O que eu já sei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Em uma folha de papel avulsa, responda às questões a seguir.
    1. Qual evento histórico é rememorado no Brasil no dia 15 de novembro de cada ano?
    2. Você sabe o que êsse dia significou para a História do Brasil?
    3. Quais sujeitos históricos participaram do processo que resultou no evento ocorrido em 15 de novembro de 1889?
  2. Observe com atenção a imagem a seguir e, depois, responda às questões em uma folha de papel avulsa.
Charge. Ao centro, um homem, calvo com bigode, usando farda militar e uma cruz no pescoço, está segurando uma faca com a mão direita e, com a mão esquerda, apontando para um bolo dividido em várias partes. No bolo, o texto: AFRIQUE. Ao redor, homens, usando terno, estão sentados olhando para o homem com a faca.
Charge sôbre a Conferência de Berlim, publicada no jornal L’Illustration, Paris, em 1885.
  1. Qual evento histórico a charge satiriza? Onde e quando ela foi publicada?
  2. Descreva a situação retratada na charge. Por que as pessoas foram retratadas dessa fórma?
  3. O que você sabe sôbre a Primeira Guerra Mundial? Qual é a relação entre êsse conflito mundial e a situação satirizada na charge?
Respostas e comentários

1. a) Resposta: A Proclamação da República.

1. b) Resposta: Significou a mudança do regime monárquico para o regime republicano de govêrno.

1. c) Resposta: Espera-se que os alunos citem sujeitos históricos como Marechal Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, dom Pedro dois, militares liberais e positivistas etcétera

2. a) Resposta: A charge satiriza a realização da Conferência de Berlim, que ocorreu entre 1884 e 1885. Ela foi publicada no jornal L’Illustration, em Paris, na segunda metade do século dezenove.

2. b) Resposta nas orientações ao professor.

2. c) Resposta pessoal. É possível que os alunos compreendam que uma das razões pêlas quais ocorreu a Primeira Guerra Mundial foi o aumento das tensões entre as potências coloniais por disputas territoriais e pêlo desenvolvimento industrial.

1. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos conseguem contextualizar e descrever alguns aspectos do processo de implantação da República no Brasil, conhecimentos necessários para desenvolver a habilidade ê éfe zero nove agá ih zero um da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno não identifique o processo de implantação da República, questione-o sôbre as fórmas de organização política da história brasileira, solicitando que diferencie a política no período do Império e na atualidade. Para isso, faça perguntas, como: “Quem é o governante?”; “Como êle é escolhido?”; “Quem participa de sua escolha?”

2. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos relacionam as dinâmicas do capitalismo europeu do século dezenove e do imperialismo sôbre o continente africano, conhecimentos necessários para desenvolver as habilidades ê éfe zero nove agá ih um zero e ê éfe zero nove agá ih um quatro da Bê êne cê cê.

Como proceder

Solicite aos alunos que levantem hipóteses sôbre o tema da charge e suas personagens. Caso tenham dificuldades, peça-lhes que façam uma leitura atenta da legenda e a descrição da imagem, identificando as personagens, suas vestimentas, o que estão fazendo etcétera Se julgar necessário, esclareça que a personagem central divide um bôlo em que está escrito Afrique, que significa África em português.

Resposta

2. b) Espera-se que os alunos reconheçam que as personagens representam as potências europeias, que estão em volta de uma mesa, onde uma delas partilha um bôlo que traz a inscrição “Afrique”, para representar a partilha do continente africano entre elas. êles poderão destacar que o evento não contou com a participação de nenhuma liderança africana.

Metodologias ativas

Se achar conveniente, a atividade 2 permite trabalhar a metodologia ativa quick writing. Para isso, veja orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Para desenvolvê-la, analise a charge com os alunos e oriente-os a refletir sôbre as possíveis respostas. Depois, peça-lhes que escrevam respostas curtas, pois o tempo será cronometrado. Permita a socialização das respostas ao final da dinâmica.

  1. Em 2005, a Organização das Nações Unidas (ônu) criou o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, celebrado em 27 de janeiro, para homenagear a memória das vítimas dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Em sua opinião, por que lembrar o Holocausto é importante para a valorização dos direitos humanos?
  2. Leia com atenção a charge a seguir e, depois, responda às questões.

A charge do cartunista Frânclin traz uma série de referências ao contexto da Guerra Fria. Ela apresenta dois personagens, Mister K [senhor Khrushchev], governante da u érre ésse ésse e Nixon, vice governante dos Estados Unidos. êles estão participando de um “Banquete de propaganda”. A legenda da imagem apresenta uma frase que, em português, significa: “Hum, hum, pêlo menos nós gostamos da mesma comida!”

Charge. Dois homens sentados em uma mesa. À esquerda, um homem, careca, usando terno, está com a barriga gigante, sentado em uma cadeira. Na barriga dele, o texto: MISTER K. Atrás, uma bandeira com o desenho de uma foice e um martelo cruzados. Ao lado, um homem, com cabelos pretos, usando terno, está com a barriga gigante, sentado em uma cadeira. Na barriga dele, o texto: NIXON. Atrás, uma bandeira, sendo: no canto superior à esquerda um retângulo com muitas estrelas e, ao lado, listras paralelas em duas cores. À frente, uma mesa com muitos alimentos e dois bolos no formato de esculturas de dois templos.  Na toalha da mesa, o texto: BANQUET OF PROPAGANDA. Abaixo, há o texto: 'Yum, yum, at least we both like the some food!'
Charge sôbre a Guerra Fria do cartunista Frânclin, publicada no jornal Daily Mirror, em 1959.
  1. Qual é o tema abordado na charge? Onde e quando ela foi publicada?
  2. O que você sabe sôbre o tema ilustrado na charge? Por que êsse fato histórico recebeu êsse nome?
  1. O que você sabe sôbre a ditadura civil-militar no Brasil? Quais foram os impactos dêsse período para a história republicana brasileira?
  2. Uma das principais reivindicações sociais do Brasil atual é a luta das comunidades indígenas e quilombolas pêla demarcação de suas terras. Por que a demarcação dessas terras são tão importantes na atualidade?
Respostas e comentários

3. Resposta: É importante que os alunos entendam que lembrar o Holocausto aju­da a desenvolver políticas de prevenção e punição aos genocídios e a reforçar a importância da proteção aos direitos humanos.

4. a) Resposta: A charge satiriza a Guerra Fria. Ela foi publicada no jornal Daily Mirror em 1959.

4. b) Resposta pessoal. Professor, professora: Considere a resposta dos alunos e, depois, explique que a Guerra Fria (1947-1989) foi um período em que os Estados Unidos e a União Soviética, as principais potências mundiais que venceram a Segunda Guerra Mundial, disputaram áreas de influência em todo o mundo, sem necessariamente entrarem em um conflito armado, por isso o nome Guerra Fria.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. Resposta nas orientações ao professor.

3. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos identificam os efeitos do Holocausto, dialogando com a habilidade ê éfe zero nove agá ih um três da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldade, explique o que foi o Holocausto e leve-o a refletir sôbre a importância de respeitar os direitos humanos.

4. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos conseguem analisar aspectos da Guerra Fria e seus protagonistas, contemplando, assim, a habilidade ê éfe zero nove agá ih dois oito da Bê êne cê cê.

Como proceder

Solicite aos alunos que levantem hipóteses sôbre o tema da charge e suas personagens. Caso algum deles tenha dificuldades, peça-lhe que faça uma leitura atenta da legenda e que descreva a imagem, comentando a maneira como as personagens foram caracterizadas.

5. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos conseguem contextualizar a ditadura civil-militar e refletir sôbre seus efeitos no cotidiano dos brasileiros, contribuindo para que êles desenvolvam a habilidade ê éfe zero nove agá ih dois zero da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno não identifique o contexto da ditadura civil-militar, questione-o sôbre o conceito de ditadura e suas implicações sociais.

Resposta

5. É importante que os alunos compreendam que a ditadura foi implantada por meio de um golpe de Estado, dando início a cêrca de 21 anos de um govêrno marcado pêlafalta de liberdade, pela violência contra os opositores, pela censura, entre outros aspectos.

6. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos conhecem as demandas dos povos indígenas e quilombolas da atualidade, dialogando com a habilidade EF09HI36 da BNCC.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldade, peça a ele que identifique como vivem as comunidades quilombolas e indígenas e questione-o sobre a importância do território nessa vivência.

Resposta

6. Destaque que a luta dessas comunidades é uma política de reparação histórica, pois esses grupos foram mantidos à margem dos direitos civis e humanos. Sua luta pelo acesso à terra objetiva manter seu modo de vida tradicional, a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.