Quadro de conteúdos e progressões

Este volume foi organizado com base na abordagem teórico-metodológica da coleção, que busca auxiliar os alunos e professores na construção dos conhecimentos dêste componente curricular e oferecer subsídios para que os alunos possam, de maneira cada vez mais autônoma, analisar, selecionar, organizar e questionar as informações que farão parte tanto de seu processo de aprendizagem quanto de sua formação cidadã. De acôrdo com essa proposta, consta a seguir um quadro com a organização dos principais conteúdos e conceitos trabalhados no volume, além dos objetos de conhecimento, das habilidades, das competências gerais e específicas e dos temas contemporâneos transversais. A seleção de conteúdos e recortes temporais adotados em cada um dos volumes da coleção teve como principal norteador as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades preconizadas pêla Bê êne cê cê para o respectivo ano de ensino, possibilitando uma progressão das aprendizagens dos alunos no decorrer de cada ano. Os objetos de conhecimento de anos anteriores ou posteriores, identificados no quadro pêla sigla ó cê, apresentam relações com alguns conteúdos trabalhados neste ano, reforçando, assim, os critérios de progressão cognitiva adotados entre os volumes. As justificativas referentes aos objetivos de ensino encontram-se nas páginas de início de capítulo, na parte da reprodução do livro do aluno.

Unidade 1 • O Iluminismo e a Revolução Industrial

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 1 • O iluminismo

• Século das Luzes
• As monarquias absolutistas
• Os precursores do Iluminismo: John Locke e René Descartes
• O pensamento iluminista
• Os filósofos iluministas
• As críticas ao absolutismo
• Liberalismo político

• As críticas à Igreja católica
• As críticas à economia
• Livre concorrência
• Liberalismo econômico
• A educação iluminista
• O despotismo esclarecido
• A Enciclopédia

• A questão do Iluminismo e da Ilustração.
OC: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História • 7º ano

•EF08HI01

• Competências específicas de História 1, 3 e 6.
• Competências específicas de Ciências Humanas 2, 5 e 7.
• Competência geral 5.

• Educação financeira.

Capítulo 2 •As Revoluções Inglesas

• Revolução Puritana
• Ato de Navegação
• Revolução Gloriosa
• Monarquia constitucional
• Declaração de Direitos de 1689
• Revolução Industrial
• Política de cercamentos
• Pioneirismo inglês
• Manufatura e maquinofatura
• Inovações tecnológicas na indústria e nos transportes

• Impacto ambiental da Revolução Industrial
• A sociedade industrial
• Urbanização
• Cotidiano das fábricas
• Formação do capitalismo
• Movimentos operários: sindicalismo, ludismo e cartismo
• A luta feminina
• Inovações tecnológicas e produção de energia

• As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo.
OC: A emergência do capitalismo • 7º ano.
• Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

EF08HI02
EF08HI03

• Competências específicas de História 1, 2, 4 e 6.
• Competência específica de Ciências Humanas 6.
• Competências gerais 6, 7 e 9.

• Trabalho.
• Educação ambiental.
• Direitos da criança e do adolescente.
• Educação em direitos humanos.
• Ciência e tecnologia.

Unidade 2 • A Revolução Francesa e a Era de Napoleão

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 3 • A Revolução Francesa

• Antigo Regime
• Causas da Revolução
• Estados Gerais
• Assembleia Nacional Constituinte
• Tomada da Bastilha
• Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
• Monarquia Constitucional

• A luta feminina na Revolução
• Convenção Nacional
• Jacobinos
• Girondinos
• Planície
• O Terror
• Comitê de Salvação Pública
• Diretório

• Revolução Francesa e seus desdobramentos.
OC: Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões do mundo contemporâneo • 9º ano.
OC: A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos • 9º ano.

EF08HI01
EF08HI04

• Competências específicas de História 2, 3 e 6.
• Competências específicas de Ciências Humanas 4 e 7.
• Competência geral 2.

• Educação em direitos humanos.
• Diversidade cultural.

Capítulo 4 • A volta do regime centralizado

• Golpe de 18 Brumário
• Consulado
• Império Napoleônico
• Código Civil Napoleônico
• Bloqueio Continental
• Representações de Napoleão

• A decadência do Império Napoleônico
• Congresso de Viena
• Os ecos da Revolução Francesa pelo mundo

• Revolução Francesa e seus desdobramentos.
OC: Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões do mundo contemporâneo • 9º ano.
OC: A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos • 9º ano.

EF08HI01
EF08HI04

• Competências especificas de História 1, 2, 3, 4 e 5.
• Competências específicas de Ciências Humanas 4, 6 e 7.
• Competências gerais 1, 5, 7, 8 e 10.

• Educação em direitos humanos.

Unidade 3 • Independências na América

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 5 • A formação dos Estados Unidos

• Colonização
• Treze Colônias
• Comércio triangular
• Guerra dos Sete Anos
• Lei do Selo
• Massacre de Boston
• Lei do Chá

• Leis intoleráveis
• Guerra de independência
• Tratado de Paris
• Constituição dos Estados Unidos da América

• Independência dos Estados Unidos da América.
• Independências na América espanhola.
• A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti.
• Os caminhos até a independência do Brasil.
OC: A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação • 7º ano.

EF08HI06
EF08HI07

• Competências específicas de História 1 e 5.
• Competências específicas de Ciências Humanas 3 e 7.
• Competência geral 3.

Capítulo 6 • A independência do Haiti e das colônias espanholas

• Colônia de São Domingos
• Exclusivo comercial
• A independência do Haiti
• O haitianismo
• Criollos x chapetones
• Revoltas coloniais
• Independência da América do Sul
• Simón Bolívar e San Martín

• Independências do México: Grito de Dolores e Plano de Iguala
• Independência de Cuba: Emenda Platt
• A América Latina pós-independências
• Imigrantes e refugiados no Brasil
• Muralismo mexicano

• Independência dos Estados Unidos da América.
• Independências na América espanhola.
• A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti.
• Os caminhos até a independência do Brasil.
OC: A estruturação dos vice-reinos nas Américas • 7º ano.
OC: Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa • 7º ano.

• EF08HI06
• EF08HI07
• EF08HI08
• EF08HI09
• EF08HI10
• EF08HI11

• Competências específicas de História 1, 3, 4, 5 e 6.
• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 6 e 7.
• Competências gerais 1, 3, 7, 9 e 10.

• Educação em direitos humanos.
• Diversidade cultural.

Unidade 4 • De colônia a império

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 7 • Mudanças na Colônia

• Pacto colonial
• Conjuração Mineira
• A construção de Tiradentes como herói
• Conjuração Baiana
• A transferência da Corte portuguesa para o Brasil
• Bloqueio Continental
• Abertura dos portos
• As mudanças na Corte
• Censura e imprensa no Brasil

• Sociedade brasileira do século XIX
• Comunidades quilombolas no Brasil atual
• Tratado de comércio e navegação
• Revolução Pernambucana
• Revolução do Porto
• Dia do Fico
• O processo de independência do Brasil

• Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana.
OC: Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa • 7º ano.
• Independência dos Estados Unidos da América.
• Independências na América espanhola.
OC: A estruturação dos vice-reinos nas Américas • 7º ano.
• A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti.
• Os caminhos até a independência do Brasil.
• A tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos da escravidão.

• EF08HI05
• EF08HI11
• EF08HI12
• EF08HI13
• EF08HI14

• Competências específicas de História 1, 2, 4, 5 e 6.
• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 3 e 5
• Competências gerais 2 e 9.

• Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

Capítulo 8 • O Primeiro Reinado

•Primeira Constituição do Brasil
•Primeiro Reinado
•A sociedade do Primeiro Reinado
•Confederação do Equador
•Guerra da Cisplatina
•A abdicação de dom Pedro I
•Higiene e saúde no Brasil Império

• Independência dos Estados Unidos da América.
• Independências na América espanhola.
• A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti.
• Os caminhos até a independência do Brasil.
OC: Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões do mundo contemporâneo • 9º ano.
OC: A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos • 9º ano.
• Brasil: Primeiro Reinado.
• O período Regencial e as contestações ao poder central.
• O Brasil do Segundo Reinado: política e economia.
• A Lei de Terras e seus desdobramentos na política do Segundo Reinado.
• Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai.

EF08HI13
EF08HI15
EF08HI16
EF08HI17

• Competências específicas de História 1, 2, 3 e 4.
• Competência específica de Ciências Humanas 7.
• Competência geral 10.

• Saúde.

Unidade 5 O período Regencial e o Segundo Reinado

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 9 • Período Regencial

• Regência
• Restauradores
• Liberais moderados
• Liberais exaltados
• Guarda Nacional
• Ato Adicional
• Instabilidade política
• Golpe da Maioridade

• Farroupilha
• Cabanagem
• Revolta dos Malês
• Retratos do cotidiano brasileiro pelo olhar dos viajantes

• Brasil: Primeiro Reinado.
• O período Regencial e as contestações ao poder central.
• O Brasil do Segundo Reinado: política e economia.
• A Lei de Terras e seus desdobramentos na política do Segundo Reinado.
• Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai.

EF08HI15
EF08HI16

• Competências específicas de História 1, 2, 3 e 4.
• Competências específicas de Ciências Humanas 6 e 7.
• Competências gerais 2 e 3.

Capítulo 10 • O Segundo Reinado

• O governo de dom Pedro II
• A Inglaterra e o abolicionismo
• Lei Eusébio de Queiroz
• Partido Liberal
• Partido Conservador
• Poder Moderador

• O Brasil rural e a produção de café
• Lei de Terras
• O processo de urbanização
• Os povos indígenas no Império
• Educação e ensino no Império

• Brasil: Primeiro Reinado.
• O período Regencial e as contestações ao poder central.
• O Brasil do Segundo Reinado: política e economia.
• A Lei de Terras e seus desdobramentos na política do Segundo Reinado.
• Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai.
OC: Primeira República e suas características • 9º ano.
• Políticas de extermínio do indígena durante o Império.
OC: A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação • 7º ano.
OC: As questões indígena e negra e a ditadura • 9º ano.
OC: A questão da violência contra populações marginalizadas • 9º ano.
OC: As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional • 9º ano.

EF08HI14
EF08HI15
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• Competências específicas de História 2, 3, e 5
• Competências específicas de Ciências Humanas 3, 5 e 7.
• Competências gerais 1 e 7.

• Trabalho.
• Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
• Direitos da criança e do adolescente.

Unidade 6 A transição do Império para a República

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 11 • Trabalho e sociedade no Império

• O trabalho dos escravizados
• Escravizados de ganho
• Trabalho assalariado
• O sistema de parceria
• Imigração
• A Hospedaria dos Imigrantes
• A cultura brasileira no século XIX
• Entrudo e Carnaval
• Literatura de cordel

• A tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos da escravidão.
• O escravismo no Brasil do século XIX:
plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial.
OC: A escravidão moderna e o tráfico de escravizados • 7º ano.
OC: A questão da Inserção dos negros no período republicano do pós-abolição • 9º ano.
OC: Os movimentos sociais e a Imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações • 9º ano.

EF08HI14
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• Competências específicas de História 2 e 5.
• Competências específicas de Ciências Humanas 1 e 4.
• Competências gerais 2, 5 e 7.

• Trabalho.
• Direitos da criança e do adolescente.
• Diversidade cultural.

Capítulo 11 • Trabalho e sociedade no Império

• A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil.
OC: Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação de discriminações • 9º ano.
OC: Contestações e dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930 • 9º ano.

Capítulo 12 • De império a república

• Guerra do Paraguai
• Movimento abolicionista
• Lei do Ventre Livre
• Lei dos Sexagenários
• Lei Áurea
• A abolição da escravidão no Ceará
• O Dia da Consciência Negra
• O movimento republicano
• Manifesto Republicano
• A questão religiosa
• A questão militar
• Proclamação da República
• A fotografia e a História

• Brasil: Primeiro Reinado.
• O período Regencial e as contestações ao poder central.
• O Brasil do Segundo Reinado: política e economia.
• A Lei de Terras e seus desdobramentos na política do Segundo Reinado.
• Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai.
• O escravismo no Brasil do século XIX:
plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial.
OC: A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição • 9º ano.
OC: Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações • 9º ano.
OC: As questões indígena e negra e a ditadura • 9º ano.
OC: A questão da violência contra populações marginalizadas • 9º ano.

EF08HI15
EF08HI16
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• Competências específicas de História 1, 2, 3, 4 e 6.
• Competências específicas de Ciências Humanas 1 e 7.
• Competências gerais 6 e 9.

• Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
• Ciência e tecnologia.

Unidade 7 A Europa no século XIX e o Imperialismo

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 13 • As transformações na Europa no século XIX

• As revoluções na França
• Monarquia Constitucional
• República francesa
• A unificação da Itália
• A unificação da Alemanha
• Confederação Germânica
• Invenções tecnológicas da Segunda Revolução Industrial
• Positivismo
• Evolucionismo
• Arte e criatividade na Europa do século XIX

• Revolução Francesa e seus desdobramentos.
• Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias.
• Uma nova ordem econômica: as demandas do capitalismo industrial e o lugar das economias africanas e asiáticas nas dinâmicas globais.
OC: A emergência do capitalismo • 7º ano.
OC: O colonialismo na África • 9º ano.
OC: As guerras mundiais, a crise do colonialismo e o advento dos nacionalismos africanos e asiáticos • 9º ano.
OC: Os processos de descolonização na África e na Ásia • 9º ano.

EF08HI04
EF08HI23
EF08HI24

• Competências específicas de História 1, 3, 4 e 6.
• Competência específica de Ciências Humanas 7.
• Competências gerais 2, 3 e 8.

Capítulo 14 • O crescimento urbano e o imperialismo europeu

• Burguesia
• Classe média
• O cotidiano dos pobres e operários
• Movimento feminista
• Anarquismo
• Comunismo
• Cooperativismo

• Cartel, truste e holding
• Imperialismo
• Neocolonialismo
• Darwinismo social
• Ideologias raciais
• Determinismo
• As tecnologias do século XXI

• Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias.
• Uma nova ordem econômica: as demandas do capitalismo industrial e o lugar das economias africanas e asiáticas nas dinâmicas globais.
• O imperialismo europeu e a partilha da África e da Ásia.
OC: O colonialismo na África • 9º ano.
OC: As guerras mundiais, a crise do colonialismo e o advento dos nacionalismos africanos e asiáticos • 9º ano.
OC: Os processos de descolonização na África e na Ásia • 9º ano.

EF08HI03
EF08HI23
EF08HI24
EF08HI26

• Competências específicas de História 2, 3 e 6.
• Competências específicas de Ciências Humanas 3, 4, 5 e 6.
• Competências gerais 1 e 2.

• Educação para o consumo.
• Educação em direitos humanos.
• Vida familiar e social.
• Ciência e tecnologia.

Unidade 8 • Neocolonialismo e a expansão dos Estados Unidos

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 15 • O neocolonialismo europeu

• A África no século XIX
• Confederação Ashanti
• O Reino Zulu
• Conferência de Berlim
• Neocolonialismo
• Xenofobia
• Racismo
• Migração e refúgio
• Revolta Maji Maji
• Os brasileiros na África

• Ocupação da China
• Imperialismo japonês
• Tratado de Nanquim
• Guerras do Ópio
• Tratado de Tientsin
• A Índia do século XIX
• Revolta dos Cipaios
• Sociedade dos Punhos Harmoniosos e Justiceiros

• Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias.
OC: O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial • 9º ano.
OC: A emergência do fascismo e do nazismo • 9º ano.
OC: A Segunda Guerra Mundial • 9º ano.
• Uma nova ordem econômica: as demandas do capitalismo industrial e o lugar das economias africanas e asiáticas nas dinâmicas globais.
OC: A emergência do capitalismo • 7º ano.
• O imperialismo europeu e a partilha da África e da Ásia.
OC: O colonialismo na África • 9º ano.
OC: As guerras mundiais, a crise do colonialismo e o advento dos nacionalismos africanos e asiáticos • 9º ano.
OC: Os processos de descolonização na África e na Ásia • 9º ano.

• EF08HI23
• EF08HI24
• EF08HI26

• Competências específicas de História 1, 3 e 5.
• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 4 e 7.
• Competências gerais 8 e 9.

• Educação em direitos humanos.

Capítulo 16 • A expansão dos Estados Unidos no século XIX

• Destino Manifesto
• Marcha para o Oeste
• Lei de Remoção dos Índios
• Corrida do Ouro
• Trilha das Lágrimas
• Lei da Propriedade Rural
• Cláusula Wilmot
• Divisão entre norte e sul
• Estados Confederados da América

• Guerra de Secessão
• Resistência afrodescendente nos Estados Unidos
• Movimento Black Lives Matter
• Doutrina Monroe
• Big Stick
• Os indígenas vistos pelo cinema dos Estados Unidos

• Os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
• Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo.
• O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos indígenas.
• A resistência dos povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória.
OC: A questão indígena e negra e a ditadura • 9º ano.
OC: A questão da violência contra populações marginalizadas • 9º ano.
OC: As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional • 9º ano.

• EF08HI25
• EF08HI27

• Competências específicas de História 1, 3, 4 e 6.
• Competências específicas de Ciências Humanas 3, 4 e 5.
• Competências gerais 1, 3, 6, 7 e 9.

• Educação em direitos humanos.

Sugestões de cronograma

O cronograma a seguir sugere algumas possibilidades de distribuição do conteúdo curricular dêste volume durante o ano letivo. Todos os volumes são estruturados de maneira a promover a autonomia em sua prática pedagógica. Assim, é permitido analisar e verificar diferentes e melhores maneiras de conduzir os estudos com os alunos, pois a sequência dos conteúdos pode ser organizada como melhor julgar conveniente.

Sugestões de cronograma

Bimestral

1º bimestre

Unidade 1
Unidade 2

2º bimestre

Unidade 3
Unidade 4

3º bimestre

Unidade 5
Unidade 6

4º bimestre

Unidade 7
Unidade 8

Trimestral

1º trimestre

Unidade 1
Unidade 2

2º trimestre

Unidade 3
Unidade 4
Unidade 5

3º trimestre

Unidade 6
Unidade 7
Unidade 8

Referências bibliográficas comentadas

ACTIVE learning. bârclei fór énd lãrnin. Disponível em: https://oeds.link/IoDydB. Acesso em: 25 fevereiro 2022.

êsse site explora os benefícios de trabalhar com metodologias ativas para desenvolver nos alunos a chamada aprendizagem ativa, além de abordar metodologias ativas que podem ser aplicadas em sala de aula e diferentes recursos que podem ser trabalhados em planejamentos.

, Marguerite. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. ín , êti áli. (organizador). Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2. edição Pôrto Alegre: Artmed, 2001. página 2335. Disponível em: https://oeds.link/PW5Q8P. Acesso em: 12 maio 2022.

êsse documento apresenta contribuições para a formação de professores, com estudos internacionais e nacionais, que promovem a capacitação de docentes às competências profissionais de sua área. Traz entrevistas que revelam práticas pedagógicas com base em conhecimentos e experiências profissionais de outros professores.

Blum, Benjamin sem; , djêi Thomas; MADAUS, djêordji éf. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Pioneira, 1971.

Nesse livro, o professor encontra uma fórma de avaliar e como melhorar êsse processo, considerando diversas propostas, que foram pensadas levando em conta os diferentes contextos educacionais em que acontece a prática de avaliação.

bósqui, Caio César. Por que estudar história? São Paulo: Ática, 2007.

Nesse livro, o autor apresenta conceitos fundamentais para a História, além de abordar a importância de estudá-la, demonstrando como êsse componente curricular está relacionado ao nosso cotidiano.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Méqui, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 19 maio 2022.

êsse link apresenta a Base Nacional Comum Curricular. Nele, é possível acessar e navegar pêlo documento consultando êsse material de referência para auxiliar na abordagem dos conteúdos curriculares.

BRETAS, Maria Luiza Batista. Leitura é fundamental: desafios na formação de jovens leitores. Belo Horizonte: érre agá jota, 2012.

êsse livro busca compreender como a prática leitora é desafiadora no que se refere ao ensino da leitura com visão crítica, argumentativa e reflexiva. Nesse sentido, a obra apresenta como o docente pode incentivar os alunos a ler, a contar e a ouvir histórias, a ter o domínio da leitura e a usar a escrita como função social, produzindo conhecimento e significação para o ato de ler.

CAMARGO, Fausto; DAROS, . A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Pôrto Alegre: Penso, 2018.

Os autores dêsse livro apresentam variadas metodologias ativas fornecendo o conceito de cada uma delas, demonstrando a maneira como podem funcionar na sala de aula e modos de avaliar essas metodologias.

CAMAS, Nuria Pons Vilardell. Novas tecnologias facilitam a aprendizagem escolar. Entrevista ao Portal Brasil. Portal ê bê cê, 10 julho 2014. Disponível em: https://oeds.link/8APWPV. Acesso em: 17 maio 2022.

Essa entrevista traz informações sôbre o uso e a importância da tecnologia para a aprendizagem. A entrevistada discorre sôbre conceitos, menciona benefícios, comenta a realidade de uma sala de aula e o papel do professor com relação a êsse recurso. Todas as informações são apresentadas de maneira sucinta, porém de fórma clara.

CRAVEIRO, Clélia . a.; MEDEIROS, Simone (organizador). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais de Educação Básica: diversidade e inclusão. Brasília: Méqui, 2013.

O material em questão foi construído com a participação de vários autores. dêsse modo, em diferentes capítulos são apresentados temas que procuram incluir diferentes culturas e modalidades de ensino.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Coleção Leitura, Escrita e Oralidade).

A história oral é tratada, nesse livro, como um procedimento metodológico, cabendo ao historiador sua coleta e registro, sendo compreendida, dessa fórma, como uma fonte histórica que carrega impressões, vivências e memórias individuais ou coletivas a respeito de determinado contexto.

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir (organizador). Habilidades sociais e competência social para uma vida melhor. São Carlos: edufiscar, 2017.

êsse livro apresenta diferentes capítulos com contribuições de vários autores, tratando de maneira teórica e prática as habilidades sociais e a competência social. Conceitua os comportamentos interpessoais e oferece exercício sôbre as tarefas de mesmo cunho.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (organizador). Didática e interdisciplinaridade. 17. edição Campinas: Papirus, 2012.

Os autores dêsse livro analisam e refletem a interdisciplinaridade articulada às questões pedagógicas.

FERREIRA, Taís. Estudos culturais, recepção e teatro: uma articulação possível? Fênix: Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, ano 3, volume 3, número 4, página 120, outubro/novembro/dezembro 2006. Disponível em: https://oeds.link/MePvzs. Acesso em: 27 abril 2022.

êsse artigo apresenta a prática de pesquisa no estudo de recepção, com enfoque no estudo de produções culturais.

FONTELLES, Mauro José êti áli. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Cercomp. Disponível em: https://oeds.link/U8Br6L. Acesso em: 26 abril 2022.

êsse artigo mostra a organização de uma pesquisa que busca solucionar um problema e descreve todos os procedimentos necessários para sua prática. Os autores apontam desde o levantamento do problema à descrição e elaboração dos objetivos a serem alcançados, bem como o método utilizado para resolução, a construção de hipóteses, entre outros passos para estruturar uma pesquisa.

GIL, Carmem Zeli de Vargas; EUGENIO, Jonas Camargo. Ensino de história e temas sensíveis: abordagens teórico-metodológicas. História Hoje, São Paulo, volume 7, número 13, página 139159, 2018. Disponível em: https://oeds.link/MCG8BE. Acesso em: 23 maio 2022.

Nesse artigo, os autores discutem o trabalho com temas sensíveis no contexto do componente curricular de História, ressaltando a importância dêsse diálogo ser desenvolvido em sala de aula considerando a pluralidade de vozes, tanto a de alunos quanto a de professores.

róbisbaun, ériqui djêi Era dos extremos: o breve século vinte (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

A eclosão da Primeira Guerra Mundial é o fenômeno que marca o século vinte nesse livro de ériqui róbisbaun. A partir dêsse acontecimento, o historiador aborda os principais fatos ocorridos dentro do recorte temporal que se inicia com a Primeira Guerra Mundial e termina com a queda da União Soviética, em 1991.

Rrófman, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 15. edição Pôrto Alegre: Mediação, 2014.

O livro sugere a proposta de avaliação que se contextualiza com os meios físicos e sociais, uma vez que, para a autora, o ato de avaliar é uma maneira de transformar a realidade. Nesse livro, ela leva o leitor/professor a refletir para modificar as práticas pedagógicas em seu ato avaliativo, buscando sempre considerar o contexto educacional.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. 12. edição São Paulo: Cortez, 2009.

A análise da autora dêsse livro é voltada para o ato de argumentar como fórma de discurso, assim, apresenta em sua obra textos, ilustrações e esquemas que permitem ao leitor refletir sôbre a noção da argumentação oral e escrita.

él í , Jác. História e memória. Tradução: Bernardo Leitão êti áli. 5. edição Campinas: Editora da Unicamp, 2003. página 419.

Nesse livro, Jác él í aborda a memória individual e coletiva como fonte para a História, propondo reflexões sôbre a maneira como os historiadores podem interpretá-la e registrá-la, submetendo-a, assim, a um necessário rigor científico e metodológico.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katál, Florianópolis, volume 10, número , página3745, 2007. Disponível em: https://oeds.link/w1MvUA. Acesso em: 27 abril 2022.

O artigo apresenta a pesquisa bibliográfica como um método de prática de pesquisa, conceituando-o, abordando suas características, como êle deve ser organizado e quais objetivos devem ser considerados, além de apresentar etapas exemplificadas do procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica.

Luquézi, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18. edição São Paulo: Cortez, 2006.

Nesse livro, são abordados estudos sôbre a avaliação da aprendizagem escolar feitos pêlo autor, que propõe que a avaliação não deve ser mais pensada apenas como um serviço teórico obrigatório da educação e imposta de fórma autoritária, mas sim como uma prática a favor do conhecimento de todos de forma construtiva e social.

môrrãm, José Manuel; MASETTO, Marcos ; BEHRENS, Marilda a. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2017.

O livro reconhece o papel do professor como mediador entre aluno e conhecimento e, somado a isso, faz menção à nova realidade em que a tecnologia se insere no contexto escolar. Ademais, embora discorra sôbre a compreensão acêrca da necessidade do uso dela no decorrer das aulas, aborda a importância de utilizá-la com cuidado para que a aprendizagem não se restrinja à diversão, sem o devido proveito.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (organizador). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.

Nesse livro, diversos autores contribuem para a compreensão do processo de construção da cidadania na sociedade ocidental, abordando a conquista de direitos ao longo da história, bem como os fundamentos da cidadania na contemporaneidade, considerando, nesse processo, as exclusões sociais.

REIS, José Carlos. O tempo histórico como “representação intelectual”. Fênix: Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, ano oito, volume 8, número 2, maio/junho/julho/agosto 2011. Disponível em: https://oeds.link/e0wF1Z. Acesso em: 19 maio 2022.

Nesse artigo, o autor propõe uma reflexão sôbre o conceito de tempo, considerando sua relação com o componente curricular de História. Com base nessas reflexões, o conceito é tratado como “representação intelectual” e “representação cultural”.

ximít, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Cipiône, 2004. (Coleção Pensamento e Ação no Magistério).

As autoras tratam, nesse livro, sôbre o ensino e a aprendizagem em História, com propostas de reflexões e abordagens para serem aplicadas em sala de aula, considerando o contexto dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2009.

O livro aborda o significado de conceitos importantes para a História considerando as diferentes concepções adquiridas em determinados contextos, além de propor maneiras de trabalhar com êles em sala de aula.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Pôrto Alegre: Artmed, 1998.

Nesse livro, a autora mostra a importância da leitura para o alcance da interpretação, compreensão e autonomia dos alunos no contato com diferentes textos.

VON, Cristina. Cultura de paz. São Paulo: Peirópolis, 2003.

Nesse livro, a autora apresenta diferentes temáticas de cunho sensível. Todas voltadas às reflexões sôbre igualdade, respeito às diferenças e como isso pode ser trabalhado com os alunos na escola e na sociedade em geral.

Referências bibliográficas complementares comentadas sôbre Ensino de História

ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; RODRIGUES, Rogério Rosa (organizador). História pública em movimento. São Paulo: Letra e Voz, 2021.

Nesse livro, são abordadas as articulações teóricas e metodológicas da história pública e a maneira como êsse campo contribui para promover reflexões relevantes em sala de aula por meio de temas como desigualdade social, interseccionalidade, pandemia, movimento éle gê bê tê quê i a mais, entre outros.

ANDRADE, Juliana Alves de; PEREIRA, Nilton mãlet êti áli. (organizador). Ensino de história e suas práticas de pesquisa. 2. edição São Leopoldo: óicos, 2021.

Livro com teses, dissertações e projetos de pesquisa sôbre a teoria da História, a historiografia e o ensino de História desenvolvidos nos últimos anos.

bitêncur, Circe Fernandes. Reflexões sôbre o ensino de história. Estudos Avançados, São Paulo, volume 32. número 93, página 127149, 2018. Disponível em: https://oeds.link/hJ9Mns. Acesso em: 30 maio 2022.

êsse artigo reflete sôbre o ensino de História e como ele vem se transformando nos últimos anos, considerando as tendências curriculares expressas em documentos como a Bê êne cê cê e a abordagem do componente curricular de História nas instituições escolares.

bitêncur, Circe Fernandes. Ensino de história da América: reflexões sôbre problemas de identidades. Revista Eletrônica da Amplác, São Paulo, número 4, página 515, 2005. Disponível em: https://oeds.link/o2E8Xf. Acesso em: 30 maio 2022.

Nesse artigo, a autora propõe que o ensino de História da América parte de um olhar local, relacionando a construção do Estado-nação do Brasil com a dos demais países da América, possibilitando aos alunos uma visão mais ampla a respeito das identidades constituídas na região.

BOVO, Claudia Regina; DEGAN, Alex. As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a história antiga e medieval. História Hoje, São Paulo, volume 6, número 12, página 5576, 2017. Disponível em: https://oeds.link/wcqt1A. Acesso em: 30 maio 2022.

Com base nos conteúdos de História Antiga e Medieval, os autores propõem um ensino que contribua para o desenvolvimento da alteridade e do pensamento histórico dos alunos.

CARVALHO, Alexandre Galvão. Diálogos entre a história antiga e o ensino de história. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, volume 2, número 6, página 17-34, julho/dezembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/CzAw4v. Acesso em: 30 maio 2022.

Nesse artigo, o autor apresenta possíveis diálogos entre a História Antiga e o ensino de História, por meio de propostas teórico-metodológicas que contribuam para uma aproximação entre o período histórico estudado com a atualidade.

COSTA, da. “Negro” na sala de aula de história: currículo e produção da diferença. Rio de Janeiro: Mauád équis, 2019.

Nesse livro, a autora apresenta um diálogo entre matrizes históricas e culturais afro-brasileiras no ensino de História e discute a abrangência dos estudos sôbre a sociedade com relação à desigualdade social e ao racismo estrutural.

CRISTOFOLI, Maria Silvia; DIAS, Maria de Fátima Sabino; VERÍSSIMO, Marise da Silveira. Trajetória e perspectivas do ensino de história da América: reflexões a partir do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de História e do acôrdo de Cooperação Brasil – Argentina. Revista Eletrônica da Amplác, São Paulo, número 4, página 1634, 2005. Disponível em: https://oeds.link/YyaMbr. Acesso em: 30 maio 2022.

O artigo se baseia em uma pesquisa feita por membros do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de História () e traz reflexões acêrca do papel do ensino de História da América no Brasil e sôbre o ensino de História em nosso país e na Argentina, com ponderações a respeito da inclusão de História Latino-Americana nos currículos de ambas as nações.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves; FERREIRA, Marieta de Moraes. História do tempo presente e ensino de história. História Hoje, Rio de Janeiro, Instituto de História, volume 2, número 4, página 1934, julho/dezembro 2013. Disponível em: https://oeds.link/tqrl6D. Acesso em: 30 maio 2022.

Texto que aborda algumas linhas de estudos realizados por historiadores do passado, demonstrando como suas teorias podem ser úteis no ensino do componente curricular de História na atualidade. Além disso, salienta como métodos, fontes e memórias enriquecem o ensino da História do tempo presente.

FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (coordenação). Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: éfe gê vê, 2019.

Dicionário com que possibilitam a compreensão de temas, conceitos e debates relevantes ao ensino de História.

FRONZA, Marcelo. A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Uma pesquisa sôbre a maneira como a juventude relaciona os conceitos históricos e como desenvolvem a consciência histórica por meio do uso de histórias em quadrinhos em sala de aula.

FUNARI, Raquel dos Santos. A África antiga no ensino de história. Heródoto, Guarulhos, uniféspi, volume 3, número 2, página 194204, dezembro 2018. Disponível em: https://oeds.link/r9eAEU. Acesso em: 30 maio 2022.

Nesse artigo, a autora discute o ensino de História da África, destacando sua importância para a formação integral do cidadão.

GUIMARÃES, Selva (organizador). Ensino de história e cidadania. Campinas: Papirus, 2016.

êsse livro é fruto de uma pesquisa que teve como objeto de estudo o processo de ensino de História e a formação cidadã do aluno na Educação Básica e como são formados professores para êsse ensino, cujo enfoque se dá na formação integral do indivíduo. Entende-se, assim, que o ensino de História nos currículos escolares contribui para a educação cidadã, tendo em vista que permite aos alunos avançar em conhecimento, desenvolvendo ainda mais seu papel social.

HISTÓRIA e a Bê êne cê cê: faça download do livro digital. Nova Escola. Disponível em: https://oeds.link/5FtKIH. Acesso em: 31 maio 2022.

O link disponibiliza um livro que aborda a Bê êne cê cê e o ensino de História com base nos conceitos de aprendizagem: identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise. O livro também apresenta propostas didáticas e materiais complementares e demonstra como avaliar o processo de aprendizagem dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, firmando o avanço do ensino de História no que diz respeito a um diálogo entre passado e presente.

HISTORICIDADE 23: ensino de história antiga no Brasil. Fronteiras no Tempo, 24 julho 2019. Disponível em: https://oeds.link/jz0fNd. Acesso em: 30 maio 2022.

O episódio dêsse podcast apresenta uma entrevista com o professor do Departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (ú éfe tê ême), Fábio , que discute a questão do ensino de História Antiga no Brasil por meio dos eixos temáticos preconizados pêla Bê êne cê cê do Ensino Fundamental – Anos Finais – e do Ensino Médio.

MACEDO, José Rivair (organizador). Desvendando a história da África. Pôrto Alegre: Editora da u éfe érre gê ésse, 2008. (Série Diversidades).

Livro que discorre sôbre a história do continente africano, ressaltando as contribuições culturais de suas populações para a formação de outros povos, inclusive os do Brasil. Nesse sentido, evidencia a importância do ensino de História da África nas escolas, a fim de que essas heranças sejam reconhecidas e, dessa fórma, que qualquer tipo de preconceito seja combatido.

MACHADO, Ironita pê ponto; , Marcos; FRANZEN, Douglas Orestes (organizador). Ensino de história: experiências na educação básica. Passo Fundo: Editora, 2016.

êsse livro reflete sôbre a relação indissociável entre teoria e prática na formação do professor pesquisador de História. Escrito e pensado no ensino de História em diferentes contextos educacionais, os autores apresentam ferramentas e ambientes que tornam a aprendizagem mais enfática e o planejamento mais objetivo e efetivo, como tecnologia, filme, museu, fotografia, jogos eletrônicos, entre outros recursos e materiais que diversificam e dão experiência à prática do ensino de História, fazendo parte do avanço e da inovação do processo de ensino dessa disciplina.

MARIZ, Silviana Fernandes. Por um currículo afrorreferenciado de história antiga e medieval. Brathair, São Luís, volume 21. número 1, página 1549, 2021. Disponível em: https://oeds.link/rU4NkJ. Acesso em: 30 maio 2022.

Nesse artigo, a autora ressalta a importância do ensino de História da África, com destaque para a Lei númeroº 10.639/03, para promover a representatividade e a visibilidade de suas culturas.

MEMÓRIAS da Ditadura. Disponível em: https://oeds.link/0Sv66C. Acesso em: 31 maio 2022.

Por meio do trabalho com a temática da ditadura civil-militar, êsse site traz propostas de sequências didáticas e sugestões de atividades para serem aplicadas no Ensino Fundamental – Anos Finais. Além de desenvolver a compreensão a respeito do período, recursos contribuem para que o momento seja analisado com base em uma visão crítica, colocando os alunos como protagonistas de sua aprendizagem.

MONTEIRO, Ana Maria êti áli. (organizador). Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauád équis, 2014.

Nesse livro, os autores apresentam um diálogo entre educação e o componente curricular de História e levam em consideração a construção do currículo escolar, o ensino dêsse componente, questões sociais, entre outras temáticas relacionadas a êle para discussão, que vêm expressando avanços no ensino de História, de acôrdo com a Bê êne cê cê e a legislação.

SATLER, Carla Fernanda da Silva; , Jaqueline (organizador). Caminhos da aprendizagem histórica: africanidades e cultura afro-brasileira. Rio de Janeiro: sôbre Ontens/uérj, 2021.

Nesse livro, é destacada a importância de as culturas africana e afro-brasileira serem abordadas por uma perspectiva de ensino que envolva todos os componentes curriculares. Com isso, são propostas práticas antirracistas que contribuem para o combate ao preconceito e para promover a autoestima e a autoafirmação dos alunos em desenvolvimento. Também são evidenciadas as leis que asseguram a aplicabilidade do ensino de História da África e das culturas africana e afro-brasileira.

VIANNA, Luciano José (organizador). A história medieval entre a formação de professores e o ensino na educação básica no século vinte e um: experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro: Autografia, 2021.

Livro que aborda temáticas do ensino de História Medieval para a formação de professores do Ensino Superior e da Educação Básica por meio de relatos de experiências obtidos em pesquisas com docentes que atuam em diversos contextos educacionais e com diferentes práticas pedagógicas.

, Bodo. Jovens e consciência histórica. Tradução: Marcelo Fronza, Maria Auxiliadora ximít e Lucas . Curitiba: Editores, 2018.

O autor aborda o resultado de uma pesquisa realizada com professores e jovens alunos de diferentes origens, com o propósito de entender como se constrói uma consciência histórica, demonstrando que ela é mobilizada por meio de três aspectos: experiência, interpretação e orientação.