CAPÍTULO 14 O crescimento urbano e o imperialismo europeu

Na segunda metade do século dezenove, as cidades europeias passaram por um processo de crescimento e de grande aumento populacional. Em 1880, Londres, capital da Inglaterra, possuía cêrca de 5 milhões de habitantes. Paris, capital da França, teve um aumento populacional de cêrca de 2 para 3 milhões de pessoas entre 1850 e a primeira década do século vinte.

A sociedade europeia no final do século dezenove

Naquela época, o desenvolvimento urbano e industrial transformou o modo de vida das pessoas das grandes cidades e favoreceu principalmente as camadas mais ricas da sociedade, como a burguesia e a classe média.

Os burgueses e a classe média

Entre os membros da burguesia estavam os grandes empresários, os banqueiros e os donos de fábricas. burgueses usufruíam da maioria das inovações tecnológicas da época e, além disso, habitavam residências confortáveis, onde tinham acesso à energia elétrica e aos serviços de saneamento básico, como redes de esgôto e água encanada.

Pintura. Pessoas em volta de uma mesa com vários alimentos e bebidas. No primeiro plano, ao redor da mesa, há mulheres usando chapéu com flores e vestido e homens usando blusa regata, chapéu e calça. Ao fundo, homens usando cartola e terno e mulheres usando vestido e chapéu estão conversando.
O almôço dos barqueiros, de Pierre Auguste Renoar. Óleo sôbre tela, ​130centímetrospor173centímetros, 1881.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Quem eram os membros da burguesia europeia no final do século dezenove?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Analise esta pintura de Renoar. Quais tipos de informações essa fonte histórica pode fornecer sôbre o passado?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Grandes empresários, banqueiros e donos de fábricas.

Questão 2. Resposta: Ela transmite as impressões de Renoar sôbre o estilo de vida dos burgueses, como seu modo de se vestir, de se alimentar, de confraternizar e de se divertir.

Objetivos do capítulo

  • Compreender de que maneira estava organizada a sociedade europeia durante o século dezenove.
  • Relacionar, de maneira crítica, as transformações ocorridas na Europa no século dezenove com as ideias que impulsionaram o Imperialismo.

Justificativas

Os conteúdos abordados neste capítulo são relevantes para que os alunos identifiquem e contextualizem as diferentes teorias sociais e raciais desenvolvidas na Europa durante o século dezenove, no contexto da Revolução Industrial, que foram justificativas para os movimentos imperialistas na África e na Ásia, o que favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero oito agá ih dois três.

Os alunos também analisarão os impactos da Revolução Industrial e as trocas comerciais entre as nações europeias e os territórios africanos e asiáticos, conhecendo os efeitos dêsse processo para ambos os lados, abordagem que contribui para desenvolver aspectos das habilidades ê éfe zero oito agá ih zero três e ê éfe zero oito agá ih dois quatro.


  • O trabalho realizado nestas páginas permite a compreensão do processo de ascensão social da pequena burguesia, devido a alguns fatores, como o processo de industrialização e modernização dos espaços urbanos, que contribuíram para a construção de ideais veiculados por êsse grupo social, como a valorização do trabalho e do esfôrço individual, sendo possível uma articulação com aspectos da Competência específica de História 2.
  • Ao abordar os costumes da sociedade europeia no século dezenove, o assunto destas páginas articula-se ao tema contemporâneo transversal Educação para o consumo.
  • Explique aos alunos a relação entre o desenvolvimento urbano e industrial das cidades europeias na época e as mudanças nos costumes e no comportamento das pessoas. Os membros da burguesia, por exemplo, puderam usufruir, de modo mais efetivo, das inovações da época e se dedicar às atividades de lazer, além de habitar residências com maior confôrto, podendo consumir luz elétrica e rede de esgôto. Entre as pessoas pobres, essas transformações não causaram grandes impactos, uma vez que continuaram a viver em condições precárias, sem acesso, por exemplo, à água encanada.
  • As questões 1 e 2 permitem a abordagem da Competência específica de História 3, propiciando que os alunos elaborem hipóteses e interpretações em relação à pintura de Renoar, de modo a compreender alguns aspectos sociais e culturais do período em que foi produzida.

A classe média, ou pequena burguesia, era formada por diferentes tipos de trabalhadores, como pequenos comerciantes, vendedores, funcionários públicos e profissionais liberais, como engenheiros, médicos, advogados, entre outros. No século dezenove, êles ganharam maior espaço na sociedade com o processo de industrialização e de modernização das cidades.

Muitos membros da classe média tornaram-se profissionais especializados e ascenderam socialmente nesse período. Dessa fórma, passaram a valorizar o trabalho, os estudos e o esfôrço individual como maneiras de conquistar melhores condições de vida.

Gravura. À esquerda, um homem usando, um roupão de seda, está sentado em uma cadeira segurando um jornal. Ao lado, uma mulher, com cabelos presos e usando vestido, está sentada em uma cadeira segurando com as mãos uma menina. Atrás, uma mulher, usando touca na cabeça e vestido, está de pé segurando um bule com as mãos. Sobre a mesa, diversos alimentos, talheres e xícaras.
Representação de família de classe média em Londres, Inglaterra. Gravura de autor desconhecido, século dezenove.

A vida dos pobres e dos operários

Com o desenvolvimento industrial e tecnológico, também surgiu uma enorme camada social composta pêla população pobre e assalariada. Sem qualificação ou recursos financeiros, essas pessoas não tinham outra opção a não ser oferecer sua fôrça de trabalho para sobreviver, mantendo-se à margem da sociedade urbana e com poucas perspectivas de ascensão social.

Na Inglaterra, onde as mudanças promovidas pêlo início do desenvolvimento industrial foram bastante perceptíveis, a vida da população urbana, pobre e operária era muito precária.

Fotografia em preto e branco. Pessoas em frente a uma construção. À esquerda, uma mulher, usando touca, blusa e saia, está de pé na porta. Ao redor, algumas crianças.  Seguido, uma mulher, usando blusa e saia, está segurando com as mãos uma criança. À direita, um homem usando chapéu, casaco e calça.
População pobre da cidade de Londres, Inglaterra. Foto do final do século dezenove.
Respostas e comentários

Um texto a mais

A sociedade europeia do século dezenove foi marcada pêlas transformações industriais que alteraram o cotidiano urbano. A seguir, são apresentadas duas fontes históricas que abordam alguns impactos dessas transformações no dia a dia da população da Europa. A primeira fonte histórica é um relato de Uilian têilor. Ao passar por manchéster, em uma viagem feita em 1842, êle escreveu sua primeira impressão da cidade inglesa. A segunda fonte é o depoimento de um garoto aprendiz que trabalhava na fábrica , em Derbixêr, Inglaterra.

Texto 1

reticências

Lembro-me muito bem do efeito que causou em mim minha primeira visão de manchéster, quando olhei para a cidade pêla primeira vez do final da linha férrea que vinha de líverpul, e vi uma floresta de chaminés expelindo vapor e fumaça, formando uma cobertura escura que parecia abraçar e envolver todo o lugar... Muitos anos se passaram desde aquela manhã, mas repetidas visitas a manchéster não diminuíram os efeitos daquela primeira impressão.

reticências

TAYLOR ápud , 1987 ápud déca, Edgar de; , Cristina. Fábricas e homens: a Revolução Industrial e o cotidiano dos trabalhadores. São Paulo: Atual, 1999. página 47. (História Geral em Documentos).

Texto 2

reticências

Íamos para o trabalho às seis da manhã sem nada para comer e sem fogo para nos aquecer. Por cêrca de um ano nós nunca paramos para café da manhã. O café da manhã era trazido para a fábrica em canecas de lata em grandes bandejas. Era leite, mingau e bôlo de aveia. êles traziam isso, e cada um pegava uma lata e tomava seu café como podia, sem parar de trabalhar. Fazíamos uma parada ao meio-dia, e tínhamos uma hora para o almôço, mas tínhamos que fazer faxina durante aquela hora. Levávamos cêrca de meia hora para limpar e colocar óleo nas máquinas. Então íamos comer o almôço, que cinco dias por semana era apenas torta de batata.

reticências

NIXON; HILL, 1986 ápud déca, Edgar de; , Cristina. Fábricas e homens: a Revolução Industrial e o cotidiano dos trabalhadores. São Paulo: Atual, 1999. página 59. (História Geral em Documentos).

O texto a seguir trata de aspectos do cotidiano das vilas operárias inglesas no século dezenove.

reticências Nas vilas, a água de um poço próximo de um cemitério podia ser impura, mas, pêlo menos, seus habitantes não tinham de se levantar à noite para entrar numa fila diante da única bica que servia as várias ruas, não tinham de pagar por ela. Os habitantes das cidades industriais tinham frequentemente de suportar o mau cheiro do lixo industrial e dos esgotos a céu aberto, enquanto seus filhos brincavam entre detritos e montes de esterco. reticências

tompison, éduard P. A formação da classe operária inglesa. Tradução: Renato Busso Neto e Cláudia Rocha de Almeida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. página 185. volume 2.

As péssimas condições de vida dos pobres e dos trabalhadores estimularam a mobilização e a conscientização política dessa camada social. Assim, o século dezenove foi um período de muitas lutas por direitos sociais e políticos e por melhores condições de vida e de trabalho nas fábricas.

Aproveitando o “tempo livre”

Na Europa do século dezenove, o trabalho era a atividade que ocupava a maior parte do tempo dos operários. As jornadas de trabalho diárias eram de 12 horas, mas podiam chegar até 16 horas.

Nas poucas horas do dia em que os operários viviam fóra das fábricas, no “tempo livre”, êles descansavam, conviviam com a família ou usufruíam de atividades de lazer, como esportes (corridas a cavalo, pugilismo, futebol, entre outros), danças, diversos jogos de cartas e apostas. Muitas dessas atividades eram condenadas pêlas autoridades e pelos membros das classes sociais mais ricas, que as consideravam violentas e um incentivo ao vício e à decadência do ser humano.

Gravura. Um grupo de homens correndo na direção de uma bola.
Gravura representando uma partida de futebol ocorrida em Londres, Inglaterra, em 1891.
Respostas e comentários
  • A Igreja metodista tinha grande importância também para vastos contingentes de trabalhadores. Ao mesmo tempo, o calvinismo crescia entre os burgueses, porque acreditava que o enriquecimento era um sinal divino e não deveria ser condenado.
  • O trabalho com o texto de éduard . tompison permite o desenvolvimento da competência leitora. Peça aos alunos que façam a leitura do texto, refletindo sôbre a situação de vida dos operários ingleses em suas vilas no contexto da Revolução Industrial. Para isso, realize questionamentos como: “Quais eram os principais problemas nas vilas industriais?”; “Como era feito o abastecimento de água nesses espaços?”; “Como viviam as crianças nessas vilas?”.

Um texto a mais

Quanto à importância do futebol nesse contexto, analise a imagem da página e leia o texto a seguir para os alunos, estabelecendo relações entre ambos.

reticências

Com o processo de consolidação da revolução industrial, o hábito de praticar o futebol migrou da classe camponesa para os proletariados dos grandes centros urbanos, e isso trouxe um novo inimigo: a burguesia. Essa nova classe social combatia o “passatempo” dos operários, pois êsse reduzia a produtividade dos trabalhadores que se machucavam frequentemente (róbisbáum, 1987).

No ano de 1835, o parlamento inglês instituiu uma lei para coibir a prática do futebol nas ruas da Inglaterra, porém houve muita resistência por parte do povo em relação à proibição.

A marginalização na Inglaterra seguiu até por volta de 1870, quando em plena era Vitoriana os trabalhadores conquistaram o direito à folga nas tardes de sábado, que seriam ocupadas pêla prática do então novo esporte, que havia sido recém regulamentado (, 1997).

O futebol devidamente disciplinado convergia os interêssis dos pedagogos, que passam a estimular sua prática nas escolas, como também do capital, que passa a enxergar no esporte um novo aliado, pois servia de ferramenta de doutrinação e formatação dos valores da burguesia, tendo em vista que propagava na sociedade a competitividade dentro de regras preestabelecidas.

reticências

OLIVEIRA, Alex Fernandes. Origem do futebol na Inglaterra e no Brasil. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo, volume 4, número 13, 2012. página 171. Disponível em: https://oeds.link/P5Onnf. Acesso em: 18 junho 2022.

As mulheres e a luta por direitos

Você acredita que homens e mulheres são tratados de fórma igualitária em seu dia a dia? Como será que isso ocorria no século dezenove?

O século dezenove foi importante para a formação do movimento feminista e para a luta pêla igualdade de direitos entre mulheres e homens. Nessa época, com o avanço da industrialização, da urbanização e com o crescimento da classe operária, as mulheres passaram a ter maior participação no mercado de trabalho.

Tornou-se comum, nesse período, as mulheres pobres trabalharem nas fábricas e as da classe média ocuparem cargos em escritórios ou no comércio, além de realizarem várias atividades em outros setores. No entanto, elas recebiam salários menores do que os dos homens e não tinham o direito de voto.

A imagem a seguir retrata uma reunião feminista na França, no início do século dezenove.

Litogravura. Uma mulher, usando chapéu e vestido vermelho, está em cima de um palanque. Ao redor, mulheres usando vestido e chapéu estão com as mãos para cima e batendo palmas.
Clube feminino, de chárlis . Litogravura, 1829. (Detalhe).

O aumento da presença feminina no mercado de trabalho contribuiu para que, aos poucos, as mulheres passassem a atuar em diversas funções (professoras, jornalistas, escritoras etc.), dando grande impulso na luta por igualdade de direitos, principalmente na Europa e nos Estados Unidos a partir do século dezenove.

Com a maior participação das mulheres no mercado de trabalho, que deu início a um processo de auto-organização e ampliação do movimento a favor da igualdade de direitos entre mulheres e homens: o feminismo.

A luta por melhores condições de trabalho, pêlo direito de votar e de ser votada, pêla educação e pêlo direito de divórcio eram importantes reivindicações das mulheres tanto da burguesia e da classe média como das mulheres operárias, que defendiam seus ideais no dia a dia de trabalho das fábricas e também nos sindicatos.

Fotografia em preto e branco. Mulheres e meninas andando em uma rua, segurando bandeira dos Estados Unidos e uma faixa com o texto: I WISH MA COLD VOTE.
Mulheres se manifestando pêlo direito de votar, nos Estados Unidos, em 1913. Na placa lê-se “Queria que mamãe pudesse votar”.
Respostas e comentários

Professor, professora: Ao iniciar o trabalho com êsse boxe, peça aos alunos que conversem sôbre os questionamentos iniciais. Espera-se que êles identifiquem aspectos das desigualdades de gêneros presentes na sociedade atual. sôbre a situação de desigualdade no século dezenove, comente que muitas mulheres lutaram pêla igualdade de direitos e aproveite para iniciar o tema dêsse tópico.

  • A reflexão proposta pêla seção dialoga com a Competência geral 1, visto que os alunos podem utilizar os conhecimentos historicamente construídos sôbre os movimentos feministas do século dezenove para compreender a luta das mulheres na atualidade por igualdade de direitos, de salários, pêlo fim do feminicídio, entre outras reivindicações, e, dessa maneira, colaborar para a construção de uma sociedade que seja mais justa e inclusiva, sem distinção de gênero.
  • O tema da luta feminina por direitos ao redor do mundo possibilita uma articulação com o tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos. Para isso, converse com os alunos sôbre o início da luta das mulheres como um movimento internacional, a partir da metade do século dezenove, inicialmente com três pautas principais: a busca pêlo direito à educação, a expansão de áreas do mercado de trabalho e a garantia do voto. Mostre como a Nova Zelândia foi pioneira ao garantir o sufrágio feminino, em 1893, a partir de um movimento liderado por . Explique que o segundo grande movimento de luta feminista se deu na década de 1960, com a liberação sexual e a popularização dos contraceptivos, enquanto o terceiro movimento ocorreu na década seguinte, dentro dos movimentos sindicais e trabalhistas. A partir de então, discuta como essas questões foram levantadas no Brasil, apontando os protagonismos femininos no final do século dezenove, sobretudo para as personagens ativas no cenário político, como Lútis, e aquelas que lutaram pêlo direito à educação feminina, como Francisca Senhorinha de Motta Diniz. Comente a importância da luta feminista por direitos iguais e mostre aos alunos como essa é uma questão permanente nos dias de hoje, visto que as mulheres ainda recebem menos do que os homens para as mesmas atividades e ocupam menor número de cargos de chefia nas grandes empresas.
  • Aproveite êsse momento e chame a atenção dos alunos para a importância do respeito aos direitos das mulheres e a prática da alteridade, com o objetivo de ressaltar a necessidade de direitos iguais para todos os indivíduos.

A luta das mulheres na atualidade

Quase dois séculos depois, a luta das mulheres continua articulada e necessária. Muitas reivindicações ainda são muito semelhantes às do século dezenove, como a luta pêla igualdade de salários entre mulheres e homens, pêla maior participação feminina nos cargos políticos e contra a violência.

Além da luta contra a violência, entre conquistas e retrocessos, outras pautas surgiram nos últimos anos, fortalecendo o feminismo e criando solidariedade com este e outros movimentos sociais que também lutam por direitos e pêla igualdade, como o movimento negro e o éle gê bê tê quê i a mais.

Um exemplo é o surgimento do chamado feminismo negro, que, a partir da década de 1970, conciliou a luta pêla igualdade entre mulheres e homens à luta contra o racismo, presentes na sociedade contemporânea.

reticências

O problema da mulher negra se encontrava na falta de representação pelos movimentos sociais hegemônicos. Enquanto as mulheres brancas buscavam equiparar direitos civis com os homens brancos, mulheres negras carregavam nas costas o pêso da escravatura, ainda relegadas à posição de subordinadas; porém, essa subordinação não se limitava à figura masculina, pois a mulher negra também estava em posição servil perante à mulher branca. A partir dessa percepção, a conscientização a respeito das diferenças femininas foi ganhando cada vez mais corpo. Grandes nomes da militância feminina negra foram fazendo história, a exemplo de Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro. A atenção e a produção de conteúdo foram dedicadas a discussões de raça e classe, buscando romper uma zona de confôrto que o ativismo feminista branco cultivava, especialmente aquele que limitava sua ótica aos problemas das mulheres de boa condição financeira e acesso à educação.

reticências

FEMINISMO negro: sôbre minorias dentro da minoria. Portal Geledés, 14 julho 2016. Disponível em: https://oeds.link/laNOB1.

Acesso em: 20 maio 2022.

A filósofa e escritora paulista Sueli Carneiro é uma das mais importantes intelectuais e ativistas pelos direitos humanos e direitos da mulher negra no Brasil e uma das diretoras da ôngui Geledés.

Fotografia. Destacando o busto de uma mulher negra usando óculos e terno. Ela está de perfil. Atrás, fotografia em preto e brancos destacando a face de uma pessoa negra.
Foto de Sueli Carneiro em 2006.
Respostas e comentários
  • Explique aos alunos que Sueli Carneiro foi uma das primeiras intelectuais brasileiras a refletir sôbre as diferenças dentro da luta feminista, ressaltando as questões específicas das mulheres negras nesse contexto. Em 1988, fundou o Gueledés: Instituto da Mulher Negra, na cidade de São Paulo, que luta contra a discriminação de negros, mulheres e da comunidade éle gê bê tê que í á mais (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, , Intersexos, Assexuais e outros).
  • O tema das lutas femininas na atualidade possibilita uma articulação com o tema contemporâneo transversal Vida familiar e social. Para isso, converse com os alunos acêrca das transformações desencadeadas pêlas lutas do movimento feminista para o cotidiano das mulheres nas diversas partes do mundo no contexto atual. Destaque a maior presença de mulheres na política brasileira e internacional, perguntando se conhecem alguma mulher que tem um importante cargo político. Comente que o Brasil foi recentemente governado por uma mulher, a ex-presidente Dilma Rousseff, entre os anos de 2011 e 2016, e que outras 52 foram eleitas para o cargo máximo de seus países, como a primeira-ministra Angela , da Alemanha. Aponte também como as lutas feministas abriram novos espaços sociais para a mulher em áreas até então exclusivas do universo masculino, como o serviço militar, as engenharias, a direção de veículos pesados e a tecnologia. Em contrapartida, discuta com os alunos como a luta das mulheres ainda é bastante necessária: no Congresso brasileiro, há 77 postos ocupados por mulheres, que fazem parte do período 2019-2022. Isso, no entanto, representa somente 15% do total dos cargos ocupados, o que evidencia o prevalecimento de homens.
  • A abordagem dada ao conteúdo da seção permite o trabalho com o combate às diferentes fórmas de violência, favorecendo o desenvolvimento da cultura de paz. Reflita com os alunos sôbre a existência de diversas fórmas de violência velada contra as mulheres, incluindo elementos culturais da sociedade normatizados, como as regras de vestimenta, a imposição social da maternidade e os diferentes tipos de assédio. Discuta com êles como essa luta é importante para a proteção da saúde mental das mulheres, visto que os diversos tipos de preconceitos sofridos podem causar uma série de problemas psicológicos e de convivência. Explique-lhes o conceito de sororidade e a importância de apôio entre as próprias mulheres para enfrentar essas dificuldades.

As teorias sociais

No século dezenove, com a mobilização cada vez maior dos operários por melhores condições de trabalho e pêla garantia de seus direitos, alguns intelectuais desenvolveram teorias que passaram a contestar a exploração capitalista. Conheça a seguir algumas teorias sociais.

Anarquismo

Uma das propostas de organização da sociedade desenvolvida nesse contexto foi o anarquismo, que pregava o fim da instituição estatal e da propriedade privada. Os principais idealizadores dessa teoria foram o francês (1809-1865) e o russo Micail (1814-1876), que viam o Estado, as fórmas de contrôle e de autoridade como as causas da opressão sôbre as pessoas e dos males que afetavam as classes mais pobres naquela época.

O anarquismo baseia-se na ideia de liberdade e valoriza o contexto social em que não haja imposições externas ao indivíduo, no qual a convivência seja baseada em relações coletivistas e igualitárias.

Comunismo

O comunismo é um sistema econômico e político desenvolvido por carl márks (1818-1883) e fréderique ênguels (1820-1895). Segundo pensadores, a história é movida por uma permanente luta de classes que, na época, era travada entre a burguesia e o proletariado. Para acabar com essa situação, êles propunham que os trabalhadores deveriam tomar o poder por meio de uma revolução e implantar um govêrno de caráter socialista. Nessa etapa, as propriedades e os bens de produção passariam a ser coletivizados e controlados pêla classe trabalhadora.

O comunismo seria uma etapa posterior, em que o Estado não seria mais necessário por causa da distribuição igualitária de recursos e da abolição da sociedade de classes.

O Manifesto Comunista, de márks e ênguels, traz as ideias do comunismo e defende a necessidade de mobilização operária.

Página de livro. Papel impresso com inscrições em alemão.
Folha de rosto da primeira edição de O Manifesto Comunista, publicado em 1848.
Respostas e comentários
  • Entre os primeiros intelectuais a pensar sôbre as novas relações e organizações de trabalho estavam o francês chárlis furriê (1772-1837) e o galês róbert Ôuen (1771-1858). pensadores defendiam o fim das injustiças e das desigualdades sociais, de gradual e pacífica, com a cooperação mútua entre patrões e empregados. Posteriormente, êles ficaram conhecidos como socialistas utópicos.
  • A atividade proposta a seguir objetiva trabalhar com as ideologias nascentes no contexto do imperialismo europeu do século dezenove. O trabalho com as teorias sociais, abordado nestas páginas, permite aos alunos o contato com os conceitos de anarquismo, comunismo, cooperativismo, assim como as fases do capitalismo, fazendo-os compreender seus significados dentro da construção historiográfica, enquadrando-se, assim, na Competência específica de História 6.

Sugestão de avaliação

Para abordar essa temática, proponha aos alunos a realização de um seminário. Primeiro, organize-os em três grupos e peça a cada um que escolha uma das três teorias sociais exploradas: anarquismo, comunismo ou cooperativismo. Depois, os grupos deverão organizar uma apresentação acêrca dêsses temas. Todos os alunos devem participar do seminário, que poderá também conter apresentação de imagens ê de outros recursos, além da atividade oral. Caso seja necessário, para compor o seminário, oriente-os a realizar pesquisas em outras fontes de informação, como na biblioteca ou na internet.

Cooperativismo

Uma das estratégias encontradas por alguns grupos de trabalhadores para organizar sua atuação no mercado de trabalho foi a formação de cooperativas. Essas instituições propunham uma gestão democrática e comunitária de recursos, visando garantir aos membros boas condições no exercício de suas atividades e, ao mesmo tempo, assegurar sua inclusão no mercado de trabalho.

A primeira dessas organizações foi fundada em 1844, na cidade de , próxima a Manchester, na Inglaterra. Essa cooperativa era formada por 28 profissionais tecelões e originou as principais regras e doutrinas que viriam a fundamentar as demais cooperativas.

Fotografia em preto e branco. Vários homens usando terno. Alguns estão de pé e outros sentados
Membros fundadores da Cooperativa de , na Inglaterra, início do século dezenove.

Ainda hoje, muitas dessas instituições seguem os mesmos princípios do século dezenove, até mesmo no Brasil.

Os membros de uma cooperativa normalmente fazem sua adesão de fórma voluntária, e a gestão da instituição deve valorizar o aspecto democrático, com a participação de todos na administração da economia e no contrôle do capital. Além disso, há a preocupação com a educação e com a formação dos membros cooperados.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 3.

Você conhece alguma empresa ou instituição que funciona de acôrdo com o sistema cooperativista? Como é o dia a dia dos profissionais cooperados?

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta: Caso os alunos conheçam uma cooperativa, peça que expliquem o que sabem sôbre ela. Se necessário, ressalte os pontos positivos do trabalho cooperativo, como a solidariedade, a igualdade de renda e a participação nas decisões da instituição, entre outros.

Durante o trabalho com a questão 3, retome com os alunos o conceito de cooperativismo. Liste na lousa as indicações que êles fizerem sôbre espaços que utilizam êsse tipo de sistema. Caso êles apresentem dificuldades, traga exemplos de cooperativas que operem na região em que vivem. Se possível, leve para a sala de aula um membro de uma dessas cooperativas para explicar aos alunos como êsse sistema funciona na atualidade.

Um texto a mais

O texto a seguir aborda a importância do cooperativismo atualmente.

reticências

O cooperativismo veio para contrapor as desigualdades provocadas pêla livre concorrência e exploração de mão de obra reticências.

O estabelecimento de vantagens competitivas por parte de cooperativas tem sido o apêlo da economia social, que se bem explorada pode se tornar uma grande vantagem em relação às empresas mercantis.

reticências

A prática do cooperativismo é um contraponto entre os extremos do capitalismo e do socialismo, cria uma fórma de emancipação e resgate da cidadania social e econômica dos que naquele tempo eram explorados, alienados da produção em série, e hoje àqueles que são deixados pêlo caminho em nome de uma economia globalizada e neoliberal.

Analisando o pensamento dos precursores do cooperativismo, róbert Ôuen, Marie chárlis furriê, Filípe Joséf benjamin , luí blânqui, e depois dos 28 operários que deram início ao empreendimento que a história registrou como início do cooperativismo contemporâneo, verifica-se diversas correntes de pensamento, porém em todas elas, o principal objetivo é o homem.

Hoje, especialmente no campo do trabalho, o efeito da globalização neoliberal tem sido nefasto, o cooperativismo se apresenta como fórma de atenuar estes efeitos e gerar possibilidade de recuperar a renda e a dignidade dêstes trabalhadores; obviamente calcada nos princípios e valores universais do cooperativismo.

reticências

SALES, João Eder. Cooperativismo: origens e evolução. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia, São Gotardo, , número 1, 2010. página 3233. Disponível em: https://oeds.link/HXL9rL. Acesso em: 18 junho 2022.

O capitalismo financeiro

As estruturas do capitalismo também se transformaram com a Segunda Revolução Industrial. Até meados do século dezenove, a maioria das indústrias tinha pequeno ou médio porte e era administrada por famílias que enriqueciam reinvestindo os lucros gerados com a venda de seus produtos. êsse modêlo é chamado de capitalismo industrial.

Na segunda metade do século dezenove, teve início o chamado capitalismo financeiro, que se caracterizou pêla união entre o capital industrial e o capital bancário. Com o crescimento da economia nesse período, muitos bancos começaram a financiar empresas. Assim, por causa da maior oferta de crédito, muitas delas obtiveram grande e rápido crescimento e passaram a dominar certos mercados, fazendo com que empresas menores falissem.

Movimentação de pessoas em frente ao Banco da Inglaterra, em Londres.

Gravura. Fachada de um prédio grande de pedra, com vários arcos e detalhes em relevo. Ao lado, pessoas caminhando a pé e em carruagens.
Uma vista do Banco da Inglaterra, Threadneedle Street, Londres, de autor desconhecido. Gravura, final do século dezoito.

A forte concorrência entre as empresas nesse período fez com que muitas delas passassem a se organizar para concentrar maior capital, formar monopólios e eliminar suas concorrentes. Isso ocorreu por meio da formação de cartéis, trustes ou holdings. Leia as definições a seguir.

  • Cartel: acôrdo entre diferentes empresas que atuam em um mesmo ramo da economia com o objetivo de dividir o mercado entre elas, eliminando a concorrência.
  • Truste: associação de várias empresas que se fundem com o objetivo de controlar todas as fases de produção, distribuição e consumo de suas mercadorias.
  • Holding: empresa que controla outras empresas menores, por meio da posse da maior parte de suas ações.
Respostas e comentários
  • O estudo das transformações econômicas trazidas com o desenvolvimento do capitalismo financeiro na Europa do século dezenove possibilita o diálogo com aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih dois quatro, pôsto que apresenta as relações presentes entre as demandas europeias pelos produtos africanos durante a Segunda Revolução Industrial e analisa os impactos dessas trocas comerciais.
  • Faça a análise da imagem da página com os alunos. Solicite-lhes que identifiquem as ações das pessoas, suas vestimentas e a configuração arquitetônica. Questione-os sôbre a importância dos bancos no contexto da Revolução Industrial, aproveitando para retomar com os alunos o conceito de capitalismo.
  • A página aborda o processo de transformação do capitalismo durante o contexto da Segunda Revolução Industrial. Uma possível abordagem dêsse tema com a turma é explorar o desenvolvimento dêsse sistema econômico ao longo dos séculos. Desenhe na lousa um esquema para que êles compreendam êsse processo histórico. Em um primeiro quadro, aponte as características do capitalismo comercial entre os séculos dezesseis e dezessete, como um sistema baseado nas relações do pacto colonial, em que as metrópoles e as colônias tinham uma relação comercial estritamente delimitada, com base na troca de produtos manufaturados (fornecidos pêlas metrópoles) por ouro, especiarias e escravizados (fornecidos pêlas colônias). Em um segundo quadro, descreva as características do capitalismo industrial do século dezoito até a primeira metade do século dezenove, como um sistema econômico desenvolvido com a crescente industrialização, responsável pêla alteração da divisão do trabalho e pêla maior especialização dos serviços, a partir do qual surgiram novas relações econômicas, principalmente no contexto europeu, baseadas no trabalho assalariado em indústrias e fábricas. No último quadro, caracterize o capitalismo financeiro, da segunda metade do século dezenove em diante, como um sistema em que houve a articulação entre os capitais das indústrias e dos bancos para que fosse possível a realização de investimentos de grande porte em transportes, maquinário, fontes de energia etcétera

O Imperialismo no século dezenove

A partir da segunda metade do século dezenove, os países europeus industrializados, como a Inglaterra e a França, buscaram ampliar o mercado consumidor de seus produtos, fornecendo suas mercadorias para outras nações não industrializadas.

À medida que essas relações comerciais se estreitavam, criava-se um vínculo de dependência econômica, fato que levou as potências europeias a dominarem diversas regiões do mundo. Essas práticas de dominação afetavam muitos aspectos da vida dos povos dominados, como a economia, a organização política e a vida cultural, e ficaram conhecidas como Imperialismo.

O Neocolonialismo

No início da década de 1870, uma grave crise econômica afetou as principais potências da Europa. Uma das soluções encontradas pelos governos das grandes potências econômicas e pêla burguesia europeia foi dar início a um processo de colonização de outros países para explorá-los economicamente, passando a dominá-los também politicamente. Dessa maneira, a partir da década de 1870, as potências imperialistas começaram a colonizar os territórios da África, da Ásia e da Oceania. A dominação colonial praticada nessas regiões ficou conhecida posteriormente como Neocolonialismo, para diferenciar das fórmas de dominação política, ocupação e exploração dos territórios que ocorreram anteriormente, nos séculos dezesseis, dezessete e dezoito.

A Inglaterra e a França foram os primeiros países a iniciar a expansão Neocolonialista. Posteriormente, outros países como Portugal, Bélgica, Alemanha, Itália, Rússia, Japão e Estados Unidos também colonizaram diferentes territórios.

Os países europeus se destacavam militarmente, com exércitos profissionais organizados e bem equipados, fator que lhes garantiu vantagens nos conflitos com os países conquistados.

Pintura. Cena de uma batalha. Diversos homens usando fardas vermelhas montados em cavalos. Eles estão passando por cima de homens usando fardas azuis e turbante na cabeça.
Cavalaria britânica atacando as tropas indianas durante a colonização da Índia, em 1846, de Enri . Aquarela, século dezenove.
Respostas e comentários
  • O trabalho com os conceitos de Imperialismo e Neocolonialismo permite o estabelecimento das relações causais entre as teorias raciais e seus impactos nos territórios dominados na África, na Ásia e na Oceania, permitindo o diálogo com aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih dois três. Além disso, torna possível a contextualização do protagonismo das populações locais no processo de resistência ao Imperialismo, levantando questionamentos referentes à habilidade ê éfe zero oito agá ih dois seis.
  • A compreensão e a análise do processo de intervenção das potências europeias nos territórios da África, da Ásia e da Oceania, e de suas consequências nos âmbitos políticos, sociais, culturais e ambientais para essas localidades dominadas, comparando eventos ocorridos simultaneamente no mesmo intervalo temporal em espaços distintos, favorece a integração, respectivamente, com aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 3 e 5.
  • Faça a leitura da imagem com os alunos. Identifique com êles as diferenças entre as tropas inglesas e o exército indiano, especialmente no que tange às vestimentas, às armas, às condições de combate e ao estado de cada grupo durante a batalha. Questione-os sôbre como a pintura ressalta a visão de um inglês nesse contexto, exaltando o poder britânico e diminuindo a fôrça dos indianos. Tente identificar com êles como o pensamento imperialista está impresso na imagem, por meio da identificação dêsses elementos. êsse trabalho permite o desenvolvimento de noções introdutórias de práticas de pesquisa, incluindo o estudo de recepção de obras que ressaltem a visão imperialista sôbre a conquista de novos territórios. Elaborem um roteiro com questões que identifiquem o contexto de recepção das pinturas, seu tipo de receptor, os conhecimentos e impressões à obra de arte. Os alunos devem preencher o questionário de modo individual e, a seguir, devem socializar suas respostas, analisando as opiniões e as interpretações diferentes. Ao final, façam a análise e o tabelamento das respostas, identificando suas conclusões.

Motivações da expansão imperialista

Com a colonização, além da garantia de novos mercados consumidores para os produtos europeus, abriam-se possibilidades de investimento do capital acumulado pêla burguesia em diferentes regiões.

Os territórios coloniais também tornaram-se grandes fornecedores de matérias-primas, de fontes de energia e de outras riquezas naturais para as potências europeias.

Na década de 1870, a crise econômica causou, entre outros fatores, a incapacidade de absorção pêlo mercado interno da grande produção industrial, em fase de crescimento. Em parte, um dos motivos dessa situação era o pequeno poder aquisitivo dos trabalhadores europeus, que recebiam baixos salários.

Nessa época, o crescimento da população e o avanço da mecanização nas indústrias também provocaram o aumento do desemprêgo em vários países da Europa. Essa conjuntura levou a diversas agitações sociais e muitos trabalhadores europeus passaram a buscar melhores condições de vida em outros continentes.

Litogravura. Pessoas trabalhando. No primeiro plano, homens negros, usando chapéu, camisa e calça, estão segurando ferramentas, peças de metal e madeira ao redor de trilhos em construção. Ao lado, um homem branco, usando terno e chapéu, está segurando um objeto na mão. Ao fundo, um trem sobre os trilhos e pessoas negras carregando objetos.
Colonizadores ingleses observam a construção de uma ferrovia na África do Sul, de chárlis J. . Litogravura, 1892.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 4.

Analise a imagem desta página. Onde essa situação foi retratada? Quem é que realiza o trabalho braçal?

Respostas e comentários

Questão 4. Resposta: Essa situação se passou na África do Sul. O trabalho braçal é realizado por indivíduos sul-africanos.

  • A identificação das principais motivações que desencadearam os movimentos imperialistas e neocolonialistas no século dezenove dialoga com a habilidade ê éfe zero oito agá ih dois quatro, que busca expor os produtos necessários para o desenvolvimento da indústria europeia e a necessidade de novos mercados consumidores para a grande explosão produtiva da Segunda Revolução Industrial.
  • Os temas desenvolvidos nestas páginas abrangem a Competência específica de Ciências Humanas 4, na medida em que os alunos podem expressar o que entenderam do processo imperialista e da utilização de teorias racistas, de modo que possam desenvolver empatia, respeito e valorização das sociedades que foram colonizadas.
  • Durante a questão 4, faça a análise da imagem com os alunos. Identifique com êles as diferenças entre os trabalhadores sul-africanos e os ingleses, presentes na imagem, especialmente no que tange às suas vestimentas, à sua postura e às atividades que realizam na gravura.

Dessa fórma, uma parte da população migrou para as colônias, passando a trabalhar nos empreendimentos desenvolvidos pêla burguesia, procurando escapar do desemprêgo e da pobreza. Assim, as colônias gerariam mais empregos e maior riqueza ao país conquistador. Além disso, os governos europeus exaltavam as práticas de dominação colonial, divulgando propagandas políticas que pregavam o patriotismo entre a população e associavam o Imperialismo à ideia de fôrça, de superioridade e de poder de uma nação sôbre a outra.

Charge que representa o empresário e colonizador inglês segurando nas mãos um fio de telégrafo, em referência a sua ambição de ligar os dois extremos do continente africano em nome do imperialismo britânico.

Charge. Um homem, usando farda azul e arma nas costas, está em pé sobre o mapa do continente africano. Um pé está sobre a área sul e, o outro, na área norte do continente. Ele está com os braços abertos, segurando um fio com as mãos.
O Colosso de Rodes – caminhando da Cidade do Cabo ao Cairo, de éduard . Charge, ​24centímetrospor18centímetros, 1892.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 5.

Qual foi o continente representado na charge intitulada O Colosso de Rodes – caminhando da Cidade do Cabo ao Cairo? Explique o posicionamento da personagem, relacionando a charge ao contexto histórico da época em que foi produzida.

Justificativas para o Imperialismo

Uma das principais justificativas para o Imperialismo utilizada pelos europeus, além do lucro e das vantagens financeiras obtidas, foi que êles estariam beneficiando os demais povos, considerados “primitivos”, ao dominá-los. Segundo êsse pensamento, ao ter contato com os europeus, os povos colonizados tinham a oportunidade de sair do estado de atraso em que se encontravam, tornando-se “civilizados”. Assim, os europeus definiam-se como responsáveis por levar os supostos avanços que haviam conquistado, como o desenvolvimento tecnológico, científico e industrial, a povos, além da religiosidade cristã.

Respostas e comentários

Questão 5. Resposta: O continente representado é a África. Na imagem, a personagem aparece com um pé em cada extremo da África, mostrando que teria o domínio completo daquela região. A charge relaciona-se com o contexto do Imperialismo promovido pêlas potências europeias no século dezenove.

Durante o trabalho com a questão 5, explore a charge O colosso de caminhando da Cidade do Cabo ao Cairo, auxiliando os alunos a identificar a crítica estabelecida em relação ao imperialismo inglês. Mostre que o homem representado se encontra com um pé em cada extremo do continente africano, orientando os alunos na identificação do espaço geográfico que aparece na imagem. Explique que o nome Colosso de se refere a uma estátua da Antiguidade que ficava na ilha grega de representando Hélio (o deus do Sol), situando-se na entrada da cidade, cuja grandiosidade simbolizava a demonstração de poder a todos os viajantes que passassem por ali. Por fim, contextualize a produção da charge, feita por éduard , em 1892, para representar o empresário e colonizador inglês , que aparece segurando nas mãos um fio de telégrafo, em referência à sua ambição de ligar os dois extremos do continente africano em nome do imperialismo britânico. Mencione que essa personagem é responsável por propor a construção de uma ferrovia que atravessaria a África e, por isso, na imagem, a posição dele indica total “domínio” sôbre o território.

O darwinismo social

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

[Narrador]

Teorias raciais e imperialismo

[Rafael]

[tom de voz animado]

Olá! Este é mais um episódio do podcast “De olho na História”. Eu sou o Rafael.

[Mariana]

[tom de voz animado]

E eu sou a Mariana. Sejam bem-vindos!

[Rafael]

[tom de voz animado]

Nosso tema de hoje vai nos ajudar a refletir sobre o respeito ao outro, às diferenças e à diversidade.

[Mariana]

[tom de voz animado]

Sim, vamos conversar sobre as teorias raciais do século XIX e o imperialismo europeu nesse período.

[Rafael]

[tom de voz explicativo]

Na segunda metade do século XIX, houve um importante desenvolvimento científico e tecnológico, que modificou o dia a dia das grandes cidades, principalmente na Europa.

[Mariana]

[tom de voz explicativo]

Nesse período, conhecido como Segunda Revolução Industrial, a industrialização avançou pelas cidades europeias, e novas tecnologias passaram a ser utilizadas nas comunicações e no transporte.

[Rafael]

[tom de voz explicativo]

A principal consequência desse avanço foi o aumento da produção industrial. Potências como Inglaterra e França, entre outras, precisaram ampliar o mercado consumidor de seus produtos.

[Mariana]

[tom de voz explicativo]

Esses países, então, passaram a fornecer suas mercadorias para nações não industrializadas de outras partes do mundo, como África, Ásia e Oceania.

[Rafael]

[tom de voz explicativo]

Conforme as relações comerciais ficavam mais intensas, um vínculo de dependência econômica era estabelecido.

[Mariana]

[tom de voz explicativo]

Isso levou as potências europeias a dominarem diversas regiões, iniciando um processo de colonização que afetou a vida dos povos dominados em vários aspectos, como econômico, político e cultural.

[Rafael]

[tom de voz explicativo]

Essas práticas de dominação ficaram conhecidas como imperialismo.

[Mariana]

[tom de voz explicativo]

Uma das justificativas usadas pelas potências europeias para defender o imperialismo era a necessidade de levar a civilização a esses povos, vistos como bárbaros e primitivos pelos europeus.

[Rafael]

[tom de voz explicativo]

Sim, as potências europeias recorreram a teorias racistas, que afirmavam a inferioridade das populações não europeias e não brancas.

[Mariana]

[tom de voz explicativo]

Essas teorias eram baseadas em distorções de conceitos científicos, como os usados por Charles Darwin para explicar a origem e a evolução das espécies.

[Rafael]

[tom de voz explicativo]

Na verdade, a teoria de Darwin defendia a seleção natural. Segundo ele, as espécies mais adaptadas ao ambiente em que vivem teriam mais chances de sobreviver e proliferar, deixando descendentes.

[Mariana]

[tom de voz explicativo]

Já as espécies menos adaptadas acabariam se extinguindo.

[Rafael]

[tom de voz explicativo]

O problema é que essas ideias foram distorcidas e aplicadas de maneira equivocada aos seres humanos.

[Mariana]

[tom de voz explicativo]

Esse uso desvirtuado e racista do pensamento de Darwin recebeu o nome de darwinismo social.

[Rafael]

[tom de voz explicativo]

Segundo essa corrente, as etnias do mundo se dividiam em raças, com uma hierarquia entre elas.

[Mariana]

[tom de voz explicativo]

Dizendo de outro modo, os darwinistas sociais consideravam que algumas dessas “raças” seriam superiores às outras, e os europeus, os povos mais fortes e desenvolvidos.

[Rafael]

[tom de voz explicativo]

Na verdade, isso não passava de ideologia racial baseada em teorias pseudocientíficas, visando fundamentar o imperialismo e a dominação violenta sobre povos de outras regiões.

[Mariana]

[tom de voz explicativo]

Um exemplo dessas teorias pretensamente científicas é a antropologia criminal, corrente criada pelo italiano Cesare Lombroso.

[Rafael]

[tom de voz explicativo]

Sim, essa teoria foi muito usada na tentativa de legitimar o discurso colonizador nos territórios africanos e asiáticos.

[Mariana]

[tom de voz explicativo, de indignação]

Para Lombroso, as características físicas e hereditárias das pessoas poderiam determinar se elas estariam propensas a cometer crimes. É absurdo pensar isso, não é Rafael?

[Rafael]

[tom de voz explicativo, de indignação]

Demais. Ele defendia que os europeus eram moralmente superiores e não apresentavam características físicas que os identificassem como criminosos.

[Mariana]

[tom de voz explicativo, de indignação]

Resumindo, essas teorias raciais eram, de fato, muito racistas, e geraram consequências extremamente negativas para os povos dominados.

[Rafael]

[tom de voz explicativo, de indignação]

Isso mesmo, Mariana. E não pense que esse pensamento ficou para trás. Infelizmente, ainda hoje, essas ideias continuam existindo e afetando a vida de muita gente, principalmente da população negra.

[Mariana]

[tom de voz explicativo, de indignação]

É verdade. Um exemplo é a utilização de inteligência artificial e câmeras para encontrar criminosos ou pessoas suspeitas. Os algoritmos utilizados para fazer essa identificação, de saída, têm uma tendência racista.

[Rafael]

[tom de voz explicativo, de indignação]

Sim. É comum esses métodos de reconhecimento facial identificarem como criminosas pessoas negras, sem que tenham cometido crime algum.

[Mariana]

[tom de voz explicativo, de indignação]

É muito triste que isso aconteça, ainda mais em um país como o nosso, em que o racismo é estrutural.

[Rafael]

[tom de voz explicativo, de indignação]

Por isso, todos nós devemos estar alertas para identificar e combater qualquer tipo de manifestação racista.

[Mariana]

[tom de voz reflexivo]

Com certeza! Uma sociedade que se quer justa e democrática não pode aceitar conviver com ideias e práticas que levam à discriminação racial.

[Rafael]

[tom de voz de encerramento]

Bem, nosso podcast termina aqui.

[Mariana]

[tom de voz de encerramento]

Aproveitem para refletir sobre o racismo em nosso país e como é possível combatê-lo. Até a próxima!

[Rafael]

[tom de voz de encerramento]

Tchau, pessoal!

[Narrador]

O áudio inserido neste conteúdo é da Incompetech

Teorias racistas foram desenvolvidas durante o século dezenove para tentar comprovar a superioridade dos europeus em relação às demais sociedades. Diversos conceitos científicos foram empregados de maneira distorcida nessas teorias, entre êles os de chárlis Dárvin para explicar a origem e a evolução das espécies. As teorias racistas baseadas em uma interpretação incorreta das teorias de Dárvin ficaram conhecidas como darwinismo social.

Segundo os defensores do darwinismo social, as etnias existentes no mundo estavam divididas em “raças”, havendo uma hierarquia entre elas, sendo umas “superiores” às outras. Assim, os europeus, segundo êles mesmos, seriam os povos mais fortes e desenvolvidos e, por isso, teriam o direito e o dever de dominar os povos considerados “inferiores”.

O texto a seguir é o trecho de um discurso do político inglês Joséf tchênberlen (1836-1914), realizado em novembro de 1895, que demonstra o pensamento imperialista vigente na Europa no final do século dezenove.

reticências Sim, eu creio nesta raça, a maior das raças governantes que o mundo jamais conheceu, orgulhosa, tenaz, confiante em si, resoluta, que nenhum clima, nenhuma mudança pode degenerar e que, infalivelmente, será a fôrça predominante da história futura e da civilização.

Eu creio no futuro dêste império, grande como o mundo do qual um inglês não pode falar sem um arrepio de entusiasmo. reticências

DEFRASNE, 1895 ápud MESGRAVIS, Laima. A colonização da África e da Ásia. São Paulo: Atual, 1994. página 14. (Coleção História Geral em Documentos).

Charge francesa do século dezenove que ilustra, de fórma irônica, a postura racista dos britânicos (representados pêlo soldado de vermelho), que se autointitulavam “protetores” dos povos colonizados, no caso, os egípcios.

Charge. Um homem com bigode, usando farda vermelha e capacete. Ele está segurando uma arma com as mãos e com o pé sobre um homem deitado usando farda azul, chapéu vermelho e espada. Ao fundo, pirâmides e uma esfinge.
O protetor, de Henri Meyer. Charge, 1893.
Respostas e comentários

O conteúdo da página permite o desenvolvimento da competência leitora e da leitura inferencial. Peça que os alunos façam a leitura do texto, refletindo sôbre sua relação com a charge da página. êsse trabalho articula-se com o desenvolvimento da Competência específica de História 3, pois oferece aos alunos um recurso textual e outro imagético de um mesmo contexto histórico para construir seus argumentos e suas hipóteses.

Um texto a mais

Quanto ao conceito de darwinismo social, utilize o texto a seguir para problematizar o tema. Leia-o para os alunos, de modo que êles identifiquem um tipo de interpretação do contexto estudado que revela a visão de mundo dos europeus dentro do movimento imperialista, dialogando, assim, com aspectos da Competência específica de História 4.

reticências

O darwinismo social pode ser definido como a aplicação das leis da teoria da seleção natural de Dárvin na vida e na sociedade humanas. reticências O darwinismo social considera que os seres humanos são, por natureza, desiguais, ou seja, dotados de diversas aptidões inatas, algumas superiores, outras inferiores. A vida na sociedade humana é uma luta “natural” pêla vida, portanto é normal que os mais aptos a vençam, ou seja, tenham sucesso, fiquem ricos, tenham acesso ao poder social, econômico e político; da mesma fórma, é normal que os menos aptos fracassem, não fiquem ricos, não tenham acesso a qualquer fórma de poder. [...]

É importante ressaltar que ao darwinismo social concorreram outras ciências, como a genética, a neurologia, a sociologia, a antropologia e a etnologia.

A genética considerou que a definição e a hierarquização das raças se baseavam em caracteres aparentes (côr da pele, textura do cabelo, fórma do crânio). A psicologia e a neurologia buscaram comparar o rendimento intelectual (testes de quê i e aptidões) dos indivíduos ou dos grupos e a análise das diferenças lógo se transformou em estudo das relações de superioridade e inferioridade. A sociologia tentou aplicar o resultado de pesquisas biológicas e genéticas feitas em animais aos homens e difundiu o conceito de “limiar de tolerância” como recurso natural para justificar a rejeição das minorias. A antropologia e a etnologia definiram as raças como resultado de uma divisão da humanidade em função de características físicas transmissíveis. reticências

Pode-se observar que o darwinismo social, na verdade, era ideológico e estava, desde o início, associado a uma apologia do lêcefér econômico e social, a uma defesa da sociedade capitalista. Assim, rapidamente vinculou-se a ideologias eugenistas e racistas.

reticências

, Maria Augusta. Darwinismo social, eugenia e racismo “científico”: sua repercussão na sociedade e na educação brasileiras. Educar em Revista, Curitiba, volume 12, número 12, 1996. página 154155. Disponível em: https://oeds.link/Go7CC5. Acesso em: 18 junho 2022.

As ideologias raciais

As ideologias raciais desenvolvidas no século dezenove, como o darwinismo social, são teorias pseudocientíficas criadas pelos europeus para justificar a exploração, a violência e seus crimes contra milhões de pessoas consideradas por êles como racialmente “inferiores”.

Por que ideologia?

São consideradas ideologias raciais porque formam um conjunto de crenças que justificariam as ideias de superioridade racial europeia. Essas crenças não têm nenhuma comprovação científica, portanto, como defendeu o filósofo alemão carl márks, a ideologia serviria para “falsear a realidade”, apresentando-se como aparentemente verdadeira.

Nesse sentido, a ideologia seria um problema, porque ocultaria os reais polegadas dos europeus sôbre os povos considerados “inferiores”. O darwinismo social e a ideia de superioridade racial foram difundidas entre populações inteiras e, ao longo do século dezenove, tornaram-se senso comum entre os colonizadores, isto é, tornou-se o modo dominante de se pensar sôbre a relação dos europeus com os outros povos. Isso trouxe graves consequências, como o aumento do racismo e da discriminação, levando ao desenvolvimento de políticas de segregação, como o apartheidglossário na África do Sul, além de promover, em sua fórma mais grave e terrível, o genocídio de grupos étnicos.

Estudos não científicos e tendenciosos apontavam a existência de raças humanas “superiores” e raças humanas “inferiores” com base em características físicas. A frenologia, por exemplo, consistia no estudo das medidas e dos formatos do crânio para a determinação de características como a personalidade, o caráter, a tendência à criminalidade etcétera

Fotografia. Diversas esculturas em miniatura de bustos de pessoas, uma do lado da outra. Elas estão empilhadas em quatro colunas.
Conjunto de miniaturas projetadas pêlo pesquisador Uilian , em 1831, para o estudo da frenologia.
Respostas e comentários
  • Do ponto de vista filosófico, ideologias raciais como o darwinismo social e a eugenia são claramente deterministas, porque elas defendem que os efeitos são resultados diretos de uma cadeia de causas. Assim, se um determinado povo é considerado “atrasado culturalmente” (efeito) é porque sua “raça” (causa) teria características biológicas que determinariam sua “inferioridade” e “inaptidão” para acompanhar o progresso e as mudanças promovidas pelos europeus. Assim, estaria automaticamente explicado por que alguns povos deveriam ser colonizados pelos povos racialmente “mais aptos”.
  • A discussão acêrca das ideologias raciais permite a relação entre essas temáticas e o determinismo, dentro do contexto da Segunda Revolução Industrial, com os movimentos de Imperialismo e Neocolonialismo, levantando as questões relativas aos impactos nos territórios colonizados, suscitando questões referentes à habilidade ê éfe zero oito agá ih dois três.

Algo a mais

Para conhecer melhor as ideologias raciais do século dezenove e seus impactos no Brasil, acesse o artigo indicado a seguir.

> Chuárquis, Lilia K. Mórits. Usos e abusos da mestiçagem e da raça no Brasil: uma história das teorias raciais em finais do século dezenove. Afro-Ásia, volume 18, 1996. página 77101. Disponível em: https://oeds.link/0uwDp6. Acesso em: 18 junho 2022.

Não existem raças humanas

O cientista italiano Luca (1922-2018) foi pioneiro na pesquisa da genética humana. Sua contribuição foi essencial para refutar as ideologias raciais. Leia o trecho a seguir.

reticências quando recebeu o prêmio Balzan em 1999, [Cavalli-Sforza] dizia que “embora a população humana possua uma enorme variabilidade genética entre indivíduos, 85% do total da variação ocorre dentro de cada uma das populações, e só 15% as separa. reticências Em outras palavras, por mais que seja geneticamente e até intuitivamente fácil distinguir as características de duas populações em dois continentes diferentes, não é tão simples fazer isso com dois indivíduos, como pode acontecer com dois cães. Em uma entrevista ao EL PAÍS em 1993, êle foi taxativo: “Podemos falar de população basca, mas nunca de indivíduos de raça basca. As diferenças genéticas não justificam, nem nesse nem em nenhum outro caso, o conceito de raça, e muito menos o racismo”.

reticências

BARONE, Luca Tancredi. O geneticista italiano que desmontou o conceito de raça. El País, 4 setembro 2018. Disponível em: https://oeds.link/0rv9TA. Acesso em: 20 maio 2022.

Fotografia. Um homem com cabelos pretos, usando óculos e terno. Ele está com as mãos na frente do corpo. Ao lado, Luigi, homem calvo com rugas, usando casaco e calça. Ele está segurando com uma das mãos um rolo de papel. À direita, um homem com cabelos lisos, usando um terno.
No centro, Luca (1922-2018), o geneticista que provou que não existem raças humanas, em uma cerimônia em sua homenagem, em Milão, Itália, em 2018.

Embora as pesquisas de tivessem comprovado cientificamente a inexistência de “raças” humanas no sentido biológico, as ideologias raciais ainda estão presentes em diversas partes do mundo, sendo difundidas por grupos radicais que pregam o racismo, o preconceito e a violência.

São exemplos dêsses grupos extremistas os neonazistas na Europa e os membros da , nos Estados Unidos. Ambos os grupos pregam a chamada “supremacia branca”, isto é, a suposta superioridade dos brancos sôbre as outras “raças” humanas.

Nesse contexto, os tratados e as leis internacionais, assim como os movimentos sociais, que desconstroem êsse pensamento racista e promovem o respeito à diversidade humana, são mais do que necessários atualmente.

Respostas e comentários
  • A discussão das teorias genéticas permite a articulação com o componente curricular de Ciências. Se possível, programe uma aula em conjunto com o professor dêsse componente curricular para problematizar o conceito de raça humana, apresentando um contraponto às teorias raciais desenvolvidas ao longo do século dezenove.
  • Aproveite o tema da seção para discutir com os alunos as ideologias racistas, sôbre o conceito de supremacia branca e como combater diferentes fórmas de violência, desenvolvendo uma cultura de paz. Identifique com êles episódios recentes de manifestação dessas ideologias, como o desenvolvimento de grupos neofascistas e os atentados nos Estados Unidos. Ressalte com êles o papel das redes sociais para a disseminação dêsse tipo de ideologia, especialmente em fóruns e redes sociais. Aproxime a discussão da vida cotidiana dos alunos, questionando quais ações êles realizam ou podem realizar para garantir que sua convivência com os colegas seja mais inclusiva e democrática, como preconceitos podem ser combatidos e como podem ser identificados na internet, desenvolvendo a empatia, o respeito ao próximo e a responsabilidade, compreendendo que criar relações inclusivas também depende das próprias ações.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Os avanços tecnológicos ocorridos no final do século dezenove, em alguns países europeus, atingiram de fórma igual a todas as camadas da população? Cite exemplos para justificar sua resposta.
  2. Quais fatores influenciaram a luta por igualdade de direitos entre mulheres e homens no final do século dezenove?
  3. Explique os motivos que levaram as potências europeias a explorarem riquezas em outras regiões. Como se denomina êsse processo?

Aprofundando os conhecimentos

4. A prática de formação de cartéis teve origem com o desenvolvimento do capitalismo financeiro e ainda se manifesta em algumas relações econômicas da atualidade. Leia as manchetes a seguir, publicadas em 2022.

Divinópolis: cê pê i aponta indícios de cartel por fornecedoras da Educação

Disponível em: https://oeds.link/mnFVdG. Acesso em: 20 maio 2022.

[Conselho Administrativo de Defesa Econômica] tem 11 investigações por cartel em pôsto de gasolina

Disponível em: https://oeds.link/nASQUB. Acesso em: 20 maio 2022.

Cartel dos trens: Justiça determina multa a três ex-executivos e cinco empresas

Disponível em: https://oeds.link/7djhFM. Acesso em: 20 maio 2022.

  1. Com base nos conteúdos estudados nesta unidade, responda: o que são cartéis?
  2. Como a formação de cartéis pode afetar os consumidores?
  3. Analise as manchetes anteriores. Essa prática é aceita na atualidade?
  4. Em grupos, pesquisem uma notícia que aborde o tema da formação de cartéis na atualidade. Apresentem a notícia aos colegas e expliquem as principais informações contidas no texto pesquisado.
Respostas e comentários

1. Resposta: Não. Diversas pessoas, que viviam em situações precárias, não tinham recursos financeiros necessários para terem acesso a essas inovações. Por isso, apenas as camadas mais abastadas da sociedade usufruíam do confôrto proporcionado por essas tecnologias no final do século dezenove.

2. Resposta: A luta por igualdade de direitos entre homens e mulheres foi influenciada pêlo fato de que, no final do século dezenove, a população feminina passou a ocupar outros espaços na sociedade, como nos ambientes das fábricas e também em outras profissões, como professoras, jornalistas e escritoras.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. a) Resposta nas orientações ao professor.

4. b) Resposta nas orientações ao professor.

4. c) Resposta nas orientações ao professor.

4. d) Resposta nas orientações ao professor.

  • As atividades 1 e 2 favorecem o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih zero três, visto que apresentam questionamentos sôbre as transformações tecnológicas, econômicas e sociais advindas da Revolução Industrial quanto à circulação de ideias, culturas e produtos.
  • A atividade 3, por sua vez, possibilita trabalhar aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih dois quatro, pois aborda as características do novo tipo de capitalismo desenvolvido a partir da segunda metade do século dezenove, indicando o papel das áreas dominadas como novos mercados consumidores para os excedentes da Segunda Revolução Industrial e identificando os produtos extraídos pêlas nações europeias dessas áreas.
  • A atividade 4 permite o desenvolvimento da competência leitora. Nesta atividade, os alunos devem analisar as manchetes de jornal e identificar o tipo de prática característico do capitalismo financeiro no passado e na atualidade, avaliando a sua permanência e os problemas que ela acarreta.
  • Durante a realização da atividade 4, explique aos alunos que a palavra indícios, apresentada na primeira manchete, indica que há suspeita, probabilidade de formação de cartel, o que, nesse caso, será investigado pêla Comissão Parlamentar de Inquérito (cê pê i).

Respostas

3. As motivações para explorar riquezas de outras regiões foram econômicas. Os territórios coloniais tornaram-se grandes fornecedores de matérias-primas, de fontes de energia e de outras riquezas naturais para as potências europeias. fatores levaram essas potências a explorar outras regiões, em um processo denominado Imperialismo.

4. a ) Os cartéis são uma espécie de acôrdo que ocorre entre grupos de empresas de um mesmo ramo da economia, com o objetivo de dividir o mercado entre elas.

b ) As desvantagens dessa prática para os consumidores é que se elimina a possibilidade de concorrência e as decisões sôbre preços e qualidade, por exemplo, acabam se restringindo a um pequeno grupo, que pode sujeitar as pessoas a condições injustas de compra.

c ) Na atualidade, essa prática não é aceita e pode ser combatida com multas, como é o caso de uma das manchetes citadas.

d ) Oriente os alunos a trazer os aspectos principais da notícia pesquisada, citando o ramo do cartel, suas consequências para a população, quais foram as denúncias ou as punições etcétera

5. A charge a seguir apresenta um determinado ponto de vista sôbre o imperialismo britânico ao redor do mundo. sôbre êsse tema, analise a publicação e identifique o ponto de vista exposto nela. Depois, responda às questões.

Charge publicada em 26 de novembro de 1898, no jornal francês La Caricature, mostrando John Bull, personagem que representa o Império Britânico. No tôpo da imagem, lê-se: Les Pionniers de la Civilisation, traduzido do francês como “Os pioneiros da civilização”.

Litografia. Na parte superior, o texto: La Caricature. Les pionniers de la civilisation. - par Lion. Na parte inferior, charge de um homem usando farda vermelha, chapéu com a bandeira da Grã-Bretanha, uma arma nas costas, uma espada na cintura e uma faca na boca. Ele está caminhando sobre homens com turbante caídos no chão.
Djón trazendo paz e civilização para o mundo, de G. liôm. Litografia, 1898.
  1. Descreva Djón e o que essa personagem está fazendo.
  2. Agora, observe as outras pessoas que aparecem na imagem. Quem elas representam? Como você chegou a essa conclusão?
  3. Por que a charge apresenta a inscrição “Os pioneiros da civilização”?
  4. Explique a ironia que está presente nessa publicação.

6. Durante o século dezenove, a organização da economia foi modificada em várias partes da Europa. Com a Segunda Revolução Industrial, as indústrias deixaram de ser pequenas e médias e passaram a ser gerenciadas por grandes empresas. acêrca dêsse processo, analise a imagem a seguir e responda às questões.

Respostas e comentários

5. a) Resposta: Djón está portando três tipos de armas: uma faca, uma espada e uma arma de fogo. Está utilizando um uniforme militar, com a bandeira da Grã-Bretanha no chapéu. A personagem foi representada caminhando sôbre várias pessoas que parecem ter sido massacradas por ela.

5. b) Resposta: As pessoas deitadas no chão estão aparentemente mortas ou feridas e representam os egípcios e outros povos do continente africano. Foi possível identificá-las por causa da fórma como foram representados, pêlas vestes tradicionais de um deles e pêlo conhecimento da história do imperialismo na África, estudada no capítulo.

5. c) Resposta: A inscrição “Os pioneiros da civilização” refere-se ao fato de muitos europeus justificarem o domínio sôbre a África afirmando que estariam levando para lá o progresso e a civilização.

5. d) Resposta: A ironia presente na publicação está no fato de que o que está representado na charge não ser um legado de civilização, mas sim um massacre de povos nativos.

  • A atividade 5 favorece a abordagem da habilidade ê éfe zero oito agá ih dois três, uma vez que aborda a maneira como as ideologias raciais e o determinismo podiam justificar o Imperialismo, com a ressalva de que os países europeus, considerados supostamente “superiores”, estavam levando benefícios a outras populações.
  • A atividade 6 possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih zero três, visto que apresentam questionamentos sôbre as transformações econômicas e sociais advindas da Revolução Industrial quanto à circulação de ideias, culturas e produtos.
  • Além disso, a atividade 6 suscita também o trabalho com aspectos da Competência específica de História 3, pois, com base na análise de uma charge do século dezenove, os alunos são incentivados a elaborar hipóteses, argumentos e proposições para chegar a conclusões sôbre um contexto histórico específico, a saber, o do imperialismo europeu do século dezenove. O trabalho permite também que os alunos exerçam a habilidade de refletir e analisar criticamente o recurso, contribuindo para uma abordagem de aspectos da Competência geral 2.

Respostas

6. a ) A imagem retrata a sala de cofres de um dos principais bancos franceses durante o século dezenove.

b ) Os bancos garantiam a oferta de empréstimos para financiar as empresas que cresciam a partir da metade do século dezenove, permitindo que elas se desenvolvessem rapidamente e conseguissem dominar o mercado. Com isso, as empresas menores faliram.

c ) O capitalismo financeiro é aquele que se baseia na criação de grandes empresas, pêla oferta de crédito pelos bancos, na criação de títulos de dívidas e na inserção das empresas na bolsa de valores, transformando elementos em mercadorias. Enquanto isso, o capitalismo industrial tinha como base as pequenas e as médias indústrias, administradas por famílias, que cresciam apenas com o investimento dos próprios lucros.

d ) As empresas passaram a se unir para enfrentar a concorrência, formando monopólios e concentrando seus capitais. Essa união ocorreu por meio de três fórmas: os cartéis, criados pêla união de empresas de um mesmo ramo para a divisão do mercado somente entre elas; os trustes, que eram associações de empresas para dominar todas as fases da produção de seus bens; e os holdings, que consistiam em grandes empresas que dominavam as menores pêla compra de suas ações.

Fotografia em preto e branco. Um homem de terno, sentado em uma cadeira. Ao lado, cofre com a porta aberta. A porta é grande, redonda e de metal.
Sala dos cofres da séde do Banco , em Paris, construído em 1869.
  1. O que está retratado na imagem?
  2. Qual era a importância dos bancos para a economia europeia do século dezenove?
  3. Como é possível definir o capitalismo financeiro? Em que êle se difere do capitalismo industrial?
  4. Por que as empresas passaram a se unir nesse período? Quais foram as três fórmas por meio das quais essa união ocorreu?

7. Durante o século dezenove, várias teorias sociais foram desenvolvidas na Europa, com o objetivo de promover transformações na sociedade. A respeito dessas teorias do século dezenove, copie no caderno a tabela a seguir e complete-a.

'Ícone.Modelo.'

Teoria

Princípios

Objetivos

Principais teóricos

Anarquismo

Comunismo

Cooperativismo

8. A partir da metade do século dezenove, as cidades europeias cresceram e tiveram um grande aumento populacional. A respeito dêsse contexto, analise a imagem a seguir e responda às questões.

Pintura. Pessoas em uma rua. Na calçada, mulheres usando vestidos, chapéus e casacos de pele, e homens usando ternos, chapéus e bengalas. Ao lado, sobre a rua, cavalos puxando charretes. Atrás, uma construção com janelas.
Após o culto na Igreja da Santíssima Trindade, de Jan . Óleo sôbre tela, 1900.
  1. O que as personagens estão fazendo na imagem? A que classe social elas pertencem?
  2. Como êsse período foi importante para o desenvolvimento da classe média? Como se caracterizava êsse grupo?
  3. Como o crescimento das cidades afetou a população mais pobre? Como êsse grupo aproveitava seu tempo livre?
  4. A situação das mulheres mudou durante êsse período? De que fórma?
Respostas e comentários

6. a) Resposta nas orientações ao professor.

6. b) Resposta nas orientações ao professor.

6. c) Resposta nas orientações ao professor.

6. d) Resposta nas orientações ao professor.

7. Respostas nas orientações ao professor.

8. a) Resposta: As pessoas estão caminhando pêla rua, conversando entre si e andando em charretes na frente de uma igreja. Devido a seus hábitos e suas roupas, é possível afirmar que elas pertencem à burguesia.

8. b) Resposta nas orientações ao professor.

8. c) Resposta nas orientações ao professor.

8. d) Resposta: Durante êsse período, as mulheres passaram a participar mais ativamente do mercado de trabalho. Elas criaram o movimento feminista, lutando pêlo direito ao voto e à participação política, pêlo acesso à educação, pêla possibilidade de divórcio e por melhores condições de trabalho.

As atividades 7 e 8 favorecem o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih zero três, visto que apresentam questionamentos sôbre a circulação de produtos, ideias e culturas advindas da Revolução Industrial.

Respostas

7. Teoria: Anarquismo – Princípios: Valorização da liberdade. Luta contra as imposições sociais aos indivíduos, como a escola, a igreja e o Estado. Defesa da criação de uma sociedade baseada em relações igualitárias e coletivistas; Objetivos: Criação de um sistema de govêrno que acabasse com a propriedade privada e com o Estado como instituição; Principais teóricos: e micaíl bakunín.

Teoria: Comunismo – Princípios: Fim da luta entre proletariado e burguesia, por meio de uma revolução. Distribuição igualitária dos recursos e fim da sociedade de classes; Objetivos: Criação de um sistema econômico em que os bens e as propriedades fossem coletivos; Principais teóricos: carl márks e Frídric ênguels.

Teoria: Cooperativismo – Princípios: Garantir a gestão democrática e comunitária dos recursos de grupos de trabalhadores de um mesmo ramo. Adesão voluntária e preocupação com a formação de seus membros; Objetivos: Organizar a atuação da mão de obra no mercado de trabalho; Principais teóricos: Trabalhadores da Cooperativa de , em manchéster, Inglaterra.

8. b ) A modernização e a industrialização das cidades permitiu que os membros da classe média ganhassem mais espaço público e melhorassem suas condições de vida, transformando-se em profissionais especializados, passando a valorizar a educação e o esfôrço individual, pois conseguiram ascender socialmente. O grupo era formado por vários tipos de trabalhadores, como vendedores, funcionários públicos e profissionais liberais, que eram originários de camadas populares e conseguiram ascender na vida pelos seus esforços.

c ) Com o desenvolvimento industrial, a população mais pobre sobrevivia apenas da venda de sua fôrça de trabalho nas indústrias, sem perspectivas de ascensão social, mantendo-se à margem da sociedade e vivendo em condições muito ruins. Em seus poucos momentos de descanso, êles realizavam atividades familiares ou esportivas, como o boxe, o futebol, as corridas de cavalo, além de jogos de aposta e danças. Suas atividades eram condenadas pêlas classes mais altas, sendo vistas como vícios e como fórmas de decadência.

O tema é reticências

Ciência e tecnologia

As tecnologias do século vinte e um

Você costuma utilizar a internet ou eletrodomésticos, como micro-ondas, geladeira e televisor? Sabia que o desenvolvimento tecnológico ocorrido no final do século dezenove estimulou o surgimento das inovações com as quais estamos acostumados na atualidade?

Ao longo dos anos, as inovações provenientes da Segunda Revolução Industrial abriram espaço para pesquisas científicas ainda mais aprofundadas, que culminaram na Terceira Revolução Industrial (na segunda metade do século vinte). êsse processo foi marcado principalmente pêlo desenvolvimento da internet, dos computadores e de tecnologias portáteis, como os celulares.

No entanto, muitos dos equipamentos e das tecnologias que existem hoje não funcionariam se a eletricidade não tivesse sido desenvolvida como fonte de energia durante a Segunda Revolução Industrial. Além disso, o ritmo de vida que vigora hoje na maioria das cidades teve origem no século dezenove, com as transformações que se difundiram no cotidiano das pessoas em diversas regiões.

Na Segunda Revolução Industrial, os telégrafos e os telefones aumentaram a velocidade das comunicações. Hoje em dia, êsse processo foi aperfeiçoado e tornou-se mais fácil conversar com alguém que está longe pêlas redes sociais e pelos aplicativos de comunicação, por meio da internet.

Ilustração. Uma mulher, com cabelos presos, usando blusa, está sentada olhando para um computador. Na tela do computador, a silhueta de uma pessoa.

O desenvolvimento da eletricidade permitiu a criação e o aperfeiçoamento de eletrodomésticos e de equipamentos que utilizam a automação, auxiliando o trabalho no ambiente doméstico e industrial, por exemplo.

Ilustração. Um homem usando camiseta, calça e casaco, está segurando um aspirador de pó com as mãos. Atrás, raque e uma televisão na parede.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Relacionar as inovações desenvolvidas no século dezenove com as tecnologias disponíveis na atualidade.
  • Desenvolver um pensamento crítico em relação ao uso das tecnologias.
  • Refletir sôbre a realidade próxima e os hábitos cotidianos relacionados às tecnologias.

  • Esta seção aborda o tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia, pois promove uma relação entre a Segunda Revolução Industrial e o contexto das inovações que grande parte da população mundial vive na atualidade.
  • Com base no conteúdo destas páginas, os alunos podem entrar em contato com a atualização do conceito de Revolução Industrial, identificando e contextualizando o tema para a produção historiográfica, o que favorece o trabalho com aspectos da Competência específica de História 6.
  • Alguns estudiosos mencionam que, atualmente, se vive uma nova Revolução Industrial, resultante das pesquisas em inteligência artificial e da constante agregação de diversas fórmas de tecnologias. Seriam elementos da Quarta Revolução Industrial, por exemplo, os drones, as impressoras em formato 3 dê, os conhecimentos da nanotecnologia etcétera
  • A estrutura da seção possibilita que os alunos atuem de fórma autônoma, incentivando-os a criar as próprias maneiras de resolver situações-problema e a divulgar conhecimento científico, aspectos que fazem parte das culturas juvenis. Inicie a investigação perguntando aos alunos os usos que fazem das tecnologias e como elas são importantes em seu cotidiano. Deixe que exponham suas vivências aos colegas.

Tecnologia e progresso

Atualmente, recebemos grande quantidade de informações provenientes de inúmeros meios de comunicação. Além disso, nosso dia a dia está cada vez mais marcado pêla convergência digital, quando um mesmo aparêlhu desempenha diversas funções, como os smartphones.

Ilustração. Destacando as mãos de uma pessoa negra segurando um smartphone.

Muitas pessoas acreditam que as inovações tecnológicas têm seguido um sentido único de progresso e de melhoria na qualidade de vida. No entanto, existem estudiosos que contestam essa ideia, trazendo à discussão os efeitos negativos dêsse progresso.

Algumas tecnologias não estão ao alcance de todas as pessoas, e muitos aparelhos são agressivos ao ambiente se não forem descartados corretamente, por exemplo.

Além disso, o uso das tecnologias e do mundo virtual, ao mesmo tempo que pode aproximar os indivíduos e disponibilizar informações, se for realizado de fórma exagerada ou não crítica, também pode levá-los ao isolamento social e à dependência digital.

Agora, responda às questões.

Ícone ‘Atividade oral’.
  1. Alguma das situações ilustradas nesta seção fazem parte do seu cotidiano? Qual? Converse sôbre isso com os colegas.
  2. Faça uma tabela no caderno e, durante quatro dias, preencha-a com as tecnologias que você utilizou em seu cotidiano.
    1. Quais delas se relacionam à Segunda Revolução Industrial? De que maneira?
    2. Entre as tecnologias que você listou, alguma delas podem gerar algum tipo de consequência para o meio ambiente ou para a sua vida social, por exemplo? Explique.
Ícone ‘Em grupo’. Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

3. Forme grupos de três a cinco pessoas, reflita com os colegas e respondam: vocês acreditam que todas as tecnologias podem nos levar ao progresso? Escrevam um texto coletivo justificando a resposta e enumerando os pontos positivos e negativos do uso de tecnologias em nosso dia a dia. Depois, apresentem-no em sala de aula.

Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

As questões de 1 a 3 da página permitem mobilizar conhecimentos dos componentes curriculares de História e de Geografia, bem como favorecem o trabalho com a Competência específica de Ciências Humanas 6, uma vez que favorecem a construção de argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para defender opiniões e promover os direitos humanos, exercitando o protagonismo e a responsabilidade para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Respostas

1. Se necessário, esclareça aos alunos as situações ilustradas. A primeira mostra pessoas comunicando-se pêla internet, a segunda apresenta o uso de eletrodomésticos e aparelhos elétricos no dia a dia e a terceira mostra uma pessoa utilizando um smartphone, aparêlhu que agrega diversas funções. Oriente os alunos a conversar a respeito de quais situações fazem parte do cotidiano deles.

2. a ) Os alunos podem mencionar o amplo uso da eletricidade nos dias atuais, cujo desenvolvimento se deu a partir do século dezenove. Podem citar também instrumentos de comunicação (telefones) e meios de transporte (com motor de combustão), muitos dos quais surgiram também no período da Revolução Industrial.

b ) Nesta questão, os alunos devem problematizar acêrca das consequências do uso desmedido das tecnologias e podem citar exemplos ou casos conhecidos. Incentive-os a refletir, por exemplo, sôbre o descarte incorreto de baterias, o aumento da produção de resíduos descartáveis, o desemprêgo que pode resultar da adoção da automação nas indústrias, além dos problemas causados pêlo isolamento social ou pêla dependência digital.

3. Os alunos devem desenvolver o pensamento crítico nesse questionamento e expor a opinião deles acêrca da evolução tecnológica vivida desde a Segunda Revolução Industrial. Questione-os se êsse processo sempre tende a ser benéfico para a sociedade e peça-lhes que retomem as respostas que deram na questão anterior, para que possam construir a argumentação.

O Science Museum, em Londres, conta a história das principais invenções que mudaram o mundo, inclusive as que surgiram no contexto da Segunda Revolução Industrial.

> SCIENCE Museum Disponível em: https://oeds.link/kMFq0F. Acesso em: 18 junho 2022.

O Museu dorssé, em Paris, contém uma das principais coleções de obras impressionistas do mundo, com grande acervo para consulta gratuita on-line.

> MUSEU dorssé. Disponível em: https://oeds.link/NEEqpl. Acesso em: 18 junho 2022.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Durante o século dezenove, ocorreu o processo de unificação de duas nações: Itália e Alemanha. acêrca dêsses acontecimentos, copie o quadro a seguir e complete as lacunas.

'Ícone.Modelo.'

Tópico

Unificação italiana

Unificação alemã

Organização política antes da unificação

Processo de unificação

Principais lideranças

Organização política pós-unificação

2. Uma das principais atividades da arte francesa do fim do século dezenove foram as exposições universais. Nelas, eram criados pavilhões arquitetônicos, cada um representando um país, para divulgar a sua cultura e os avanços tecnológicos. sôbre êsse contexto, analise a imagem a seguir e responda às questões.

Cartão Postal. Na parte superior, o texto: L' EXPOSITION. FIGARO ILLUSTRÉ.  Abaixo, fotografia de uma paisagem com a Torre Eiffel e construções ao seu redor. Uma delas tem um globo terrestre sobre o teto. No primeiro plano, embarcações sobre um corpo de água.
tôrre êifel e Globo Celestial, em Paris, França. Cartão postal de 1900.
  1. Quais elementos da imagem remetem ao desenvolvimento artístico francês do período?
  2. O que foi a Belle Époque? Quais foram suas influências na arte francesa?
  3. Como a Belle Époque trans­formou o espaço ur­bano europeu? Qual foi sua relação com o processo de urbanização do período?
Respostas e comentários

1. Respostas nas orientações ao professor.

2. a) Resposta: A tôrre êifel, recém-inaugurada, os passeios de barco no rio Sena, as construções de ferro, os andaimes e o pavilhão da exposição com o globo terrestre são alguns elementos vinculados à arte francesa do período.

2. b) Resposta: A Belle Époque foi um período de transformações na cultura europeia, marcado pêla implantação das inovações da Segunda Revolução Industrial no cotidiano das cidades, como o cinema, as novas fórmas de lazer, a energia elétrica, os automóveis e os eletrodomésticos. O período influenciou o campo artístico, pois as tendências tradicionais e clássicas passaram a ser questionadas, resultando no desenvolvimento da Art Nouveau e do Impressionismo.

2. c) Resposta: A Belle Époque ampliou o acesso aos serviços urbanos públicos, como a iluminação e o transporte coletivo, além de transformar os edifícios em obras mais leves e sinuosas, colaborando para as propostas higienistas.

1. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos compreenderam os impactos da Revolução Industrial na circulação de ideias, culturas e produtos no contexto das unificações alemã e italiana, o que favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero oito agá ih zero três.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, peça-lhe que faça uma breve explanação oral quanto a seus conhecimentos acêrca de cada um dos conceitos expressos no quadro. Aproveite para tirar as dúvidas que surgirem sôbre alguns deles e corrigir equívocos. Em seguida, peça-lhe que refaça a atividade.

Respostas

1. Organização política antes da unificação – Unificação italiana: A Península Itálica era dividida em confederações e cidades-Estado independentes; Unificação alemã: Vários territórios se uniram na Confederação Germânica, que estabeleceu uma política de aliança aduaneira, o Zollverein.

Processo de unificação – Unificação italiana: O Reino de Piemonte-Sardenha se tornou independente da Áustria e anexou Lombardia e Veneza. No ano seguinte, os soldados conquistaram Gênova e partiram para o sul. Como as lideranças tinham projetos conflituosos, o govêrno foi entregue para Vitor Emanuel II; Unificação alemã: bísmarc fez várias reformas no exército e conseguiu muitas conquistas, sob a liderança do Reino da Prússia. Após as vitórias contra a França, a Prússia passou a liderar a Confederação Germânica, unificando os estados do norte aos do sul.

Principais lideranças – Unificação italiana: Camilo Benso di Cavour e Giuseppe Garibaldi; Unificação alemã: Otto von Bismarck.

Organização política pós-unificação – Unificação italiana: O rei de Piemonte-Sardenha, Vitor Emanuel II, tornou-se o primeiro rei da Itália, que se transformou em uma monarquia unificada; Unificação alemã: Guilherme I, rei da Prússia, foi coroado imperador (cáizer) da Alemanha e anexou os territórios franceses da Alsácia-Lorena.

2. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos compreenderam os impactos da Revolução Industrial na circulação de ideias, culturas e produtos no contexto da Belle Époque, o que favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero oito agá ih zero três.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, solicite-lhe que faça a leitura em voz alta de cada uma das alternativas. Peça-lhe que recrie as alternativas com suas palavras e busque explicar os processos dispostos em cada uma, identificando possíveis equívocos presentes nelas. Em seguida, peça-lhe que refaça a atividade.

3. Em 1889, foi criada uma nova bandeira para o Brasil, que trazia o lema “Ordem e progresso”. A respeito dêsse contexto, analise a imagem ê responda às questões.

Ilustração. Um retângulo verde, dentro, um losango amarelo. Centralizado, um círculo azul com estrelas e uma faixa branca com o texto: ORDEM E PROGRESSO.
Bandeira da República Federativa do Brasil, adotada em 19 de novembro de 1889.
  1. Por que a bandeira do Brasil traz os dizeres “Ordem e progresso”?
  2. Por qual teoria científica do século dezenove os criadores da nova bandeira foram influenciados? Como você chegou a essa conclusão?
  3. Qual outra teoria científica do período influenciou a concepção sôbre a vida humana? Como ela foi apropriada pelos teóricos sociais?

4. No final do século dezenove, as potências europeias deram início a um processo de dominação de diversos territórios africanos para resolver problemas advindos da Segunda Revolução Industrial. A êsse respeito, leia o texto a seguir e responda às questões.

reticências

O imperialismo moderno consistiu num aglomerado de elementos, nem todos do mesmo pêso, que podem ser remontados a todas as épocas da história. Talvez suas causas últimas, ao lado da guerra, encontrem-se não tanto em necessidades materiais tangíveis e sim nas difíceis tensões de sociedades distorcidas por divisões de classe, refletindo-se em ideias distorcidas na mente dos homens.

reticências

KIERNAN, 1974 ápud saíd, éduard. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. página 42.

  1. De acôrdo com o texto e com o conteúdo dêste capítulo, quais foram as motivações do Imperialismo?
  2. Como a sociedade europeia se caracterizava no contexto da expansão imperialista? Por que o autor destaca as “difíceis tensões sociais”?
  3. Quais eram as “ideias distorcidas” referidas pêlo autor?
  4. Qual é a diferença entre Imperialismo e Neocolonialismo? Como as duas práticas se complementaram no fim do século dezenove?
Respostas e comentários

3. a) Resposta: Porque os ideais republicanos queriam dar fim aos conflitos de final do Império, acreditando que a ordem social seria a base para o progresso da nação.

3. b) Resposta: Os criadores da bandeira foram influenciados pêlo positivismo, teoria formulada por Auguste Comte, que acreditava que os filósofos deveriam conhecer as leis gerais da natureza, transpor essa ordem para a sociedade e, por meio dela, garantir que aquele grupo alcançaria o desenvolvimento e o progresso.

3. c) Resposta nas orientações ao professor.

4. a) Resposta: Entre as motivações do Imperialismo, estão o fornecimento de matérias-primas e recursos minerais, a garantia de novos mercados consumidores para os produtos europeus, a resolução da crise econômica europeia e as teorias raciais que determinavam que os europeus eram supostamente superiores aos outros povos.

4. b) Resposta nas orientações ao professor.

4. c) Resposta: As teorias raciais eram as ideias distorcidas referidas pêlo autor. Elas afirmavam que os seres humanos eram divididos em raças superiores e raças inferiores, o que justificaria a exploração dos europeus (superiores) sôbre os povos colonizados (inferiores).

4. d) Resposta nas orientações ao professor.

3. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos compreenderam aspectos do positivismo e do darwinismo social, abordagem que contribui para o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih dois três.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, solicite-lhe que inicie a atividade pêla leitura das alternativas. Em seguida, leia em conjunto com êle o texto sôbre o positivismo, na página 223, e peça-lhe que refaça a atividade.

Resposta

3. c ) O evolucionismo foi outra teoria científica que influenciou a concepção da vida naquele momento. chárlis Dárvin comprovou que todos os seres vivos evoluíam por meio de adaptações ao meio ambiente, contrapondo-se à ideia do criacionismo. Essa teoria foi apropriada pelos teóricos sociais de deturpada, fazendo-os afirmar que os seres humanos tinham raças diferentes, com graus de evolução distintos e que, por isso, as raças inferiores (negros, indígenas e asiáticos) deveriam obedecer à raça superior (os brancos europeus).

4. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos compreenderam as relações entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu, o que contribui para o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih dois três.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, solicite-lhe que inicie a atividade pêla leitura das questões e depois faça uma leitura atenta do texto, anotando em seu caderno quais trechos ajudam a responder a cada item.

Respostas

4. b ) O desenvolvimento do capitalismo financeiro fez com que a burguesia se tornasse ainda mais rica e os trabalhadores fossem cada vez mais explorados. Também surgiu um novo grupo, a classe média urbana, formada por profissionais liberais, funcionários públicos e trabalhadores especializados. êsse processo levou a uma série de tensões sociais, pois os trabalhadores passaram a lutar por mais direitos e a questionar os ganhos da burguesia.

d ) Imperialismo é um conjunto de práticas de dominação das populações de várias regiões do mundo por meio de vínculos de dependência econômica. O Neocolonialismo é a realização de um processo de colonização para sua exploração política e econômica. Os conceitos se completam no século dezenove porque a Europa entrou em crise, no final dêsse século, passando a buscar novos territórios para colonizar, para exportar seus produtos e extrair matérias-primas, criando com êles um processo de dependência econômica.

Glossário

Apartheid
: política de segregação racial que existiu legalmente na África do Sul entre 1948 e 1992.
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