UNIDADE 7 A Europa no século dezenove e o Imperialismo

Pintura. Vista de uma rua movimentada. À esquerda, uma mulher, usando chapéu e vestido, está de pé em uma calçada. Ao lado, um homem calvo, usando camisa e calça, está com o braço estendido. Centralizado, um homem, usando cartola e fraque, está sentado em uma carruagem puxada por cavalos. À direita, várias pessoas em uma carruagem puxada por cavalos. Ao fundo, várias pessoas caminhando, algumas em carruagens e construção com várias janelas.
Uma avenida parisiense, óleo sôbre tela de Jan , feito no final do século dezenove, representando a cidade de Paris, na França.
Respostas e comentários

> A imagem de abertura desta unidade é uma pintura impressionista que representa uma das principais avenidas parisienses, a chãnzelizê, nos anos finais do século dezenove. Realize com os alunos uma análise detalhada dessa obra, para que êles possam refletir sôbre o contexto histórico do século dezenove e as diversas transformações ocorridas nessa época. Incentive-os a analisar como eram as vestimentas das pessoas, como se dava a movimentação nas ruas, como eram os postes de energia e a arquitetura dos prédios.

> Comente com os alunos que a avenida retratada começou a ser construída em 1640, quando uma grande plantação de árvores alinhadas criou um caminho na região central da cidade. Seu nome advém da mitologia grega, que determinava um espaço semelhante ao que se considera o paraíso cristão. No início do século dezoito, a avenida recebeu seu atual traçado e, no contexto em que a obra foi produzida, ela passou por uma importante remodelação, tornando-se um exemplo da modernidade para a França.

> Comente que o pintor Jan Berrô retratou várias cenas cotidianas parisienses no período e, se possível, traga outras imagens do autor para comparação. Aproveite para questioná-los se existe algum símbolo do auge artístico e cultural em sua cidade, como um teatro ou cinema antigo.

  • A foto das páginas de abertura desta unidade propõe uma discussão quanto aos aspectos do movimento da Béu francesa, favorecendo a compreensão dos mecanismos de transformação das estruturas econômicas, sociais, políticas e culturais na Europa do século dezenove, aspectos suscitados pêla Competência específica de História 1.
  • Os temas trabalhados nesta unidade abordam os processos de transformação da Europa no século dezenove, apresentando o contexto do imperialismo europeu e suas relações com as ideologias raciais, suscitando o trabalho com a habilidade ê éfe zero oito agá ih dois três. Também permitem o reconhecimento dos principais produtos utilizados na Europa oriundos das áreas exploradas pêlo Neocolonialismo, levantando questões relacionadas à habilidade ê éfe zero oito agá ih dois quatro.

Durante o século dezenove, os países europeus passaram por uma série de transformações políticas, econômicas e sociais.

Nesse período, houve o crescimento econômico e a industrialização de diversos países da Europa, assim como a ascensão de algumas potências mundiais.

Quando o século dezenove chegava a suas décadas finais, os europeus iniciaram um intenso processo de expansão territorial e de busca de novos mercados consumidores, que ficou conhecido como Imperialismo.

Iniciando a conversa

  1. Com base na observação da pintura, o que é possível saber sôbre o cotidiano em uma cidade europeia no século dezenove?
  2. Entre as inovações tecnológicas do século dezenove, estão a eletricidade, o automóvel, o telefone e o cinema. Como essas invenções fazem parte do seu cotidiano? Comente.
  3. O que você já sabe sôbre o Imperialismo? Conte aos colegas.

Agora vamos estudar...

  • a Revolução Liberal na França;
  • a unificação da Itália e da Alemanha;
  • algumas inovações nos campos científico e tecnológico;
  • a sociedade europeia do século dezenove;
  • o surgimento do capitalismo financeiro;
  • o Imperialismo europeu.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

  • Ao analisar os impactos da Segunda Revolução Industrial no continente europeu, na África e na Ásia, a unidade compara eventos ocorridos em um mesmo intervalo de tempo em espaços distintos, promovendo o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 5. Além disso, ao propor a discussão do conceito de Segunda Revolução Industrial e sua importância para a tradição historiográfica, esta unidade levanta questões ligadas à Competência específica de História 6.
  • Aproveite as questões de 1 a 3 da página para mapear os conhecimentos prévios dos alunos. Durante a questão 1, faça em conjunto com os alunos a análise pormenorizada da imagem, destacando as ações, as vestimentas e as características de cada uma das personagens retratadas. Caso êles tenham dificuldades durante a discussão proposta na questão 2, busque aproximar a discussão do cotidiano deles, pedindo exemplos de sua relação com as tecnologias citadas. Durante a questão 3, garanta que todos os alunos possam se expressar. Crie uma lista na lousa com os argumentos levantados, contemplando a realidade de todos os alunos. Estas atividades, realizadas a partir de um recurso imagético para auxiliar na composição de respostas, permitem o trabalho com aspectos da Competência específica de História 3.

Respostas

1. Com base na pintura, é possível perceber que o cotidiano da população em uma cidade europeia do século dezenove era movimentado, pois notam-se várias pessoas nas ruas, caminhando ou realizando atividades diversas. Por exemplo, algumas passeiam em carruagens particulares fechadas, outras andam em veículos coletivos abertos, algumas passeiam a pé e outras trabalham, como os cocheiros e o homem que segura um guardanapo branco.

2. Resposta pessoal. Incentive os alunos a comentar qual das inovações tecnológicas do século dezenove mencionadas faz parte do dia a dia deles. É possível que citem, por exemplo, a eletricidade, presente em grande parte das residências dos municípios brasileiros na atualidade. Caso outras inovações também estejam presentes, como o automóvel, o telefone e o cinema, peça-lhes que comentem de que maneira êles fazem uso dessas inovações no cotidiano.

3. Resposta pessoal. Nesse questionamento, explore o conhecimento prévio dos alunos sôbre Imperialismo, incentivando-os a dizer como funcionava essa prática.

CAPÍTULO 13 As transformações na Europa no século XIX

Como vimos no início deste volume, com a derrota de Napoleão Bonaparte, foi realizado, em 1815, o Congresso de Viena, na Áustria. Nele, as principais potências europeias decidiram pela restauração das antigas fronteiras, anteriores ao Império Napoleônico, bem como das antigas monarquias absolutistas.

No entanto, muitos movimentos, influenciados pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, difundidos durante a Revolução Francesa, continuaram surgindo em diversos países da Europa e opondo-se ao retorno do Antigo Regime.

As revoluções na França

Na França, em 1815, após a queda de Napoleão, o rei Luís dezoito estabeleceu uma monarquia constitucional, reconhecendo alguns direitos dos cidadãos, como a igualdade de todos perante a lei e a liberdade de pensamento e de religião. Porém, êle sofria pressões de aristocratas que desejavam recuperar antigos privilégios.

Com a morte de Luís dezoito, em 1824, o irmão mais novo dele assumiu o poder. O novo rei, Carlos dez, governou de fórma autoritária, negligenciando diversos princípios constitucionais, atribuindo maiores poderes à Igreja católica e retirando o direito de voto de membros da burguesia.

Nessa época, a classe operária francesa estava sujeita a péssimas condições de trabalho e a baixos salários e, por isso, protagonizou diversos levantes contra o , que reprimiu a todos de fórma violenta.

Representação de barricadas construídas pelos parisienses durante conflito com o exército real francês, em julho de 1830.

Litogravura. Pessoas em confronto em uma rua, algumas estão correndo com armas na mão e outras caídas no chão. Entre elas, há pessoas fardadas e armadas. Centralizado, há uma pessoa segurando a bandeira da França. Ao redor, construções, pedaços de madeira e fumaça.
Defendendo uma barricada em frente ao Café de , de e . Litogravura, ​35centímetrospor23centímetros, século dezenove.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Compreender a conjuntura política e econômica europeia durante o século dezenove.
  • Analisar como ocorreram as unificações da Itália e da Alemanha.
  • Conhecer as transformações científicas e tecnológicas ocorridas entre a segunda metade do século dezenove e o início do século vinte, bem como suas consequências no cotidiano das pessoas.

Justificativas

Os conteúdos abordados neste capítulo são relevantes para que os alunos reconheçam os conceitos de Imperialismo e Neocolonialismo na África e na Ásia, no contexto da Segunda Revolução Industrial, apresentando as teorias científicas e as tecnologias desenvolvidas no século dezenove, o que favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero oito agá ih dois três.

Os alunos também analisarão questões acerca dos principais produtos utilizados pelos europeus durante a Segunda Revolução Industrial, cuja procedência tem ligação direta com os movimentos imperialistas na Ásia e na África, abordagem que contribui para desenvolver aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih dois quatro.


Comente com os alunos que o início do século dezenove foi um momento de grande turbulência no continente europeu, com as Guerras Napoleônicas e os processos de independência na América. A partir da estabilização política da Europa, por volta da metade do século, as inovações tecnológicas levaram a uma explosão na produtividade industrial, ocasionando a necessidade da busca de novos mercados consumidores, visto que os antigos impérios já não possuíam mais suas colônias americanas.

Assim, em julho de 1830, setores da pequena e da média burguesia, estudantes e trabalhadores iniciaram uma rebelião nas ruas de Paris e, após enfrentar o exército real, conseguiram que Carlos dez abdicasse. Para grupos sociais, interessava a realização de reformas políticas e econômicas e, fundamentalmente, o estabelecimento de uma República. No entanto, a grande burguesia defendia a manutenção do regime monárquico. Nessa disputa, os setores mais enriquecidos da burguesia saíram vitoriosos, tendo seus interêssis garantidos com a permanência da Monarquia e a coroação do rei Luís Filipe.

A instauração da República francesa

Durante o govêrno do rei Luís Filipe, os movimentos de oposição ao regime monárquico foram punidos com violência. Além disso, instituiu-se a censura à imprensa e também foram proibidas as reuniões e as manifestações políticas.

Como reação, em fevereiro de 1848, milhares de pessoas que se opunham ao govêrno, principalmente operários, estudantes e membros da pequena burguesia, organizaram-se novamente e deram início a rebeliões que tomaram as ruas de Paris com barricadas. Após intensas lutas entre a população e as fôrças repressivas, o rei abdicou do trono.

Litogravura. Centralizado, um trono vermelho com detalhes em dourado está em uma fogueira. Ao redor, dois homens colocam madeira na fogueira enquanto outros homens, alguns fardados e armados e outros com roupas coloridas, levantam as mãos. Ao fundo, algumas bandeiras da França.
Litogravura de autor desconhecido, feita no século dezenove.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

O que o trono representado na imagem simboliza?


Com a queda de Luís Filipe, foi criado um govêrno provisório, que restabeleceu a liberdade de imprensa e instituiu o direito de voto universal masculino. No entanto, os trabalhadores, que continuavam em condições desfavorecidas, promoveram greves e manifestações, que também foram duramente reprimidas pêlas fôrças do govêrno e causaram a morte de centenas de pessoas.

Em dezembro de 1848, o govêrno provisório realizou eleições presidenciais, e Luís Bonaparte (sobrinho de Napoleão) foi eleito presidente da nova República francesa.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: O trono representado na imagem simboliza o govêrno do rei Luís Filipe.

  • Os movimentos contra o autoritarismo na França iniciaram uma onda de protestos que atingiu diversos países da Europa, a partir de 1848. Dessa fórma, nesse período, ocorreram revoltas que tiveram a participação de vários grupos que lutaram por mudanças políticas e sociais, pelos direitos dos trabalhadores, pêla autonomia política e pêla democracia. movimentos revolucionários, que ocorreram simultaneamente em diferentes regiões europeias, como Bélgica, Polônia, Áustria e Hungria, além de diversas cidades-Estado alemãs e italianas, ficaram conhecidos como Primavera dos Povos.
  • Analise a imagem com os alunos. Mostre-lhes que homens oriundos de diversas classes sociais (o que pode ser visto pêla diferença entre suas roupas), entre êles, militares e um padre, empunham bandeiras francesas e colocam fogo no trono real, indicando o desejo do fim da monarquia na França. Relacione a imagem com a luta dos revolucionários para a instituição da República nos movimentos da década de 1830.
  • Em relação à imagem, questione os alunos quanto ao motivo de, durante o século dezenove (período de produção da gravura), o artista poder considerar importante a queima do trono real. Retome com êles como a imagem simboliza uma transformação política generalizada no continente europeu, destacando a contestação popular ao regime monárquico absolutista e a instauração de novas fórmas de poder. Ressalte com êles quais grupos estão presentes na imagem e como comemoram a queima do trono. Sinalize com os alunos que a bandeira da França, apresentada na imagem, é um dos principais símbolos da França pós-revolucionária e condensa os elementos principais do movimento: o vermelho e o azul são as côres de Paris, enquanto o branco simbolizava a monarquia. lógo, a bandeira significava a união eterna do povo com a monarquia – criticando o regime absolutista, em que o rei estava acima do povo.

A unificação da Itália

Em meados do século dezenove, a península Itálica era dividida em vários reinos e ducadosglossário , que formavam confederações e eram independentes entre si. A partir de 1848, diversos grupos nacionalistas mobilizaram-se pêla unificação da região.

Em 1859, Piemonte-Sardenha, ao norte da península, sob a liderança de Camillo , Conde de Cavúr, conquistou a autonomia política, livrando-se do domínio dos austríacos, que até então ocupavam algumas partes da península. O reino piemontês, assim, tornou-se independente e anexou os territórios da Lombardia e de Veneza.

No ano seguinte, cêrca de mil soldados nacionalistas, chamados camisas vermelhas, iniciaram um processo de tomada de poder no sul da península Itálica. Liderados pêlo revolucionário djiuzépe Garibaldi, êles conquistaram Gênova, avançaram para a Sicília e Nápoles, até dominar toda a região.

Ao conquistar essas regiões, os dois líderes tinham o objetivo de unir os reinos da península Itálica, mas cada um com um projeto diferente de govêrno. Camillo , mais conservador, defendia a manutenção de uma Monarquia forte e centralizada; Garibaldi, por sua vez, defendia mudanças radicais: a instauração da República e reformas sociais como a igualdade racial e a emancipação feminina.

djiuzépe Garibaldi, ao perceber que as diferenças políticas com Camillo poderiam comprometer a unificação da Itália, decidiu entregar o poder das regiões conquistadas ao rei Vítor Emanuel dois, de Piemonte-Sardenha. Assim, em 1861, êle foi coroado o primeiro rei da Itália unificada.

A unificação da Itália (séculos XIX-XX)

Mapa. A unificação da Itália (séculos 19-20). Mapa territorial destacando a Península Itálica e parte da Europa. Conforme a legenda. Estados dos Habsburgos: MÓDENA e TOSCANA. Cidades destacadas: Livorno e Florença. Estados dos Bourbons: REINO DAS DUAS SICÍLIAS e PARMA Cidade destacada: Nápoles. Reino da Itália em 1860: REINO DAS DUAS SICÍLIAS, ESTADOS PONTIFÍCIOS, TOSCANA, MÓDENA, PARMA, PIEMONTE E LOMBARDIA. Cidades destacadas: Gênova, Turim, Livorno, Florença, e Nápoles. Expansão territorial até 1870: SABOIA e VENEZA. Cidades destacadas: Veneza, Mônaco e Roma. Expansão territorial até 1919-1920: TIROL e ÍSTRIA. Cidade destacada: Zara. Na parte superior à direita, planisfério destacando parte da Europa. Abaixo, representação da rosa dos ventos e escala de 110 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FRANCO JÚNIOR, Hilário; ANDRADE FILHO, Ruy de Oliveira. Atlas de história geral. São Paulo: Scipione, 1993. página 59.

Respostas e comentários
  • O trabalho com temáticas relacionadas à unificação da Itália remete ao desenvolvimento de relações entre o contexto do Imperialismo do século dezenove, as teorias deterministas, as ideologias raciais e os impactos sofridos pêla África e Ásia, criando relações de causa e consequência, levantando questionamentos relativos à habilidade ê éfe zero oito agá ih dois três. Já a compreensão das divergências nas perspectivas entre e Diusépe Garibáldi acêrca da maneira de alcançar a unificação da península Itálica favorece a abordagem de aspectos da Competência específica de História 4. Para isso, leve os alunos a reconhecer, com base nessas divergências, que existem diferentes pontos de vista sôbre um mesmo contexto histórico.
  • Mencione que a história do revolucionário djiuzépe Garibáldi também perpassa os eventos históricos brasileiros, sobretudo durante o período Imperial. Após lutar pêla unificação da Itália, êle exilou-se no Brasil e participou da Revolução Farroupilha. Em 1839, Garibáldi e os revolucionários tomaram a cidade de Laguna (Santa Catarina), anunciando a República Juliana. Porém, meses depois, o movimento foi derrotado pêlas fôrças do govêrno (assunto tratado na Unidade 5 dêste volume).
  • Promova uma leitura do mapa disponível na página, contextualizando-o a partir do título e das legendas. Assim, são trabalhados aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7, favorecendo a compreensão do contexto histórico com base na linguagem cartográfica.

A unificação da Alemanha

No início do século dezenove, os Estados da atual Europa Central (composta por países como Alemanha, Áustria, Bélgica e Hungria) formavam dezenas de reinos, principadosglossário e ducados. Após o Congresso de Viena, formou-se a chamada Confederação Germânica, na qual se destacavam o Reino da Prússia e o Reino da Áustria, que exerciam influência política e econômica na região.

Para aumentar o seu poder, a Prússia estabeleceu, entre os anos de 1828 e 1834, a Zollverein, uma aliança aduaneiraglossário entre a maioria dos Estados da Confederação Germânica, sem a participação da Áustria. Houve, entre os envolvidos, um aumento das trocas comerciais e o estímulo dos ideais de unificação.

Para consolidar o poder, o rei prussiano Guilherme um (1797-1888) nomeou Otto bísmarc (1815-1898) como primeiro-ministro, em 1861. bísmarc promoveu reformas que fortaleceram o exército. Além disso, ele deu início a guerras de expansão territorial contra a Dinamarca, em 1864, e contra a Áustria, em 1866.

Após diversas conquistas, a Prússia passou a liderar a Confederação Germânica do Norte, formada em 1867. A partir de 1870, bísmarc planejou vários ataques contra a França, com o objetivo, entre outros, de unir os Estados germânicos do sul com os Estados do norte nessas batalhas. Assim, após a vitória da Prússia nesses conflitos, formou-se a Alemanha como nação unificada.

A região francesa de Alsácia-Lorena, grande produtora de matérias-primas como ferro e carvão, foi anexada ao território germânico e, em 1871, o rei prussiano Guilherme um foi coroado kaiser (imperador) da Alemanha unificada.

A unificação da Alemanha (século XIX)

Mapa. A unificação da Alemanha (século 19). Mapa territorial destacado conforme a legenda: Zollverein 1828: PRÚSSIA  e HESS. Cidades destacadas: Berlim, Dantzig e Konigsberg. Zollverein 1834: Juntam-se SAXÔNIA, TURÍNGIA, BAVIERA, WURTTEMBERG. Cidade destacada: Munique. Confederação Germânica do Norte 1867: PRÚSSIA, MECKLENBURG, HOLSTEIN 1867, SHLESWIG, HANOVER, HESS, LUXEMBURGO, BADEN, WURTTEMBERG, BAVIERA, TURÍNGIA e SAXÔNIA. Cidades destacadas: Koingberg, Dantzig, Berlim, Frankfurt e Munique. Aquisições até 1888: LORENA, ALSÁCIA (1872) À direita, planisfério destacando parte da Europa. Abaixo, representação da rosa dos ventos e escala de 140 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FRANCO JÚNIOR, Hilário; ANDRADE FILHO, Ruy de Oliveira. Atlas de história geral. São Paulo: Scipione, 1993. página 59.

Respostas e comentários
  • O entendimento a respeito das relações de poder entre determinados grupos sociais e políticos e sôbre os processos históricos e de disseminação de ideias que possibilitaram posteriormente a unificação da Alemanha permite o trabalho com aspectos da Competência específica de História 1.
  • Promova uma leitura do mapa disponível na página, contextualizando-o a partir do título e das legendas. Aproveite o momento para diferenciar com os alunos os conceitos de ducado, principado e aduaneira, conforme descritos na página, contextualizando com êles a pluralidade de espaços dentro do zôlferráin. Assim, trabalham-se aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7, favorecendo a compreensão do contexto histórico com base na linguagem cartográfica.

As transformações científicas e tecnológicas

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Você sabia que muitas tecnologias presentes em nosso cotidiano foram inventadas no século dezenove? Se sim, cite alguns exemplos.


Entre a segunda metade do século dezenove e o início do século vinte, ocorreu a chamada Segunda Revolução Industrial, caracterizada pêla expansão do processo de industrialização nas cidades europeias e pêlo desenvolvimento e pêla aplicação de novas tecnologias nos meios de comunicação e de transporte.

Novas invenções no cotidiano

  • Na segunda metade do século dezenove, foi desenvolvida uma nova fonte de energia, a eletricidade. A novidade substituiu aos poucos o carvão, muito utilizado até o início do século vinte, principalmente como combustível para máquinas.
  • Na área das comunicações, a invenção do telégrafo, em 1837, permitiu a transmissão de mensagens de longa distância em questão de minutos por meio de impulsos elétricos transmitidos por fios. Algumas décadas depois, em 1876, foi inventado o telefone, que possibilitou a comunicação de longa distância pêla voz, em tempo real.
  • No final do século dezenove, o petróleo passou a ser utilizado como matéria-prima para a produção do óleo diesel e da gasolina, que se tornaram combustíveis para os motores de combustão recém-inventados. Muitos veículos foram desenvolvidos por causa da descoberta dêsses motores, como os navios de carga e os automóveis.
  • O cinematógrafo, criado pelos irmãos franceses Oguíste Limiér e , no final do século dezenove, deu origem a uma nova fórma de transmissão de informações e de entretenimento. êsse aparêlhu captava e projetava imagens em movimento, tornando-se muito popular, pois permitia até mesmo aos analfabetos o acesso à informação.
Material publicitário. No primeiro plano, ilustração de pessoas sentadas, e uma em pé, em frente a uma projeção em tela. Elas estão sorrindo. Ao fundo, projeção em preto e branco de uma pessoa caminhando e outra segurando um objeto. Nas laterais, cortinas vermelhas. Na parte inferior, o texto: CINÉMATOGRAPHE LUMIÈRE.
Material publicitário do século do cinematógrafo Limiér, em Paris, na França.
Respostas e comentários

Questão 2. Professor, professora: Aproveite esta questão para incentivar a participação dos alunos. Considere as respostas dos alunos e, em seguida, inicie o conteúdo, promovendo possíveis correções e destacando os possíveis acertos.

  • A análise do significado de Segunda Revolução Industrial, para a produção historiográfica, abrange a Competência específica de História 6.
  • A reflexão proposta na página permite que os alunos desenvolvam sua curiosidade, sua imaginação e, com isso, possam refletir sôbre como essas invenções transformaram o cotidiano das pessoas naquele contexto, dialogando com aspectos da Competência geral 2. Aproxime a discussão da realidade dos alunos, para que êles reflitam sôbre o uso dessas tecnologias em seu cotidiano.

Atividade a mais

Para aprofundar o tema das inovações tecnológicas trazidas pêla Segunda Revolução Industrial, apresente aos alunos a obra dos irmãos Lumiér, os inventores do cinema. A atividade permite a análise e a compreensão do significado de Segunda Revolução Industrial para a produção historiográfica, abrangendo a Competência específica de História 6. Inicialmente, descreva as características principais da produção, as inovações apresentadas e o contexto de produção. Na sequência, apresente em sala de aula os filmes:

> A CHEGADA de um trem na estação, de Irmãos Lumiér, 1895. Disponível em: https://oeds.link/CPhfrf. Acesso em: 18 junho 2022.

> A SAÍDA dos operários da fábrica, de Irmãos Lumiér, 1895. Disponível em: https://oeds.link/r4Dogp. Acesso em: 18 junho 2022.

  • Peça aos alunos que identifiquem as personagens dos filmes, as vestimentas, o fluxo de pessoas e todas as características do cenário. Explique sôbre a estética do cinema mudo e da preocupação dos irmãos Lumiér em retratar o cotidiano. Organize-os em duplas e peça-lhes que elaborem um texto com base nas cenas vistas nos curtas-metragens. Os textos dos alunos devem contemplar os elementos característicos do período representado, a relação dele com o cenário europeu do século dezenove, o processo de industrialização pêlo qual estava passando e a relação dêsse processo com o cotidiano das pessoas.
  • Caso os alunos apresentem dificuldades, verifique se compreenderam como se deram as inovações tecnológicas da Segunda Revolução Industrial e como as invenções dos Lumiér contribuíram para êsse processo, que se caracterizou pêla industrialização, pêlas inovações tecnológicas e pêlas mudanças no dia a dia das pessoas.

O positivismo

O desenvolvimento científico e tecnológico do século dezenove influenciou o surgimento da filosofia positivista. Segundo o positivismo, idealizado pêlo francês Oguíste Cônti (17981857), o conhecimento deve ser obtido por meios científicos e empíricos, de modo que possa ser comprovado racionalmente, isento de subjetividade ou de influência religiosa.

O positivismo considerava que o filósofo deveria ter as mesmas preocupações de um cientista, buscando conhecer as leis gerais que regem a natureza, ou, no caso, as ações humanas. Com isso, a humanidade seguiria, inevitavelmente, um caminho de progresso e de desenvolvimento intelectual e social.

Litogravura. Destacando busto de um homem com cabelos lisos e usando terno.
Auguste Comte, de Tony Toullion. Litogravura, século dezenove.

O evolucionismo

Foi também no século dezenove que uma nova teoria mudou a percepção sôbre a origem dos seres humanos: o evolucionismo, desenvolvido pêlo naturalista inglês chárlis Dárvin (1809-1882). De acôrdo com essa teoria, os seres vivos evoluem à medida que se transformam ao longo do tempo. Essas transformações ocorrem de acôrdo com uma seleção natural, por meio da qual os seres que melhor se adaptam ao ambiente possuem condições mais favoráveis de sobrevivência, transmitindo, assim, suas caracterís­ticas aos seus descendentes. Já os que possuem menos capacidade de adaptação ao ambiente são naturalmente extintos com o passar do tempo.

Fotografia em preto e branco. Homem calvo, com rugas e barba branca e longa, usando terno.
chárlis Dárvin, em 1879.

Essa teoria, publicada pêla primeira vez em 1859 no livro sôbre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservação de raças favorecidas na luta pêla vida (também conhecido como A origem das espécies), provocou reações diversas na época em que foi divulgada, principalmente porque contrariava a explicação religiosa da origem dos seres vivos, conhecida como criacionismo. Atualmente, porém, a teoria evolucionista de Dárvin é uma das mais aceitas e difundidas por cientistas e intelectuais para explicar a origem dos seres vivos.

Respostas e comentários
  • Explique que o positivismo não considerava as religiões, as teologias e as superstições como fórma de compreensão do mundo. Ressalte que Oguíste Cônti viveu na França no contexto de descontentamento popular com a política e de crise dos valores tradicionais, criando uma teoria que respondesse a essa combinação de elementos que afirmava que todos os povos tinham núcleos fixos, como a propriedade e a família, que seriam responsáveis pêlo desenvolvimento do progresso. Para os positivistas, a sociedade só se desenvolveria a partir da união de suas partes, como um organismo vivo e, por isso, não há espaço para o individualismo. Reforce com os alunos a influência do positivismo fóra da França, como no contexto da República brasileira, que escolheu o lema positivista “Ordem e Progresso” para a nova bandeira.
  • A discussão da teoria evolucionista permite a articulação com o componente curricular de Ciências, pois problematiza o processo de evolução das espécies e questiona a teoria criacionista, empregada, até então, para explicar o surgimento delas. Procure evidenciar o desenvolvimento das ciências nesse contexto e o questionamento aos dogmas religiosos.

Um texto a mais

Para fundamentar o trabalho neste tema, leia o texto a seguir.

No século dezenove, a maneira de perceber o mundo alterou-se de fórma significativa; o meio natural e a sociedade passaram a ser compreendidos como ambientes em constante transformação e não apenas como domínios de permanência e previsibilidade. Essa nova visão, incorporada ao instrumental analítico dos pensadores das ciências naturais e sociais, levou à formulação de novas questões, relacionadas à gênese, ao desenvolvimento e à evolução da sociedade, da vida ou do planeta, e permitiu a elaboração de algumas respostas, que produziram enorme repercussão.

êsse ideário evolucionista vinha sendo gestado dêste o século dezoito e sua trajetória tem, sem dúvida, um ponto de inflexão na publicação do trabalho de chárlis Dárvin (1809-1882), A origem das espécies, em 1859. O evolucionismo darwinista não ensejou apenas o paradigma do saber biológico moderno, mas trouxe embutidas concepções do ser humano e do mundo cujo impacto até hoje nos atinge. reticências

, Regina Cândida Ellero. Evolucionismo no Brasil: ciência e educação nos museus. 1870-1915. São Paulo: Livraria da Física, 2008. página 11.

História e Arte

Arte e criatividade na Europa do século dezenove

No final do século dezenove, a Europa passou por um período de grandes transformações, que ficou conhecido como Belle Époque (do francês, “bela época”) e que foi marcado pêla criatividade e pêla chegada das inovações da Segunda Revolução Industrial ao dia a dia de parte da população urbana. A descoberta da energia elétrica e a invenção dos automóveis, do cinema, dos eletrodomésticos e de novas fórmas de lazer urbano alteraram profundamente a cultura europeia na época, influenciando o modo de vida das pessoas.

A criatividade é uma característica inerente aos seres humanos. Seja para superar dificuldades, seja para suprir necessidades ou tornar mais confortáveis as condições de vida, o ato de criar, de inventar, foi e é fundamental para o desenvolvimento das diversas sociedades.

A criatividade também esteve presente nas diversas fórmas de expressão do século dezenove, como na pintura, na escultura, no desenho, na fotografia, na arquitetura, entre outros.

Na Belle Époque, as tendências artísticas tradicionais e clássicas passaram a ser questionadas. Artistas e arquitetos começaram a produzir obras e edifícios no estilo denominado Art Nouveau (do francês, “arte nova”), com a intenção de inovar o campo da arte. Na arquitetura, por exemplo, a Art Nouveau difundiu a leveza, a sinuo­sidade e o aspecto ornamental das construções. A ideia era afastar-se de uma arte “pesada” e “monótona” dos estilos clássicos, valorizando a assimetria e a inclusão de materiais novos na decoração, como o vidro e o ferro.

Casa Batlló, reconstruída no início do século vinte, de acôrdo com o projeto do arquiteto catalão Antoni Gaudí, inspirado no estilo Art Nouveau.

Fotografia. Fachada de edifício com cinco andares e muitas janelas, algumas com formato retangular e outras em formato circular. A fachada é azul com tons de verde e cor-de-rosa.
Fachada do edifício Casa , em Barcelona, Espanha, em 2020.
Respostas e comentários
  • Ao possibilitar o contato com a chamada Belle Époque e com a arte impressionista, é possível a abertura de espaços para a valorização de diferentes manifestações artísticas e culturais de sociedades e temporalidades distintas daquelas que fazem parte do próprio cotidiano dos alunos, favorecendo uma abordagem de aspectos da Competência geral 3.
  • Analise a imagem da Casa com os alunos. Explique-lhes que o edifício é uma obra do arquiteto catalão ântoni , localizada em Barcelona, que recebeu êsse nome por ter sido propriedade de um industrial do setor têxtil chamado ai . Comente com os alunos que, nos anos finais do século dezenove, a economia espanhola foi marcada pêla perda de suas colônias, principalmente de Cuba, fazendo com que o país entrasse em um período de crise. No entanto, a Espanha conseguiu reaver os investimentos realizados na ilha para a região de Barcelona, dando origem a uma grande onda de crescimento industrial e econômico na Catalunha, onde a cidade está localizada. Com isso, desenvolveu-se uma burguesia industrial próxima ao rei espanhol, que concedeu títulos de nobreza a indivíduos em troca de investimentos no desenvolvimento urbano. O proprietário da Casa foi um dos membros dessa nova burguesia.
  • Durante o trabalho com a seção, direcione a discussão para a vida cotidiana dos alunos, questionando-os sôbre quais atividades desenvolvidas durante a Belle Époque êles consideraram mais interessantes e como costumam criar possibilidades diferentes para resolver seus problemas, para viver de fórma mais confortável ou para resolver conflitos, desenvolvendo a criatividade. Ajude-os a compreender a importância de desenvolver caminhos alternativos para a resolução de questões cotidianas.

Impressionismo

Outra tendência artística que marcou o período da Belle Époque foi o movimento de pintores que surgiu na França, conhecido como Impressionismo. Com pinceladas rápidas e sem preocupação com contornos nítidos, os artistas representavam paisagens, pessoas e objetos conforme elementos apareciam sob a influência da luminosidade.

Assim, os artistas pintavam basicamente as “impressões” que tinham da realidade, de acôrdo com sua percepção pessoal. Tais ideias também estavam ligadas ao contexto de inovação da época e pretendiam romper com as concepções tradicionais de arte.

A seguir, um exemplo de pintura do Impressionismo francês.

Pintura. Várias pessoas caminhando. Entre elas, há homens usando terno e mulheres usando vestidos. Há também uma pessoa em uma carroça e trilhos sobre o chão. Ao fundo, a torre Eiffel e bandeiras da França.
Entrada para a Exposição Universal de Paris, 1889, de Jean . Óleo sôbre tela, 1889.

Transformando o meio urbano

Atualmente, a criatividade continua sendo essencial aos seres humanos para lidar com os novos desafios apresentados no dia a dia. No campo da arquitetura, por exemplo, o espaço urbano continua sendo transformado pêla criatividade de arquitetos, designers e artistas que se preocupam, principalmente, com o bem-estar das comunidades que vão residir no local.

Algumas tendências artísticas e arquitetônicas mais recentes têm se preocupado em inovar, contemplando a sustentabilidade e estimulando modos de vida mais saudáveis e a democratização do acesso aos espaços públicos. Várias iniciativas têm surgido nos últimos anos para que essas novas concepções de urbanidade sejam instituídas.

Pesquise em seu bairro, cidade ou região alguma iniciativa que proponha mudanças no espaço urbano. Anote no caderno as informações que você encontrou e compartilhe-as com os colegas.

Respostas e comentários

Resposta da questão nas orientações ao professor.

  • Conhecer mais sôbre organizações e iniciativas que objetivam melhorar a qualidade de vida das pessoas nos espaços públicos possibilita o questionamento de seus hábitos e levanta a preocupação com a própria saúde e a da comunidade em que vivem, que são alguns aspectos suscitados na Competência geral 8.
  • Durante a questão 2, os alunos terão acesso às diferentes fontes de pesquisa, pois deverão buscar por iniciativas de transformação do espaço urbano na própria comunidade de pertencimento. A atividade também permite que êles desenvolvam noções introdutórias de práticas de pesquisa, pois deverão desenvolver pesquisa de campo com anotações no caderno, como um relatório de observação. Reserve um tempo para que os alunos possam socializar os resultados de suas pesquisas com toda a turma.

> Antes de iniciarem a atividade da página, proponha um momento de conversa com a turma. Pergunte aos alunos de que maneira a criatividade pode modificar o modo de vida de determinada cidade ou bairro. Espera-se que êles reconheçam positivamente a importância da criatividade para propor soluções e para superar possíveis problemas vivenciados pêlas comunidades nos bairros ou nas cidades. Nesse momento, incentive-os a refletir sôbre os principais problemas encontrados nos locais onde vivem e a pensar em possíveis maneiras de solucioná-los.

Resposta

Auxilie os alunos a realizar essa pesquisa. Peça-lhes que acessem a internet ou que se dirijam à biblioteca da escola e que busquem informações em sites, jornais e livros. Se achar conveniente, incentive-os a fazer cartazes e painéis com os dados obtidos na pesquisa para expor e divulgar o resultado do trabalho para a comunidade escolar.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Descreva a situação da Europa após a derrota de Napoleão Bonaparte.
  2. Como ocorreu o processo de unificação na Itália?
  3. O que foi a Zollverein e qual sua relação com o processo de unificação da Alemanha?
  4. Quais foram as principais inovações difundidas com a Segunda Revolução Industrial na Europa? Comente o impacto delas no dia a dia das pessoas.

Aprofundando os conhecimentos

5. Algumas invenções da Segunda Revolução Industrial foram essenciais para dinamizar as comunicações e aproximar pessoas que viviam em regiões distantes. Leia o texto a seguir e interprete a imagem que o acompanha. Depois, responda às questões.

Historicamente, acreditava-se que a invenção do telefone teria acontecido de maneira acidental por greém na tentativa de aperfeiçoar as transmissões do telégrafo, que possui conceitos estruturais muito semelhantes.

Ao telégrafo, contudo, era possível a transmissão de apenas uma mensagem por vez. Tendo bons conhecimentos de música, greém percebeu a possibilidade de transmitir mais de uma mensagem ao longo do mesmo fio de uma só vez na concepção de “telégrafo múltiplo”.

reticências

Mas atualmente, sabe-se que o telefone, na verdade, foi pensado enquanto [Antonio] pesquisava os efeitos das descargas elétricas no corpo humano, quando se descobriu a possibilidade de transmitir sons por meio de cabos telegráficos.

reticências

ALVES, Maíra. Patente do telefone completa 145 anos; conheça história do aparêlhu controverso. Correio Braziliense, 7 março 2021. Disponível em: https://oeds.link/ASTmBA. Acesso em: 9 junho 2022.

Gravura. Várias pessoas trabalhando. À esquerda, mulheres usando vestido e dispostas em fila. Elas estão de frente para um painel com vários fios. Algumas estão sentadas e outras em pé. Ao lado, uma mesa de trabalho, nela, há uma mulher ao telefone, um menino encostado e um homem em pé.
Gravura de autor desconhecido, feita em 1904, representando telefonistas trabalhando.
Respostas e comentários

1. Resposta: Após a derrota napoleônica, os principais países europeus propuseram a restauração das fronteiras anteriores ao Império Napoleônico, instituindo-se, assim, o retôrno das monarquias absolutistas. Porém, influenciados pelos ideais da Revolução Francesa, muitos movimentos da região tentaram evitar essa situação política.

2. Resposta: Na Itália, o movimento de unificação foi liderado por Camillo , do reino de Piemonte-Sardenha, e por djiuzépe Garibaldi, líder dos nacionalistas chamados camisas vermelhas. Após conseguir autonomia diante dos austríacos, o reino piemontês passou a anexar diversas regiões ao norte. Ao sul, os camisas vermelhas empreenderam a unificação dos territórios e instituíram o reinado de Vítor Emanuel dois.

3. Resposta: A zôlferráin era uma aliança aduaneira entre a maioria dos Estados da Confederação Germânica, que permitiu um estímulo das atividades comerciais na região e incentivou o sentimento nacionalista entre os territórios.

4. Resposta: As principais inovações desenvolvidas no período da Segunda Revolução Industrial relacionavam-se às áreas de comunicação, de transporte e de lazer: telégrafo, telefone, cinematógrafo, eletricidade, ferrovias e fontes de energia que utilizam o petróleo. Essas inovações alteraram as fórmas como as pessoas se comunicavam, se deslocavam e se divertiam.

  • As atividades de 1 a 5 permitem a discussão acêrca da nova ordem econômica surgida a partir da Segunda Revolução Industrial, estabelecendo relações de causa e consequência entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto imperialista do século dezenove, permitindo o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito agá ih dois três. Além disso, auxiliam no reconhecimento dos principais produtos utilizados pelos europeus no contexto da expansão neocolonial precedentes da África e da Ásia, permitindo o trabalho com a habilidade ê éfe zero oito agá ih dois quatro.
  • Ao analisar as transformações e as manutenções nas relações de poder e nas estruturas políticas e sociais em várias partes da Europa, as atividades permitem o trabalho com aspectos da Competência específica de História 1. Além disso, ao desenvolver o significado do conceito de Segunda Revolução Industrial para a produção historiográfica, elas dialogam com a Competência específica de História 6.
  • A atividade 5 permite o desenvolvimento da competência leitora e da leitura inferencial. Peça que os alunos façam a leitura do texto e da imagem, refletindo sôbre a relação entre os processos de desenvolvimento tecnológico no contexto estudado. Para isso, realize questionamentos como: “Qual é a relação entre o desenvolvimento do telégrafo e do telefone?”; “Como essas invenções aproximaram as pessoas?”, “Como a transmissão da informação era realizada nesse contexto?”.
  1. Qual é a invenção destacada no texto? Você costuma utilizar êsse instrumento no seu dia a dia?
  2. Descreva as pessoas que trabalham no local representado na imagem.
  3. Você consegue identificar que tipo de trabalho essas pessoas estão realizando? Que tipo de instrumento elas estão operando?
  4. Na época em que o telefone foi inventado, a ligação entre um aparêlhu e outro era efetuada pêlas telefonistas, que conversavam com as pessoas e perguntavam a quem deveriam chamar. Elas conectavam o cabo de um telefone no painel e completavam a ligação. Observe a imagem ê reflita sôbre a utilização do telefone nos dias de hoje. Ainda a utilizamos dessa fórma? O que mudou?
  5. De acôrdo com o texto, qual invenção alêquissânder greém tentava aperfeiçoar quando criou o telefone?
  6. Qual fonte de energia foi importante para a invenção dos primeiros aparelhos de comunicação?

6. Observe a pintura a seguir e, depois, responda às questões.

Pintura. À esquerda, um homem com chapéu, está correndo, segurando uma espada na mão e uma arma no bolso. Ao lado, um homem, usando cartola e terno, está segurando uma arma. Centralizado, uma mulher, com chapéu vermelho, está segurando a bandeira da França e uma arma. Abaixo, uma pessoa está caída no chão e olhando para ela. À direita, um menino segurando duas armas. Ao redor, pessoas caídas no chão. Ao fundo, silhueta de uma cidade.
A Liberdade guiando o povo, de delacroá. Óleo sôbre tela, ​260centímetrospor325centímetros, 1830.
  1. Quem são as pessoas retratadas na pintura? Quais instrumentos elas carregam em suas mãos?
  2. Como a liberdade é representada? A que mobilização social francesa ela está relacionada?
  3. Em sua opinião, a pintura de delacroá consegue representar os ideais daquela mobilização social? Por quê?
Respostas e comentários

5. a) Resposta: A invenção abordada no texto é o telefone, que é possível que os alunos tenham o costume de utilizar no dia a dia.

5. b) Resposta: pêla análise da imagem, nota-se que as pessoas que trabalhavam no local eram, em grande parte, mulheres.

5. c) Resposta: O local é uma central telefônica e as trabalhadoras estão operando as máquinas que recebem os sinais elétricos de outras regiões. Os alunos podem identificar essas informações observando a imagem ê também lendo sua legenda.

5. d) Resposta nas orientações ao professor.

5. e) Resposta: De acôrdo com o texto, alêquissânder greém tentava aperfeiçoar o telégrafo para criar o telefone.

5. f) Resposta: A eletricidade foi uma importante fonte de energia para o funcionamento do telégrafo e do telefone.

6. a) Resposta: São franceses, provavelmente da burguesia e das camadas populares. êles seguram armas.

6. b) Resposta: A liberdade é representada como uma mulher altiva e líder, guiando e inspirando o povo a lutar. A imagem faz referência às rebeliões de julho de 1830, na França.

6. c) Resposta: Espera-se que os alunos concordem e identifiquem na imagem os símbolos que representam os ideais revolucionários, como a bandeira tricolor da Revolução Francesa e a liberdade representada pêla figura feminina.

  • A atividade 6 possibilita abordar aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih zero quatro, pois, por meio da pintura e das questões, os alunos são incentivados a analisar elementos próprios do contexto da Revolução Francesa, identificando ideais do processo revolucionário representados pêlo artista na pintura. Também aborda aspectos da Competência específica de História 3, permitindo a êles elaborar questionamentos e hipóteses em relação às informações apresentadas e aos contextos históricos analisados, a partir da análise de um recurso imagético.
  • Ao realizar a atividade 6, comente com os alunos que Eugêne Delacroá foi um dos principais pintores franceses do Romantismo do século dezenove, tornando-se o líder da missão francesa no Marrocos, em 1832. Também é considerado um muralista remanescente da tradição barroca. A obra A liberdade guiando o povo foi elaborada a partir de sua comoção com os acontecimentos na França, em 1830, buscando representar uma alegoria da liberdade e uma representação de todas as classes sociais. Para acessar essa obra com mais detalhes, faça um tour virtual pêlo Museu do Lúvri, onde ela se encontra. Disponível em: https://oeds.link/bD9na3. Acesso em: 18 junho 2022.

Resposta

5. d ) Essa questão permite que os alunos reflitam sôbre a prática de utilização dos telefones, uma das tecnologias com origem na Segunda Revolução Industrial. Comente que, naquela época, as ligações eram feitas para as centrais de atendimento e, em seguida, eram encaminhadas para as pessoas; atualmente, realizamos as chamadas diretamente para a pessoa com quem desejamos nos comunicar.

7. O Impressionismo foi um movimento artístico do final do século dezenove, no período conhecido como Béu , que rompeu com alguns ideais considerados tradicionais e introduziu diferentes pontos de vista sôbre a própria arte. Analise a seguir a obra impressionista do pintor Claude Monet (1840-1926) e responda às questões.

Pintura. Dois trens sobre trilhos dentro de uma estrutura de metal. Eles sotam fumaça pelas chaminés. Nas laterais, silhueta de pessoas de pé entre a fumaça.
A Estação de Saint-Lazare: chegada do trem da Normandia, de Clôd . Óleo sôbre tela, ​80centímetrospor98centímetros, 1877.
  1. Descreva o local representado na tela.
  2. A que contexto histórico podemos relacionar essa obra? Por quê?
  3. Observe as características dos traços da pintura. Você consegue identificar contornos nítidos?
  4. Qual é a impressão que essa imagem provoca em você? Converse sôbre ela com os colegas.
  1. sôbre o evolucionismo, copie em seu caderno a alternativa correta.
    1. O evolucionismo prega a superioridade racial, em que somente as raças mais fortes sobrevivem no ambiente.
    2. Essa teoria defende que o conhecimento deve ser obtido por meios científicos e empíricos, de modo que êle possa ser comprovado racionalmente, isento de subjetividade ou de influência religiosa.
    3. De acôrdo com essa teoria, os seres vivos evoluem à medida que se transformam ao longo do tempo, de acôrdo com uma seleção natural. Os seres que melhor se adaptam ao ambiente têm condições mais favoráveis de sobrevivência.
    4. O evolucionismo é um período histórico que pode ser caracterizado pêla expansão do processo de industrialização nas cidades europeias e pêlo desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias nos meios de comunicação e de transporte.
Respostas e comentários

7. a) Resposta nas orientações ao professor.

7. b) Resposta nas orientações ao professor.

7. c) Resposta nas orientações ao professor.

7. d) Resposta nas orientações ao professor.

8. Resposta: Alternativa c.

  • As atividades 7 e 8 permitem a discussão acêrca da nova ordem econômica surgida a partir da Segunda Revolução Industrial, estabelecendo relações de causa e consequência entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto imperialista do século dezenove, permitindo o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito agá ih dois três. Além disso, auxiliam no reconhecimento dos principais produtos utilizados pelos europeus no contexto da expansão neocolonial precedentes da África e da Ásia, permitindo o trabalho com a habilidade ê éfe zero oito agá ih dois quatro.
  • A atividade 7 também aborda aspectos da Competência específica de História 3, permitindo aos alunos elaborar questionamentos e hipóteses em relação às informações apresentadas e aos contextos históricos analisados, por meio da análise de um recurso imagético.

Respostas

7. a ) O local representado na imagem é uma estação de trem e encontra-se em meio à fumaça dos veículos. Na imagem, é possível ver a estrutura de ferro do local, os trens, bem como algumas pessoas entre a fumaça.

b ) Essa imagem pode ser relacionada com o contexto histórico da Segunda Revolução Industrial, quando as ferrovias foram expandidas na Europa e os trens passaram a ser um importante meio de transporte.

c ) Resposta pessoal. Entre as características que os alunos podem verificar, a ausência de contornos nítidos para traçar as figuras é uma característica do Impressionismo.

d ) Resposta pessoal. Permita que os alunos exponham a opinião deles acêrca da obra e do que ela provoca neles. Podem citar a poluição, o contexto da modernidade, das novas tecnologias e como isso teve efeito no modo de vida das pessoas daquela época.

Glossário

Ducado
: Estado independente cujo soberano ou soberana possui o título de duque ou duquesa.
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Principado
: Estado independente governado por um príncipe ou uma princesa.
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Aduaneira
: referente à aduana, imposto ou taxa cobrada sôbre a entrada ou saída de produtos de um país para outro.
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