Projeto em ação

Os seres humanos e os outros animais

Bate-papo inicial

  1. Como os seres humanos geralmente costumam se relacionar com os outros animais?
  2. Em sua opinião, os animais têm direitos universais, assim como os seres humanos? Quais seriam direitos e de que fórma êles podem ser respeitados?

Os seres humanos sempre se relacionaram com os outros animais, interação que variou bastante ao longo do tempo. No Brasil, por exemplo, alguns animais foram muito utilizados no processo de colonização do território, enquanto outros foram evitados, considerados um empecilho para várias atividades humanas.

Os proprietários dos engenhos de açúcar tinham como inimigo o chamado “verme negro”, inseto que atacava as raízes da cana. Por outro lado, certos animais foram imprescindíveis, como o boi e a mula. No século dezessete, o gado foi fundamental para o trabalho nos engenhos, servindo como meio de transporte e auxiliando no arado e na movimentação das moendas; além disso, fornecia carne, leite e couro para os habitantes.

No século dezoito, a mula, capaz de suportar grandes quantidades de pêso, tornou-se o meio de transporte mais eficiente e comum no território. Conduzidas pelos tropeiros, as mulas percorriam longas e difíceis trilhas carregando mercadorias e abastecendo vilas e povoados no interior da Colônia.

O texto a seguir aborda a relação das pessoas com os animais no Brasil colonial.

reticências havia os bichos-de-pé, que furavam os dedos dos homens, enquanto os carrapatos e as varejeiras perseguiam o gado. Papagaio falante era bem aceito em casa, mas os periquitos nos terreiros, espantados a toda hora. reticênciasOs urubus, consumidores de carniça, eram bem-vindos, mas não os morcegos, consistindo nos maiores inimigos dos cavalos do senhor da casa-grande. reticências Os bichos, quer os úteis, quer os devastadores, possuíam na vida brasileira do Nordeste da cana — e, podemos dizer, do Sudeste, também — uma importância cultural considerável; êles forneciam um manancial inesgotável de metáforas, por meio das quais as categorias morais — as noções de certo e errado — encontravam uma base concreta e a todos compreensível.

dél , Méri; VENÂNCIO, Renato. Uma história da vida rural no Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. página 99.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Com base no texto e nos conteúdos estudados, como os animais eram classi­ficados pêlas pessoas no período colonial no Brasil?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Qual foi a importância do gado no período colonial? E das mulas? Explique.

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Qual é sua opinião sôbre a visão utilitarista das pessoas em relação aos animais? Você acha que êsse tipo de concepção ainda é comum na atualidade? Em um debate com a turma, exponha seu pensamento crítico sôbre o tema.

Mão na massa

Você já ouviu falar em direitos dos animais? Já parou para pensar sôbre os limites nas relações entre os seres humanos (como espécie animal) e os outros animais? É bastante comum presenciarmos casos de abandono de animais nas ruas e nos bairros da região onde vivemos. Além disso, há divulgações constantes sôbre casos de maus-tratos, contrabando de animais silvestres, entre outros problemas.

Nesta seção, vamos produzir vídeos sôbre os direitos dos animais e as leis de proteção em vigor no Brasil, com o objetivo de perceber as mudanças e as permanências no modo como nos relacionamos com os animais ao longo do tempo.

1º passo – Planejamento

Pesquisa e análise

Com o auxílio do professor, formem grupos de três a quatro alunos e façam uma pesquisa sôbre os seguintes itens:

  1. As leis de proteção aos animais de abrangência federal, estadual ou municipal. Verifiquem quando essas leis foram publicadas e o que elas estabelecem.
  2. A divulgação de casos na mídia sôbre abandono ou outras situações de desrespeito aos animais.
  3. O papel de ônguis ou de outros grupos locais na defesa dos animais. Como grupos atuam? Que ações são desenvolvidas? Quais são as principais dificuldades enfrentadas por êles?

Leiam os documentos oficiais pesquisados, como leis e decretos, e anotem os trechos que julgarem mais interessantes. Depois, escrevam um texto sôbre a situação dos animais que se encontram nas ruas (no bairro de vocês ou em outros locais da cidade), utilizando como base os materiais coletados nas pesquisas.

O site do Conselho Federal de Medicina Veterinária (cê éfe êmi vê) permite o acesso a documentos importantes para a causa animal, como livros, cartilhas e legislação.

Página de internet. Na parte superior, a sigla 'CEMV', seguido pela barra de menu. Abaixo, cartaz, com o texto: ESG para médicos-veterinários e zootécnicas é o tema principal da Revista CFMV 90.
Conselho Federal de Medicina Veterinária. Disponível em: https://oeds.link/5CMj7K. Acesso em: 7 abril 2022.

Por meio do site da União Internacional Protetora dos Animais (), é possível ler a história dessa organização, conhecer a fórma de atuação dos envolvidos, ter acesso ao blog da , entre outras informações.

Página de internet. Na parte superior, o nome do site: UIPA - União Internacional Protetora dos Animais. Fundada em 1895. Seguido, barra de menu. Abaixo, cartaz com fotografias de animais: Dois leões, um cachorro, um bezerro, um cavalo e dois pássaros. Sobreposto o texto: Em defesa de todos as formas de vida.
União Internacional Protetora dos Animais. Disponível em: https://oeds.link/P1YFR2. Acesso em: 4 abril 2022.

2º passo – Execução

Organização do material e criação do vídeo

Organizem o material coletado pêlo grupo e montem um roteiro para o vídeo. Antes de iniciar as gravações, verifiquem se a escola possui equipamentos para o registro e a produção de vídeos, como computadores e filmadoras. Uma maneira prática de gravar vídeos é utilizando aparelhos celulares que tenham filmadora. Definam o que será abordado, de que maneira, e o tempo de duração do vídeo. Confiram algumas dicas:

  • procurem conhecer bastante o tema escolhido, pois assim será mais fácil organizar os assuntos trabalhados;
  • procurem abordar os assuntos de fórma clara e objetiva;
  • sejam criativos e busquem chamar a atenção dos espectadores com recursos interessantes;
  • se necessário, utilizem programas de edição de vídeo. Há diversas opções de editores simples e gratuitos, que podem ser baixados da internet.

Após a finalização do vídeo, verifiquem o local onde os materiais produzidos pelos grupos serão apresentados. Organizem um cronograma para as exibições e convidem as pessoas da escola e os familiares, informando com antecedência a data e o local do evento.

3º passo – Divulgação

Mostra de vídeos

Na data da apresentação, é importante que os grupos fiquem atentos aos detalhes da organização e testem os aparelhos que serão utilizados para exibir os vídeos, para que se assegurem de que não haverá problemas.

A mostra dos vídeos deverá ser realizada conforme o cronograma estabelecido. Procurem observar como os espectadores reagirão aos vídeos, assim como se as informações abordadas em cada um deles foram compreendidas.

Finalizadas as apresentações, promovam uma conversa entre os participantes (membros dos grupos, professores e demais espectadores) sôbre o tema abordado.

Avaliação

Depois da mostra de vídeos e da conversa realizada entre os grupos envolvidos e os espectadores, avalie sua participação individual em cada uma das etapas. Reflita sôbre as principais dificuldades que você teve, assim como as tarefas que mais despertaram seu interêsse. Utilize o roteiro a seguir em sua autoavaliação.

  1. De maneira geral, como você avalia sua participação durante o processo de realização da feira cultural? Considera que poderia melhorar sua participação? Por quê?
  2. Você cumpriu todos os compromissos que assumiu com sua equipe? Acompanhou a produção feita pelos outros grupos e contribuiu com críticas e sugestões?
  3. Participou ativamente da conversa realizada após a mostra? Soube ouvir os demais participantes e dialogar respeitosamente com as pessoas que tinham opiniões diferentes das suas?
  4. Ao realizar essa atividade, você mudou de alguma maneira seu modo de pensar sôbre a relação que estabelecemos com os outros animais?