Projeto em ação

Os seres humanos e os outros animais

Bate-papo inicial

  1. Como os seres humanos geralmente costumam se relacionar com os outros animais?
  2. Em sua opinião, os animais têm direitos universais, assim como os seres humanos? Quais seriam direitos e de que fórma êles podem ser respeitados?

Os seres humanos sempre se relacionaram com os outros animais, interação que variou bastante ao longo do tempo. No Brasil, por exemplo, alguns animais foram muito utilizados no processo de colonização do território, enquanto outros foram evitados, considerados um empecilho para várias atividades humanas.

Os proprietários dos engenhos de açúcar tinham como inimigo o chamado “verme negro”, inseto que atacava as raízes da cana. Por outro lado, certos animais foram imprescindíveis, como o boi e a mula. No século dezessete, o gado foi fundamental para o trabalho nos engenhos, servindo como meio de transporte e auxiliando no arado e na movimentação das moendas; além disso, fornecia carne, leite e couro para os habitantes.

No século dezoito, a mula, capaz de suportar grandes quantidades de pêso, tornou-se o meio de transporte mais eficiente e comum no território. Conduzidas pelos tropeiros, as mulas percorriam longas e difíceis trilhas carregando mercadorias e abastecendo vilas e povoados no interior da Colônia.

O texto a seguir aborda a relação das pessoas com os animais no Brasil colonial.

reticências havia os bichos-de-pé, que furavam os dedos dos homens, enquanto os carrapatos e as varejeiras perseguiam o gado. Papagaio falante era bem aceito em casa, mas os periquitos nos terreiros, espantados a toda hora. reticênciasOs urubus, consumidores de carniça, eram bem-vindos, mas não os morcegos, consistindo nos maiores inimigos dos cavalos do senhor da casa-grande. reticências Os bichos, quer os úteis, quer os devastadores, possuíam na vida brasileira do Nordeste da cana — e, podemos dizer, do Sudeste, também — uma importância cultural considerável; êles forneciam um manancial inesgotável de metáforas, por meio das quais as categorias morais — as noções de certo e errado — encontravam uma base concreta e a todos compreensível.

dél , Méri; VENÂNCIO, Renato. Uma história da vida rural no Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. página 99.

Respostas e comentários

Questões a e b. Respostas nas orientações ao professor.

Objetivos

  • Refletir sôbre temas da realidade próxima, buscando problematizar e pensar em soluções.
  • Pesquisar e conhecer veículos de informação que funcionem como ferramenta para a transformação social.
  • Elaborar uma fórma de mobilização social, em prol de determinado problema social, por meio de recursos virtuais.

  • Tempo estimado: 4 semanas.
  • Momentos para começar: unidade 5 (O período Regencial e o Segundo Reinado); unidade 6 (A transição do Império para a República); no início do segundo bimestre.
  • As atividades desta seção promovem uma articulação com o componente curricular de Língua Portuguesa. Durante o andamento do projeto, sempre que julgar conveniente e necessário, convide o professor dêsse componente curricular para desenvolver um trabalho em conjunto.
  • Nas questões do Bate-papo inicial, espera-se levantar hipóteses, explorar o conhecimento prévio e conhecer a opinião dos alunos a respeito do tema tratado.
  • Solicite aos alunos que anotem as respostas para, depois, comparar seus conhecimentos e as opiniões iniciais com o que compreenderam ao final dêsse trabalho.
  • Antes de iniciar o trabalho com os alunos, apresente a êles os objetivos acima e as principais atividades que compõem esta seção: pesquisa, elaboração do roteiro e gravação do vídeo, apresentação da mostra de vídeos e autoavaliação.

Respostas

Bate-papo inicial

a ) Resposta pessoal. Os alunos poderão mencionar o contato mais comum entre seres humanos e animais domésticos, como gatos e cachorros. Há também os animais envolvidos em determinados trabalhos, como cavalos e bois, além dos animais considerados ornamentais, os que são criados para a alimentação humana, entre outros exemplos.

b ) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reflitam sôbre o direito à vida, à liberdade, ao respeito, à proteção, às condições essenciais de reprodução de todos os animais, entre outras possibilidades.


O tema tratado no item b favorece o trabalho com a Competência geral 10 promovendo o desenvolvimento da criatividade. Ao trabalhar com a turma os direitos dos animais, explique a êles que, assim como os seres humanos, os animais são seres conscientes, portanto apresentam sensibilidade quanto à própria dor e demonstram afetividade. Incentive-os a pensar em soluções práticas e criativas para que os direitos universais dos animais sejam de fato respeitados.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Com base no texto e nos conteúdos estudados, como os animais eram classi­ficados pêlas pessoas no período colonial no Brasil?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Qual foi a importância do gado no período colonial? E das mulas? Explique.

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Qual é sua opinião sôbre a visão utilitarista das pessoas em relação aos animais? Você acha que êsse tipo de concepção ainda é comum na atualidade? Em um debate com a turma, exponha seu pensamento crítico sôbre o tema.

Mão na massa

Você já ouviu falar em direitos dos animais? Já parou para pensar sôbre os limites nas relações entre os seres humanos (como espécie animal) e os outros animais? É bastante comum presenciarmos casos de abandono de animais nas ruas e nos bairros da região onde vivemos. Além disso, há divulgações constantes sôbre casos de maus-tratos, contrabando de animais silvestres, entre outros problemas.

Nesta seção, vamos produzir vídeos sôbre os direitos dos animais e as leis de proteção em vigor no Brasil, com o objetivo de perceber as mudanças e as permanências no modo como nos relacionamos com os animais ao longo do tempo.

1º passo – Planejamento

Pesquisa e análise

Com o auxílio do professor, formem grupos de três a quatro alunos e façam uma pesquisa sôbre os seguintes itens:

  1. As leis de proteção aos animais de abrangência federal, estadual ou municipal. Verifiquem quando essas leis foram publicadas e o que elas estabelecem.
  2. A divulgação de casos na mídia sôbre abandono ou outras situações de desrespeito aos animais.
  3. O papel de ônguis ou de outros grupos locais na defesa dos animais. Como grupos atuam? Que ações são desenvolvidas? Quais são as principais dificuldades enfrentadas por êles?

Leiam os documentos oficiais pesquisados, como leis e decretos, e anotem os trechos que julgarem mais interessantes. Depois, escrevam um texto sôbre a situação dos animais que se encontram nas ruas (no bairro de vocês ou em outros locais da cidade), utilizando como base os materiais coletados nas pesquisas.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Os animais eram classificados como “úteis”, “aceitáveis” ou “inimigos” – neste último caso, quando afetavam a saúde humana, assim como a atividade agrícola e a pecuária.

Questão 2. Resposta: Espera-se que os alunos relacionem as informações desta seção com os conteúdos estudados na unidade 1. A criação de gado no Brasil contribuiu para a expansão dos limites do território colonial. Nos engenhos, era utilizado principalmente para a tração. Depois, com o aumento da criação, bois e vacas passaram a fornecer carne e leite, além de couro e outros produtos. Já a mula foi essencial nas atividades tropeiras, sendo o meio de transporte mais comum no território durante muito tempo.

Questão 3. Resposta pessoal. Incentive os alunos a refletir sôbre as relações estabelecidas entre os seres humanos e os outros animais na atualidade. Peça-lhes que citem exemplos de utilitarismo, comparando-os com as relações do passado estudadas até aqui. Aproveite para questioná-los sôbre o tratamento dado aos animais, tanto domésticos como os silvestres, discutindo, por exemplo, temas como abandono e maus-tratos.

Respostas

1. Os animais eram classificados como “úteis”, como “aceitáveis” ou como “inimigos”, quando afetavam a saúde humana, assim como a propriedade agrícola e a pecuária na época

2. Espera-se que os alunos relacionem as informações desta seção com os conteúdos estudados na unidade 1. A criação de gado no Brasil contribuiu para expandir os limites do território colonial. Nos engenhos, o gado era utilizado principalmente para a tração. Depois, ao aumentar a criação, bois e vacas passaram a fornecer leite e carne, além de couro e outros produtos. Já a mula foi essencial nas atividades dos tropeiros, sendo o meio de transporte mais comum no território durante muito tempo.

3. Resposta pessoal. Leve os alunos a refletir sôbre as relações estabelecidas entre os seres humanos e os outros animais na atualidade. Peça-lhes que citem exemplos de utilitarismo, comparando com as relações do passado estudadas até aqui. Aproveite para questioná-los sôbre o tratamento dado aos animais, tanto os domésticos como os silvestres, discutindo, por exemplo, temas como abandono e maus-tratos.

Metodologias ativas

  • A questão 3 possibilita o trabalho com a metodologia ativa Debate, que consiste em explicitar diferentes pontos de vista e desenvolver as habilidades de argumentação. Encontre orientações a êsse respeito no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Para o debate, organize a turma em dois grupos: um a favor da visão utilitarista a respeito dos animais e outro contrário a ela. A visão não utilitarista sôbre os animais pode abordar questões relacionadas ao veganismo. Ao mediar e avaliar os argumentos da turma, garanta que as opiniões contrárias sejam respeitadas e que os argumentos não sejam ofensivos. A atividade deve ser orientada de modo a incentivar o pensamento crítico e a capacidade de posicionar-se diante de temas e situações.
  • Na etapa de Pesquisa de temas para a produção de vídeos, se julgar necessário, peça à turma que faça um levantamento de possíveis problemas da realidade próxima. Para isso, sugira aos alunos algumas questões para reflexão, a respeito de temas como: abandono de animais; maus-tratos, contrabando de animais silvestres, entre outros problemas.

O site do Conselho Federal de Medicina Veterinária (cê éfe êmi vê) permite o acesso a documentos importantes para a causa animal, como livros, cartilhas e legislação.

Página de internet. Na parte superior, a sigla 'CEMV', seguido pela barra de menu. Abaixo, cartaz, com o texto: ESG para médicos-veterinários e zootécnicas é o tema principal da Revista CFMV 90.
Conselho Federal de Medicina Veterinária. Disponível em: https://oeds.link/5CMj7K. Acesso em: 7 abril 2022.

Por meio do site da União Internacional Protetora dos Animais (), é possível ler a história dessa organização, conhecer a fórma de atuação dos envolvidos, ter acesso ao blog da , entre outras informações.

Página de internet. Na parte superior, o nome do site: UIPA - União Internacional Protetora dos Animais. Fundada em 1895. Seguido, barra de menu. Abaixo, cartaz com fotografias de animais: Dois leões, um cachorro, um bezerro, um cavalo e dois pássaros. Sobreposto o texto: Em defesa de todos as formas de vida.
União Internacional Protetora dos Animais. Disponível em: https://oeds.link/P1YFR2. Acesso em: 4 abril 2022.

2º passo – Execução

Organização do material e criação do vídeo

Organizem o material coletado pêlo grupo e montem um roteiro para o vídeo. Antes de iniciar as gravações, verifiquem se a escola possui equipamentos para o registro e a produção de vídeos, como computadores e filmadoras. Uma maneira prática de gravar vídeos é utilizando aparelhos celulares que tenham filmadora. Definam o que será abordado, de que maneira, e o tempo de duração do vídeo. Confiram algumas dicas:

  • procurem conhecer bastante o tema escolhido, pois assim será mais fácil organizar os assuntos trabalhados;
  • procurem abordar os assuntos de fórma clara e objetiva;
  • sejam criativos e busquem chamar a atenção dos espectadores com recursos interessantes;
  • se necessário, utilizem programas de edição de vídeo. Há diversas opções de editores simples e gratuitos, que podem ser baixados da internet.
Respostas e comentários
  • Durante a Execução, oriente os alunos a se reunirem em grupos para organizar a montagem do roteiro e a gravação do vídeo. êles devem selecionar as principais informações coletadas na pesquisa a fim de deixar o vídeo o mais coeso e didático possível. sôbre a escolha das informações a serem priorizadas na gravação, oriente-os a selecionar dados e informações confiáveis de modo a formular e defender ideias que respeitem e promovam a consciência socioambiental e os direitos humanos. êsse exercício favorece o desenvolvimento da Competência geral 5 da Bê êne cê cê.
  • Os sites indicados nesta página – Conselho Federal de Medicina Veterinária (cê éfe êmi vê) e União Internacional Protetora dos Animais () – podem auxiliar os alunos no trabalho de planejamento e execução do roteiro para o vídeo. êles poderão analisá-los como exemplos de iniciativas de mobilização na causa animal, tendo acesso desde documentos como legislação e cartilhas até noções sôbre o funcionamento das organizações protetoras de animais e suas principais lutas.
  • A articulação interdisciplinar com o componente curricular de Língua Portuguesa pode ser feita quando os alunos estiverem elaborando o roteiro e durante a gravação do vídeo. Nessa ocasião, com a ajuda do professor dêsse componente curricular, auxilie-os a compor o roteiro e a gravação do audiovisual em uma linguagem clara, direta e acessível, que atente para a especificidade do público-alvo. Além disso, ajude-os a identificar a maneira como vídeos de divulgação sôbre os direitos dos animais se dirigem ao público, bem como a dinâmica das falas, das côres, da iluminação, ou seja, de modo geral, êles devem verificar a estrutura da abordagem dêsses canais de informação.

Após a finalização do vídeo, verifiquem o local onde os materiais produzidos pelos grupos serão apresentados. Organizem um cronograma para as exibições e convidem as pessoas da escola e os familiares, informando com antecedência a data e o local do evento.

3º passo – Divulgação

Mostra de vídeos

Na data da apresentação, é importante que os grupos fiquem atentos aos detalhes da organização e testem os aparelhos que serão utilizados para exibir os vídeos, para que se assegurem de que não haverá problemas.

A mostra dos vídeos deverá ser realizada conforme o cronograma estabelecido. Procurem observar como os espectadores reagirão aos vídeos, assim como se as informações abordadas em cada um deles foram compreendidas.

Finalizadas as apresentações, promovam uma conversa entre os participantes (membros dos grupos, professores e demais espectadores) sôbre o tema abordado.

Avaliação

Depois da mostra de vídeos e da conversa realizada entre os grupos envolvidos e os espectadores, avalie sua participação individual em cada uma das etapas. Reflita sôbre as principais dificuldades que você teve, assim como as tarefas que mais despertaram seu interêsse. Utilize o roteiro a seguir em sua autoavaliação.

  1. De maneira geral, como você avalia sua participação durante o processo de realização da feira cultural? Considera que poderia melhorar sua participação? Por quê?
  2. Você cumpriu todos os compromissos que assumiu com sua equipe? Acompanhou a produção feita pelos outros grupos e contribuiu com críticas e sugestões?
  3. Participou ativamente da conversa realizada após a mostra? Soube ouvir os demais participantes e dialogar respeitosamente com as pessoas que tinham opiniões diferentes das suas?
  4. Ao realizar essa atividade, você mudou de alguma maneira seu modo de pensar sôbre a relação que estabelecemos com os outros animais?
Respostas e comentários
  • Por fim, na etapa de Divulgação, sugira aos alunos que compartilhem os vídeos com a comunidade escolar e com seus responsáveis, a fim de serem acessados por uma boa quantidade de pessoas. Além da mostra de vídeos exibidos no ambiente escolar, poderá ser feita uma divulgação nas redes sociais dos próprios alunos e dos professores.
  • Para trabalhar noções introdutórias da prática de pesquisa Estudos de recepção, após a mostra de vídeos, verifique a possibilidade de levantar algumas informações sôbre o impacto deles nos espectadores. Para essa atividade, peça aos alunos que desenvolvam um questionário sôbre aspectos que considerem relevantes para compreender a fórma como os vídeos foram recebidos pêlo público. Auxilie-os a desenvolver êsse questionário. A seguir, alguns exemplos que podem ser relevantes.

a ) Qual elemento mais chamou sua atenção nos vídeos apresentados?

b ) Algumas situações apresentadas já foram vivenciadas em seu dia a dia? Se sim, quais são?

c ) Os vídeos ajudaram a compreender a importância dos direitos e da proteção dos animais? O que poderia ser feito para melhorar?

  • êsse questionário pode ser distribuído a todos os espectadores após a mostra de vídeos, de modo impresso ou por meio de formulários virtuais. Depois, promova uma roda de conversa com a turma para apresentar as principais informações coletadas nos relatórios e conversar sôbre elas, dando, assim, um feedback sôbre a recepção dos vídeos pêlo público.
  • O propósito da Avaliação é fazer os próprios alunos analisarem as práticas que desenvolveram. Oriente-os a expor os pontos positivos e os negativos de todo o trabalho, assim como as dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas durante o processo. Incentive-os a pensar em suas opiniões antes e depois das atividades.
  • Em razão da estrutura dessa atividade, os alunos desenvolvem o senso de responsabilidade social ao divulgar os principais aspectos que envolvem a proteção dos direitos dos animais, o que promove o convívio social ético e inclusivo, favorecendo o desenvolvimento da Competência geral 10 da Bê êne cê cê e a promoção da cultura de paz na comunidade escolar e na sociedade.