Sugestões complementares

Unidade 1

Brasil República

Essa tal Proclamação da República

Nesse livro, você vai descobrir de maneira divertida como ocorreu a Proclamação da República e a consolidação do regime republicano no Brasil. Por meio de ilustrações, fotos de época e documentos históricos, você conhecerá o contexto do final do século dezenove e obterá informações sôbre as principais personagens e acontecimentos dêsse momento histórico de nosso país.

Capa de livro. Na parte superior, o nome do autor: Edison Veiga. Seguido, o título do livro: Essa tal Proclamação da República. No fundo, ilustração de homens usando fardas azuis, com os braços erguidos segurando espadas.

Essa tal Proclamação da República, de Edison Veiga. São Paulo: Panda búks, 2009.

AmarElo: é tudo pra ontem

Nesse documentário, o rapper Emicida propõe um mergulho na história da formação do Brasil por meio de um show realizado no Theatro Municipal de São Paulo. Da origem do samba à representação negra na Semana de Arte Moderna de 1922, o documentário elucida temas sensíveis da história do país de maneira envolvente e didática.

Capa de documentário. Na parte superior, o nome do documentário: AmarElo ao vivo. No fundo, fotografia de um homem negro, usando blusa com estampa. Ele está de pé, de costas com uma das mãos erguidas. Atrás, diversas pessoas sentadas, batendo palmas.

AmarElo: é tudo pra ontem. Direção de Fred Ouro Preto. Brasil, 2020 (89 minutos).

Unidade 2

O mundo em conflito

Cavalo de Guerra

O filme se passa durante a Primeira Guerra Mundial e conta a história de lealdade entre o cavalo Diôui e seu dono. Na narrativa, ambos vivem as consequências do conflito armado que aterrorizou a população europeia no início do século vinte. Após anos separados, por causa da guerra, será que Diôui reencontrará seu dono?

Cena de filme. Um jovem com cabelos loiros, usando camisa e colete. Ele está de perfil com as mãos e a cabeça encostada no focinho de um cavalo.

Cavalo de Guerra. Direção de istíven Spielberg. Estados Unidos, 2011 (146 minutos).

Unidade 3

O totalitarismo e a Segunda Guerra Mundial

Trinity: a história em quadrinhos da primeira bomba atômica

Essa história em quadrinhos, do ilustrador e escritor estadunidense Djônatan Fetter-Vorm, se passa no contexto da origem do Projeto manrátam, nos Estados Unidos, responsável pêla construção da bomba atômica, no início da década de 1940. A história aborda desde os primeiros estudos sôbre o átomo, no século dezenove, até o lançamento das bombas sôbre as cidades japonesas de iroshíma e nagazáqui, em 1945.

Capa de livro. Centralizado, o título do livro: Trinity: a história em quadrinhos da primeira bomba atômica. Na parte inferior, o nome do autor: Jonathan Fetter-Vorm. No fundo, ilustração de fumaça em formato de cogumelo.  Abaixo, destaque dos olhos de um homem.

Trinity: a história em quadrinhos da primeira bomba atômica, de Djônatan Fetter-Vorm. Tradução: André Czarnobai. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

Jojo Rabbit

O filme faz uma sátira sôbre a Segunda Guerra Mundial ao acompanhar Jojo, solitário garoto alemão que se choca ao descobrir que sua mãe está escondendo uma jovem judia no sótão. A partir dêsse fato, a criança tem conversas com um inusitado amigo imaginário: Adolf Rítler. Esse encontro faz com que Jojo confronte sua visão de mundo e nacionalismo cego, em um filme que combina comédia e tragédia com leveza e criatividade.

Cartaz de filme. Na parte inferior, o nome do filme: Jojo Rabbit, Acima. Um menino usando farda. Atrás, duas mulheres e dois homens, um deles com um pequeno bigode. Abaixo, uma mulher usando terno e dois homens usando farda.

Jojo Rabbit. Direção de Taika Waititi. Estados Unidos, 2019 (108 minutos).

Unidade 4

Autoritarismo e democracia no Brasil

Museu Virtual de Brasília

Construída no período do govêrno de Jota Ka para ser a nova capital do país, Brasília representou a modernização empreendida nas décadas de 1950 e 1960 no Brasil. Acesse o site e conheça as principais construções da cidade, vídeos de antigos moradores, informações históricas, entre outros recursos.

Página de internet. Na parte superior, o nome do site: Museu Virtual de Brasília. Abaixo, barra de menu. Seguido de cartaz composto por fotografia em preto e branco e texto.

Museu Virtual de Brasília. Disponível em: https://oeds.link/bncYDa. Acesso em: 22 março 2022.

Unidade 5

O mundo bipolar

Um pedacinho de chão: adolescência, guerra e futebol na Palestina

A narrativa dêsse livro se passa na Cisjordânia, no Oriente Médio, território de disputa entre israelenses e palestinos. Em meio ao conflito, o adolescente Karim Aboudi luta para manter suas amizades e para continuar a praticar futebol, assim como outros jovens de sua idade.

Capa de livro. Na parte superior, o nome da autora: Elizabeth Laird.  Abaixo, o título do livro: Um pedacinho de chão: adolescência, guerra e futebol na Palestina. No fundo, silhueta de um homem usando farda, colete a prova de balas e calça. Ele está de pé, segurando um bastão e uma arma com as mãos. Ao lado, um menino usando camiseta e calça jeans. Ele está de costas, segurando com a mão uma bola.

Um pedacinho de chão: adolescência, guerra e futebol na Palestina, de Elizabéti Laird. Tradução: Marcos Banho. São Paulo: Ática, 2007.

Unidade 6

Os governos militares no Brasil

O ano em que meus pais saíram de férias

O filme conta a história de Mauro, que tinha 12 anos na época que seus pais foram perseguidos pêlo govêrno ditatorial e precisaram deixá-lo com o avô. Como o garoto vai conseguir lidar com a ausência dos pais?

Assista ao filme e compreenda melhor o contexto da década de 1970 no Brasil, visto sob a perspectiva de uma criança.

Cartaz de filme. Na parte inferior, o título do filme: O ano em que meus pais saíram de férias. No fundo, fotografia destacando a face de um menino com cabelos claros dentro de um carro.

O ano em que meus pais saíram de férias. Direção de Cao râmbúrguer. Brasil, 2006 (110 minutos).

Unidade 7

O Brasil e o mundo contemporâneo

The Breadwinner (A ganha-pão)

Nessa animação, você conhecerá a história de Parvana, uma menina afegã que, após a prisão injusta de seu pai, precisa se disfarçar de menino para poder trabalhar e garantir o sustento de sua família em meio a um cenário de guerras e preconceitos enraizados. Baseado no livro The Breadwinner, produção homônima de Deborah élis, êsse filme denuncia a violência e a opressão pêlas fôrças talibãs no Afeganistão e nos faz refletir sôbre costumes que inferiorizam as mulheres e as privam de participar da sociedade com dignidade, liberdade e respeito.

Cartaz de filme. Na parte inferior, o nome do filme: The Breadwinner. No fundo, ilustração de uma menina com olhos verdes usando um tecido ao redor dos cabelos. Atrás, silhueta de mulheres. Na parte inferior, silhueta de camelos e pessoas caminhando.

The Breadwinner (A ganha-pão). Direção: Nora Twomey. Canadá/Irlanda/Luxemburgo, 2017 (94 minutos).

Os pichadores de Jabalia: a vida em um campo de refugiados palestino

Nesse livro, você vai conhecer o cotidiano dos refugiados que vivem no campo de Jabalia, na região da Faixa de Gaza. Acompanhe a história por meio do olhar do jovem soldado israelense Youval, conhecendo seu dia a dia e seus amigos.

Capa de livro. Na parte superior, o nome do autor: Ouzi Dekel. Abaixo, o título do livro: Os pichadores de Jabalia: a vida em um campo de refugiados palestino. Abaixo, fotografia. Em primeiro plano, silhueta de uma pessoa segurando uma bandeira, vermelha e verde. Atrás, um menino usando blusa de mangas compridas e calças. Ele está de pé segurando um bastão

Os pichadores de Jabalia: a vida em um campo de refugiados palestino, de Ouzi Dekel. São Paulo: ésse eme, 2006. (Coleção De ôlho Aberto).

Unidade 8

Os desafios do mundo contemporâneo

O mundo de Aisha: a revolução silenciosa das mulheres no Iêmen

Inspirada nas entrevistas e nos relatos reunidos por uma jornalista, essa história em quadrinhos traz à tona o polêmico tema da opressão e da violência sofridas pêlas mulheres em alguns países do Oriente Médio na atualidade.

Capa de livro. Na parte superior, o título do livro: O mundo de Aisha: a revolução silenciosa das mulheres no Iêmen. Seguido, o nome do autor: Ugo Bertotti. No fundo, ilustração destacando o busto de uma mulher com o rosto coberto com um lenço, mostrando apenas os olhos. Atrás, silhueta de uma cidade.

O mundo de Aisha: a revolução silenciosa das mulheres no Iêmen, de Ugo Bertotti. Tradução: Fernando Scheibe. São Paulo: Nemo, 2015.

A última floresta

êsse documentário retrata o cotidiano de uma comunidade Yanomami, isolada em um território ao norte do Brasil. O xamã Davi Copênaua Yanomani, personagem central do filme, busca manter vivo os espíritos da floresta e as tradições dos povos indígenas em meio a uma invasão de garimpeiros que trazem consigo mortes e doenças para a comunidade.

Capa de documentário. Na parte inferior, o nome do documentário: A última floresta. No fundo, fotografia de uma pessoa indígena com o rosto pintado..

A última floresta. Direção: Luiz Bolonhézi. Brasil, 2021 (74 minutos).

Mapas

Brasil - Político

Mapa com o título: 'Brasil - Político'. Divisão territorial destacando estados e suas respectivas capitais: Acre, Rio Branco; Amazonas, Manaus; Rondônia, Porto Velho; Roraima, Boa Vista; Pará, Belém; Amapá, Macapá; Maranhão, São Luís; Tocantins, Palmas; Piauí, Teresina; Ceará, Fortaleza; Rio Grande Do Norte, Natal; Paraíba, João Pessoa; Pernambuco, Recife; Alagoas, Maceió; Sergipe, Aracaju; Bahia, Salvador; Mato Grosso, Cuiabá; Goiás, Goiânia; Distrito Federal, Brasília; Mato Grosso Do Sul, Campo Grande; Minas Gerais, Belo Horizonte; Espírito Santo, Vitória; Rio De Janeiro, Rio De Janeiro; São Paulo, São Paulo; Paraná, Curitiba, Santa Catarina, Florianópolis, Rio Grande Do Sul, Porto Alegre. No canto inferior à direita, planisfério  destacando a América do Sul, à direita, apresentação da rosa dos ventos e escala de 300 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 90.

Mundo- Político

Mapa. Título: Mundo - Político. América do Norte: Groenlândia (DINAMARCA), Alasca (ESTADOS UNIDOS), Canadá, Estados Unidos e México. América Central: Belize, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá. Cuba, Jamaica, Bahamas, Haiti, República Dominicana, Porto Rico (ESTADOS UNIDOS), Trinidad e Tobago, Ilhas Turks e Caicos (RU), Ilhas Virgens Americanas (EUA), Ilhas Virgens Britânicas (RU), Anguilla (RU), S. Martin (FRA e HOL), Antígua e Barbuda, Guadalupe (FRA), Dominica, Martinica (FRA), Santa Lúcia, Barbados, Granada, Montserrat (RU), São Cristóvão e Névis, Saint Eustatius (HOL), Saba (HOL), São Vicente e Granadinas, Bonaire (HOL), Curaçao (HOL) E Aruba (HOL). América do Sul: Venezuela, Colômbia, Guiana, Suriname, Guiana Francesa (FRANÇA), Equador, Peru, Bolívia, Chile, Paraguai, Argentina, Uruguai, Brasil e Falklands (REINO UNIDO). Europa: Islândia, Suécia, Noruega, Finlândia, Reino Unido, Irlanda, Holanda, Bélgica, França, Espanha, Portugal, Suiça, Itália, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Polônia, Rússia, Lituânia, Letônia, Estônia, Belarus, Ucrânia, Romênia, Bulgária, Grécia, Turquia, Andorra, Luxemburgo, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Sérvia, Montenegro, Macedônia, Albânia, Moldávia, Geórgia, Azerbaijão, Armênia e Chipre. África: Marrocos, Saara Ocidental (ESPANHA/MARROCOS), Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Guiné Bissau, Guiné, Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim, Gana, Togo, Guiné Equatorial, Benin, Nigéria, Camarões, Gabão, Congo, Cabinda (ANGOLA), Angola, Namíbia, África do Sul, Lesoto, Suazliândia, Botsuana, Moçambique, Zimbábue, Zâmbia, Malauí, Madagascar, Comores, Seicheles, Tanzânia, Burindi, Ruanda, Re. Democrática do Congo, Quênia, Uganda, Sudão do Sul, Rep. Centro-Africana, Somália, Etiópia, Djibuti, Eritreia, Sudão, Chade, Níger, Burkina Faso, Mali, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito. Ásia: Líbano, Israel, Síria, Iraque, Jordânia, Barein, Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Kwait, Irã, Catar, Emirados Árabes Unidos, Afeganistão, Paquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Casaquistão, Quirquistão, Tadjiquistão, Afeganistão, Paquistão, Índia, Sri Lanka, Bangladesh, Nepal, Butão, China, Mongólia, China, Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja, Vietnã, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Taiwan, Filipinas, Brunei, Malásia, Cingapura, Indonésia e Timor-Leste. Oceania: Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné. No canto superior à esquerda, representação da rosa dos ventos e, abaixo, escala de 3320 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.