UNIDADE 3 Independências na América

Fotografia. Ao centro, três mulheres usando chapéu, camisa e poncho colorido, estão segurando bandeiras com quadrados coloridos com as mãos. Ao redor, pessoas segurando bandeiras coloridas. Elas estão de pé em uma rua. Atrás, uma construção com muitas janelas.
Bolivianos comemoram a implantação da nova Constituição de seu país, que, entre outras determinações, reconhece o direito dos povos indígenas de manter suas tradições. Foto tirada na praça , na cidade de La Paz, Bolívia, em 2009.

A partir do século dezoito, diversos movimentos de contestação aos domínios coloniais deram início a processos de independência no continente americano. êles foram inspirados pelos ideais iluministas, como liberdade, justiça e igualdade.

Nesta unidade, vamos estudar como ocorreram processos em diversas regiões, as semelhanças e diferenças entre êles, além das permanências e rupturas políticas e sociais após a conquista da independência.

Iniciando a conversa

  1. Atualmente, manifestações pelos direitos dos povos indígenas, como essa retratada na foto, acontecem em diferentes países da América. Você sabe por quê? Converse com os colegas.
  2. Quais informações você já conhece sôbre os processos de independência no continente americano? Comente.

Agora vamos estudar...

  • a presença europeia na América do Norte;
  • a formação das Treze Colônias inglesas;
  • a independência dos Estados Unidos;
  • a independência do Haiti;
  • as revoltas coloniais na América espanhola;
  • as independências na América espanhola;
  • a independência no México e em Cuba.

CAPÍTULO 5 A formação dos Estados Unidos

No atual Estados Unidos, na América do Norte, território colonizado pelos ingleses, a partir do século dezessete foram fundadas as Treze Colônias na costa Léste. (Observe o mapa a seguir).

Treze Colônias inglesas (século XVII)

Mapa. Treze Colônias inglesas (século 17). Mapa territorial destacado conforme a legenda: Colônias do Norte: Massachusetts, New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island e Connecticut. Colônias do Centro: Nova York, Pensilvânia, Nova Jersey e Delaware. Colônias do Sul: Maryland, Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia. Perto do Rio Mississipi, há uma faixa de terra indicando Territórios Indígenas. Na parte inferior à direita, planisfério destacando parte da América do Norte. Ao lado, rosa dos ventos e, abaixo, escala de 260 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: VICENTINO, Cláudio. Atlas histórico: geral e Brasil. São Paulo: Scipione, 2011. página 96.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Quais são as colônias que formam as colônias do Norte?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Qual oceano faz limite com as colônias inglesas?

Colonização e trabalho nas Treze Colônias

As colônias inglesas eram diferentes entre si, principalmente com relação à questão econômica. Nas que se formaram no Norte e no Centro do território ocupado pelos ingleses na América, região também chamada de Nova Inglaterra, predominava o clima temperado, o mesmo que prevalecia na maior parte da Europa. Essa característica dificultou a produção de artigos agrícolas destinados à exportação para o mercado europeu, favorecendo o desenvolvimento de uma economia diversificada e voltada, sobretudo, para o mercado interno, com agricultura praticada em pequenas e médias propriedades familiares.

Além disso, a abundância de madeira na região favoreceu o desenvolvimento do comércio, das manufaturas e da marinha mercante, impulsionando a produção de navios e de outras embarcações, utilizadas para transportar mercadorias.

O tipo de mão de obra mais comum na região da Nova Inglaterra era o familiar, porém, também havia o regime de servidão temporária, realizado por imigrantes ingleses que não conseguiam pagar os custos da viagem à América.

Já as colônias do Sul, caracterizadas por apresentar um clima subtropical, mais quente, e extensa área de solo fértil, tiveram um desenvolvimento econômico diferente. Seu solo e clima estavam mais propícios aos interêssis dos colonizadores ingleses.

Fotografia em tons de sépia. No primeiro plano, uma criança negra ao lado de um cesto com algodão. No segundo plano, pessoas negras no meio de uma plantação colhendo algodão e, no terceiro plano, um homem de chapéu montando sobre um cavalo.
Trabalhadores livres colhendo algodão, na Geórgia, Estados Unidos, em 1895. Mesmo após a abolição da escravidão, em 1863, trabalhadores negros continuaram a ser maioria nos campos de algodão.

Assim, com uma economia mais voltada ao mercado externo, os sulistas elaboraram o sistema de plantation, que se caracterizava pêla monocultura, isto é, a produção de um gênero agrícola em grandes extensões de terra. Entre os principais produtos cultivados estavam tabaco, arroz e algodão. Nas plantations, a principal mão de obra era escravizada, de origem africana.

No século dezessete, foi estabelecido um sistema de comércio chamado comércio triangular, que envolvia trocas entre as Treze Colônias, as ilhas do Caribe e a África, como representado no esquema.

Esquema: Setas formando um triângulo entre Treze Colônias, África e Ilhas do Caribe. Das Treze Colônias, a seta indica a saída de: Rum e produtos manufaturados, como tecidos e armas; em direção à África: Da África, a seta indica a saída de: Pessoas escravizadas e ouro; em direção às Ilhas do Caribe. Das Ilhas do Caribe, a seta indica a saída de: Pessoas escravizadas, açúcar, melaço, cana-de-açúcar e frutas; em direção às Treze Colônias.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 3.

No comércio triangular, o que as Ilhas do Caribe forneciam às Treze Colônias?

Religiosidade e educação

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 4.

Você se lembra da importância que os religiosos davam para a educação na época que o Brasil era colônia de Portugal? Como será que era no caso das colô­nias inglesas?


Na América do Norte, havia homens e mulheres de diferentes origens e grupos religiosos, principalmente protestantes, que fugiam das perseguições religiosas na Europa.

O grande número de protestantes nas Treze Colônias favoreceu a preocupação com a educação formal. Assim, em 1647, foi publicada uma lei em massachússetis que determinou a obrigatoriedade de um professor para cada povoado que tivesse mais de cinquenta famílias. Leia o texto a seguir.

reticências as teses de Niutom e lóqui constavam nas bibliotecas das colônias. Muitos alunos das famílias abastadas iam estudar na Europa. Da França e da Inglaterra partiam livros e ideias para a América.

O grande interêsse pêla educação tornou as 13 colônias uma das regiões do mundo onde o índice de analfabetismo era dos mais baixos. Apesar das variações regionais (o sistema educacional da Nova Inglaterra era melhor do que em outras áreas) e raciais (poucos negros eram alfabetizados), as 13 colônias tinham um nível de educação formal bastante superior à realidade dos séculos dezessete e dezoito, seja na Europa ou no restante da América. Ainda assim, é inegável que havia mais alfabetizados brancos homens e ricos do que mulheres, negros, indígenas e pobres.

reticências

KARNAL, Leandro êti áli. História dos Estados Unidos: das origens ao século vinte e um. São Paulo: Contexto, 2007. E-book.

Instituições de ensino superior nas Treze Colônias até 1764

Harvard (1636) − Massachusetts

William and Mary (1693) − Virgínia

Yale (1701) − Connecticut

Princeton (1746) − Nova Jersey

Universidade da Pensilvânia (1754) − Pensilvânia

Columbia (1754) − Nova York

Brown University (1764) − Rhode Island

Fonte de pesquisa: KARNAL, Leandro êti áli. História dos Estados Unidos: das origens ao século vinte e um. São Paulo: Contexto, 2007. E-book.

A independência das Treze Colônias

No final do século dezessete e ao longo de todo o século dezoito, ocorreram muitas guerras na América e na Europa, criando um cenário de agitação social que favoreceu a independência das Treze Colônias.

Os conflitos entre metrópole e colônia

Entre os anos de 1756 e 1763, ocorreu a chamada Guerra dos Sete Anos, entre a Inglaterra e a França, envolvendo a disputa pelos territórios coloniais na América do Norte. A Inglaterra venceu o conflito e anexou diversos territórios que antes eram ocupados pelos franceses, consolidando seu poder político e econômico na região.

A guerra gerou muitas despesas para a Coroa inglesa que, para reduzir efeitos, passou a cobrar vários impostos dos colonos sôbre produtos como açúcar, café, seda e artigos de luxo. Isso gerou forte reação da população. Por exemplo, como resposta à Lei do sêlo, de 1765, que taxava a circulação de itens como jornais, livros e documentos oficiais, a população boicotouglossário os produtos ingleses. Essa lei foi suspensa em 1767, mas novos impostos foram criados.

O massacre de Boston

Em 1770, soldados ingleses dispararam em colonos americanos que protestavam contra os abusos da Coroa inglesa na cidade de bóston, em massachússetis. O episódio ficou conhecido como Massacre de bóston e foi noticiado em todas as Treze Colônias, provocando grande revolta contra a metrópole.

Gravura. À esquerda, homens e mulheres, vestindo roupas coloridas, estão em uma rua. No chão, há algumas pessoas caídas perto de poças de sangue. À direita, homens fardados, usando chapéu, estão apontando armas em direção às pessoas com roupas coloridas. Ao redor, construções.
O sangrento massacre perpetrado em King Street Boston em 5 de março de 1770, de Paul Revere (copiada da gravura de Enri ). Gravura, 1908. (Detalhe).
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 5.

O que foi a Lei do sêlo e qual foi a reação dos colonos a ela?

A Festa do Chá de bóston

Em 1773, a Coroa inglesa criou a chamada Lei do Chá, que obrigava os colonos a adquirir somente o chá comercializado pelos ingleses. Como fórma de protesto, colonos vestidos de indígenas invadiram os navios ingleses no Pôrto de bóston e lançaram diversas caixas de chá ao mar, no episódio que ficou conhecido como Festa do Chá de bóston.

O govêrno inglês reagiu a essa revolta e criou as Leis Intoleráveis em 1774, que determinavam o fechamento do Pôrto de bóston até que o valor total da carga destruída fosse pago.

A Festa do Chá de Boston (Boston Tea Party) é considerada uma das principais manifestações dos colonos contra os abusos da Coroa inglesa.

Gravura. Várias pessoas observando uma embarcação a vela em um porto. À esquerda, pessoas com vestimentas azuis. Ao lado, pessoas com roupas azuis e vermelhas, com os braços levantados, sobre um caís de madeira. À direita, uma embarcação a vela com pessoas, usando adornos indígenas, jogando caixas de madeira ao mar.
A destruição do chá no Pôrto de bóston, de e . Gravura, século dezenove. (Detalhe).

A Declaração de Independência

Em meio aos diversos conflitos com a Coroa inglesa, os colonos, cada vez mais influenciados pelos ideais iluministas de justiça, liberdade e resistência à tirania, passaram a lutar contra o domínio inglês e pêla emancipação política.

Assim, em 1774, os representantes de todas as Treze Colônias organizaram o Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, que aprovou o boicote aos produtos ingleses. No ano seguinte, no Segundo Congresso Continental, votaram a favor da independência.

A Declaração de Independência das Treze Colônias, elaborada por Thomas jéferson, Djón ádams e benjamin Frânclin, foi assinada no dia 4 de julho de 1776. Nascia, dessa fórma, os Estados Unidos da América. Essa data é comemorada até hoje como Independence Day (Dia da Independência) pelos estadunidenses.

As Guerras de Independência

Apesar da Declaração de Independência, o govêrno inglês não reconheceu a nova nação. Entre os anos de 1775 e 1781, ocorreram as chamadas Guerras de Independência pêlo reconhecimento da emancipação política das colônias.

Nesse período, os Estados Unidos tiveram apôio militar e financiamento da França, na época governada pêlo rei absolutista Luís dezesseis e grande rival dos ingleses. Após diversas batalhas, os ingleses foram finalmente derrotados na batalha de iórquitáun, em 1781. No entanto, foi somente em 1783 que a Inglaterra reconheceu a independência dos Estados Unidos, com a assinatura do Tratado de Paris, na França.

A batalha de Léquisintan foi um dos primeiros confrontos entre tropas inglesas e estadunidenses, em 1775.

Gravura. Representação de uma batalha. No primeiro plano, à esquerda, homens com roupas coloridas e armas. Alguns estão caídos no chão e outros correndo. À direita, homens com roupas coloridas e armas estão correndo. No segundo plano, vários homens com fardas vermelhas apontado armas para os homens que estão correndo.
A Batalha de Léquisintan, de Djón uórner . Gravura, 1832.

A primeira Constituição dos Estados Unidos da América foi aprovada em 1787 e estabeleceu um sistema político republicano e federativo, com poderes divididos em Legislativo, Executivo e Judiciário. As Treze Colônias tornaram-se estados e foi garantido o direito de voto censitário aos cidadãos.

Apesar de a Constituição garantir o direito de voto, a condição de cidadania, no entanto, era muito restrita e aplicava-se somente aos homens brancos livres e com determinada renda, excluindo-se, assim, homens pobres, afrodescendentes, pessoas escravizadas, indígenas e mulheres.

Pintura. À esquerda, homens usando roupas coloridas. Alguns estão de pé, com os braços estendidos para frente, e outros sentados. À direita, em cima de um altar, um homem, com cabelos brancos e usando casaco preto com meias até os joelhos, está de pé e ao lado de uma mesa. Ao lado, um homem está inclinado com as mãos sobre a mesa.
O momento de assinatura da Constituição dos Estados Unidos da América, de RRAUARD . Óleo sôbre tela, 609,6centímetrospor914,4 centímetros, 1940.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Analise novamente o mapa apresentado na primeira página dêste capítulo e responda às questões a seguir.
    1. Você reconhece o nome de algumas colônias? Quais?
    2. Como era a divisão das Treze Colônias?
  2. Copie o quadro a seguir em seu caderno, completando-o com as informações sôbre as Treze Colônias.
'Ícone.Modelo'

Colônias

Clima

Principal mão de obra

Economia

Norte e Centro

Sul

  1. Com o auxílio de um mapa-múndi e das informações apresentadas no capítulo, reproduza um mapa em seu caderno para representar as regiões envolvidas no comércio triangular. Indique, por meio de setas e legendas, os produtos trocados nesse comércio.
  2. Quais foram os principais motivos que levaram as Treze Colônias a iniciarem o processo de independência? Qual é a relação dêsse processo com as ideias dos filósofos iluministas?
  3. Após a Declaração de Independência e a aprovação da primeira Constituição dos Estados Unidos da América, como foi organizada a nova nação?

Aprofundando os conhecimentos

6. Leia a fonte a seguir que aborda as Guerras de Independência. Depois, responda às questões propostas.

reticências Foi organizado o Exército Continental, uma fôrça regular a cargo de Washington. Porém, a Guerra de Independência é também fruto da luta das milícias, grupos mais ou menos autônomos de colonos que faziam atos de sabotagem contra o exército inglês. Nessa época, desenvolve-se uma noção muito importante para os Estados Unidos: os , homens que deveriam estar prontos para defender-se a qualquer minuto dos ataques da Inglaterra, sendo os verdadeiros “cidadãos em armas”.

Em decorrência dessa mentalidade, na futura Constituição dos EUA seria garantido o direito ao cidadão de portar armas, princípio mantido até hoje. reticências

KARNAL, Leandro êti áli. História dos Estados Unidos: das origens ao século vinte e um. São Paulo: Contexto, 2007. E-book.

  1. De acôrdo com a fonte, o que eram as milícias? Com qual objetivo foram formadas?
  2. Considerando o contexto, por que a Constituição garantiu o direito dos cidadãos de portar armas?
  3. Faça uma pesquisa sôbre a questão do porte de armas nos Estados Unidos na atualidade, buscando argumentos a favor e contrários a essa ideia. Depois, escreva um texto em seu caderno comparando as duas argumentações e se posicione a respeito, justificando sua opinião.

7. A charge a seguir ironiza a Lei do Chá, de 1773, que obrigou os colonos a comercializar chá somente com a Inglaterra. A exigência de exclusividade comercial podia gerar o aumento dos preços, pois eliminava a possibilidade de concorrência, além de representar uma medida autoritária que limitava a liberdade econômica das Treze Colônias. Analise a charge a seguir, depois, e responda às questões sôbre êsse tema.

Imagem representando o rei inglês George três obrigando a América, representada por uma indígena, a engolir a Lei do Chá no porto de Boston.

Charge em preto e branco. À esquerda, um homem, com cabelos preso e casaco, está inclinado, segurando um bule com as mãos na direção da boca uma mulher indígena. No bolso do homem, há um bilhete escrito "BOSTON PORT BILL". Ao lado, a mulher indígena está deitada, com as roupas rasgadas e sendo segurada pelos braços por um homem com cabelos brancos usando batina. À direita, um homem, usando chapéu e farda, está segurando com as mãos uma espada. Ao fundo, uma mulher, com cabelos presos e usando vestido, cobre a face com uma das mãos.
O doutor habilidoso ou América engolindo o amargo projeto, de Pou Revere. Litogravura, 21,42centímetrospor13,42 centímetros, século dezoito. (Detalhe).
  1. Descreva a charge, considerando o contexto da história dos Estados Unidos.
  2. Com base nos elementos da imagem ê nas informações sôbre ela, identifique o cenário representado na charge. Explique como você chegou a essa conclusão.
  3. Você já conhecia o conceito de monopólio? Reflita sôbre essa prática. Ela ainda existe nos dias de hoje? Converse com os colegas sôbre êsse assunto.

Glossário

Boicote
: neste caso, recusa em manter relação ou transação comercial com o objetivo de punir ou pressionar a metrópole.
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