Além das motivações sociais, como a pobreza e a dominação dos coronéis, a Guerra do Contestado foi marcada pêlo messianismo (leia o boxe). lógo, o movimento foi considerado pêlo govêrno contrário à República, por rejeitar os valores do novo regime instaurado no país.

Assim, em 1912 teve início o conflito, com o combate entre os revoltosos e as tropas do govêrno no município catarinense de Irani, onde o monge José Maria foi morto. A partir de então, os sertanejos tiveram outros líderes, mas sempre mantiveram a esperança do retôrno do monge e de seu “exército encantado”, como era por êles considerado.

O conflito se estendeu até 1916, após muita resistência e luta dos sertanejos. Assim como em Canudos, os seguidores do monge foram acusados de “fanáticos”, e o governo utilizou cêrca de 8 mil soldados, além dos vaqueanos, que eram civis contratados por fazendeiros da região, para conter o movimento.

Em 1916, os últimos sertanejos do Contestado foram derrotados pêlas tropas do govêrno, e os redutos sertanejos, ou “cidades santas”, como eram chamados, foram totalmente destruídos.

Fotografia em preto e branco. No primeiro plano, um grupo de homens e crianças, usando chapéu, camisa, casaco e calça, estão sentados no chão. Ao fundo, mulheres usando vestido e homens usando chapéu e terno. Eles estão de pé em meio a vegetação.
Na foto, um grupo de sertanejos aprisionados em Canoinhas, atual estado de Santa Catarina, em 1916.

O messianismo

As comunidades de Canudos e do Contestado foram fundadas por princípios messiânicos. A religiosidade, principalmente o catolicismo popular, exerceu um papel muito importante nessas comunidades.

Os movimentos messiânicos são marcados pêla crença em um salvador, alguém enviado pêlo divino, com a expectativa de que êle instaure uma nova era de felicidade e paz, colocando fim às opressões e injustiças. Tem como característica líderes religiosos carismáticos, geralmente chamados de profetas, monges ou conselheiros.

Respostas e comentários

Um texto a mais

Para ampliar a compreensão do tema, leia um trecho sôbre o messianismo no Brasil.

O Brasil tem sido especialmente pródigo na geração de movimentos messiânicos. Desde o primeiro século colonial, índios guarani puseram-se em busca da “terra sem males” e indígenas destribalizados constituíram os chamados “movimentos de santidade”. Mas a maioria deles, ou pêlo menos aqueles sôbre os quais se tem maior documentação, transcorreu entre populações sertanejas, do nordeste ao sul do país, no período de pouco mais de um século, a partir de cêrca de 1820. Maria Isaura Pereira de Queiroz levantou a existência de nove movimentos documentados no período.

Trágicos como o de “O Reino Encantado”, transcorrido entre os anos de 1836-1838 em Pernambuco, com sacrifícios humanos e morte violenta dos adeptos, ou bem-sucedidos e acomodados como o “Povo do Velho Pedro”, iniciado na década de 1940 no interior da Bahia e ainda, de certa fórma, existente; pacíficos como este último ou envolvidos em conflitos como a “Guerra Santa” do Contestado, durante o período 1912-1916, na zona serrana de Santa Catarina; envolvendo milhares de pessoas e tornando-se fenômenos de repercussão nacional, como este último ou o movimento de Canudos (1893-1897) na Bahia, ou de pequeno porte e de repercussão apenas local como o do “Beato do Caldeirão”, que sucedeu no Ceará ao famoso movimento do Padre Cícero, seriam todos êles “movimentos rústicos”, segundo a citada autora, movimentos típicos de sociedades tradicionais, de base patrimonialista e estruturalmente assentados em parentelas, motivados pêlas crenças do catolicismo popular. reticências

NEGRÃO, Lísias Nogueira. Revisitando o messianismo no Brasil e profetizando seu futuro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, volume 16, número 46, junho 2001. página 120.

Mulheres do Contestado

As mulheres tiveram uma atuação muito importante na Guerra do Contestado. Elas preparavam alimentos para todos, cuidavam de crianças, feridos e doentes, além de muitas delas se destacarem nos combates armados ou desempenhando papéis de liderança.

Entre essas mulheres, havia as chamadas virgens, escolhidas entre as que eram consideradas puras e piedosas, não significando, necessariamente, que não haviam tido relações sexuais, pois muitas eram casadas. Elas acompanhavam o monge José Maria e ajudavam nas rezas, nas pregações e no preparo de remédios.

Fotografia em preto e branco. À esquerda, duas mulheres, usando vestidos brancos, estão em pé  com as mãos na frente do corpo. Ao lado, um homem, usando chapéu e túnica escura, está com os braços cruzados. À direita, uma mulher usando vestido.
Monge José Maria e três virgens, em 1912.

Após a morte em combate do monge José Maria, as virgens passaram a exercer papel de videntes, realizando a mediação entre o “mundo encantado”, mítico, e o mundo dos sertanejos. Em momentos de transe ou por meio de sonhos, elas relatavam visões do monge e transmitiam as supostas ordens dele para os sertanejos.

Por causa dêsse poder simbólico, muitas delas tornaram-se líderes nas comunidades, exercendo importante papel na defesa dos interêssis da coletividade e também nos combates contra os ataques militares do govêrno.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Em sua opinião, as mulheres foram importantes nesse conflito? E na atualidade, qual é o papel das mulheres nos movimentos sociais?

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta pessoal. A participação das mulheres foi muito importante nesse conflito. Na atualidade, elas também desempenham papéis de grande relevância nos movimentos sociais dos quais participam, tanto em prol das causas femininas como na luta contra o preconceito e o racismo.

O conteúdo desta página favorece o desenvolvimento da Competência geral 9, pois versa sôbre a questão da participação feminina na Guerra do Contestado, destacando aspectos importantes da sua atuação, como nos combates armados, nos cuidados com crianças e doentes e nos papéis de liderança. Essa abordagem possibilita aos alunos que reconheçam a questão do poder simbólico dentro do movimento e estabeleçam conexões com a sociedade contemporânea, com base na participação feminina em movimentos sociais importantes. Reconhecer o papel político das mulheres leva ao entendimento da luta por igualdade de direitos, exercitando a empatia e o respeito aos direitos humanos.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Copie o quadro a seguir no caderno e complete-o com as principais informações sôbre a Revolta da Vacina e a Revolta dos Marinheiros.

Ícone Modelo.

Informações

Revolta da Vacina

Revolta dos Marinheiros

Quando ocorreu

Onde ocorreu

Motivos/causas

Como terminou

  1. Qual foi a fórma de organização adotada pelos trabalhadores urbanos para lutarem por seus direitos, na primeira metade do século vinte? Explique como ela funcionava.
  2. Explique os principais motivos que desencadearam a Guerra do Contestado.

Aprofundando os conhecimentos

4. Durante a pandemia da côvid dezenóve, observou-se, no mundo todo, um movimento de combate à ciência e, em especial, à vacinação. Essa oposição à vacina causada pêlo desconhecimento não é a primeira, como revela o artigo a seguir.

reticências

Mas, do ponto de vista histórico, o movimento de oposição à vacina não é nada novo. Desde o seu surgimento no século 18, opositores da vacina têm se manifestado, às vezes organizando protestos em massa.

reticências

No Brasil, o medo e a desinformação sôbre a imunização, além de questões políticas, foram os combustíveis para a chamada Revolta da Vacina, entre 10 e 16 de novembro de 1904.

reticências

Mas políticos se mostravam contrários à vacinação obrigatória e as pessoas acreditavam, por falta de informação, que a invasão às suas casas se tornaria algo corriqueiro — para vacinar as pessoas, os agentes de saúde tinham autorização para entrar nas casas.

Além disso, assim como nos países europeus, a população não entendia a ciência por trás da vacina: por ser feita a partir do vírus causador da varíola bovina, circulavam boatos de que quem tomasse o imunizante passaria a se parecer com um boi.

reticências

ERMAN, George. Da varíola à côvid dezenóve, a história dos movimentos antivacina pêlo mundo. bê bê cê News, 15 janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/VKw2ni. Acesso em 11 fevereiro 2022.

Respostas e comentários

1. Respostas nas orientações ao professor.

2. Resposta: Os trabalhadores urbanos passaram a se organizar em sindicatos. Com isso, êles se tornaram mais poderosos para reivindicar melhores condições de trabalho. As mobilizações eram feitas por meio da imprensa escrita, de manifestações e de greves.

3. Resposta: A Guerra do Contestado surgiu em torno do líder religioso José Maria e da insatisfação de posseiros, pequenos lavradores, peões, opositores dos coronéis, a maior parte deles expulsos das terras em que viviam para a construção de uma ferrovia.

  • As atividades desta página e das páginas 48 e 49 favorecem o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih zero nove, pois abordam os movimentos sociais ocorridos no Brasil entre o final do século dezenove e o início do século vinte, relacionando-os às conquistas de direitos. A atividade 1, especificamente, possibilita trabalhar a habilidade ê éfe zero nove agá ih zero três, pois, ao propor aos alunos que discorram sôbre a Revolta dos Marinheiros, propicia a compreensão dos mecanismos de inserção dos afrodescendentes na sociedade brasileira pós-abolição.
  • Estas atividades apresentam recursos textuais e imagéticos para auxiliar na composição de respostas, e, dessa maneira, permitem o trabalho com aspectos da Competência específica de História 3.

Respostas

Informações

Revolta da Vacina

Revolta dos Marinheiros

Quando ocorreu

Entre 10 e 16 de novembro de 1904.

Novembro de 1910.

Onde ocorreu

Rio de Janeiro.

Zona portuária do Rio de Janeiro.

Motivos/causas

Causada pela exigência da obrigatoriedade da vacina contra a varíola, implantada por Oswaldo Cruz.

Os marinheiros lutavam pelo fim dos castigos físicos, pelo aumento dos salários e por melhores condições de trabalho.

Como terminou

A vacinação obrigatória foi suspensa e os envolvidos no conflito foram presos e enviados para os seringais do Acre ou para a prisão da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro.

Os castigos físicos foram suspensos. Inicialmente, os envolvidos na revolta foram anistiados, mas depois terminaram presos, deportados ou executados.

Agora, responda às questões a seguir.

  1. Quais semelhanças podemos apontar entre os movimentos antivacina dos séculos anteriores e da atualidade?
  2. De que fórma o acesso à informação e à ciência podem contribuir para o combate à desinformação e ao movimento antivacina?

5. Leia o texto a seguir e analise a charge. Depois, responda às questões.

reticências

Antônio Conselheiro há vinte e dois anos, desde 1874, era famoso em todo o interior do Norte e mesmo nas cidades do litoral até onde chegavam entretecidos de exageros e quase lendários, os episódios mais interessantes de sua vida romanesca; dia a dia ampliara o domínio sôbre as gentes sertanejas; vinha de uma peregrinação incomparável, de um quarto de século, por todos os recantos do sertão, onde deixara enormes marcos, demarcando-lhe a passagem reticências.

CUNHA, Euclides da. Os Sertões: campanha de Canudos. 39. edição Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora; Publifolha, 2000. página 190. (Coleção Grandes Nomes do Pensamento Brasileiro).

Na legenda da imagem, lê-se: “A situação real do fanático sebastianista, metido em Canudos, em verdadeiros canudos (livra!) nos sertões da Bahia. É o caso de dizer-lhe: ‘Fia-te na Virgem ou no bom Jesus, ereticências’”.

Charge em preto e branco. Centralizado, um homem com barba e cabelos longos, usando uma túnica, está de pé com as mãos para cima, segurando um cajado com a mão direita. Ao redor vegetação e quatro canhões apontados para ele. Na parte inferior, o texto: Antônio Conselheiro.
Charge de Pereira Neto publicada na Revista Illustrada, representando Antônio Conselheiro, em 1897.
Respostas e comentários

4. a) Resposta: O desconhecimento das pessoas a respeito do funcionamento e dos efeitos da vacina, a invenção de sintomas fantasiosos como reação à prevenção e o uso político de uma questão de saúde pública.

4. b) Resposta: Podem ser citados os dados apresentados no capítulo, que evidenciam a eficácia da vacina, seja contra a côvid dezenóve, seja contra outras doenças. O discurso científico, baseado em estudo, métodos e dados também deve ser trabalhado no sentido de informar a população quanto à importância da vacina.

Ao realizar a atividade 4, questione os alunos sôbre os efeitos da desinformação nos processos de vacinação contemporâneos. Questione-os sôbre as fake news que êles escutaram sôbre a vacina contra a côvid dezenóve, como a implantação de um chip, a modificação do dê êne á dos vacinados, a transmissão do agá í vê e a criação de um campo magnético nos imunizados. Aprofunde a discussão apresentando a êles os movimentos antivacina generalizados, que levaram ao ressurgimento de doenças já erradicadas em diversas partes do mundo, como o sarampo. Estas atividades permitem aos alunos que construam opiniões e argumentos que combatam a chamada pseudociência, defendam os direitos humanos e exerçam seu protagonismo e responsabilidade com o bem comum, incentivando o trabalho com aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 6.

  1. De acôrdo com o que você estudou neste capítulo, por que o autor do texto afirma que Antônio Conselheiro deixou “enormes marcos” no sertão nordestino?
  2. Descreva a charge e relacione-a com o movimento do messianismo.
  3. Explique como o autor da charge ironiza o têrmu “canudos”.

6. Observe a charge a seguir e, depois, responda às questões em seu caderno.

Charge. Representação de uma batalha em uma área urbana. À esquerda, homens usando uniforme e chapéu. Eles estão montados em seringas de vacinas e segurando um estandarte com o texto: VACCINA OBRIGATÓRIA. No centro, um homem, de bigode, vestindo uniforme e chapéu com uma cruz, está segurando um objeto pontiagudo na mão e montado em uma seringa. À direita, diversas pessoas segurando e jogando utensílios domésticos, machados e vassouras em direção dos homens uniformizados. Atrás, uma construção com pessoas nas janelas jogando objetos nos homens uniformizados.
Charge produzida por Leônidas Freire. Revista O Malho, em 1904.
  1. Qual episódio da história brasileira foi representado na charge?
  2. A personagem central da charge é osvaldo Cruz. De que maneira êle foi representado?
  3. Explique qual foi a participação de osvaldo Cruz nesse episódio histórico.
  4. Como as pessoas que eram contrárias à obrigatoriedade da vacinação foram representadas?
  5. Por que as pessoas reagiram dessa maneira à vacinação obrigatória? Converse com os colegas.
Respostas e comentários

5. a) Resposta: Porque, ainda que Canudos tenha sido dizimada, ela representou a possibilidade alternativa de viver e também revelou a miséria vivida por parte significativa da população.

5. b) Resposta: A charge mostra Antônio Conselheiro ao centro, com braços erguidos como em oração, indefeso contra os canhões para êle apontados, porém não aparenta desespêro, mas firmeza.

5. c) Resposta: A ironia está no formato dos canhões, os “canudos” apontados ao líder do arraial de Canudos.

6. a) Resposta: A Revolta da Vacina.

6. b) Resposta: osvaldo Cruz foi representado montado em uma seringa e comandando um grupo de pessoas.

6. c) Resposta: osvaldo Cruz foi o médico sanitarista responsável por promover uma série de medidas de combate e erradicação de doenças na cidade do Rio de Janeiro no início do século vinte.

6. d) Resposta: As pessoas contrárias à obrigatoriedade da vacinação foram representadas reagindo à chegada de osvaldo Cruz e seu grupo, atirando-lhes objetos.

6. e) Resposta: Porque as pessoas já estavam sofrendo com as reformas urbanas e com os transtornos causados pêlas vistorias feitas pelos grupos de higienização. Além disso, muitas pessoas acreditavam que a vacina podia causar algum tipo de mal à saúde.

A atividade 5 permite o desenvolvimento da leitura referencial, pois os alunos deverão articular a leitura do texto e da charge, estabelecendo relações entre seus argumentos e o contexto da Guerra de Canudos. Assim, por meio da leitura do texto, leve-os a fazer inferências com base nos conhecimentos adquiridos no estudo do capítulo, expressando o que compreenderam do recurso. Depois, incentive-os a comentar suas interpretações acêrca da imagem. Na sequência, peça-lhes que respondam às questões propostas.

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

O racismo no futebol

O futebol surgiu na Inglaterra, no século dezenove, como um desportoglossário praticado por pessoas com grande poder aquisitivo.

No Brasil, o futebol foi introduzido em 1894 por chárlis Miler, um brasileiro que teve seu primeiro contato com êsse esporte quando morou na Inglaterra.

Os primeiros times brasileiros não tinham jogadores negros. Para entendermos o racismo no futebol brasileiro, é preciso compreender que o esporte chegou ao Brasil apenas alguns anos após a abolição da escravidão no país. Leia o texto a seguir.

reticências Durante um bom tempo o Brasil ainda viveu o rançoglossário escravagista, e a relação entre antigos senhores e ex-escravizados continuou pautada nas relações que se estabeleciam no regime de escravidão. A nova situação dos negros, de escravizados para libertos, não foi aceita imediatamente pêla sociedade brasileira.

O fato de serem libertados por fôrça da lei não garantia aos negros os mesmos direitos de fato e todas as oportunidades dadas aos brancos em nosso país, sobretudo, às camadas mais ricas da população. Por isso, além da libertação oficial, instituída por lei, os negros brasileiros após a abolição tiveram que implementar um longo e árduo processo de construção de igualdade e de acesso aos diversos setores sociais reticências

MUNANGA, kabenguelê; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006. página 107. (Coleção Para Entender).

O Bangu, do Rio de Janeiro, e a Ponte Preta, do estado de São Paulo, foram alguns dos primeiros times com jogadores negros.

Fotografia em preto e branco. À esquerda, um homem, usando terno e chapéu, está de pé. Ao lado, homens usando uniforme com listras. Alguns estão de pé e outros sentados. Entre eles, há homens brancos e negros. À direita, um homem de terno segurando uma bandeira.
Time do Bangu, na cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, em 1911.
Ilustração. Duas figurinhas com ilustração do busto de pessoas e troféus.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Identificar a existência do racismo no Brasil e sua manifestação no futebol, em diferentes períodos e aspectos.
  • Promover a discussão sôbre o racismo enquanto prática criminosa a ser combatida.

  • A seção permite trabalhar com os temas contemporâneos transversais Educação em direitos humanos e Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras ao promover uma reflexão crítica sôbre o racismo no Brasil. Assim, pode-se contribuir para atitudes de combate diante de inúmeros casos de preconceito étnico que ocorrem no nosso país. O tema abordado possibilita trabalhar com aspectos das culturas juvenis, pois faz parte das vivências dos jovens em geral, sobretudo porque o futebol tem ampla inserção nos meios de comunicação, em especial a TV. Estabeleça a relação com o conteúdo da unidade, mostrando como as populações mais carentes permaneceram à margem da sociedade desde a implantação da República, principalmente os ex-escravizados, e como, a partir daí, o preconceito e a discriminação se avolumaram, assim como também cresceram os movimentos por direitos e pêlo respeito étnico e cultural.
  • Comente com os alunos que, desde janeiro de 1989, existe uma legislação para amparar quem sofre discriminação racial, e, além disso, atualmente, racismo é considerado crime inafiançável.

Algo a mais

  • O livro a seguir possibilita a compreensão da importância da discussão sôbre a cultura afro-brasileira e o racismo no espaço da escola. > MUNANGA, kabenguelê; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006.
  • O site do ipéa apresenta estatísticas e discussões que permitem aprofundar os conhecimentos sôbre a desigualdade racial: > THEODORO, Mário (organizador). As políticas públicas e a desigualdade racial no Bra­sil 120 anos após a abolição. Brasília, Distrito Federal: ipéa, 2009. Disponível em: https://oeds.link/Jx5VwE. Acesso em: 25 março 2022.

Casos de racismo na atualidade

Atualmente, há jogadores negros atuando em praticamente todos os times de futebol do Brasil. Porém, apesar de ser considerado crime em nosso país, muitos jogadores afrodescendentes sofrem racismo dentro e fôra de campo.

A grande presença do racismo no futebol e a urgência do combate a êsse problema levou à criação do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, um projeto que procura utilizar o futebol como veículo de conscientização, inclusão social e combate à violência e ao racismo.

Com o apôio de clubes, atletas e da sociedade civil, o Observatório monitora e denuncia casos de discriminação no futebol brasileiro, lançando anualmente o Relatório da Discriminação Racial, que relata casos de racismo, xenofobia e éle gê bê tê fobia no futebol. Além disso, trabalha no desenvolvimento e na divulgação de ações para informar e educar a população, promovendo campanhas de conscientização e reflexão sôbre o racismo e o preconceito racial.

Total de casos de discriminações no futebol (2014 a 2020)

Gráfico. Total de casos de discriminações no futebol (2014 a 2020). O gráfico diferencia Discriminações no Brasil e Discriminações no exterior. Sendo: Racial, mais LGBTFobia, mais Machismo, mais Xenofobia. Os dados são: 2014: Brasil: 20. Exterior: 8. 2015 Brasil: 41. Exterior: 9. 2016 Brasil: 35. Exterior: 5. 2017 Brasil: 69. Exterior: 8. 2018 Brasil: 80. Exterior: 8. 2019 Brasil: 136. Exterior: 18. 2020 Brasil: 68. Exterior: 8..

Fonte de pesquisa: OBSERVATÓRIO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO FUTEBOL. Relatório anual da discriminação racial no futebol: 2020. Pôrto Alegre : Museu da UFRGS, 2021. Disponível em: https://oeds.link/e4hE4Z. Acesso em: 14 março 2022.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Você acha que esses tipos de ações promovidas pêlo Observatório da Discriminação Racial no Futebol são eficazes para combater o racismo? Explique.

Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

2. Em grupo, reflitam sôbre as possibilidades de combater o racismo no futebol brasileiro. Anotem as ideias de vocês em um texto coletivo. Depois, com os demais grupos, promovam um debate em sala de aula sôbre o tema. Após o debate, organizem uma campanha de conscientização na escola.

Ilustração. Duas figurinhas com ilustração do busto de pessoas e troféus.
Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

  • A estrutura das atividades da página possibilita aos alunos que atuem de fórma autônoma, incentivando-os a criar as próprias maneiras de resolver situações-problema e divulgar conhecimento científico. Inicie a investigação perguntando aos alunos se conhecem situações de racismo no futebol e, em caso afirmativo, como elas repercutiram. Permita-lhes compartilhar suas vivências com os colegas, incentivando o acolhimento e o respeito entre êles.
  • A elaboração da campanha, proposta na atividade 2, deve dividir a turma para as etapas e para a seleção das informações relevantes a serem apresentadas, permitindo o desenvolvimento da decomposição e da abstração, aspectos do pensamento computacional.

Metodologias ativas

A atividade 2 permite trabalhar com a metodologia ativa debate. Para isso, veja orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Com base nos conhecimentos prévios levantados pelos grupos, auxilie os alunos no cruzamento dos argumentos levantados. Enfatize a multiplicidade de olhares sôbre o tema, promovendo o respeito aos diferentes pontos de vista, de modo que estejam alinhados com a democracia e com a justiça social.

Respostas

1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que, por meio de campanhas como essa, é possível que os casos de racismo sejam reduzidos e, ao longo do tempo, até mesmo eliminados de nossa sociedade.

2. Resposta pessoal. Estabeleça o prazo necessário para que os alunos organizem as ideias e se reúnam para discutir a campanha de conscientização. Verifique com a direção da escola uma data para que êles apresentem essa campanha à comunidade, a fim de que todos participem. Explique aos alunos que a campanha pode ser executada de diferentes maneiras: pêla exposição de cartazes, pêla reprodução de notícias em projetores, com a encenação de peças de teatro etcétera Além disso, a proposta de um campeonato de futebol pode ser uma das possibilidades de campanha. O essencial é envolver a comunidade escolar como um todo e também conscientizar os alunos da importância de sermos cidadãos ativos no combate à discriminação racial.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. sôbre os principais acontecimentos que ocorreram durante a República Oligárquica no Brasil, retome os estudos a respeito dêsse período, a fim de compreender como se configuraram as áreas econômica, política e social. Em uma folha avulsa, responda às seguintes questões.
    1. Qual foi a principal característica da política naquele período?
    2. Quais grupos foram favorecidos?
    3. Quais foram os principais acontecimentos que ocorreram no meio urbano?
    4. Quais foram os principais acontecimentos que ocorreram no meio rural?
  2. Reproduza o quadro a seguir em uma folha de papel avulsa e o preencha com base no que você estudou sôbre as reformas urbanas no Rio de Janeiro, ocorridas no início do século vinte.
Ícone Modelo.
Reformas urbanas no Rio de Janeiro entre 1903 e 1906

Objetivos das obras públicas

Como ficaram conhecidas

Principais alterações feitas na cidade

Impactos sociais da reforma

3. A pintura modernista no Brasil trouxe inovações estéticas e técnicas.

  • Retome as obras modernistas reproduzidas no capítulo 1 desta unidade, dando atenção às suas principais características, como as côres e a fórma de representar figuras humanas.
  • Agora, em uma folha de papel avulsa, faça um desenho ou uma pintura de uma figura humana, baseando-se nas características das obras modernistas que você observou.
  • Combine com o seu professor um espaço para que seu desenho e os de seus colegas sejam expostos para a apreciação da comunidade escolar.
Versão adaptada acessível
  • Retome as obras modernistas reproduzidas no capítulo 1 desta unidade, dando atenção às suas principais características, como as cores e a forma de representar figuras humanas.
  • Agora, represente uma figura humana baseando-se nas características das obras modernistas observadas
  • Combine com o professor um espaço para que seu trabalho e os de seus colegas sejam expostos para serem apreciados pela comunidade escolar.
Orientação para acessibilidade

3. Resposta: Espera-se que os alunos representem as figuras humanas usando como referência os estilos modernistas apresentados no primeiro capítulo desta unidade, com o tema Movimentos modernistas da arte.

Respostas e comentários

1. a) Resposta: Era exercida pêlas elites, formando uma República Oligárquica, marcada pêla política dos governadores e também pêla política do “café com leite”.

1. b) Resposta: Grupos da elite, esta formada principalmente por latifundiários e industriais.

1. c) Resposta: As reformas urbanas no Rio de Janeiro, a Revolta da Vacina, a Revolta da Chibata e a Greve de 1917.

1. d) Resposta: A Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado.

2. Respostas nas orientações ao professor.

3. Resposta: Espera-se que os alunos produzam desenhos que remetam aos estilos modernistas apresentados no primeiro capítulo desta unidade, com o tema Movimentos modernistas na arte. Caso considere pertinente, sugira a êles a produção de autorretratos ou retratos dos amigos, a exemplo da obra de Anita Malfatti intitulada O homem amarelo, apresentada anteriormente no referido capítulo.

1. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos conseguem contextualizar as mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais dos anos iniciais da República, desenvolvendo a habilidade ê éfe zero nove agá ih zero um da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, solicite-lhe que leia novamente o que se pede em cada item e, na sequência, que retome a leitura do capítulo, anotando os conteúdos que ajudem a responder a cada uma das questões.


2. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos conseguem contextualizar o processo de modernização da sociedade republicana, dialogando com a habilidade ê éfe zero nove agá ih zero cinco da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, oriente-o a retomar a leitura do tópico A modernização da cidade e do boxe A perseguição aos velhos hábitos. Faça um quadro na lousa e preencha-o com a turma.

Respostas

2.

Reformas urbanas no Rio de Janeiro entre 1903 e 1906

Objetivos das obras públicas

Modificar a paisagem do centro do Rio de Janeiro, efetuando ações motivadas pelas políticas de sanitização e “regeneração”, afastando-se da imagem e dos costumes considerados atrasados e coloniais.

Como ficaram conhecidas

As reformas ficaram conhecidas como Bota Abaixo.

Principais alterações feitas na cidade

As ruas foram alargadas, os cortiços demolidos, a zona portuária reformada, entre outras.

Impactos sociais da reforma

Os impactos sociais foram sentidos principalmente pela população mais pobre, que foi expulsa de suas casas e obrigada a viver em moradias na periferia da antiga capital do país.

4. A Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado foram importantes revoltas populares que ocorreram no campo durante a Primeira República. sôbre o assunto, leia o texto a seguir. Depois, responda às questões.

reticências Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem os aplausos unânimes das autoridades internacionais das grandes potências, pêla energia implacável e eficaz de sua política saneadora […]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos (1896-1897) e do Contestado (1912-1915), que, no contexto rural, […] significam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano. reticências

SEVITCHENCO, Nicolau. A Revolta da Vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. São Paulo: Editora Unésp, 2018. página 103.

  1. Por que, na visão do historiador Nicolau SEVITCHENCO, a Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado podem ser comparadas à Revolta da Vacina?
  2. Quais são as principais semelhanças e diferenças entre esses três conflitos? Em uma folha de papel avulsa, escreva um texto comparando esses conflitos.

5. Na passagem do século dezenove para o século vinte, a sociedade brasileira passou por uma série de alterações políticas, urbanas e econômicas. Todas essas mudanças impactaram de fórma diferente a vida social de diversos grupos.

A respeito das mudanças sociais, leia as frases a seguir. Em uma folha de papel avulsa, indique qual alternativa está correta.

  1. O direito ao voto previsto na Constituição de 1891 garantia um modêlo democrático pleno, uma vez que êsse direito se estendia a todos os grupos sociais.
  2. As reformas urbanas realizadas na cidade do Rio de Janeiro tinham como principais preocupações a sanitarização e a garantia de melhor qualidade de vida para as populações pobres.
  3. A modernização da Marinha brasileira foi uma das ações de reparação histórica às populações afrodescendentes, pois lhes garantiam melhores condições de trabalho.
  4. A Greve de 1917 tinha como principal objetivo garantir melhores condições de vida e de trabalho aos operários, que buscavam, entre outros direitos, redução da jornada de trabalho, melhores salários e proibição do trabalho para crianças menores de 14 anos de idade.
Respostas e comentários

4. a) Resposta: Nicolau Sevcenko aponta a violência e o autoritarismo do govêrno republicano como as características comuns da fórma como ocorreram os desfechos dêsses acontecimentos.

4. b) Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta: Alternativa d.

3. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos conseguem contextualizar e descrever aspectos culturais da República no Brasil, articulando a habilidade ê éfe zero nove agá ih zero um da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade, retome com êle as obras do capítulo 1, sugerindo que descreva seus principais elementos formais e conteudísticos para que possa elaborar o próprio desenho.

Metodologias ativas

A atividade 3 permite trabalhar a metodologia ativa gallery walk. Para isso, veja orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Exponha os desenhos em um varal na sala de aula ou em um ambiente acessível da escola, para que outras turmas possam apreciá-los.


4. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos conseguem contextualizar e caracterizar os movimentos sociais dos anos iniciais da República, desenvolvendo a habilidade ê éfe zero nove agá ih zero nove da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldades, solicite-lhe que leia novamente o texto apresentado na atividade, bem como as questões, e, na sequência, que retome a leitura do capítulo, buscando anotar os conteúdos que auxiliem a responder a cada uma delas.

Resposta

4. b) Os alunos devem elaborar um texto de acôrdo com as indicações do enunciado. Nele, deve ser indicado o nome da revolta, a data, o local, a motivação/reivindicação e o desfecho. Em seguida, êles devem fazer uma síntese dos pontos comuns, como o período de ocorrência; dos pontos distintos, como as motivações e o espaço em que ocorreram.

5. Objetivo

A atividade de múltipla escolha permite avaliar se os alunos conseguem contextualizar os anos iniciais da República brasileira com base na mudança do conceito de cidadania, no processo de modernização, no processo de exclusão dos negros na sociedade e nos movimentos sociais, dialogando com as habilidades ê éfe zero nove agá ih zero um, ê éfe zero nove agá ih zero três, ê éfe zero nove agá ih zero cinco e ê éfe zero nove agá ih zero nove da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, peça-lhe que leia as alternativas em voz alta e reflita sôbre seu conteúdo com base no que foi estudado. Em seguida, oriente-o a tentar identificar novamente a que for verdadeira.

Glossário

Desporto
: prática esportiva, de recreação ou lazer.
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Ranço
: sinal, resto, vestígio.
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