Atualmente, existem favelas em quase todas as grandes cidades do Brasil. As pessoas que vivem nesses lugares ainda enfrentam muitas dificuldades. Por isso, várias organizações não governamentais, movimentos sociais e os próprios moradores se mobilizam, promovendo diversas ações que visam melhorar as condições de vida nesses locais.

Os projetos sociais desenvolvidos nas favelas, sejam êles promovidos pêlo govêrno, sejam liderados por instituições não governamentais, envolvem diversas atividades no campo da educação, da cultura e do esporte. São realizados cursos profissionalizantes; oficinas de teatro, de música e de dança; práticas esportivas como artes marciais, futebol e ginástica olímpica; entre outros. Essas atividades costumam revelar grandes talentos e formar bons profissionais.

É importante que os próprios moradores participem da organização e do desenvolvimento dêsses projetos, pois êles vivenciam a realidade da favela e conhecem as necessidades da população local.

As pessoas envolvidas na melhoria dêsses lugares exercem um papel transformador, contribuindo para que os moradores tenham condições de vida mais dignas. O projeto comunitário retratado na foto a seguir, por exemplo, foi criado para ajudar mães solo de famílias carentes, por meio da distribuição de cestas básicas e outros itens básicos de uso cotidiano.

Fotografia. Um homem usando camisa com estampa e texto: CUFA. Ele está de pé e de costas. Ao lado, uma mulher com cabelos na altura do ombro, usando camisa preta e calça jeans. Ela está de pé segurando uma prancheta e uma caneta com as mãos. Atrás, uma moradia pequena
Mulher se cadastrando no projeto “Mães da Favela”, promovido pêla Central Única das Favelas (cúfa), em São Paulo, ésse pê, em 2021.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 4.

Atualmente, de que maneira as famílias que habitam moradias precárias têm sua dignidade afetada?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 5.

Em sua opinião, que tipos de iniciativas podem ser adotadas para melhorar as condições de vida de pessoas que vivem em favelas?

Respostas e comentários

Questão 4. Resposta nas orientações ao professor.

Questão 5. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reflitam sôbre as condições precárias das favelas e proponham medidas cabíveis que possam amenizar essas condições.

No debate envolvendo as questões 4 e 5, amplie o olhar dos alunos quanto às favelas para além das questões de pobreza e violência. Providencie exemplos de projetos de valorização da população dêsses espaços, como o Observatório das Favelas, a Central Única de Favelas e o Projeto Mães da Favela, que oferecem cursos profissionalizantes, refôrço escolar e atividades artísticas. êsse trabalho contribui para que os alunos construam argumentos, com base nas Ciências Humanas, para a promoção dos direitos humanos e a construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática, desenvolvendo aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 6.

Sugestão de avaliação

Verifique a compreensão dos alunos sôbre os conteúdos estudados até o momento. Para isso, peça que formem duplas para que interpretem a charge, relacionando-a ao contexto histórico das reformas urbanas no Rio de Janeiro. êles podem conversar sôbre o que acharam da crítica e compará-la com a crônica de Lima Barreto. Com base nesse diálogo, os alunos devem compor um texto abordando de maneira crítica a relação entre a situação representada na charge e as primeiras favelas formadas no contexto da demolição dos cortiços. Procure verificar se êles compreen­dem que a exclusão social é um processo que tem raízes históricas e, se compreendida no contexto das reformas urbanas do Rio de Janeiro, nota-se a situação de marginalização vivida pêla população pobre da época, principalmente os afrodescendentes. Verifique também se os alunos reconhecem que muitas pessoas enfrentam essa situa­ção de marginalização até os dias atuais.

Resposta

Questão 4. As famílias que habitam moradias precárias têm sua dignidade afetada porque um de seus direitos fundamentais não é respeitado, ou seja, o direito à moradia. Isso faz com que elas vivam em condições degradantes.

Cotidiano e cultura: esperança de tempos melhores

O início do século vinte no Brasil foi marcado por grande entusiasmo, que se refletiu em diferentes setores da sociedade, principalmente nas elites.

Diversas novidades tecnológicas passaram a fazer parte do cotidiano das grandes cidades, como o telefone, o automóvel, o avião, a iluminação elétrica, o rádio, o refrigerador e o fogão a gás. O cinema foi uma das inovações de mais destaque na época, com filmes estrangeiros sendo exibidos à população. Assim, artistas europeus e estadunidenses passaram a influenciar a moda e o comportamento dos espectadores brasileiros.

Fotografia em preto e branco. Vista de uma sala grande com mezanino. Há diversas pessoas sentadas.
Público aguardando o início de um filme no Cine Íris, na cidade do Rio de Janeiro, érre jóta, em 1921.

Novos hábitos

Influenciadas por essas novidades e pêlo entusiasmo que marcou a entrada do novo século, muitas pessoas começaram a buscar diferentes maneiras de viver e de conviver nos grandes centros urbanos.

Alguns costumes e modismos tornaram-se referência para o estilo de vida das pessoas, sobretudo dos membros da elite, que promoviam festas e bailes com novos tipos de música e dança, como o charleston ou o foxtrote.

Homens e mulheres que procuravam seguir as tendências da moda passaram a usar roupas inspiradas nos figurinos usados pêlas estrelas do cinema internacional. Isso influenciou também os côrtes de cabelo e a maneira de se maquiar de muitas mulheres.

Fotografia em preto e branco. Ao centro, uma mulher com cabelos na altura das orelhas e usando um vestido. Ela está sentada em uma cadeira segurando com as mãos uma revista. Ao redor, sete mulheres jovens olhando na direção da revista.
Jovens atrizes folheando a revista O Cruzeiro, em campanha publicitária veiculada na cidade do Rio de Janeiro, érre jóta, na década de 1920.
Respostas e comentários
  • O conteúdo do tópico Novos hábitos e do boxe A luta das mulheres possibilita desenvolver aspectos da habilidade ê éfe zero nove agá ih zero oito ao mostrar mudanças culturais no debate sôbre questões relacionadas à diversidade e ao gênero nas primeiras décadas do século vinte.
  • Ao abordar as influências estrangeiras na sociedade urbana brasileira, mostrando como muitos costumes, gêneros musicais e estilos de moda do exterior passaram a fazer parte do cotidiano de diversos brasileiros, é possível trabalhar aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 5 no que diz respeito às simultaneidades dos acontecimentos.

A luta das mulheres

A luta pelos direitos das mulheres teve seus primeiros avanços no Brasil no final do século dezenove. Nesse período, a atuação da professora Nísia Floresta se destacou. Ela lutou pêla emancipação feminina e foi fundadora da primeira escola para meninas no Brasil, garantindo o direito à educação em uma época em que poucas meninas e mulheres jovens frequentavam o ensino público.

Nas primeiras décadas do século vinte, a luta pêlo direito das mulheres ganhou fôrça. Impulsionada pêlo movimento de grupos sindicalistas, muitas mulheres operárias se articularam para reivindicar melhores condições de trabalho, com licença-maternidade, melhores salários e jornadas de trabalho menores.

Pintura. Destaque no busto de uma mulher com cabelos brancos cacheados na altura do ombro,  usando um chapéu e blusa vermelha com detalhes em dourado e uma camisa branca
Retrato de Nísia Floresta feito pêlo pintor Baltazar da Câmara. Óleo sôbre tela. Recife, Pernambuco, final do século dezenove.
Fotografia em preto e branco. Duas mulheres com cabelos na altura da orelha, usando vestido. Elas estão sentadas com as mãos sobre uma máquina de tecido. Atrás, um homem usando terno. Ele está de pé.
Tecelãs trabalhando em indústria na cidade de São Paulo, ésse pê, década de 1920.

A imprensa foi um importante meio de divulgação das reivindicações das mulheres e auxiliou na conquista do apôio de políticos e da opinião pública.

Primeira página de jornal. Na parte superior, há o texto em letras grandes: O BRASIL. Abaixo, manchete, fotografias e textos em colunas..
fác símile do jornal O Brasil, de 3 de março de 1925.

A participação política também foi uma pauta importante nas reivindicações femininas do início do século vinte. Em 1922, por exemplo, a bióloga brasileira Bertha Lútis liderou a Federação Brasileira pêlo Progresso Feminino, na cidade do Rio de Janeiro.

Essa e outras associações promoviam campanhas e manifestações pelos direitos das mulheres, como o direito ao voto, buscando apôio de políticos e da opinião pública.

Respostas e comentários
  • A conquista de direitos pêlas mulheres, por meio de movimentos sociais, relacionada com a atuação da sociedade civil organizada, é um assunto que favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih zero nove.
  • O conteúdo do boxe permite trabalhar a Competência geral 9, pois aprender sôbre a luta das mulheres por meio da participação política e de seus direitos é importante para o exercício da empatia, de modo a respeitar e valorizar tais esforços, procurando participar da busca pêla igualdade entre homens e mulheres.

Movimentos modernistas na arte

Na Europa, desde meados do século dezenove, o desenvolvimento tecnológico e as mudanças sociais e culturais influenciaram diversos movimentos artísticos que buscavam romper com os padrões acadêmicos nas artes visuais, na música e na literatura. Surgiram, então, vários movimentos artísticos de vanguardaglossário , como o Cubismo (1907), o Futurismo (1909), o Expressionismo (1910) e o Dadaísmo (1916). Esses movimentos, também conhecidos como movimentos modernistas, buscavam mais originalidade e liberdade de estilo.

No Brasil, o Modernismo surgiu no início do século vinte por meio do contato de artistas brasileiros com movimentos da vanguarda europeia. Esses artistas passaram a defender a ideia de que a arte produzida no Brasil precisava de grande renovação. Por isso, êles ficaram conhecidos como modernistas.

Pintura. Um retrato do busto de uma pessoa de perfil, composta por formas geométricas e cores sobrepostas.
Retrato de Josette Gris, de Ruán Gris. Óleo sóbre tela. 116centímetrospor73centímetros, 1916.

Mas afinal, o que é modernidade?

Uma das possíveis respostas a essa pergunta pode ser a do historiador francês Jác él í Goff. Para êle, modernidade tem a ver com um profundo sentimento de ruptura com o passado.

Portanto, podemos definir o moderno como aquele que busca pêlo rompimento de valores e conceitos tradicionais, vigentes em uma determinada época.

As principais características do Modernismo brasileiro foram:

liberdade de criação;

rompimento com a tradição;

experimentalismo;

valorização de elementos do cotidiano, do comum, do que é banal.

Essa nova perspectiva da arte e da cultura valorizada pelos modernistas estava diretamente ligada à época em que viviam, marcada por grandes transformações políticas, avanços na ciência e tecnologia e outros acontecimentos do início do período republicano.

Respostas e comentários
  • O assunto das páginas 31 e 32 permite desenvolver aspectos da Competência geral 3 ao promover o contato dos alunos com os movimentos modernistas e a Semana de Arte Moderna, assim como o entendimento sôbre os impactos dessa corrente artística naquele contexto. Portanto, incentive-os a valorizar essas manifestações artísticas abordadas.
  • Comente com os alunos que, com o francês Georges Braque (1882-1963), Pablo Picasso (1881-1973), com seu quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), é considerado o fundador do cubismo, movimento de vanguarda surgido em Paris, França, tendo como principal característica a utilização de fórmas geométricas para representar elementos.
  • A respeito do futurismo, do dadaísmo e do expressionismo, comente com os alunos as informações a seguir.

> O futurismo, reflexo do desenvolvimento tecnológico do início do século vinte, opunha-se ao moralismo e ao passado e celebrava o progresso, a vida urbana e a velocidade simbolizada pelos automóveis. Antes da Primeira Guerra Mundial, êsse movimento exaltava ideias ligadas ao fascismo, como a violência, a guerra e a “higienização” do mundo. Essas ideias morreram diante da catástrofe que se abateu sôbre o mundo com as duas guerras mundiais.

> Mais ligado a conceitos caracterizados como anárquicos ou irracionais, outro movimento de vanguarda foi o dadaísmo ou Movimento Dadá, criado em 1916 por um grupo de artistas refugiados da Primeira Guerra Mundial, em Zurique, na Suíça. êles eram totalmente contra a guerra e contra os valores burgueses e capitalistas, combatendo também o nacionalismo, que, segundo êles, conduzia a regimes autoritários e decadentes.

> Já o expressionismo, que valorizava emoções violentas simbolizadas por côres fortes e fórmas que não correspondiam à realidade imediata, foi um movimento artístico de vanguarda que nasceu para se opor ao impressionismo francês. Muitas correntes expressionistas tiveram influência da arte tribal de povos africanos. êsse movimento resgatou um olhar de crítica social sôbre cenas cotidianas e temas como sexo e morte. Van Gogh é considerado um pioneiro do expressionismo. No Brasil, destacaram-se Anita Malfatti, Lasar Segall, Oswaldo Guêldi, Flávio de Carvalho e Iberê Camargo.

A pintura modernista no Brasil

Entre as diversas expressões artísticas do movimento modernista brasileiro, como a literatura e a música, a pintura foi um dos destaques. As pinturas modernistas apresentavam características até então pouco exploradas pelos artistas brasileiros. Pinceladas ágeis, côres fortes e mais liberdade de fórmas passaram a ser muito valorizadas pelos pintores modernistas. Observe as pinturas a seguir e procure identificar nelas alguns elementos modernistas.

Pintura. Destacando o busto de um homem usando terno e gravata. A pintura tem tons na cor laranja, vermelho e amarelo.
O homem amarelo, de Anita Malfatti. Óleo sôbre tela, 61centímetrospor51centímetros, 1916.
Pintura. Ao centro, homem negro, com braços e pernas fortes, usando camisa roxa e calça branca, está de pé, segurando com as mãos uma enxada. No fundo, o tronco de uma árvore cortado e plantação.
O lavrador de café, de Candido Portinari. Óleo sôbre tela, 100centímetrospor81centímetros, 1934.

A Semana de 1922

Para divulgar suas ideias, os modernistas promoveram a Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, na cidade de São Paulo. êsse evento teve a participação de diversos intelectuais e artistas, como os pintores Anita Malfatti e Di Cavalcanti; os escritores Mario de Andrade, osváld de Andrade e Manuel Bandeira; e o músico Heitor Villa-Lobos.

As obras de arte e as demais produções apresentadas nesse evento chocaram muitas pessoas, pois os artistas propunham novas ideias e perspectivas sôbre a arte, que eram desconhecidas até então para grande parte do público. Por causa do impacto que ela provocou, a Semana de 1922 é considerada um marco simbólico do movimento modernista brasileiro.

Respostas e comentários

Em conjunto com os professores dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Arte, proponha aos alunos uma pesquisa em grupo com os seguintes temas:

Grupo 1: pesquisar dois pintores que tenham participado da Semana de Arte Moderna e apresentar uma biografia resumida dos artistas, suas principais obras, além da análise de uma das telas apresentadas no evento.

Grupo 2: pesquisar dois escritores que tenham participado da Semana de Arte Moderna e redigir uma breve biografia sôbre êles, suas principais obras, além de comentários sôbre um dos textos de um dos biografados, podendo ser um poema, uma crônica ou qualquer outro gênero textual apresentado no evento.

Grupo 3: pesquisar um músico que tenha participado da Semana de Arte Moderna e apresentar uma breve biografia, suas principais obras, além de comentários sôbre a música apresentada no evento.

Grupo 4: pesquisar revistas modernistas e comentar seu conteúdo, as notícias que veicularam, o aspecto visual da publicação etcétera

O resultado das pesquisas deve ser apresentado em um painel, que pode ser confeccionado em papel kraft e ilustrado. Após o trabalho, promova um debate com a turma para avaliação dos resultados da pesquisa e destaque de pontos interessantes.

Atividade a mais

A fim de trabalhar noções introdutórias da prática de pesquisa Estudos de recepção, incentive os alunos a investigar os significados que a obra O lavrador de café tem para seus colegas, analisando, assim, a recepção que fazem dela. Para isso, peça-lhes que se organizem em grupos de quatro a seis integrantes e, depois, que esses grupos formem pares para que possam aplicar um com o outro o roteiro de questões proposto a seguir. Você pode transcrevê-lo na lousa e pedir aos alunos que o copiem e respondam às questões do respectivo grupo no caderno.

a) Qual elemento mais chamou sua atenção na tela O lavrador de café? Por qual motivo?

b) Algum elemento dessa obra de arte se aproxima de seu cotidiano? De que maneira?

c) Você conhece alguém que realiza o mesmo trabalho que o homem representado nessa tela? Essa pessoa é de sua família ou algum amigo próximo?

d) Descreva quais sensações essa imagem provoca em você.

Em sala de aula, organize os alunos em roda para que todos os grupos possam compartilhar suas recepções sôbre a obra de arte. Explique-lhes que em um estudo de recepção, devem ser considerados diversos fatores, como as condições do lugar e do momento que a pessoa entrevistada se encontra, além de seu contexto cultural e socioeconômico, pois os elementos trazidos pêla vivência de cada pessoa vão influenciar na recepção que ela faz de cada obra.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. A Constituição de 1891 garantia o direito de voto a quais cidadãos brasileiros?
  2. Explique o que era a política do café com leite.
  3. Leia novamente as páginas referentes ao tema Cotidiano e cultura: esperança de tempos melhores e produza um texto sôbre as mudanças no cotidiano da população brasileira no início do século vinte. Utilize as palavras a seguir em seu texto.

comportamento • hábitos • inovações • Modernismo • tecnologia

  1. Explique quais foram as ações que caracterizaram as reformas urbanas no Rio de Janeiro, conhecidas como Bota-Abaixo.
  2. Em seu caderno, registre quais foram as conquistas alcançadas pêlas mulheres citadas a seguir, destacando o contexto no qual atuaram.
    1. Nísia Floresta.
    2. Bertha Lútis.

Aprofundando os conhecimentos

6. A capoeira é uma manifestação cultural de origem afro-brasileira que agrega aspectos de dança, música e luta. Em 2014, a capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. No início do século vinte, ela foi proibida e sua prática, perseguida pêlas autoridades do govêrno republicano. Leia a seguir um trecho do Código Penal brasileiro de 1890 que trata das punições aos praticantes da capoeira.

Fotografia. Vista de uma roda de capoeira. À esquerda, uma criança negra com roupas brancas está inclinada lateralmente. Ao lado, outra criança negra com roupas brancas está com uma perna estendida na direção da criança inclinada. Ao fundo, várias pessoas de pé batendo palmas.
Crianças quilombolas praticando capoeira durante Festa de Cultura Afro, realizada no Dia da Consciência Negra, em Araruama, Rio de Janeiro, em 2015.
Respostas e comentários

1. Resposta: Aos cidadãos brasileiros maiores de 21 anos, com exceção das mulheres, das pessoas em situação de rua, dos analfabetos e dos soldados.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta pessoal. As inovações na tecnologia no início do século vinte, como o avião, o automóvel, o telefone e o cinema, alteraram os hábitos e o comportamento de parte da população. Além disso, as influências de outros países transformaram o cotidiano nos centros urbanos. Essas transformações puderam ser percebidas também nos movimentos artísticos. Foi nesse contexto que surgiu o chamado Modernismo, movimento de vanguarda que buscava uma renovação da arte brasileira.

4. Resposta: A quantidade de estruturas e de edifícios demolidos rapidamente para impulsionar as reformas na cidade do Rio de Janeiro.

5. a) Resposta: No final do século dezenove, atuou pêla emancipação feminina e pêlo direito à educação de mulheres. Seu movimento contribuiu para a reivindicação de direitos trabalhistas para as mulheres.

5. b) Resposta: Bióloga brasileira que na década de 1920 liderou o movimento Federação Brasileira pêlo Progresso Feminino, que reivindicava o direito feminino à participação política.

  • A atividade 1 favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih zero nove, pois os alunos devem discorrer sôbre a questão do direito ao voto da Constituição de 1891.
  • As atividades 2 e 3 possibilitam o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove agá ih zero um, ao propor aos alunos que discorram sôbre a chamada política do café com leite e produzam um texto que aborde as mudanças ocorridas no cotidiano da população brasileira no início do século vinte, contextualizando, assim, os aspectos sociais, culturais e políticos da República no Brasil. Já a atividade 6 possibilita trabalhar a habilidade ê éfe zero nove agá ih zero oito, pois promove o debate sôbre a questão da diversidade no país por meio de uma manifestação cultural de origem afro-brasileira, a capoeira, e as mudanças de abordagem sôbre ela ao longo do tempo.
  • Para auxiliar os alunos no desenvolvimento da atividade 5, solicite a êles que dividam sua produção em etapas, identificando quem são as intelectuais, em que contexto atua­ram, qual sua formação e como contribuíram para as conquistas femininas. Essas atividades de decomposição e abstração ajudam os alunos a desenvolver o pensamento computacional na elaboração de seu texto.

Resposta

2. A política do café com leite consistia na aliança entre os políticos mineiros e paulistas, representantes das oligarquias latifundiárias que, na época, detinham o poder econômico e o poder político. Os paulistas eram os grandes produtores cafeeiros, ao passo que os mineiros, além de produtores de café, eram os principais produtores de leite do país. No intuito de garantir os próprios interêssis, essas oligarquias latifundiárias fizeram uma aliança com o govêrno federal, o que possibilitou que se mantivessem no contrôle político do país.

Dos vadios e capoeiras

reticências Artigo 402. Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal conhecidos pêla denominação capoeiragem; andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumultos ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal:

     Pena: de prisão reticências por dous a seis mezes. reticências

SENADO FEDERAL. Decreto norteº 847, de 11 de outubro de 1890. Secretaria de Informação Legislativa. Disponível em: https://oeds.link/2TgKFL. Acesso em: 15 fevereiro 2022.

  1. De acôrdo com o Código Penal de 1890, como a capoeira é descrita?
  2. O artigo 402 agrupa a capoeira com quais outras atividades?
  3. Atualmente, a capoeira é praticada em vários países, como Estados Unidos, México, Japão, Israel, alguns países da Europa, entre outros. Em sua opinião, por que a capoeira conquistou adeptos em tantos lugares diferentes? Comente com os colegas.

7. Leia o texto a seguir sôbre o processo de urbanização da cidade de São Paulo no início do século vinte.

reticências a urbanização paulistana implicou “embelezamento” da cidade, mas, de maneira simétrica, empreendeu nova expulsão da pobreza e das atividades ligadas ao mundo do trabalho, consideradas incompatíveis com a modernidade. Essa é a época da aprovação de uma série de regulamentações oficiais (as chamadas “posturas”), que previam multas e impostos para atividades que, até então, caracterizavam o dia a dia da cidade: venda de galinhas, vassouras, frutas e legumes etcétera reticências Por um lado, a infraestrutura da cidade foi alterada, com a abertura de novos bairros e ruas elegantes, que revolucionaram o até então pacato cotidiano paulistano. reticências Por outro lado, foram demolidos muitos casebres e favelas, tudo em nome do prolongamento das ruas e da ampliação de largos e praças. reticências

SCHWARCZ, Lilia Moritz. População e sociedade. ín: Chuárquis, Lilia Moritz (coordenação). A abertura para o mundo: 1889-1930. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. página 47. (História do Brasil Nação 1808-2010).

Agora, responda às questões a seguir.

  1. O que eram as “posturas” e o que elas previam?
  2. De acôrdo com o texto, quais foram as consequências dessas medidas para a população mais pobre?
Respostas e comentários

6. a) Resposta: O Código penal descreve a capoeira como exercícios de agilidade e destreza corporal, colocando-a como prática de vadiagem.

6. b) Resposta: Coloca a capoeira entre correrias com armas, tumultos, desordens e ameaça a pessoas.

6. c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos compreendam que a capoeira se transformou em um esporte, com grandes benefícios para a saúde física; da mesma maneira, a cultura afrodescendente tem sido valorizada, o que facilita a procura por interessados em conhecê-la.

7. a) Resposta: As “posturas” eram regulamentações oficiais da cidade de São Paulo que visavam coibir alguns costumes da população, como a comercialização de produtos na rua. Além disso, previam multas e impostos sôbre essas atividades comerciais.

7. b) Resposta: Muitas pessoas tiveram suas moradias demolidas e perderam sua fonte de renda por causa da proibição da prática de algumas atividades, como a venda de determinados produtos.

  • A atividade 6, especialmente no item c, favorece o desenvolvimento da leitura inferencial, a partir do momento em que os alunos devem estabelecer as relações entre as partes do texto e o contexto em que êle se insere. Assim, por meio da leitura do artigo do Código Penal, leve-os a fazer inferências com base nos conhecimentos adquiridos no estudo do capítulo, expressando o que compreenderam do recurso. Depois, incentive-os a relacionar o texto com suas interpretações acêrca da imagem. Na sequên­cia, peça-lhes que respondam às questões propostas.
  • A atividade 7 favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih zero cinco, uma vez que o recurso textual apresentado aborda a questão das reformas urbanas da cidade de São Paulo no início do século vinte.

8. A charge a seguir faz referência a uma medida adotada pêlo govêrno provisório e consolidada pêla Constituição de 1891. Analise-a e, depois, responda às questões.

Charge. À esquerda, um homem usando chapéu e farda. Ele está de perfil segurando uma espada com as mãos. À direita, diversos homens usando batinas e chapéus. Eles estão de perfil com as bocas abertas. Um deles está com um dos braços estendidos na direção do homem com a espada. Ao fundo, uma estrutura está ruindo, Nela, há o texto: ESTADO, IGREJA.
Charge de Pereira Neto publicada na Revista Illustrada, na cidade do Rio de Janeiro, érre jóta, em 1890.
  1. O homem que está portando a espada faz referência a qual grupo da sociedade brasileira do final do século dezenove?
  2. Quem são as pessoas representadas do lado direito da imagem ê por que elas estão assustadas? Explique.
  3. Qual é a medida tratada na charge? Como você chegou a essa conclusão?
  4. A medida identificada no item c está presente na Constituição atual do Brasil? Se necessário, faça uma breve pesquisa para responder a essa questão.

9. Leia o texto a seguir sôbre a obra Abaporu, de Tarsila do Amaral.

reticências

“Sua grandeza se deu desde o início, porque naquele contexto êle acabou inspirando o Manifesto Antropófago, escrito por osváld, e o movimento que seria decorrente dêsse texto, a Antropofagia”, afirma Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta e responsável pelos direitos da obra da artista, em entrevista à bê bê cê News Brasil.

“Em seguida, o quadro acabou virando símbolo de tudo o que o modernismo queria dizer. A antropofagia, no sentido de absorver a cultura europeia, dominante na época, e transformá-la em algo nacional, tudo isso foi sintetizado com Abaporu.”

“Um quadro com essa história foi ganhando importância e fama. E tudo colaborou para êle se tornar o quadro mais importante da arte brasileira”, diz Tarsilinha.

reticências

VEIGA, Edison. Abaporu: a história do quadro mais valioso da arte brasileira. bê bê cê News, 3 abril 2019. Disponível em: https://oeds.link/rjM4fP. Acesso em: 12 fevereiro 2022.

Agora, pesquise a obra Abaporu, de Tarsila do Amaral e, em seu caderno, explique o que significa o movimento da Antropofagia e como essa obra o representa.

Respostas e comentários

8. a) Resposta: êle faz referência ao grupo dos militares, que estava no poder após a Proclamação da República.

8. b) Resposta: As pessoas do lado direito são membros da Igreja, pois estão usando trajes característicos, como a batina dos padres. Elas estão assustadas porque a medida que instituiu o Estado laico diminuía seus poderes políticos.

8. c) Resposta: A medida tratada na charge diz respeito à separação entre Estado e Igreja, pois na imagem vemos uma ruptura no muro que separa as palavras que designam essas duas instituições.

8. d) Resposta: Sim. A medida que institui o Estado laico está presente na Constituição Federal de 1988, que é a atual Constituição brasileira.

9. Resposta nas orientações ao professor.

  • A atividade 8 possibilita trabalhar elementos da habilidade ê éfe zero nove agá ih zero um ao tratar de aspectos políticos no contexto do início da República no Brasil.
  • O item d desta mesma atividade sugere a realização de uma breve pesquisa no texto constitucional para a compreensão das fórmas de aplicação da medida retratada na charge de Pereira Neto. Já a atividade 9 solicita aos alunos que pesquisem a obra Abaporu, de Tarsila do Amaral, e expliquem o movimento antropofágico. Ambas as atividades contribuem para os alunos desenvolverem habilidades de pesquisa que permitam encontrar fontes de informação diversas, como leis, textos oficiais e sites de museus. O Abaporu, por exemplo, é parte do acervo do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires.

Metodologias ativas

Se achar conveniente, a atividade 9 permite trabalhar a metodologia ativa writing across the curriculum. Para isso, veja orientações sôbre esta estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Auxilie os alunos na organização das ideias e na elaboração de textos curtos e livres sôbre o movimento antropofágico.

Resposta

9. A Antropofagia deve ser explicada como a reinterpretação da arte estrangeira com características brasileiras, a exemplo de Abaporu, que representa a natureza brasileira em uma paisagem ensolarada e árida ao mesmo tempo. Já a figura da mulher pensativa e melancólica é, para alguns, entendida como a própria Tarsila.

Glossário

Vanguarda
: que está à frente do seu tempo, que é considerado novo, avançado.
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