Quadro de conteúdos e progressões

Este volume foi organizado com base na abordagem teórico-metodológica da coleção, que busca transmitir os conhecimentos dêste componente curricular e oferecer subsídios para que os alunos possam, de maneira cada vez mais autônoma, analisar, selecionar, organizar e questionar as informações que farão parte tanto de seu processo de aprendizagem quanto de sua formação cidadã. De acôrdo com essa proposta, consta a seguir um quadro com a organização dos principais conteúdos e conceitos trabalhados no volume, além dos objetos de conhecimento, das habilidades, das competências gerais e específicas e dos temas contemporâneos transversais. A seleção de conteúdos e recortes temporais adotados em cada um dos volumes da coleção teve como principal norteador as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades preconizadas pêla Bê êne cê cê para o respectivo ano de ensino, possibilitando uma progressão das aprendizagens dos alunos no decorrer de cada ano. Os objetos de conhecimento de anos anteriores ou posteriores, identificados no quadro pêla sigla ó cê, apresentam relações com alguns conteúdos trabalhados neste ano, reforçando, assim, os critérios de progressão cognitiva adotados entre os volumes. As justificativas referentes aos objetivos de ensino encontram-se nas páginas de início de capítulo, na parte da reprodução do livro do aluno.

Unidade 1 • Brasil República

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 1 • República: os primeiros anos

• República
• Oligarquia
• Governo provisório
• Constituição republicana
• Política dos governadores
• Política do café com leite
• Voto de cabresto
• Bota-Abaixo
• Movimento modernista
• Semana de Arte Moderna

• Experiências republicanas e práticas autoritárias: tensões e disputas do mundo contemporâneo.
• A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos.
OC: O Brasil do Segundo Reinado: política e economia • 8º ano.
• Primeira República e suas características.
• Contestações e dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930.
OC: A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil • 8º ano.
• Anarquismo e protagonismo feminino.
OC: Revolução Francesa e seus desdobramentos • 8º ano.

EF09HI01
EF09HI05
EF09HI08
EF09HI09

• Competências específicas de História 1, 2, 3 e 4.
• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 5 e 6.
• Competências gerais 1, 3, 4 e 9.

• Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
•Educação em direitos humanos.

Capítulo 2 • Movimentos sociais e resistência

• Resistência
• Revolta da Vacina

• A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição.

EF09HI01
EF09HI02

• Competências específicas de História 3, 4 e 6.

•Saúde.
•Ciência e tecnologia.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 2 • Movimentos sociais e resistência

• Revolta da Chibata
• Sindicatos
• Guerra de Canudos
• Guerra do Contestado
• Messianismo

• Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira com o elemento de resistência e superação das discriminações.
OC: A escravidão moderna e o tráfico de escravizados • 7º ano.
OC: A tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos da escravidão • 8º ano.
• A questão indígena durante a República (até 1964).
OC: Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa• 7º ano.
OC
: Políticas de extermínio do indígena durante o Império • 8º ano.
• Anarquismo e protagonismo feminino.
OC: Revolução Francesa e seus desdobramentos • 8º ano.

EF09HI03
EF09HI05
EF09HI07
EF09HI09

• Competências específicas de Ciências Humanas 4.
• Competências gerais 7 e 9.

• Educação em direitos humanos.
• Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

Unidade 2 • O mundo em conflito

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 3 • A Primeira Guerra Mundial

• Primeira Guerra Mundial
Belle Époque
• Imperialismo
• Nacionalismo
• Pan-eslavismo
• Pangermanismo
• Guerra de movimento
• Guerra de trincheiras
• “Guerra total”
• Armas químicas
• Tratado de Versalhes

• O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial.
OC: Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias • 8º ano.
OC: Uma nova ordem econômica: as demandas do capitalismo industrial e o lugar das economias africanas e asiáticas nas dinâmicas globais • 8º ano.
OC: O imperialismo europeue a partilha da África e da Ásia • 8º ano.
OC: Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo • 8º ano.
• A questão Palestina.
• A Revolução Russa.
• A crise capitalista de 1929.

•EF09HI10

• Competências específicas de História 1, 2, 3 e 6.
• Competências específicas de Ciências Humanas 2, 3 e 7.
• Competências gerais 4 e 9.

• Ciência e tecnologia.
• Educação em direitos humanos.

Capítulo 4 • A Revolução Russa

• Revolução Russa
• Socialismo
• Burguesia
• Proletariado
• Bolcheviques
• Mencheviques
• Domingo Sangrento
• Sovietes
• Stalinismo
• Planos Quinquenais
• Comunismo

• O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial.
• A questão Palestina.
• A Revolução Russa.
OC: Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias • 8º ano.
• A crise capitalista de 1929.
OC: A emergência do capitalismo • 7º ano.

EF09HI10
EF09HI11

• Competências específicas de História 1, 3 e 6.
• Competências específicas de Ciências Humanas 5 e 7.

•Diversidade cultural.

Unidade 3 • O totalitarismo e a Segunda Guerra Mundial

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 5 • O período entre guerras

American way of life
• Consumismo
• Crise de 1929
• Grande Depressão
• Bolsa de valores
New Deal
• Regimes totalitários
• Fascismo
• Marcha sobre Roma
• Nazismo
• Xenofobia
• Antissemitismo
• Guerra Civil Espanhola

• O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial.
• A questão Palestina.
• A Revolução Russa.
• A crise capitalista de 1929.
OC: Os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX • 8º ano.
• A emergência do fascismo e do nazismo.
• A Segunda Guerra Mundial.
• Judeus e outras vítimas do holocausto.
OC: Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias • 8º ano.

EF09HI12
EF09HI13

• Competências específicas de História 1, 3 e 4.
• Competências gerais 1, 2, 7 e 9.

• Educação para o consumo.

Capítulo 6 • A Segunda Guerra Mundial

• “Nova Ordem” nazista
• Gueto de Varsóvia
• “Solução final”
• Campos de concentração
• O Dia D
• Projeto Manhattan

• A emergência do fascismo e do nazismo.
• A Segunda Guerra Mundial.
• Judeus e outras vítimas do holocausto.
• A Organização das Nações Unidas (ONU) e a questão dos Direitos Humanos.
OC: Revolução Francesa e seus desdobramentos • 8º ano.

EF09HI10
EF09HI13
EF09HI15
EF09HI16

• Competências específicas de História 1 e 5.
• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 5, 4 e 7.
• Competências gerais 2, 7 e 9.

• Educação em direitos humanos.

Unidade 4 • Autoritarismo e democracia no Brasil

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 7 • O governo Vargas

• Revolução de 1930
• Tenentismo
• Frente Única Paulista
• Revolução Constitucionalista
• Assembleia Nacional Constituinte

• O período varguista e suas contradições.
• A emergência da vida urbana e a segregação espacial.
• O trabalhismo e seu protagonismo político.
OC: A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil • 8º ano.

EF09HI02
EF09HI06

• Competências específicas de História 1, 2, 4, 5 e 6.

• Educação em direitos humanos.
• Trabalho.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 7 • O governo Vargas

• Legião Negra
• Intentona Comunista
• Coluna Prestes
• Estado Novo
• Plano Cohen
• Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP)
• Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
• Pracinhas

• Competência específica de Ciências Humanas 7.
• Competências gerais 2, 9 e 10.

Capítulo 8 • Um intervalo democrático

• Democracia
• Marcha para o Oeste
• Plano de Metas
• Indústria de Base
• Candangos
• Bossa nova
• Cinema Novo
• Reformas de Base
• Parlamentarismo
• Plebiscito
• Golpe civil-militar

• Experiências republicanas e práticas autoritárias: tensões e disputas do mundo contemporâneo.
• A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos.
• A questão indígena durante a República (até 1964).
OC: Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa • 7º ano.
OC: Políticas de extermínio do indígena durante o Império • 8º ano.
OC: O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos indígenas • 8º ano.
OC: A resistência dos povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória • 8º ano.
• O Brasil da era JK e o ideal de uma nação moderna: a urbanização e seus desdobramentos em um país em transformação.

EF09HI02
EF09HI07
EF09HI17
EF09HI18
EF09HI19

• Competências específicas de História 1, 2, 5 e 7.
• Competências específicas de Ciências Humanas 3 e 6.
• Competências gerais 1, 3, 5 e 6.

• Diversidade cultural.
• Educação em direitos humanos.

Unidade 5 • O mundo bipolar

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 9 • Tensões e conflitos da Guerra Fria

• Doutrina Truman
• Plano Marshall
• Comecon
• Pacto de Varsóvia
• Espionagem
• Corrida armamentista
• Indústria cinematográfica

• A Guerra Fria: confrontos de dois modelos políticos.
• A Revolução Chinesa e as tensões entre China e Rússia.
• A Revolução Cubana e as tensões entre Estados Unidos da América e Cuba.
OC: Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias • 8º ano.

EF09HI09
EF09HI28

• Competência específica de História 2.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 9 • Tensões e conflitos da Guerra Fria

• Corrida espacial
• Guerra da Coreia
• Guerra do Vietnã
• Partido Comunista Chinês
• Socialismo em Cuba
• Contracultura
• Movimento
hippie
• Segregação racial

• Competências específicas de Ciências Humanas 2, 3, 4, 5 e 7.
• Competências gerais 2, 3 e 6.

Capítulo 10 • Conflitos entre judeus e palestinos

• Sionismo
• Terra prometida
• Torá
• Guerra dos Seis Dias
• Guerra do
Yom Kippur
• Intifada
• Fundamentalismo religioso
• Refugiados palestinos
• Acordos de Oslo

• O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial.
• A questão Palestina.
• A Revolução Russa.
• A crise capitalista de 1929.
• A Organização das Nações Unidas (ONU) e a questão dos Direitos Humanos.

EF09HI10
EF09HI15
EF09HI28

• Competência específica de História 4.
• Competências específicas de Ciências Humanas 4 e 6.
• Competências gerais 1 e 9.

• Educação em direitos humanos.

Capítulo 11 • Independências na África e na Ásia

• Neocolonialismo
• Anticolonialismo
• Resistência pacífica
• Revolução dos Cravos
• Pan-africanismo
• Negritude
• Africanês
Apartheid

• O colonialismo na África.
• As guerras mundiais, a crise do colonialismo e o advento dos nacionalismos africanos e asiáticos.
• A Organização das Nações Unidas (ONU) e a questão dos Direitos Humanos.
Os processos de descolonização na África e na Ásia.
OC: Uma nova ordem econômica: as demandas do capitalismo industrial e o lugar das economias africanas e asiáticas nas dinâmicas globais • 8º ano.
OC: O imperialismo europeu e a partilha da África e da Ásia • 8º ano.
OC
: Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo • 8º ano.

EF09HI14
EF09HI16
• EH09HI31

• Competências específicas de História 1, 2 e 3.
• Competência específica de Ciências Humanas 5.
• Competências gerais 6, 9 e 10.

• Educação em direitos humanos.
• Saúde.
• Educação ambiental.
• Educação para o trânsito.

Unidade 6 • Os governos militares no Brasil

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 12 • A ditadura civil-militar no Brasil

• Golpe de 1964
• Ditadura civil-militar
• Atos Institucionais

• Os anos 1960: revolução cultural?
• A ditadura civil-militar e os processos de resistência.

EF09HI19
EF09HI20

• Competências específicas de História 1, 2, 3, 4 e 6.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 12 • A ditadura civil-militar no Brasil

• Guerra Fria
• SNI
• Operação Condor
• Lei de Segurança Nacional
• Lei de Imprensa
• Centro de Operações de Defesa Interna
• “Milagre econômico”

• As questões indígena e negra e a ditadura.
• As experiências ditatoriais na América Latina.

EF09HI29
EF09HI30

• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 5 e 7.
• Competências gerais 7 e 9.

Capítulo 13 • A resistência contra a ditadura

• Resistência
• Movimento Negro Unificado (MNU)
• Movimento estudantil
• Movimento Revolucionário 8 de Outubro
• União das Nações Indígenas (UNI)
• Ação Libertadora Nacional (ALN)
• Vanguarda popular revolucionária
• Guerrilha do Araguaia
• União Nacional dos Estudantes (UNE)
• Passeata dos Cem Mil
• “Pacote de Abril”
• Anistia
• Diretas Já
• Comissão Nacional da Verdade (CNV)

• Os anos 1960: revolução cultural?
• A ditadura civil-militar e os processos de resistência.
• As questões indígena e negra e a ditadura.
OC: O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil imperial • 8º ano.
OC: Políticas de extermínio do indígena durante o Império • 8º ano.
OC: O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos indígenas • 8º ano.
OC: A resistência dos povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória • 8º ano.
• O processo de redemocratização.
• A Constituição de 1988 e a emancipação das cidadanias
(analfabetos, indígenas, negros, jovens etc.).
OC: O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial • 8º ano.
OC: Políticas de extermínio do indígena durante o Império • 8º ano.
OC: O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos indígenas • 8º ano
OC: A resistência dos povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória • 8º ano.
• A história recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais.
• Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira.
• A questão da violência contra populações marginalizadas.
OC: O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial • 8º ano.
OC: Políticas de extermínio do indígena durante o Império • 8º ano.
OC: O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos indígenas • 8º ano.
OC: A resistência dos povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória • 8º ano.
• O Brasil e suas relações internacionais na era da globalização.

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EF09HI23

• Competências específicas de História 1, 3, 4 e 7.
• Competências gerais 1, 2, 3, 5, 7, 9 e 10.

• Educação em direitos humanos.

Unidade 7 • O Brasil e o mundo contemporâneo

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 14 • A Nova República

• Nova República
• Plano Cruzado
• Assembleia Nacional Constituinte
• Constituição Cidadã
• Constituição Federal de 1988
• Plano Collor
Impeachment
• Privatização
• Plano Real
• Corrupção
• Mensalão
• Operação Lava Jato

• O processo de redemocratização.
• A Constituição de 1988 e a emancipação das cidadanias (analfabetos, indígenas, negros, jovens etc.).
• A história recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais.
• Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira.
• A questão da violência contra populações marginalizadas.
OC: O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial • 8º ano.
OC: Políticas de extermínio do indígena durante o Império • 8º ano.
OC: O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos indígenas • 8º ano.
OC: A resistência dos povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória • 8º ano.
• O Brasil e suas relações internacionais na era da globalização.
• O fim da Guerra Fria e o processo de globalização.
• Políticas econômicas na América Latina.

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EF09HI34

• Competências específicas de História 3 e 4.
• Competência específica de Ciências Humanas 6.
• Competências gerais 1, 2 e 10.

Capítulo 15 • O mundo Contemporâneo

• União Soviética
Perestroika
Glasnost
• Muro de Berlim
• Conflitos separatistas
• Globalização
• Revolução digital
• Marco Civil da Internet
Fakenews
• Liberdade de expressão
• Terrorismo
• Guerra ao terror
• União Europeia
• Xenofobia
Commodities

• A Guerra Fria: confrontos de dois modelos políticos.
• A Revolução Chinesa e as tensões entre China e Rússia.
•A Revolução Cubana e as tensões entre Estados Unidos da América e Cuba.
• O fim da Guerra Fria e o processo de globalização.
• Políticas econômicas na América Latina.
• Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismo.
• Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade.
• As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional.

EF09HI32
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EF09HI36

•Competências específicas de História 1 e 7.
•Competências específicas de Ciências Humanas 1, 2, 4, 5 e 7.
• Competências gerais 3, 5 e 9.

• Ciência e tecnologia.
• Saúde.
• Educação em direitos humanos.

Unidade 8 • Os desafios do mundo contemporâneo

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 16 • Por um futuro melhor

• Desigualdade social
• Preconceito
• Intolerância
• Racismo
• Intolerância religiosa
• Leis de Cotas
• Lei Maria da Penha
• Homofobia
• Terras Indígenas
• Quilombolas

• O processo de redemocratização.
• A Constituição de 1988 e a emancipação das cidadanias (analfabetos, indígenas, negros, jovens etc.).
• A história recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais.
• Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira.
• A questão da violência contra populações marginalizadas.
OC: O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial • 8º ano.
OC: Políticas de extermínio do indígena durante o Império • 8º ano.
OC: O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos indígenas • 8º ano
OC: A resistência dos povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória • 8º ano.
• O Brasil e suas relações internacionais na era da globalização.
• O fim da Guerra Fria e o processo de globalização.
• Políticas econômicas na América Latina.
• Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismo.
• Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade.
• As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional.

EF09HI26
EF09HI27
EF09HI33
EF09HI36

• Competências específicas de História 2 e 3.
• Competências específicas de Ciências Humanas 2, 3, 4 e 7.
• Competências gerais 1 e 9.

• Educação em direitos humanos.

Capítulo 17 • Meio ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade

• Sustentabilidade
• Aquecimento global
• Intensificação do efeito estufa
Processo de reciclagem
• Consumo consciente
• Desmatamento
• Estatuto do Idoso
• Espaços públicos
• Mobilidade urbana
• Acessibilidade

• O fim da Guerra Fria e o processo de globalização.
• Políticas econômicas na América Latina.
• Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismo.
• Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade.
• As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional.

EF09HI32
EF09HI34
EF09HI36

• Competências específicas de Ciências Humanas 3 e 7.
• Competências gerais 2, 8, 9 e 10.

• Educação ambiental.
• Educação alimentar e nutricional.
• Saúde.
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.
• Educação para o trânsito.

Sugestões de cronograma

O cronograma a seguir sugere algumas possibilidades de distribuição do conteúdo curricular dêste volume durante o ano letivo. Todos os volumes são estruturados de maneira a permitir autonomia em sua prática pedagógica. Assim, é permitido analisar e verificar diferentes e melhores maneiras de conduzir os estudos com os alunos, pois a sequência dos conteúdos pode ser organizada como melhor julgar conveniente.

Sugestões de cronograma

Bimestral

1º bimestre

Unidade 1
Unidade 2

2º bimestre

Unidade 3
Unidade 4

3º bimestre

Unidade 5
Unidade 6

4º bimestre

Unidade 7
Unidade 8

Trimestral

1º trimestre

Unidade 1
Unidade 2
Unidade 3

2º trimestre

Unidade 4
Unidade 5

3º trimestre

Unidade 6
Unidade 7
Unidade 8

Referências bibliográficas comentadas

ACTIVE learning. bârclei Center fór Teaching énd lãrnin. Disponível em: https://oeds.link/IoDydB. Acesso em: 25 fevereiro 2022.

êsse site explora os benefícios de trabalhar com metodologias ativas para desenvolver nos alunos a chamada aprendizagem ativa, além de abordar metodologias ativas que podem ser aplicadas em sala de aula e diferentes recursos que podem ser trabalhados em planejamentos.

ALTET, Marguerite. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. ín: PAQUAY, Léopold êti áli. (organizador). Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? segunda edição Pôrto Alegre: Artmed, 2001. página 23-35. Disponível em: https://oeds.link/PW5Q8P. Acesso em: 12 maio 2022.

êsse documento apresenta contribuições para a formação de professores, com estudos internacionais e nacionais, que promovem a capacitação de docentes às competências profissionais de sua área. Traz entrevistas que revelam práticas pedagógicas com base em conhecimentos e experiências profissionais de outros professores.

Blum, Benjamin S.; HASTINGS, J. Thomas; MADAUS, djêordji F. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Pioneira, 1971.

Nesse livro, o professor encontra uma fórma de avaliar e como melhorar êsse processo, considerando diversas propostas, que foram pensadas levando em conta os diferentes contextos educacionais em que acontece a prática de avaliação.

bósqui, Caio César. Por que estudar história? São Paulo: Ática, 2007.

Nesse livro, o autor apresenta conceitos fundamentais para a História, além de abordar a importância de estudá-la, demonstrando como êsse componente curricular está relacionado ao nosso cotidiano.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Méqui, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 19 maio 2022.

êsse link apresenta a Base Nacional Comum Curricular. Nele, é possível acessar e navegar pêlo documento consultando o que êsse material de referência auxilia na abordagem dos conteúdos curriculares.

BRETAS, Maria Luiza Batista. Leitura é fundamental: desafios na formação de jovens leitores. Belo Horizonte: érre agá jota, 2012.

êsse livro busca compreender como a prática leitora é desafiadora no que se refere ao ensino da leitura com visão crítica, argumentativa e reflexiva. Portanto, a obra apresenta como o docente pode incentivar os alunos a ler, a contar e ouvir histórias, a ter o domínio da leitura e a usar a escrita em função social, produzindo conhecimento e significação para o ato de ler.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Pôrto Alegre: Penso, 2018.

Os autores dêsse livro apresentam variadas metodologias ativas fornecendo o conceito de cada uma delas, demonstrando a maneira como podem funcionar na sala de aula e modos de avaliar a metodologia aplicada.

CAMAS, Nuria Pons Vilardell. Novas tecnologias facilitam a aprendizagem escolar. Entrevista ao Portal Brasil, 10 julho 2014. Disponível em: https://oeds.link/8APWPV. Acesso em: 17 maio 2022.

Essa entrevista traz informações sôbre o uso e a importância da tecnologia para a aprendizagem. Relata conceitos, menciona benefícios, comenta a realidade de uma sala de aula e fala do papel do professor em relação a êsse recurso. Todas as informações são apresentadas de maneira sucinta, porém clara.

CRAVEIRO, Clélia B. A.; MEDEIROS, Simone (organizador). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais de Educação Básica: diversidade e inclusão. Brasília: Méqui, 2013.

O material em questão foi construído com a participação de vários autores. dêsse modo, em diferentes capítulos são apresentados temas que procuram incluir diferentes culturas e modalidades de ensino.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Coleção Leitura, Escrita e Oralidade).

A história oral é tratada nesse livro como um procedimento metodológico, cabendo ao historiador sua coleta e registro, sendo compreendida, dessa fórma, como uma fonte histórica que carrega impressões, vivências e memórias individuais ou coletivas a respeito de determinado contexto.

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir (organizador). Habilidades sociais e competência social para uma vida melhor. São Carlos: edufiscar, 2017.

êsse livro apresenta diferentes capítulos com contribuições de vários autores, tratando de maneira teórica e prática as habilidades sociais e a competência social. Conceitua os comportamentos interpessoais e oferece exercício sôbre as tarefas de mesmo cunho.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (organizador). Didática e interdisciplinaridade. décima sétima edição Campinas: Papirus, 2012.

Os autores dêsse livro analisam e refletem a interdisciplinaridade articulada às questões pedagógicas.

FERREIRA, Taís. Estudos culturais, recepção e teatro: uma articulação possível? Fênix, Uberlândia, ano 3, volume 3, número 4, página 1-20, outubro/novembro/dezembro 2006. Disponível em: https://oeds.link/MePvzs. Acesso em: 27 abril 2022.

êsse artigo apresenta a prática de pesquisa no estudo de recepção, com enfoque no estudo de produções culturais.

FONTELLES, Mauro José êti áli. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Cercomp. Disponível em: https://oeds.link/U8Br6L. Acesso em: 26 abril 2022.

êsse artigo mostra a organização de uma pesquisa que busca solucionar um problema e descreve todos os procedimentos necessários para sua prática. Os autores apontam desde o levantamento do problema à descrição e elaboração dos objetivos a serem alcançados, bem como o método utilizado para resolução, a construção de hipóteses, entre outros passos para estruturar uma pesquisa.

GIL, Carmem Zeli de Vargas; EUGENIO, Jonas Camargo. Ensino de história e temas sensíveis: abordagens teórico-metodológicas. História Hoje, São Paulo, volume 7, número 13, página 139-159, 2018. Disponível em: https://oeds.link/MCG8BE. Acesso em: 23 maio 2022.

Nesse artigo, os autores discutem o trabalho com temas sensíveis no contexto do componente curricular de História, ressaltando a importância de êsse diálogo ser desenvolvido em sala de aula considerando a pluralidade de vozes, tanto a de alunos quanto a de professores.

róbisbaun, ériqui J. Era dos extremos: o breve século vinte (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

A eclosão da Primeira Guerra Mundial é o fenômeno que marca o século vinte nesse livro de ériqui róbisbaun. A partir dêsse acontecimento, o historiador aborda os principais fatos ocorridos dentro do recorte temporal que se inicia com a Primeira Guerra e termina com a queda da União Soviética, em 1991.

Rrófman, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. décima quinta edição Pôrto Alegre: Mediação, 2014.

O livro sugere a proposta de avaliação que se contextualiza com os meios físicos e sociais, uma vez que, para a autora, o ato de avaliar é uma maneira de transformar a realidade. Nesse livro, ela leva o leitor/professor a refletir para modificar as práticas pedagógicas em seu ato avaliativo, buscando sempre considerar o contexto educacional.

córh, inguedór G. Villaça. Argumentação e linguagem. 12. edição São Paulo: Cortez, 2009.

A análise da autora dêsse livro é voltada para o ato de argumentar como fórma de discurso, assim apresenta em sua obra textos, ilustrações e esquemas que permitem ao leitor refletir sôbre a noção da argumentação oral e escrita.

él í GOFF, Jác. História e memória. Tradução: Bernardo Leitão êti áli. quinta edição Campinas: Editora da Unicamp, 2003. p. 419.

Nesse livro, Jác él í Goff aborda a memória individual e coletiva como fonte para a História, propondo reflexões sôbre a maneira como os historiadores podem interpretá-la e registrá-la, submetendo-a, assim, a um necessário rigor científico e metodológico.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katál, Florianópolis, volume 10, número esp., página 37-45, 2007. Disponível em: https://oeds.link/w1MvUA. Acesso em: 27 abril 2022.

O artigo apresenta a pesquisa bibliográfica como um método de prática de pesquisa, conceituando-o, abordando suas características, como êle deve ser organizado e quais objetivos devem ser considerados, além de apresentar etapas exemplificadas do procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica.

Luquézi, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. décima oitava edição São Paulo: Cortez, 2006.

Nesse livro são abordados estudos sôbre a avaliação da aprendizagem escolar feitos pêlo autor, que propõe que a avaliação não seja mais pensada apenas como um serviço teórico obrigatório da educação e imposta de fórma autoritária, mas sim como uma prática a favor do conhecimento de todos de fórma construtiva e social.

môrrãm, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2017.

O livro reconhece o papel do professor como mediador entre aluno e conhecimento e, somado a isso, faz menção à nova realidade em que a tecnologia se insere no contexto escolar. Ademais, embora discorra sôbre a compreensão acêrca da necessidade do uso dela no decorrer das aulas, aborda a importância de utilizá-la com cuidado para que a aprendizagem não se restrinja à diversão, sem o devido proveito.

Pínsqui, Jaime; Pínsqui, Carla Bassanezi (organizador). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.

Nesse livro, diversos autores contribuem para a compreensão do processo de construção da cidadania na sociedade ocidental, abordando a conquista de direitos ao longo da história, bem como os fundamentos da cidadania na contemporaneidade, considerando, nesse processo, as exclusões sociais.

REIS, José Carlos. O tempo histórico como “representação intelectual”. Fênix, Uberlândia, ano oito, volume 8, número 2, maio/junho/julho/agosto 2011. Disponível em: https://oeds.link/e0wF1Z. Acesso em: 19 maio 2022.

Nesse artigo, o autor propõe uma reflexão sôbre o conceito de tempo, considerando sua relação com o componente curricular de História. Com base nessas reflexões, o conceito é tratado como “representação intelectual” e “representação cultural”.

ximít, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004. (Coleção Pensamento e Ação no Magistério).

As autoras tratam, nesse livro, sôbre o ensino e a aprendizagem em História, com propostas de reflexões e abordagens para serem aplicadas em sala de aula, considerando o contexto dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2009.

O livro aborda o significado de conceitos importantes para a História considerando as diferentes concepções adquiridas em determinados contextos, além de propor maneiras de trabalhar com êles em sala de aula.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Pôrto Alegre: Artmed, 1998.

Nesse livro, a autora mostra a importância da leitura para o alcance da interpretação, compreensão e autonomia dos alunos no contato com diferentes textos.

VON, Cristina. Cultura de paz. São Paulo: Peirópolis, 2003.

Nesse livro, a autora apresenta diferentes temáticas de cunho sensível. Todas voltadas às reflexões sôbre igualdade, respeito às diferenças e como isso pode ser trabalhado com os alunos na escola e na sociedade em geral.

Referências bibliográficas complementares comentadas sôbre Ensino de História

ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; RODRIGUES, Rogério Rosa (organizador). História pública em movimento. São Paulo: Letra e Voz, 2021.

Nesse livro, são abordadas as articulações teóricas e metodológicas da história pública e a maneira como êsse campo contribui para promover reflexões relevantes em sala de aula por meio de temas como desigualdade social, interseccionalidade, pandemia, movimento éle gê bê tê quê i a mais, entre outros.

ANDRADE, Juliana Alves de; PEREIRA, Nilton mãlet êti áli. (organizador). Ensino de história e suas práticas de pesquisa. segunda edição São Leopoldo: óicos, 2021.

Livro com teses, dissertações e projetos de pesquisa sôbre a teoria da História, a historiografia e o ensino de História desenvolvidos nos últimos anos.

bitêncur, Circe Fernandes. Reflexões sôbre o ensino de história. Estudos Avançados, São Paulo, volume 32. número 93, página 127-149, 2018. Disponível em: https://oeds.link/hJ9Mns. Acesso em: 30 maio 2022.

êsse artigo reflete sôbre o ensino de História e como êle vem se transformando nos últimos anos, considerando as tendências curriculares expressas em documentos como a Bê êne cê cê e a abordagem da História nas instituições escolares.

bitêncur, Circe Fernandes. Ensino de história da América: reflexões sôbre problemas de identidades. Revista Eletrônica da Amplác, São Paulo, número 4, página 5-15, 2005. Disponível em: https://oeds.link/o2E8Xf. Acesso em: 30 maio 2022.

Nesse artigo, a autora propõe que o ensino de História da América parta de um olhar local, relacionando a construção do Estado-nação do Brasil com a dos demais países da América, possibilitando aos alunos uma visão mais ampla a respeito das identidades constituídas na região.

BOVO, Claudia Regina; DEGAN, Alex. As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a história antiga e medieval. História Hoje, São Paulo, volume 6, número 12, página 55-76, 2017. Disponível em: https://oeds.link/wcqt1A. Acesso em: 30 maio 2022.

Com base nos conteúdos de História Antiga e Medieval, os autores propõem um ensino que contribua para o desenvolvimento da alteridade e do pensamento histórico dos alunos.

CARVALHO, Alexandre Galvão. Diálogos entre a história antiga e o ensino de história. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, volume 2, número 6, página 17-34, julho/dezembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/CzAw4v. Acesso em: 30 maio 2022.

Nesse artigo, o autor apresenta possíveis diálogos entre a História Antiga e o ensino de História, por meio de propostas teórico-metodológicas que contribuam para uma aproximação entre o período histórico estudado com a atualidade.

COSTA, Warley da. “Negro” na sala de aula de história: currículo e produção da diferença. Rio de Janeiro: Mauád , 2019.

Nesse livro, a autora apresenta um diálogo entre matrizes históricas e culturais afro-brasileiras no ensino de História e discute a abrangência dos estudos sôbre a sociedade com relação à desigualdade social e ao racismo estrutural.

CRISTOFOLI, Maria Silvia; DIAS, Maria de Fátima Sabino; VERÍSSIMO, Marise da Silveira. Trajetória e perspectivas do ensino de história da América: reflexões a partir do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de História e do acôrdo de Cooperação Brasil – Argentina. Revista Eletrônica da Amplác, São Paulo, número 4, página 16-34, 2005. Disponível em: https://oeds.link/YyaMbr. Acesso em: 30 maio 2022.

O artigo se baseia em uma pesquisa feita por membros do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de História (Nipeh) e traz reflexões acêrca do papel do ensino de História da América no Brasil e sôbre o ensino de História em nosso país e na Argentina, com ponderações a respeito da inclusão de História Latino-Americana nos currículos de ambas as nações.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves; FERREIRA, Marieta de Moraes. História do tempo presente e ensino de história. História Hoje, Rio de Janeiro, Instituto de História, volume 2, número 4, página 19-34, julho/dezembro 2013. Disponível em: https://oeds.link/tqrl6D. Acesso em: 30 maio 2022.

Texto que aborda algumas linhas de estudos realizados por historiadores do passado, demonstrando como suas teorias podem ser úteis no ensino do componente curricular de História na atualidade. Além disso, salienta como métodos, fontes e memórias enriquecem o ensino da História do tempo presente.

FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (coordenação). Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: éfe gê vê, 2019.

Dicionário com verbetes que possibilitam a compreensão de temas, conceitos e debates relevantes ao ensino de História.

FRONZA, Marcelo. A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Uma pesquisa sôbre a maneira como a juventude relaciona os conceitos históricos e como desenvolvem a consciência histórica por meio do uso de histórias em quadrinhos em sala de aula.

FUNARI, Raquel dos Santos. A África antiga no ensino de história. Heródoto, Guarulhos, uniféspi, volume 3, número 2, página 194-204, dezembro 2018. Disponível em: https://oeds.link/r9eAEU. Acesso em: 30 maio 2022.

Nesse artigo, a autora discute o ensino de História da África, destacando sua importância para a formação integral do cidadão.

GUIMARÃES, Selva (organizador). Ensino de história e cidadania. Campinas: Papirus, 2016.

êsse livro é fruto de uma pesquisa que teve como objeto de estudo o processo de ensino de História e a formação cidadã do aluno na Educação Básica e como são formados professores para êsse ensino, cujo enfoque se dá na formação integral do indivíduo. Entende-se, assim, que o ensino de História nos currículos escolares contribui para a educação cidadã, tendo em vista que faz os alunos avançarem em conhecimento, desenvolvendo ainda mais seu papel social.

HISTÓRIA e a Bê êne cê cê: faça download do livro digital. Nova Escola. Disponível em: https://oeds.link/5FtKIH. Acesso em: 31 maio 2022.

O link disponibiliza um livro que aborda a Bê êne cê cê e o ensino de História com base nos conceitos de aprendizagem: identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise. O livro também apresenta propostas didáticas e materiais complementares e demonstra como avaliar o processo de aprendizagem dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, firmando o avanço do ensino da História no que diz respeito a um diálogo entre passado e presente.

HISTORICIDADE 23: ensino de história antiga no Brasil. Fronteiras no Tempo, 24 julho 2019. Disponível em: https://oeds.link/jz0fNd. Acesso em: 30 maio 2022.

O episódio dêsse podcast apresenta uma entrevista com o professor do Departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (ú éfe tê ême), Fábio Frizzo, que discute a questão do ensino de História Antiga no Brasil por meio dos eixos temáticos preconizados pêla Bê êne cê cê do Ensino Fundamental – Anos Finais – e do Ensino Médio.

MACEDO, José Rivair (organizador). Desvendando a história da África. Pôrto Alegre: Editora da u éfe érre gê ésse, 2008. (Série Diversidades).

Livro que conta a história do continente africano, ressaltando as contribuições culturais de suas populações para a formação de outros povos, inclusive os do Brasil. Nesse sentido, evidencia a importância do ensino de História da África nas escolas, a fim de que essas heranças sejam reconhecidas e, dessa fórma, que qualquer tipo de preconceito seja combatido.

MACHADO, Ironita P.; GERHARDT, Marcos; FRANZEN, Douglas Orestes (organizador). Ensino de história: experiências na educação básica. Passo Fundo: UPF Editora, 2016.

êsse livro reflete sôbre a relação indissociável entre teoria e prática na formação do professor pesquisador de História. Escrito e pensado no ensino de História em diferentes contextos educacionais, os autores apresentam ferramentas e ambientes que tornam a aprendizagem mais enfática e o planejamento mais objetivo e efetivo, como tecnologia, filme, museu, fotografia, jogos eletrônicos, entre outros recursos e materiais que diversificam e dão experiência à prática do ensino de História, fazendo parte do avanço e da inovação do processo de ensino dessa disciplina.

MARIZ, Silviana Fernandes. Por um currículo afrorreferenciado de história antiga e medieval. Brathair, São Luís, volume 21. número 1, página 15-49, 2021. Disponível em: https://oeds.link/rU4NkJ. Acesso em: 30 maio 2022.

Nesse artigo, a autora ressalta a importância do ensino de História da África, com destaque para a Lei 10.639/03, para promover a representatividade e a visibilidade de suas culturas.

MEMÓRIAS da Ditadura. Disponível em: https://oeds.link/0Sv66C. Acesso em: 31 maio 2022.

Por meio do trabalho com a temática da ditadura civil-militar, êsse site traz propostas de sequências didáticas, além de sugestões de atividades para serem aplicadas no Ensino Fundamental – Anos Finais. Além de desenvolver a compreensão a respeito do período, esses recursos contribuem para que o momento seja analisado com base em uma visão crítica, colocando os alunos como protagonistas de sua aprendizagem.

MONTEIRO, Ana Maria êti áli. (organizador). Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauád équis, 2014.

Nesse livro, os autores apresentam um diálogo entre educação e o componente curricular de História e levam em consideração a construção do currículo escolar, o ensino dêsse componente, questões sociais, entre outras temáticas relacionadas à disciplina para discussão, que vêm expressando avanços no ensino de História, de acôrdo com a Bê êne cê cê e a legislação.

SATLER, Carla Fernanda da Silva; MARQUARDT, Jaqueline (organizador). Caminhos da aprendizagem histórica: africanidades e cultura afro-brasileira. Rio de Janeiro: sôbre Ontens/uérj, 2021.

Nesse livro, é destacada a importância de as culturas africana e afro-brasileira serem abordadas por uma perspectiva de ensino que envolva todos os componentes curriculares. Com isso, são propostas práticas antirracistas que contribuem para o combate ao preconceito e para promover a autoestima e a autoafirmação dos alunos em desenvolvimento. Também são evidenciadas as leis que asseguram a aplicabilidade do ensino de História da África e das culturas africana e afro-brasileira.

VIANNA, Luciano José (organizador). A história medieval entre a formação de professores e o ensino na educação básica no século vinte e um: experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro: Autografia, 2021.

Livro que aborda temáticas do ensino de História Medieval para a formação de professores do Ensino Superior e da Educação Básica por meio de relatos de experiências obtidos em pesquisas com docentes que atuam em diversos contextos educacionais e com diferentes práticas pedagógicas.

VON BORRIES, Bodo. Jovens e consciência histórica. Tradução: Marcelo Fronza, Maria Auxiliadora ximít e Lucas Pydd Nechi. Curitiba: W.A. Editores, 2018.

O autor aborda o resultado de uma pesquisa realizada com professores e jovens estudantes de diferentes origens, com o propósito de entender como se constrói a consciência histórica nos alunos, demonstrando que ela é mobilizada por meio de três aspectos: experiência, interpretação e orientação.