A bicicleta como meio de transporte

O uso da bicicleta para locomoção vem ganhando espaço no Brasil por diversas razões. Como vimos na unidade 5 dêste volume, há anos que se reconhecem os benefícios de seu uso em várias partes do mundo: ela é um veículo ecologicamente correto, pois não gera poluição do ar como os automóveis, e tem um baixo custo de manutenção, sendo uma alternativa econômica de meio de transporte. Ao andar de bicicleta, você também se exercita fisicamente, trazendo benefícios a sua saúde, além de se divertir.

Leia a seguir o relato de Ana Paula Monteiro, moradora da cidade de Brasília, Distrito Federal, que utiliza a bicicleta como meio de transporte e ensina sua filha, Sol, a fazer o mesmo.

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Pedalo diariamente. Vou à faculdade e busco a Sol na escola. reticências Ela adora andar de bicicleta. Largou as rodinhas aos quatro anos. Sempre que possível, pedalamos juntas. reticências

Aproveito esses momentos para ensinar à minha filha a melhor fórma de se portar no trânsito, a distância que devemos manter dos carros e o respeito aos pedestres. Quero que a Sol entenda que não precisamos depender do automóvel. E, principalmente, procuro mostrar a ela a grande descoberta que a bicicleta me proporcionou: uma nova perspectiva sôbre o tempo e o espaço. Um olhar mais profundo, atento e prazeroso sôbre a cidade e as pessoas.

FARIA, Roberta (organizador). Eu amo bike: 50 histórias de quem ama andar de bicicleta. São Paulo: MOL, 2013. página 31.

Fotografia. Diversas pessoas usando capacete e roupas coloridas andando de bicicleta em uma rua.
Ciclistas promovendo passeio para exigir a construção de vias exclusivas para bicicletas na cidade de São Paulo, em 2019.

Segurança no trânsito

Ao utilizar a bicicleta, é importante ter atenção em algumas regras de segurança. Leia a seguir recomendações para evitar acidentes.

  • Ande sempre no mesmo sentido dos automóveis, nunca na contramão.
  • Utilize equipamentos de segurança, como o capacete, e de sinalização noturna.
  • Faça a manutenção de sua bicicleta regularmente.
  • Evite as vias de trânsito rápido e com veículos pesados.
  • Preste muita atenção nos cruzamentos.
  • Respeite os sinais de trânsito.

Qual a diferença entre ciclovia e ciclofaixa?

Muitas cidades brasileiras têm ciclovias e ciclofaixas, que proporcionam maior segurança aos ciclistas. Conheça a diferença entre elas.

 1.  Ciclovia

Pista destinada exclusivamente à circulação de bicicletas em que há uma separação física, como uma mureta ou meio-fio, em relação ao espaço destinado para os automóveis.

Fotografia 1. Uma pessoa, usando capacete e roupas escuras, está sobre uma bicicleta, andando em uma pista entre árvores.
Ciclovia na cidade de São Paulo, em 2020.

 2.  Ciclofaixa

Pista destinada exclusivamente à circulação de bicicletas demarcada apenas por uma faixa pintada no chão.

Fotografia '2'. À esquerda, rua por onde passam carros. À direita, faixa com a silhueta de uma bicicleta pintada no chão. Sobre ela, trafega uma pessoa de bicicleta usando capacete, roupas coloridas e mochila nas costas.
Ciclofaixa na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, em 2019.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Você considera importante se preocupar com a sustentabilidade do planeta? Por quê?
  2. O que você entendeu sôbre consumo consciente? Você o pratica? De que maneira?
  3. Quais são os problemas relacionados à alimentação no Brasil atualmente?
  4. Quais fatores influenciaram a queda da mortalidade e o aumento da expectativa de vida no Brasil? Qual é a principal consequência dêsse aumento?
  5. Que problemas são causados pêla excessiva utilização do automóvel como meio de transporte nas grandes cidades brasileiras?
  6. Quais são os benefícios de utilizar a bicicleta como meio de transporte?

Aprofundando os conhecimentos

7. Como vimos neste capítulo, cêrca de 70% da água doce utilizada em nosso planeta é destinada à agricultura. O gráfico a seguir representa aproximadamente quantos litros de água são necessários para produzir um quilo de cada alimento. Analise os dados do gráfico e, depois, responda às questões.

Uso da água na produção de alimentos

Gráfico. Uso da água na produção de alimentos. Os dados são: Para cada 1 quilograma de cereais: 1644 litros de água. Para cada 1 quilograma de vegetais: 322 litros de água. Para cada 1 quilograma de porco: 5988 litros de água. Para cada 1 quilograma de carne de boi: 15415 litros de água. Para cada 1 quilograma de carne de frango : 4325 litros de água.

Fonte de pesquisa: WATER footprint of crop and animal products: a comparison. Water footprint network. Disponível em: https://oeds.link/M3FjH1. Acesso em: 15 março 2022.

  1. Para a produção de qual dos alimentos representados é utilizada uma maior quantidade de água? E para qual deles é necessária uma menor quantidade de água?
  2. De que maneira podemos tentar economizar água ao consumir alimentos?
  3. Converse com seus pais ou responsáveis e verifique quais são os alimentos mais consumidos por vocês. Depois, escolha alguns produtos e pesquise em livros, em revistas ou na internet para saber a quantidade de água necessária para a produção deles. Por fim, compare os resultados da sua pesquisa com os dos colegas.

8. Leia o trecho a seguir sôbre os impactos causados pêlo aquecimento global. Depois, responda às questões.

Os tesouros que o aquecimento global destruirá

A humanidade não terá como salvar todo o legado histórico do planeta que está ameaçado pelo aumento das temperaturas

Se a memória se perder, a história será um relato vazio. Restarão palavras soltas, fios desconexos. A mudança climática ameaça o patrimônio cultural do mundo. Compromete a lembrança e sua narrativa. Nada parece estar a salvo. Sítios arqueológicos, itens enterrados, restos de naufrágios, cidades, cemitérios, castelos, templos. A lista dos lugares em perigo é um catálogo que exibe a potencial destruição cultural do planeta. reticências

reticências No Egito, o templo de Nadura, dentro do oásis de Él Kharga, está cada vez mais próximo de se tornar – verdadeiramente – uma ruína. As altas temperaturas, os fortes ventos e a abrasão deterioraram quase metade de sua estrutura. “Se a perda continuar nesse ritmo, as inscrições, os símbolos e os hieróglifos desaparecerão completamente em 2150”, advertiu em uma entrevista recente Hossam Ismael, professor de climatologia da Universidade de Assiut (Egipto).

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VEGA, Miguel Angel García. Os tesouros que o aquecimento global destruirá. El País, 7 junho 2018. Disponível em: https://oeds.link/Gvtpaz. Acesso em: 16 março 2022.

  1. De acôrdo com o texto, o que a mudança climática está ameaçando?
  2. O texto cita exemplos de locais que podem não estar a salvo. Quais são êles?
  3. O que aconteceu com o templo de Nadura, no Egito?
  4. O que o professor de climatologia Hossam Ismael advertiu sôbre o possível futuro do Egito?

O tema é reticências

Educação ambiental

Indígenas e sustentabilidade

Como estudamos nesta unidade, as mudanças climáticas causadas pêlo efeito estufa provocam diversas consequências para a Terra. Uma dessas conse­quências diz respeito às migrações de populações para outras regiões, principalmente a de populações indígenas.

Com a escassez de recursos de determinados locais, várias populações indígenas tendem a se deslocar para lugares diferentes de onde estão acostumadas a viver, o que acarreta em impactos culturais e no modo de viver dessas pessoas.

A preservação da natureza

Há grande dificuldade na vigilância das áreas de reservas de preservação florestal, principalmente por causa do alto custo que essa vigilância exige. O interêsse de empresários dos setores madeireiro e minerador e de fazendeiros nas regiões de florestas é outro empecilho para a implementação de ações que preservem o meio ambiente.

É importante o incentivo à produção e à comercialização de produtos florestais não madeireiros, como óleos, resinas, frutos, ervas e borracha, por populações indígenas e por agricultores familiares, já que esses produtos abastecem indústrias, como a de cosméticos, e geram renda, além de valorizar a cultura dêsses povos.

Proteção aos indígenas

De acôrdo com a World Resources Institute (dábliu érre i) em parceria com o Rights and Resources Initiative (RRI), países onde os povos indígenas tiveram áreas legalmente delimitadas para habitação reduziram muito o desmatamento e, consequentemente, acumularam enormes taxas de carbono. Na Amazônia brasileira, os territórios indígenas apresentam desmatamento mais de dez vezes menor do que em outras áreas da floresta.

A cultura indígena não apenas favorece a manutenção, como expande a floresta ao plantar e cultivá-la. Assim, proteger a cultura indígena, além de garantir os direitos humanos dessa população, é uma maneira de preservar também o planeta em que vivemos.

Conheça, na ilustração a seguir, o modo como as populações nativas coletam o açaí.

Ilustração. Em primeiro plano, duas mulheres, com roupas coloridas, estão com os joelhos no chão, segurando com as mãos, grãos de açaí e jogando dentro de dois cestos. Atrás, dois homens subindo em árvores de açaí.
Para coletar o açaí, os homens sobem no açaizeiro e retiram os cachos com os frutos. Depois de coletado, as mulheres retiram os frutos do cacho e os depositam em cestos.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.
  1. Qual a importância de garantir os direitos dos povos indígenas para a preservação do meio ambiente?
  2. De acôrdo com o artigo 225 da Constituição Federal:

reticências Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

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BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. ín: PINTO, Antonio Luiz Toleto êti áli. (coordenação). São Paulo: Saraiva, 2005. página 156. (Coleção Saraiva de Legislação).

Com base no texto e o que você estudou na unidade, que tipo de ações a sociedade e o Poder Público poderiam ter no sentido de assegurar um planeta sustentável para as próximas gerações? Converse com os colegas se algumas dessas ações poderiam ser realizadas em sua escola e pensem em como isso poderia ser colocado em prática.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Relembre seus conhecimentos sôbre dois problemas que andam juntos em nossa sociedade: o preconceito de gênero e a violência contra a mulher. Depois, em uma folha de papel avulsa, escreva as respostas para as perguntas a seguir.
    1. O que é o feminismo e quais são seus principais objetivos?
    2. Quais são os maiores desafios para o movimento feminista na luta pêla igualdade de direitos?
    3. Embora o feminismo busque reduzir as desigualdades resultantes da mentalidade patriarcal e machista, as mulheres não são iguais umas as outras. Pensando nos desafios enfrentados por uma mulher negra em nossa sociedade, aponte como o racismo e o preconceito de gênero se relacionam.
  2. sôbre o problema do racismo no Brasil, leia as afirmações a seguir, identifique a alternativa incorreta e reescreva-a de maneira correta.
    1. A Constituição Federal determina que toda fórma de discriminação seja combatida e considera o racismo crime inafiançável.
    2. O racismo brasileiro está ligado à herança cultural do escravismo, que faz com que a população afro-brasileira ainda seja vítima de preconceito.
    3. Embora o racismo seja um problema estrutural, toda a população afrodescendente tem as mesmas oportunidades de acesso à educação de qualidade e ao trabalho que as pessoas brancas.
    4. Muitos grupos e organizações do Movimento Negro lutam para combater a discriminação e a intolerância por meio de projetos de inclusão social e de outras medidas.
    5. Após a abolição da escravidão em 1888, o govêrno brasileiro não proporcionou nenhum plano de inclusão social e econômica para os ex-escravizados.
  3. No Brasil, a articulação dos povos indígenas para defender suas terras tradicionais é constante e sua resistência e luta também envolvem a defesa da biodiversidade. A discussão opõe, assim, povos indígenas e alguns ruralistas, bem como mineradoras. Com base no que foi estudado sôbre a luta dos indígenas no Brasil, reúna-se com alguns colegas para realizar um debate sôbre esses diferentes pontos de vista. Pesquisem informações em fontes relevantes e confiáveis.

4. Leia os conceitos a seguir e relacione cada um deles com a definição correspondente.

 A.  Sustentabilidade

 B.  Aquecimento global

 C.  Desmatamento

 1.  Elevação da temperatura do planeta causada pêlo excesso de emissão de gás carbônico e de outros gases poluentes na atmosfera.

 2.  Consiste em atender ao que é necessário para a nossa sociedade, causando o mínimo de danos possível para o meio ambiente.

 3.  Retirada total ou parcial das árvores, florestas e demais vegetações de determinada região para abrir áreas para agropecuária, o que intensifica o desequilíbrio ambiental.

5. Observe a foto a seguir e, depois, responda às questões.

Fotografia. Uma mulher negra, usando lenço florido na cabeça, vestido rodado com babado. Ela está descalça e dançando. Atrás, homens negros usando chapéu, camisa florida e calça. Eles estão sentados, segurando com as mãos instrumentos musicais.
Mulher idosa dançando samba, na cidade de Terra Nova, Bahia, em 2019.
  1. O que a mulher retratada na foto está fazendo?
  2. Qual regulamento brasileiro garante ao idoso o direito à prática de atividades semelhantes à realizada pêla idosa da foto?
  3. Em seu caderno, transcreva o trecho dêsse regulamento que aborda êsse direito.