O que eu já sei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Durante a Idade Moderna, os Estados nacionais europeus se desenvolveram a partir do regime absolutista. sôbre o absolutismo na Europa, copie a alternativa correta.
    1. Nos regimes absolutistas europeus, o poder político concentrava-se principalmente nas mãos do rei, que era considerado pêla Igreja católica um representante de Deus na Terra.
    2. Nesse regime, o poder político era dividido igualmente entre representantes do primeiro estado (nobreza), segundo estado (clero) e terceiro estado (burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos).
    3. Na França, um dos principais grupos que apoiavam o sistema absolutista era o dos iluministas, composto por intelectuais que defendiam a centralização do poder, o mercantilismo e a autoridade do clero.
    4. O absolutismo foi instaurado na maioria das nações europeias graças à Revolução Francesa, movimento que fundou as bases dêsse sistema de govêrno e lógo se difundiu por todo o continente, chegando, inclusive, ao Brasil, a partir do século dezenove.
  2. A chegada dos europeus à América foi um dos principais marcos do século quinze. Leia o texto a seguir e responda ao que se pede.

No século dezoito, uma sucessão de invenções deu origem ao modo de produção fabril, no qual uma série de melhorias no processo produtivo contribui para o limiar da Revolução Industrial. Tal Revolução transformou a capacidade produtiva inglesa. De modo geral, foi além do aparecimento de novas máquinas e fábricas, aumento de produtividade e do nível de renda. Na verdade, foi uma Revolução que transformou a Inglaterra e o continente europeu de uma fórma nunca vista antes, com consequências profundas nas relações sociais.

reticências

LIMA, Elaine Carvalho de; OLIVEIRA NETO, Calisto Rocha de. Revolução Industrial: considerações sôbre o pioneirismo inglês. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, número 194, 2017. página 103. Disponível em: https://oeds.link/WgpEi2. Acesso em: 20 julho 2022.

  1. Qual é a diferença entre os conceitos de “revolução” e “revolta”?
  2. Por que é possível afirmar que o movimento tratado no texto foi uma Revolução?
  3. Segundo o texto, quais foram as principais consequências da Revolução Industrial?

3. Em 1822, o Brasil tornou-se uma nação independente de Portugal. Com base nesse contexto, analise a obra e responda ao que se pede.

Pintura. À esquerda, homens usando chapéu e roupas rasgadas,  observam um homem no centro, montado sobre um cavalo e com a espada levantada. Centralizado,  Dom Pedro, homem usando farda e chapéu em cima de um cavalo, está com a mão direita erguida segurando uma espada. Atrás, homens montados em cavalos, estão segurando o chapéu com uma das mãos erguida. À direita, homens, fardados, segurando espadas erguidas e montados em cavalos, estão olhando na direção de Dom Pedro. Ao fundo, moradia, vegetação e corpo de água.
Independência ou morte ou O Grito do Ipiranga, de Pedro Américo. Óleo sôbre tela, 415centímetrospor760centímetros, 1888.
  1. Como o quadro mostra o processo de independência do Brasil?
  2. Quais fatores levaram o país a proclamar sua independência?
  3. Para o Brasil, o que significou tornar-se independente?
  4. Em sua opinião, a obra retrata o processo de independência do Brasil tal como êle ocorreu? Por quê?

4. A partir da década de 1840, trabalhadores imigrantes foram incentivados a trabalhar no Brasil, exercendo atividades principalmente nas lavouras de café. sôbre a vinda dos imigrantes nesse contexto, analise a imagem ê, depois, responda às questões.

Fotografia em preto e branco. À esquerda, um menino, usando chapéu, camisa e calça, está em cima de uma escada, encostada em um pé de café. Atrás, homens, mulheres e crianças de pé ao lado da plantação de café.
Imigrantes trabalhando em uma lavoura de café, no oeste paulista, no fim do século dezenove.
  1. Quem são as pessoas retratadas na foto? O que elas estão fazendo?
  2. Onde e quando essa foto foi tirada?
  3. Por que o govêrno brasileiro passou a incentivar a vinda de trabalhadores imigrantes?
  4. Você conhece o conceito de imigrante? O que isso significa?

UNIDADE 1 O Iluminismo e a Revolução Industrial

Gravura. Ao centro, um rio cortando uma área urbana com várias embarcações a vela. Ao fundo, várias moradias e, entre elas, chaminés com fumaça.
Vista da cidade de , no atual País de Gales, Grã-Bretanha. Gravura de Jean Batísti Enrri , feita no século dezenove.

O século dezoito foi marcado por intensas transformações na Europa que, mais tarde, influenciaram outras regiões do mundo. Nesse período, diversos pensadores fizeram parte de um movimento intelectual que valorizava fundamentalmente a razão, o qual ficou conhecido como Iluminismo.

Outra importante transformação teve início na segunda metade do século dezoito, a Revolução Industrial, na qual o desenvolvimento da indústria modificou as relações de trabalho existentes até então, alterando a vida de milhares de pessoas.

Iniciando a conversa

  1. Descreva as principais características da cidade industrial europeia representada nesta gravura do século dezenove.
  2. O que você já sabe sôbre o Iluminismo e a Revolução Industrial? Comente sôbre isso.
  3. No século dezenove, a industrialização em larga escala causou sérios prejuízos ao ambiente. E atualmente, isso ainda acontece? Explique sua resposta.

Agora vamos estudar...

  • o Iluminismo;
  • as monarquias absolutistas;
  • as críticas dos pensadores iluministas;
  • as Revoluções Inglesas;
  • a Revolução Industrial;
  • as transformações na sociedade com a industrialização;
  • a organização dos operários.

CAPÍTULO 1 O Iluminismo

Na Europa, o século dezoito também ficou conhecido como o Século das Luzes. Tal expressão foi utilizada pelos próprios intelectuais da época que, influenciados pêlo pensamento renascentista dos séculos quinze e dezesseis, buscavam interpretar o mundo sob a “luz da razão”, ou seja, por meio do pensamento racional e da ciência.

pensadores, embora muitas vezes com ideias diferentes, fizeram parte de um movimento cultural e intelectual chamado Iluminismo, passando a difundir ideais como razão, progresso e liberdade, compartilhando concepções, como a defesa do pensamento racional e a crítica à autoridade da Igreja católica e ao regime absolutista.

As monarquias absolutistas

Desde o século quinze, com a formação dos Estados modernos na Europa, o absolutismo foi o sistema político predominante. Nas monarquias absolutistas, o poder político era centralizado na autoridade do rei, o que era legitimado pêla Igreja católica, pois se acreditava que os reis governavam sob desígnios divinos.

A sociedade era hierarquizada e desigual, sendo a condição social do indivíduo determinada pêlo nascimento. Assim, havia rígida divisão entre os privilegiados, que pertenciam à nobreza e ao clero, e a maioria da população, que incluía camponeses, trabalhadores urbanos e burgueses.

Foi a partir da segunda metade do século dezessete que se formou, na Inglaterra, um pensamento político que começou a questionar o absolutismo e as desigualdades dêsse regime, além de defender princípios, como liberdade humana, que até então eram pouco discutidos. Com o tempo, êsse movimento intelectual, que mais tarde foi chamado de Iluminismo, se difundiu em outras nações, como a França.

Representação dos principais grupos sociais da Europa, na época das monarquias absolutistas: nobreza, camponeses e clero.

Gravura. À esquerda, um homem usando chapéu azul com penas, camisa azul com babado, espada na cintura e calça vermelha, está de pé e tocando com uma das mãos uma estrutura em forma de coração. Ao lado, uma pessoa, usando roupas amarelas e botas, com ferramentas na cintura, está inclinada e carregando nas costas uma estrutura em forma de coração. À direita, um homem, usando chapéu, batina preta e branca, está tocando com as mãos uma estrutura em forma de coração. Dentro da estrutura em forma de coração, há a ilustração de uma pessoa usando um manto, com os joelhos no chão e as mãos estendidas para cima. Ao lado, uma cruz com uma pessoa pendurada
As três ordens da França, de autor desconhecido. Gravura, 1789. (Detalhe).
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Como os grupos sociais que aparecem na gravura foram representados?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

O que o modo como grupos foram representados indica sôbre a sociedade europeia na época do absolutismo?

Os precursores do Iluminismo

Diversos filósofos, artistas plásticos, pintores, escritores, entre outros, destacaram-se como precursores do Iluminismo ainda no século dezessete, como o inglês Djón lóqui (16321704) e o francês Decárte (15961650). O movimento, no entanto, consolidou-se apenas no século dezoito.

John lóqui

O filósofo Djón lóqui destacou-se principalmente por questionar a autoridade dos monarcas absolutistas e por elaborar as bases do liberalismo político, propondo a limitação do papel do Estado, um pacto social entre governantes e governados, entre outros aspectos. Dessa fórma, o filósofo criticava o princípio do poder divino dos reis e defendia a ideia de que êles deveriam ser submetidos às leis. E, caso algum governante as descumprisse, perderia o direito de exercer seu cargo. Em sua obra Dois tratados sôbre o govêrno, de 1689, êle partia do princípio de que os seres humanos possuem direitos naturais, como o direito à vida, à liberdade e à propriedade, e que cabia ao Estado garanti-los.

René Decárte

Decárte é considerado um dos fundadores da Filosofia Moderna. Sua obra mais conhecida é Discurso do método, publicada em 1637.

êle defendia a observação e a experimentação como fontes para o conhecimento científico e foi o autor da frase “penso, lógo existo”, que mostra sua crença na dúvida e no questionamento como pontos de partida para compreender a verdade.

Por meio da razão e do raciocínio, o método matemático era o meio mais fácil para chegar ao conhecimento seguro, de acôrdo com Decárte. Além disso, êle acreditava que o universo material, assim como a natureza, podiam ser comparados a uma máquina, sendo, dêsse modo, regidos por leis mecânicas.

Gravura. Um homem com cabelos na altura do ombro, usando uma túnica simples. Ele está sentado em uma cadeira com as mãos sobre uma mesa. No chão, dois globos terrestres. Na janela, paisagem de árvores e montanhas.
Gravura representando Decárte, extraída do livro , de Decárte, escrito no século dezessete.

Como pensavam os iluministas?

De acôrdo com os iluministas, os preconceitos, as superstições e os ídolos (religiosos ou do mundo terrestre) impedem o caminho até a verdade. Somente por meio da razão e do progresso que os seres humanos avançariam constantemente sôbre o desconhecido, desvendando a verdade. Assim, por meio da dúvida e de uma postura crítica diante dos problemas, as pessoas poderiam usar o pensamento racional para promover mudanças e para melhorar o mundo ao redor delas.

A pintura a seguir, intitulada A lição com o planetário, de Joséf Ruáit (17341797), foi produzida no século dezoito e expressa muitas concepções do Iluminismo. Nela, um cientista demonstra o funcionamento do Sistema Solar com um planetário, provavelmente usando uma vela no centro para representar o Sol. Ao redor do cientista, pessoas mais jovens aparentam ouvir a explicação com interêsse e admiração.

A vela, que ilumina as pessoas em volta do planetário, tem a intenção de simbolizar a luz do conhecimento e do esclarecimento sôbre a ignorância, representada pêla escuridão ao redor.

Pintura. À esquerda, um homem, com cabelos na altura do ombro, faz algumas anotações em um papel. Ao lado, duas crianças olhando uma estrutura em formato esférico com uma luz central que está sobre a mesa. Seguido, um homem, com cabelos brancos e usando casaco, está em pé, olhando para a esquerda. À direita, um jovem e um homem olhando na direção da estrutura sobre a mesa. Na frente, silhueta de uma mulher de costas. As pessoas estão em um local escuro e iluminadas por uma luz que sai do centro da mesa.
A lição com o planetário, de Joséf Ruáit. Óleo sôbre tela, 147,3centímetrospor203centímetros, 1766.

Os pensadores iluministas

A crítica racionalista dos filósofos iluministas sôbre o mundo levou-os a refletir sôbre diferentes problemas da sociedade da época, como a organização do Estado e da sociedade, o papel da Igreja católica, entre outros. Conheça as principais críticas dos filósofos iluministas a seguir.

A crítica ao absolutismo

A crítica ao despotismoglossário exercido pelos reis absolutistas europeus foi um dos principais temas estudados pelos iluministas.

, conhecido como barão de Montesquiê (16891755), escreveu O espírito das leis, obra publicada em 1748. Para Montesquiê, a liberdade seria garantida por meio da separação dos poderes do Estado em: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Administrados por diferentes pessoas, essa divisão de poderes políticos garantiria mais equilíbrio e liberdade, inibindo o abuso de poder.

Pintura. Destacando o busto de Montesquieu, homem com cabelos brancos usando um tecido bege ao redor do ombro.
Retrato de Montesquiê, de . Óleo sôbre tela, 63centímetrospor52centímetros, 1728.

Para o filósofo Marie , conhecido como voltér (16941778), autor da obra Cândido, ou o otimismo, publicada em 1759, a liberdade seria garantida pêlo estabelecimento de um govêrno regido por leis aplicadas a todos os cidadãos. Dessa fórma, o Estado deveria garantir e promover a justiça, a tolerância religiosa, a liberdade de imprensa, entre outros direitos.

Pintura. Destacando o busto de Voltaire, homem com cabelos brancos na altura do ombro, usando casaco preto com babado no pescoço.
voltér, de Nicolás . Óleo sôbre tela, 80centímetrospor65centímetros, 1718.

Um dos pensadores iluministas mais influentes foi Russô (17121778). Em sua obra O contrato social, publicada em 1762, o filósofo defendeu o princípio de que os seres humanos nascem bons e livres, mas são corrompidos pêla sociedade, que os faz perder sua liberdade ao longo da vida. Para Russô, a liberdade poderia ser reconquistada por meio de um contrato, ou pacto social, em que cada indivíduo se comprometeria a renunciar a seus interêssis pessoais em prol da coletividade e do bem comum.

Pintura. Destacando o busto de Jean-Jacques Rousseau, homem com cabelos ondulados e brancos na altura do pescoço. Ele está usando uma blusa clara com gola e um casaco marrom.
Retrato de Russô, de túr. Pastel sôbre papel, 45centímetrospor35,5centímetros, 1753.

A crítica à Igreja católica

Os filósofos iluministas, principalmente voltér, criticavam o poder exercido pêla Igreja católica durante o século dezoito e as doutrinas dessa instituição religiosa, que desafiavam a razão e que não podiam ser cientificamente comprovadas.

Além disso, os pensadores iluministas combatiam outros preceitos do catolicismo, entre êles o que considerava a natureza humana essencialmente pecaminosa e dependente de Deus.

Embora muitos dêsses filósofos fossem religiosos, êles eram contra a prática de censura e a repressão exercidas pêla Igreja, pois, segundo êles, eram práticas que resultavam em guerras e perseguições.

A crítica à economia

A principal teoria econômica da época do Iluminismo foi a idealizada pêlo pensador escocês adam Ismíf (17231790), em sua obra Investigação sôbre a natureza e as causas da riqueza das nações, de 1776. Nessa obra, o filósofo defendia o fim da intervenção do Estado na economia e orientação do mercado pêla lei da oferta e da procura. Essa teoria relaciona a quantidade de produtos disponíveis com o interêsse dos consumidores. Assim, se há grande quantidade de determinado produto e pouca procura, seu preço tende a cair. Entretanto, se há pouca disponibilidade dêsse produto e muita procura, seu preço tende a subir.

Fotografia. Verso de moeda com detalhes em relevo de uma mesa com objetos e um tear. Ao fundo, embarcações a vela em um corpo de água.
Moeda do século dezoito em homenagem a adam Ismíf, na qual aparece escrito “riqueza das nações”, traduzido do inglês wealth of nations.

Ao contrário do mercantilismo, em que a riqueza das nações era medida pêla capacidade de acumulação de metais preciosos, pêla balança comercial favorávelglossário e pelos monopólios comerciaisglossário , no liberalismo econômico a riqueza passaria a ser medida pêlo trabalho e pêla quantidade e qualidade de bens e serviços produzidos.

Outro importante conceito apresentado por adam Ismíf, que contribuiu para a definição do liberalismo econômico, é o de livre concorrência. De acôrdo com êsse princípio, diferentes empresas que atuam no mesmo ramo devem concorrer entre si. Dessa maneira, espera-se que haja redução de preços e melhoria dos produtos ou serviços oferecidos ao consumidor. Suas ideias deram origem ao liberalismo econômico.

A importância da educação

Para os filósofos iluministas, uma das principais maneiras de se promover o racionalismo, a liberdade política, religiosa e econômica seria por meio de reformas na educação.

No século dezoito, o acesso ao ensino formal destinava-se a uma parcela muito pequena da população. Além disso, escolas e outras instituições educacionais eram geralmente administradas pêlas ordens religiosas da Igreja católica, que influenciavam a formação dos jovens com a transmissão de princípios religiosos.

Para tornar o ensino mais acessível e alinhado aos seus ideais, os iluministas defendiam a educação gratuita, obrigatória e laica, capaz de contribuir para a construção da autonomia e da visão crítica sôbre o mundo.

Russô, em sua obra Emílio, ou Da Educação, de 1762, reconheceu a importância da formação de crianças e jovens. Para êle, a educação deveria oferecer meios para os seres humanos conservarem sua bondade natural. Essas condições seriam garantidas por uma educação voltada para a formação política e moral dos indivíduos.

De acôrdo com Russô, até os 12 anos de idade, a família teria papel fundamental na educação das crianças. A gravura a seguir representa a importância da família na educação dos filhos.

Gravura. À esquerda, uma criança com uniforme militar e uma arma de fogo. Ao lado, uma mulher sentada, usando um lenço na cabeça. Ao seu lado, duas crianças. Uma delas está em pé, apoiada nas pernas da mulher. A outra, segura um livro.  À direita, um homem, usando chapéu, calça e botas, está segurando a mão de uma criança na direção de uma ferramenta. Ao fundo, moradia de madeira e vegetação.
Os verdadeiros professores, de Jean Batísti e en. . Gravura, século dezoito.

O despotismo esclarecido

No século dezoito, alguns monarcas europeus realizaram reformas políticas e econômicas para atender às demandas da burguesia. Muitas dessas reformas foram influenciadas pêlas ideias iluministas e, por isso, monarcas ficaram conhecidos como déspotas esclarecidos.

Catarina, a Grande (17291796), da Rússia, por exemplo, entre outras medidas, buscou incentivar o crescimento das universidades e concedeu liberdade religiosa à população.

Enciclopédia

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 3.

E se todo o conhecimento que há sôbre o mundo fosse encontrado em um só lugar, onde você procuraria? Você sabia que quase tudo o que foi pensado pelos iluministas foi compilado em um conjunto de livros?


Uma das obras iluministas mais conhecidas é a Enciclopédia, que procurou reunir e sistematizar todo o conhecimento existente até então. Ela tem 35 volumes e foi produzida por diversos pensadores, entre êles Diderrô (17131784) e Jean Batísti dalãmbér (17171783).

A palavra enciclopédia vem do grego e significa “conhecimento geral”. Isso indica a intenção de seus autores de reunir todo o conhecimento científico, artístico e filosófico adquiridos até o século dezoito. De acôrdo com Diderrô, o objetivo da obra era eliminar a ignorância, os preconceitos e as superstições, defendendo uma educação baseada na razão e na ciência para formar cidadãos “esclarecidos”.

O trabalho de redação e publicação da Enciclopédia levou mais de 30 anos. A obra foi organizada por temas, como matemática, mecânica, mineralogia, história, literatura, filosofia, política, economia, música, entre outros. Essa organização de temas e viria a servir de modêlo para enciclopédias dos séculos dezenove e vinte, como a Britannica e a Barsa, e, na atualidade, para as enciclopédias disponíveis na internet.

Contudo, há diferenças entre elas. A enciclopédia dos iluministas tinha um caráter bastante crítico e incorporava os debates da época sôbre determinados assuntos. Enciclopédias como a Britannica e a Barsa, por sua vez, organizavam-se simplesmente como repositórios de temas gerais, sem incorporar críticas e polêmicas. Já as enciclopédias on-line são funcionais e informam sôbre diversos temas, porém, geralmente sem aprofundamento.

Capa. Na parte superior, texto. Na parte inferior, ilustração em preto e branco de um anjo segurando um objeto com a mão direita. Ao redor, flores e ornamentos. Ao lado, carimbo na cor azul.
Encyclopédie, Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers (em português: Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios), de Diderrô e Jean Batísti dalãmbér, 1751.

Agora, analise um disponível em uma enciclopédia on-line.

Ilustração. Parte superior de um navegador de internet com o endereço eletrônico: http://latinoamericana.wiki.br/verbetes/e/educacao Ao lado na barra, sobreposto o marcador de número 1.

Educação

Durante os últimos cinquenta anos, a educação latino-americana viveu um intenso conflito. Por um lado, os sistemas educacionais nacionais não pararam de crescer e ampliar sua cobertura, incluindo parcelas da população historicamente sem acesso às instituições escolares. Por outro, os sistemas intensificaram sua tendência à segmentação, reproduzindo as persistentes fórmas de segregação que marcaram seu desenvolvimento histórico. reticências Para grandes setores da população, a permanência na escola, mesmo representando uma grande conquista social, não se converteu num direito efetivo. As últimas cinco décadas de nossa história educativa podem ser compreendidas como um processo de expansão das oportunidades de acesso à escola, num contexto de persistente negação do direito à educação para as grandes maiorias.

reticências

Marcador de número 2.

As taxas de analfabetismo, por sua vez, diminuíram significativamente durante as últimas cinco décadas. Nos anos 1950, o Brasil tinha, por exemplo, uma taxa de analfabetismo de 51% entre a população com mais de quinze anos; Honduras, 65%; México, 43%; Equador, 44%; República Dominicana, 57%; Colômbia, 38% e Chile, 20%. Em 2000, a taxa de alfabetização da população com mais de quinze anos era, no Brasil, de 88,4%; em Honduras, de 80%; no México, de 90,3%; no Equador, de 91%; na República Dominicana, de 87%; na Colômbia, de 94,2% e, no Chile, de 95,7%. Em 2004, 89,7% da população adulta e 96% da população juvenil da América Latina e do Caribe eram alfabetizadas.

GENTILI, Pablo. Educação. Enciclopédia Latino Americana. Disponível em: https://oeds.link/xNQtxr. Acesso em: 6 maio 2022.

1. Campo de busca

Nas enciclopédias on-line, é possível encontrar o significado da palavra buscada digitando-a no campo de busca.

2. Hiperlinks

O texto dos das enciclopédias on-line podem apresentar hiperlinks. Ao clicar em um hiperlink, você é direcionado a outra página interligada. Também pode ser um texto, uma imagem ou outro arquivo.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 4.

Você já utilizou alguma enciclopédia on-line? Qual era o objetivo? O recurso utilizado foi útil para você? Converse com os colegas. Depois, comentem a importância dêsse meio de pesquisa na atualidade.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Como era caracterizada a sociedade europeia no século dezoito?
  2. Por que o século dezoito ficou conhecido como Século das Luzes?
  3. Observe a pintura apresentada no tópico “Como pensavam os iluministas?” e explique por que ela pode ser relacionada ao contexto do Iluminismo.
  4. Produza um texto explicando o que é liberalismo econômico, utilizando as palavras do quadro a seguir.

livre concorrência • oferta e procura • trabalho • adam Ismíf

Aprofundando os conhecimentos

5. Uma das questões debatidas pelos filósofos iluministas era a relação entre os seres humanos e os outros seres vivos. êles questionavam o costume de se usar espécies de animais vivos em experimentos científicos, prática fundamentada pêla ideia de que os seres não humanos eram semelhantes às máquinas, sendo, portanto, insensíveis à dor e ao sofrimento. O texto a seguir apresenta o que defendiam os filósofos voltér, e diéremi a respeito dêsse tema.

reticências

No século dezoito, sob as “luzes” do Iluminismo, alguns filósofos como voltér (16941778) criticam a experimentação animal, sugestionando que os animais não humanos são dotados com os mesmos órgãos de sensação que nós, assim seria ilógico pensar que êles não pudessem igualmente sentir dor. (17351777) e diéremi (17481832) iniciam, então, uma crítica filosófica à tirania do ser humano frente aos outros animais, baseando-se no princípio da dorênciaglossário e na capacidade dos seres em sofrer reticências.

CHAGAS, Flávia Bernardo; , Fernanda Maurer. Considerações sôbre a experimentação animal: Conhecendo as implicações éticas do uso de animais em pesquisas. Revista Redbioética/unêsco, ano 3, volume 2, número 6, julho/dezembro 2012. página 38. Disponível em: https://oeds.link/bkKv5Q. Acesso em: 30 abril 2022.

  1. De acôrdo com o texto, o que pensavam os filósofos iluministas sôbre a experimentação animal?
  2. O que você sabe sôbre a utilização de animais vivos em experimentos científicos? Explique sua resposta.
  3. Reúna-se em grupo com colegas e pesquisem sôbre o uso de animais em estudos científicos na atualidade. Depois, discutam o tema e apresentem o argumento do grupo em um texto coletivo.

6. Analise um trecho da obra O espírito das leis, de Montesquiê. Depois, responda às questões.

reticências

A liberdade política, em um cidadão, é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sôbre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o govêrno seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão.

Quando, na mesma pessoa ou no mesmo corpo de magistratura, o poder legislativo (A) está reunido ao poder executivo (B), não existe liberdade; porque se pode temer que o mesmo monarca ou o mesmo senado crie leis tirânicas para executá-las tiranicamente.

Tampouco existe liberdade se o poder de julgar (C) não for separado do poder legislativo e do executivo. Se estivesse unido ao poder legislativo, o poder sôbre a vida e a liberdade dos cidadãos seria arbitrário, pois o juiz seria legislador. Se estivesse unido ao poder executivo, o juiz poderia ter a fôrça de um opressor.

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as querelas entre os particulares.

reticências

Montesquiê, chárlis luí , . O espírito das leis. Tradução: Cristina Murachco. São Paulo: Martins Fontes, 1996. página 168. (Coleção Paideia).

  1. Para Montesquiê, o que garante a liberdade e a segurança para um cidadão?
  2. Quais seriam as consequências caso os poderes não fossem separados? Cite dois exemplos mencionados no texto.
  3. Observe as indicações A, B e C. tipos de poder citados por Montesquiê fazem parte da estrutura de govêrno brasileiro? O que você conhece sôbre êles? Em casa, converse com seus familiares sôbre o papel de cada uma dessas estruturas políticas. Depois, conte aos colegas o que você aprendeu.

Glossário

Despotismo
: tipo de govêrno centralizado nas mãos de um déspota, que exerce o poder de maneira autoritária e absoluta.
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Balança comercial favorável
: o equivalente a exportar mais produtos do que importar.
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Monopólio comercial
: neste caso, privilégio concedido a uma pessoa ou a uma empresa de ter exclusividade no comércio de determinados produtos ou prestação de serviços.
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Princípio da dorência
: princípio que defende que todos os animais sentem dor e sofrem, por isso devem ser tratados com respeito.
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