Atualmente, existem favelas em quase todas as grandes cidades do Brasil. As pessoas que vivem nesses lugares ainda enfrentam muitas dificuldades. Por isso, várias organizações não governamentais, movimentos sociais e os próprios moradores se mobilizam, promovendo diversas ações que visam melhorar as condições de vida nesses locais.

Os projetos sociais desenvolvidos nas favelas, sejam êles promovidos pêlo govêrno, sejam liderados por instituições não governamentais, envolvem diversas atividades no campo da educação, da cultura e do esporte. São realizados cursos profissionalizantes; oficinas de teatro, de música e de dança; práticas esportivas como artes marciais, futebol e ginástica olímpica; entre outros. Essas atividades costumam revelar grandes talentos e formar bons profissionais.

É importante que os próprios moradores participem da organização e do desenvolvimento dêsses projetos, pois êles vivenciam a realidade da favela e conhecem as necessidades da população local.

As pessoas envolvidas na melhoria dêsses lugares exercem um papel transformador, contribuindo para que os moradores tenham condições de vida mais dignas. O projeto comunitário retratado na foto a seguir, por exemplo, foi criado para ajudar mães solo de famílias carentes, por meio da distribuição de cestas básicas e outros itens básicos de uso cotidiano.

Fotografia. Um homem usando camisa com estampa e texto: CUFA. Ele está de pé e de costas. Ao lado, uma mulher com cabelos na altura do ombro, usando camisa preta e calça jeans. Ela está de pé segurando uma prancheta e uma caneta com as mãos. Atrás, uma moradia pequena
Mulher se cadastrando no projeto “Mães da Favela”, promovido pêla Central Única das Favelas (cúfa), em São Paulo, ésse pê, em 2021.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 4.

Atualmente, de que maneira as famílias que habitam moradias precárias têm sua dignidade afetada?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 5.

Em sua opinião, que tipos de iniciativas podem ser adotadas para melhorar as condições de vida de pessoas que vivem em favelas?

Cotidiano e cultura: esperança de tempos melhores

O início do século vinte no Brasil foi marcado por grande entusiasmo, que se refletiu em diferentes setores da sociedade, principalmente nas elites.

Diversas novidades tecnológicas passaram a fazer parte do cotidiano das grandes cidades, como o telefone, o automóvel, o avião, a iluminação elétrica, o rádio, o refrigerador e o fogão a gás. O cinema foi uma das inovações de mais destaque na época, com filmes estrangeiros sendo exibidos à população. Assim, artistas europeus e estadunidenses passaram a influenciar a moda e o comportamento dos espectadores brasileiros.

Fotografia em preto e branco. Vista de uma sala grande com mezanino. Há diversas pessoas sentadas.
Público aguardando o início de um filme no Cine Íris, na cidade do Rio de Janeiro, érre jóta, em 1921.

Novos hábitos

Influenciadas por essas novidades e pêlo entusiasmo que marcou a entrada do novo século, muitas pessoas começaram a buscar diferentes maneiras de viver e de conviver nos grandes centros urbanos.

Alguns costumes e modismos tornaram-se referência para o estilo de vida das pessoas, sobretudo dos membros da elite, que promoviam festas e bailes com novos tipos de música e dança, como o charleston ou o foxtrote.

Homens e mulheres que procuravam seguir as tendências da moda passaram a usar roupas inspiradas nos figurinos usados pêlas estrelas do cinema internacional. Isso influenciou também os côrtes de cabelo e a maneira de se maquiar de muitas mulheres.

Fotografia em preto e branco. Ao centro, uma mulher com cabelos na altura das orelhas e usando um vestido. Ela está sentada em uma cadeira segurando com as mãos uma revista. Ao redor, sete mulheres jovens olhando na direção da revista.
Jovens atrizes folheando a revista O Cruzeiro, em campanha publicitária veiculada na cidade do Rio de Janeiro, érre jóta, na década de 1920.

A luta das mulheres

A luta pelos direitos das mulheres teve seus primeiros avanços no Brasil no final do século dezenove. Nesse período, a atuação da professora Nísia Floresta se destacou. Ela lutou pêla emancipação feminina e foi fundadora da primeira escola para meninas no Brasil, garantindo o direito à educação em uma época em que poucas meninas e mulheres jovens frequentavam o ensino público.

Nas primeiras décadas do século vinte, a luta pêlo direito das mulheres ganhou fôrça. Impulsionada pêlo movimento de grupos sindicalistas, muitas mulheres operárias se articularam para reivindicar melhores condições de trabalho, com licença-maternidade, melhores salários e jornadas de trabalho menores.

Pintura. Destaque no busto de uma mulher com cabelos brancos cacheados na altura do ombro,  usando um chapéu e blusa vermelha com detalhes em dourado e uma camisa branca
Retrato de Nísia Floresta feito pêlo pintor Baltazar da Câmara. Óleo sôbre tela. Recife, Pernambuco, final do século dezenove.
Fotografia em preto e branco. Duas mulheres com cabelos na altura da orelha, usando vestido. Elas estão sentadas com as mãos sobre uma máquina de tecido. Atrás, um homem usando terno. Ele está de pé.
Tecelãs trabalhando em indústria na cidade de São Paulo, ésse pê, década de 1920.

A imprensa foi um importante meio de divulgação das reivindicações das mulheres e auxiliou na conquista do apôio de políticos e da opinião pública.

Primeira página de jornal. Na parte superior, há o texto em letras grandes: O BRASIL. Abaixo, manchete, fotografias e textos em colunas..
fác símile do jornal O Brasil, de 3 de março de 1925.

A participação política também foi uma pauta importante nas reivindicações femininas do início do século vinte. Em 1922, por exemplo, a bióloga brasileira Bertha Lútis liderou a Federação Brasileira pêlo Progresso Feminino, na cidade do Rio de Janeiro.

Essa e outras associações promoviam campanhas e manifestações pelos direitos das mulheres, como o direito ao voto, buscando apôio de políticos e da opinião pública.

Movimentos modernistas na arte

Na Europa, desde meados do século dezenove, o desenvolvimento tecnológico e as mudanças sociais e culturais influenciaram diversos movimentos artísticos que buscavam romper com os padrões acadêmicos nas artes visuais, na música e na literatura. Surgiram, então, vários movimentos artísticos de vanguardaglossário , como o Cubismo (1907), o Futurismo (1909), o Expressionismo (1910) e o Dadaísmo (1916). Esses movimentos, também conhecidos como movimentos modernistas, buscavam mais originalidade e liberdade de estilo.

No Brasil, o Modernismo surgiu no início do século vinte por meio do contato de artistas brasileiros com movimentos da vanguarda europeia. Esses artistas passaram a defender a ideia de que a arte produzida no Brasil precisava de grande renovação. Por isso, êles ficaram conhecidos como modernistas.

Pintura. Um retrato do busto de uma pessoa de perfil, composta por formas geométricas e cores sobrepostas.
Retrato de Josette Gris, de Ruán Gris. Óleo sóbre tela. 116centímetrospor73centímetros, 1916.

Mas afinal, o que é modernidade?

Uma das possíveis respostas a essa pergunta pode ser a do historiador francês Jác él í Goff. Para êle, modernidade tem a ver com um profundo sentimento de ruptura com o passado.

Portanto, podemos definir o moderno como aquele que busca pêlo rompimento de valores e conceitos tradicionais, vigentes em uma determinada época.

As principais características do Modernismo brasileiro foram:

liberdade de criação;

rompimento com a tradição;

experimentalismo;

valorização de elementos do cotidiano, do comum, do que é banal.

Essa nova perspectiva da arte e da cultura valorizada pelos modernistas estava diretamente ligada à época em que viviam, marcada por grandes transformações políticas, avanços na ciência e tecnologia e outros acontecimentos do início do período republicano.

A pintura modernista no Brasil

Entre as diversas expressões artísticas do movimento modernista brasileiro, como a literatura e a música, a pintura foi um dos destaques. As pinturas modernistas apresentavam características até então pouco exploradas pelos artistas brasileiros. Pinceladas ágeis, côres fortes e mais liberdade de fórmas passaram a ser muito valorizadas pelos pintores modernistas. Observe as pinturas a seguir e procure identificar nelas alguns elementos modernistas.

Pintura. Destacando o busto de um homem usando terno e gravata. A pintura tem tons na cor laranja, vermelho e amarelo.
O homem amarelo, de Anita Malfatti. Óleo sôbre tela, 61centímetrospor51centímetros, 1916.
Pintura. Ao centro, homem negro, com braços e pernas fortes, usando camisa roxa e calça branca, está de pé, segurando com as mãos uma enxada. No fundo, o tronco de uma árvore cortado e plantação.
O lavrador de café, de Candido Portinari. Óleo sôbre tela, 100centímetrospor81centímetros, 1934.

A Semana de 1922

Para divulgar suas ideias, os modernistas promoveram a Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, na cidade de São Paulo. êsse evento teve a participação de diversos intelectuais e artistas, como os pintores Anita Malfatti e Di Cavalcanti; os escritores Mario de Andrade, osváld de Andrade e Manuel Bandeira; e o músico Heitor Villa-Lobos.

As obras de arte e as demais produções apresentadas nesse evento chocaram muitas pessoas, pois os artistas propunham novas ideias e perspectivas sôbre a arte, que eram desconhecidas até então para grande parte do público. Por causa do impacto que ela provocou, a Semana de 1922 é considerada um marco simbólico do movimento modernista brasileiro.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. A Constituição de 1891 garantia o direito de voto a quais cidadãos brasileiros?
  2. Explique o que era a política do café com leite.
  3. Leia novamente as páginas referentes ao tema Cotidiano e cultura: esperança de tempos melhores e produza um texto sôbre as mudanças no cotidiano da população brasileira no início do século vinte. Utilize as palavras a seguir em seu texto.

comportamento • hábitos • inovações • Modernismo • tecnologia

  1. Explique quais foram as ações que caracterizaram as reformas urbanas no Rio de Janeiro, conhecidas como Bota-Abaixo.
  2. Em seu caderno, registre quais foram as conquistas alcançadas pêlas mulheres citadas a seguir, destacando o contexto no qual atuaram.
    1. Nísia Floresta.
    2. Bertha Lútis.

Aprofundando os conhecimentos

6. A capoeira é uma manifestação cultural de origem afro-brasileira que agrega aspectos de dança, música e luta. Em 2014, a capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. No início do século vinte, ela foi proibida e sua prática, perseguida pêlas autoridades do govêrno republicano. Leia a seguir um trecho do Código Penal brasileiro de 1890 que trata das punições aos praticantes da capoeira.

Fotografia. Vista de uma roda de capoeira. À esquerda, uma criança negra com roupas brancas está inclinada lateralmente. Ao lado, outra criança negra com roupas brancas está com uma perna estendida na direção da criança inclinada. Ao fundo, várias pessoas de pé batendo palmas.
Crianças quilombolas praticando capoeira durante Festa de Cultura Afro, realizada no Dia da Consciência Negra, em Araruama, Rio de Janeiro, em 2015.

Dos vadios e capoeiras

reticências Artigo 402. Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal conhecidos pêla denominação capoeiragem; andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumultos ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal:

     Pena: de prisão reticências por dous a seis mezes. reticências

SENADO FEDERAL. Decreto norteº 847, de 11 de outubro de 1890. Secretaria de Informação Legislativa. Disponível em: https://oeds.link/2TgKFL. Acesso em: 15 fevereiro 2022.

  1. De acôrdo com o Código Penal de 1890, como a capoeira é descrita?
  2. O artigo 402 agrupa a capoeira com quais outras atividades?
  3. Atualmente, a capoeira é praticada em vários países, como Estados Unidos, México, Japão, Israel, alguns países da Europa, entre outros. Em sua opinião, por que a capoeira conquistou adeptos em tantos lugares diferentes? Comente com os colegas.

7. Leia o texto a seguir sôbre o processo de urbanização da cidade de São Paulo no início do século vinte.

reticências a urbanização paulistana implicou “embelezamento” da cidade, mas, de maneira simétrica, empreendeu nova expulsão da pobreza e das atividades ligadas ao mundo do trabalho, consideradas incompatíveis com a modernidade. Essa é a época da aprovação de uma série de regulamentações oficiais (as chamadas “posturas”), que previam multas e impostos para atividades que, até então, caracterizavam o dia a dia da cidade: venda de galinhas, vassouras, frutas e legumes etcétera reticências Por um lado, a infraestrutura da cidade foi alterada, com a abertura de novos bairros e ruas elegantes, que revolucionaram o até então pacato cotidiano paulistano. reticências Por outro lado, foram demolidos muitos casebres e favelas, tudo em nome do prolongamento das ruas e da ampliação de largos e praças. reticências

SCHWARCZ, Lilia Moritz. População e sociedade. ín: Chuárquis, Lilia Moritz (coordenação). A abertura para o mundo: 1889-1930. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. página 47. (História do Brasil Nação 1808-2010).

Agora, responda às questões a seguir.

  1. O que eram as “posturas” e o que elas previam?
  2. De acôrdo com o texto, quais foram as consequências dessas medidas para a população mais pobre?

8. A charge a seguir faz referência a uma medida adotada pêlo govêrno provisório e consolidada pêla Constituição de 1891. Analise-a e, depois, responda às questões.

Charge. À esquerda, um homem usando chapéu e farda. Ele está de perfil segurando uma espada com as mãos. À direita, diversos homens usando batinas e chapéus. Eles estão de perfil com as bocas abertas. Um deles está com um dos braços estendidos na direção do homem com a espada. Ao fundo, uma estrutura está ruindo, Nela, há o texto: ESTADO, IGREJA.
Charge de Pereira Neto publicada na Revista Illustrada, na cidade do Rio de Janeiro, érre jóta, em 1890.
  1. O homem que está portando a espada faz referência a qual grupo da sociedade brasileira do final do século dezenove?
  2. Quem são as pessoas representadas do lado direito da imagem ê por que elas estão assustadas? Explique.
  3. Qual é a medida tratada na charge? Como você chegou a essa conclusão?
  4. A medida identificada no item c está presente na Constituição atual do Brasil? Se necessário, faça uma breve pesquisa para responder a essa questão.

9. Leia o texto a seguir sôbre a obra Abaporu, de Tarsila do Amaral.

reticências

“Sua grandeza se deu desde o início, porque naquele contexto êle acabou inspirando o Manifesto Antropófago, escrito por osváld, e o movimento que seria decorrente dêsse texto, a Antropofagia”, afirma Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta e responsável pelos direitos da obra da artista, em entrevista à bê bê cê News Brasil.

“Em seguida, o quadro acabou virando símbolo de tudo o que o modernismo queria dizer. A antropofagia, no sentido de absorver a cultura europeia, dominante na época, e transformá-la em algo nacional, tudo isso foi sintetizado com Abaporu.”

“Um quadro com essa história foi ganhando importância e fama. E tudo colaborou para êle se tornar o quadro mais importante da arte brasileira”, diz Tarsilinha.

reticências

VEIGA, Edison. Abaporu: a história do quadro mais valioso da arte brasileira. bê bê cê News, 3 abril 2019. Disponível em: https://oeds.link/rjM4fP. Acesso em: 12 fevereiro 2022.

Agora, pesquise a obra Abaporu, de Tarsila do Amaral e, em seu caderno, explique o que significa o movimento da Antropofagia e como essa obra o representa.

Glossário

Vanguarda
: que está à frente do seu tempo, que é considerado novo, avançado.
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