Sugestões complementares

Unidade 1

A Europa Moderna

Convite à navegação

Nesse livro, a autora aborda a formação da língua e da literatura portuguesas, mas, para isso, inicia com um breve histórico, passando pêla história da Península Ibérica, o contato com diferentes povos, até chegar ao processo que possibilitou a expansão marítima no século quinze.

Capa de livro. Na parte superior, o título do livro: Convite à navegação. Uma conversa sobre literatura portuguesa. Abaixo, o nome da autora: Susana Ventura. No fundo, ilustração de ondas do mar e nuvens nas cores azul, preta e branca.
Convite à navegação: uma conversa sôbre a literatura portuguesa, de Susana Ventura. São Paulo: Peirópolis, 2012.

Unidade 2

O Oriente: China e Japão

á bê cê do Japão

Nesse livro, você conhecerá alguns elementos da cultura japonesa de maneira prática e divertida. Os temas são elencados em ordem alfabética e contam com várias ilustrações para que você possa aprender um pouco mais sôbre a culinária, a arte, as personalidades e diversos outros aspectos dessa rica cultura.

Capa de livro. Na parte superior à direita, o nome da autora: Stela Barbieri e o nome do ilustrador: Fernando Vilela. Seguido, o título do livro: ABC DO JAPÃO. No fundo, uma mulher japonesa, usando um quimono, está sentada de perfil, segurando com as mãos um peixe vermelho.
á bê cê do Japão, de Stela Barbieri. São Paulo: ésse eme, 2008.

Unidade 3

Os povos da África

Quiricú e a feiticeira

A animação Quiricú e a feiticeira é baseada em uma lenda africana de tradição oral. De acôrdo com essa narrativa, o menino Quiricú passa por uma grande aventura ao defender sua aldeia de uma feiticeira. Assista ao filme e veja como Quiricú usa sua astúcia para descobrir o segredo da feiticeira e salvar a aldeia onde mora.

Cena de Filme. Diversas pessoas negras com roupas coloridas. Alguns estão com as mãos para cima. À direita, uma mina de água saindo da rocha.
Quiricú e a feiticeira. Direção de Michel Ocelot. França, 1998 (74 minutos).
Respostas e comentários

Nesta seção, são apresentadas indicações complementares, como livros, sites, filmes e documentários, com o objetivo de expandir e aprofundar os conhecimentos dos alunos sôbre os conteúdos estudados no decorrer do volume. As produções sugeridas podem despertar a curiosidade e abordar temáticas relacionadas às culturas juvenis, além de contribuir para o aperfeiçoamento das habilidades de leitura e de argumentação dos alunos.

Entre nós, um segredo

êsse documentário conta a história de , que vivia com sua família no Brasil até ser convocado para retornar ao Mali, país onde nasceu, com a missão de ouvir a última história de seu avô e se tornar o guardião dos segredos e da tradição da cultura djéli. Acompanhando essa história, o documentário mostra a rica cultura malinesa e destaca a importância dos griôs e da tradição oral para as sociedades africanas.

Capa. Centralizado, o nome do documentário: ENTRE NÓS, UM SEGREDO. No fundo, fotografia de uma mulher negra usando um vestido. Ao lado, um homem negro, usando camiseta, está segurando o cabelo da mulher
Entre nós, um segredo. Direção de Beatriz e . Brasil, México e Burkina Fasso, 2021 (78 minutos).

Xangô, o Trovão

O livro traz histórias a respeito da religiosidade iorubá, que era praticada na África, em especial na região do golfo da Guiné, e que foi preservada pelos africanos escravizados trazidos para o Brasil. Traços da tradição iorubá fazem parte de manifestações religiosas presentes no país até hoje. Nessa leitura, você vai conhecer o orixá Xangô, divindade responsável pêla justiça e pêlo govêrno.

Capa de livro. Na parte superior, o título do livro: Xangô, o Trovão. Abaixo, o nome do autor: Reginaldo Prandi e ilustrações de Pedro Rafael. No fundo, ilustração de um homem negro, usando coroa e saia colorida, segurando com as mãos dois machados. Ele está com o rosto inclinado para cima com chamas saindo de sua boca.
Xangô, o Trovão, de Reginaldo Prandi. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2003.

Unidade 4

A América antes da chegada dos europeus

Os gêmeos do

O é um registro documental sôbre a mitologia maia e suas concepções acêrca do Universo.

Por meio de contos, êsse livro apresenta algumas dessas histórias, o que nos permite compreender a cultura e a visão de mundo dos maias.

Capa de livro. Na parte superior, o título do livro: OS GÊMEOS DO POPOL VUH. Abaixo, o nome do autor: Jorge Luján. No fundo, ilustração, um homem de cor verde usando um adorno na cabeça, colar no pescoço e nos braços. Ele está segurando um bastão com as mãos. Atrás, a silhueta de outro homem.
Os gêmeos do , de Jorge Luján. São Paulo: ésse eme, 2008. (Coleção Cantos do Mundo).

Unidade 5

Cultura e religiosidade na Europa Moderna

Rãmlet de Uilian Xêiquispíer

Nessa agá quê, você conhecerá, de fórma leve e empolgante, um dos maiores clássicos da literatura. Originalmente criada por Xêiquispíer no período renascentista, essa obra conta a história de um príncipe que, após a morte de seu pai, passa a refletir sobre a própria existência.

Capa. Na parte superior, o nome da HQ: HAMELET de William Shakespeare. Seguido, o nome dos autores: Wellington Srbek e Alex Shibao. No fundo, ilustração. Ao centro, um homem com cabelos lisos, usando roupas pretas. À esquerda, uma mulher usando roupas brancas e coroa e um homem usando farda e coroa. À direita, um homem usando capa e uma mulher com cabelos lisos usando vestido rosa.
Rãmlet Uilian Xêiquispíer, de Wellington e Alex . São Paulo: Nemo, 2013.

O livro do cientista

Nesse livro, Marcelo Gleiser, um físico brasileiro contemporâneo, comenta suas aventuras no universo da ciência apresentando ideias de importantes cientistas, como Galileu, Copérnico e Newton. Acompanhando essa narrativa, você vai entender a importância das contribuições da modernidade para o desenvolvimento do pensamento científico até os dias atuais.

Capa de livro. Na parte superior, o nome do autor: Marcelo Gleiser. Centralizado, o título do livro: O livro do CIENTISTA, seguido pelo nome da coleção: Profissões. No Fundo seis quadrados com desenhos e ilustração: 1. Homem com rosto de sol. 2. Pessoas sentada em carteiras e um homem de pé. 3. Um fundo vermelho. 4. Uma figura humana de cor verde, com nariz longo, orelhas grandes e uma antena na cabeça e um pote de vidro. 5. Um homem usando terno segurando uma prisma sobre o rosto. Do prisma saem diversas cores, colorindo a face do homem. 6. Planetas flutuando no espaço.
O livro do cientista, de Marcelo Gleiser. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2003.

Unidade 6

A colonização da América

Brasil no olhar dos viajantes

êsse documentário de quatro episódios é disponibilizado no site da TV Senado. Por meio de imagens, documentos e depoimentos de especialistas, você vai conhecer como viajantes europeus viam o Brasil no período colonial.

Capa. Centralizado, o título do documentário: O BRASIL no olhar dos viajantes. Abaixo, nome do diretor: João Carlos Fontoura. Estreia: Sábado, 22 dezembro, 21 horas 30 minutos. No fundo, ilustração do Mapa do Brasil com desenhos de indígenas, pessoas com roupas e rosa dos ventos.
Brasil no olhar dos viajantes. 4 episódios. Direção de João Carlos Fontoura. Brasil, 2012 (60 minutos). Disponível em: https://oeds.link/32nfK8. Acesso em: 8 abril 2022.

Unidade 7

O Brasil colonial

cúmbe

Nesse livro, você vai conhecer um pouco mais sôbre a luta e a resistência dos escravizados trazidos dos antigos reinos de Angola e do Congo para o Brasil. A narrativa, em fórma de história em quadrinhos, relata situações de esperança e conflito constantemente vividas pêlas personagens, que resistem à opressão escravagista e lutam por liberdade.

Capa. Na parte superior, o título da HQ: CUMBE. Abaixo, o nome do autor: Marcelo D’Salete. No fundo, ilustração de um homem negro segurando uma lança. Ele está agachado, ao lado de uma árvore, olhando na direção de uma moradia.
cúmbe, de Marcelo D’Salete. São Paulo: Veneta, 2018.

Tesouro quilombola

Documentário que apresenta uma caça ao tesouro praticada pêlas crianças do quilombo , na Paraíba. Por meio dessa brincadeira, elas encontram e conhecem as riquezas da comunidade quilombola e a importância de sua história e de suas tradições.

Página de Internet. Na parte superior, barra de menu. Abaixo, cartaz com o texto: TESOURO QUILOMBOLA. No fundo, cor preta.
Tesouro quilombola. Direção de Felipe Barquete e Ana Bárbara Ramos. Brasil, 2021 (23 minutos).

Unidade 8

A expansão do território colonial

Atlas Histórico do Brasil

Nesse site, você vai acessar mapas, gráficos, gravuras e outros documentos referentes à história do Brasil. Trata-se de uma linha do tempo interativa, na qual poderá selecionar o período da história do país e os respectivos subtemas – por exemplo, o ouro das minas no contexto do Brasil Colônia (1500-1808).

Página de Internet. No canto superior à esquerda, o nome do site: Atlas histórico do Brasil. Abaixo, linha do tempo. Na parte inferior, fotografias e imagens seguido de texto.
Atlas Histórico do Brasil. Disponível em: https://oeds.link/hRzvYT Acesso em: 8 abril 2022.