CAPÍTULO 16 A expansão dos Estados Unidos no século XIX

Após a conquista da independência dos Estados Unidos da América, em 1776, os políticos e os intelectuais envolvidos no processo de emancipação passaram a planejar o futuro da nova nação. Assim, no início do século dezenove, as principais lideranças do novo país promoveram uma política de expansão territorial.

Essa política estava alinhada ao projeto de formação de uma nação grande e coesa, com identidade e unidade nacional. Para isso, visava-se ao fortalecimento das relações entre os diferentes estados da República, procurando ao mesmo tempo manter a independência e a autossuficiência de cada um deles.

O Destino Manifesto

A ideologia de unidade e de expansão territorial que fundamentava o projeto da nova nação relacionava-se ao princípio chamado de Destino Manifesto.

Com base na crença religiosa de tradição puritana, o Destino Manifesto difundia a ideia de predestinação, do desígnio divino do povo estadunidense à missão civilizatória sôbre os povos considerados “atrasados”, “bárbaros” ou “selvagens”.

Essa ideologia foi utilizada como justificativa para o avanço sôbre os territórios ocupados pelos povos nativos, no Oeste do país.

Essa pintura representa Colúmbia, a personificação dos Estados Unidos, levando a civilização para o Oeste do país.

Pintura. Em primeiro plano, uma mulher com cabelos longos e ondulados, usando um tecido ao redor do corpo. Ela está flutuando e segurando um livro e um fio elétrico. Ao fundo, algumas pessoas caminhando a pé, outras sobre cavalos ou charretes. Elas estão saindo de uma região clara, com trens e postes com fios elétricos e estão indo em direção a uma região com nuvens escuras.
Progresso americano, de Djón . Óleo sôbre tela, 29,2centímetrospor40centímetros, 1872.
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Questão 1.

De que fórma podemos associar as ideias do Destino Manifesto ao conceito de etnocentrismo? Você concorda com essa relação?

O avanço para o Oeste

A expansão territorial dos Estados Unidos ocorreu de várias fórmas, tanto pêla aquisição de territórios, como o de Louisiana, comprado dos franceses em 1803, e o da Flórida, comprado dos espanhóis em 1819, quanto pêlas disputas bélicas, como a anexação do Texas, que até 1845 pertencia ao México.

Essa imagem representa um conflito armado entre o exército mexicano e o estadunidense durante a guerra entre os Estados Unidos e o México.

Litogravura. Representação de uma batalha. À esquerda, soldados com fardas verdes e a bandeira do México. Eles estão apontado armas para a direita. À direita, soldados com fardas azuis e a bandeira do Estados Unidos. Eles estão apontando armas para à esquerda. No meio, fumaça dos tiros e, no chão, diversa pessoa caídas. A maioria delas está com fardas verdes.
Batalha de Buena Vista, de Djeimes . Litogravura, 1847.

Além disso, muitos colonos, incentivados pêla ideologia do Destino Manifesto, avançaram para o Oeste do território estadunidense, expulsando comunidades indígenas inteiras e dominando suas terras. A chamada Marcha para o Oeste ganhou ainda maior fôrça com a promulgação da Lei de Remoção dos Índios, de 1830, que estabelecia o deslocamento das comunidades indígenas de suas terras para a região de Oklahoma, onde deveriam se assentar em uma reserva determinada pêlo govêrno.

A Corrida do Ouro

Com a descoberta de minas de ouro no interior do território, em 1848, o processo de expansão para o Oeste se intensificou. Famílias inteiras deslocaram-se em busca de enriquecimento nas regiões da Califórnia, na chamada Corrida do Ouro. Estima-se que, entre os anos de 1848 e 1855, cêrca de 300 mil pessoas se deslocaram de diversos lugares dos Estados Unidos, assim como de países da Europa e da América Latina, para as regiões das minas.

Nessa época, muitos enriqueceram e a região se desenvolveu. A Corrida do Ouro, porém, provocou efeitos nega­tivos, como a expulsão e a morte de milhões de indígenas, a degradação ambiental, a poluição dos rios e o desmatamento.

Selo. Na parte superior, o texto: CALIFORNIA GOLD RUSH 1849. Abaixo, ilustração de quatro homens usando chapéu, camisa e calça. Eles estão na beira de um corpo de água segurando baldes e peneiras.
sêlo mostrando mineradores estadunidenses na época da Corrida do Ouro, em 1849, Califórnia, Estados Unidos.

A situação dos povos indígenas

O avanço para o Oeste dos Estados Unidos causou grandes prejuízos para a população indígena. Desde a promulgação da Lei de Remoção dos Índios, milhões de indígenas de diversas nações como a tchóc tau, a crík e a chicasau foram deslocados à fôrça pêlo govêrno estadunidense.

Nesse processo, os povos indígenas, expulsos das terras que ocupavam há muitas gerações, sofriam com a dificuldade de adaptação, fome, desnutrição e doenças.

Apesar disso, muitos nativos resistiram à ocupação e ao deslocamento forçado, travando violentos conflitos contra os colonos. Muitas populações indígenas foram dizimadas, pois, apesar de serem numericamente superiores, não tinham armas de fogo, como os invasores.

Litogravura representando o confronto entre soldados do exército estadunidense, liderado pêlo general Custer, e indígenas do povo siôúquis, na batalha de Little Bighorn, em 1876.

Litogravura. Representação de uma batalha. Vários indígenas com adornos com penas e pessoas fardadas em confronto. Alguns estão montados em cavalos e outros a pé. No chão, há pessoas caídas.
A última carga do general câster, de Feodor Fuchs. Litogravura, século dezenove.

A Trilha das Lágrimas

Em 1838, em um dos deslocamentos forçados, os indígenas chéroquís foram obrigados a marchar cêrca de .1500 quilômetros, da região do atual estado da Geórgia até o oclarrôma, enfrentando o frio, a fome e as doenças, o que causou a morte de milhares de pessoas.

Essa jornada ficou conhecida como Trilha das Lágrimas e é lembrada até hoje por diversas nações indígenas como um dos episódios marcantes da violência e do extermínio sofrido no período da expansão para o Oeste dos Estados Unidos.

Fotografia. Escultura de um homem, uma mulher e uma criança indígena caminhando.
Monumento em homenagem aos indígenas chéroquís que foram expulsos de suas terras em 1838, na cidade de , nos Estados Unidos. Foto de 2017.

O crescimento populacional

Ao longo de todo o século dezenove e o início do século vinte, os Estados Unidos receberam muitos imigrantes de diversas nacionalidades, principalmente europeus, vindos da Alemanha, da Irlanda, da Itália, entre outros países.

Muitos dêsses imigrantes se estabeleceram na região nordeste dos Estados Unidos, onde havia intensas atividades comerciais e industriais. Cidades como Nova iórque e Boston, no estado de massachússetis, e Chicago, no estado de ílinói, foram intensamente povoadas nesse período.

Estima-se que entre os anos de 1870 e 1900, os Estados Unidos tenham recebido cêrca de 20 milhões de imigrantes.

Litogravura. No primeiro plano, homens, mulheres e crianças dentro de uma embarcação olhando na direção de uma escultura, sobre o corpo de água, de uma mulher usando coroa, vestido ao redor do corpo e uma das mãos erguidas.
Imagem que representa imigrantes europeus chegando ao continente americano e passando pêla Estátua da Liberdade, no porto de Nova iórque. Gravura de Charles Joseph Staniland, feita em 1892.

Homestead Act

Para estimular a migração para as terras do Oeste dos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, resolver a questão do aumento populacional nas grandes cidades, o govêrno do país promulgou, em 1862, o Homestead Act, do inglês, Lei da Propriedade Rural, que garantia a posse de terras a quem as ocupasse e as tornasse produtiva no período de cinco anos. Para ter acesso à terra (cêrca de 650 mil metros quadrados), o solicitante devia, entre outras exigências, ser chefe de família, ter mais de 21 anos de idade e pagar uma taxa anual ao govêrno.

Ao entrar em vigor, essa lei considerava todas as terras do Oeste como pertencentes ao govêrno, ignorando a presença de diversos povos indígenas que viviam tradicionalmente nesses territórios. Por isso, a ocupação dessas terras por colonos era constantemente alvo da resistência, fato que contribuiu para o extermínio de diversas nações indígenas.

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Questão 2.

Quais foram as consequências da chamada Lei da Propriedade Rural para as populações indígenas do Oeste dos Estados Unidos?

A divisão entre o Norte e o Sul

O govêrno estadunidense considerava a política de expansão territorial e as guerras de conquista como elementos unificadores dos diversos estados do Norte e do Sul.

No entanto, com o fim das guerras de conquista nos territórios mexicanos em 1845, o govêrno propôs a chamada Cláusula , que estabelecia o fim da escravidão em todo o território anexado do México. Apesar de essa cláusula, apresentada pêlo político Deivid , não ter sido aprovada pêlo Congresso, a proposta acabou provocando uma tensão entre os estados do Norte, que apoiavam a medida, e os do Sul, que ameaçavam se separar dos outros estados caso a escravidão fosse abolida.

Com a eleição de um novo presidente estadunidense, em 1860, as hostilidades entre os estados do Norte e os do Sul tornaram-se declaradas. O presidente eleito, Êibrarram Lincon (18091865), era favorável ao trabalho livre nas novas terras, como as do Oeste e os territórios anexados, mas defendia a manutenção da escravidão nos estados em que êsse regime já existia.

Apesar de tentar conciliar os diferentes interêssis, essa postura de Lincon não era bem vista pelos fazendeiros escravocratas do Sul, que pretendiam manter o regime de escravidão no país.

Assim, ainda em 1860, os estados do Sul, incluindo Carolina do Sul, Alabama, Flórida, Mississípi, Geórgia e Texas, formaram os Estados Confederados da América, declarando-se separados dos outros estados que formavam a União e elegendo seu próprio presidente, jéferson dêivis (18081889).

Na segunda metade do século dezenove, a mão de obra escravizada era predominante nas plantations dos estados do Sul dos Estados Unidos.

Litogravura. Em primeiro plano, um cavalo puxando uma carroça com diversos sacos. Ao lado, um homem de terno e uma mulher usando vestido. À direita, uma mulher, um homem e um menino negro. Eles estão segurando olhando para a plantação. Ao fundo, plantação de algodão com diversas pessoas trabalhando e algumas construções com chaminés.
Plantação de algodão no Mississípi, de uólquer. Litogravura, 1884.

A Guerra Civil Americana

Em abril de 1861, os soldados dos Estados Confederados invadiram o forte Sumter, na Carolina do Sul, em um conflito armado que expulsou os soldados da União do local. êsse episódio deu início à Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão (18611865).

A maioria das batalhas ocorreu nos territórios dos estados do Sul, destruindo plantações, linhas de comunicação e outras construções, prejudicando as fôrças confederadas, que passaram também a enfrentar problemas como a falta de alimentos e de armas. Além disso, parte do exército formado por pessoas escravizadas começou a desertarglossário e a aliar-se às fôrças do Norte, principalmente após o presidente Êibrarram Linkón declarar a abolição da escravidão nos estados da União, em 1863.

Durante as batalhas, mais de 600 mil pessoas morreram de ambos os lados, causando grandes prejuízos em todo o território. A guerra terminou com a vitória da União, em 1865, e ficou marcada como um dos conflitos mais violentos da história dos Estados Unidos.

Representação de batalha entre o exército dos Estados Confederados e o exército da União, durante a Guerra de Secessão.

Litogravura. À esquerda, soldados com fardas cinza. Alguns estão caídos no chão e outros com as mãos erguidas. À direita, diversos soldados negros com farda azul apontando armas na direção dos soldados de farda cinza e segurando uma bandeira dos Estados Unidos. Ao fundo, embarcações em um corpo de água
54ª Infantaria Voluntária de massachússetis, uma infantaria afro-americana do Exército da União, atacando Fort Wagner em 18 de julho de 1863, de curs e Allison. Litogravura, 1890.

Com o fim da guerra, os estados do Norte saíram fortalecidos, difundindo assim o modêlo de desenvolvimento econômico baseado no setor industrial e no trabalho livre e assalariado.

Parte da população de ex-escravizados, liberta após a abolição em 1863, migrou para os estados do Norte em busca de trabalho e de melhores condições de vida. No entanto, a maioria dos afrodescendentes continuou enfrentando o preconceito e a segregação racial na sociedade estadunidense, principalmente com a formação de grupos racistas, como o , fundado em 1866.

Um longo caminho de resistência

Os primeiros africanos escravizados chegaram oficialmente aos Estados Unidos em 1619. Somente em 1863 obteriam a sua libertação, que foi, inclusive, uma das motivações da Guerra de Secessão. Nesse período, os Estados Unidos tinham uma população de cêrca de 8 milhões de brancos e 4 milhões de negros.

Embora, em 1863, tenha ocorrido um Ato de Emancipação dos escravizados, essa medida não resultou em liberdade imediata. Os escravizados precisaram aguardar até 1865 para que o Congresso proibisse definitivamente a escravidão, incluindo essa lei na Constituição estadunidense. Tiveram de aguardar ainda até 1870 para ter o direito de cidadania, podendo votar e ser votados. Contudo, em alguns estados do Sul dos Estados Unidos, essas leis eram desrespeitadas, impedindo os ex-escravizados de exercer seus direitos.

Resistência cultural

Os africanos e afrodescendentes escravizados nos Estados Unidos, tal como em outros países da América, resistiram à violência, à desumanização e à tentativa de extinção de sua cultura, mesmo com a forte repressão dos colonos.

Foi nesse contexto que nasceu o gênero musical chamado spirituals (ou negro spiritual) a partir do século dezoito, que cruzava as escalas e rítmicas africanas com a harmonia das canções dos colonos. Consistindo em uma fórma de canto em côro e no uso de palmas como percussão, os spirituals possuem melodias de extrema beleza, carregadas de tristeza e dor. Em seus versos são utilizados trechos da Bíblia que remetem à dura vida da escravidão e à busca de alívio do sofrimento. Para muitos estudiosos, os spirituals são considerados canções de protesto disfarçadas.

O grupo , formado por homens e mulheres da escola de , no tênessi, contribuíram para popularizar o gênero spirituals.

Fotografia em tons de sépia. À esquerda, um homem negro usando fraque. Ele está sentado em uma cadeira. Ao lado, três mulheres usando vestido. Duas mulheres negras estão sentadas e uma está de pé. Centralizado, dois homens negros usando fraques. Eles estão de pé com uma das mãos no peito. À direita, três mulheres negras usando vestido, duas estão sentadas e uma está de pé. Seguido, um homem negro usando fraque. Ele está sentado em uma cadeira.
Grupo de cantores de spirituals Jubilee Singers, no tênessi, Estados Unidos, em 1875.

Leia a letra e a tradução de Go down Moses, spiritual que trata de uma passagem do Antigo Testamento, mas que contém uma mensagem de resistência, incentivando a fuga dos escravizados de seus opressores.

When Israel was in Egypt’s land

– Let my people go!

Oppressed so hard they could not stand

– Let my people go!

Go down Moses

Way down in Egypt’s land

Tell ole Pharaoh to

Let my people go.

Thus saith the Lord, bold Moses said,

Let my people go!


Quando Israel estava no Egito

– Deixe meu povo partir!

Tão oprimido que não suportava

– Deixe meu povo partir!

Desce, Moisés

O caminho da terra do Egito

Diga ao velho faraó que

Deixe meu povo partir!

Assim disse o Senhor, e o destemido Moisés disse,

Deixe meu povo partir!

, Réui . Go down, Moses”. Intérprete: Marian Anderson. RCA Victor, 1937. (Tradução nossa).

Resistência na atualidade

A resistência dos afrodescendentes estadunidenses continuou ao longo dos séculos. Na década de 1960, surgiram vários grupos afrodescendentes que lutaram pelos direitos civis dos negros, junto a líderes como e Mártin Lúter Quing, ambos assassinados em 1965 e 1968, respectivamente.

Em 2013, surgiu um novo movimento de resistência afrodescendente, o Black Lives Matter (do inglês, Vidas Negras Importam), quando a ativista Alizia Garza postou nas redes sociais a frase “Vidas Negras Importam”, expressando sua indignação contra a absolvição de um segurança que matou um adolescente negro no estado da Flórida. Com o auxílio de várias pessoas, ela espalhou a hashtag nas redes sociais, que se tornou um símbolo de defesa da vida de negros. De acôrdo com estudiosos, o Black Lives Matter é o mais importante movimento de direitos civis estadunidense desde a década de 1960 e tem se disseminado por vários lugares do mundo, reunindo pessoas de diferentes etnias e origens sociais na luta por justiça e igualdade.

O imperialismo estadunidense

Com o desenvolvimento industrial alcançado no século dezenove, após o fim da Guerra de Secessão, os Estados Unidos emergiram como uma grande potência econômica na América, dando continuidade à sua política de expansão no continente.

A Doutrina Monroe

Visando a expansão econômica e o fortalecimento da sua influência na América Latina, os estadunidenses iniciaram, no século vinte, uma política de intervenção baseada na chamada Doutrina Monroe.

Elaborada em 1823 pêlo presidente dos Estados Unidos na época, Djeimes Mônrou (17581831), a Doutrina Monroe tinha como lema “a América para os americanos” e começou a ser difundida no contexto da onda conservadora que dominou a Europa após o Congresso de Viena (18141815), que teve como princípio a redefinição das antigas fronteiras territoriais dos países europeus e a restauração das monarquias absolutistas com o fim do Império Napoleônico.

Os Estados Unidos temiam que as potências europeias tentassem recolonizar o continente, ameaçando seus ideais republicanos. Por isso, êles não se envolveram nas questões políticas ou econômicas dos europeus, mas, por outro lado, em nome da paz e da liberdade, os Estados Unidos estabeleceram para si o papel de “guardiões” do Novo Mundo, sob o lema do Destino Manifesto.

A charge mostra o Tio Sam (que representa os Estados Unidos) dominando territórios no continente americano. Em uma das mãos, êle segura um porrete com a inscrição Mônrou , do inglês, Doutrina Monroe.

Charge em preto e branco. Um homem, usando cartola, calça listrada e casaco, está em pé sobre a silhueta do continente americano. Um pé está sobre a América do Norte e o outro sobre a América do Sul. Ele está segurando com uma das mãos um porrete com o texto: 	MONROE DOCTRINE.
Tio Sam com um Grande Porrete, de luí . Charge, século dezenove.
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Questão 3.

Qual é a relação da Doutrina Monroe com o Destino Manifesto?

A guerra hispano-americana

Retomando os princípios da Doutrina Mônrou ou, ainda, sob a influência do Destino Manifesto, no final do século dezenove, os Estados Unidos iniciaram um processo de intervenção política e econômica nos países da América Latina.

Uma das primeiras intervenções ocorreu em 1898. Os Estados Unidos entraram em guerra contra a Espanha, quando as fôrças espanholas foram acusadas de destruir um navio estadunidense no Pôrto de Havana, capital de Cuba. êsse fato uniu estadunidenses e cubanos contra a Coroa espanhola. O conflito foi decisivo para a conquista da independência de Cuba. O país, no entanto, passou a ser ocupado militarmente pelos estadunidenses, que também anexaram o território de Pôrto Rico, na América Central, cedido pêla Espanha.

O Big Stick

No início do século vinte, a postura intervencionista estadunidense continuou durante o govêrno do presidente Rusevélt (18581919), no qual foi iniciada uma política externa conhecida como Big Stick (traduzido do inglês, “Grande Porrete”).

Embora os Estados Unidos atuassem sob o argumento de proteger os outros paí­ses da América Latina, garantindo a liberdade e a democracia, êles se davam o direito de, a qualquer momento, fazer uso da fôrça militar para atingir seus interêssis na região. Assim, os Estados Unidos garantiram o fornecimento de matérias-primas para suas indústrias e a abertura de novos mercados consumidores para as grandes empresas na América Latina.

Nesse contexto, entre os anos de 1900 e 1920, o govêrno estadunidense atuou militarmente em diversos países da América, como no México, no Haiti, na República Dominicana e na Nicarágua.

Fotografia em preto e branco. Homens usando chapéu, camisa e calça. Eles estão montados em cavalos, caminhando em uma rua. Atrás, casas de madeiras e de palha.
Tropas da marinha estadunidense entrando na cidade de Santo Domingo durante a ocupação da República Dominicana, em 1916.

Investigando fontes históricas

Os selos que contam história

Você já enviou alguma carta pêlo correio? Hoje em dia, êsse costume é bem menos praticado que no passado, mas, por muitos anos, o serviço de correio representou uma das fórmas mais eficientes de comunicação a distância.

A princípio, quem pagava pêla entrega de cartas era o destinatário. No entanto, como havia a possibilidade de essa pessoa recusar a correspondência, as empresas ficavam sem receber pêla entrega.

Para resolver êsse problema e fazer com que o remetente já enviasse a carta com o serviço pago, foram criados os selos postais. Cada sêlo valia determinada quantia em dinheiro e sua presença na carta indicava que o serviço de entrega já estava pago.

Nos Estados Unidos, os selos postais começaram a circular na década de 1840. Veja a seguir uma correspondência enviada com sêlo, no século dezenove.

Carta. No canto inferior direito, anotação em caneta com letra cursiva: 1862. Sobreposto à letra 'A'. À esquerda, carimbo verde em formato circular. Sobreposto à letra 'B'. No canto superior direito, retângulo verde com a ilustração do busto de um homem. Sobreposto à letra 'C'. Abaixo, anotação em caneta com letra cursiva com o texto: NEW YORK.
Correspondência de 1862, enviada com sêlo postal.

A. êsse documento histórico encontra-se datado de 1862, como é possível ler no canto inferior direito.

B. O carimbo com a inscrição “The Central Overland California & Pike’s Peak Express Company” faz referência a um serviço de postagem estadunidense da época. As cartas eram transportadas por cavaleiros e entregues de um extremo a outro do país.

C. O sêlo postal está colado no canto superior direito da correspondência.

D. É possível identificar em letras manuscritas, no canto inferior direito, a indicação do local do destinatário: “New York”.

Agora, acompanhe a análise de um sêlo.

Selo. Na parte superior, o texto: U. S POST OFFICE. Sobreposto à letra 'A'. Centralizado, fotografia do busto de um homem com cabelos claros, usando terno. Sobreposto à letra 'B'. Na parte inferior, o texto: TEM CENTENS. Sobreposto à letra 'C'.

A. A inscrição “U. S. Post Office”, do inglês, “Agência dos Correios dos Estados Unidos”, remete a uma instituição oficial do govêrno.

B. A figura histórica homenageada nesse sêlo é djêordji uóshinton (17321799), o primeiro presidente dos Estados Unidos.

C. Os selos postais apresentam uma indicação do valor monetário do serviço de entrega. Nesse caso, foi “ten cents”, do inglês, “dez centavos” de dólar na época.

Os selos postais são emitidos até os dias de hoje. As imagens impressas costumam estar relacionadas à história dos países, retratando símbolos nacionais, personalidades e datas comemorativas. Assim, os selos postais difundem certa visão sôbre os acontecimentos, incentivando a construção de uma memória coletiva. Por isso, analisar os selos postais de um país nos auxilia a compreender sua história.

Analise o sêlo postal a seguir e responda às questões.

Selo. À esquerda, texto: CIVIL WAR CENTENNIAL 1864-1964. Sobreposto à letra 'A'. Ao lado, o texto: THE WILDERNESS. Sobreposto à letra 'B'. Abaixo, ilustração da silhueta de soldados sobre um canhão e o numeral 5. Sobreposto à letra 'C'. Na parte inferior, o texto: UNITED STATES POSTAGE. Sobreposto à letra 'D'.
sêlo estadunidense de 1964.

A. Centenário da Guerra Civil 18641964.

B. Batalha de uíldernês.

C. Valor do sêlo: cinco centavos de dólar.

D. Serviço Postal dos Estados Unidos.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Você já utilizou algum serviço que necessitasse de selos postais? Em caso afirmativo, descreva como foi essa experiência.

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Com que objetivo os selos foram inventados? Que elementos da imagem anterior nos auxiliam a perceber isso?

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Qual é o acontecimento histórico que o sêlo está homenageando? Como você chegou a essa conclusão?

Ícone ‘Atividade oral’.

4. Você concorda que os selos postais podem ser utilizados para construir uma memória coletiva e ser analisados como documentos históricos? Explique sua resposta utilizando o sêlo anterior como exemplo.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Explique a relação do Destino Manifesto com a expansão territorial para o Oeste nos Estados Unidos.
  2. Como a Lei da Propriedade Rural interferiu na vida dos povos indígenas que habitavam o território dos Estados Unidos?
  3. Quais foram as principais razões para a eclosão da Guerra de Secessão?
  4. Explique a ideologia relacionada ao lema “A América para os americanos”.
  5. O que foi o Homestead Act? Como influenciou a vida dos indígenas?
  6. Explique o que foi a Cláusula e seu impacto na organização política estadunidense.
  7. Qual foi o impacto da Doutrina Mônrou na independência de Cuba?
  8. O que era a política do Big Stick?

Aprofundando os conhecimentos

9. Em 1870, foi apresentada nos Estados Unidos a 15ª emenda à Constituição, que estabelecia o voto universal masculino, independentemente da etnia. Porém, na prática, as pessoas de ascendência africana continuaram enfrentando a discriminação racial após a abolição da escravidão no país. Leia o texto a seguir, que trata dessa questão, e faça as atividades.

reticências

De acôrdo com a Constituição, o ex-escravo assumia a cidadania civil e política em pé de igualdade com o branco. Embora as emendas à Constituição fossem dirigidas a todos os americanos, os [direitos] adquiridos pelos negros foram, na prática, tacitamente ignorados em diversos estados sulistas. Predominava, entre a maioria branca, o sentimento de que “ser livre” não queria dizer “ser cidadão” reticências.

Em nível local, surgiram grandes obstáculos para a realização, por parte do negro, de uma plena cidadania. reticências Associações paramilitares de brancos, como a , fundada em 1866, defendiam a supremacia do branco e reprimiam com violência qualquer esfôrço dos negros para exercer seus direitos.

reticências

Era comum também, no Sul, a segregação dos transportes públicos, das escolas públicas, dos hospitais, dos restaurantes e dos lugares públicos de lazer. pêla lei sôbre os direitos civis, de 1875, foi garantido o acesso dos negros aos lugares públicos, mas, oito anos depois, essa lei foi invalidada e a causa a favor da igualdade do negro foi abandonada. reticências

NARO, Nancy Priscilla S. A formação dos Estados Unidos. oitava edição São Paulo: Atual, 1994. página 4142. (Discutindo a História).

  1. De acôrdo com o texto, após as emendas da Constituição dos Estados Unidos, os direitos dos ex-escravizados foram respeitados? Explique.
  2. Como era o acesso dos ex-escravizados aos espaços públicos e privados no Sul dos Estados Unidos após a abolição?
  3. Em sua opinião, como o racismo impediu que os afrodescendentes exercessem sua plena cidadania após a abolição da escravidão nos Estados Unidos? De que maneira podemos agir para combater o racismo na atualidade? Converse com os colegas.

10. Analise a imagem a seguir e responda às questões em seu caderno.

Cartão anunciando viagens para Califórnia (1850). O texto do cartão diz: “Um novo e magnífico navio para São Francisco, a linha expressa de navios mercantes! Carregando nada além de embarcações de primeira classe e despachando regularmente o maior número [de mercadorias].”

Cartaz. Na parte superior, o texto: A NEW MAGNIFICENT CLIPPER FOR SAN FRANCISCO. Na parte inferior, o texto: CALIFORNIA. Centralizado, ilustração de quatro homens segurando picaretas, pás e caixas ao lado de em uma mina. Um deles está em pé, acenando para uma embarcação a vela.
California , de G.F. énd company Gravura, 10,4 centímetros por 16,6 centímetros, 1850.
  1. Explique o que foi representado na ilustração do cartão.
  2. A qual contexto histórico se refere o cartão de propaganda? Justifique sua resposta.
  3. Quais são os elementos que você destacaria em um cartão com êsse objetivo?

11. Apesar de toda violência que sofreram, os indígenas influenciaram a cultura dos colonos. O lacrosse, por exemplo, é um esporte de origem indígena, que era praticado antes da chegada dos colonos. Leia o texto e observe as imagens a seguir, que explica como êle é jogado nos dias de hoje.

reticências O lacrosse é um esporte de contato físico que mescla futebol, basquete e hóquei. É disputado entre dois times de dez jogadores reticências num campo de 100 m por 55 m, em quatro tempos de 15 minutos. Os atletas carregam um bastão reticências com uma pequena rede na ponta. Para passar e arremessar a gol, antes é preciso capturar a bola reticências. Só o goleiro pode usar as mãos. O jôgo é essencialmente tático: três integrantes da equipe (a defesa) não podem passar do meio-campo, três jogam apenas da metade do terreno até o gol adversário e os outros três podem se deslocar por todo o campo. reticências

DUARTE, Alec. O país que só o esporte reconhece. Folha Online, 10 junho 2003. Disponível em: https://oeds.link/hgjYR0. Acesso em: 26 maio 2022.

Litogravura. Um homem indígena, usando adorno com plumas na cabeça e na cintura, está de pé segurando um bastão com forma circular na ponta.
Jogador de siôúquis, de djêordji . Litogravura, século dezenove.
Fotografia. Um homem usando capacete, camisa, short, tênis e luva, está segurando com as mãos um bastão com rede. Ele está correndo em um gramado.
Jogador de lacrosse, em , Flórida, Estados Unidos, em 2022.
  1. O lacrosse tem algo em comum com outros jogos populares no Brasil?
  2. Descreva os dois jogadores representados nesta atividade. Quais são as semelhanças e as diferenças entre êles?
  3. Em quais outros aspectos houve um intercâmbio cultural entre o modo de vida indígena e o ocidental nos Estados Unidos? Reúnam-se em grupos e pesquisem sôbre essa questão. Depois, conversem sôbre o que descobriram com os colegas dos outros grupos.

12. Analise a charge a seguir, produzida por Uilian Álan rógers em 1904, que traz uma representação do presidente estadunidense Rusevélt. Depois, responda às questões em seu caderno.

Charge. Um homem de bigode, usando óculos, camisa azul e short, está descalço segurando uma um porrete e uma corda puxando diversas embarcações sobre um corpo de água em forma circular. No meio do corpo de água, há o texto: CARIBBEAN SEA. Abaixo, o texto: THE BIG STICK IN THE CARIBBEAN SEA.
  1. Que política foi representada na charge?
  2. Crie uma legenda para a charge, descrevendo os elementos representados.

13. Leia o texto a seguir e responda às questões em seu caderno.

Entre 1846 e 1875, uma quantidade bem superior a 9 milhões de pessoas deixou a Europa, e a grande maioria seguiu para os Estados Unidos. reticências

Movimentos populacionais e industrialização andam juntos, pois o desenvolvimento econômico moderno do mundo pede mudanças substanciais entre os povos e, por outro lado, facilita tais movimentos tornando-os tecnicamente baratos e mais simples através de novas e melhores comunicações, assim como, evidentemente, permite ao mundo manter uma população bem maior. reticências

róbisbáum, ériqui djêi A era do capital, 18481875. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. página 271272.

  1. De acôrdo com seus estudos, qual contexto europeu motivou as migrações durante o século dezenove?
  2. Qual contexto estadunidense incentivou a imigração?

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

Os nativos sob as lentes do cinema

Você já assistiu a algum filme de Far West (faroeste ou extremo oeste)? Os filmes dêsse gênero começaram a ser produzidos no comêço do século vinte e eram marcados pêlo tema da Marcha para o Oeste.

Os indígenas da América do Norte foram representados em diversos filmes estadunidenses. Dentro do gênero Far West, povos costumam ser representados de maneira estereotipada.

A maior parte dêsses filmes apresenta a imagem dos nativos como selvagens e com comportamentos rudes. Nas narrativas, êles aparecem frequentemente alcoolizados, demonstrando desprêzo pelos hábitos de higiene e pêla vida civilizada, além de serem, geralmente, os bandidos das histórias.

A. Nesse cartaz, que divulga o curta-metragem A Última Luta de Custer, de 1912, dirigido por fréncis fórd, vemos os indígenas representados em posição de ataque e demonstrando violência.

B. Cartaz do filme Sangue Sioux, dirigido por John Waters em 1929, mostra um nativo sequestrando uma personagem enquanto foge do colono, que tenta resgatá-la.

Cartaz. Um painel de cinema com o texto: EM CARTAZ NESTE MÊS... Abaixo e à esquerda, cartaz de filme 'A'. Na parte inferior, o nome do filme: CUSTERS LAST FIGHT. Centralizado, ilustração de homens indígenas usando adornos com penas na cabeça e montados em cavalos segurando armas de fogo. Ao fundo, construção de madeira em chamas. À direita, cartaz de filme 'B'. Na parte superior, o texto: TIM MCCOY SIOUX BLOOD. Abaixo, ilustração em preto e branco. Um homem indígena e uma mulher com cabelos claros, montado em um cavalo. Ao lado, um homem com cabelos claros, montado em um cavalo, está com uma das mãos estendidas na direção do cavalo do indígena.

Nesses filmes de Far West, produzidos até a década de 1970, os nativos são os vilões e assumem o papel de inimigos dos estadunidenses, pois estariam supostamente atrapalhando a conquista do Oeste e, consequentemente, a concretização do projeto de nação que estava sendo implantado pelos colonos.

Ao representar os povos nativos dessa fórma pejorativa, a indústria cinematográfica contribuiu para divulgar para a população uma concepção distorcida sôbre a conquista do Oeste, assim como sôbre a história e a cultura dos indígenas. Assim, muitas pessoas foram influenciadas a aceitar e legitimar o massacre e as atrocidades promovidos contra os nativos. Afinal, sob as lentes do cinema, êles apareciam como inimigos da nação.

Foi somente a partir da década de 1970 que a indústria cinematográfica passou a produzir filmes com um olhar mais crítico, e pouco a pouco os indígenas passaram a ser representados de outras maneiras.

O filme Terra Bruta, de Djón fórd, feito em 1961, é um exemplo de representação estereotipada dos povos nativos da América do Norte. Na narrativa, o grupo dos indígenas comanches sequestra pessoas brancas, ligadas aos colonos. Na cena representada, vê-se o momento da negociação, em que os nativos, tidos como sequestradores e oportunistas, recebem mercadorias para realizar um acôrdo.

Cena de filme em preto e branco. À esquerda, um homem indígena usando calça e tecido ao redor da cintura. Ao lado, um homem usando chapéu, camisa e calça. À direita, um homem usando chapéu, camisa e lenço no pescoço está do lado de outro indígena, com adorno de penas na cabeça, que está com o braço esticando apontando o dedo para baixo. Ao redor, vários indígenas montados em cavalos usando adorno com penas na cabeça.
Cena do filme Terra Bruta, de Djón fórd, 1961.

Agora, responda às questões.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Por que os filmes estadunidenses da primeira metade do século vinte representavam os nativos de fórma pejorativa?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Você conseguiu identificar essas representações por meio dos cartazes e do fotograma mostrados na seção? Explique.

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Que ideia filmes estavam tentando legitimar?

Ícone ‘Atividade oral’.

4. Você acredita que a indústria cinematográfica pode influenciar a opinião das pessoas sôbre determinado assunto? Pense em exemplos do seu dia a dia e converse sôbre o tema com os colegas.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Criada em 1929 pêlo artista belga , conhecido como Ergê, As aventuras de Tintim narram as histórias de um jovem belga que percorre o mundo na companhia de seu cachorro Milu. Leia o texto de sôbre As aventuras de Tintim no Congo e responda às questões.

reticências Quando Tintim foi ao Congo, em 1931, o país africano ainda era uma colônia belga (a independência veio só em 1960) e os quadrinhos reproduziam a visão eurocentristaglossário da época.

Na 1ª versão do álbum, os congoleses falavam um francês primitivo e eram extremamente submissos. Em um dos trechos, Tintim substitui um professor em uma escola missionária e começa a aula apontando para um mapa da Europa: “Meus queridos amigos, hoje eu vou falar sôbre o seu país: a Bélgica”.

Nas versões posteriores, o mapa foi substituído por um quadro negro, e a lição sôbre a Bélgica por uma de matemática. Quando Ergê frequentava a escola reticências, a suposta condição inferior dos negros ainda era ensinada como ciência pelos livros didáticos. reticências

, . Tintim: o lado obscuro de suas aventuras. Aventuras na História, 1º julho 2019. Disponível em: https://oeds.link/DVP48v. Acesso em: 6 junho 2022.

  1. Qual é o acontecimento histórico abordado no texto? Explique sua resposta.
  2. Por que a autora do texto afirma que “os quadrinhos reproduziam a visão eurocêntrica da época”?
  3. Em sua opinião, a visão eurocêntrica ainda é predominante nas produções culturais da atualidade, como agá quês, livros, séries e filmes? Justifique sua resposta.
  1. sôbre a resistência africana à escravidão nos Estados Unidos, copie a alternativa correta.
    1. O spiritual (ou negro spiritual) é um gênero musical que surgiu no século dezoito, e cruzou as escalas e rítmicas africanas com a harmonia das canções dos colonos.
    2. Em 1863, o Ato de Emancipação dos escravizados libertou todos aqueles que se encontravam em situação de escravidão em todos os Estados Unidos.
    3. No final do século dezenove, surgiram vários grupos afrodescendentes que lutaram pelos direitos civis dos negros, junto a líderes como e Mártin Lúter Quíngui.

3. Leia o texto sôbre a criação do feriado da abolição da escravatura nos Estados Unidos da América, em 2021. Depois, responda às perguntas.

reticências Em junho de 2021, o govêrno dos Estados Unidos da América, após aprovação no respectivo Congresso, reconheceu como feriado nacional o Abolition Day (ou Emancipation Day), mais popularmente chamado de Juneteenth, comemorado no dia 19 de junho. A data faz referência ao momento em que os afro-americanos no estado do Texas foram informados do fim da escravidão, em 19 de junho de 1865, dois anos após a Proclamação da Emancipação reticências. Tendo sido o Texas o primeiro da federação a declarar feriado o Juneteenth em 1980, um número relevante de outros estados fizeram o mesmo desde então. êsse reconhecimento oficial significa um marco nas celebrações à liberdade num representativo país da diáspora africana, colocando uma data afro-americana no rol das mais importantes, e justas, celebrações nacionais. reticências

ZORZI, José Augusto. O 20 de Novembro (1971-2021) e a emergência de uma data afro-brasileira: da Princesa a Zumbi. Aedos, Pôrto Alegre, volume 14, número 31, junho a dezembro 2012. página 112. Disponível em: https://oeds.link/9xWaJa. Acesso em: 3 junho 2022.

  1. Qual é a importância da abolição da escravidão no contexto da Guerra da Secessão?
  2. De acôrdo com o texto, qual é o significado referente ao reconhecimento oficial do Juneteenth?

4. Utilizando os eventos destacados a seguir, escreva um texto explicando de que fórma ocorreu a expansão dos Estados Unidos no século dezenove.

Corrida do ouro • Big Stick • Destino Manifesto Aumento populacional • Homestead Act • Conflitos com indígenas

  1. sôbre o imperialismo estadunidense, copie a alternativa correta.
    1. No contexto da Doutrina Mônrou, os Estados Unidos lutaram contra os portugueses para conquistar a independência de Cuba.
    2. A política do Big Stick foi implementada pêlo presidente estadunidense Êibrarram Lincon para garantir a vitória da União na Guerra de Secessão.
    3. A Doutrina Mônrou tinha como lema “a América para os americanos” e começou a ser difundida no contexto da onda conservadora que dominou a Europa após o Congresso de Viena (18141815).
    4. Com base nos princípios da Doutrina Mônrou, os Estados Unidos iniciaram um processo de intervenção política e econômica nos países da Europa.

O que eu aprendi?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Copie o quadro a seguir e complete com as principais características de cada um dos períodos da História do Brasil Império.

'Ícone.Modelo.'

Período

Política e economia

Sociedade

Primeiro Reinado

Regências

Segundo Reinado

2. Analise as fontes a seguir e responda às questões.

Fonte 1

Charge representando o domínio da Inglaterra sôbre a África.

Fonte 1. Charge. Um homem, usando farda azul e arma nas costas, está em pé sobre o mapa do continente africano. Um pé está sobre a área sul e, o outro, na área norte do continente. Ele está com os braços abertos, segurando um fio com as mãos.
O Colosso de Rhodes, de éduard . Charge, 1892.

Fonte 2

reticências

Essa repartição do mundo entre um pequeno número de Estados reticências foi a expressão mais espetacular da crescente divisão do planeta entre fortes e fracos, em “avançados” e “atrasados”, que já observamos. Foi também notavelmente nova. Entre 1876 e 1915, cêrca de um quarto da superfície continental do globo foi distribuído ou redistribuído, como colônia, entre meia dúzia de Estados. reticências

róbisbáum, ériqui djêi A era dos impérios. Tradução: Sieni Maria Campos e Yolanda Steidel de Toledo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. página 91.

  1. Identifique as práticas de dominação as quais as fontes se referem.
  2. Explique qual é a crítica representada na charge, relacionando aos acontecimentos históricos a que estão interligados.
  3. O que motivou a concentração de poder mencionada pêlo historiador na fonte 2?
  4. Como ficou distribuído o poder político e econômico no mundo, nesse contexto?

3. Relacione corretamente os itens A, B, C e D aos itens 1, 2, 3 e 4 a seguir.

A. Colonização francesa

B. Colonização belga

C. Colonização inglesa

D. Colonização portuguesa

1. Maior ênfase de atuação a partir da década de 1870, com exploração da mão de obra local e recursos naturais, somados aos esforços de aculturação.

2. Desapropriação das terras dos nativos para produção agrícola e banimento dos africanos das escolas.

3. Foco na exploração do marfim e da borracha. Ação de extrema violência e crueldade com a população nativa.

4. Dominação impulsionada pêla inauguração do Canal de Suez, e incentivo aos conflitos internos entre as populações locais.

4. Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.

reticências Mas entre oponentes literários à escravidão havia um que, nove anos antes da queda da Bastilha, clamava por uma revolução de escravos com a apaixonada convicção de que era certo que ela viria para libertar a África e os africanos um dia. Era um religioso, o padre Raynal, e êle pregou a sua doutrina revolucionária na História filosófica e política dos estabelecimentos e do comércio dos europeus nas duas Índias. Era um livro famoso em sua época e foi parar nas mãos do escravo mais apto a fazer uso dele: tussãn lôvertíur.

“A liberdade natural é o direito que a natureza proporcionou para todos disporem de si mesmos de acôrdo com a sua própria vontade.” reticências

JAMES, C. L. R. Os jacobinos negros: tussãn lôvertíur e a revolução de São Domingos. Tradução: Afonso Teixeira Filho. São Paulo: Boitempo, 2010. página 38.

  1. As ideias expressas na obra de Raynal correspondem a qual movimento intelectual? Justifique sua resposta.
  2. Como êsse movimento intelectual impactou a Europa?
  3. De acôrdo com o texto e com seus estudos, êsse movimento se restringiu à Europa?

Glossário

Desertar
: abandonar, afastar-se do serviço militar sem licença.
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Eurocêntrico
: centralizado na Europa, visão de mundo que interpreta os povos e suas culturas com base em valores ocidentais e europeus.
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