UNIDADE 3 Independências na América

Fotografia. Ao centro, três mulheres usando chapéu, camisa e poncho colorido, estão segurando bandeiras com quadrados coloridos com as mãos. Ao redor, pessoas segurando bandeiras coloridas. Elas estão de pé em uma rua. Atrás, uma construção com muitas janelas.
Bolivianos comemoram a implantação da nova Constituição de seu país, que, entre outras determinações, reconhece o direito dos povos indígenas de manter suas tradições. Foto tirada na praça , na cidade de La Paz, Bolívia, em 2009.
Respostas e comentários
  • A foto das páginas de abertura da unidade propõe uma discussão sôbre aspectos dos movimentos de independência da América, favorecendo a compreensão dos mecanismos de transformação das estruturas econômicas, sociais, políticas e culturais em diferentes espaços no desenvolvimento dos processos de independência nas colônias americanas, aspectos suscitados pêla Competência específica de História 1.
  • A foto retrata povos nativos na celebração da conquista de direitos indígenas durante a aprovação da Constituição boliviana. Mostre aos alunos que, no fundo da imagem, aparece o Parlamento da Bolívia, um lugar simbólico para manifestações. Aponte para a inscrição “Com a nova Constituição ganhamos todos”, presente nos cartazes. Por fim, chame a atenção dos alunos para as vestes tradicionais dos nativos, reconhecendo alguns traços culturais dessa população.
  • Mostre aos alunos a importância da praça como principal espaço público da cidade, já que nela estão a séde dos Poderes Executivo e Legislativo. Discuta com êles como êsse modêlo se repete nas principais cidades da América Latina, como na Cidade do México e em Lima, no Peru, sendo a reprodução do modêlo administrativo das colônias espanholas.
  • Explore a imagem com os alunos, comentando que o local da foto é a Praça , nomeada no início do século vinte em homenagem a Pedro Domingo , um dos líderes do movimento de independência boliviano, que recebeu uma estátua de bronze no local. Procure evocar o senso crítico dos alunos com relação ao papel dos líderes e dos considerados “heróis nacionais”. Aproveite para questioná-los se existe alguma praça, alguma estátua ou qualquer monumento na cidade deles que apresente essa característica.

A partir do século dezoito, diversos movimentos de contestação aos domínios coloniais deram início a processos de independência no continente americano. êles foram inspirados pelos ideais iluministas, como liberdade, justiça e igualdade.

Nesta unidade, vamos estudar como ocorreram processos em diversas regiões, as semelhanças e diferenças entre êles, além das permanências e rupturas políticas e sociais após a conquista da independência.

Iniciando a conversa

  1. Atualmente, manifestações pelos direitos dos povos indígenas, como essa retratada na foto, acontecem em diferentes países da América. Você sabe por quê? Converse com os colegas.
  2. Quais informações você já conhece sôbre os processos de independência no continente americano? Comente.

Agora vamos estudar...

  • a presença europeia na América do Norte;
  • a formação das Treze Colônias inglesas;
  • a independência dos Estados Unidos;
  • a independência do Haiti;
  • as revoltas coloniais na América espanhola;
  • as independências na América espanhola;
  • a independência no México e em Cuba.
Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

  • Os temas trabalhados ao longo desta unidade abordam os diversos processos de independência nas Américas, discutindo seus aspectos de fórma contextualizada, o que favorece a abordagem de questões vinculadas à habilidade ê éfe zero oito agá ih zero sete. Também versam sôbre a delimitação dos principais conceitos aplicados para a compreensão dêsses processos de independência, como “nação”, “Estado” e “território”, propostos pêla habilidade ê éfe zero oito agá ih zero seis. A discussão das ideias das principais lideranças de cada um dêsses movimentos e o papel deles na evolução dos processos de independência favorecem o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito agá ih zero oito.
  • Mais especificamente no capítulo 6, será possível conhecer o pan-americanismo e seus pensadores, podendo-se trabalhar com a habilidade ê éfe zero oito agá ih zero nove, além de identificar a singularidade do processo de independência do Haiti, o que favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito agá ih um zero. Por fim, o reconhecimento dos diferentes grupos sociais, étnicos e políticos no processo de independência das nações americanas possibilita o trabalho com a habilidade ê éfe zero oito agá ih um um.
  • Aproveite a imagem da abertura para discutir com os alunos as diferentes composições étnicas da América, relacionando-as à colonização, às fórmas de escravidão e ao extermínio dos indígenas. Verifique o conhecimento prévio dos alunos sôbre os temas da unidade, como os motivos que levaram as antigas colônias a se libertarem e as relações entre os processos de independência.

Respostas

1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reconheçam que as manifestações dos povos indígenas são frequentes, porque êles ainda têm diversos direitos cerceados pelos governos, como no que diz respeito à posse das terras, à manutenção de sua cultura tradicional, ao seu modo de vida etcétera

2. Resposta pessoal. Explore o conhecimento prévio dos alunos no questionamento. Seria interessante que êles realizassem uma reflexão neste momento sôbre o significado do têrmu “independência” e o que isso representa para uma nação.

CAPÍTULO 5 A formação dos Estados Unidos

No atual Estados Unidos, na América do Norte, território colonizado pelos ingleses, a partir do século dezessete foram fundadas as Treze Colônias na costa Léste. (Observe o mapa a seguir).

Treze Colônias inglesas (século XVII)

Mapa. Treze Colônias inglesas (século 17). Mapa territorial destacado conforme a legenda: Colônias do Norte: Massachusetts, New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island e Connecticut. Colônias do Centro: Nova York, Pensilvânia, Nova Jersey e Delaware. Colônias do Sul: Maryland, Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia. Perto do Rio Mississipi, há uma faixa de terra indicando Territórios Indígenas. Na parte inferior à direita, planisfério destacando parte da América do Norte. Ao lado, rosa dos ventos e, abaixo, escala de 260 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: VICENTINO, Cláudio. Atlas histórico: geral e Brasil. São Paulo: Scipione, 2011. página 96.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Quais são as colônias que formam as colônias do Norte?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Qual oceano faz limite com as colônias inglesas?

Colonização e trabalho nas Treze Colônias

As colônias inglesas eram diferentes entre si, principalmente com relação à questão econômica. Nas que se formaram no Norte e no Centro do território ocupado pelos ingleses na América, região também chamada de Nova Inglaterra, predominava o clima temperado, o mesmo que prevalecia na maior parte da Europa. Essa característica dificultou a produção de artigos agrícolas destinados à exportação para o mercado europeu, favorecendo o desenvolvimento de uma economia diversificada e voltada, sobretudo, para o mercado interno, com agricultura praticada em pequenas e médias propriedades familiares.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Connecticut.

Questão 2. Resposta: Oceano Atlântico.

Objetivos do capítulo

  • Compreender como ocorreu a ocupação dos colonos no território estadunidense.
  • Perceber a situação da população nativa na época da colonização.
  • Analisar como se deu a independência das Treze Colônias.

Justificativas

Os conteúdos dêste capítulo são relevantes, pois abordam o desenvolvimento dos principais conceitos para a compreensão dos conflitos que determinaram os processos de independência das Américas, como “território”, “Estado”, “país” e “nação”, diferenciando-os no contexto da história estadunidense. Os alunos também identificarão e contextualizarão as características específicas do processo de independência dos Estados Unidos, assuntos que favorecem o desenvolvimento, respectivamente, de aspectos das habilidades ê éfe zero oito agá ih zero seis e ê éfe zero oito agá ih zero sete.


  • Na questão 1, para tirar melhor proveito, organize a turma em duplas e solicite aos alunos que analisem o mapa e respondam à questão. Por utilizar a linguagem cartográfica no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal, essa atividade possibilita desenvolver aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7.
  • Na questão 2, solicite às duplas que analisem o mapa e conversem sôbre a questão de delimitação proposta na atividade. Essa abordagem promove a construção do saber geográfico.

Além disso, a abundância de madeira na região favoreceu o desenvolvimento do comércio, das manufaturas e da marinha mercante, impulsionando a produção de navios e de outras embarcações, utilizadas para transportar mercadorias.

O tipo de mão de obra mais comum na região da Nova Inglaterra era o familiar, porém, também havia o regime de servidão temporária, realizado por imigrantes ingleses que não conseguiam pagar os custos da viagem à América.

Já as colônias do Sul, caracterizadas por apresentar um clima subtropical, mais quente, e extensa área de solo fértil, tiveram um desenvolvimento econômico diferente. Seu solo e clima estavam mais propícios aos interêssis dos colonizadores ingleses.

Fotografia em tons de sépia. No primeiro plano, uma criança negra ao lado de um cesto com algodão. No segundo plano, pessoas negras no meio de uma plantação colhendo algodão e, no terceiro plano, um homem de chapéu montando sobre um cavalo.
Trabalhadores livres colhendo algodão, na Geórgia, Estados Unidos, em 1895. Mesmo após a abolição da escravidão, em 1863, trabalhadores negros continuaram a ser maioria nos campos de algodão.

Assim, com uma economia mais voltada ao mercado externo, os sulistas elaboraram o sistema de plantation, que se caracterizava pêla monocultura, isto é, a produção de um gênero agrícola em grandes extensões de terra. Entre os principais produtos cultivados estavam tabaco, arroz e algodão. Nas plantations, a principal mão de obra era escravizada, de origem africana.

No século dezessete, foi estabelecido um sistema de comércio chamado comércio triangular, que envolvia trocas entre as Treze Colônias, as ilhas do Caribe e a África, como representado no esquema.

Esquema: Setas formando um triângulo entre Treze Colônias, África e Ilhas do Caribe. Das Treze Colônias, a seta indica a saída de: Rum e produtos manufaturados, como tecidos e armas; em direção à África: Da África, a seta indica a saída de: Pessoas escravizadas e ouro; em direção às Ilhas do Caribe. Das Ilhas do Caribe, a seta indica a saída de: Pessoas escravizadas, açúcar, melaço, cana-de-açúcar e frutas; em direção às Treze Colônias.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 3.

No comércio triangular, o que as Ilhas do Caribe forneciam às Treze Colônias?

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta: Pessoas escravizadas, açúcar, melaço, cana-de-açúcar e frutas.

  • Os conteúdos desta página e das seguintes ajudam a compreender de que maneira se formaram as colônias inglesas na América do Norte, assim como o tipo de economia que prevalecia em cada região, como a prática das plantations, explicando como o ser humano interveio na sociedade e na natureza durante êsse período, contemplando o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 3. Também permitem a compreensão dos mecanismos de transformação das estruturas políticas e sociais, de acontecimentos históricos e de relações de poder nos Estados Unidos desde sua fundação, características que estão de acôrdo com a Competência específica de História 1.
  • Para complementar o trabalho com o tema do comércio triangular, faça na lousa um esquema para explicar a participação de cada um dos vértices dêsse triângulo: a África manda escravizados e ouro para as Ilhas do Caribe. Essas ilhas enviam pessoas escravizadas, frutas, melaço, cana e açúcar para as Treze Colônias. As Treze Colônias, por sua vez, enviam para a África rum e produtos manufaturados, como tecidos e armas.
  • A interpretação do esquema, proposto por meio da questão 3, possibilita desenvolver o pensamento computacional. Para isso, oriente os alunos a analisar as etapas separadamente, procurando informações detalhadas sôbre cada uma delas. É importante que êles também investiguem quais mercadorias cada uma das partes fornecia e para quem fornecia, além de identificar quais mercadorias cada uma recebia e de quem recebia.

Religiosidade e educação

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 4.

Você se lembra da importância que os religiosos davam para a educação na época que o Brasil era colônia de Portugal? Como será que era no caso das colô­nias inglesas?


Na América do Norte, havia homens e mulheres de diferentes origens e grupos religiosos, principalmente protestantes, que fugiam das perseguições religiosas na Europa.

O grande número de protestantes nas Treze Colônias favoreceu a preocupação com a educação formal. Assim, em 1647, foi publicada uma lei em massachússetis que determinou a obrigatoriedade de um professor para cada povoado que tivesse mais de cinquenta famílias. Leia o texto a seguir.

reticências as teses de Niutom e lóqui constavam nas bibliotecas das colônias. Muitos alunos das famílias abastadas iam estudar na Europa. Da França e da Inglaterra partiam livros e ideias para a América.

O grande interêsse pêla educação tornou as 13 colônias uma das regiões do mundo onde o índice de analfabetismo era dos mais baixos. Apesar das variações regionais (o sistema educacional da Nova Inglaterra era melhor do que em outras áreas) e raciais (poucos negros eram alfabetizados), as 13 colônias tinham um nível de educação formal bastante superior à realidade dos séculos dezessete e dezoito, seja na Europa ou no restante da América. Ainda assim, é inegável que havia mais alfabetizados brancos homens e ricos do que mulheres, negros, indígenas e pobres.

reticências

KARNAL, Leandro êti áli. História dos Estados Unidos: das origens ao século vinte e um. São Paulo: Contexto, 2007. E-book.

Instituições de ensino superior nas Treze Colônias até 1764

Harvard (1636) − Massachusetts

William and Mary (1693) − Virgínia

Yale (1701) − Connecticut

Princeton (1746) − Nova Jersey

Universidade da Pensilvânia (1754) − Pensilvânia

Columbia (1754) − Nova York

Brown University (1764) − Rhode Island

Fonte de pesquisa: KARNAL, Leandro êti áli. História dos Estados Unidos: das origens ao século vinte e um. São Paulo: Contexto, 2007. E-book.

A independência das Treze Colônias

No final do século dezessete e ao longo de todo o século dezoito, ocorreram muitas guerras na América e na Europa, criando um cenário de agitação social que favoreceu a independência das Treze Colônias.

Respostas e comentários

Questão 4. Professor, professora: aproveite a questão para retomar aspectos do ensino promovido pelos jesuítas na época do Brasil Colônia e iniciar o tema da religiosidade e educação na América do Norte colonial.

Metodologias ativas

Se achar conveniente, inicie o trabalho desta página com a estratégia de metodologia ativa one-minute paper. Consulte mais orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Proponha uma conversa entre os alunos para verificar o que êles conhecem sôbre a importância que os religiosos davam para a educação no Brasil colonial, tema proposto pêla questão 4. Em seguida, peça-lhes que, em um minuto, escrevam no caderno o que sabem sôbre êsse tema. Para isso, conte o tempo no relógio.

Algo a mais

O filme Amistad aborda a questão da escravidão nas colônias estadunidenses. Se julgar pertinente, utilize trechos dele em sala de aula para comentar as condições de captura e de transporte dos escravizados para a América do Norte.

> AMISTAD. Direção de Istiven Spilbérr. Estados Unidos: DreamWorks Distribution éle.éle.., 1997 (155 minutos).

Os conflitos entre metrópole e colônia

Entre os anos de 1756 e 1763, ocorreu a chamada Guerra dos Sete Anos, entre a Inglaterra e a França, envolvendo a disputa pelos territórios coloniais na América do Norte. A Inglaterra venceu o conflito e anexou diversos territórios que antes eram ocupados pelos franceses, consolidando seu poder político e econômico na região.

A guerra gerou muitas despesas para a Coroa inglesa que, para reduzir efeitos, passou a cobrar vários impostos dos colonos sôbre produtos como açúcar, café, seda e artigos de luxo. Isso gerou forte reação da população. Por exemplo, como resposta à Lei do sêlo, de 1765, que taxava a circulação de itens como jornais, livros e documentos oficiais, a população boicotouglossário os produtos ingleses. Essa lei foi suspensa em 1767, mas novos impostos foram criados.

O massacre de Boston

Em 1770, soldados ingleses dispararam em colonos americanos que protestavam contra os abusos da Coroa inglesa na cidade de bóston, em massachússetis. O episódio ficou conhecido como Massacre de bóston e foi noticiado em todas as Treze Colônias, provocando grande revolta contra a metrópole.

Gravura. À esquerda, homens e mulheres, vestindo roupas coloridas, estão em uma rua. No chão, há algumas pessoas caídas perto de poças de sangue. À direita, homens fardados, usando chapéu, estão apontando armas em direção às pessoas com roupas coloridas. Ao redor, construções.
O sangrento massacre perpetrado em King Street Boston em 5 de março de 1770, de Paul Revere (copiada da gravura de Enri ). Gravura, 1908. (Detalhe).
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 5.

O que foi a Lei do sêlo e qual foi a reação dos colonos a ela?

Respostas e comentários

Questão 5. Resposta: A Lei do sêlo cobrava impostos sôbre a circulação de produtos como jornais, livros e documentos oficiais. A população reagiu a essa taxação, boicotando os produtos ingleses.

A questão 5 aborda o tema desta página, permitindo aos alunos analisar os desdobramentos dos conflitos entre a metrópole e a colônia e compreender as relações de poder e os processos de transformação e manutenção das estruturas, desenvolvendo, dessa fórma, a Competência específica de História 1.

Sugestão de avaliação

Para aprofundar o tema da independência dos Estados Unidos, apresente as diferenças entre as Treze Colônias, discutindo a contribuição das Colônias do Sul, das do Centro e das do Norte para o processo de separação da metrópole inglesa. Debata com os alunos sôbre as características de cada grupo de colônias, assim como o papel desempenhado por elas. Em seguida, crie uma tabela com êles sôbre as especificidades de cada tipo de colônia, reproduzindo-a na lousa para que a copiem. Depois, com base nessas informações, sugira que façam um breve resumo que contextualize o momento da independência dos Estados Unidos e as diferenças internas presentes nas Treze Colônias, contrariando o modêlo tradicional da “colônia de povoamento”.

Se os alunos apresentarem algum tipo de dificuldade na composição dos resumos, verifique se êles compreenderam as diferenças entre as Treze Colônias e a contribuição delas no processo de independência dos Estados Unidos. Retome a leitura da tabela, explicando de maneira pausada a colaboração de cada um dos territórios nesse movimento e, com base nisso, oriente-os a continuar a produção do texto.

A Festa do Chá de bóston

Em 1773, a Coroa inglesa criou a chamada Lei do Chá, que obrigava os colonos a adquirir somente o chá comercializado pelos ingleses. Como fórma de protesto, colonos vestidos de indígenas invadiram os navios ingleses no Pôrto de bóston e lançaram diversas caixas de chá ao mar, no episódio que ficou conhecido como Festa do Chá de bóston.

O govêrno inglês reagiu a essa revolta e criou as Leis Intoleráveis em 1774, que determinavam o fechamento do Pôrto de bóston até que o valor total da carga destruída fosse pago.

A Festa do Chá de Boston (Boston Tea Party) é considerada uma das principais manifestações dos colonos contra os abusos da Coroa inglesa.

Gravura. Várias pessoas observando uma embarcação a vela em um porto. À esquerda, pessoas com vestimentas azuis. Ao lado, pessoas com roupas azuis e vermelhas, com os braços levantados, sobre um caís de madeira. À direita, uma embarcação a vela com pessoas, usando adornos indígenas, jogando caixas de madeira ao mar.
A destruição do chá no Pôrto de bóston, de e . Gravura, século dezenove. (Detalhe).

A Declaração de Independência

Em meio aos diversos conflitos com a Coroa inglesa, os colonos, cada vez mais influenciados pelos ideais iluministas de justiça, liberdade e resistência à tirania, passaram a lutar contra o domínio inglês e pêla emancipação política.

Assim, em 1774, os representantes de todas as Treze Colônias organizaram o Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, que aprovou o boicote aos produtos ingleses. No ano seguinte, no Segundo Congresso Continental, votaram a favor da independência.

A Declaração de Independência das Treze Colônias, elaborada por Thomas jéferson, Djón ádams e benjamin Frânclin, foi assinada no dia 4 de julho de 1776. Nascia, dessa fórma, os Estados Unidos da América. Essa data é comemorada até hoje como Independence Day (Dia da Independência) pelos estadunidenses.

Respostas e comentários

Atividade a mais

Disponibilize para os alunos fotocópias do texto a seguir, que é um trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos. Leia-o com os alunos e escreva na lousa as questões propostas a seguir.

reticências

Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, dotados pêlo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade. [...] Mas quando uma longa série de abusos e usurpações, perseguindo invariavelmente o mesmo objeto, indica o desígnio de reduzi-los ao despotismo absoluto, assistem-lhes o direito, bem como o dever, de abolir tais governos reticências. Tal tem sido o sofrimento paciente destas colônias e tal agora a necessidade que as fôrça a alterar os sistemas anteriores de govêrno. reticências

Proibiu aos governadores a promulgação de leis de importância imediata e urgente reticências.

Dissolveu Câmaras de Representantes repetidamente porque se opunham com máscula firmeza às invasões dos direitos do povo.

reticências

Procurou impedir o povoamento dêstes estados, obstruindo para êsse fim as leis de naturalização de estrangeiros, recusando promulgar outras que animassem as migrações para cá e complicando as condições para novas apropriações de terras.

reticências

Manteve entre nós, em tempo de paz, exércitos permanentes sem o consentimento dos nossos corpos legislativos.

reticências

Provocou insurreições internas entre nós e procurou trazer contra os habitantes das fronteiras os índios selvagens e impiedosos, cuja regra sabida de guerra é a destruição sem distinção de idade, sexo e condições.

reticências

Nós, por conseguinte, representantes dos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, reunidos em CONGRESSO GERAL, apelando para o Juiz Supremo do mundo pêla retidão das nossas intenções, em nome e por autoridade do bom povo destas colônias, publicamos e declaramos solenemente: reticências

reticências que estas colônias unidas são e de direito têm de ser ESTADOS LIVRES E INDEPENDENTES; que estão desobrigados de qualquer vassalagem para com a Coroa Britânica, e que todo vínculo político entre elas e a Grã-Bretanha está e deve ficar totalmente dissolvido; e que, como ESTADOS LIVRES E INDEPENDENTES, têm inteiro poder para declarar a guerra, concluir a paz, contrair alianças, estabelecer comércio e praticar todos os atos e ações a que têm direito os estados independentes. E em apôio desta declaração, plenos de firme confiança na proteção da Divina Providência, empenhamos mutuamente nossas vidas, nossas fortunas e nossa sagrada honra.

Djón réncóc.

A DECLARAÇÃO de Independência dos Estados Unidos da América. Universidade Estadual de Londrina. Disponível em: https://oeds.link/geWjCm. Acesso em: 8 junho 2022.

As Guerras de Independência

Apesar da Declaração de Independência, o govêrno inglês não reconheceu a nova nação. Entre os anos de 1775 e 1781, ocorreram as chamadas Guerras de Independência pêlo reconhecimento da emancipação política das colônias.

Nesse período, os Estados Unidos tiveram apôio militar e financiamento da França, na época governada pêlo rei absolutista Luís dezesseis e grande rival dos ingleses. Após diversas batalhas, os ingleses foram finalmente derrotados na batalha de iórquitáun, em 1781. No entanto, foi somente em 1783 que a Inglaterra reconheceu a independência dos Estados Unidos, com a assinatura do Tratado de Paris, na França.

A batalha de Léquisintan foi um dos primeiros confrontos entre tropas inglesas e estadunidenses, em 1775.

Gravura. Representação de uma batalha. No primeiro plano, à esquerda, homens com roupas coloridas e armas. Alguns estão caídos no chão e outros correndo. À direita, homens com roupas coloridas e armas estão correndo. No segundo plano, vários homens com fardas vermelhas apontado armas para os homens que estão correndo.
A Batalha de Léquisintan, de Djón uórner . Gravura, 1832.

A primeira Constituição dos Estados Unidos da América foi aprovada em 1787 e estabeleceu um sistema político republicano e federativo, com poderes divididos em Legislativo, Executivo e Judiciário. As Treze Colônias tornaram-se estados e foi garantido o direito de voto censitário aos cidadãos.

Apesar de a Constituição garantir o direito de voto, a condição de cidadania, no entanto, era muito restrita e aplicava-se somente aos homens brancos livres e com determinada renda, excluindo-se, assim, homens pobres, afrodescendentes, pessoas escravizadas, indígenas e mulheres.

Pintura. À esquerda, homens usando roupas coloridas. Alguns estão de pé, com os braços estendidos para frente, e outros sentados. À direita, em cima de um altar, um homem, com cabelos brancos e usando casaco preto com meias até os joelhos, está de pé e ao lado de uma mesa. Ao lado, um homem está inclinado com as mãos sobre a mesa.
O momento de assinatura da Constituição dos Estados Unidos da América, de RRAUARD . Óleo sôbre tela, 609,6centímetrospor914,4 centímetros, 1940.
Respostas e comentários

Questões

1. De acôrdo com o texto, quais são os direitos inalienáveis de todos os seres humanos?

2. Explique algumas das justificativas da independência listadas na Declaração.

3. Qual é a visão apresentada na Declaração com relação aos indígenas? Justifique sua resposta com um trecho do documento.

4. Quais foram os direitos adquiridos pelos colonos após a independência?

Respostas

1. Os direitos inalienáveis citados no texto são a vida, a liberdade e a procura da felicidade.

2. As justificativas citadas para a independência foram algumas atitudes britânicas com relação às colônias, consideradas injustas pelos colonos: repressão aos governadores, dissolução das câmaras de representantes, manutenção de exércitos entre os colonos, provocação de insurreições internas etcétera

3. A Declaração tem uma visão pejorativa dos indígenas, pois ela afirma que êles são “selvagens e perigosos” e que têm uma regra de guerra com “destruição sem distinção de idade, sexo e condições”.

4. Os direitos adquiridos pelos colonos foram: “poder declarar a guerra, concluir a paz, contrair alianças, estabelecer comércio e praticar todos os atos e ações a que têm direito os estados independentes”.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Analise novamente o mapa apresentado na primeira página dêste capítulo e responda às questões a seguir.
    1. Você reconhece o nome de algumas colônias? Quais?
    2. Como era a divisão das Treze Colônias?
  2. Copie o quadro a seguir em seu caderno, completando-o com as informações sôbre as Treze Colônias.
'Ícone.Modelo'

Colônias

Clima

Principal mão de obra

Economia

Norte e Centro

Sul

  1. Com o auxílio de um mapa-múndi e das informações apresentadas no capítulo, reproduza um mapa em seu caderno para representar as regiões envolvidas no comércio triangular. Indique, por meio de setas e legendas, os produtos trocados nesse comércio.
  2. Quais foram os principais motivos que levaram as Treze Colônias a iniciarem o processo de independência? Qual é a relação dêsse processo com as ideias dos filósofos iluministas?
  3. Após a Declaração de Independência e a aprovação da primeira Constituição dos Estados Unidos da América, como foi organizada a nova nação?

Aprofundando os conhecimentos

6. Leia a fonte a seguir que aborda as Guerras de Independência. Depois, responda às questões propostas.

reticências Foi organizado o Exército Continental, uma fôrça regular a cargo de Washington. Porém, a Guerra de Independência é também fruto da luta das milícias, grupos mais ou menos autônomos de colonos que faziam atos de sabotagem contra o exército inglês. Nessa época, desenvolve-se uma noção muito importante para os Estados Unidos: os , homens que deveriam estar prontos para defender-se a qualquer minuto dos ataques da Inglaterra, sendo os verdadeiros “cidadãos em armas”.

Em decorrência dessa mentalidade, na futura Constituição dos EUA seria garantido o direito ao cidadão de portar armas, princípio mantido até hoje. reticências

KARNAL, Leandro êti áli. História dos Estados Unidos: das origens ao século vinte e um. São Paulo: Contexto, 2007. E-book.

Respostas e comentários

1. a) Resposta pessoal. É possível que os alunos reconheçam os nomes de algumas colônias em comparação com estados ou cidades do atual Estados Unidos, como Nova iórque, Nova Djerzí, Pensilvânia, Geórgia, Carolina do Norte, entre outros.

1. b) Resposta: As Treze Colônias eram divididas em: colônias do Norte; colônias do Centro e colônias do Sul.

2. Respostas nas orientações ao professor.

3. Resposta: Espera-se que os alunos consigam reproduzir as Treze Colônias, as Antilhas e a África, indicando quais trocas eram realizadas entre essas regiões. Auxilie os alunos na reprodução do mapa se necessário, levando para a sala de aula um mapa-múndi ou desenhando na lousa as regiões.

4. Respostas nas orientações ao professor.

5. Resposta: Após a Declaração de Independência, os Estados Unidos da América adotaram um sistema político republicano e federativo, com os poderes divididos em Legislativo, Executivo e Judiciário. As Treze Colônias passaram a formar estados.

  • A atividade 1 possibilita o trabalho com a Competência específica de Ciências Humanas 7, ao propor o uso do mapa da página 84 como instrumento para a elaboração das respostas, desenvolvendo o raciocínio espaço-temporal a partir da cartografia.
  • As atividades 1 a 5 permitem uma retomada dos conteúdos a respeito dos processos que levaram o atual Estados Unidos a lutar por sua independência e de como se deu êsse processo. Essas atividades também possibilitam analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias e seus significados históricos, desenvolvendo aspectos da Competência específica de História 5.
  • A atividade 6 possibilita abordar a habilidade ê éfe zero oito agá ih zero sete, por propor a análise de um texto sôbre as guerras que levaram à independência das colônias inglesas da América. Essa atividade também contribui para o desenvolvimento da leitura inferencial, pois os alunos poderão compreender o texto por meio de indícios apresentados pêlo autor e relacionando o tema trabalhado com possíveis conhecimentos prévios.

Respostas

2. Colônias Norte e Centro – Clima: Temperado; Principal mão de obra: familiar; Economia: diversificada, policultura.

Colônias Sul – Clima: Subtropical; Principal mão de obra: escravidão de africanos e afrodescendentes; Economia: monocultura, plantation.

4. O processo de independência iniciou-se por causa dos diferentes conflitos entre as colônias e a metrópole inglesa, com a alta cobrança de impostos e a imposição de leis, como a Lei do sêlo, a Lei do Chá e as chamadas Leis Intoleráveis. A ideia de emancipação política foi inspirada nos ideais iluministas de justiça, liberdade e resistência à tirania.

  1. De acôrdo com a fonte, o que eram as milícias? Com qual objetivo foram formadas?
  2. Considerando o contexto, por que a Constituição garantiu o direito dos cidadãos de portar armas?
  3. Faça uma pesquisa sôbre a questão do porte de armas nos Estados Unidos na atualidade, buscando argumentos a favor e contrários a essa ideia. Depois, escreva um texto em seu caderno comparando as duas argumentações e se posicione a respeito, justificando sua opinião.

7. A charge a seguir ironiza a Lei do Chá, de 1773, que obrigou os colonos a comercializar chá somente com a Inglaterra. A exigência de exclusividade comercial podia gerar o aumento dos preços, pois eliminava a possibilidade de concorrência, além de representar uma medida autoritária que limitava a liberdade econômica das Treze Colônias. Analise a charge a seguir, depois, e responda às questões sôbre êsse tema.

Imagem representando o rei inglês George três obrigando a América, representada por uma indígena, a engolir a Lei do Chá no porto de Boston.

Charge em preto e branco. À esquerda, um homem, com cabelos preso e casaco, está inclinado, segurando um bule com as mãos na direção da boca uma mulher indígena. No bolso do homem, há um bilhete escrito "BOSTON PORT BILL". Ao lado, a mulher indígena está deitada, com as roupas rasgadas e sendo segurada pelos braços por um homem com cabelos brancos usando batina. À direita, um homem, usando chapéu e farda, está segurando com as mãos uma espada. Ao fundo, uma mulher, com cabelos presos e usando vestido, cobre a face com uma das mãos.
O doutor habilidoso ou América engolindo o amargo projeto, de Pou Revere. Litogravura, 21,42centímetrospor13,42 centímetros, século dezoito. (Detalhe).
  1. Descreva a charge, considerando o contexto da história dos Estados Unidos.
  2. Com base nos elementos da imagem ê nas informações sôbre ela, identifique o cenário representado na charge. Explique como você chegou a essa conclusão.
  3. Você já conhecia o conceito de monopólio? Reflita sôbre essa prática. Ela ainda existe nos dias de hoje? Converse com os colegas sôbre êsse assunto.
Respostas e comentários

6. a) Resposta: Eram grupos mais ou menos autônomos que lutavam contra o exército inglês, promovendo sabotagens.

6. b) Resposta: Porque os Estados Unidos ainda enfrentavam as Guerras de Independência. Assim, a Constituição permitiu que os cidadãos se armassem para defender a nova nação.

6. c) Resposta: Oriente os alunos a buscar em suas pesquisas diferentes argumentações (favoráveis e contrárias) ao armamento nos Estados Unidos, citando a justificativa de cada lado da questão.

7. a) Resposta: De fórma simbólica, quem está forçando a indígena a tomar o chá na charge é o govêrno inglês. Essa ação do rei George três representa o monopólio imposto aos colonos, que deveriam comercializar chá apenas com os ingleses.

7. b) Resposta: A charge mostra o cenário do Pôrto de Boston ao fundo. É possível notar isso pêlas inscrições presentes na charge (como o bilhete no bolso do homem que despeja o chá, escrito "Boston Port Bill", em português, "Conta do Porto de Boston"), e pêla análise das informações sôbre ela. Espera-se que os alunos percebam que foi nesse local que se desenrolou a Festa do Chá de bóston.

7. c) Resposta nas orientações ao professor.

Por apresentar uma charge que aborda o imposto que recaiu sôbre os colonos da América do Norte, a atividade 7 se articula à habilidade ê éfe zero oito agá ih zero sete e à Competência geral 3, levando ainda os alunos a compreender aspectos do processo que motivaram as lutas pêla independência das Treze Colônias inglesas na América.

Resposta

7. c ) Os alunos podem já ter ouvido falar no conceito de monopólio. Oriente a conversa para que êles reconheçam que há casos de monopólio na atualidade, mas que diferem daqueles do século dezoito. Por exemplo, hoje, muitas empresas monopolizam o comércio de determinada mercadoria por apresentarem mais capital acumulado – investindo em propaganda e tornando seu produto mais conhecido. Os alunos devem reconhecer que, quando apenas uma empresa domina o comércio de certo item, ela tem autonomia para definir seu preço sem se preocupar com a concorrência, o que pode prejudicar os consumidores.

Glossário

Boicote
: neste caso, recusa em manter relação ou transação comercial com o objetivo de punir ou pressionar a metrópole.
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