Arte, com a pesquisa das expressões culturais nas artes plásticas, por exemplo. Nessa ocasião, auxilie-os a compor os elementos textuais da feira respeitando a linguagem e os principais aspectos culturais do movimento negro, o que pode ser realizado com uma leitura atenta dos sites indicados. Além disso, ajude-os a observar a maneira como veículos de comunicação se dirigem ao público, os formatos dos textos, como se estrutura a abordagem dêsses canais de informação, entre outros aspectos.

2º passo – Execução

Preparação para a feira

Com o auxílio e a orientação do professor, façam um ensaio geral de todas as apresentações, a fim de receberem as últimas instruções e corrigirem possíveis falhas. Um dia antes da realização da feira, organizem o ambiente reservado para o evento. Certifiquem-se de que as informações dos painéis e cartazes estão legíveis e à vista do público.

3º passo – Divulgação

Divulgação e realização da feira

Divulguem para os convidados (familiares e outros membros da comunidade escolar) a data e o local onde será realizada a feira.

É importante estarem atentos à reação das pessoas durante as apresentações, avaliando se o objetivo da feira está sendo alcançado.

Avaliação

Depois da realização da feira cultural, utilize as notas tomadas feitas com base na observação de todas as etapas do projeto, além do relatório produzido ao final dessa prática, para avaliar a sua participação e a dos colegas. Reflita sôbre as principais dificuldades que vocês tiveram, assim como as tarefas que mais despertaram o interêsse da turma. As questões a seguir vão auxiliá-los na avaliação.

  1. Como você avalia a participação da turma durante a realização da feira cultural? Há algum ponto que poderia melhorar? Qual e por quê?
  2. Você acompanhou os trabalhos realizados pelos outros grupos, contribuindo com críticas e sugestões?
  3. Você soube dialogar respeitosamente com pessoas que tinham opiniões diferentes das suas? Cumpriu todos os compromissos que assumiu com o grupo?
  4. Você mudou o modo de pensar quanto a algum aspecto da cultura afro-brasileira? Qual? Explique.
  5. De maneira geral, como você avalia a participação do público com relação à feira? Foi bem receptivo? Houve algum elogio, crítica ou sugestão por parte dele?
Respostas e comentários
  • Por fim, na etapa de Divulgação, sugira aos alunos que utilizem as redes sociais na internet para promover o evento e convidar as pessoas.
  • O propósito da Avaliação é fazer com que os próprios alunos analisem as práticas que desenvolveram ao longo do trabalho. Oriente os alunos a expor os pontos positivos e os negativos de todo o trabalho, assim como as dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas durante o processo. Incentive-os a pensar em suas opiniões antes e depois da realização do trabalho.
  • Após finalizar a atividade, os alunos poderão responder às questões em uma folha avulsa ou em uma conversa com os colegas na sala de aula.
  • A estrutura desta atividade possibilita o trabalho com o tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos. Para isso, discuta e questione os alunos acêrca de temas relacionados ao racismo por meio de perguntas como: “As instituições discriminam as pessoas com base na côr da pele ou etnia?”; “Quais são as leis de combate ao racismo?”; “Quais são fórmas de violência que a população negra enfrenta no Brasil?”.