A ofensiva aliada

O Japão tinha planos de expansão territorial de seu império na Ásia, que contrariavam os interêssis estadunidenses. Em 1940, com a invasão dos japoneses na Indochina, os Estados Unidos estabeleceram um embargo comercial aos japoneses.

Fotografia em preto e branco. embarcações em meio ao mar. Ao redor, fumaça saindo de algumas embarcações.
Ataque japonês a Pearl Harbor, Estados Unidos, em 1941.

Em resposta a êsse embargo, no dia 7 de dezembro de 1941, o Japão realizou um bombardeio à base naval estadunidense em Pearl Harbor, no Havaí. Diante disso, os Estados Unidos, até então neutros no conflito, declararam guerra ao Japão e, consequentemente, aos países do Eixo. Assim, os Aliados, liderados por Inglaterra e França, ganharam um importante refôrço na guerra.

Em 1942, durante a Batalha de Stalingrado, na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o exército alemão sofreu com a intensidade do inverno na região e com a resistência soviética. Assim, no início de 1943, os alemães se renderam, marcando o início da derrocada nazista.

O Dia D: 6 de junho de 1944

Mapa. O Dia D: 6 de junho de 1944.  Mapa territorial destacado conforme legenda: Lodaçais: Porção de terra localizada na área da Praia de Utha. Praias de areia: extensão litorânea na Baía do Sena. Cabeças de pontes: Trecho na praia de Omaha, Gold, Juno, Sword e Utah. Desembarque de aliados: Estados Unidos: pela Praia de Utah e Omaha. Inglaterra:, pela Praia de Gold e Praia de Sword. Canadá: pela Praia de Juno. No canto superior, à direita, mapa destacando parte da Europa. Ao lado, representação da rosa dos ventos e escala de 13 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ALGARVE, Bruno; GIOVANI, Carlo. O Dia D: A invasão da Normandia. Aventuras na História, São Paulo, Abril, número 6, 2005. página 6-7. (Coleção Grandes Guerras).

O Dia D

No dia 6 de junho de 1944, as fôrças aliadas canadenses, britânicas e estadunidenses realizaram uma operação conhecida como “Dia D”, em que milhares de soldados desembarcaram na região da Normandia, no norte da França, invadindo territórios dominados pelos nazistas. Apesar da resistência dos nazistas, em agosto as tropas aliadas chegaram a Paris, retomando o contrôle da região.

O fim das agressões na Europa

Com o avanço dos Aliados nas diversas frentes de batalha, aos poucos, as fôrças do Eixo foram perdendo territórios e recuando. No início de 1945, a cidade de Berlim foi cercada e recebeu bombardeio intenso. Rítler e seus oficiais mais próximos refugiaram-se em um bunkerglossário .

No dia 30 de abril de 1945, pressionado pêlas derrotas, o líder nazista cometeu suicídio junto a sua companheira, Eva Bráun. No mês seguinte, a Alemanha apresentou sua rendição aos Aliados, encerrando as agressões na Europa. No entanto, o clima de tensão ainda continuava em outras regiões, como nos territórios em tôrno do oceano Pacífico.

Fotografia em preto e branco. Pessoas caminhando em uma rua com edifícios destruídos.
Berlim, Alemanha, após bombardeio dos Aliados, em janeiro de 1945.

Os efeitos da guerra

As batalhas da Segunda Guerra Mundial afetaram diversos países e causaram a morte de milhões de pessoas. Foram 16 milhões de soldados mortos entre os Aliados e 7 milhões entre os países do Eixo. Muitos civis também morreram, cêrca de 36 milhões de pessoas, o que tornou a Segunda Guerra Mundial o maior e mais violento conflito do século vinte.

Fotografia em preto e branco. Vários corpos de pessoas, alguns estão sem vestes e sobrepostos dentro de uma vala.
Vala com cêrca de 60 mil corpos encontrada pelos exércitos Aliados no campo de concentração e extermínio de Bérguem-Bêsin, na Alemanha, após o fim da guerra, em maio de 1945.

O terror atômico

Em meados de 1945, enquanto a guerra já se encaminhava para um desfecho, os Estados Unidos e o Japão ainda disputavam a hegemonia sôbre alguns territórios no Pacífico.

Nessa época, o Japão já estava fragilizado, pois tinha poucos recursos para investir no conflito. No entanto, o govêrno japonês se recusava a anunciar a sua rendição.

Foi nesse contexto que Réui Trúman, o então presidente estadunidense, decidiu encerrar as disputas por meio de um ataque atômico ao Japão, com a justificativa de que as bombas evitariam as inúmeras mortes decorrentes do prolongamento da guerra.

Assim, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas, uma sôbre iroshíma, em 6 de agosto de 1945 e três dias depois, outra sôbre nagazáqui. A destruição nessas cidades japonesas foi imensa e milhares de civis morreram instantaneamente. Outras pessoas, afetadas pêla radioatividade, sofreram as consequências a longo prazo, desenvolvendo diversas doenças.

Após êsse ataque atômico, os japoneses se renderam, assinando o têrmu de rendição em setembro de 1945.

Fotografia em preto e branco. Vista da fumaça de uma explosão em formato de cogumelo.
O “cogumelo” formado após a explosão da bomba atômica sôbre nagazáqui, Japão, em 1945.

Projeto Manhattan

Os Estados Unidos foram o primeiro país a produzir armas nucleares. O desenvolvimento da bomba atômica envolveu diferentes setores em pesquisas e experimentos que ficaram conhecidos como Projeto manrátam, iniciado em 1939.

Fotografia em preto e branco. No primeiro plano, um homem, vestindo casaco, calças e chapéu, está  perto de escombros. Ao fundo, um edifício em ruínas.
Parte da cidade de iroshíma após o ataque com a bomba atômica, em agosto de 1945.

Hibakusha: os sobreviventes das bombas

Além do grande número de mortos, as bombas atômicas lançadas no Japão em 1945 deixaram milhares de feridos, que sofreram por causa de soterramentos, de queimaduras e da contaminação pêla exposição à radiação, entre outras consequências.

As pessoas que sobreviveram ao ataque nuclear no Japão são chamadas de Hibakusha, do japonês, “pessoas afetadas pêla bomba”. Leia a seguir o relato de um sobrevivente.

Kunihiko Bonkohara

reticências

Naquele tempo olhando cidade, tudo queimado. Tem fogo, fumaça subindo, subindo, subindo muito rápido. Aí cheguei em casa, olhei o telhado. reticências Toda casa estava no chão mas não havia pegado fogo. reticências

êsse tempo, bastante gente fugindo assim: braço a frente, rosto queimado, pele vermelha, cabelo queimado, pele deslizando, roupa queimada, em baixo bolha de água. Tudo andando devagar! Aí, todo mundo pede socorro e água. Mas meu pai não deixou dá água. Porque corpo muito quente. Aí, se tomar água morre na hora. Água muito fria, com o choque morre.

reticências

LOULA, André Lopes. A “Associação Hibakusha Brasil pêla paz” e os sobreviventes de Hiroshima e Nagazaki no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em História Social) - Programa de Pós Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. página 93.

Fotografia. Uma mulher asiática, usando camisa e calça, está agachada as margens de um rio, onde há diversas lanternas com texto escrito no idioma japonês. No fundo, ruína de um edifício.
Cerimônia realizada na frente da cúpula de iroshíma relembrando os 70 anos do ataque atômico, Japão, em agosto de 2015.

Depois da guerra

As atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, o uso de novas tecnologias de destruição em massa, a destruição de diversas cidades e a morte de milhões de seres humanos foram fatores que contrariavam a ideia de progresso e o conceito de civilização que a sociedade ocidental pensava ter alcançado naquele momento.

Com o término da guerra vários países estavam em ruínas, e as antigas potências europeias, Inglaterra, França e Alemanha, estavam arrasadas.

Surgem novas potências mundiais

Nesse contexto, os Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas emergiram como novas potências mundiais. Os Estados Unidos, que já detinham considerável poder econômico antes de entrar no conflito, ajudaram diversos países em seu processo de reconstrução. Além disso, os estadunidenses dominavam a tecnologia de fabricação de bombas atômicas, fato que demonstrava seu enorme poder bélico perante os outros países.

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, por sua vez, dominava enorme extensão territorial com diversas riquezas naturais, como o petróleo e o carvão, além de possuir o maior exército do mundo. Pouco tempo depois, os soviéticos também desenvolveram a bomba atômica.

Charge. À esquerda, um homem usando óculos. Ao lado, um homem com bigode, usando uma camisa com o símbolo de uma foice e um martelo se cruzando. Eles estão correndo na direção de uma bola em formato de globo terrestre.
Charge de 1946 que representa um jôgo de futebol disputado pêlo presidente dos Estados Unidos, Réui Trúman, e pêlo líder da União Soviética, Josef istálin.

A ascensão dessas duas potências, no período que ficou conhecido como pós-guerra, alterou a estrutura de poder econômico mundial. Após a Segunda Guerra Mundial, cada uma dessas potências estabeleceu sua área de influência no mundo, dividindo-o em dois blocos, o capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o socialista, liderado pêla União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Em sua opinião, qual é o significado dessa charge?

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais medidas foram adotadas por Rítler, a partir de 1933, para fortalecer o poder da Alemanha?
  2. Explique o que foi a chamada “solução final”, posta em prática pelos nazistas.
  3. Escreva um pequeno texto sôbre os principais efeitos da Segunda Guerra Mundial.
  4. Quais foram as duas principais potências que emergiram após a Segunda Guerra? Explique como isso ocorreu.

Aprofundando os conhecimentos

5. Uma das táticas militares dos nazistas chamava-se blitzkrieg (do alemão, “guerra relâmpago”) e baseava-se no ataque coordenado entre fôrças aéreas e terrestres. Essa tática garantia uma ofensiva rápida e devastadora o suficiente para anular a defesa inimiga e conquistar rapidamente um território. Conheça as principais etapas dessa tática. Depois, faça as atividades a seguir.

1º – Um ataque aéreo destruía os principais pontos de comunicação.

2º – Tanques e blindados avançavam, abrindo caminho até o alvo principal.

3º – Uma infantaria motorizada eliminava possíveis focos de resistência à invasão.

a . Em seu caderno, relacione cada uma das etapas da blitzkrieg à imagem correspondente.

Fotografia em preto e branco 'A'. Carros blindados com soldados enfileirados.
Fotografia em preto e branco 'B'. Veículos militares passando por ruas desertas e destruídas.
Fotografia em preto e branco 'C'. Diversos aviões alinhados no céu.

b . Em sua opinião, quais eram as consequências dessa tática militar para a população civil? Converse com os colegas.

Glossário

Bunker
: abrigo subterrâneo fortificado, utilizado como fórma de proteção em caso de ataques inimigos.
Voltar para o texto