Os Planos Quinquenais

Em seu govêrno, istálin aboliu a népi e criou os Planos Quinquenais, que estabeleciam metas para a produção agrícola e industrial em um período de cinco anos.

O primeiro Plano Quinquenal foi implementado em 1929. êle previa uma melhora na produtividade agrícola, bem como uma importação maciça de maquinário e matérias-primas estrangeiras a serem pagas com a exportação de excedentes agrícolas soviéticos. Além disso, a produção no campo passou a ser coletiva e organizada em cooperativas ou fazendas pertencentes ao Estado.

A industrialização também foi uma das prioridades do Estado e cresceu de maneira acelerada. Grandes hidrelétricas e siderúrgicas foram construídas para estimular a produção fabril. No final da década de 1930, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas tinha se tornado um país industrializado, alcançando grande desenvolvimento econômico.

O govêrno autoritário de istálin

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Transcrição do áudio

[Narrador]

A formação da União Soviética e o stalinismo

[Marina]

[tom animado]

Olá! Está começando mais um episódio do podcast “De olho na História”. Eu sou a Marina.

[Rodrigo]

[tom animado]

E eu sou o Rodrigo. Sejam bem-vindos!

[Marina]

[tom animado]

Hoje vamos conversar sobre uma grande potência do século XX.

[Rodrigo]

[tom animado]

Sim, vamos falar sobre a União Soviética e o stalinismo.

[Marina]

[tom explicativo]

A Primeira Guerra Mundial eclodiu em 1914, gerando uma grande crise na Europa.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Naquele momento, a Rússia era uma monarquia rural, liderada pelo czar Nicolau II, e enfrentava uma séria crise econômica.

[Marina]

[tom explicativo]

Havia muita miséria e desigualdade, com uma pequena elite, de um lado, e, de outro, a grande maioria da população, formada por camponeses e operários.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Diante da insatisfação popular, começaram a ocorrer protestos e manifestações contra o czar e o sistema de governo vigente.

[Marina]

[tom explicativo]

A situação se agravou cada vez mais, até que, em 1917, ainda em meio à guerra, a classe trabalhadora tomou o poder. Era a Revolução Socialista, que derrubou Nicolau II.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Isso mesmo. Em outubro de 1917, os bolcheviques, grupo liderado por Vladimir Lenin, assumiram o poder, com o objetivo de instaurar um Estado socialista na Rússia.   

[Marina]

[tom explicativo]

O novo governo promoveu uma série de mudanças sociais e econômicas, visando acabar com a sociedade de classes.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Entre as medidas tomadas, estava o fim das propriedades privadas, a estatização de bancos e indústrias e o confisco de bens da aristocracia e da Igreja.

[Marina]

[tom explicativo]

Mas essas medidas provocaram reações de outro grupo político, os mencheviques, e da aristocracia. Com o apoio de países como Estados Unidos e França, esses opositores formaram um exército e levaram o país a uma guerra civil.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

O conflito terminou em 1920, com a vitória dos bolcheviques. No final de 1922, a Rússia formou uma federação, com regiões do antigo império e territórios anexados ao longo da revolução, e passou a se chamar União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

[Marina]

[tom explicativo]

Lenin morreu no início de 1924. Após uma disputa pela sucessão com Leon Trotsky, Josef Stalin assumiu a liderança da União Soviética.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Stalin liderou a nação de 1924 a 1953. Em seu governo, centralizou o poder em suas mãos e usou a propaganda para criar um forte sentimento nacionalista.

[Marina]

[tom explicativo]

Na economia, uma das principais ações de Stalin foi a criação dos Planos Quinquenais, que definiam metas para a produção agrícola e industrial por um período de cinco anos.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Outra prioridade foi a industrialização, que avançou bem rápido com a construção de grandes hidrelétricas e siderúrgicas.

[Marina]

[tom explicativo]

Mas, ao mesmo tempo em que a economia se desenvolvia, Stalin governava ditatorialmente, com uma política de censura e repressão a seus opositores.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Ele criou os gulags, que eram campos de trabalhos forçados, localizados em regiões muito frias, para onde eram enviados seus inimigos políticos. A condição de vida nos gulags era degradante.

[Marina]

[tom explicativo]

Entre 1932 e 1933, a população soviética enfrentou um período duro de fome, que levou à morte de aproximadamente 5 milhões de pessoas, segundo estimativas.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Esse período ficou conhecido como a Grande Fome. Mas também costuma ser designado pela palavra ucraniana Holodomor, que significa algo como “morrer de fome”.

[Marina]

[tom explicativo]

Na Segunda Guerra Mundial, o exército soviético foi decisivo na vitória dos países aliados contra a Alemanha nazista.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Para Stalin, essa vitória serviu para afirmar sua força internacionalmente e consolidar sua imagem de herói nacional.

[Marina]

[tom explicativo]

A partir de 1945, a União Soviética se tornou uma potência mundial e principal oponente dos Estados Unidos, símbolo do capitalismo.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Nesse período, os soviéticos expandiram ainda mais suas fronteiras no Leste Europeu, anexando várias nações, muitas vezes enfrentando oposição.

[Marina]

[tom explicativo]

Além da Rússia, países que integraram a União Soviética foram: Letônia, Lituânia, Estônia, Belarus, Armênia e Ucrânia.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

E ainda Moldávia, Azerbaijão, Cazaquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão e Tajiquistão.

[Marina]

[tom explicativo]

Stalin morreu em 1953 e foi sucedido por Nikita Kruschev, que iniciou um processo de desestalinização.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

O culto à figura de Stalin foi interrompido, e as medidas de punição aos opositores, revertidas.

[Marina]

[tom explicativo]

A partir da década de 1970, a União Soviética enfrentou uma crise que combinou queda de produção, conflitos internos e externos e aumento da corrupção.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Essa crise levaria à dissolução da União Soviética, em 1991, com a renúncia do então presidente Mikhail Gorbachev.

[Marina]

[tom explicativo]

Bem, este episódio termina aqui. Aproveitem para aprofundar seus estudos sobre a União Soviética e o stalinismo.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Boa, Marina! Até a próxima, pessoal!

[Marina]

[tom explicativo]

Tchau!

[Narrador]

O áudio inserido neste conteúdo é da Incompetech.

O govêrno de istálin representou melhoria na qualidade de vida de uma parcela da população soviética, que passou a ter mais acesso à educação, à saúde, ao emprêgo e à moradia. Porém, de modo geral, os maiores beneficiados pêlo govêrno de Stalin foram oficiais das fôrças armadas, políticos do alto escalão do Estado e diretores de empresas estatais.

êsse govêrno foi marcado pêlo caráter totalitário do seu regime político, que não admitia qualquer tipo de oposição. istálin era um ditador autoritário e, enquanto governou, diversas atrocidades foram cometidas contra seus opositores políticos. Milhões de pessoas foram aprisionadas e levadas para os guláguis, campos de trabalho forçado localizados em regiões muito frias. Nos guláguis, as condições de vida eram degradantes, com alimentação muito precária, ausência de higiene e trabalhos pesados. Os prisioneiros mais fracos, quando não morriam de fome, geralmente eram fuzilados.

Fotografia em preto e branco. No primeiro plano, à direita, um homem usando gorro e casaco. Ao centro, uma pessoa usando lenço na cabeça e calça. Eles estão empurrado um carrinho de mão. Ao fundo, outras pessoas empurrando carrinhos..
Presos políticos realizando trabalhos forçados em um gulágui, na União Soviética, em 1932.

A influência do socialismo na Revolução Mexicana

Na primeira década do século vinte o México era governado por Porfírio Dias, presidente que governou de modo autoritário e, com o argumento de modernizar e urbanizar o país, promoveu diversas reformas que privilegiaram os grandes proprietários rurais e os demais membros das camadas mais ricas da população.

Nas cidades, operários e trabalhadores sofriam com condições precárias de vida e lutavam por seus direitos principalmente por meio de greves. Assim, a partir de 1910, diversos movimentos revolucionários urbanos e rurais se organizaram e passaram a atuar de fórma persistente, fazendo com que o presidente renunciasse em 1911. Os principais líderes populares da Revolução Mexicana foram Emiliano zapáta e Francisco pântcho vila, que lutavam pêla reforma social e pêla distribuição das terras aos camponeses.

A Constituição Mexicana de 1917

Em 1917, foi aprovada no México uma nova Constituição, considerada um marco para a América Latina, pois foi a primeira da região a assegurar os direitos dos trabalhadores.

Entre as medidas aprovadas estavam: a regulamenta­ção da jornada de trabalho de oito horas diárias; a extinção do trabalho servil não remunerado; a paridade salarial entre homens e mulheres; e a redefinição do uso social das terras em favor dos camponeses.

Capa de jornal. Na parte superior, o nome do jornal: Le Petit Journal. Abaixo, ilustração de uma mulher, usando chapéu com aba grande, vestido e poncho. Ela está de pé segurando uma arma com as mãos. Ao lado, um vagão de trem com os trilhos quebrados. Atrás, algumas pessoas segurando com as mãos armas e outras sentadas preparando alimento sobre uma fogueira. Na parte de baixo, há o texto: LES FEMMES MEXICAINES DANS L'ARMÉE RÉVOLUTIONNAIRE.
Capa do jornal francês Le Petit, de 1913, com ilustração representando as mulheres revolucionárias mexicanas, conhecidas como Las Adelitas.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Antes da Revolução de 1917, qual era a situação econômica e social da Rússia?
  2. Quais são as relações entre a Revolução de 1905 e a Revolução de 1917?
  3. Quais eram as principais divergências entre bolcheviques e mencheviques?
  4. O que eram os sovietes?
  5. Quais foram as principais características do govêrno Provisório na Rússia?
  6. Explique o que foi a népi.
  7. Cite as principais características da ditadura stalinista.

Aprofundando os conhecimentos

8. Analise a imagem a seguir e responda às questões.

Capa de revista. Na parte superior, o texto: L’ASINO. E IL POPOLO UTILE FAZIENTE E DASTONATO. Abaixo e à esquerda, ilustração, um homem, usando capacete e farda azul, está sentado em um trono. Sobreposto à letra 'A'. Ao lado, um homem, com bigode branco e comprido, usando farda militar azul, está de pé com a mão direita sobre cabeça e, com a esquerda, segurando uma espada. Sobreposto à letra 'B'. Ao redor, diversas pessoas caídas no chão
Capa da revista italiana L’Asino, publicada em 5 de fevereiro de 1905, que faz referência ao episódio do Domingo Sangrento.
  1. Identifique as personagens indicadas com as letras A e B. Comente o papel delas no contexto da Rússia em 1905 e explique como você chegou a essas conclusões.
  2. Quem são as outras pessoas representadas na imagem?
  3. Em sua opinião, qual era a intenção da revista ao publicar uma capa com essa imagem? Converse com os colegas.

9. Analise os gráficos a seguir e depois responda às questões.

A economia e a produção industrial soviética (décadas de 1920 e 1930)

Gráfico. A economia e a produção industrial soviética (décadas de 1920 e 1930). Gráfico em coluna: Toneladas (milhões) por produto: Carvão: 1927-1928: 35,4 milhões de toneladas. 1932: 64,3 milhões de toneladas. 1937: 128 milhões de toneladas. Petróleo: 1927-1928: 11,7 milhões de toneladas. 1932: 21,4 milhões de toneladas. 1937: 28,4 milhões de toneladas. Aço: 1927-1928: 4 milhões de toneladas. 1932: 5,9 milhões de toneladas. 1937: 17,7 milhões de toneladas. Gráfico em colunas: Eletricidade em Quilowatts (bilhões): 1927-1928: 5 bilhões de Quilowatts. 1932: 13,4 bilhões de Quilowatts. 1937: 36,2 bilhões de Quilowatts. Gráfico em coluna: Renda nacional por Rublos (milhões): 1927-1928: 24,4 milhões de Rublos. 1932: 45,50 milhões de Rublos. 1937: 96,30 milhões de Rublos..

Fonte de pesquisa: REIS FILHO, Daniel Aarão. As revoluções russas e o socialismo soviético. São Paulo: edição da Unésp, 2003. página 93.

  1. No período abordado pêlo gráfico, quem era o governante da União Soviética e como funcionava sua política econômica?
  2. De acôrdo com o gráfico, quais são os efeitos dos planos econômicos desenvolvidos por êsse governante? Exemplifique sua resposta com base nas informações do gráfico.
  3. Compare a renda nacional do final da década de 1920 com a do final da década de 1930. De quanto foi o aumento? Quais as consequências disso para a qualidade de vida da população soviética?

O tema é reticências

Diversidade cultural

“Pinturas proletárias”: a arte a serviço do Estado

Após a Revolução Russa, o regime bolchevique se empenhou em difundir e consolidar as ideias socialistas. Entre 1919 e 1921, a Agência Telegráfica Russa, responsável pêla propaganda política estatal, incentivou diversos artistas a produzir obras informativas relacionadas ao contexto político soviético.

A chamada arte funcional tinha o objetivo de mobilizar e conscientizar os trabalhadores e a população mais pobre e analfabeta sôbre as ideias socialistas, principalmente por meio de imagens de fácil compreensão.

Cartaz. Na parte inferior, texto com elementos do alfabeto russo. No fundo, ilustração de uma mulher usando lenço na cabeça, blusa com botões. Ela está segurando um bastão. Atrás, silhueta de uma fábrica.
Cartaz de 1926 destacando a importância das mulheres no regime socialista. Na inscrição, lê-se: “Mulheres, agora vocês estão livres! Ajudem-nos a construir o socialismo!”.

Os cartazes, também chamados “pinturas proletárias”, foram os principais exemplos de arte funcional soviética. Produzidos em grande quantidade, os cartazes abordavam temas como trabalho, socialismo, serviço militar e nacionalismo.

Cartaz. Três homens usando roupas militares e capa vermelha, estão montados em cavalos. Ao fundo, cidade pegando fogo.
Cartaz soviético produzido em 1919 para propagar os ideais revolucionários bolcheviques. Na inscrição, lê-se: “O sino de nossa revolução está continuamente tocando. Trabalhadores, agricultores, vamos em direção a novas batalhas e novas vitórias. Todos contra a cavalaria branca! O Exército Vermelho vai se expandir!”.
Ilustração. Silhueta de um fábrica.

Os cartazes soviéticos apresentam diversos elementos que podem ser identificados por meio de uma análise crítica. Observe o exemplo a seguir, de 1920.

Cartaz. Em primeiro plano, uma mulher. Sobreposto ao número '1'. Ela está usando vestido vermelho e avental. Sobreposto ao número '2'.  Com a mão esquerda, ela segura um martelo. No chão, há uma foice. Sobreposto ao número '4'.  No segundo plano, à esquerda, edifícios com placas com elementos do alfabeto russo. Sobreposto ao número '3'. Na parte inferior, há texto com elementos do alfabeto russo. Sobreposto ao número '5'.
Mulheres soviéticas, de Nikolay Kupreyanov. Cartaz, 109centímetrospor70,5centímetros, 1920.

 1.  A figura em destaque no cartaz é uma mulher. As mulheres representavam parte importante do proletariado soviético.

 2.  A cor vermelha, que pode ser observada na roupa da mulher, era frequentemente utilizada em cartazes soviéticos, como símbolo do socialismo e da luta popular.

 3.  Sob um céu azul e ensolarado, aparecem edifícios, como uma biblioteca, uma escola para adultos, um clube para trabalhadoras e uma instituição para mães e crianças – todas obras bolcheviques.

 4.  A foice e o martelo são os principais símbolos do socialismo. Esses elementos representam os trabalhadores: o martelo faz referência aos operários; a foice, aos camponeses.

 5.  Na inscrição em destaque, lê-se: “O que a Revolução de Outubro deu à mulher trabalhadora e camponesa”.

As propagandas políticas na atualidade

As propagandas políticas são fórmas de divulgação das ideias de um partido, de um govêrno em exercício ou de um movimento social. Na atualidade, essas propagandas são frequentes na mídia brasileira e se disseminam em diversos tipos de meios de comunicação do nosso cotidiano.

Agora, converse com os colegas sôbre às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Qual foi o papel da propaganda política estatal soviética após a Revolução Russa? Em sua opinião, quais eram os efeitos dessa propaganda na sociedade?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Reflita sôbre as propagandas políticas na atualidade. Quem as produz e quais são os meios utilizados para atingir a população?

Ícone ‘Atividade oral’.

3. O que você acha das propagandas políticas? Você considera que elas são capazes de influenciar na formação de opinião das pessoas? Por quê?

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Retome os conhecimentos sôbre o período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial e, registre definições a respeito de cada conceito a seguir.

  • Industrialização.
  • Imperialismo.
  • Revanchismo.
  • Nacionalismo.

2. Construa um mapa mental estabelecendo as relações entre os conceitos elencados na questão anterior (industrialização, imperialismo, revanchismo e nacionalismo) e o início da Primeira Guerra Mundial.

Para essa construção, considere os países envolvidos no início do conflito e as motivações de cada um.

Versão adaptada acessível

2. Escreva um pequeno texto estabelecendo as relações entre os conceitos elencados na questão anterior (industrialização, imperialismo, revanchismo e nacionalismo) e o início da Primeira Guerra Mundial.

Para elaborar o texto, considere os países envolvidos no início do conflito e as motivações de cada um deles.

3. Leia as frases a seguir a respeito do desenvolvimento da tecnologia durante a Primeira Guerra Mundial e copie a alternativa correta em uma folha de papel avulsa.

  1. A alta eficácia das armas químicas no combate aos inimigos fez com que êsse recurso se popularizasse em outros conflitos bélicos, sendo utilizados abertamente até os dias atuais.
  2. A área dos transportes foi significativamente impactada pêlas necessidades da guerra, sendo êsse período responsável pêla invenção do avião, do submarino e dos tanques.
  3. Os tanques de guerra foram usados pêla primeira vez em 1916, mas deixaram de ser usados com o tempo, por causa da falta de aprimoramento.
  4. Os submarinos foram usados como recurso estratégico na Primeira Guerra Mundial, causando prejuízos econômicos aos países inimigos e fragilizando-os ainda mais.
  5. O desenvolvimento tecnológico vivenciado durante o período de guerra se restringiu a usos bélicos e militares, replicados nos demais grandes conflitos do século vinte.

4. Analise a charge a seguir e depois responda às questões.

Charge em preto e branco. À esquerda, um homem usando farda, está segurando com as mãos uma espada com um cartaz pendurado. À direita, um soldado robusto usando chapéu e farda, está olhando para o cartaz.
Charge de Uilian Álan rógers, publicada no jornal New York Herald em 1918, que apresenta o general francês Ferdinand Foch (à esquerda) mostrando a um soldado alemão (à direita) um papel atravessado por uma espada. Na inscrição do papel, lê-se “têrmus para o povo alemão: devem pagar por todos os danos causados aos civis em terra, no mar ou no ar.”.
  1. Qual momento histórico é representado na charge? Justifique sua resposta.
  2. Com base nos assuntos estudados na unidade, por que o documento representado na charge foi elaborado?
  3. Cite algumas consequências dêsse documento para a Alemanha.
  4. Em sua opinião, a Alemanha foi justamente responsabilizada pêla Guerra? Por quê?

5. Leia o texto a seguir.

reticências

Talvez a mais influente definição de revolução tenha sido a de cál marcs e Friederich ênguels. Cunhada em meados do século dezenove, a ideia de revolução do materialismo histórico influenciou não apenas os estudiosos, mas também os revolucionários, impulsionando diversos movimentos políticos, inclusive a Revolução Russa. márks e ênguels construíram o conceito de revolução pensando na revolução proletária que deveria acontecer, a seu ver, inevitavelmente. Para êles, uma das exigências para a revolução proletária era que antes dela a revolução burguesa fosse feita. Assim, não definiram só a revolução socialista, mas a revolução burguesa. reticências A revolução burguesa abriu espaço para o Capitalismo; este, por sua vez, levaria à revolução socialista, desencadeada por uma nova classe revolucionária, o proletariado agora que a burguesia era a classe dominante. Essa tese influenciou pensadores durante todo o século vinte: de revolucionários como Lenin a sociólogos como Florestan Fernandes.

reticências

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Revolução. ín: Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006. página 363-364.

Com base na leitura anterior e no estudo desta unidade, escreva, em uma folha avulsa, um texto a respeito da Revolução Russa, considerando os seguintes aspectos:

  • o conceito de revolução;
  • o conceito de socialismo;
  • as diferentes fases da Revolução Russa.