CAPÍTULO 16 A expansão dos Estados Unidos no século XIX

Após a conquista da independência dos Estados Unidos da América, em 1776, os políticos e os intelectuais envolvidos no processo de emancipação passaram a planejar o futuro da nova nação. Assim, no início do século dezenove, as principais lideranças do novo país promoveram uma política de expansão territorial.

Essa política estava alinhada ao projeto de formação de uma nação grande e coesa, com identidade e unidade nacional. Para isso, visava-se ao fortalecimento das relações entre os diferentes estados da República, procurando ao mesmo tempo manter a independência e a autossuficiência de cada um deles.

O Destino Manifesto

A ideologia de unidade e de expansão territorial que fundamentava o projeto da nova nação relacionava-se ao princípio chamado de Destino Manifesto.

Com base na crença religiosa de tradição puritana, o Destino Manifesto difundia a ideia de predestinação, do desígnio divino do povo estadunidense à missão civilizatória sôbre os povos considerados “atrasados”, “bárbaros” ou “selvagens”.

Essa ideologia foi utilizada como justificativa para o avanço sôbre os territórios ocupados pelos povos nativos, no Oeste do país.

Essa pintura representa Colúmbia, a personificação dos Estados Unidos, levando a civilização para o Oeste do país.

Pintura. Em primeiro plano, uma mulher com cabelos longos e ondulados, usando um tecido ao redor do corpo. Ela está flutuando e segurando um livro e um fio elétrico. Ao fundo, algumas pessoas caminhando a pé, outras sobre cavalos ou charretes. Elas estão saindo de uma região clara, com trens e postes com fios elétricos e estão indo em direção a uma região com nuvens escuras.
Progresso americano, de Djón . Óleo sôbre tela, 29,2centímetrospor40centímetros, 1872.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

De que fórma podemos associar as ideias do Destino Manifesto ao conceito de etnocentrismo? Você concorda com essa relação?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Podemos relacionar a ideologia do Destino Manifesto ao etnocentrismo à medida que os estadunidenses que seguiam essa ideologia eram descendentes de europeus e se consideravam superiores a outros povos, considerados “atrasados”, “bárbaros” ou “selvagens”.

Objetivos do capítulo

  • Compreender como ocorreu a expansão dos Estados Unidos.
  • Analisar as consequências da expansão dos Estados Unidos para os povos nativos da América do Norte.
  • Conhecer os aspectos que geraram a eclosão da Guerra Civil, ou Guerra de Secessão, nos Estados Unidos.
  • Relacionar o imperialismo estadunidense à Doutrina Mônrou e ao Big Stick.

Justificativa

Os conteúdos abordados neste capítulo são relevantes para que os alunos verifiquem os impactos dos discursos civilizatórios para os povos originários e as populações afrodescendentes na América do Norte, possibilitando o trabalho com aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih dois sete.


  • Os conteúdos destas páginas permitem aos alunos compreender e identificar os acontecimentos relacionados ao contexto pós-independência dos Estados Unidos, como as mudanças nas estruturas políticas, sociais e culturais, com o objetivo de formar uma identidade e uma nação sólidas. Tal abordagem possibilita trabalhar aspectos da Competência específica de História 1.
  • A pintura Progresso Americano, de Djón , é uma representação da doutrina do Destino Manifesto. Analise-a com a turma, chamando a atenção dos alunos para alguns detalhes.
  • Os nativos foram representados em uma parte mais escura da obra, pois eram tidos como selvagens.
  • A parte mais iluminada da obra ficou concentrada na figura central, a qual representa os ideais de progresso e civilização.
  • Vários meios de transporte constam na imagem, como as carroças e os trens, demonstrando o avanço tecnológico existente nas terras dos colonos.
  • A personagem central da obra aparece carregando cabos de telégrafos, como se estivesse levando-os ao Oeste. Essa tecnologia representa elementos característicos de uma sociedade considerada civilizada.
  • O encadeamento da imagem proporciona certo “movimento” para o lado esquerdo, representando a Marcha para o Oeste.
  • A questão 1 possibilita aos alunos relacionar as ideias do Destino Manifesto ao etnocentrismo, identificando interpretações que expressem diferentes visões sôbre um mesmo contexto histórico, desenvolvendo aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 4.

O avanço para o Oeste

A expansão territorial dos Estados Unidos ocorreu de várias fórmas, tanto pêla aquisição de territórios, como o de Louisiana, comprado dos franceses em 1803, e o da Flórida, comprado dos espanhóis em 1819, quanto pêlas disputas bélicas, como a anexação do Texas, que até 1845 pertencia ao México.

Essa imagem representa um conflito armado entre o exército mexicano e o estadunidense durante a guerra entre os Estados Unidos e o México.

Litogravura. Representação de uma batalha. À esquerda, soldados com fardas verdes e a bandeira do México. Eles estão apontado armas para a direita. À direita, soldados com fardas azuis e a bandeira do Estados Unidos. Eles estão apontando armas para à esquerda. No meio, fumaça dos tiros e, no chão, diversa pessoa caídas. A maioria delas está com fardas verdes.
Batalha de Buena Vista, de Djeimes . Litogravura, 1847.

Além disso, muitos colonos, incentivados pêla ideologia do Destino Manifesto, avançaram para o Oeste do território estadunidense, expulsando comunidades indígenas inteiras e dominando suas terras. A chamada Marcha para o Oeste ganhou ainda maior fôrça com a promulgação da Lei de Remoção dos Índios, de 1830, que estabelecia o deslocamento das comunidades indígenas de suas terras para a região de Oklahoma, onde deveriam se assentar em uma reserva determinada pêlo govêrno.

A Corrida do Ouro

Com a descoberta de minas de ouro no interior do território, em 1848, o processo de expansão para o Oeste se intensificou. Famílias inteiras deslocaram-se em busca de enriquecimento nas regiões da Califórnia, na chamada Corrida do Ouro. Estima-se que, entre os anos de 1848 e 1855, cêrca de 300 mil pessoas se deslocaram de diversos lugares dos Estados Unidos, assim como de países da Europa e da América Latina, para as regiões das minas.

Nessa época, muitos enriqueceram e a região se desenvolveu. A Corrida do Ouro, porém, provocou efeitos nega­tivos, como a expulsão e a morte de milhões de indígenas, a degradação ambiental, a poluição dos rios e o desmatamento.

Selo. Na parte superior, o texto: CALIFORNIA GOLD RUSH 1849. Abaixo, ilustração de quatro homens usando chapéu, camisa e calça. Eles estão na beira de um corpo de água segurando baldes e peneiras.
sêlo mostrando mineradores estadunidenses na época da Corrida do Ouro, em 1849, Califórnia, Estados Unidos.
Respostas e comentários

Algo a mais

O filme Em busca do ouro aborda, de fórma irônica, o tema da descoberta de ouro no território estadunidense e como se deu o imenso deslocamento de pessoas para essas regiões. Se julgar conveniente, assista a essa produção com os alunos antes de iniciar o trabalho com o capítulo. Depois, discuta a abordagem do filme em sala de aula, identificando a ironia da narrativa e de que maneira ela se relaciona ao assunto do deslocamento de pessoas à região.

> EM BUSCA do ouro. Direção de Charles Tcháplin. Estados Unidos, 1925 (95 minutos).

A situação dos povos indígenas

O avanço para o Oeste dos Estados Unidos causou grandes prejuízos para a população indígena. Desde a promulgação da Lei de Remoção dos Índios, milhões de indígenas de diversas nações como a tchóc tau, a crík e a chicasau foram deslocados à fôrça pêlo govêrno estadunidense.

Nesse processo, os povos indígenas, expulsos das terras que ocupavam há muitas gerações, sofriam com a dificuldade de adaptação, fome, desnutrição e doenças.

Apesar disso, muitos nativos resistiram à ocupação e ao deslocamento forçado, travando violentos conflitos contra os colonos. Muitas populações indígenas foram dizimadas, pois, apesar de serem numericamente superiores, não tinham armas de fogo, como os invasores.

Litogravura representando o confronto entre soldados do exército estadunidense, liderado pêlo general Custer, e indígenas do povo siôúquis, na batalha de Little Bighorn, em 1876.

Litogravura. Representação de uma batalha. Vários indígenas com adornos com penas e pessoas fardadas em confronto. Alguns estão montados em cavalos e outros a pé. No chão, há pessoas caídas.
A última carga do general câster, de Feodor Fuchs. Litogravura, século dezenove.

A Trilha das Lágrimas

Em 1838, em um dos deslocamentos forçados, os indígenas chéroquís foram obrigados a marchar cêrca de .1500 quilômetros, da região do atual estado da Geórgia até o oclarrôma, enfrentando o frio, a fome e as doenças, o que causou a morte de milhares de pessoas.

Essa jornada ficou conhecida como Trilha das Lágrimas e é lembrada até hoje por diversas nações indígenas como um dos episódios marcantes da violência e do extermínio sofrido no período da expansão para o Oeste dos Estados Unidos.

Fotografia. Escultura de um homem, uma mulher e uma criança indígena caminhando.
Monumento em homenagem aos indígenas chéroquís que foram expulsos de suas terras em 1838, na cidade de , nos Estados Unidos. Foto de 2017.
Respostas e comentários
  • O assunto destas páginas propicia trabalhar aspectos da Competência geral 6, pois os alunos, ao compreenderem o impacto das ações ditas “civilizatórias”, que justificavam a expansão territorial sôbre áreas indígenas, poderão perceber o quanto é necessário respeitar e valorizar as vivências culturais dêsses grupos.
  • O conteúdo trata da situação da população nativa da América do Norte e do impacto das ações estadunidenses em seus territórios, trabalhando, dêsse modo, a habilidade ê éfe zero oito agá ih dois sete.

Metodologias ativas

Para explorar o tema desenvolvido nesta página, proponha aos alunos uma pesquisa sôbre os principais povos indígenas da América do Norte. Para isso, desenvolva com êles a estratégia de metodologia ativa gallery walk. Confira mais orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Apresente alguns nomes de povos indígenas que habitavam a América do Norte para a turma, depois, organize-os em grupos e leve-os à biblioteca ou a outro local da escola com acesso à internet. Solicite a cada grupo que pesquise sôbre um povo indígena. Oriente-os para que produzam um cartaz com as informações coletadas na pesquisa. cartazes podem ser fixados em paredes ou organizados em fileiras, na sala de aula, ou em um local da escola que seja mais adequado à sua exploração. Proporcione um momento para que todos os alunos possam apresentar seu trabalho e conhecer o dos colegas. êles, ainda podem trocar comentários e sanar dúvidas com os colegas, praticando a argumentação. Essa atividade proporciona o contato com a diversidade de experiência histórica, pois permite aos alunos que identifiquem diferentes narrativas sôbre os povos indígenas ao longo do tempo, desenvolvendo aspectos da Competência específica de História 6.

O crescimento populacional

Ao longo de todo o século dezenove e o início do século vinte, os Estados Unidos receberam muitos imigrantes de diversas nacionalidades, principalmente europeus, vindos da Alemanha, da Irlanda, da Itália, entre outros países.

Muitos dêsses imigrantes se estabeleceram na região nordeste dos Estados Unidos, onde havia intensas atividades comerciais e industriais. Cidades como Nova iórque e Boston, no estado de massachússetis, e Chicago, no estado de ílinói, foram intensamente povoadas nesse período.

Estima-se que entre os anos de 1870 e 1900, os Estados Unidos tenham recebido cêrca de 20 milhões de imigrantes.

Litogravura. No primeiro plano, homens, mulheres e crianças dentro de uma embarcação olhando na direção de uma escultura, sobre o corpo de água, de uma mulher usando coroa, vestido ao redor do corpo e uma das mãos erguidas.
Imagem que representa imigrantes europeus chegando ao continente americano e passando pêla Estátua da Liberdade, no porto de Nova iórque. Gravura de Charles Joseph Staniland, feita em 1892.

Homestead Act

Para estimular a migração para as terras do Oeste dos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, resolver a questão do aumento populacional nas grandes cidades, o govêrno do país promulgou, em 1862, o Homestead Act, do inglês, Lei da Propriedade Rural, que garantia a posse de terras a quem as ocupasse e as tornasse produtiva no período de cinco anos. Para ter acesso à terra (cêrca de 650 mil metros quadrados), o solicitante devia, entre outras exigências, ser chefe de família, ter mais de 21 anos de idade e pagar uma taxa anual ao govêrno.

Ao entrar em vigor, essa lei considerava todas as terras do Oeste como pertencentes ao govêrno, ignorando a presença de diversos povos indígenas que viviam tradicionalmente nesses territórios. Por isso, a ocupação dessas terras por colonos era constantemente alvo da resistência, fato que contribuiu para o extermínio de diversas nações indígenas.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Quais foram as consequências da chamada Lei da Propriedade Rural para as populações indígenas do Oeste dos Estados Unidos?

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Como a lei considerava todas as terras do Oeste como propriedade do govêrno, os colonos as ocuparam sem se preocupar com as populações indígenas que ali viviam, o que ocasionou diversos conflitos entre êles, levando à morte muitos nativos que já habitavam a região.

Um texto a mais

O texto a seguir aborda a atuação do govêrno estadunidense no que concerne à política de distribuição de terras, entre elas, os territórios indígenas, para o empreendimento do Homestead Act.

reticências

No subperíodo compreendido entre 1776 e 1812 a política de terras foi muito bem definida. O Estado federal reticências decidiu transferir o domínio público das terras para o domínio privado através do mercado, vendendo-as em leilão público. Essa orientação de política exigiu do Estado a definição prévia do domínio público, sua extensão e status. Tratou-se, portanto, de definir antes de tudo os direitos de propriedade das terras do Estado. A razão é mais ou menos óbvia: para disponibilizar terras, o Estado precisava, antes, identificar quais eram as suas terras, sob o risco de vender o que não lhe pertencia.

Nesse sentido, o govêrno central, ao longo do período, tomou várias medidas. Primeiro foram negociadas as terras indígenas, [...]. A maioria foi comprada dos [indígenas] por preços que variavam de um centavo a um dólar o acre. Segundo Gueites (1989), por volta de 1820 cêrca de 191 978 000 acres tinham sido comprados deles.

Depois dos [indígenas], eram confirmados direitos de propriedade de doações feitas por governos anteriores a agentes privados, bem como aqueles dos colonos situados em áreas recém-adquiridas que não tinham título de propriedade (de 400 a 640 acres). Em seguida, reticências as terras eram divulgadas para a venda em leilões públicos e vendidas ao preço mais alto. reticências

REZENDE, Gervásio Castro de; GUEDES, Sebastião Neto Ribeiro. Formação histórica dos direitos de propriedade da terra no Brasil e nos Estados Unidos e sua relação com as políticas agrícolas atualmente adotadas nesses dois países. Instituto de Economia Agrícola. página 6. Disponível em: https://oeds.link/kCs6FP. Acesso em: 21 junho 2022.

A questão 2 trabalha a relação entre a Lei da Propriedade Rural e as comunidades indígenas, possibilitando aos alunos identificar e explicar a intervenção do ser humano na sociedade, desenvolvendo, dessa fórma, aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 3.

A divisão entre o Norte e o Sul

O govêrno estadunidense considerava a política de expansão territorial e as guerras de conquista como elementos unificadores dos diversos estados do Norte e do Sul.

No entanto, com o fim das guerras de conquista nos territórios mexicanos em 1845, o govêrno propôs a chamada Cláusula , que estabelecia o fim da escravidão em todo o território anexado do México. Apesar de essa cláusula, apresentada pêlo político Deivid , não ter sido aprovada pêlo Congresso, a proposta acabou provocando uma tensão entre os estados do Norte, que apoiavam a medida, e os do Sul, que ameaçavam se separar dos outros estados caso a escravidão fosse abolida.

Com a eleição de um novo presidente estadunidense, em 1860, as hostilidades entre os estados do Norte e os do Sul tornaram-se declaradas. O presidente eleito, Êibrarram Lincon (18091865), era favorável ao trabalho livre nas novas terras, como as do Oeste e os territórios anexados, mas defendia a manutenção da escravidão nos estados em que êsse regime já existia.

Apesar de tentar conciliar os diferentes interêssis, essa postura de Lincon não era bem vista pelos fazendeiros escravocratas do Sul, que pretendiam manter o regime de escravidão no país.

Assim, ainda em 1860, os estados do Sul, incluindo Carolina do Sul, Alabama, Flórida, Mississípi, Geórgia e Texas, formaram os Estados Confederados da América, declarando-se separados dos outros estados que formavam a União e elegendo seu próprio presidente, jéferson dêivis (18081889).

Na segunda metade do século dezenove, a mão de obra escravizada era predominante nas plantations dos estados do Sul dos Estados Unidos.

Litogravura. Em primeiro plano, um cavalo puxando uma carroça com diversos sacos. Ao lado, um homem de terno e uma mulher usando vestido. À direita, uma mulher, um homem e um menino negro. Eles estão segurando olhando para a plantação. Ao fundo, plantação de algodão com diversas pessoas trabalhando e algumas construções com chaminés.
Plantação de algodão no Mississípi, de uólquer. Litogravura, 1884.
Respostas e comentários

Explique aos alunos que, na época da colonização, havia grandes diferenças entre as colônias do Norte e as do Sul, e, ao longo do século dezenove, as divergências entre as regiões se intensificaram: o Norte tornou-se mais urbanizado, populoso e industrializado, enquanto o Sul se manteve escravista, com a produção econômica voltada para as exportações, além de ter grande número de representantes políticos no govêrno.

Um texto a mais

No século dezenove, a questão da escravidão e do regime de trabalho a ser adotado no contexto estadunidense passou a ser um tema polêmico, que dividia opiniões, principalmente entre as populações dos estados do Norte e do Sul. Quanto ao tema, leia o texto a seguir.

reticências Em primeiro lugar, a realidade norte-americana caracterizou- se, no século dezenove, por uma transformação do sistema capitalista, de predominantemente comercial e rural para industrial e urbano, transformação essa que foi mais acelerada no Norte e que apenas após a Guerra Civil atingiu o Sul. Em segundo lugar, a fartura de terras no Oeste possibilitou por algum tempo a expansão simultânea dos dois sistemas, a despeito da oposição entre êles. Um defendia o sistema de plantation e a sociedade escravocrata que o fundamentava e procurava estender-se através do cinturão de solo fértil no sul do país. reticências

Os sentimentos sulistas se manifestaram pêla defesa do sistema escravista. Na opinião do famoso estadista Djón C. , a escravidão era fundamental para a manutenção das instituições livres. achava que o conflito entre capital e trabalho que ameaçava as nações prósperas e civilizadas estava ausente no Sul. Lá cada plantation formava uma pequena comunidade, cujo patrão representava os interêssis do capital e do trabalho. E as comunidades, reunidas, formavam o Estado, onde o trabalho e o capital estavam representados em pé de igualdade e em perfeita harmonia. O Sul, segundo , prestava assim um importante serviço dentro da União pêlo seu papel moderador e conservador, que lhe permitia impedir que áreas menos privilegiadas entrassem em conflito umas com as outras. reticências

NARO, Nancy Priscilla S. A formação dos Estados Unidos. oitava ediçãoSão Paulo: Atual, 1994. página 26, 29. (Discutindo a História).

A Guerra Civil Americana

Em abril de 1861, os soldados dos Estados Confederados invadiram o forte Sumter, na Carolina do Sul, em um conflito armado que expulsou os soldados da União do local. êsse episódio deu início à Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão (18611865).

A maioria das batalhas ocorreu nos territórios dos estados do Sul, destruindo plantações, linhas de comunicação e outras construções, prejudicando as fôrças confederadas, que passaram também a enfrentar problemas como a falta de alimentos e de armas. Além disso, parte do exército formado por pessoas escravizadas começou a desertarglossário e a aliar-se às fôrças do Norte, principalmente após o presidente Êibrarram Linkón declarar a abolição da escravidão nos estados da União, em 1863.

Durante as batalhas, mais de 600 mil pessoas morreram de ambos os lados, causando grandes prejuízos em todo o território. A guerra terminou com a vitória da União, em 1865, e ficou marcada como um dos conflitos mais violentos da história dos Estados Unidos.

Representação de batalha entre o exército dos Estados Confederados e o exército da União, durante a Guerra de Secessão.

Litogravura. À esquerda, soldados com fardas cinza. Alguns estão caídos no chão e outros com as mãos erguidas. À direita, diversos soldados negros com farda azul apontando armas na direção dos soldados de farda cinza e segurando uma bandeira dos Estados Unidos. Ao fundo, embarcações em um corpo de água
54ª Infantaria Voluntária de massachússetis, uma infantaria afro-americana do Exército da União, atacando Fort Wagner em 18 de julho de 1863, de curs e Allison. Litogravura, 1890.

Com o fim da guerra, os estados do Norte saíram fortalecidos, difundindo assim o modêlo de desenvolvimento econômico baseado no setor industrial e no trabalho livre e assalariado.

Parte da população de ex-escravizados, liberta após a abolição em 1863, migrou para os estados do Norte em busca de trabalho e de melhores condições de vida. No entanto, a maioria dos afrodescendentes continuou enfrentando o preconceito e a segregação racial na sociedade estadunidense, principalmente com a formação de grupos racistas, como o , fundado em 1866.

Respostas e comentários
  • O assunto desta página possibilita trabalhar aspectos da Competência específica de História 4. Para isso, incentive os alunos a compreender as diferenças de perspectivas e posicionamentos políticos, sociais e culturais das sociedades do Norte e do Sul na América do Norte, assim como as consequências dessas divergências, o que ocasionou, por exemplo, a Guerra de Secessão.
  • Promova uma conversa com os alunos a respeito da cultura de paz e do combate ao racismo. Comente que a formação de grupos racistas, como a (ká ká ká), foi, e ainda é, causa de grande sofrimento para os afrodescendentes, e reforça o racismo e a segregação social. Solicite-lhes que conversem e proponham ações e atitudes, no dia a dia escolar, com o objetivo de combater atitudes que trazem sofrimento aos colegas, como o racismo e o bullying. Depois, divida a turma em grupos e peça-lhes que pesquisem sôbre os temas: racismo, bullying e saúde mental. Solicite-lhes que escrevam um parágrafo sôbre a importância do combate ao racismo e ao bullying para a saúde mental. Nesse momento, é essencial incentivar o repúdio a qualquer fórma de preconceito. Essa atividade exercita a empatia, o diálogo e a resolução de conflitos, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, desenvolvendo a Competência geral 9.

Um longo caminho de resistência

Os primeiros africanos escravizados chegaram oficialmente aos Estados Unidos em 1619. Somente em 1863 obteriam a sua libertação, que foi, inclusive, uma das motivações da Guerra de Secessão. Nesse período, os Estados Unidos tinham uma população de cêrca de 8 milhões de brancos e 4 milhões de negros.

Embora, em 1863, tenha ocorrido um Ato de Emancipação dos escravizados, essa medida não resultou em liberdade imediata. Os escravizados precisaram aguardar até 1865 para que o Congresso proibisse definitivamente a escravidão, incluindo essa lei na Constituição estadunidense. Tiveram de aguardar ainda até 1870 para ter o direito de cidadania, podendo votar e ser votados. Contudo, em alguns estados do Sul dos Estados Unidos, essas leis eram desrespeitadas, impedindo os ex-escravizados de exercer seus direitos.

Resistência cultural

Os africanos e afrodescendentes escravizados nos Estados Unidos, tal como em outros países da América, resistiram à violência, à desumanização e à tentativa de extinção de sua cultura, mesmo com a forte repressão dos colonos.

Foi nesse contexto que nasceu o gênero musical chamado spirituals (ou negro spiritual) a partir do século dezoito, que cruzava as escalas e rítmicas africanas com a harmonia das canções dos colonos. Consistindo em uma fórma de canto em côro e no uso de palmas como percussão, os spirituals possuem melodias de extrema beleza, carregadas de tristeza e dor. Em seus versos são utilizados trechos da Bíblia que remetem à dura vida da escravidão e à busca de alívio do sofrimento. Para muitos estudiosos, os spirituals são considerados canções de protesto disfarçadas.

O grupo , formado por homens e mulheres da escola de , no tênessi, contribuíram para popularizar o gênero spirituals.

Fotografia em tons de sépia. À esquerda, um homem negro usando fraque. Ele está sentado em uma cadeira. Ao lado, três mulheres usando vestido. Duas mulheres negras estão sentadas e uma está de pé. Centralizado, dois homens negros usando fraques. Eles estão de pé com uma das mãos no peito. À direita, três mulheres negras usando vestido, duas estão sentadas e uma está de pé. Seguido, um homem negro usando fraque. Ele está sentado em uma cadeira.
Grupo de cantores de spirituals Jubilee Singers, no tênessi, Estados Unidos, em 1875.
Respostas e comentários
  • O assunto relativo à resistência cultural dos povos escravizados permite aos alunos valorizar as manifestações culturais como fórmas de resistências dêsses povos, trabalhando, assim, aspectos da Competência geral 3.
  • O conteúdo do boxe, sôbre a resistência das pessoas escravizadas e o processo de abolição nos Estados Unidos, trabalha também a habilidade ê éfe zero oito agá ih dois sete.
  • Em relação à letra da música “Go down Moses”, apresentada neste boxe, é possível estabelecer uma comparação entre a vida das pessoas escravizadas, que eram maltratadas por seus senhores e feitores, e a relação com os hebreus escravizados no Egito e oprimidos pelos faraós. A ideia de Moisés “descer” até o Egito vem da geografia e do posicionamento das terras de Israel em relação às terras do rio Nilo.

Leia a letra e a tradução de Go down Moses, spiritual que trata de uma passagem do Antigo Testamento, mas que contém uma mensagem de resistência, incentivando a fuga dos escravizados de seus opressores.

When Israel was in Egypt’s land

– Let my people go!

Oppressed so hard they could not stand

– Let my people go!

Go down Moses

Way down in Egypt’s land

Tell ole Pharaoh to

Let my people go.

Thus saith the Lord, bold Moses said,

Let my people go!


Quando Israel estava no Egito

– Deixe meu povo partir!

Tão oprimido que não suportava

– Deixe meu povo partir!

Desce, Moisés

O caminho da terra do Egito

Diga ao velho faraó que

Deixe meu povo partir!

Assim disse o Senhor, e o destemido Moisés disse,

Deixe meu povo partir!

, Réui . Go down, Moses”. Intérprete: Marian Anderson. RCA Victor, 1937. (Tradução nossa).

Resistência na atualidade

A resistência dos afrodescendentes estadunidenses continuou ao longo dos séculos. Na década de 1960, surgiram vários grupos afrodescendentes que lutaram pelos direitos civis dos negros, junto a líderes como e Mártin Lúter Quing, ambos assassinados em 1965 e 1968, respectivamente.

Em 2013, surgiu um novo movimento de resistência afrodescendente, o Black Lives Matter (do inglês, Vidas Negras Importam), quando a ativista Alizia Garza postou nas redes sociais a frase “Vidas Negras Importam”, expressando sua indignação contra a absolvição de um segurança que matou um adolescente negro no estado da Flórida. Com o auxílio de várias pessoas, ela espalhou a hashtag nas redes sociais, que se tornou um símbolo de defesa da vida de negros. De acôrdo com estudiosos, o Black Lives Matter é o mais importante movimento de direitos civis estadunidense desde a década de 1960 e tem se disseminado por vários lugares do mundo, reunindo pessoas de diferentes etnias e origens sociais na luta por justiça e igualdade.

Respostas e comentários
  • O trabalho com a Competência geral 9 pode ser desenvolvido na abordagem do conteúdo da resistência negra estadunidense na atualidade, levando os alunos a compreender a necessidade de se posicionar firmemente na luta contra preconceitos e discriminação racial.
  • Comente com os alunos que, embora os Estados Unidos tenham abolido a escravidão 25 anos antes do Brasil, há algumas semelhanças entre os procedimentos dos dois países. Em ambos, houve uma exclusão deliberada das populações afrodescendentes da sociedade. Nos Estados Unidos do século dezenove, a situação de perseguição aos afrodescendentes ganhou elementos ainda mais cruéis, por exemplo, as leis de segregação racial e a constituição de grupos de paramilitares defensores da supremacia racial branca contra os negros, como a ká ká ká. Em 1882, a existência da ká ká ká foi considerada inconstitucional pêla Suprema côrte dos Estados Unidos, ou seja, contrária à Constituição, ilegal. No entanto, essa organização racista ressurgiu ao longo do século vinte, e existe até hoje.
  • Ao desenvolver o assunto sôbre a luta dos afrodescendentes por direitos e contra a discriminação nos Estados Unidos, trabalhe o tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos. Para isso, ressalte aos alunos a importância de movimentos para combater injustiças sociais, racismos e preconceitos arraigados, como foram os movimentos liderados por e Mártin Lúter Quíngui, entre as décadas de 1950 e 1960, e do movimento mais atual, chamado blék láivês Mérer. Reforce que o alcance dessas manifestações é de extrema importância, pois sensibiliza e mobiliza autoridades dos países a tomar providências para a inclusão de minorias étnicas, como a dos afrodescendentes, que foram historicamente marginalizadas ao longo da história da sociedade ocidental.

O imperialismo estadunidense

Com o desenvolvimento industrial alcançado no século dezenove, após o fim da Guerra de Secessão, os Estados Unidos emergiram como uma grande potência econômica na América, dando continuidade à sua política de expansão no continente.

A Doutrina Monroe

Visando a expansão econômica e o fortalecimento da sua influência na América Latina, os estadunidenses iniciaram, no século vinte, uma política de intervenção baseada na chamada Doutrina Monroe.

Elaborada em 1823 pêlo presidente dos Estados Unidos na época, Djeimes Mônrou (17581831), a Doutrina Monroe tinha como lema “a América para os americanos” e começou a ser difundida no contexto da onda conservadora que dominou a Europa após o Congresso de Viena (18141815), que teve como princípio a redefinição das antigas fronteiras territoriais dos países europeus e a restauração das monarquias absolutistas com o fim do Império Napoleônico.

Os Estados Unidos temiam que as potências europeias tentassem recolonizar o continente, ameaçando seus ideais republicanos. Por isso, êles não se envolveram nas questões políticas ou econômicas dos europeus, mas, por outro lado, em nome da paz e da liberdade, os Estados Unidos estabeleceram para si o papel de “guardiões” do Novo Mundo, sob o lema do Destino Manifesto.

A charge mostra o Tio Sam (que representa os Estados Unidos) dominando territórios no continente americano. Em uma das mãos, êle segura um porrete com a inscrição Mônrou , do inglês, Doutrina Monroe.

Charge em preto e branco. Um homem, usando cartola, calça listrada e casaco, está em pé sobre a silhueta do continente americano. Um pé está sobre a América do Norte e o outro sobre a América do Sul. Ele está segurando com uma das mãos um porrete com o texto: 	MONROE DOCTRINE.
Tio Sam com um Grande Porrete, de luí . Charge, século dezenove.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 3.

Qual é a relação da Doutrina Monroe com o Destino Manifesto?

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta: Baseados na ideia de predestinação, do desígnio divino do povo estadunidense à missão civilizatória sôbre os povos considerados “atrasados” ou “bárbaros”, do Destino Manifesto, os políticos estadunidenses expandiram sua influência sôbre os outros países das Américas por meio da Doutrina Monroe.

  • Estas páginas tratam de influências de eventos externos — como o medo de as potências europeias intervirem e dominarem novamente o continente americano — nas decisões e nas mudanças no território estadunidense, que levaram à implantação da Doutrina Mônrou e da política do Big Stick. São assuntos que permitem trabalhar aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 5.
  • A questão 3 relaciona a predestinação divina do povo estadunidense à Doutrina Mônrou, possibilitando aos alunos a compreensão dessas relações de poder e dêsses mecanismos de transformação e manutenção de estruturas sociais, políticas e econômicas, desenvolvendo, dessa fórma, aspectos da Competência específica de História 1.

A guerra hispano-americana

Retomando os princípios da Doutrina Mônrou ou, ainda, sob a influência do Destino Manifesto, no final do século dezenove, os Estados Unidos iniciaram um processo de intervenção política e econômica nos países da América Latina.

Uma das primeiras intervenções ocorreu em 1898. Os Estados Unidos entraram em guerra contra a Espanha, quando as fôrças espanholas foram acusadas de destruir um navio estadunidense no Pôrto de Havana, capital de Cuba. êsse fato uniu estadunidenses e cubanos contra a Coroa espanhola. O conflito foi decisivo para a conquista da independência de Cuba. O país, no entanto, passou a ser ocupado militarmente pelos estadunidenses, que também anexaram o território de Pôrto Rico, na América Central, cedido pêla Espanha.

O Big Stick

No início do século vinte, a postura intervencionista estadunidense continuou durante o govêrno do presidente Rusevélt (18581919), no qual foi iniciada uma política externa conhecida como Big Stick (traduzido do inglês, “Grande Porrete”).

Embora os Estados Unidos atuassem sob o argumento de proteger os outros paí­ses da América Latina, garantindo a liberdade e a democracia, êles se davam o direito de, a qualquer momento, fazer uso da fôrça militar para atingir seus interêssis na região. Assim, os Estados Unidos garantiram o fornecimento de matérias-primas para suas indústrias e a abertura de novos mercados consumidores para as grandes empresas na América Latina.

Nesse contexto, entre os anos de 1900 e 1920, o govêrno estadunidense atuou militarmente em diversos países da América, como no México, no Haiti, na República Dominicana e na Nicarágua.

Fotografia em preto e branco. Homens usando chapéu, camisa e calça. Eles estão montados em cavalos, caminhando em uma rua. Atrás, casas de madeiras e de palha.
Tropas da marinha estadunidense entrando na cidade de Santo Domingo durante a ocupação da República Dominicana, em 1916.
Respostas e comentários
  • Ao tratar das relações dos Estados Unidos com a América Latina no século dezenove, o conteúdo desta página possibilita trabalhar aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih dois cinco.
  • Comente com os alunos que, em 1880, os franceses iniciaram as obras para a construção de um canal, no istmo do Panamá, que era província da Colômbia, com o objetivo de ligar o oceano Atlântico ao oceano Pacífico. Assim, esperava-se encurtar as viagens marítimas e aumentar a arrecadação com a cobrança de taxas pêla circulação das embarcações. No entanto, as obras foram abandonadas em 1889, por causa de dificuldades econômicas, das chuvas, dos desmoronamentos e de surtos de malária e de febre amarela que causaram a morte de centenas de trabalhadores. Em 1903, os estadunidenses compraram o projeto e os direitos de construção do canal, mas sem a aprovação do govêrno colombiano. Para concretizar o projeto, os Estados Unidos incitaram a mobilização de grupos rebeldes na região em que reivindicaram a separação da província do Panamá em relação à Colômbia, além de oferecer ajuda militar em troca da autorização para o reinício das obras e do direito de administração do canal. A independência do Panamá foi conquistada ainda em 1903, e a construção do canal foi concluída em 1914. Porém, foi somente em 1999 que o canal do Panamá passou a ser administrado pelos panamenhos.

Investigando fontes históricas

Os selos que contam história

Você já enviou alguma carta pêlo correio? Hoje em dia, êsse costume é bem menos praticado que no passado, mas, por muitos anos, o serviço de correio representou uma das fórmas mais eficientes de comunicação a distância.

A princípio, quem pagava pêla entrega de cartas era o destinatário. No entanto, como havia a possibilidade de essa pessoa recusar a correspondência, as empresas ficavam sem receber pêla entrega.

Para resolver êsse problema e fazer com que o remetente já enviasse a carta com o serviço pago, foram criados os selos postais. Cada sêlo valia determinada quantia em dinheiro e sua presença na carta indicava que o serviço de entrega já estava pago.

Nos Estados Unidos, os selos postais começaram a circular na década de 1840. Veja a seguir uma correspondência enviada com sêlo, no século dezenove.

Carta. No canto inferior direito, anotação em caneta com letra cursiva: 1862. Sobreposto à letra 'A'. À esquerda, carimbo verde em formato circular. Sobreposto à letra 'B'. No canto superior direito, retângulo verde com a ilustração do busto de um homem. Sobreposto à letra 'C'. Abaixo, anotação em caneta com letra cursiva com o texto: NEW YORK.
Correspondência de 1862, enviada com sêlo postal.

A. êsse documento histórico encontra-se datado de 1862, como é possível ler no canto inferior direito.

B. O carimbo com a inscrição “The Central Overland California & Pike’s Peak Express Company” faz referência a um serviço de postagem estadunidense da época. As cartas eram transportadas por cavaleiros e entregues de um extremo a outro do país.

C. O sêlo postal está colado no canto superior direito da correspondência.

D. É possível identificar em letras manuscritas, no canto inferior direito, a indicação do local do destinatário: “New York”.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender de que maneira surgiram os selos postais.
  • Perceber as funções de um sêlo postal.
  • Analisar um sêlo postal, identificando a representação de um evento histórico contido nele.

  • Os recursos apresentados nesta seção possibilitam trabalhar aspectos da Competência específica de História 3, pois, por meio de sua análise, os alunos podem elaborar questionamentos, argumentos e interpretações, identificando elementos do contexto histórico a que se referem.
  • Ao iniciar o trabalho com esta seção, proponha uma conversa com os alunos a respeito do envio e do recebimento de cartas pêlo correio. Peça-lhes que comentem com os colegas se já enviaram ou receberam alguma correspondência ou carta pêlo correio. Comente que, atualmente, a maioria das correspondências que recebemos em casa costuma ser boletos de serviços residenciais, como internet, luz, água etcétera Conte que, há algumas décadas, as principais maneiras de se comunicar com as pessoas que estavam distantes era por meio de telefone fixo ou cartas, e que as cartas eram muito comuns para a comunicação entre amigos, por exemplo, pois as ligações podiam ter custos elevados. Se for possível, leve para a aula alguma correspondência com sêlo para mostrar aos alunos.

Agora, acompanhe a análise de um sêlo.

Selo. Na parte superior, o texto: U. S POST OFFICE. Sobreposto à letra 'A'. Centralizado, fotografia do busto de um homem com cabelos claros, usando terno. Sobreposto à letra 'B'. Na parte inferior, o texto: TEM CENTENS. Sobreposto à letra 'C'.

A. A inscrição “U. S. Post Office”, do inglês, “Agência dos Correios dos Estados Unidos”, remete a uma instituição oficial do govêrno.

B. A figura histórica homenageada nesse sêlo é djêordji uóshinton (17321799), o primeiro presidente dos Estados Unidos.

C. Os selos postais apresentam uma indicação do valor monetário do serviço de entrega. Nesse caso, foi “ten cents”, do inglês, “dez centavos” de dólar na época.

Os selos postais são emitidos até os dias de hoje. As imagens impressas costumam estar relacionadas à história dos países, retratando símbolos nacionais, personalidades e datas comemorativas. Assim, os selos postais difundem certa visão sôbre os acontecimentos, incentivando a construção de uma memória coletiva. Por isso, analisar os selos postais de um país nos auxilia a compreender sua história.

Analise o sêlo postal a seguir e responda às questões.

Selo. À esquerda, texto: CIVIL WAR CENTENNIAL 1864-1964. Sobreposto à letra 'A'. Ao lado, o texto: THE WILDERNESS. Sobreposto à letra 'B'. Abaixo, ilustração da silhueta de soldados sobre um canhão e o numeral 5. Sobreposto à letra 'C'. Na parte inferior, o texto: UNITED STATES POSTAGE. Sobreposto à letra 'D'.
sêlo estadunidense de 1964.

A. Centenário da Guerra Civil 18641964.

B. Batalha de uíldernês.

C. Valor do sêlo: cinco centavos de dólar.

D. Serviço Postal dos Estados Unidos.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Você já utilizou algum serviço que necessitasse de selos postais? Em caso afirmativo, descreva como foi essa experiência.

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Com que objetivo os selos foram inventados? Que elementos da imagem anterior nos auxiliam a perceber isso?

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Qual é o acontecimento histórico que o sêlo está homenageando? Como você chegou a essa conclusão?

Ícone ‘Atividade oral’.

4. Você concorda que os selos postais podem ser utilizados para construir uma memória coletiva e ser analisados como documentos históricos? Explique sua resposta utilizando o sêlo anterior como exemplo.

Respostas e comentários

Questões 1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

Ao trabalhar com as questões de 1 a 4, verifique se os alunos compreenderam o objetivo da criação dos selos postais, a ampla utilização deles pêla população e como foram utilizados para divulgação de ideias pêlo govêrno. Essas questões possibilitam aos alunos elaborar hipóteses e argumentos em relação a documentos, como os selos, desenvolvendo, assim, aspectos da Competência específica de História 3.

Respostas

1. Resposta pessoal. Caso os alunos ainda não tenham utilizado nenhum tipo de serviço postal, pergunte-lhes se conhecem alguém que já fez isso ou que tem o hábito de colecionar selos.

2. Os selos foram criados com o objetivo de comprovar que o serviço de entrega da correspondência já havia sido pago pêlo remetente. Os elementos da imagem que nos auxiliam a perceber isso são: a indicação de valor monetário (5 centavos de dólar) e a inscrição mostrando que o sêlo é proveniente de uma instituição oficial do govêrno.

3. O sêlo refere-se à Guerra Civil, ou de Secessão, ocorrida nos Estados Unidos entre 1861 e 1865. Foi possível identificar essa informação por meio das inscrições contidas no documento e pêlo ano indicado (1864).

4. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos citem na resposta que os selos postais, por serem de baixo custo, costumavam atingir o grande público. dêsse modo, êles eram utilizados pêlo govêrno como fórma de divulgar determinada visão sôbre a história de um país, buscando a construção de uma memória coletiva. Na resposta, êles poderão citar a difusão do sêlo do centenário da Batalha de uíldernês, que representava uma fórma de homenagear êsse evento e relembrar a importância dêsse fato histórico para a população. Essa batalha, ocorrida em 1864, no estado da Virgínia, foi uma das mais violentas da Guerra Civil, vitimando quase 30 mil pessoas.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Explique a relação do Destino Manifesto com a expansão territorial para o Oeste nos Estados Unidos.
  2. Como a Lei da Propriedade Rural interferiu na vida dos povos indígenas que habitavam o território dos Estados Unidos?
  3. Quais foram as principais razões para a eclosão da Guerra de Secessão?
  4. Explique a ideologia relacionada ao lema “A América para os americanos”.
  5. O que foi o Homestead Act? Como influenciou a vida dos indígenas?
  6. Explique o que foi a Cláusula e seu impacto na organização política estadunidense.
  7. Qual foi o impacto da Doutrina Mônrou na independência de Cuba?
  8. O que era a política do Big Stick?

Aprofundando os conhecimentos

9. Em 1870, foi apresentada nos Estados Unidos a 15ª emenda à Constituição, que estabelecia o voto universal masculino, independentemente da etnia. Porém, na prática, as pessoas de ascendência africana continuaram enfrentando a discriminação racial após a abolição da escravidão no país. Leia o texto a seguir, que trata dessa questão, e faça as atividades.

reticências

De acôrdo com a Constituição, o ex-escravo assumia a cidadania civil e política em pé de igualdade com o branco. Embora as emendas à Constituição fossem dirigidas a todos os americanos, os [direitos] adquiridos pelos negros foram, na prática, tacitamente ignorados em diversos estados sulistas. Predominava, entre a maioria branca, o sentimento de que “ser livre” não queria dizer “ser cidadão” reticências.

Em nível local, surgiram grandes obstáculos para a realização, por parte do negro, de uma plena cidadania. reticências Associações paramilitares de brancos, como a , fundada em 1866, defendiam a supremacia do branco e reprimiam com violência qualquer esfôrço dos negros para exercer seus direitos.

reticências

Respostas e comentários

1. Resposta: O Destino Manifesto difundia a ideia de que o povo estadunidense possuía, por desígnio divino, a missão de civilizar os povos considerados “atrasados”, “bárbaros” ou “selvagens”. Com isso, motivou-se o avanço sôbre os territórios indígenas situados no Oeste do país.

2. Resposta: A Lei da Propriedade Rural considerava todas as terras do Oeste como propriedades do govêrno e ignorava, portanto, a presença de diversos povos indígenas que já as ocupavam há muito tempo. Dessa maneira, geraram-se diversos conflitos entre nativos e colonos, fato que contribuiu para o extermínio em larga escala dos nativos, além da perda frequente de terras indígenas.

3. Resposta: Além das diferenças regionais entre as colônias do Norte e do Sul, a questão da abolição da escravidão no território anexado do México (pêla chamada Cláusula ) gerou ainda mais tensões entre as populações dessas regiões. Além disso, com a eleição de Êibrarram Lincon, que era antiescravista, em 1860, as hostilidades aumentaram, desencadeando um conflito armado.

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. Resposta nas orientações ao professor.

7. Resposta nas orientações ao professor.

8. Resposta: O Big Stick foi uma política diplomática intervencionista dos Estados Unidos que funcionava com o pretexto da garantia de liberdade e de democracia na América Latina, mesmo que para isso houvesse a necessidade de uso da fôrça militar. Com isso, os Estados Unidos passaram a praticar o Imperialismo em diversos países latino-americanos a partir do início do século vinte.

As atividades destas páginas possibilitam trabalhar as habilidades ê éfe zero oito agá ih dois cinco e ê éfe zero oito agá ih dois sete. Ao propor que os alunos discorram sôbre o Destino Manifesto, a Lei da Propriedade Rural, o Homestead Act e a cláusula , as atividades 1, 2, 5 e 6, respectivamente, favorecem a abordagem da habilidade ê éfe zero oito agá ih dois sete. A habilidade ê éfe zero oito agá ih dois cinco pode ser trabalhada por meio das atividades 4, 7 e 8, pois propiciam que os alunos discorram sôbre aspectos das relações entre os Estados Unidos e a América Latina no século dezenove.

Respostas

4. êsse lema estava relacionado à Doutrina Mônrou, elaborada pêlo presidente estadunidense James Monrow, em 1823. Essa doutrina era baseada em uma política protecionista dos Estados Unidos sôbre seus interêssis nas Américas.

5. Lei promulgada em 1862, que garantiu a posse de terras no Oeste dos Estados Unidos da América a quem as ocupasse e as tornasse produtivas em um período de cinco anos, desde que o ocupante preenchesse alguns requisitos previstos em lei. Essa lei considerava todas as terras do Oeste pertencentes ao govêrno, ignorando a presença de diversos povos indígenas que habitavam o território. A ocupação dessas terras por colonos era constantemente alvo da resistência, fato que contribuiu para o extermínio de diversas nações indígenas.

6. Foi uma lei proposta pêlo deputado Deivid , em 1846, que previa o fim da escravidão em todo o território anexado do México, e dividiu a opinião entre os estados do Norte (favoráveis à abolição) e os do Sul (contrários). dêsse momento em diante, a temática abolicionista assumiu importante papel nas disputas políticas estadunidenses.

7. pêla doutrina, os Estados Unidos intervieram na política da América Latina. Aliando-se à Cuba, os Estados Unidos entraram em um combate contra a Coroa Espanhola, do qual saíram vitoriosos, e Cuba conquistou sua independência. No entanto, Cuba passou a ser ocupada militarmente por estadunidenses.

Era comum também, no Sul, a segregação dos transportes públicos, das escolas públicas, dos hospitais, dos restaurantes e dos lugares públicos de lazer. pêla lei sôbre os direitos civis, de 1875, foi garantido o acesso dos negros aos lugares públicos, mas, oito anos depois, essa lei foi invalidada e a causa a favor da igualdade do negro foi abandonada. reticências

NARO, Nancy Priscilla S. A formação dos Estados Unidos. oitava edição São Paulo: Atual, 1994. página 4142. (Discutindo a História).

  1. De acôrdo com o texto, após as emendas da Constituição dos Estados Unidos, os direitos dos ex-escravizados foram respeitados? Explique.
  2. Como era o acesso dos ex-escravizados aos espaços públicos e privados no Sul dos Estados Unidos após a abolição?
  3. Em sua opinião, como o racismo impediu que os afrodescendentes exercessem sua plena cidadania após a abolição da escravidão nos Estados Unidos? De que maneira podemos agir para combater o racismo na atualidade? Converse com os colegas.

10. Analise a imagem a seguir e responda às questões em seu caderno.

Cartão anunciando viagens para Califórnia (1850). O texto do cartão diz: “Um novo e magnífico navio para São Francisco, a linha expressa de navios mercantes! Carregando nada além de embarcações de primeira classe e despachando regularmente o maior número [de mercadorias].”

Cartaz. Na parte superior, o texto: A NEW MAGNIFICENT CLIPPER FOR SAN FRANCISCO. Na parte inferior, o texto: CALIFORNIA. Centralizado, ilustração de quatro homens segurando picaretas, pás e caixas ao lado de em uma mina. Um deles está em pé, acenando para uma embarcação a vela.
California , de G.F. énd company Gravura, 10,4 centímetros por 16,6 centímetros, 1850.
  1. Explique o que foi representado na ilustração do cartão.
  2. A qual contexto histórico se refere o cartão de propaganda? Justifique sua resposta.
  3. Quais são os elementos que você destacaria em um cartão com êsse objetivo?
Respostas e comentários

9. a) Resposta nas orientações ao professor.

9. b) Resposta nas orientações ao professor.

9. c) Resposta nas orientações ao professor.

10. a) Resposta: O cartão representa a atividade de mineração nas encostas de rios na Califórnia e a chegada de um navio mercante.

10. b) Resposta: Ao contexto da corrida do ouro, pois mostra mineiros trabalhando em São Francisco, na Califórnia, região onde se iniciou a expansão para o Oeste e a Corrida do Ouro em meados do século dezenove.

10. c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reflitam a respeito dos benefícios para o deslocamento de pessoas para a região da Califórnia.

A atividade 9 propõe que os alunos leiam o texto e respondam às questões argumentando a respeito da 15ª emenda da Constituição dos Estados Unidos, desenvolvendo aspectos da Competência geral 9. A atividade 10 promove a análise da imagem ê a identificação de características do período conhecido como a corrida do ouro, desenvolvendo, assim, aspectos da Competência geral 3.

Respostas

9. a ) De acôrdo com o texto, mesmo com o reconhecimento legal, na prática, os ex-escravizados ainda não usufruíam de sua condição de cidadãos e tinham diversos direitos suprimidos pelos que acreditavam na supremacia branca.

b ) Os ex-escravizados passaram a sofrer com a segregação e eram impedidos de frequentar, de modo igualitário, determinados espaços públicos, e também privados, como restaurantes e escolas, e de utilizar os serviços de transporte e de atendimento à saúde nos hospitais. Espera-se que os alunos reflitam sôbre os problemas causados pêla desigualdade e pêlo preconceito nesses casos, como a má qualidade ou a falta do ensino nas escolas, a falta de atendimento médico para adultos e crianças e a falta de opções de lazer, por exemplo.

c ) Resposta pessoal. Espera-se que, com base no texto, os alunos reflitam sôbre os problemas e as dificuldades enfrentadas até hoje pelos diversos grupos que sofrem com o racismo. Oriente uma discussão quanto às fórmas de combater essas atitudes, seja por meio da educação, seja por meio de políticas afirmativas, de legislações, entre outras.

11. Apesar de toda violência que sofreram, os indígenas influenciaram a cultura dos colonos. O lacrosse, por exemplo, é um esporte de origem indígena, que era praticado antes da chegada dos colonos. Leia o texto e observe as imagens a seguir, que explica como êle é jogado nos dias de hoje.

reticências O lacrosse é um esporte de contato físico que mescla futebol, basquete e hóquei. É disputado entre dois times de dez jogadores reticências num campo de 100 m por 55 m, em quatro tempos de 15 minutos. Os atletas carregam um bastão reticências com uma pequena rede na ponta. Para passar e arremessar a gol, antes é preciso capturar a bola reticências. Só o goleiro pode usar as mãos. O jôgo é essencialmente tático: três integrantes da equipe (a defesa) não podem passar do meio-campo, três jogam apenas da metade do terreno até o gol adversário e os outros três podem se deslocar por todo o campo. reticências

DUARTE, Alec. O país que só o esporte reconhece. Folha Online, 10 junho 2003. Disponível em: https://oeds.link/hgjYR0. Acesso em: 26 maio 2022.

Litogravura. Um homem indígena, usando adorno com plumas na cabeça e na cintura, está de pé segurando um bastão com forma circular na ponta.
Jogador de siôúquis, de djêordji . Litogravura, século dezenove.
Fotografia. Um homem usando capacete, camisa, short, tênis e luva, está segurando com as mãos um bastão com rede. Ele está correndo em um gramado.
Jogador de lacrosse, em , Flórida, Estados Unidos, em 2022.
  1. O lacrosse tem algo em comum com outros jogos populares no Brasil?
  2. Descreva os dois jogadores representados nesta atividade. Quais são as semelhanças e as diferenças entre êles?
  3. Em quais outros aspectos houve um intercâmbio cultural entre o modo de vida indígena e o ocidental nos Estados Unidos? Reúnam-se em grupos e pesquisem sôbre essa questão. Depois, conversem sôbre o que descobriram com os colegas dos outros grupos.
Respostas e comentários

11. a) Resposta nas orientações ao professor.

11. b) Resposta: As semelhanças e as diferenças podem ser apontadas com relação ao uniforme utilizado na atualidade, visando a proteção e a integridade física do atleta, e aos materiais com que são feitos os equipamentos, como o taco e a bola.

11. c) Resposta: Auxilie os alunos a realizar essa pesquisa. Se necessário, indique aspectos culturais como a alimentação, o lazer, o vestuário, a linguagem, entre outros.

A atividade 11 permite trabalhar a Competência geral 1, pois possibilita aos alunos utilizar os conhecimentos historicamente construídos sôbre os povos indígenas da América do Norte para compreender as suas influências presentes no mundo contemporâneo, como o esporte chamado , de origem indígena.

Resposta

11. a ) Espera-se que os alunos comentem as possíveis semelhanças e diferenças entre os demais jogos coletivos mais comuns no Brasil, como o futebol e o basquete, em que há formação de times e a marcação de pontos com a obstrução da defesa adversária.

12. Analise a charge a seguir, produzida por Uilian Álan rógers em 1904, que traz uma representação do presidente estadunidense Rusevélt. Depois, responda às questões em seu caderno.

Charge. Um homem de bigode, usando óculos, camisa azul e short, está descalço segurando uma um porrete e uma corda puxando diversas embarcações sobre um corpo de água em forma circular. No meio do corpo de água, há o texto: CARIBBEAN SEA. Abaixo, o texto: THE BIG STICK IN THE CARIBBEAN SEA.
  1. Que política foi representada na charge?
  2. Crie uma legenda para a charge, descrevendo os elementos representados.

13. Leia o texto a seguir e responda às questões em seu caderno.

Entre 1846 e 1875, uma quantidade bem superior a 9 milhões de pessoas deixou a Europa, e a grande maioria seguiu para os Estados Unidos. reticências

Movimentos populacionais e industrialização andam juntos, pois o desenvolvimento econômico moderno do mundo pede mudanças substanciais entre os povos e, por outro lado, facilita tais movimentos tornando-os tecnicamente baratos e mais simples através de novas e melhores comunicações, assim como, evidentemente, permite ao mundo manter uma população bem maior. reticências

róbisbáum, ériqui djêi A era do capital, 18481875. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. página 271272.

  1. De acôrdo com seus estudos, qual contexto europeu motivou as migrações durante o século dezenove?
  2. Qual contexto estadunidense incentivou a imigração?
Respostas e comentários

Professor, professora: Na atividade 12, a legenda da imagem não foi inserida para não comprometer a realização da atividade. Legenda: O grande porrete no Mar do Caribe, de William Allen Rogers, Charge, 1904.

12. a) Resposta: O Big Stick e o domínio e a interferência estadunidense na região do Caribe.

12. b) Resposta: Os alunos deverão elaborar um breve texto de legenda, que descreva a charge, a data em que foi produzida e seu autor, além de relacionar o tema do Big Stick ao imperialismo estadunidense na América Latina.

13. a) Resposta: As guerras de unificação, as crises econômicas, os altos impostos cobrados nas atividades agrícolas, o crescimento populacional e a alta do desemprêgo.

13. b) Resposta: Os europeus foram atraídos pêla corrida do ouro, e pêlo avanço econômico do país, tanto nas atividades agrícolas quanto na industrialização.

  • A atividade 12 propicia a análise, a interpretação e a descrição da charge. Os alunos devem elaborar questionamentos, hipóteses e argumentos a respeito da imagem, mobilizando, assim, aspectos da Competência específica de História 3.
  • Durante a realização da atividade 13, incentive os alunos a desenvolver a leitura inferencial. Após a leitura do texto, oriente-os a responder aos questionamentos do item a, relacionando o texto aos seus possíveis conhecimentos prévios, e do item b, levando-os a compreender o texto por meio de indícios encontrados.

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

Os nativos sob as lentes do cinema

Você já assistiu a algum filme de Far West (faroeste ou extremo oeste)? Os filmes dêsse gênero começaram a ser produzidos no comêço do século vinte e eram marcados pêlo tema da Marcha para o Oeste.

Os indígenas da América do Norte foram representados em diversos filmes estadunidenses. Dentro do gênero Far West, povos costumam ser representados de maneira estereotipada.

A maior parte dêsses filmes apresenta a imagem dos nativos como selvagens e com comportamentos rudes. Nas narrativas, êles aparecem frequentemente alcoolizados, demonstrando desprêzo pelos hábitos de higiene e pêla vida civilizada, além de serem, geralmente, os bandidos das histórias.

A. Nesse cartaz, que divulga o curta-metragem A Última Luta de Custer, de 1912, dirigido por fréncis fórd, vemos os indígenas representados em posição de ataque e demonstrando violência.

B. Cartaz do filme Sangue Sioux, dirigido por John Waters em 1929, mostra um nativo sequestrando uma personagem enquanto foge do colono, que tenta resgatá-la.

Cartaz. Um painel de cinema com o texto: EM CARTAZ NESTE MÊS... Abaixo e à esquerda, cartaz de filme 'A'. Na parte inferior, o nome do filme: CUSTERS LAST FIGHT. Centralizado, ilustração de homens indígenas usando adornos com penas na cabeça e montados em cavalos segurando armas de fogo. Ao fundo, construção de madeira em chamas. À direita, cartaz de filme 'B'. Na parte superior, o texto: TIM MCCOY SIOUX BLOOD. Abaixo, ilustração em preto e branco. Um homem indígena e uma mulher com cabelos claros, montado em um cavalo. Ao lado, um homem com cabelos claros, montado em um cavalo, está com uma das mãos estendidas na direção do cavalo do indígena.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender, de fórma crítica, as representações produzidas pêla indústria cinematográfica.
  • Relacionar as representações pejorativas dos nativos com a intenção dos colonos de legitimar o massacre dessa população.

  • Estudar as fórmas como os nativos da América do Norte foram representados pêla indústria cinematográfica permite o desenvolvimento de uma reflexão relacionada ao tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos. Ao abordar o assunto, procure explorar as imagens dos cartazes e o fotograma apresentados. Comente que essas imagens constituem fontes históricas da época (início do século vinte), as quais nos permitem verificar a visão dos estadunidenses sôbre a população indígena.
  • Proponha uma conversa, em que os alunos devem comentar se já assistiram a filmes de Far West e, se sim, quais foram. Solicite-lhes que contem para a turma qual é o enrêdo do filme e as impressões que tiveram.

Nesses filmes de Far West, produzidos até a década de 1970, os nativos são os vilões e assumem o papel de inimigos dos estadunidenses, pois estariam supostamente atrapalhando a conquista do Oeste e, consequentemente, a concretização do projeto de nação que estava sendo implantado pelos colonos.

Ao representar os povos nativos dessa fórma pejorativa, a indústria cinematográfica contribuiu para divulgar para a população uma concepção distorcida sôbre a conquista do Oeste, assim como sôbre a história e a cultura dos indígenas. Assim, muitas pessoas foram influenciadas a aceitar e legitimar o massacre e as atrocidades promovidos contra os nativos. Afinal, sob as lentes do cinema, êles apareciam como inimigos da nação.

Foi somente a partir da década de 1970 que a indústria cinematográfica passou a produzir filmes com um olhar mais crítico, e pouco a pouco os indígenas passaram a ser representados de outras maneiras.

O filme Terra Bruta, de Djón fórd, feito em 1961, é um exemplo de representação estereotipada dos povos nativos da América do Norte. Na narrativa, o grupo dos indígenas comanches sequestra pessoas brancas, ligadas aos colonos. Na cena representada, vê-se o momento da negociação, em que os nativos, tidos como sequestradores e oportunistas, recebem mercadorias para realizar um acôrdo.

Cena de filme em preto e branco. À esquerda, um homem indígena usando calça e tecido ao redor da cintura. Ao lado, um homem usando chapéu, camisa e calça. À direita, um homem usando chapéu, camisa e lenço no pescoço está do lado de outro indígena, com adorno de penas na cabeça, que está com o braço esticando apontando o dedo para baixo. Ao redor, vários indígenas montados em cavalos usando adorno com penas na cabeça.
Cena do filme Terra Bruta, de Djón fórd, 1961.

Agora, responda às questões.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Por que os filmes estadunidenses da primeira metade do século vinte representavam os nativos de fórma pejorativa?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Você conseguiu identificar essas representações por meio dos cartazes e do fotograma mostrados na seção? Explique.

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Que ideia filmes estavam tentando legitimar?

Ícone ‘Atividade oral’.

4. Você acredita que a indústria cinematográfica pode influenciar a opinião das pessoas sôbre determinado assunto? Pense em exemplos do seu dia a dia e converse sôbre o tema com os colegas.

Respostas e comentários

Questões 1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

As questões propostas nesta seção permitem trabalhar aspectos da Competência geral 7, já que os alunos podem formular seus argumentos sôbre a maneira pejorativa como os povos indígenas são representados no cinema, e, por meio da desconstrução dessa imagem retratada, construir pontos de vista e ideias que se baseiam na ética e no respeito a povos, valorizando sua cultura e suas particularidades.

Respostas

1. Para que fosse divulgada uma concepção distorcida sôbre a conquista do Oeste à população, assim como sôbre a história e a cultura dos indígenas. Por isso, nessa época, muitas pessoas foram influenciadas a aceitar e a legitimar o massacre e todas as atrocidades cometidas contra os povos indígenas.

2. Nos cartazes e no fotograma, os nativos aparecem de fórma negativa, como inimigos, sequestradores e violentos. Auxilie os alunos a interpretar recursos, mostrando-lhes as personagens, suas vestes e suas ações em cada uma das imagens.

3. Os filmes tentavam legitimar a ideia de que o massacre promovido contra a população indígena na América do Norte teria sido algo positivo, pois teria combatido os “inimigos da nação”.

4. Resposta pessoal. Essa questão permite que os alunos reflitam sôbre o contexto da atualidade, interpretando a indústria cinematográfica como uma instituição formadora de opinião e, muitas vezes, capaz de influenciar o modo de pensar de algumas pessoas. Permita que comentem sôbre filmes da atualidade e como interpretam essas produções.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Criada em 1929 pêlo artista belga , conhecido como Ergê, As aventuras de Tintim narram as histórias de um jovem belga que percorre o mundo na companhia de seu cachorro Milu. Leia o texto de sôbre As aventuras de Tintim no Congo e responda às questões.

reticências Quando Tintim foi ao Congo, em 1931, o país africano ainda era uma colônia belga (a independência veio só em 1960) e os quadrinhos reproduziam a visão eurocentristaglossário da época.

Na 1ª versão do álbum, os congoleses falavam um francês primitivo e eram extremamente submissos. Em um dos trechos, Tintim substitui um professor em uma escola missionária e começa a aula apontando para um mapa da Europa: “Meus queridos amigos, hoje eu vou falar sôbre o seu país: a Bélgica”.

Nas versões posteriores, o mapa foi substituído por um quadro negro, e a lição sôbre a Bélgica por uma de matemática. Quando Ergê frequentava a escola reticências, a suposta condição inferior dos negros ainda era ensinada como ciência pelos livros didáticos. reticências

, . Tintim: o lado obscuro de suas aventuras. Aventuras na História, 1º julho 2019. Disponível em: https://oeds.link/DVP48v. Acesso em: 6 junho 2022.

  1. Qual é o acontecimento histórico abordado no texto? Explique sua resposta.
  2. Por que a autora do texto afirma que “os quadrinhos reproduziam a visão eurocêntrica da época”?
  3. Em sua opinião, a visão eurocêntrica ainda é predominante nas produções culturais da atualidade, como agá quês, livros, séries e filmes? Justifique sua resposta.
  1. sôbre a resistência africana à escravidão nos Estados Unidos, copie a alternativa correta.
    1. O spiritual (ou negro spiritual) é um gênero musical que surgiu no século dezoito, e cruzou as escalas e rítmicas africanas com a harmonia das canções dos colonos.
    2. Em 1863, o Ato de Emancipação dos escravizados libertou todos aqueles que se encontravam em situação de escravidão em todos os Estados Unidos.
    3. No final do século dezenove, surgiram vários grupos afrodescendentes que lutaram pelos direitos civis dos negros, junto a líderes como e Mártin Lúter Quíngui.
Respostas e comentários

1. a) Resposta nas orientações ao professor.

1. b) Resposta nas orientações ao professor.

1. c) Resposta nas orientações ao professor.

2. Resposta: Alternativa a.

1. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos conseguem contextualizar e descrever o processo de colonização belga no Congo, desenvolvendo aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih dois três.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldade, solicite-lhe que retome o tema trabalhado sôbre o Neocolonialismo e a colonização belga, buscando estabelecer relações com o texto apresentado na atividade.

Respostas

1. a ) O texto faz referência à colonização belga, caracterizada como uma das dominações mais cruéis e violentas praticadas pelos europeus na África. Espera-se que os alunos identifiquem que Tintim reconhece os congoleses como pertencentes à Bélgica, e não ao Congo, enfatizando a relação entre a metrópole (Bélgica) e a colônia (Congo).

b ) A visão eurocêntrica consiste na visão de mundo centrada nos valores europeus. Ao dizer que os quadrinhos reproduziam essa visão de mundo, a autora do texto afirma que as agá quês representavam estereótipos muitas vezes racistas e preconceituosos sôbre os povos não europeus. Além disso, os alunos podem relacionar a visão eurocêntrica com a suposta condição de inferioridade dos negros, que era ensinada, de modo equivocado, como ciência, nos livros didáticos que Ergê estudou.

c ) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reflitam sôbre a cultura midiática na atualidade e identifiquem algumas obras produzidas ou protagonizadas por personalidades de diversas etnias. A respeito das agá quês, êles podem identificar (Pantera Negra), Tempestade (membro dos ), máious (Homem-Aranha) e cãn ( Marvel). sôbre os livros, êles podem citar O Pequeno Príncipe Preto e O ódio que você semeia. Para exemplos de filmes, os alunos podem indicar obras como Quem quer ser um milionário?, Aladdin, Quiricú e a Feiticeira, A Princesa e o Sapo, Moana: um mar de aventuras, sôul e Lilo e . Se possível, debata com a turma acêrca da importância de estudar e conhecer outras culturas para respeitar e valorizar a diversidade cultural.

2. Objetivo

Esta atividade tem como objetivo avaliar se os alunos compreenderam e sabem identificar as fórmas de resistência das pessoas escravizadas frente à escravidão nos Estados Unidos, desenvolvendo aspectos da habilidade ê éfe zero oito agá ih dois sete.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldade, leia com êle as alternativas e peça-lhe que comente o que está correto e o que não está em cada uma delas, identificando digressões e generalizações.

3. Leia o texto sôbre a criação do feriado da abolição da escravatura nos Estados Unidos da América, em 2021. Depois, responda às perguntas.

reticências Em junho de 2021, o govêrno dos Estados Unidos da América, após aprovação no respectivo Congresso, reconheceu como feriado nacional o Abolition Day (ou Emancipation Day), mais popularmente chamado de Juneteenth, comemorado no dia 19 de junho. A data faz referência ao momento em que os afro-americanos no estado do Texas foram informados do fim da escravidão, em 19 de junho de 1865, dois anos após a Proclamação da Emancipação reticências. Tendo sido o Texas o primeiro da federação a declarar feriado o Juneteenth em 1980, um número relevante de outros estados fizeram o mesmo desde então. êsse reconhecimento oficial significa um marco nas celebrações à liberdade num representativo país da diáspora africana, colocando uma data afro-americana no rol das mais importantes, e justas, celebrações nacionais. reticências

ZORZI, José Augusto. O 20 de Novembro (1971-2021) e a emergência de uma data afro-brasileira: da Princesa a Zumbi. Aedos, Pôrto Alegre, volume 14, número 31, junho a dezembro 2012. página 112. Disponível em: https://oeds.link/9xWaJa. Acesso em: 3 junho 2022.

  1. Qual é a importância da abolição da escravidão no contexto da Guerra da Secessão?
  2. De acôrdo com o texto, qual é o significado referente ao reconhecimento oficial do Juneteenth?

4. Utilizando os eventos destacados a seguir, escreva um texto explicando de que fórma ocorreu a expansão dos Estados Unidos no século dezenove.

Corrida do ouro • Big Stick • Destino Manifesto Aumento populacional • Homestead Act • Conflitos com indígenas

  1. sôbre o imperialismo estadunidense, copie a alternativa correta.
    1. No contexto da Doutrina Mônrou, os Estados Unidos lutaram contra os portugueses para conquistar a independência de Cuba.
    2. A política do Big Stick foi implementada pêlo presidente estadunidense Êibrarram Lincon para garantir a vitória da União na Guerra de Secessão.
    3. A Doutrina Mônrou tinha como lema “a América para os americanos” e começou a ser difundida no contexto da onda conservadora que dominou a Europa após o Congresso de Viena (18141815).
    4. Com base nos princípios da Doutrina Mônrou, os Estados Unidos iniciaram um processo de intervenção política e econômica nos países da Europa.
Respostas e comentários

3. a) Resposta nas orientações ao professor.

3. b) Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta pessoal. Os alunos devem organizar temporalmente os eventos indicados nos boxes, articulando cada um dos acontecimentos com seus impactos e eventos seguintes, a fim de redigirem uma narrativa histórica.

5. Resposta: Alternativa c.

3. Objetivo

Esta atividade tem como objetivo avaliar se os alunos conseguem contextualizar e relacionar a abolição da escravidão, nos Estados Unidos, com a Guerra de Secessão e os estados confederados, desenvolvendo a habilidade ê éfe zero oito agá ih dois sete.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldade, solicite-lhe que releia o texto da atividade, depois, retome com êle o processo que levou ao fim da escravidão nos Estados Unidos.

Respostas

3. a ) No contexto da Guerra da Secessão, os estados do Sul opunham-se aos do Norte e não reconheciam os poderes presidenciais, uma vez que o presidente se alinhava aos ideais do Norte. A questão escravista era um dos principais temas de disputa entre os dois lados, de fórma que a abolição não foi aceita pelos estados do Sul até sua derrota.

b ) De acôrdo com o texto, o reconhecimento oficial do feriado do Juneteenth significa um marco nas celebrações à liberdade nos Estados Unidos, um representativo país da diáspora africana. Espera-se que êles reconheçam que a declaração do feriado é um reconhecimento da luta dos negros no país, que, ainda no século vinte e um, sofrem opressão e preconceito, a exemplo das mortes de pessoas negras por policiais, constantemente noticiadas nos anos de 2020 e 2021.

4. Objetivo

Esta atividade possibilita avaliar se os alunos conhecem o processo de expansão para o Oeste, ocorrido nos Estados Unidos no século dezenove, contemplando aspectos da Competência específica de História 1.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldade, solicite-lhe que retome cada um dos eventos citados na atividade, descrevendo-o separadamente. Depois, peça-lhe que produza o texto solicitado contemplando eventos.

5. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos conseguem identificar aspectos do imperialismo estadunidense, articulando a habilidade ê éfe zero oito agá ih dois cinco.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade, solicite-lhe que leia as alternativas e reflita sôbre seu conteúdo com base no que foi estudado. Depois oriente-o a refazer a atividade, buscando identificar em cada alternativa as informações corretas e incorretas.

O que eu aprendi?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Copie o quadro a seguir e complete com as principais características de cada um dos períodos da História do Brasil Império.

'Ícone.Modelo.'

Período

Política e economia

Sociedade

Primeiro Reinado

Regências

Segundo Reinado

2. Analise as fontes a seguir e responda às questões.

Fonte 1

Charge representando o domínio da Inglaterra sôbre a África.

Fonte 1. Charge. Um homem, usando farda azul e arma nas costas, está em pé sobre o mapa do continente africano. Um pé está sobre a área sul e, o outro, na área norte do continente. Ele está com os braços abertos, segurando um fio com as mãos.
O Colosso de Rhodes, de éduard . Charge, 1892.

Fonte 2

reticências

Essa repartição do mundo entre um pequeno número de Estados reticências foi a expressão mais espetacular da crescente divisão do planeta entre fortes e fracos, em “avançados” e “atrasados”, que já observamos. Foi também notavelmente nova. Entre 1876 e 1915, cêrca de um quarto da superfície continental do globo foi distribuído ou redistribuído, como colônia, entre meia dúzia de Estados. reticências

róbisbáum, ériqui djêi A era dos impérios. Tradução: Sieni Maria Campos e Yolanda Steidel de Toledo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. página 91.

  1. Identifique as práticas de dominação as quais as fontes se referem.
  2. Explique qual é a crítica representada na charge, relacionando aos acontecimentos históricos a que estão interligados.
  3. O que motivou a concentração de poder mencionada pêlo historiador na fonte 2?
  4. Como ficou distribuído o poder político e econômico no mundo, nesse contexto?
Respostas e comentários

1. Respostas nas orientações ao professor.

2. a) Resposta: Neocolonialismo e Imperialismo.

2. b) Resposta: A charge apresenta uma crítica à presença inglesa em significativa parte do continente, em especial no norte e no sul da África. A conjuntura que permitiu o avanço imperialista inglês foi seu desenvolvimento econômico decorrente da Revolução Industrial.

2. c) Resposta: A corrida imperialista foi motivada pêla industrialização, pois visava à busca por matérias-primas e por espaços consumidores.

2. d) Resposta: A divisão do mundo em celeiros coloniais, o enriquecimento de poucas potências e a escalada da disputa por poder econômico e político entre elas.

1. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos conseguem contextualizar e caracterizar os períodos da História do Brasil Império, dialogando com as habilidades ê éfe zero oito agá ih um cinco e ê éfe zero oito agá ih um seis.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldade, solicite-lhe que leia novamente a questão e retome os capítulos 8, 9 e 10, buscando informações que auxiliem a responder à atividade.

Respostas

Primeiro Reinado – Política e economia: Independência; Constituição de 1824; 4 poderes (legislativo, executivo, judiciário, moderador); Desvalorização da exportação. Sociedade: Revoltas populares e tensões sociais.

Regências – Política e economia: Instabilidade política; Disputas entre govêrno central e províncias. Sociedade: Revoltas regenciais (Farroupilha, Cabanagem, Malês).

Segundo Reinado – Política e economia: Economia cafeeira; Urbanização e modernização (ferrovias); Guerra do Paraguai Legislação abolicionista. Sociedade: Imigração; Alteração de estruturas sociais; Movimento abolicionista; Movimento republicano.

2. Objetivo

Esta atividade possibilita avaliar se os alunos compreenderam os conceitos de Neocolonialismo e Imperialismo, e como a corrida imperialista afetou o mundo e, em especial, a África, dialogando com as habilidades ê éfe zero oito agá ih dois três e ê éfe zero oito agá ih dois quatro.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldade, leia novamente as questões, realize uma análise minuciosa da charge e leia em conjunto o texto. Depois, solicite-lhe que retome êsse conteúdo, em busca das informações necessárias para a resposta.

3. Relacione corretamente os itens A, B, C e D aos itens 1, 2, 3 e 4 a seguir.

A. Colonização francesa

B. Colonização belga

C. Colonização inglesa

D. Colonização portuguesa

1. Maior ênfase de atuação a partir da década de 1870, com exploração da mão de obra local e recursos naturais, somados aos esforços de aculturação.

2. Desapropriação das terras dos nativos para produção agrícola e banimento dos africanos das escolas.

3. Foco na exploração do marfim e da borracha. Ação de extrema violência e crueldade com a população nativa.

4. Dominação impulsionada pêla inauguração do Canal de Suez, e incentivo aos conflitos internos entre as populações locais.

4. Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.

reticências Mas entre oponentes literários à escravidão havia um que, nove anos antes da queda da Bastilha, clamava por uma revolução de escravos com a apaixonada convicção de que era certo que ela viria para libertar a África e os africanos um dia. Era um religioso, o padre Raynal, e êle pregou a sua doutrina revolucionária na História filosófica e política dos estabelecimentos e do comércio dos europeus nas duas Índias. Era um livro famoso em sua época e foi parar nas mãos do escravo mais apto a fazer uso dele: tussãn lôvertíur.

“A liberdade natural é o direito que a natureza proporcionou para todos disporem de si mesmos de acôrdo com a sua própria vontade.” reticências

JAMES, C. L. R. Os jacobinos negros: tussãn lôvertíur e a revolução de São Domingos. Tradução: Afonso Teixeira Filho. São Paulo: Boitempo, 2010. página 38.

  1. As ideias expressas na obra de Raynal correspondem a qual movimento intelectual? Justifique sua resposta.
  2. Como êsse movimento intelectual impactou a Europa?
  3. De acôrdo com o texto e com seus estudos, êsse movimento se restringiu à Europa?
Respostas e comentários

3. Resposta: A – 2; B – 3; C – 4; D – 1.

4. a) Resposta: Iluminismo. O clamar por uma revolução e a defesa da liberdade representam ideais iluministas.

4. b) Resposta: Motivou as revoluções e mudanças nos cenários políticos e sociais.

4. c) Resposta: Não, o iluminismo influenciou a Independência dos Estados Unidos da América, revoltas pêla independência no Brasil e, como demonstra o texto, a revolta escrava e a independência do Haiti.

3. Objetivo

A atividade possibilita avaliar se os alunos conseguem identificar as características da colonização realizada por França, Bélgica, Inglaterra e Portugal na África, desenvolvendo a Competência específica de História 1.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldade, solicite-lhe que retome a leitura de cada item da atividade e leia novamente os conteúdos sôbre as colonizações realizadas por países europeus no continente africano, buscando anotar os conteúdos que auxiliem a responder à questão. Para finalizar, peça-lhe que realize novamente a atividade fazendo a relação entre as colunas.

4. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos sabem conceituar o iluminismo, além de identificar e contextualizar os impactos dêsse movimento na Europa e no mundo, dialogando com as habilidades ê éfe zero oito agá ih zero um e ê éfe zero oito agá ih zero quatro.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldade, solicite-lhe que leia novamente o texto e as questões, e, na sequência, retome a leitura do capítulo, buscando anotar as partes que auxiliem a responder à atividade.

Metodologias ativas

A atividade 4 permite a utilização da metodologia ativa turn and talk. Confira mais orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêstemanual. Para desenvolvê-la, divida a turma em duplas e peça aos alunos que organizem suas ideias sôbre as proposições indicadas. Separe um momento para que os alunos possam debater suas ideias com os colegas de turma, favorecendo a socialização dos conhecimentos. Aproveite para analisar o desenvolvimento da oralidade, da argumentação e do pensamento crítico. Garanta que todos os alunos possam se expressar, fazendo com que os demais respeitem os turnos de fala dos colegas.

Glossário

Desertar
: abandonar, afastar-se do serviço militar sem licença.
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Eurocêntrico
: centralizado na Europa, visão de mundo que interpreta os povos e suas culturas com base em valores ocidentais e europeus.
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