Sugestões complementares

Unidade 1

O Iluminismo e a Revolução Industrial

Óliver

O protagonista dessa história é o órfão Óliver , que vive nas ruas de Londres durante o século dezenove. O garoto tem um cotidiano difícil, marcado pêla exploração da mão de obra infantil e pêlas condições precárias de moradia e de trabalho. Conheça aspectos da vida cotidiana durante a Revolução Industrial e descubra como Oliver vai conseguir sobreviver às dificuldades da vida na cidade.

Capa de livro. Na parte inferior, o título do livro: OLIVER TWIST. No fundo, ilustração de um menino usando chapéu, camisa e calça. Ele está caminhando em uma rua estreita e escura com casas nas laterais.
Óliver , de chárlis díquens. Adaptado por Henrique Félix. São Paulo: Escala Educacional, 2008. (Série Recontar Juvenil).

Unidade 2

A Revolução Francesa e a Era de Napoleão

A Revolução Francesa passo a passo

Repleto de ilustrações e com uma narrativa lúdica, o livro nos conta a história da Revolução Francesa, um evento de grande importância para o Ocidente e que marcou o início da Idade Contemporânea na Europa.

Capa de livro. Na parte superior, o nome do livro: A REVOLUÇÃO FRANCESA PASSO A PASSO. Seguido, o nome do autor: Gérard Dhôtel. No fundo, ilustração de diversas pessoas em uma rua, alguns estão correndo e outros estão usando farda militares segurando armas. Há diversos focos de fogo em carroças e ruas entre prédios.
A Revolução Francesa passo a passo, de Gerrár . Tradução de Julia da Rosa Simões. São Paulo: Claro Enigma, 2015.

A Revolução Francesa explicada à minha neta

Nessa obra, michél explica à sua neta o que é uma revolução e como se configurou a Revolução Francesa, abordando as fases e os principais momentos e desdobramentos dela. O diferencial dessa obra é a linguagem escolhida por , que é assertiva e didática para garantir a uma criança a compreensão da essência do movimento e de seus impactos no mundo.

Capa de livro. Na parte superior, o nome do autor: Michel Vovelle. Abaixo, o título do livro: A Revolução Francesa explicada à minha neta. No fundo, as cores azul, branco e vermelha. Acima, uma guilhotina.
A Revolução Francesa explicada à minha neta, de michél . São Paulo: Unesp, 2007.

Unidade 3

Independências na América

O Patriota

A história dêsse filme se passa nos Estados Unidos, durante o período das lutas pêla independência das Treze Colônias. Acompanhe como Benjamin Martin e sua família vão se envolver no conflito e lutar contra os ingleses.

Cena de filme. Um homem correndo e  segurando com as mãos a bandeira dos Estados Unidos. Atrás, soldados com fardas vermelhas, segurando armas com as mãos. No fundo, fumaça.
O Patriota. Direção de rolân . Estados Unidos, 2000 (165 minutos).

Unidade 4

De colônia a império

D. João Carioca: a côrte portuguesa chega ao Brasil (18081821)

A obra é uma história em quadrinhos que trata da chegada da côrte portuguesa ao Brasil.

Com dom João como sujeito histórico central, a agá quê apresenta aspectos das transformações pêlas quais a sociedade carioca passou com a presença da côrte na cidade, com a inauguração de escolas, jornais e diversas instituições e com o estímulo ao desenvolvimento das artes e da ciência, por exemplo.

Capa de livro. Na parte superior, o título do livro: Dom JOÃO CARIOCA: A CORTE PORTUGUESA CHEGA AO BRASIL (1808-1821). Seguido, o nome da autora: Lilia Moritz Schwarcz. No fundo, ilustração de um homem robusto, usando farda azul e chapéu. Ele está caminhando pela rua debaixo de uma tenda de tecido carregado por algumas pessoas. Ao redor, diversas pessoas o observam.
D. João Carioca: a côrte portuguesa chega ao Brasil (18081821), de Lilia Mórits Chuárquis. Ilustrações de Spacca. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Unidade 5

O período Regencial e o Segundo Reinado

Museu Imperial

êsse museu abriga um importante acervo com objetos e documentos do período imperial. No site indicado, você vai poder visualizar os ambientes e as principais atrações dessa instituição em uma visita virtual.

Página de internet. Na parte superior, o nome do site: Museu Imperial. Abaixo, barra de menu. No fundo, pintura de palmeiras e árvores. Seguido, texto.
Museu Imperial. Disponível em: https://oeds.link/gPw855. Acesso em: 28 maio 2022.

Cumbe

Nessa história em quadrinhos emocionante, o premiado autor Marcelo D’Salete retrata de fórma inovadora a luta dos negros no Brasil Colonial contra a escravidão. Cumbe, a palavra banto que dá nome à obra, é sinônimo de quilombo.

Capa de livro. Na parte superior, o título do livro: CUMBE. Abaixo, o nome do autor: Marcelo D’Salete. No fundo, ilustração de um homem negro segurando uma lança. Ele está agachado olhando na direção de uma moradia.
Cumbe, de Marcelo D’Salete. São Paulo: Veneta, 2021.

Unidade 6

A transição do Império para a República

Da côr da esperança: a libertação dos escravos

Da côr da esperança: a libertação dos escravos narra a história de um grupo de negros que se mobilizou para exigir o fim da escravidão em nosso país durante a segunda metade do século dezenove, período em que se fortaleceram os movimentos abolicionistas. O livro aborda as diversas fórmas de resistências praticadas pelos escravizados e sua luta por liberdade e justiça no contexto do Império no Brasil.

Capa de livro. Na parte superior, o nome da autora: Márcia Abreu. Seguido, o título do livro: Da cor da esperança: a libertação dos escravos. Fundo, ilustração de três homens negros de perfil.
Da côr da esperança: a libertação dos escravos, de Márcia Abreu. São Paulo: Moderna, 2016.

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo é uma instituição que tem como um dos principais objetivos preservar aspectos da história e da memória dos imigrantes que se estabeleceram no Brasil durante os séculos dezenove e vinte. Nesse site, você terá acesso a documentos pessoais, cartas, fotografias e diversos outros registros dêsses imigrantes. Além disso, poderá conhecer o histórico do museu, acessar o acervo digital, a programação, entre outras informações.

Página de Internet. Na parte superior, o nome da página: Museu da Imigração do estado de São Paulo. No fundo, fotografia da fachada do museu, com muitas janelas e colunas com arcos.
Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Disponível em: https://oeds.link/EzmN8b. Acesso em: 28 maio 2022.

Unidade 7

A Europa no século dezenove e o Imperialismo

Sejamos todos feministas

A escritora Chimamanda Nigozi Adichie reflete sôbre o que é ser feminista no século vinte e um e debate as razões pêlas quais o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres. Em um ensaio direto e revelador, a autora conta sua experiência pessoal, a fim de mostrar os caminhos que ainda precisam ser percorridos para alcançarmos a igualdade de gênero.

Capa de livro. Na parte superior, o nome da autora: Chimamanda Ngozi Adichie. Seguido, o título do livro: Sejamos todos feministas. No fundo, cor vermelha.
Sejamos todos feministas, de Chimamanda Nigozi Adichie. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Unidade 8

Neocolonialismo e a expansão dos Estados Unidos

Zarafa

Essa animação conta a história de Maki, um menino que viveu na época do neocolonialismo europeu na África. Após fugir da escravidão, êle e sua amiga girafa chamada Zarafa viajam à Alexandria, no Egito. Para resolver conflitos políticos, o governante local decide enviar o animal como um presente à França. Veja como Maki vai reagir a essa notícia e conheça mais sôbre a história da África no século dezenove.

Cena de animação. Uma criança negra abraçando o pescoço de uma girafa no meio da floresta.
Zarafa. Direção de rémi e . França/Bélgica, 2012 (78 minutos).

Enterrem meu coração na curva do rio

No estudo sôbre o movimento de expansão para o oeste do território estadunidense, o autor buscou apresentar o ponto de vista dos indígenas que viviam nas terras da região. No processo de resistência de manutenção de seus territórios e de suas culturas, mostra como os nativos sofreram perseguição e tentativa de aniquilação pelos colonos.

Capa de livro. Na parte superior, o nome do autor: Dee Brown. Seguido, o título do livro: Enterrem meu coração na curva do rio. No fundo, fotografia em tons de sépia do busto de um homem indígena com cabelos presos, usando pele e um lenço no pescoço.
Enterrem meu coração na curva do rio, de di bróun. São Paulo: Ele e Pê ême, 2003.