Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Cite duas das principais medidas do segundo govêrno de Vargas.
  2. De que maneiras a industrialização da década de 1950 afetou a vida da população brasileira? Cite exemplos de transformações ocorridas naquele período.
  3. Explique quem eram os candangos e quais eram suas condições de trabalho.
  4. Por que as propostas das Reformas de Base no govêrno de João gulár provocaram temor na elite brasileira?
  5. Quais eram as principais características da Bossa Nova?

Aprofundando os conhecimentos

6. O movimento do Cinema Novo se iniciou por volta de 1960, período de grande efervescência cultural no Brasil. Leia o texto a seguir que trata sôbre êsse movimento.

reticências O Nordeste, ao lado das favelas cariocas, era o tema preferido dêsse tipo de cinema, o que nem sempre agradava o público de classe média, acostumado ao glamour hollywoodiano. Mas a intenção era precisamente chocar não só o público médio brasileiro, mas também a visão dos estrangeiros sôbre o nosso país.

O princípio norteador do movimento era a “estética da fome”, título de um famoso manifesto escrito por Glauber Rocha, em 1965. O manifesto, diagnosticando a situação do cinema brasileiro e latino-americano, diz: “Nem o latino comunica sua verdadeira miséria ao homem civilizado, nem o homem civilizado compreende verdadeiramente a miséria do latino [Por isso somos] contra os exotismos formais que vulgarizam os problemas sociais.” reticências Glauber defendia a ideia de que a “fome” era o nervo da sociedade subdesenvolvida, denunciando um tipo de cinema que ora escondia, ora estilizava a miséria e a fome. Para êle, só o Cinema Novo soube captar essa “fome”, na fórma de imagens sujas, agressivas, toscas, cheias de violência simbólica: “O que fez o Cinema Novo um fenômeno de importância internacional foi justamente o seu alto nível de compromisso com a verdade; foi seu próprio miserabilismo, que, antes escrito pêla literatura de 1930 e agora fotografado pêlo cinema de 1960”. reticências

NAPOLITANO, Marco. 1964: história do regime militar brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015. página 25-26.

  1. Segundo o autor, qual era a intenção do Cinema Novo?
  2. O que Glauber Rocha critica em seu manifesto?
  3. De que maneira o Cinema Novo retratava a fome?
  4. Por que o Cinema Novo alcançou uma importância internacional?

7. Analise o anúncio publicitário a seguir e responda às questões.

Cartaz. Na parte inferior, o texto: NOVO TOQUE DE ELEGÂNCIA NA MODERNA PAISAGEM BRASILEIRA. SIMCA CHAMBORD. Acima, fotografia. À esquerda, um carro vermelho. Ao fundo, edifício com várias colunas semelhantes à triângulos e fachada de vidro. Ao lado, duas mulheres, usando vestido, caminham entre as colunas.

Cartaz publicitário veiculado na revista O Cruzeiro, de 24 de dezembro de 1960.

  1. Qual é o produto que está sendo anunciado? Identifique-o e descreva a imagem.
  2. Discuta com os colegas a expressão “moderna paisagem brasileira”, relacionando-a com o contexto vivido no país durante o govêrno de Juscelino Kubitschek.
  3. De que maneira êsse anúncio pretendia influenciar as pessoas a comprar o produto? Explique sua resposta com base no que você estudou neste capítulo e em elementos da imagem.
  4. Em casa, converse com seus pais e, juntos, reflitam sôbre as estratégias das campanhas publicitárias atuais. Como elas buscam influenciar o público nos dias de hoje?

O tema é reticências

Diversidade cultural e Educação em direitos humanos

O respeito à cultura nordestina

Como vimos nesta unidade, a migração de nordestinos ocorreu em diferentes momentos da história do Brasil. Atualmente, existem nordestinos vivendo em todas as regiões do país. Ao migrar, essas pessoas levam consigo toda a riqueza cultural do Nordeste.

A cultura nordestina é fruto da mistura de tradições indígenas, africanas e europeias. São exemplos das expressões culturais do Nordeste danças folclóricas, artesanatos regionais, ritmos musicais, pratos típicos e diferentes gêneros textuais.

Discriminação contra nordestinos

De diferentes maneiras, a cultura nordestina está presente em todo o Brasil. Mesmo assim, por causa do desconhecimento da história e da cultura do Nordeste ou até mesmo pêla falta de noções básicas de respeito aos direitos humanos, muitas pessoas discriminam os nordestinos.

Leia, a seguir, algumas manchetes de notícias que se referem a êsse assunto.

Procuradoria recebe 85 denúncias por ataques virtuais a nordestinos

Disponível em: https://oeds.link/lMFO4J. Acesso em: 14 mar. 2022.

Miss Brasil sofre preconceito na internet por ser nordestina

Disponível em: https://oeds.link/IbvxWJ. Acesso em: 14 mar. 2022.

“Anonimato” na internet

Muitas pessoas disseminam na internet, diariamente, ameaças, difamações e manifestações de preconceito de todos os tipos contra nordestinos, contra negros, contra homossexuais, de fórma anônima, por acreditar que estão protegidas pêlo anonimato e que os atos que praticam não lhes trarão consequências.

Porém, nos últimos anos, por causa do aumento dêsses tipos de ataques, foram criadas leis específicas para os chamados crimes virtuais. Uma das primeiras punições ocorreu em 2010, em São Paulo, quando uma estudante universitária incitou, por meio de uma rede social, ódio contra nordestinos. Ela foi condenada e teve de prestar serviços comunitários, além de pagar uma multa.

Como denunciar?

O site ceifernéti Brasil é um dos meios pêlo qual é possível fazer denúncias de crimes cometidos na internet e meios digitais.

Todos os dias são recebidas inúmeras denúncias, divididas por temas, por exemplo, racismo, homofobia, maus-tratos contra animais, intolerância religiosa, entre outros. Acesse o site e saiba como funciona: SafernetBrasil. Disponível em: https://oeds.link/kqJmhE. Acesso em: 23 fevereiro 2022.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Em grupo’.

1. Em grupo, façam um levantamento de casos de discriminação sofridos por pessoas de origem nordestina. Pesquisem também quais são as principais instituições que recebem denúncias de violações dos direitos humanos na internet.

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Converse com os colegas sôbre elementos da cultura nordestina que fazem parte do dia a dia dos brasileiros de modo geral. Depois, façam uma votação e escolham um tema para ser apresentado em sala de aula.

Ilustração. Um varal com cordéis pendurados. À esquerda, cordel com duas pessoas dançando com o título: FREVO. À direita, um homem com chapéu e acordeão com o título: LUIZ GONZAGA.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Durante o período ditatorial da Era Vargas, destacou-se uma série de medidas em favor dos trabalhadores, que ficaram conhecidas com Consolidação das Leis Trabalhistas (cê éle tê), de 1943. Em uma folha de papel avulsa, explique as resoluções relacionadas aos itens mencionados a seguir, contrastando-as com a realidade anterior a promulgação dessas leis, e com a realidade atual.
    1. Redução da jornada de trabalho
    2. Férias e dias de descanso
    3. Sindicatos
  2. A partir de 1945, o Brasil retomou a democracia. A respeito dêsse período, em uma folha de papel avulsa, indique o período de govêrno e quais foram os principais destaques dos seguintes mandatos:
  • Eurico Gaspar Dutra
  • Getúlio Vargas
  • Juscelino cubishéqui
  • Jânio Quadros
  • João gulár

3. Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.

A partir de então, incontáveis instituições tiveram que mudar de nome mais do que depressa caso houvesse qualquer alusão ao Eixo. O Esporte Clube Germânia, por exemplo, agremiação de raízes alemãs, passou a se chamar Esporte Clube Pinheiros. O Palestra Itália de Minas Gerais, já bastante tradicional no Brasil, virou Esporte Clube Cruzeiro. E com o Palestra Itália (sediado na capital de São Paulo) não seria diferente.

reticências No dia 14 de setembro de 1942, Ítalo Adami reuniu os dirigentes palestrinos para oficializar o novo nome do clube, que, por sugestão do Sr. Mário Minervino (membro da diretoria palestrina), passou a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras.

A ARRANCADA heroica. Site Oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras. Disponível em: https://oeds.link/ZlMK2O. Acesso em: 19 fevereiro 2022.

  1. Por que as instituições brasileiras, como os clubes de futebol, tiveram que trocar de nome?
  2. Como o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial? A qual grupo o país se aliou?
  3. De que maneira a entrada do Brasil no conflito pode ser vista como uma ação contraditória?

4. Leia o texto a seguir.

No Brasil, desde a década de 1980, o movimento indígena se fortaleceu e é crescente o número de organizações indígenas de atuação local, regional e nacional. Estas organizações passaram a ser protagonistas nos processos de luta pêla conquista e garantia dos direitos dos povos indígenas e na execução de projetos comunitários de geração de renda, gestão territorial, manejo florestal, agroextrativismo, educação, saúde. Atualmente existem mais de mil organizações indígenas, dêsse total, cêrca de 9% são organizações de mulheres.

reticências

Cada qual à sua maneira, local ou regionalmente, as mulheres indígenas têm se organizando coletivamente para lutar pêla demarcação de seus territórios, pêla geração de renda, contra todo tipo de violência, e, fundamentalmente, pêla manutenção dos valores e direitos de seus povos.

ORGANIZAÇÕES de Mulheres Indígenas no Brasil: resistência e protagonismo. Instituto Socioambiental, 5 agosto 2020. Disponível em: https://oeds.link/RzC2vQ. Acesso em: 23 fevereiro 2022.

Agora, responda às questões a seguir.

  1. Qual é a importância dos movimentos indígenas no Brasil?
  2. De acôrdo com o texto, qual é a atuação das mulheres no movimento indígena?
  3. Com base no seu conhecimento sôbre a história dos povos indígenas na Era Vargas e no período tratado no texto, aponte em uma folha de papel avulsa as principais diferenças entre esses períodos.
  1. Leia as afirmações sôbre o intervalo democrático no Brasil entre 1945 até 1964 e copie a resposta correta.
    1. Após retornar à presidência em 1950, Getúlio Vargas não buscou o apôio das classes operárias e nada fez pêla indústria de base, favorecendo apenas os grandes proprietários de terra.
    2. O govêrno de Juscelino cubishéqui foi marcado pêlo Plano de Metas, conhecido pêlo slogan “Cinquenta anos em cinco”, e tinha o objetivo de acelerar o processo de modernização do Brasil.
    3. No govêrno de Jânio Quadros, foram desenvolvidas algumas reformas de base, como o aumento do salário mínimo e a reforma agrária, agradando tanto os setores da elite como o da classe média.
    4. Apoiado por setores da elite e pelos militares, o govêrno de João Goulart foi marcado pêla estabilidade política, o que acelerou o crescimento industrial e econômico do país.