O comêço do século vinte e um e as expectativas de mudanças no país

No início do século vinte e um, o Brasil enfrentava um elevado índice de desemprêgo, grandes desigualdades sociais, uma pesada carga de impostos, além da inflação, que começava a subir novamente.

Foi nesse contexto de crise econômica, política e social que a população elegeu, em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (pê tê), como presidente da República.

Políticas sociais e combate à miséria

Lula iniciou seu mandato conservando as diretrizes econômicas do govêrno anterior, ao mesmo tempo que passou a desenvolver políticas sociais de combate à miséria, como o Bolsa Família, criado a partir da unificação de programas sociais do govêrno éfe agá cê, entre êles, o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação e o Auxílio Gás.

Por meio dêsses programas sociais, houve melhoria nas condições de vida dos setores mais pobres da população.

Lula foi reeleito em 2006. Em seu segundo mandato, foi lançado o Programa de Aceleração do Crescimento (pác), que visava o crescimento da economia com investimentos em obras de infraestrutura. O govêrno também lançou o programa Minha Casa, Minha Vida, que facilitou o crédito para a compra da casa própria às famílias de baixa renda.

Fotografia. Dois homens usando capacete, camisa e calça. Um deles está em cima de um andaime com uma ferramenta na mão e o outro está observando a parede da moradia.
Operários construindo uma moradia financiada pêlo programa Minha Casa, Minha Vida, em Uberaba, Minas Gerais, em 2009.

O Mensalão

Em 2005, o govêrno federal sofreu denúncias de corrupção no chamado “Mensalão”, que consistia no uso de dinheiro público para subornar políticos em troca de apôio ao govêrno. Durante a investigação, dezenas de pessoas foram denunciadas e até mesmo presas, gerando uma crise no govêrno.

A continuidade dos programas sociais

No final de seu segundo mandato, em 2010, o govêrno de Lula tinha 83% de aprovação popular. Assim, a candidata apoiada por êle, Dilma Rousseff, do pê tê, venceu as eleições e se tornou a primeira mulher presidente do Brasil.

O primeiro govêrno de Dilma Rousseff (2011 a 2014) foi marcado pêla continuidade de programas e projetos de seu antecessor.

Diversos programas existentes foram ampliados e novos programas foram criados, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e emprêgo (Pronatec).

Em 2014, após uma disputa acirrada, Dilma foi reeleita com 51,64% dos votos. Em seu segundo mandato, no entanto, ela passou a enfrentar uma grave crise econômica, que gerou também instabilidade política.

A situação desgastou a imagem da presidente, que teve de enfrentar cada vez mais críticas da oposição ao govêrno e de parte da população, principalmente pêlas camadas média e alta da sociedade.

Fotografia. Vista de uma sala de aula. Em primeiro plano, um esqueleto. Ao lado, pessoas usando jaleco, uma está em pé e as outras sentadas em carteiras.
Aula de formação de técnicos em enfermagem pêlo Pronatec em Maringá, Paraná, em 2015.

A Operação Lava Jato

Em 2014, durante o govêrno de Dilma Rousseff, a Polícia Federal realizou a Operação Lava Jato, que investigou esquemas de desvio e lavagem de dinheiroglossário público envolvendo empresas estatais do país, como a Petrobras e a Caixa Econômica Federal, que favoreciam grandes executivos e políticos de diversos partidos, muitos deles no exercício do poder.

Em fevereiro de 2021, a operação foi encerrada, tendo suas próprias investigações sob suspeita. Ao todo, foram 79 fases de operação e 298 ordens de prisão, entre eles políticos de vários partidos, incluindo o ex-presidente Lula, e grandes empresários.

A instabilidade econômica e política

Com o agravamento da crise econômica e da instabilidade política, a população brasileira passou a vivenciar problemas como a alta da inflação, o baixo crescimento econômico e o aumento na taxa de desemprêgo. Assim, em 2015 e 2016, uma onda de manifestações mobilizou centenas de milhares de pessoas em todo o país. De um lado, grupos que pediam o impeachment da presidente Dilma, baseando-se nos problemas de ordem econômica que marcaram o início do segundo mandato. Por outro lado, houve mobilização em defesa da permanência de Dilma, sob o argumento de que um processo de afastamento ameaçaria o regime democrático em questão.

Fotografia 'A'. Diversas pessoas usando camiseta verde e amarelo. Algumas estão segurando bandeiras do Brasil.
Na foto A, manifestação a favor do impeachment de Dilma russéf, na cidade de São Paulo, em 2016.
Fotografia 'B'. Diversas pessoas usando camisetas vermelhas. Algumas estão segurando bandeiras do Brasil.
Na foto B, manifestação contra o impeachment de Dilma russéf, na cidade de São Paulo, em 2016.

Entre maio e agosto de 2016, o Senado e o Congresso aprovaram o processo de impítimãn, cassando, assim, o mandato de Dilma russéf. Porém, ela não perdeu seus direitos políticos.

Michel Temer assumiu a presidência do país, sob uma crise política e econômica. êle enfrentou críticas de setores da sociedade que consideraram o impítimãn um “golpe parlamentar” e uma “ruptura da ordem democrática”.

Além da oposição sofrida e da grande perda de popularidade ao longo de seu govêrno, Temer também foi alvo de denúncias, chegando a ser incluído em inquérito para investigação da Operação Lava Jato por crimes como recebimento de propina.

Ao término de seu govêrno, em 2018, após um conturbado processo eleitoral, o político e militar da reserva Jair Messias Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil.

Honestidade e corrupção no dia a dia

É comum ouvirmos reclamações sôbre a falta de honestidade dos políticos. Mas que atitudes fazem com que uma pessoa seja considerada honesta ou corrupta? Leia o texto a seguir, do escritor Antonio Prata.

reticências

Lembro bem de quando fui apresentado à corrupção. Era domingo, eu tinha uns sete, oito anos de idade e almoçava na casa de um tio. Vamos chamá-lo de Arthur. Arthur era o meu parente mais rico e morava numa casa com piscina. Lá pêlo meio do almôço êle contou à família, orgulhoso, como havia encontrado um jeito de desligar o registro de água em frente à casa, de modo a encher a piscina sem gastar um tostão. Não me lembro de o terem repreendido. Hoje, meu tio está aposentado, mora num apartamento e, vira e mexe, me repassa uns e-mails revoltados contra a corrupção reticências.

PRATA, Antonio. Eleições, tio Arthur e a geladeira. Folha de semPaulo, São Paulo, 21 outubro 2014. The New York Times International Weekly, página 3.

Um dos significados da palavra “corrupção” diz que é o ato de obter vantagem de maneira indevida. Em nossa sociedade, ela não está restrita ao govêrno. Atitudes como furar fila, colar na prova, estacionar em local proibido ou reservado para idosos ou pessoas com deficiência também são fórmas de corrupção, portanto, desonestas.

Fotografia. Um carro vermelho estacionado em uma vaga. No chão, o texto: IDOSO.
Carro estacionado de maneira irregular em vaga reservada para idosos, em Petrolina, Pernambuco, em 2016.

   A corrupção afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos. Por isso, é responsabilidade de todos, tanto da população quanto dos governos, combater e denunciar atos de corrupção.

Agora, responda à questão a seguir.

Ícone ‘Em grupo’. Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

A corrupção na política brasileira está relacionada ao costume de não condenar atos desonestos no dia a dia, os quais muitas vezes são considerados inofensivos. Você concorda com essa afirmação? Com o auxílio do professor, debata essa questão com seus colegas de sala e, depois, produzam um texto coletivo sôbre o que foi debatido.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais eram os principais desafios a serem enfrentados pelos governantes do Brasil quando a ditadura civil-militar chegou ao fim?
  2. A Constituição de 1988 é também chamada de “Constituição Cidadã”. Cite quatro características dessa Constituição que justifiquem êsse título.
  3. Quais motivos levaram Fernando Collor a sofrer um processo de impeachment?
  4. Explique a situação econômica do Brasil durante a implantação do Plano Real e as suas consequências.

Aprofundando os conhecimentos

5. Analise o esquema a seguir e responda às questões.

32 anos depois da Constituição (1988-2020)

Esquema. 32 anos depois da Constituição (1988-2020). Abaixo, as informações: Número de habitantes: 1988: 114 milhões. 2020: 212 milhões. Produto Interno Bruto: 1988: 330 milhões de dólares. 2020: 7,5 trilhões de dólares. Expectativa de vida: 1988: 65 anos. 2020: 76 anos. Número de formandos: 1988: 230 mil por ano. 2020: 878 mil por ano.

Fontes de pesquisas: GOMES, Carlos Emílio (coordenação). A Constituição de 1988, 25 anos: a construção da democracia & liberdade de expressão: o Brasil antes, durante e depois da Constituinte. São Paulo: Instituto Vladimir Erzógui, 2013. página 147. CENSO da Educação Superior 2020. inépi méqui. Brasília, Distrito Federal. 2022. Disponível em: https://oeds.link/HXWy8u. PIB cai 4,1% em 2020 e fécha o ano em R$ 7,4 trilhões. Agência de notícias í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/qeF3QS. Acessos em: 24 março 2022.

  1. Qual é o tema principal tratado no esquema? Comente as informações apresentadas.
  2. Qual dos dados mais chamou a sua atenção? Por quê?
  3. Quais foram as mudanças em relação à expectativa de vida dos brasileiros?
  4. Em sua opinião, como as medidas promulgadas na Constituição de 1988 se relacionam com os dados apresentados no esquema? Exponha sua argumentação em um breve texto.

6. Leia e compare os dois textos apresentados a seguir, escritos na época do segundo mandato de Dilma Rousseff. Depois, responda às questões.

Texto A

A mais recente Síntese de Indicadores Sociais do í bê gê É mostra que os brasileiros mais pobres dependem cada vez mais dos programas de transferência de renda. reticências O programa reticências consolidou-se como a base de sobrevivência dessas famílias, pois a renda do trabalho, quando existe, é insuficiente, e não há perspectivas de que essa situação mude num futuro previsível. Esses brasileiros se tornaram, portanto, clientes permanentes de favores do Estado.

reticências

A DEPENDÊNCIA do Bolsa Família. O Estado de sem Paulo, São Paulo, 29 dezembro 2014. Notas e Informações. página A3.

Texto B

reticências

Para se ter uma ideia, em 10 anos de Programa temos alguns números: O índice da população vivendo em situação de pobreza extrema caiu de 12% (2003) para 4,8% (2008). 27,9 milhões de pessoas superaram a pobreza e 35,7 milhões ascenderam para classes sociais mais elevadas. A taxa de analfabetismo e frequência na escola caiu drasticamente, bem como a mortalidade infantil.

Portanto, muito mais do que uma simples quantia em dinheiro, é uma maneira barata do govêrno de levar educação e saúde básica a grande parte da população de baixa renda.

reticências

DANA, Samy. Bolsa Família. Ajudando o Brasil que você não conhece... Folha de semPaulo. 24 maio 2013. Folhapress. Caro dinheiro. Disponível em: https://oeds.link/4353Ev. Acesso em: 3 março 2022.

  1. Qual é o tema e as principais diferenças entre os dois textos apresentados?
  2. Com base no que você estudou até agora, qual a sua opinião sôbre os programas de transferência de renda na atualidade? Explique.

Glossário

Lavagem de dinheiro
:prática corrupta que consiste em esconder ou disfarçar a origem ilícita de bens ou dinheiro, fazendo-os passar por lícitos.
Voltar para o texto