O que eu já sei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Durante a Idade Moderna, os Estados nacionais europeus se desenvolveram a partir do regime absolutista. sôbre o absolutismo na Europa, copie a alternativa correta.
    1. Nos regimes absolutistas europeus, o poder político concentrava-se principalmente nas mãos do rei, que era considerado pêla Igreja católica um representante de Deus na Terra.
    2. Nesse regime, o poder político era dividido igualmente entre representantes do primeiro estado (nobreza), segundo estado (clero) e terceiro estado (burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos).
    3. Na França, um dos principais grupos que apoiavam o sistema absolutista era o dos iluministas, composto por intelectuais que defendiam a centralização do poder, o mercantilismo e a autoridade do clero.
    4. O absolutismo foi instaurado na maioria das nações europeias graças à Revolução Francesa, movimento que fundou as bases dêsse sistema de govêrno e lógo se difundiu por todo o continente, chegando, inclusive, ao Brasil, a partir do século dezenove.
  2. A chegada dos europeus à América foi um dos principais marcos do século quinze. Leia o texto a seguir e responda ao que se pede.

No século dezoito, uma sucessão de invenções deu origem ao modo de produção fabril, no qual uma série de melhorias no processo produtivo contribui para o limiar da Revolução Industrial. Tal Revolução transformou a capacidade produtiva inglesa. De modo geral, foi além do aparecimento de novas máquinas e fábricas, aumento de produtividade e do nível de renda. Na verdade, foi uma Revolução que transformou a Inglaterra e o continente europeu de uma fórma nunca vista antes, com consequências profundas nas relações sociais.

reticências

LIMA, Elaine Carvalho de; OLIVEIRA NETO, Calisto Rocha de. Revolução Industrial: considerações sôbre o pioneirismo inglês. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, número 194, 2017. página 103. Disponível em: https://oeds.link/WgpEi2. Acesso em: 20 julho 2022.

  1. Qual é a diferença entre os conceitos de “revolução” e “revolta”?
  2. Por que é possível afirmar que o movimento tratado no texto foi uma Revolução?
  3. Segundo o texto, quais foram as principais consequências da Revolução Industrial?
Respostas e comentários

1. Resposta: Alternativa a.

2. a) Resposta nas orientações ao professor.

2. b) Resposta nas orientações ao professor.

2. c) Resposta nas orientações ao professor.

1. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos conseguem compreender os principais aspectos do Antigo Regime criticados pêlo Iluminismo e pêlo liberalismo, além de identificar os antecedentes e processos que culminaram na Revolução Francesa, conhecimentos necessários para desenvolver as habilidades ê éfe zero oito agá ih zero um e ê éfe zero oito agá ih zero quatro da Bê êne cê cê.

Como proceder

Analise com os alunos cada uma das alternativas da questão de fórma conjunta. Caso algum aluno apresente dificuldades em identificar a alternativa correta, procure resolver a questão por meio de identificação e eliminação das incorretas.

2. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos conseguem analisar os impactos da Revolução Industrial na circulação de produtos, povos e culturas e na produção de bens, conhecimentos necessários para desenvolver a habilidade ê éfe zero oito agá ih zero três da Bê êne cê cê.  

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldades, retome os conceitos de revolução e revolta, apresentando seus sinônimos e trazendo exemplos diversos. Se achar conveniente, faça a leitura do texto em voz alta com o aluno, tirando possíveis dúvidas em relação ao vocabulário.

Respostas

a ) Uma revolução é um movimento organizado que busca uma transformação radical nas estruturas econômicas, políticas ou sociais de determinada sociedade. Por sua vez, uma revolta tem como objetivo realizar uma mudança pontual na vida social, como o fim da cobrança de um imposto.

b ) Porque o autor afirma que a Revolução Industrial ”transformou a Inglaterra e o continente europeu de uma fórma nunca vista antes, com consequências profundas nas relações”, indo além de uma mudança pessoal.

c ) O texto afirma que a Revolução Industrial permitiu o surgimento de novas máquinas e fábricas, aumentou a produtividade da indústria e ampliou a renda, além de ter transformado as relações na Europa.

3. Objetivo

A atividade permite avaliar a capacidade de os alunos aplicarem os conceitos de país, Estado, nação e govêrno, além de caracterizar as organizações social e política brasileira durante o processo de independência, desenvolvendo as habilidades ê éfe zero oito agá ih zero seis e ê éfe zero oito agá ih um dois da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldades, faça a leitura coletiva da imagem, identificando em conjunto quais são os personagens presentes na cena, como êles são retratados e quais são as impressões da turma sôbre o episódio.

3. Em 1822, o Brasil tornou-se uma nação independente de Portugal. Com base nesse contexto, analise a obra e responda ao que se pede.

Pintura. À esquerda, homens usando chapéu e roupas rasgadas,  observam um homem no centro, montado sobre um cavalo e com a espada levantada. Centralizado,  Dom Pedro, homem usando farda e chapéu em cima de um cavalo, está com a mão direita erguida segurando uma espada. Atrás, homens montados em cavalos, estão segurando o chapéu com uma das mãos erguida. À direita, homens, fardados, segurando espadas erguidas e montados em cavalos, estão olhando na direção de Dom Pedro. Ao fundo, moradia, vegetação e corpo de água.
Independência ou morte ou O Grito do Ipiranga, de Pedro Américo. Óleo sôbre tela, 415centímetrospor760centímetros, 1888.
  1. Como o quadro mostra o processo de independência do Brasil?
  2. Quais fatores levaram o país a proclamar sua independência?
  3. Para o Brasil, o que significou tornar-se independente?
  4. Em sua opinião, a obra retrata o processo de independência do Brasil tal como êle ocorreu? Por quê?

4. A partir da década de 1840, trabalhadores imigrantes foram incentivados a trabalhar no Brasil, exercendo atividades principalmente nas lavouras de café. sôbre a vinda dos imigrantes nesse contexto, analise a imagem ê, depois, responda às questões.

Fotografia em preto e branco. À esquerda, um menino, usando chapéu, camisa e calça, está em cima de uma escada, encostada em um pé de café. Atrás, homens, mulheres e crianças de pé ao lado da plantação de café.
Imigrantes trabalhando em uma lavoura de café, no oeste paulista, no fim do século dezenove.
  1. Quem são as pessoas retratadas na foto? O que elas estão fazendo?
  2. Onde e quando essa foto foi tirada?
  3. Por que o govêrno brasileiro passou a incentivar a vinda de trabalhadores imigrantes?
  4. Você conhece o conceito de imigrante? O que isso significa?
Respostas e comentários

3. a) Resposta nas orientações ao professor.

3. b) Resposta nas orientações ao professor.

3. c) Resposta nas orientações ao professor.

3. d) Resposta nas orientações ao professor.

4. a) Resposta nas orientações ao professor.

4. b) Resposta nas orientações ao professor.

4. c) Resposta nas orientações ao professor.

4. d) Resposta nas orientações ao professor.

Respostas

a ) O quadro mostra um dos episódios do processo de independência do Brasil sob a liderança de D. Pedro um, em conjunto com um corpo de soldados, como em uma vitória militar em uma guerra, enquanto a população rural apenas observa o acontecimento.

b ) Entre os fatores que levaram o Brasil a proclamar sua independência estão a crise do sistema colonial, os interêssis das elites brasileiras, as independências de outras nações americanas e as influências dos ideais iluministas.

c ) A independência significou o aumento da autonomia econômica para os comerciantes brasileiros, ainda que o país se mantivesse como uma monarquia governada por um rei de origem portuguesa.

d ) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno reflita que a obra não retrata fielmente o processo de independência do Brasil, visto que êle não ocorreu a partir de uma guerra, não contou com a participação militar e nem das camadas populares da sociedade brasileira.

4. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos conseguem identificar a importância da imigração para o Brasil no século dezenove, favorecendo o desenvolvimento da Competência específica de História 5, ao compreender os diferentes fatores que contribuíram para a vinda de imigrantes para o Brasil, e a Competência específica de Ciências Humanas 1, ao reconhecer a importância dos imigrantes para a formação cultural e identitária do Brasil.

Como proceder

Faça a análise da imagem de fórma coletiva. Caso algum aluno tenha dificuldades, faça a leitura da legenda com êle e peça-lhe que identifique as pessoas, os elementos que compõem o cenário, os tipos de atividade que cada pessoa retratada está realizando, entre outros.

Respostas

a ) A imagem retrata trabalhadores imigrantes, homens, mulheres e crianças, trabalhando na colheita de café.

b ) A foto foi tirada numa fazenda de café localizada no oeste paulista, no fim do século dezenove.

c ) Espera-se que os alunos relacionem a vinda dos trabalhadores imigrantes ao contexto de crise do sistema escravista e a posterior abolição dêsse sistema, em 1888, durante o Segundo Reinado.

d ) Resposta pessoal. Explique aos alunos que imigrante diz respeito à pessoa que deixa o seu país de origem e passa a viver em um país estrangeiro. A pessoa imigrante sai de seu país de origem motivada por diversas questões, como a busca por melhores condições de vida e de trabalho, guerras, conflitos civis, desastres naturais que comprometem sua sobrevivência e de seus familiares, entre outros.

UNIDADE 1 O Iluminismo e a Revolução Industrial

Gravura. Ao centro, um rio cortando uma área urbana com várias embarcações a vela. Ao fundo, várias moradias e, entre elas, chaminés com fumaça.
Vista da cidade de , no atual País de Gales, Grã-Bretanha. Gravura de Jean Batísti Enrri , feita no século dezenove.
Respostas e comentários
  • A imagem de abertura desta unidade é a representação artística de uma fábrica de fundição de cobre, na cidade de , onde hoje se localiza o País de Gales, um dos países que fazem parte do Reino Unido. Mencione aos alunos que, além de representar uma cidade tipicamente industrial, a gravura mostra ainda uma estrutura portuária por onde eram escoados os produtos fabricados na região, no século dezenove.
  • Explore a imagem com os alunos, comentando que a Revolução Industrial na Europa criou centros urbanos que concentravam todas as etapas do processo de produção da maquinofatura. Assim, ferrovias foram instaladas para trazer o carvão mineral e outras matérias-primas das regiões mais distantes, as quais eram transformadas em mercadorias nas fábricas, depois despachadas por meio dos portos, sendo distribuídas em diversos locais a fim de serem vendidas aos consumidores de diferentes cidades.
  • Chame a atenção dos alunos para o excesso de fumaça que sai das diversas chaminés e questione-os sôbre como imaginam que seria morar em uma cidade como essa. Ressalte que a maioria dos trabalhadores vivia em moradias nas proximidades das cidades, em bairros e habitações exclusivos para operários. Ao final da conversa, indique que êsse tema e o contexto da Revolução Industrial serão estudados ao longo da unidade.
  • Os temas trabalhados ao longo da unidade abordam transformações decorrentes da Revolução Industrial, contemplando a habilidade ê éfe zero oito agá ih zero três. Também versam sôbre características do movimento iluminista e do liberalismo no século dezoito, discutindo sua relação com a contemporaneidade, favorecendo a abordagem da habilidade ê éfe zero oito agá ih zero um. No capítulo 2 serão abordadas as Revoluções Inglesas, especialmente a Revolução Gloriosa, e seus desdobramentos político-sociais, o que favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito agá ih zero dois.
  • A imagem motiva a reflexão sôbre aspectos da Revolução Industrial na Europa durante o século dezoito, favorecendo a compreensão da existência dos mecanismos e processos de transformação e manutenção das estruturas econômicas, sociais, políticas e culturais durante o período de desenvolvimento do capitalismo industrial no continente europeu. Com base nessa compreensão, é possível trabalhar aspectos da Competência específica de História 1.

O século dezoito foi marcado por intensas transformações na Europa que, mais tarde, influenciaram outras regiões do mundo. Nesse período, diversos pensadores fizeram parte de um movimento intelectual que valorizava fundamentalmente a razão, o qual ficou conhecido como Iluminismo.

Outra importante transformação teve início na segunda metade do século dezoito, a Revolução Industrial, na qual o desenvolvimento da indústria modificou as relações de trabalho existentes até então, alterando a vida de milhares de pessoas.

Iniciando a conversa

  1. Descreva as principais características da cidade industrial europeia representada nesta gravura do século dezenove.
  2. O que você já sabe sôbre o Iluminismo e a Revolução Industrial? Comente sôbre isso.
  3. No século dezenove, a industrialização em larga escala causou sérios prejuízos ao ambiente. E atualmente, isso ainda acontece? Explique sua resposta.

Agora vamos estudar...

  • o Iluminismo;
  • as monarquias absolutistas;
  • as críticas dos pensadores iluministas;
  • as Revoluções Inglesas;
  • a Revolução Industrial;
  • as transformações na sociedade com a industrialização;
  • a organização dos operários.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Respostas

1. Na descrição da gravura, os alunos devem citar que as principais características da cidade europeia apresentada eram a grande quantidade de fábricas e a paisagem marcada pêla poluição atmosférica.

2. Resposta pessoal. Aproveite para explorar os conhecimentos prévios dos alunos sôbre temas. Para auxiliá-los, analise as possíveis respostas deles e realize as correções necessárias, explicando-lhes que, ao longo desta unidade, temas serão mais bem aprofundados.

3. Os alunos devem comentar que os efeitos nocivos da industrialização para o meio ambiente ainda se manifestam em larga escala na atualidade, principalmente onde há concentração urbana e fabril. Porém, atualmente, já se percebe a preocupação de algumas empresas e instituições em desenvolver tecnologias voltadas para uma produção com responsabilidade socioambiental e orientada à sustentabilidade.

CAPÍTULO 1 O Iluminismo

Na Europa, o século dezoito também ficou conhecido como o Século das Luzes. Tal expressão foi utilizada pelos próprios intelectuais da época que, influenciados pêlo pensamento renascentista dos séculos quinze e dezesseis, buscavam interpretar o mundo sob a “luz da razão”, ou seja, por meio do pensamento racional e da ciência.

pensadores, embora muitas vezes com ideias diferentes, fizeram parte de um movimento cultural e intelectual chamado Iluminismo, passando a difundir ideais como razão, progresso e liberdade, compartilhando concepções, como a defesa do pensamento racional e a crítica à autoridade da Igreja católica e ao regime absolutista.

As monarquias absolutistas

Desde o século quinze, com a formação dos Estados modernos na Europa, o absolutismo foi o sistema político predominante. Nas monarquias absolutistas, o poder político era centralizado na autoridade do rei, o que era legitimado pêla Igreja católica, pois se acreditava que os reis governavam sob desígnios divinos.

A sociedade era hierarquizada e desigual, sendo a condição social do indivíduo determinada pêlo nascimento. Assim, havia rígida divisão entre os privilegiados, que pertenciam à nobreza e ao clero, e a maioria da população, que incluía camponeses, trabalhadores urbanos e burgueses.

Foi a partir da segunda metade do século dezessete que se formou, na Inglaterra, um pensamento político que começou a questionar o absolutismo e as desigualdades dêsse regime, além de defender princípios, como liberdade humana, que até então eram pouco discutidos. Com o tempo, êsse movimento intelectual, que mais tarde foi chamado de Iluminismo, se difundiu em outras nações, como a França.

Representação dos principais grupos sociais da Europa, na época das monarquias absolutistas: nobreza, camponeses e clero.

Gravura. À esquerda, um homem usando chapéu azul com penas, camisa azul com babado, espada na cintura e calça vermelha, está de pé e tocando com uma das mãos uma estrutura em forma de coração. Ao lado, uma pessoa, usando roupas amarelas e botas, com ferramentas na cintura, está inclinada e carregando nas costas uma estrutura em forma de coração. À direita, um homem, usando chapéu, batina preta e branca, está tocando com as mãos uma estrutura em forma de coração. Dentro da estrutura em forma de coração, há a ilustração de uma pessoa usando um manto, com os joelhos no chão e as mãos estendidas para cima. Ao lado, uma cruz com uma pessoa pendurada
As três ordens da França, de autor desconhecido. Gravura, 1789. (Detalhe).
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Como os grupos sociais que aparecem na gravura foram representados?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

O que o modo como grupos foram representados indica sôbre a sociedade europeia na época do absolutismo?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: O camponês aparece carregando nas costas uma imagem religiosa, a qual está sendo tocada por um membro da nobreza e um do clero.

Questão 2. Resposta: Espera-se que os alunos percebam que a gravura indica que a sociedade era hierarquizada, na qual um dos grupos carregava o “pêso” dos demais.

Objetivos do capítulo

  • Apresentar a formação do pensamento iluminista europeu no século dezoito.
  • Conhecer alguns dos principais teóricos iluministas e suas ideias.
  • Compreender as críticas feitas pêlo Iluminismo à Igreja católica.
  • Reconhecer a importância da educação como valor primordial para o pensamento iluminista.

Justificativa

êstecapítulo aborda o desenvolvimento dos principais aspectos conceituais do pensamento iluminista e do liberalismo no contexto europeu do século dezoito, apontando para as críticas feitas pelos pensadores à economia, à política e à Igreja na época, e discutindo a relação entre êles e a organização do mundo contemporâneo. Tais assuntos favorecem o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih zero um.


A gravura apresentada na página, com as questões 1 e 2, possibilita abranger a Competência específica de História 3, uma vez que para responder a elas os alunos precisarão descrever e interpretar a gravura e formular hipóteses e ideias sôbre êsse recurso. A página também aborda o conceito de Iluminismo que permeia a produção historiográfica, possibilitando aos alunos compreendê-lo e problematizá-lo, o que permite o desenvolvimento da Competência específica de História 6.

Os precursores do Iluminismo

Diversos filósofos, artistas plásticos, pintores, escritores, entre outros, destacaram-se como precursores do Iluminismo ainda no século dezessete, como o inglês Djón lóqui (16321704) e o francês Decárte (15961650). O movimento, no entanto, consolidou-se apenas no século dezoito.

John lóqui

O filósofo Djón lóqui destacou-se principalmente por questionar a autoridade dos monarcas absolutistas e por elaborar as bases do liberalismo político, propondo a limitação do papel do Estado, um pacto social entre governantes e governados, entre outros aspectos. Dessa fórma, o filósofo criticava o princípio do poder divino dos reis e defendia a ideia de que êles deveriam ser submetidos às leis. E, caso algum governante as descumprisse, perderia o direito de exercer seu cargo. Em sua obra Dois tratados sôbre o govêrno, de 1689, êle partia do princípio de que os seres humanos possuem direitos naturais, como o direito à vida, à liberdade e à propriedade, e que cabia ao Estado garanti-los.

René Decárte

Decárte é considerado um dos fundadores da Filosofia Moderna. Sua obra mais conhecida é Discurso do método, publicada em 1637.

êle defendia a observação e a experimentação como fontes para o conhecimento científico e foi o autor da frase “penso, lógo existo”, que mostra sua crença na dúvida e no questionamento como pontos de partida para compreender a verdade.

Por meio da razão e do raciocínio, o método matemático era o meio mais fácil para chegar ao conhecimento seguro, de acôrdo com Decárte. Além disso, êle acreditava que o universo material, assim como a natureza, podiam ser comparados a uma máquina, sendo, dêsse modo, regidos por leis mecânicas.

Gravura. Um homem com cabelos na altura do ombro, usando uma túnica simples. Ele está sentado em uma cadeira com as mãos sobre uma mesa. No chão, dois globos terrestres. Na janela, paisagem de árvores e montanhas.
Gravura representando Decárte, extraída do livro , de Decárte, escrito no século dezessete.
Respostas e comentários
  • O estudo de alguns dos filósofos do movimento iluminista permite o trabalho com a habilidade ê éfe zero oito agá ih zero um ao possibilitar que sejam identificados conceitos desenvolvidos por esses pensadores e suas influências no Ocidente atual.
  • Comente com os alunos que, durante o século dezessete, as sociedades europeias viviam em um ambiente muito desigual, com a burguesia e o clero mantendo uma série de isenções e privilégios, ao passo que as classes mais baixas, que compunham a grande maioria da população, eram bastante exploradas. Explique que, apesar de a França ter se tornado o centro do pensamento iluminista, as primeiras manifestações do “Esclarecimento” se deram na Inglaterra, na Holanda e no Sacro Império Romano Germânico.
  • Na Alemanha, um dos pensadores mais conhecidos do Iluminismo é Immanuel Kant (17241804). De acôrdo com êsse filósofo, por meio da razão os humanos podem conquistar sua autonomia, pensando por si próprios.

Como pensavam os iluministas?

De acôrdo com os iluministas, os preconceitos, as superstições e os ídolos (religiosos ou do mundo terrestre) impedem o caminho até a verdade. Somente por meio da razão e do progresso que os seres humanos avançariam constantemente sôbre o desconhecido, desvendando a verdade. Assim, por meio da dúvida e de uma postura crítica diante dos problemas, as pessoas poderiam usar o pensamento racional para promover mudanças e para melhorar o mundo ao redor delas.

A pintura a seguir, intitulada A lição com o planetário, de Joséf Ruáit (17341797), foi produzida no século dezoito e expressa muitas concepções do Iluminismo. Nela, um cientista demonstra o funcionamento do Sistema Solar com um planetário, provavelmente usando uma vela no centro para representar o Sol. Ao redor do cientista, pessoas mais jovens aparentam ouvir a explicação com interêsse e admiração.

A vela, que ilumina as pessoas em volta do planetário, tem a intenção de simbolizar a luz do conhecimento e do esclarecimento sôbre a ignorância, representada pêla escuridão ao redor.

Pintura. À esquerda, um homem, com cabelos na altura do ombro, faz algumas anotações em um papel. Ao lado, duas crianças olhando uma estrutura em formato esférico com uma luz central que está sobre a mesa. Seguido, um homem, com cabelos brancos e usando casaco, está em pé, olhando para a esquerda. À direita, um jovem e um homem olhando na direção da estrutura sobre a mesa. Na frente, silhueta de uma mulher de costas. As pessoas estão em um local escuro e iluminadas por uma luz que sai do centro da mesa.
A lição com o planetário, de Joséf Ruáit. Óleo sôbre tela, 147,3centímetrospor203centímetros, 1766.
Respostas e comentários

Analise a pintura apresentada nesta página com os alunos, destacando os seguintes elementos:

1. O planetário, localizado no centro da imagem, chama-se órêi e foi concebido por chárlis , conde de órêi, com o objetivo de tornar o funcionamento do Sistema Solar, segundo as teorias da época, mais prático à compreensão das pessoas.

2. A luz encontra-se no centro da pintura, representando a ideia de que a razão, para os iluministas, deveria ocupar também essa posição na vida dos indivíduos.

3. Os livros na prateleira destacam-se em meio à escuridão e aparecem por trás de uma cortina. É como se o conhecimento (representado pêla imagem dos livros) estivesse surgindo à vista das pessoas.

4. A pessoa mais iluminada e destacada da pintura é o cientista, que assume o papel de portador e difusor do conhecimento e da razão.

5. A experiência demonstrada na pintura representa a importância dada à cientificidade no período iluminista.

Algo a mais

Para obter mais informações, como iconografia e bibliografia relacionadas ao Iluminismo, e aprofundar o tema com os alunos, visite a exposição indicada a seguir.

> , Claudia Beatriz. Razão, memória e imagem: Encyclopédie. Exposições Virtuais do Arquivo Nacional. Disponível em: https://oeds.link/cWJm7n. Acesso em: 25 junho 2022.

Os pensadores iluministas

A crítica racionalista dos filósofos iluministas sôbre o mundo levou-os a refletir sôbre diferentes problemas da sociedade da época, como a organização do Estado e da sociedade, o papel da Igreja católica, entre outros. Conheça as principais críticas dos filósofos iluministas a seguir.

A crítica ao absolutismo

A crítica ao despotismoglossário exercido pelos reis absolutistas europeus foi um dos principais temas estudados pelos iluministas.

, conhecido como barão de Montesquiê (16891755), escreveu O espírito das leis, obra publicada em 1748. Para Montesquiê, a liberdade seria garantida por meio da separação dos poderes do Estado em: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Administrados por diferentes pessoas, essa divisão de poderes políticos garantiria mais equilíbrio e liberdade, inibindo o abuso de poder.

Pintura. Destacando o busto de Montesquieu, homem com cabelos brancos usando um tecido bege ao redor do ombro.
Retrato de Montesquiê, de . Óleo sôbre tela, 63centímetrospor52centímetros, 1728.

Para o filósofo Marie , conhecido como voltér (16941778), autor da obra Cândido, ou o otimismo, publicada em 1759, a liberdade seria garantida pêlo estabelecimento de um govêrno regido por leis aplicadas a todos os cidadãos. Dessa fórma, o Estado deveria garantir e promover a justiça, a tolerância religiosa, a liberdade de imprensa, entre outros direitos.

Pintura. Destacando o busto de Voltaire, homem com cabelos brancos na altura do ombro, usando casaco preto com babado no pescoço.
voltér, de Nicolás . Óleo sôbre tela, 80centímetrospor65centímetros, 1718.

Um dos pensadores iluministas mais influentes foi Russô (17121778). Em sua obra O contrato social, publicada em 1762, o filósofo defendeu o princípio de que os seres humanos nascem bons e livres, mas são corrompidos pêla sociedade, que os faz perder sua liberdade ao longo da vida. Para Russô, a liberdade poderia ser reconquistada por meio de um contrato, ou pacto social, em que cada indivíduo se comprometeria a renunciar a seus interêssis pessoais em prol da coletividade e do bem comum.

Pintura. Destacando o busto de Jean-Jacques Rousseau, homem com cabelos ondulados e brancos na altura do pescoço. Ele está usando uma blusa clara com gola e um casaco marrom.
Retrato de Russô, de túr. Pastel sôbre papel, 45centímetrospor35,5centímetros, 1753.
Respostas e comentários

Atividade a mais

Leia o texto com os alunos antes de responderem às questões propostas. O objetivo é incentivar a capacidade de interpretação de textos, além de propiciar a êles maior conhecimento sôbre o assunto.

reticências A fôrça é uma potência física; não vejo em absoluto que moralidade pode resultar de seus efeitos. Ceder à fôrça constitui um ato de necessidade, não de vontade; é no máximo um ato de prudência. Em que sentido poderá ser um dever?

Imaginemos um instante êsse suposto direito. reticências porque tão lógo seja a fôrça a que faz o direito, o efeito muda com a causa reticências. Assim que se possa desobedecer impunemente, pode-se fazê-lo legitimamente, e, uma vez que o mais forte sempre tem razão, trata-se de cuidar de ser o mais forte. Ora, que é isso senão um direito que perece quando cessa a fôrça? Se é preciso obedecer pêla fôrça, não é necessário obedecer por dever, e se não mais se é forçado a obedecer, não se é a isso mais obrigado. Vê-se, pois, que a palavra direito nada acrescenta à fôrça: não significa aqui coisa nenhuma.

Obedecei aos poderosos. Se isto quer dizer: cedei à fôrça, o preceito é bom, mas supérfluo; eu respondo que jamais será violado. reticências

Convenhamos, pois, que fôrça não faz direito, e que não se é obrigado a obedecer senão às autoridades legítimas. reticências

Russô, . Do contrato social. Tradução: Rolando Roque da Silva. 2002. página 6. Disponível em: https://oeds.link/6Lk7FP. Acesso em: 25 junho 2022.

Questões

a ) De acôrdo com o texto, o que é a fôrça?

b ) Segundo Russô, qual é o motivo de as pessoas cederem à fôrça, e o que ocorre quando ela é a única responsável pêlo contrôle das regras de uma sociedade?

c ) Por que Russô é considerado um autor iluminista?

Respostas

a ) A fôrça é uma potência física.

b ) As pessoas cedem à fôrça por necessidade, como um ato de prudência. Nesse caso, há uma disputa pêlo poder, pois todos querem ser o mais forte. Além disso, as pessoas tendem a desobedecer caso não existam punições.

c ) O autor é considerado iluminista porque, em sua obra, êle discorre sôbre as fórmas de organização da sociedade. êsse filósofo não pregava que o ser humano deveria retornar ao seu estado natural, primitivo, mas sim que deveria adquirir conhecimento a fim de conquistar igualdade de direitos e deveres políticos, uma crítica ao absolutismo monárquico.

A crítica à Igreja católica

Os filósofos iluministas, principalmente voltér, criticavam o poder exercido pêla Igreja católica durante o século dezoito e as doutrinas dessa instituição religiosa, que desafiavam a razão e que não podiam ser cientificamente comprovadas.

Além disso, os pensadores iluministas combatiam outros preceitos do catolicismo, entre êles o que considerava a natureza humana essencialmente pecaminosa e dependente de Deus.

Embora muitos dêsses filósofos fossem religiosos, êles eram contra a prática de censura e a repressão exercidas pêla Igreja, pois, segundo êles, eram práticas que resultavam em guerras e perseguições.

A crítica à economia

A principal teoria econômica da época do Iluminismo foi a idealizada pêlo pensador escocês adam Ismíf (17231790), em sua obra Investigação sôbre a natureza e as causas da riqueza das nações, de 1776. Nessa obra, o filósofo defendia o fim da intervenção do Estado na economia e orientação do mercado pêla lei da oferta e da procura. Essa teoria relaciona a quantidade de produtos disponíveis com o interêsse dos consumidores. Assim, se há grande quantidade de determinado produto e pouca procura, seu preço tende a cair. Entretanto, se há pouca disponibilidade dêsse produto e muita procura, seu preço tende a subir.

Fotografia. Verso de moeda com detalhes em relevo de uma mesa com objetos e um tear. Ao fundo, embarcações a vela em um corpo de água.
Moeda do século dezoito em homenagem a adam Ismíf, na qual aparece escrito “riqueza das nações”, traduzido do inglês wealth of nations.

Ao contrário do mercantilismo, em que a riqueza das nações era medida pêla capacidade de acumulação de metais preciosos, pêla balança comercial favorávelglossário e pelos monopólios comerciaisglossário , no liberalismo econômico a riqueza passaria a ser medida pêlo trabalho e pêla quantidade e qualidade de bens e serviços produzidos.

Outro importante conceito apresentado por adam Ismíf, que contribuiu para a definição do liberalismo econômico, é o de livre concorrência. De acôrdo com êsse princípio, diferentes empresas que atuam no mesmo ramo devem concorrer entre si. Dessa maneira, espera-se que haja redução de preços e melhoria dos produtos ou serviços oferecidos ao consumidor. Suas ideias deram origem ao liberalismo econômico.

Respostas e comentários

Ao apresentar as críticas econômicas feitas por adam Ismíf, é possível trabalhar aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih zero um, relacionando a aplicação dêsses conceitos econômicos à atualidade.

Atividade a mais

  • Com a finalidade de explorar a realidade próxima dos alunos e de realizar um trabalho articulado com o tema contemporâneo transversal Educação financeira, sugira a realização de uma atividade de pesquisa em grupo a respeito da lei da oferta e da procura.
  • Para isso, solicite aos alunos uma visita a um mercado da cidade, buscando compreender de fórma prática como funciona essa lei, averiguando, primeiramente, a necessidade de autorização dos pais. Com a ajuda dos responsáveis ou de um funcionário do estabelecimento, os alunos poderão verificar os anúncios de oferta, analisar a quantidade de produtos disponíveis e perceber de que maneira a maior ou menor disponibilidade afeta o preço das mercadorias.
  • Caso haja na cidade um mercado atacadista, sugira que o visitem ou pesquisem preços pêla para analisá-los e compará-los com os preços dos mercados de varejo. Peça que anotem no caderno suas impressões ao realizar a pesquisa.
  • Depois, oriente um momento de troca de ideias para que possam compartilhar as descobertas.

A importância da educação

Para os filósofos iluministas, uma das principais maneiras de se promover o racionalismo, a liberdade política, religiosa e econômica seria por meio de reformas na educação.

No século dezoito, o acesso ao ensino formal destinava-se a uma parcela muito pequena da população. Além disso, escolas e outras instituições educacionais eram geralmente administradas pêlas ordens religiosas da Igreja católica, que influenciavam a formação dos jovens com a transmissão de princípios religiosos.

Para tornar o ensino mais acessível e alinhado aos seus ideais, os iluministas defendiam a educação gratuita, obrigatória e laica, capaz de contribuir para a construção da autonomia e da visão crítica sôbre o mundo.

Russô, em sua obra Emílio, ou Da Educação, de 1762, reconheceu a importância da formação de crianças e jovens. Para êle, a educação deveria oferecer meios para os seres humanos conservarem sua bondade natural. Essas condições seriam garantidas por uma educação voltada para a formação política e moral dos indivíduos.

De acôrdo com Russô, até os 12 anos de idade, a família teria papel fundamental na educação das crianças. A gravura a seguir representa a importância da família na educação dos filhos.

Gravura. À esquerda, uma criança com uniforme militar e uma arma de fogo. Ao lado, uma mulher sentada, usando um lenço na cabeça. Ao seu lado, duas crianças. Uma delas está em pé, apoiada nas pernas da mulher. A outra, segura um livro.  À direita, um homem, usando chapéu, calça e botas, está segurando a mão de uma criança na direção de uma ferramenta. Ao fundo, moradia de madeira e vegetação.
Os verdadeiros professores, de Jean Batísti e en. . Gravura, século dezoito.

O despotismo esclarecido

No século dezoito, alguns monarcas europeus realizaram reformas políticas e econômicas para atender às demandas da burguesia. Muitas dessas reformas foram influenciadas pêlas ideias iluministas e, por isso, monarcas ficaram conhecidos como déspotas esclarecidos.

Catarina, a Grande (17291796), da Rússia, por exemplo, entre outras medidas, buscou incentivar o crescimento das universidades e concedeu liberdade religiosa à população.

Respostas e comentários

Sugestão de avaliação

Para aprofundar o tema do Iluminismo com os alunos, apresente as principais contribuições dos pensadores da época que colaboraram para uma nova fórma de ver o mundo. Estabeleça um debate sôbre o papel de cada iluminista na constituição do pensamento do Século das Luzes. Em seguida, crie uma tabela com a turma sôbre a contribuição dêsses filósofos, reproduzindo-a na lousa para que êles a copiem. Depois, com base nessas informações, sugira que criem um breve resumo sôbre as transformações sociais trazidas por corrente filosófica.

Se os alunos apresentarem algum tipo de dificuldade na composição dos resumos, verifique se compreenderam como o Iluminismo questionou as bases da sociedade absolutista. Retome a leitura do quadro, explicando de maneira pausada a colaboração de cada um dos pensadores para essas transformações sociais e, com base nisso, oriente-os a retomar a produção do texto.

Enciclopédia

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 3.

E se todo o conhecimento que há sôbre o mundo fosse encontrado em um só lugar, onde você procuraria? Você sabia que quase tudo o que foi pensado pelos iluministas foi compilado em um conjunto de livros?


Uma das obras iluministas mais conhecidas é a Enciclopédia, que procurou reunir e sistematizar todo o conhecimento existente até então. Ela tem 35 volumes e foi produzida por diversos pensadores, entre êles Diderrô (17131784) e Jean Batísti dalãmbér (17171783).

A palavra enciclopédia vem do grego e significa “conhecimento geral”. Isso indica a intenção de seus autores de reunir todo o conhecimento científico, artístico e filosófico adquiridos até o século dezoito. De acôrdo com Diderrô, o objetivo da obra era eliminar a ignorância, os preconceitos e as superstições, defendendo uma educação baseada na razão e na ciência para formar cidadãos “esclarecidos”.

O trabalho de redação e publicação da Enciclopédia levou mais de 30 anos. A obra foi organizada por temas, como matemática, mecânica, mineralogia, história, literatura, filosofia, política, economia, música, entre outros. Essa organização de temas e viria a servir de modêlo para enciclopédias dos séculos dezenove e vinte, como a Britannica e a Barsa, e, na atualidade, para as enciclopédias disponíveis na internet.

Contudo, há diferenças entre elas. A enciclopédia dos iluministas tinha um caráter bastante crítico e incorporava os debates da época sôbre determinados assuntos. Enciclopédias como a Britannica e a Barsa, por sua vez, organizavam-se simplesmente como repositórios de temas gerais, sem incorporar críticas e polêmicas. Já as enciclopédias on-line são funcionais e informam sôbre diversos temas, porém, geralmente sem aprofundamento.

Capa. Na parte superior, texto. Na parte inferior, ilustração em preto e branco de um anjo segurando um objeto com a mão direita. Ao redor, flores e ornamentos. Ao lado, carimbo na cor azul.
Encyclopédie, Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers (em português: Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios), de Diderrô e Jean Batísti dalãmbér, 1751.
Respostas e comentários

Questão 3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reflitam sôbre o assunto e expressem suas opiniões e o que sabem sôbre o tema. Esclareça que o conjunto de livros tratado na questão é a Enciclopédia, que será abordada nesta página.

  • O tema destas páginas, que propõe uma abordagem sôbre a Enciclopédia iluminista, comparando-a com as enciclopédias digitais da atualidade, possibilita trabalhar aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7, pois permite que os alunos usem diferentes linguagens para desenvolver o raciocínio. Também permite o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 2, pois dialoga com a realidade próxima dos alunos por meio da comparação dos significados no espaço e no tempo de determinada fonte histórica.
  • Comente que a Enciclopédia desafiou vários dogmas da Igreja católica ao incentivar o pensamento livre individual, encontrando grande resistência junto ao clero. A obra organizada por Diderrô e dalãmbér é apontada como uma das mais importantes bases teóricas para a Independência dos Estados Unidos da América, em 1776, e para a Revolução Francesa, em 1789. Mostre aos alunos a relação da obra com as discussões da atualidade, visto que a Enciclopédia foi a primeira publicação a defender a difusão de conhecimentos filosófico, artístico e científico para o público em geral, podendo ser compreendida como a origem das revistas, dos jornais, da televisão e até da internet.

Agora, analise um disponível em uma enciclopédia on-line.

Ilustração. Parte superior de um navegador de internet com o endereço eletrônico: http://latinoamericana.wiki.br/verbetes/e/educacao Ao lado na barra, sobreposto o marcador de número 1.

Educação

Durante os últimos cinquenta anos, a educação latino-americana viveu um intenso conflito. Por um lado, os sistemas educacionais nacionais não pararam de crescer e ampliar sua cobertura, incluindo parcelas da população historicamente sem acesso às instituições escolares. Por outro, os sistemas intensificaram sua tendência à segmentação, reproduzindo as persistentes fórmas de segregação que marcaram seu desenvolvimento histórico. reticências Para grandes setores da população, a permanência na escola, mesmo representando uma grande conquista social, não se converteu num direito efetivo. As últimas cinco décadas de nossa história educativa podem ser compreendidas como um processo de expansão das oportunidades de acesso à escola, num contexto de persistente negação do direito à educação para as grandes maiorias.

reticências

Marcador de número 2.

As taxas de analfabetismo, por sua vez, diminuíram significativamente durante as últimas cinco décadas. Nos anos 1950, o Brasil tinha, por exemplo, uma taxa de analfabetismo de 51% entre a população com mais de quinze anos; Honduras, 65%; México, 43%; Equador, 44%; República Dominicana, 57%; Colômbia, 38% e Chile, 20%. Em 2000, a taxa de alfabetização da população com mais de quinze anos era, no Brasil, de 88,4%; em Honduras, de 80%; no México, de 90,3%; no Equador, de 91%; na República Dominicana, de 87%; na Colômbia, de 94,2% e, no Chile, de 95,7%. Em 2004, 89,7% da população adulta e 96% da população juvenil da América Latina e do Caribe eram alfabetizadas.

GENTILI, Pablo. Educação. Enciclopédia Latino Americana. Disponível em: https://oeds.link/xNQtxr. Acesso em: 6 maio 2022.

1. Campo de busca

Nas enciclopédias on-line, é possível encontrar o significado da palavra buscada digitando-a no campo de busca.

2. Hiperlinks

O texto dos das enciclopédias on-line podem apresentar hiperlinks. Ao clicar em um hiperlink, você é direcionado a outra página interligada. Também pode ser um texto, uma imagem ou outro arquivo.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 4.

Você já utilizou alguma enciclopédia on-line? Qual era o objetivo? O recurso utilizado foi útil para você? Converse com os colegas. Depois, comentem a importância dêsse meio de pesquisa na atualidade.

Respostas e comentários

Questão 4. Resposta nas orientações ao professor.

  • O assunto explorado favorece o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 5 ao propor a comparação de eventos ocorridos em tempos diferentes tanto no mesmo espaço quanto em espaços variados, sugerindo a equiparação do trabalho da Enciclopédia iluminista à pesquisa contemporânea em enciclopédias virtuais.
  • A questão 4, sôbre o uso de enciclopédia on-line, favorece o trabalho com a Competência geral 5, uma vez que é uma oportunidade para os alunos compreenderem o uso de tecnologias de informação de maneira crítica e reflexiva com o objetivo de acessar informações e disseminá-las com responsabilidade.

Resposta

Questão 4. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos compartilhem suas experiências com relação ao uso de enciclopédias on-line. Durante a conversa proposta, ressalte para êles a importância de buscar fontes de pesquisa confiáveis e comparar diversas versões de um mesmo acontecimento. Comente que a internet e as redes sociais apresentam muitas informações falsas, por isso é importante que êles coloquem à prova uma informação antes de saber se ela é verdadeira.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Como era caracterizada a sociedade europeia no século dezoito?
  2. Por que o século dezoito ficou conhecido como Século das Luzes?
  3. Observe a pintura apresentada no tópico “Como pensavam os iluministas?” e explique por que ela pode ser relacionada ao contexto do Iluminismo.
  4. Produza um texto explicando o que é liberalismo econômico, utilizando as palavras do quadro a seguir.

livre concorrência • oferta e procura • trabalho • adam Ismíf

Aprofundando os conhecimentos

5. Uma das questões debatidas pelos filósofos iluministas era a relação entre os seres humanos e os outros seres vivos. êles questionavam o costume de se usar espécies de animais vivos em experimentos científicos, prática fundamentada pêla ideia de que os seres não humanos eram semelhantes às máquinas, sendo, portanto, insensíveis à dor e ao sofrimento. O texto a seguir apresenta o que defendiam os filósofos voltér, e diéremi a respeito dêsse tema.

reticências

No século dezoito, sob as “luzes” do Iluminismo, alguns filósofos como voltér (16941778) criticam a experimentação animal, sugestionando que os animais não humanos são dotados com os mesmos órgãos de sensação que nós, assim seria ilógico pensar que êles não pudessem igualmente sentir dor. (17351777) e diéremi (17481832) iniciam, então, uma crítica filosófica à tirania do ser humano frente aos outros animais, baseando-se no princípio da dorênciaglossário e na capacidade dos seres em sofrer reticências.

CHAGAS, Flávia Bernardo; , Fernanda Maurer. Considerações sôbre a experimentação animal: Conhecendo as implicações éticas do uso de animais em pesquisas. Revista Redbioética/unêsco, ano 3, volume 2, número 6, julho/dezembro 2012. página 38. Disponível em: https://oeds.link/bkKv5Q. Acesso em: 30 abril 2022.

Respostas e comentários

1. Resposta: De modo geral, a sociedade europeia no século dezoito era caracterizada pêla hierarquia social, que se constituía de acôrdo com a hereditariedade, ou seja, conforme critérios de nascimento.

2. Resposta: O século dezoito ficou conhecido como Século das Luzes porque diversos pensadores dessa época buscaram interpretar o mundo sob a “luz da razão”, ou seja, por meio da racionalidade e da ciência.

3. Resposta: A pintura pode ser relacionada ao contexto do Iluminismo por representar a valorização da ciência e da razão.

4. Resposta nas orientações ao professor.

  • A atividade 5 possibilita o trabalho com diversos aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih zero um da Bê êne cê cê ao esclarecer para os alunos alguns dos principais aspectos conceituais do Iluminismo, como o questionamento do uso de animais em experimentos e o princípio da dorência, além de apresentar uma discussão sôbre aspectos e a organização do mundo contemporâneo, trazendo a discussão para a realidade próxima do aluno.
  • O item c da atividade 5 favorece o desenvolvimento da competência específica de História 3 ao propor que os alunos realizem uma pesquisa e, com base nela, elaborem argumentos e proposições, promovendo o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

Respostas

4. Resposta pessoal. Em seu texto, o aluno poderá dizer que o liberalismo econômico é um conjunto de ideias desenvolvidas, inicialmente, por adam Ismíf. De acôrdo com essa doutrina, o Estado deve buscar não interferir na economia, e o mercado deve se basear na livre concorrência e na lei de oferta e procura. A riqueza não seria determinada apenas pêla acumulação de metais, passando a ser medida pêlo trabalho e pêla quantidade e qualidade de bens e serviços produzidos.

  1. De acôrdo com o texto, o que pensavam os filósofos iluministas sôbre a experimentação animal?
  2. O que você sabe sôbre a utilização de animais vivos em experimentos científicos? Explique sua resposta.
  3. Reúna-se em grupo com colegas e pesquisem sôbre o uso de animais em estudos científicos na atualidade. Depois, discutam o tema e apresentem o argumento do grupo em um texto coletivo.

6. Analise um trecho da obra O espírito das leis, de Montesquiê. Depois, responda às questões.

reticências

A liberdade política, em um cidadão, é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sôbre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o govêrno seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão.

Quando, na mesma pessoa ou no mesmo corpo de magistratura, o poder legislativo (A) está reunido ao poder executivo (B), não existe liberdade; porque se pode temer que o mesmo monarca ou o mesmo senado crie leis tirânicas para executá-las tiranicamente.

Tampouco existe liberdade se o poder de julgar (C) não for separado do poder legislativo e do executivo. Se estivesse unido ao poder legislativo, o poder sôbre a vida e a liberdade dos cidadãos seria arbitrário, pois o juiz seria legislador. Se estivesse unido ao poder executivo, o juiz poderia ter a fôrça de um opressor.

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as querelas entre os particulares.

reticências

Montesquiê, chárlis luí , . O espírito das leis. Tradução: Cristina Murachco. São Paulo: Martins Fontes, 1996. página 168. (Coleção Paideia).

  1. Para Montesquiê, o que garante a liberdade e a segurança para um cidadão?
  2. Quais seriam as consequências caso os poderes não fossem separados? Cite dois exemplos mencionados no texto.
  3. Observe as indicações A, B e C. tipos de poder citados por Montesquiê fazem parte da estrutura de govêrno brasileiro? O que você conhece sôbre êles? Em casa, converse com seus familiares sôbre o papel de cada uma dessas estruturas políticas. Depois, conte aos colegas o que você aprendeu.
Respostas e comentários

5. a) Resposta: De acôrdo com o texto, os filósofos iluministas criticavam a experimentação científica em animais, pois consideravam válido o princípio da dorência.

5. b) Resposta pessoal. Incentive os alunos a compartilharem suas opiniões acêrca do tema.

5. c) Resposta: Sugira aos alunos que pesquisem em sites de instituições científicas ou de Organizações não governamentais. Ao discutir o tema com êles, após a pesquisa, busque levantar os argumentos consensuais para que o texto coletivo fique coerente.

6. a) Resposta: Segundo Montesquiê, a liberdade e a segurança são garantidas quando o govêrno é capaz de assegurar que um cidadão não tema o outro.

6. b) Resposta: Dois exemplos de consequências caso os poderes não fossem separados: que as instituições criem leis e as executem tiranicamente (quando os legisladores também são do Executivo, por exemplo) ou que o poder sôbre a vida e a liberdade seja arbitrário (quando o juiz é o legislador, por exemplo).

6. c) Resposta nas orientações ao professor.

  • No item c da atividade 6, acrescente que a própria ideia de registrar os conhecimentos em um conjunto de livros nos diz muito sôbre as concepções das pessoas que viviam no contexto iluminista. A sociedade europeia no século dezoito era caracterizada pêla hierarquia social, que se constituía de acôrdo com a hereditariedade, ou seja, conforme critérios de nascimento.
  • Ao propor que os alunos analisem uma obra escrita por um filósofo do período iluminista, a atividade 7 favorece a abordagem da habilidade ê éfe zero oito agá ih zero um.

Resposta

6. c ) Espera-se que os alunos percebam que as ideias de Montesquieu influenciaram a estrutura governamental adotada no Brasil atualmente. Na conversa, espera-se que êles troquem ideias a respeito da estrutura do govêrno brasileiro, percebendo que também temos Poder Legislativo, responsável pêla elaboração e votação dos projetos de lei, na figura das câmaras municipais (vereadores), assembleias legislativas (deputados estaduais) e Câmara e Senado (deputados federais e senadores, respectivamente). Também há o Executivo, responsável pêla execução dos projetos, na figura dos prefeitos, governadores e do presidente da República. Já o Judiciário é responsável por garantir o cumprimento das leis, na figura dos juízes, nos fóruns; desembargadores nos tribunais de justiça dos estados; e ministros nos tribunais superiores, como o ésse tê éfe e o . Estabeleça o prazo de dois ou três dias para que realizem essa conversa e, posteriormente, encaminhe uma discussão em sala de aula que possibilite o reconhecimento das funções de cada um dêsses poderes e das ideias de Montesquieu.

Algo a mais

Para obter mais informações sôbre o Iluminismo, leia os livros indicados a seguir.

> ARRUDA, José Jobson de Andrade. A revolução inglesa. São Paulo: Brasiliense, 1989.

> DARNTON, Robert. O iluminismo como negócio: história da publicação da enciclopédia: 17751800. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

Glossário

Despotismo
: tipo de govêrno centralizado nas mãos de um déspota, que exerce o poder de maneira autoritária e absoluta.
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Balança comercial favorável
: o equivalente a exportar mais produtos do que importar.
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Monopólio comercial
: neste caso, privilégio concedido a uma pessoa ou a uma empresa de ter exclusividade no comércio de determinados produtos ou prestação de serviços.
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Princípio da dorência
: princípio que defende que todos os animais sentem dor e sofrem, por isso devem ser tratados com respeito.
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