Além das motivações sociais, como a pobreza e a dominação dos coronéis, a Guerra do Contestado foi marcada pêlo messianismo (leia o boxe). lógo, o movimento foi considerado pêlo govêrno contrário à República, por rejeitar os valores do novo regime instaurado no país.

Assim, em 1912 teve início o conflito, com o combate entre os revoltosos e as tropas do govêrno no município catarinense de Irani, onde o monge José Maria foi morto. A partir de então, os sertanejos tiveram outros líderes, mas sempre mantiveram a esperança do retôrno do monge e de seu “exército encantado”, como era por êles considerado.

O conflito se estendeu até 1916, após muita resistência e luta dos sertanejos. Assim como em Canudos, os seguidores do monge foram acusados de “fanáticos”, e o governo utilizou cêrca de 8 mil soldados, além dos vaqueanos, que eram civis contratados por fazendeiros da região, para conter o movimento.

Em 1916, os últimos sertanejos do Contestado foram derrotados pêlas tropas do govêrno, e os redutos sertanejos, ou “cidades santas”, como eram chamados, foram totalmente destruídos.

Fotografia em preto e branco. No primeiro plano, um grupo de homens e crianças, usando chapéu, camisa, casaco e calça, estão sentados no chão. Ao fundo, mulheres usando vestido e homens usando chapéu e terno. Eles estão de pé em meio a vegetação.
Na foto, um grupo de sertanejos aprisionados em Canoinhas, atual estado de Santa Catarina, em 1916.

O messianismo

As comunidades de Canudos e do Contestado foram fundadas por princípios messiânicos. A religiosidade, principalmente o catolicismo popular, exerceu um papel muito importante nessas comunidades.

Os movimentos messiânicos são marcados pêla crença em um salvador, alguém enviado pêlo divino, com a expectativa de que êle instaure uma nova era de felicidade e paz, colocando fim às opressões e injustiças. Tem como característica líderes religiosos carismáticos, geralmente chamados de profetas, monges ou conselheiros.

Mulheres do Contestado

As mulheres tiveram uma atuação muito importante na Guerra do Contestado. Elas preparavam alimentos para todos, cuidavam de crianças, feridos e doentes, além de muitas delas se destacarem nos combates armados ou desempenhando papéis de liderança.

Entre essas mulheres, havia as chamadas virgens, escolhidas entre as que eram consideradas puras e piedosas, não significando, necessariamente, que não haviam tido relações sexuais, pois muitas eram casadas. Elas acompanhavam o monge José Maria e ajudavam nas rezas, nas pregações e no preparo de remédios.

Fotografia em preto e branco. À esquerda, duas mulheres, usando vestidos brancos, estão em pé  com as mãos na frente do corpo. Ao lado, um homem, usando chapéu e túnica escura, está com os braços cruzados. À direita, uma mulher usando vestido.
Monge José Maria e três virgens, em 1912.

Após a morte em combate do monge José Maria, as virgens passaram a exercer papel de videntes, realizando a mediação entre o “mundo encantado”, mítico, e o mundo dos sertanejos. Em momentos de transe ou por meio de sonhos, elas relatavam visões do monge e transmitiam as supostas ordens dele para os sertanejos.

Por causa dêsse poder simbólico, muitas delas tornaram-se líderes nas comunidades, exercendo importante papel na defesa dos interêssis da coletividade e também nos combates contra os ataques militares do govêrno.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Em sua opinião, as mulheres foram importantes nesse conflito? E na atualidade, qual é o papel das mulheres nos movimentos sociais?

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Copie o quadro a seguir no caderno e complete-o com as principais informações sôbre a Revolta da Vacina e a Revolta dos Marinheiros.

Ícone Modelo.

Informações

Revolta da Vacina

Revolta dos Marinheiros

Quando ocorreu

Onde ocorreu

Motivos/causas

Como terminou

  1. Qual foi a fórma de organização adotada pelos trabalhadores urbanos para lutarem por seus direitos, na primeira metade do século vinte? Explique como ela funcionava.
  2. Explique os principais motivos que desencadearam a Guerra do Contestado.

Aprofundando os conhecimentos

4. Durante a pandemia da côvid dezenóve, observou-se, no mundo todo, um movimento de combate à ciência e, em especial, à vacinação. Essa oposição à vacina causada pêlo desconhecimento não é a primeira, como revela o artigo a seguir.

reticências

Mas, do ponto de vista histórico, o movimento de oposição à vacina não é nada novo. Desde o seu surgimento no século 18, opositores da vacina têm se manifestado, às vezes organizando protestos em massa.

reticências

No Brasil, o medo e a desinformação sôbre a imunização, além de questões políticas, foram os combustíveis para a chamada Revolta da Vacina, entre 10 e 16 de novembro de 1904.

reticências

Mas políticos se mostravam contrários à vacinação obrigatória e as pessoas acreditavam, por falta de informação, que a invasão às suas casas se tornaria algo corriqueiro — para vacinar as pessoas, os agentes de saúde tinham autorização para entrar nas casas.

Além disso, assim como nos países europeus, a população não entendia a ciência por trás da vacina: por ser feita a partir do vírus causador da varíola bovina, circulavam boatos de que quem tomasse o imunizante passaria a se parecer com um boi.

reticências

ERMAN, George. Da varíola à côvid dezenóve, a história dos movimentos antivacina pêlo mundo. bê bê cê News, 15 janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/VKw2ni. Acesso em 11 fevereiro 2022.

Agora, responda às questões a seguir.

  1. Quais semelhanças podemos apontar entre os movimentos antivacina dos séculos anteriores e da atualidade?
  2. De que fórma o acesso à informação e à ciência podem contribuir para o combate à desinformação e ao movimento antivacina?

5. Leia o texto a seguir e analise a charge. Depois, responda às questões.

reticências

Antônio Conselheiro há vinte e dois anos, desde 1874, era famoso em todo o interior do Norte e mesmo nas cidades do litoral até onde chegavam entretecidos de exageros e quase lendários, os episódios mais interessantes de sua vida romanesca; dia a dia ampliara o domínio sôbre as gentes sertanejas; vinha de uma peregrinação incomparável, de um quarto de século, por todos os recantos do sertão, onde deixara enormes marcos, demarcando-lhe a passagem reticências.

CUNHA, Euclides da. Os Sertões: campanha de Canudos. 39. edição Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora; Publifolha, 2000. página 190. (Coleção Grandes Nomes do Pensamento Brasileiro).

Na legenda da imagem, lê-se: “A situação real do fanático sebastianista, metido em Canudos, em verdadeiros canudos (livra!) nos sertões da Bahia. É o caso de dizer-lhe: ‘Fia-te na Virgem ou no bom Jesus, ereticências’”.

Charge em preto e branco. Centralizado, um homem com barba e cabelos longos, usando uma túnica, está de pé com as mãos para cima, segurando um cajado com a mão direita. Ao redor vegetação e quatro canhões apontados para ele. Na parte inferior, o texto: Antônio Conselheiro.
Charge de Pereira Neto publicada na Revista Illustrada, representando Antônio Conselheiro, em 1897.
  1. De acôrdo com o que você estudou neste capítulo, por que o autor do texto afirma que Antônio Conselheiro deixou “enormes marcos” no sertão nordestino?
  2. Descreva a charge e relacione-a com o movimento do messianismo.
  3. Explique como o autor da charge ironiza o têrmu “canudos”.

6. Observe a charge a seguir e, depois, responda às questões em seu caderno.

Charge. Representação de uma batalha em uma área urbana. À esquerda, homens usando uniforme e chapéu. Eles estão montados em seringas de vacinas e segurando um estandarte com o texto: VACCINA OBRIGATÓRIA. No centro, um homem, de bigode, vestindo uniforme e chapéu com uma cruz, está segurando um objeto pontiagudo na mão e montado em uma seringa. À direita, diversas pessoas segurando e jogando utensílios domésticos, machados e vassouras em direção dos homens uniformizados. Atrás, uma construção com pessoas nas janelas jogando objetos nos homens uniformizados.
Charge produzida por Leônidas Freire. Revista O Malho, em 1904.
  1. Qual episódio da história brasileira foi representado na charge?
  2. A personagem central da charge é osvaldo Cruz. De que maneira êle foi representado?
  3. Explique qual foi a participação de osvaldo Cruz nesse episódio histórico.
  4. Como as pessoas que eram contrárias à obrigatoriedade da vacinação foram representadas?
  5. Por que as pessoas reagiram dessa maneira à vacinação obrigatória? Converse com os colegas.

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

O racismo no futebol

O futebol surgiu na Inglaterra, no século dezenove, como um desportoglossário praticado por pessoas com grande poder aquisitivo.

No Brasil, o futebol foi introduzido em 1894 por chárlis Miler, um brasileiro que teve seu primeiro contato com êsse esporte quando morou na Inglaterra.

Os primeiros times brasileiros não tinham jogadores negros. Para entendermos o racismo no futebol brasileiro, é preciso compreender que o esporte chegou ao Brasil apenas alguns anos após a abolição da escravidão no país. Leia o texto a seguir.

reticências Durante um bom tempo o Brasil ainda viveu o rançoglossário escravagista, e a relação entre antigos senhores e ex-escravizados continuou pautada nas relações que se estabeleciam no regime de escravidão. A nova situação dos negros, de escravizados para libertos, não foi aceita imediatamente pêla sociedade brasileira.

O fato de serem libertados por fôrça da lei não garantia aos negros os mesmos direitos de fato e todas as oportunidades dadas aos brancos em nosso país, sobretudo, às camadas mais ricas da população. Por isso, além da libertação oficial, instituída por lei, os negros brasileiros após a abolição tiveram que implementar um longo e árduo processo de construção de igualdade e de acesso aos diversos setores sociais reticências

MUNANGA, kabenguelê; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006. página 107. (Coleção Para Entender).

O Bangu, do Rio de Janeiro, e a Ponte Preta, do estado de São Paulo, foram alguns dos primeiros times com jogadores negros.

Fotografia em preto e branco. À esquerda, um homem, usando terno e chapéu, está de pé. Ao lado, homens usando uniforme com listras. Alguns estão de pé e outros sentados. Entre eles, há homens brancos e negros. À direita, um homem de terno segurando uma bandeira.
Time do Bangu, na cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, em 1911.
Ilustração. Duas figurinhas com ilustração do busto de pessoas e troféus.

Casos de racismo na atualidade

Atualmente, há jogadores negros atuando em praticamente todos os times de futebol do Brasil. Porém, apesar de ser considerado crime em nosso país, muitos jogadores afrodescendentes sofrem racismo dentro e fôra de campo.

A grande presença do racismo no futebol e a urgência do combate a êsse problema levou à criação do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, um projeto que procura utilizar o futebol como veículo de conscientização, inclusão social e combate à violência e ao racismo.

Com o apôio de clubes, atletas e da sociedade civil, o Observatório monitora e denuncia casos de discriminação no futebol brasileiro, lançando anualmente o Relatório da Discriminação Racial, que relata casos de racismo, xenofobia e éle gê bê tê fobia no futebol. Além disso, trabalha no desenvolvimento e na divulgação de ações para informar e educar a população, promovendo campanhas de conscientização e reflexão sôbre o racismo e o preconceito racial.

Total de casos de discriminações no futebol (2014 a 2020)

Gráfico. Total de casos de discriminações no futebol (2014 a 2020). O gráfico diferencia Discriminações no Brasil e Discriminações no exterior. Sendo: Racial, mais LGBTFobia, mais Machismo, mais Xenofobia. Os dados são: 2014: Brasil: 20. Exterior: 8. 2015 Brasil: 41. Exterior: 9. 2016 Brasil: 35. Exterior: 5. 2017 Brasil: 69. Exterior: 8. 2018 Brasil: 80. Exterior: 8. 2019 Brasil: 136. Exterior: 18. 2020 Brasil: 68. Exterior: 8..

Fonte de pesquisa: OBSERVATÓRIO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO FUTEBOL. Relatório anual da discriminação racial no futebol: 2020. Pôrto Alegre : Museu da UFRGS, 2021. Disponível em: https://oeds.link/e4hE4Z. Acesso em: 14 março 2022.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Você acha que esses tipos de ações promovidas pêlo Observatório da Discriminação Racial no Futebol são eficazes para combater o racismo? Explique.

Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

2. Em grupo, reflitam sôbre as possibilidades de combater o racismo no futebol brasileiro. Anotem as ideias de vocês em um texto coletivo. Depois, com os demais grupos, promovam um debate em sala de aula sôbre o tema. Após o debate, organizem uma campanha de conscientização na escola.

Ilustração. Duas figurinhas com ilustração do busto de pessoas e troféus.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. sôbre os principais acontecimentos que ocorreram durante a República Oligárquica no Brasil, retome os estudos a respeito dêsse período, a fim de compreender como se configuraram as áreas econômica, política e social. Em uma folha avulsa, responda às seguintes questões.
    1. Qual foi a principal característica da política naquele período?
    2. Quais grupos foram favorecidos?
    3. Quais foram os principais acontecimentos que ocorreram no meio urbano?
    4. Quais foram os principais acontecimentos que ocorreram no meio rural?
  2. Reproduza o quadro a seguir em uma folha de papel avulsa e o preencha com base no que você estudou sôbre as reformas urbanas no Rio de Janeiro, ocorridas no início do século vinte.
Ícone Modelo.
Reformas urbanas no Rio de Janeiro entre 1903 e 1906

Objetivos das obras públicas

Como ficaram conhecidas

Principais alterações feitas na cidade

Impactos sociais da reforma

3. A pintura modernista no Brasil trouxe inovações estéticas e técnicas.

  • Retome as obras modernistas reproduzidas no capítulo 1 desta unidade, dando atenção às suas principais características, como as côres e a fórma de representar figuras humanas.
  • Agora, em uma folha de papel avulsa, faça um desenho ou uma pintura de uma figura humana, baseando-se nas características das obras modernistas que você observou.
  • Combine com o seu professor um espaço para que seu desenho e os de seus colegas sejam expostos para a apreciação da comunidade escolar.
Versão adaptada acessível
  • Retome as obras modernistas reproduzidas no capítulo 1 desta unidade, dando atenção às suas principais características, como as cores e a forma de representar figuras humanas.
  • Agora, represente uma figura humana baseando-se nas características das obras modernistas observadas
  • Combine com o professor um espaço para que seu trabalho e os de seus colegas sejam expostos para serem apreciados pela comunidade escolar.

4. A Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado foram importantes revoltas populares que ocorreram no campo durante a Primeira República. sôbre o assunto, leia o texto a seguir. Depois, responda às questões.

reticências Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem os aplausos unânimes das autoridades internacionais das grandes potências, pêla energia implacável e eficaz de sua política saneadora […]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos (1896-1897) e do Contestado (1912-1915), que, no contexto rural, […] significam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano. reticências

SEVITCHENCO, Nicolau. A Revolta da Vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. São Paulo: Editora Unésp, 2018. página 103.

  1. Por que, na visão do historiador Nicolau SEVITCHENCO, a Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado podem ser comparadas à Revolta da Vacina?
  2. Quais são as principais semelhanças e diferenças entre esses três conflitos? Em uma folha de papel avulsa, escreva um texto comparando esses conflitos.

5. Na passagem do século dezenove para o século vinte, a sociedade brasileira passou por uma série de alterações políticas, urbanas e econômicas. Todas essas mudanças impactaram de fórma diferente a vida social de diversos grupos.

A respeito das mudanças sociais, leia as frases a seguir. Em uma folha de papel avulsa, indique qual alternativa está correta.

  1. O direito ao voto previsto na Constituição de 1891 garantia um modêlo democrático pleno, uma vez que êsse direito se estendia a todos os grupos sociais.
  2. As reformas urbanas realizadas na cidade do Rio de Janeiro tinham como principais preocupações a sanitarização e a garantia de melhor qualidade de vida para as populações pobres.
  3. A modernização da Marinha brasileira foi uma das ações de reparação histórica às populações afrodescendentes, pois lhes garantiam melhores condições de trabalho.
  4. A Greve de 1917 tinha como principal objetivo garantir melhores condições de vida e de trabalho aos operários, que buscavam, entre outros direitos, redução da jornada de trabalho, melhores salários e proibição do trabalho para crianças menores de 14 anos de idade.

Glossário

Desporto
: prática esportiva, de recreação ou lazer.
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Ranço
: sinal, resto, vestígio.
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