Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais os objetivos do govêrno soviético ao criar, em 1985, os programas conhecidos como perestróica e glasnóst?
  2. Relacione o processo de crise e decadência do regime soviético com a queda do Muro de Berlim.
  3. Explique o que é a globalização e comente suas principais consequências.
  4. Qual é a importância do Marco Civil da Internet?
  5. Escreva um breve texto sôbre a “guerra ao terror”, liderada pelos Estados Unidos.

Aprofundando os conhecimentos

6. Analise a manchete, a foto e o trecho apresentados a seguir. Depois, responda às questões.

Parar a islamofobiaglossário

Devemos trabalhar juntos para evitar o ódio e a incompreensão

PARAR a islamofobia. El País, 25 agosto 2017. Disponível em: https://oeds.link/OZKxJk. Acesso em: 4 março 2022.

reticências A transformação da paisagem política se acelerou a partir do fim da Guerra Fria, como se a vida pública de um país precisasse de um adversário que lhe servisse de contraste, e, após o desaparecimento do rival comunista, a população devesse fixar seus medos, suas inquietações ou suas rejeições em outro grupo qualquer. Serão os estrangeiros, sobretudo se forem muçulmanos, a provocar impulsos de xenofobia e islamofobia. O imigrado, personagem multiforme, veio ocupar o lugar da ameaça ideológica anterior.

reticências

TODOROV, Zisvêtâm. Os inimigos íntimos da democracia. Tradução: Joana Angélica d’Avila Melo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. página 153.

Fotografia. Algumas pessoas segurando cartazes e placas com o texto: NO TO ISLAMOPHOBIA. NO TO WAR.
Manifestação contra a Islamofobia em Londres, Inglaterra, em 2021.
  1. Qual é a relação entre a manchete, a foto e o trecho?
  2. Em sua opinião, como o preconceito contra diferentes povos pode ser combatido?

7. A revolução digital alterou profundamente o modo como interagimos com as tecnologias. sôbre êsse tema, leia o texto e analise a tirinha a seguir, buscando relacioná-los. Depois, responda às questões.

reticências

O que se pode dizer em relação ao computador é que êle passou a ser usado constantemente, não apenas durante o trabalho, mas em casa por horas a fio. Às vezes, a digitação é feita de fórma obstinada e compulsiva, numa postura inadequada, o que pode certamente gerar problemas mus­culoesqueléticos e de fadiga.reticências

L.E.R. (Lesão por esfôrço Repetitivo). Drauzio Varella. UOL, 28 setembro 2018. Disponível em: https://oeds.link/vsCko8. Acesso em: 3 março 2022.

Tirinha. Em três quadrinhos. Q1. Uma mulher com cabelos vermelhos. Ao lado, um menino usando boné e camiseta e outro menino com o boné para trás, olhando para um computador. A mulher diz: ELE SÓ FICA NO COMPUTADOR E NÃO COME NADA, JÁ TENTEI ATÉ AVIÃOZINHO! Q2. O menino com cabelos azul, olhando para a mulher diz: QUE VERGONHA DONA LOURDES! ELE É MUITO GRANDE PRA COMER COM AVINHÃOZINHO! A mulher pergunta: O QUE FAZER, ENTÃO? Q3. O menino de cabelo azul segurando uma colher com alimentos na direção do outro menino, diz: OLHA O DOWLOAD! O menino, sem tirar os olhos do computador, abre a boca. Ao lado, a mulher com os olhos arregalados.

Tirinha de Jean Galvão, Revista Recreio, São Paulo, Abril, número 433, junho 2008, página 42.

  1. Explique a relação que você fez entre o texto e a tirinha.
  2. De acôrdo com o autor do texto, quais são as consequências do uso excessivo ou inadequado do computador?
  3. Descreva a situação representada na tirinha e explique a ironia presente nela.
  4. Você passa muito tempo em frente ao computador, ou utilizando tablets ou smartphones? Costuma se preocupar com sua postura corporal quando se encontra nessas situações? Converse com os colegas e reflita sôbre o tema.
  1. Leia as afirmações a seguir e, no caderno, copie somente a alternativa correta.
    1. Todos os grupos fundamentalistas religiosos adotam medidas radicais, tentando impor suas ideias por meio da violência e da luta armada.
    2. Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o então presidente dos Estados Unidos, djêordji W. búch, adotou uma política de conciliação, buscando o diálogo e a paz com os grupos terroristas.
    3. Uma das consequências do combate estadunidense ao terrorismo foi a propagação do estereótipo de terrorista à população islâmica de fórma geral.

d. A política imperialista dos Estados Unidos da América com relação aos países do Oriente Médio gerou, ao longo do tempo, influências positivas que levaram todos os grupos fundamentalistas islâmicos a reproduzirem os valores ocidentais.

9. Analise os gráficos a seguir e, depois, responda às questões.

Origem das pessoas que solicitaram refúgio na União Europeia em 2020

Gráfico. Origem das pessoas que solicitaram refúgio na União Europeia em 2020. Gráfico em barras. Os dados são: Síria: Entre 60000 e 70000 Solicitantes de refúgio. Afeganistão: Entre 40000 e 50000 Solicitantes de refúgio. Venezuela: Cerca de 30000 Solicitantes de refúgio. Colômbia: Cerca de 30000 Solicitantes de refúgio. Iraque: Entre 10000 e 20000 Solicitantes de refúgio. Paquistão: Entre 10000 e 20000 Solicitantes de refúgio. Turquia: Entre 10000 e 20000 Solicitantes de refúgio. Bangladesh: Cerca de 10000 Solicitantes de refúgio. Somália: Cerca de 10000 Solicitantes de refúgio. Nigéria: Cerca de 10000 Solicitantes de refúgio. Guiné: Cerca de 10000 Solicitantes de refúgio. Total: 250925

Fonte de pesquisa: EUROSTAT. Disponível em: https://oeds.link/STtqkQ. Acesso em: 12 fevereiro 2022.

Países europeus com mais solicitações de refúgio aprovadas em 2020

Gráfico. Países europeus com mais solicitações de refúgio aprovadas em 2020. Gráfico em barras. Os dados são: Alemanha: Cerca de 100000 Solicitações aprovadas. Espanha: Entre 40000 e 60000 Solicitações aprovadas. Grécia: Cerca de 40000 Solicitações aprovadas. França: Entre 20000 e 40000 Solicitações aprovadas. Itália: Cerca de 20000 Solicitações aprovadas. Suíça: Cerca de 10000 Solicitações aprovadas. Áustria: Cerca de 10000 Solicitações aprovadas. Total: 259110

Fonte de pesquisa: EUROSTAT. Disponível em: https://oeds.link/STtqkQ. Acesso em: 12 fevereiro 2022.

  1. Qual é o país com maior número de imigrantes refugiados que pretendiam entrar na Europa?
  2. Em um mapa-múndi, identifique os continentes onde se localizam os países apontados no primeiro gráfico.
  3. Quais são as principais razões que levam os refugiados a saírem de seu país e irem para os países da União Europeia?
  4. Qual país europeu aprovou mais solicitações de refugiados em 2020?

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

Refugiados e deslocados internos

São consideradas refugiadas as pessoas que deixam seu país por motivos de guerra, de violação de direitos humanos, de catástrofes naturais, de violência generalizada ou de perseguições religiosas, étnicas e políticas. Nessas mesmas condições, existem pessoas que deixam seu local de residência, mas que se mantêm em seu país, formando o grupo dos deslocados internos.

Os refugiados e os deslocados internos muitas vezes vivem em condições precárias, em campos improvisados ou em alojamentos. Alguns se integram à economia local e conseguem trabalho. No entanto, grande parte deles sofre preconceito e xenofobia. Analise o mapa a seguir, que apresenta dados de 2020.

Mapa. À esquerda, continente americano com ilustração de famílias e moradias brancas, tanto na América do Norte como na América do Sul. Sobreposto ao número '1'. Ao lado, continente europeu, ilustração de uma mulher e um homem de mãos dadas. Sobreposto ao número '2'. Abaixo, continente africano, ilustração de uma mulher, uma criança  e moradias brancas. Sobreposto ao número '3'. Á direita, Oriente Médio. Sobreposto ao número '4'. Ao lado, Ásia, ilustração de um homem, uma mulher e uma moradia branca. Abaixo, Oceania. Sobreposto ao número '5'. Ao redor, no oceano, embarcações com pessoas dentro. No canto inferior, à esquerda, representação da rosa dos ventos e, abaixo, escala de 46000 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: PROTEGENDO refugiados no Brasil e no mundo. áquinur. Disponível em: https://oeds.link/r1syjr. Acesso em: 10 março 2022.

 1.  América

Refugiados 734.049

Deslocados internos 8.480.000

 2.  Europa

Refugiados 7.019.037

Deslocados internos 2.256.134

 3.  África

Refugiados 6.319.415

Deslocados internos 15.378.509

 4.  Oriente Médio*

Refugiados 2.715.354

Deslocados internos 10.339.688

*Contempla Oriente Médio e o norte da África

 5.  Ásia e Oceania

Refugiados 4.147.196

Deslocados internos 2.370.980

Fotografia. Vista de várias moradias construídas com metal e lonas. No primeiro plano, há algumas pessoas em pé.
Em funcionamento desde 2012, o campo de refugiados de Zaatari, na Jordânia, é o maior do Oriente Médio. Mais de 80 mil sírios se abrigaram nele para fugir da guerra civil instaurada em seu país. Foto de 2021.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Analise o mapa e identifique as regiões que têm mais refugiados e mais deslocados internos.

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Ao deixarem sua residência de maneira forçada, quais as dificuldades sofridas pelos refugiados e pelos deslocados internos?

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Em sua opinião, é importante auxiliar essas pessoas a se integrarem nos novos países ou regiões? De que maneira?

Ícone ‘Em grupo’.
Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.
  1. Em duplas, escolham uma das regiões apontadas no mapa e produzam uma reportagem sôbre a condição de vida de um refugiado. Para isso:
    • pesquisem em jornais, revistas ou na internet um relato no qual o refugiado apresente sua situação de vida no país de origem e de destino;
    • utilizem mapas, imagens e boxes informativos na reportagem;
    • reúnam sua reportagem com as demais da turma e montem um dossiê para ser divulgado aos outros colegas da escola.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. sôbre os principais acontecimentos da Nova República, retome os estudos sôbre êsse período a fim de compreender como se configurou essa etapa do processo de redemocratização na história do Brasil. Em uma folha de papel avulsa, escreva pequenos textos sôbre as questões que se apresentam a seguir.
    1. Qual foi a relevância da Constituição Cidadã, promulgada em 5 de outubro de 1988, para a democracia brasileira?
    2. Quais foram as principais reivindicações dos povos indígenas?
    3. Ao compararmos o momento atual do Brasil, com o momento em que a Constituição Cidadã foi promulgada, em 1988, é possível afirmar que ela ainda precisa ser defendida para que cumpra seu papel de assegurar o Estado Democrático de Direito? Justifique.
  2. Leia os conceitos a seguir e, em uma folha de papel avulsa, relacione cada um deles com a definição correspondente.

 A.  Programa social

 B.  Impeachment

 C.  Privatização

 D.  Globalização

 1.  Processo de venda de uma empresa ou instituição do setor público para o setor privado.

 2.  Processo político que apura a responsabilidade de uma autoridade em crimes políticos graves, como uma Violação da Constituição.

 3.  Ação governamental que busca melhorar as condições de vida de uma população.

 4.  Expansão do sistema capitalista marcada pêla integração global e favorecida pêlo desenvolvimento tecnológico e das comunicações.

  1. sôbre o contexto das políticas sociais de combate à miséria implementadas no Brasil ao longo das décadas de 1990 e de 2000, escreva um texto em folha de papel avulsa, em no máximo 5 minutos, sintetizando quais foram elas e apontando de que fórma essas políticas contribuem para combater as desigualdades sociais.
  2. O historiador britânico ériqui J. róbisbáum concebeu uma ideia de história do século vinte depois de um evento: a queda do Muro de Berlim. Para o autor, êsse acontecimento não apenas colocava fim a Guerra Fria como, em uma escala mais ampla, encerrava um século. Retomando a análise dêsse evento histórico, responda, em uma folha de papel avulsa, às questões a seguir.
    1. A partir da importância atribuída a queda do Muro de Berlim por róbisbáum, reflita e, em seguida, responda: Por que êsse acontecimento pode ser considerado um marco na história política mundial?
    2. Qual a relação entre a queda do Muro de Berlim e a emergência dos Estados Unidos como a maior potência mundial?
    3. Com a queda do socialismo na Europa, algumas repúblicas alinhadas à União Soviética saíram em busca de suas independências políticas e econômicas, como no caso da Iugoslávia. Explique de que fórma se deu êsse processo.
  3. sôbre o tema da revolução digital, copie as afirmativas corretas e corrija as incorretas.
    1. A revolução digital alterou profundamente a fórma como muitas pessoas se comunicam no dia a dia e impulsionou a globalização.
    2. A revolução digital favoreceu o contato e a divulgação da cultura para grupos e comunidades antes consideradas isoladas.
    3. A revolução digital restringiu as fórmas de comunicação e interação social.
  4. Na era da informação, as fake news se tornaram um grande problema. fórmas de distorção dos fatos acabam extrapolando o ambiente virtual, afetando vidas e pessoas reais. Tal preocupação tem acendido um alerta em empresas e governos, que buscam medidas para enfrentar essa questão. Em grupo, apontem ideias e soluções que lhes vem à mente, tanto no âmbito individual como coletivo, para impedir a circulação de desinformação em nossa sociedade.

Glossário

Islamofobia
: aversão às pessoas da religião islâmica.
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