Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais foram os meios utilizados por Marrátma Gândi para lutar pêla independência da Índia? Explique.
  2. Explique os conflitos religiosos que ocorreram após o processo de independência na Índia.
  3. Qual foi a importância do pan-africanismo e do movimento da negritude para os movimentos de independência de países da África?
  4. Escreva um pequeno texto sôbre as principais dificuldades enfrentadas pelos países africanos após conquistarem a independência.

Aprofundando os conhecimentos

5. Analise a fotografia e responda às questões.

Fotografia em preto e branco. Destacando um banco em uma calçada. No cento do banco, o texto: EUROPEANS BLANKES. À direita, um homem negro sentado na ponta do banco.
Foto tirada na cidade de Durban, África do Sul, em 1962. No banco lê-se “europeus brancos”.
  1. Descreva a foto apresentada.
  2. O que estava acontecendo na África do Sul, no contexto em que essa foto foi tirada?
  3. Explique o que foi o Apartháide.
  4. Quem foi Nelson Mandela? Qual é a relação dele com o Apartháide?

6. O texto a seguir aborda a produção cultural africana após o período de independências. Leia-o e responda às questões em seguida.

Em meio a tantas dificuldades, no plano cultural os africanos conseguiram se impor diante das tendências hegemônicas e marcar sua posição nas principais modalidades da criação científica, filosófica e artística do mundo contemporâneo. reticências

Inúmeros intelectuais africanos alcançaram posições de destaque internacional, como criadores, poetas, ensaístas, romancistas e cineastas, com obras cuja preocupação com os destinos da África e dos africanos sempre está em primeiro plano. reticências

Nas criações dêsses artistas e intelectuais, a África recupera a personalidade que o colonialismo lhe retirou. O que se sobressai em suas obras é o constante diálogo entre a tradição e a modernidade que, em vez de aparecerem como fenômenos antagônicos, são apresentados como complementares.

reticências

Seja como for, a vitalidade das criações culturais, a pluralidade das manifestações sociais e a visibilidade do continente no tempo presente atestam o dinamismo e a capacidade de superação dos africanos. Entre calamidades, dissensõesglossário e conflitos, êles têm demonstrado a excepcional capacidade de criar e propor alternativas para seus próprios problemas. Voltaram a ser os senhores de seu destino, os promotores de sua história e os artífices de seu futuro.

reticências

MACEDO, José Rivair. História da África. São Paulo: Contexto, 2013. página 175-176, 178.

Selo. Na parte superior, o texto: MOÇAMBIQUE 3$00. CORREIOS 1980. Abaixo, ilustração destacando diversas cabeças com lábios grossos se olhando e a bandeira de Moçambique. Na parte inferior, o texto: London 1900. Internacional de selos postais.
sêlo postal de 1980 reproduzindo uma tela de Malangatana, importante pintor de Moçambique.
  1. De acôrdo com o texto, que preocupação está em primeiro plano nas obras de artistas e intelectuais africanos?
  2. Conforme o texto, o que se destaca nessas obras?
  3. Para os países africanos, qual é a importância da produção cultural pós-independências?

7. Leia o texto a seguir e responda às questões em seu caderno.

Escultura. Um homem com tecido ao redor do corpo. Ele está caminhando. Ao lado, outras pessoas estão o seguindo.
Monumento representando Gandhi liderando a Marcha do Sal, em frente ao Museu Nacional Gândi, em Nova Déli, Índia, em 2020.

reticências [Gândi] Incitou o povo a fabricar suas roupas em casa e parar de comprá-las da Inglaterra – ele mesmo dava o exemplo, fazendo tecido com sua roca.

Os protestos arrancavam concessões dos britânicos, mas a independência ainda parecia distante. Em 1930, Gândi inovou: em vez de fazer jejum, resolveu queimar algumas calorias numa marcha. Seguido por milhares de indianos, caminhou quase 400 quilômetros rumo ao mar da Arábia para fazer sal.

Aparentemente banal, o ato era uma violação do monopólio britânico sôbre a fabricação do produto. Indianos de todo o país seguiram o exemplo, vendendo sal nas ruas. A repressão prendeu desde políticos até pessoas comuns. Com as cadeias lotadas, o vice-rei lorde Irwin, governante inglês da Índia, se dispôs a negociar. reticências

isclárz, Eduardo. Marrátma Gândi: há 150 anos, nascia o rebelde da paz. Aventuras na História, 2 outubro 2019. Disponível em: https://oeds.link/huMBPX. Acesso em: 25 fevereiro 2022.

  1. A qual contexto se refere o texto apresentado?
  2. As ações descritas no texto se referem a qual ideologia revolucionária?
  3. Quais eram os objetivos das ações incentivadas por Gândi?
  4. Em sua opinião, por que os indianos não utilizaram os convencionais métodos de resistência contra o domínio britânico?

8. Leia a seguir um trecho do hino nacional da Argélia e, depois, responda às questões no caderno.

reticências

Com os nossos heróis faremos o exército de amanhã

Com os nossos mortos edificaremos uma Glória

Com os nossos heróis faremos o exército de amanhã

Com os nossos mortos edificaremos uma Glória

Os nossos espíritos ascenderão à imortalidade

E sôbre os nossos ombros levantaremos o estandarte

Fizemos um juramento solene à Frente de Libertação da nação

reticências

Que seja escrito com o sangue dos mártires

E lido pêlas gerações futuras

Oh, Glória, como resistimos com as nossas mãos por ti!

reticências

HINO da Argélia. Letras. Disponível em: https://oeds.link/1fLUJ6. Acesso em: 25 fevereiro 2022.

  1. O hino faz referência a qual processo da história da Argélia? Justifique sua resposta com trechos do hino.
  2. Explique qual é a sua compreensão a respeito da primeira estrofe do hino.
  3. Em sua opinião, por que êsse tema foi escolhido para ser abordado no hino nacional da Argélia? Você conhece o hino nacional de outros países? sôbre o que êles falam?

9. Em seu caderno, construa um mapa mental evidenciando as relações entre o neocolonialismo, o período Pós-Guerra e os processos de independências na Ásia e na África. Se necessário faça uma pesquisa para construir o mapa.

Leia a seguir alguns pontos sôbre os quais é necessário refletir para a construção dêsse mapa.

  1. Os países colonizadores nesse período.
  2. Os espaços colonizados e como êles foram distribuídos.
  3. Os impactos da Segunda Guerra Mundial para esses povos e seus territórios.
  4. O ano em que alguns países colonizados conquistaram a independência.
Versão adaptada acessível

9. Escreva um texto evidenciando as relações entre o neocolonialismo, o período Pós-Guerra e os processos de independência na Ásia e na África. Se necessário, faça uma pesquisa para produzir o texto.

Leia a seguir alguns pontos sobre os quais é necessário refletir para a elaboração desse texto.

O tema é reticências

Saúde, Educação ambiental e Educação para o trânsito

O provos de Amsterdã

Em meados da década de 1960, em plena efervescência da contracultura nos Estados Unidos, surgiu em Amsterdã, na Holanda, um movimento organizado por jovens que questionavam os valores e o modo de vida da sociedade holandesa. êsse movimento foi chamado de provos, uma abreviação da palavra “provocação” no idioma holandês.

O movimento teve curta duração, entretanto foi pioneiro em algumas de suas reivindicações, ajudando a transformar a sociedade holandesa e a abrir debates sôbre questões importantes até os dias de hoje. Além disso, influenciou outros movimentos de contestação, como o dos hippies.

Entre outros problemas, êsse movimento abordou a questão ecológica, a violência policial e a propaganda enganosa promovida pêla indústria tabagista, que escondia os malefícios à saúde causados pêlo hábito de fumar. Solicitou também a igualdade de direitos para homossexuais, além de investimentos do Estado em educação sexual.

Para alcançar seus objetivos, os membros do provos utilizavam métodos criativos: colocavam panfletos com suas propostas dentro de jornais que tinham ideias contrárias, adulteravam outdoors de propaganda tabagista, denunciando os efeitos nocivos do tabaco. Para chamar a atenção das pessoas, faziam happenings, que são espetáculos dramáticos realizados em lugares públicos.

O Plano da Bicicleta Branca

Uma das atuações do provos que ganharam maior destaque foi o Plano da Bicicleta Branca, no qual seus membros solicitaram a compra de bicicletas pêla prefeitura de Amsterdã para servir como alternativa de transporte público para a população. O uso de bicicletas era incentivado pêlo movimento, pois trazia benefícios à saúde de seus usuários e não poluía o ar.

Para dar visibilidade a essa questão, êles pintaram cêrca de cinquenta bicicletas de branco e espalharam-nas pêla cidade. Quem quisesse podia utilizar uma bicicleta sem qualquer custo e depois deixá-la em algum lugar público para que outras pessoas também a utilizassem. A ação foi um sucesso, mas lógo a polícia confiscou as bicicletas alegando que deixá-las em locais públicos incentivava o roubo delas.

Mesmo com o fim do provos, em 1967, ganhou fôrça na Holanda a reivindicação de que o Estado incentivasse o uso de bicicletas como meio de transporte. Aos poucos, diversas políticas públicas transformaram algumas das cidades holandesas em modêlo de infraestrutura para o ciclismo urbano.

Atualmente, em Amsterdã, aproximadamente 50% da população utiliza bicicleta para se locomover, mostrando que movimentos de contestação podem acelerar processos de transformações necessárias nas sociedades.

Ilustração. Pessoas usando capacete e roupas coloridas. Elas estão montadas em bicicletas andando em uma rua com o desenho de uma bicicleta no chão. Ao lado, uma placa de trânsito com o desenho de uma bicicleta. Atrás, um corpo de água e diversos edifícios.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Quais questões levantadas pêlo provos nos anos 1960 são temas de debate atualmente no mundo?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Em sua opinião, a bicicleta deve ser utilizada como meio de transporte por mais pessoas? Por quê?

Ícone ‘Em grupo’. Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

3. Com o auxílio do professor, discuta com os colegas sôbre temas contemporâneos, relativos à realidade local, e que poderiam ser objeto de ativismo. Depois, elaborem e coloquem em prática na escola ações de ativismo relacionadas aos temas levantados.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Em uma folha de papel avulsa, explique os conceitos apresentados a seguir de acôrdo com o contexto da Guerra Fria.
    1. Corrida armamentista
    2. Corrida espacial
    3. Pacto de Varsóvia
    4. Cortina de ferro
  2. Copie o quadro a seguir em uma folha de papel avulsa, e complete os itens faltantes.
Ícone.Modelo.

País

Contexto Guerra Fria

Alinhamento ideológico

Crise dos mísseis/Rompimento diplomático EUA

Socialista

China

Brasil

Capitalista

Guerra do Vietnã

3. Copie a tabela a seguir em uma folha de papel avulsa e complete-a com os principais fatos históricos ocorridos a cada ano, relacionados aos conflitos entre judeus e palestinos. Siga os modelos.

Ícone.Modelo.

1947

Partilha da Palestina

1948

1967

1973

Guerra do Yom Kippur

1979

1987

1993

4. Leia o texto a seguir, escrito por Mártin Lúter Quíngui em 1964 após ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Depois, responda às questões.

reticências

Em nossa luta por liberdade e justiça nos Estados Unidos, que também tem sido longa e árdua, temos um forte sentimento de identificação com os que estão envolvidos na luta, muito mais mortal, por liberdade na África do Sul. Agora sabemos como os africanos de lá, e seus amigos de outras raças, lutaram por meio século para obter sua liberdade por métodos não violentos. Nós homenageamos o chefe Lutili por sua liderança e agora sabemos como essa não violência foi enfrentada por uma crescente violência do Estado, por uma repressão cada vez maior, culminando nos disparos em Shaperville e tudo o que tem ocorrido desde então.

Hoje em dia grandes líderes – Nelson Mandela e róbert Sobukwé – estão entre as centenas de homens apodrecendo na prisão da ilha Robben. Contra um Estado cruel e fortemente armado, que usa a tortura e fórmas sádicas de interrogatório para esmagar seres humanos reticências.

Nossa responsabilidade apresenta-nos uma oportunidade única. Podemos aderir à única fórma de ação não violenta capaz de promover a liberdade e a justiça na África do Sul, a ação a que os líderes africanos têm apelado: um grande movimento por sanções econômicas.

Quíngui, Mártin Lúter. A autobiografia de Mártin Lúter Quíngui. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. página 307.

Fotografia em preto e branco. Um homem negro usando camisa com botões e calça. Ele está agachado com as mãos perto de uma fogueira no chão. Ele sorri.
Nelson Mandela queimando o passaporte obrigatório como fórma de protesto, em 1960. Todos os sul africanos negros eram obrigados a portar êsse documento durante o Apartháide.
  1. sôbre quais contextos históricos o autor do texto se refere?
  2. De acôrdo com o texto, qual foi o método utilizado pelos sul-africanos na luta por liberdade na África no Sul?
  3. Por que o autor do texto diz que a luta por liberdade e justiça nos Estados Unidos tem forte sentimento de identificação com a luta por liberdade na África do Sul?
  4. Qual é a ação não violenta que o autor sugere no final de seu texto para promover a liberdade e a justiça na África do Sul?

Glossário

Dissensão
: divergência, desacordo.
Voltar para o texto