Os Estados Unidos entram na guerra

Em janeiro de 1917, a Alemanha iniciou um plano de ataque a navios na costa britânica para impedir a chegada de suprimentos bélicos e o abastecimento de bens de consumo à Grã-Bretanha.

Como os Estados Unidos forneciam grande parte dos produtos para a Inglaterra, essa decisão alemã ameaçava também os interêssis estadunidenses. Em 3 de abril de 1917, um navio mercante estadunidense foi atacado por um submarino alemão, o que levou os Estados Unidos a declarar guerra à Alemanha. Dotados de grande fôrça militar, os Estados Unidos, ao entrar na guerra, reforçaram os países das Potências da Entente.

A participação do Brasil

No mesmo dia em que os Estados Unidos sofreram o ataque da Alemanha, um navio mercante brasileiro foi alvo de submarinos alemães na costa britânica. Por causa disso, o presidente brasileiro Wenceslau Brás cortou as relações diplomáticas com a Alemanha e demonstrou solidariedade aos estadunidenses.

Meses depois, outras embarcações brasileiras foram atacadas pelos alemães. A opinião pública e os jornais da época demonstraram grande indignação e, assim, em 26 de outubro de 1917, o Brasil declarou guerra contra as Potências Centrais.

A participação do Brasil na Primeira Guerra ocorreu até o final do conflito e limitou-se à abertura dos portos aos países aliados, à cessão de fôrças navais e à disponibilização de aviadores e soldados. O govêrno brasileiro também mobilizou civis, como médicos, para atender os feridos de guerra.

Fotografia em preto e branco. Homens, usando casacos, calças e óculos na cabeça, estão de pé, um do lado do outro, com as mãos nos bolsos.
Grupo de pilotos brasileiros na Inglaterra, em 1918.

A Rússia se retira da guerra

Os altos gastos com a guerra, a fome e o grande número de mortos causaram grande insatisfação na população russa, que já se mostrava descontente com o autoritarismo do govêrno, além de outras questões, o que levou o país a uma revolução em fevereiro de 1917 (assunto que será estudado no capítulo 4).

Em março de 1918, os russos assinaram com as Potências Centrais um tratado de não agressão, o Tratado de Brêst Litôvisqui, e se retiraram da guerra.

Respostas e comentários

Sugestões de avaliação

A fim de averiguar a compreen­são dos alunos a respeito dos conteúdos até aqui trabalhados, solicite a êles que copiem a tabela a seguir em seus cadernos e a preencham com as informações relacionadas aos principais acontecimentos da Primeira Guerra Mundial. Você pode também reproduzi-la na lousa e preenchê-la com a turma, viabilizando o desenvolvimento da oralidade e da sociabilidade dos alunos.

Se os alunos apresentarem dificuldades para preencher a tabela, retome os pontos necessários dos conteúdos com êles. O preenchimento conjunto do recurso é uma oportunidade para isso, pois proporciona a troca de diálogos e a exposição das dúvidas.

Primeira Guerra Mundial

Antecedentes do conflito

Estopim do conflito

Fases da guerra

Tecnologias utilizadas

Fim da guerra

• Disputas de territórios na África e na Ásia entre as nações imperialistas.
• Crescimento da indústria bélica.
• Crescimento do nacionalismo (revanchismo da França contra a Alemanha na Guerra Franco Prussiana; pangermanismo; pan-eslavismo).

• Assassinato do arquiduque austríaco Franscisco Ferdinando, sucessor do trono do Império Austro-Húngaro, e sua esposa, Sofia Chotek, por Gavrilo Princip, um nacionalista sérvio.

• Guerra de movimento.
• Guerra de posição ou guerra de trincheiras.

• Armas químicas.
• Tanques de guerra.
• Aviões.
• Submarinos.

• Assinatura de um armistício pelos alemães.
• 9 milhões de soldados e 7 milhões de civis mortos.
• Assinatura do Tratado de Versalhes.

O fim da guerra

Após uma série de ofensivas dos Aliados, que contavam com o refôrço bélico dos Estados Unidos, os alemães foram obrigados a assinar um armistícioglossário , encerrando o conflito em 11 de novembro de 1918.

O saldo do conflito

No final da guerra, contabilizou-se uma quantidade de mortos e feridos nunca antes vista. Somaram-se cêrca de 9 milhões de soldados mortos e 21 milhões de soldados gravemente feridos. Entre as vítimas civis, foram 7 milhões de pessoas que morreram durante os conflitos ou por causa das consequências da guerra, como a fome.

Soldados e mortos

Gráfico. Soldados e mortos. Gráfico em coluna em número de soldados (em milhões). Aliados (Potências da Entente): Rússia: Soldados mobilizados: aproximadamente: 12 milhões. Soldados mortos: aproximadamente: 1,8 milhão. França: Soldados mobilizados: aproximadamente: 8,8 milhões. Soldados mortos: aproximadamente: 1,7 milhão. Inglaterra: Soldados mobilizados: aproximadamente: 8,9 milhões. Soldados mortos: aproximadamente: 0,9 milhão. Itália: Soldados mobilizados: aproximadamente: 6 milhões. Soldados mortos: aproximadamente: 0,7 milhão. EUA: Soldados mobilizados: aproximadamente: 4 milhões. Soldados mortos: aproximadamente: 0,2 milhão. Potências Centrais: Alemanha: Soldados mobilizados: aproximadamente 13,5 milhões. Soldados mortos: aproximadamente: 1,8 milhão. Império Austro-Húngaro: Soldados mobilizados: aproximadamente: 7,9 milhões. Soldados mortos: aproximadamente: 1,2 milhão. Império Turco-Otomano: Soldados mobilizados: aproximadamente: 1 milhão. Soldados mortos: aproximadamente: 0,5 milhão. Bulgária: Soldados mobilizados: aproximadamente: 1,3 milhão. Soldados mortos: aproximadamente: 0,1 milhão.

Fonte de pesquisa: HART-DAVIS, adam (edição). History: the definitive visual guide. Lôndon: dórlin Kindersley, 2007. página 375.

Os tratados de paz

Após a Primeira Guerra Mundial, os países participantes do conflito assinaram vários tratados de paz, sendo o Tratado de Versalhes (1919) o mais importante.

êle foi assinado por representantes dos países Aliados e também da Alemanha, considerada pêlo tratado a principal responsável pêla guerra. Os alemães foram obrigados a pagar uma alta indenização aos países vencedores e a restringir drasticamente sua fôrça militar, reduzida a 100 mil soldados e seis navios de guerra. A Alemanha perdeu diversos territórios na Europa e também suas colônias na África e na Ásia.

Por causa das imposições aos alemães e dos benefícios aos países vitoriosos, o Tratado de Versalhes ficou também conhecido como Paz dos Vencedores. Para a população alemã, que se encontrava em situação de extrema pobreza, as cláusulas do Tratado de Versalhes foram consideradas humilhantes.

Fotografia em preto e branco. Mulheres usando vestidos e lenços na cabeças. Elas estão inclinadas sobre o lixo.
Alemães reviram o lixo em busca de alimentos, Berlim, Alemanha, em 1918.
Respostas e comentários
  • Explique aos alunos que a Primeira Guerra Mundial teve efeitos muito abrangentes na história não só da Europa, como do mundo todo. A configuração política do continente europeu mudou completamente com o desaparecimento de antigas potências, como o Império Austro-Húngaro, e com o fortalecimento de nações industrializadas, como Inglaterra e França. À Alemanha, derrotada, foi imposto o Tratado de Versalhes, que previa: pagamento de indenização vultosa, entrega definitiva das províncias de Alsácia e Lorena para a França, desativação de grande parte do exército e redução quase total do material bélico. êsse foi um dos motivos de a Alemanha, poucos anos mais tarde, sob o jugo do nazismo, dar início à Segunda Guerra Mundial, que muitos historiadores consideram um prolongamento da Primeira.
  • Em parceria com o professor do componente curricular de Matemática, faça a análise do gráfico da página. Peça ajuda a êle para explicar o conceito de proporção.
  • Na sequência, oriente os alunos a perceber que a coluna mais alta representa o país que envolveu a maior quantidade de soldados na guerra. êles podem comparar a parte amarela com a parte vermelha, observando a enorme quantidade de soldados mobilizados.
  • Com base nessa interpretação, peça-lhes que respondam aos seguintes questionamentos: “Qual dos países das potências da Entente teve o maior quantidade de soldados participando da guerra?”; “Qual deles participou com cêrca de 8,5 milhões de soldados?”; “Qual foi o total de soldados mobilizados pêla Alemanha e pêlo Império Austro-Húngaro?”; “Qual dos países das potências centrais teve a maior quantidade de soldados mortos?”.

Consequências físicas e psicológicas da guerra em soldados

Por causa da grande quantidade de mortos durante a Primeira Guerra Mundial, uma geração de jovens cresceu traumatizada com as consequências do conflito. Além disso, outro grave resultado dessa guerra foi a grande quantidade de mutilações entre os soldados. Apenas na França, cêrca de 300 mil homens entraram nas estatísticas dos “mutilados de guerra”, enquanto a Alemanha registrou aproximadamente 80 mil soldados nessas condições.

Como a economia dos países envolvidos nos conflitos estava devastada, não era possível oferecer pensões ou programas de caridade para manter os soldados atingidos. Com isso, tiveram início vários programas de reintegração dêsses homens para a fôrça de trabalho.

Para êsse processo, foram desenvolvidas próteses, que buscavam substituir os membros amputados, contribuindo para a inserção dos soldados em atividades laborais, como a agricultura, os escritórios, as oficinas e as fábricas.

O conflito também gerou outras consequências físicas e psicológicas nos ex-combatentes, como problemas de visão e de audição, taquicardia, pesadelos frequentes, confusão mental, fadiga e dificuldade de concentração. Além disso, muitos deles descreviam a sensação de reviver cenas dos combates, tendo dificuldades para se readaptarem ao convívio social, familiar e profissional. A esses sintomas, foi dado o nome de “neurose de guerra”, que atualmente é conhecido como transtôrno de estresse pós-traumático. Os próprios soldados o chamavam de shell shock, referindo-se à constante chuva de cápsulas e de projéteis que caíam sôbre êles nas trincheiras.

Na pintura a seguir, o alemão Óto dicsrepresenta as condições físicas dos ex-combatentes da Primeira Guerra Mundial. O autor esteve no front de batalha entre 1915 e 1917 e fez mais de 600 desenhos retratando os mutilados da França, da Bélgica e da Rússia.

Pintura. À esquerda, um homem com cabelos claros, várias cicatrizes e usando farda verde, está segurando cartas de baralho com os pés. Ao lado, um homem com cabelos curtos, várias cicatrizes, rugas e bigode, está segurando cartas de baralho com os lábios. À direita, um homem, com várias cicatrizes, usando farda azul, está  segurando cartas de baralho com as mãos.
Jogadores de cartas, de Óto dics. Óleo sôbre tela, 110centímetrospor87centímetros, 1920.
Respostas e comentários

Peça aos alunos que se reúnam em grupos para debater a seguinte questão: a guerra e a disputa por territórios justificam a quantidade de mortes e as consequências físicas e psicológicas causadas nos ex-combatentes e na população dos países atingidos? Neste momento, trabalhe com a turma a necessidade de fortalecimento constante dos Direitos Humanos para que os horrores da guerra não se repitam. Abra espaço para que todos possam dialogar sem julgamentos, valorizando a diversidade de saberes de cada aluno. êsse debate promoverá a cultura de paz, além da empatia e o do diálogo, desenvolvendo, assim, aspectos da Competência geral 9.

A solidariedade em tempos de guerra

Os voluntários

A Primeira Guerra Mundial teve intensa mobilização da população civil dos países envolvidos no conflito. Além de contribuir no esfôrço de guerra e na produção de armamentos, muitas pessoas procuravam amenizar as dificuldades enfrentadas pêla população no dia a dia.

Nesse contexto, moradores de cidades atingidas pêla guerra, tanto adultos quanto crianças, atuaram de fórma solidária para ajudar pessoas que sofriam com a fome ou a falta de moradia, por exemplo.

Uma menina alemã chamada Piete Kuhr, por exemplo, deixou relatos escritos sôbre essa época na cidadezinha chamada Schneidemühl, na Alemanha, onde morava com sua avó. Ela contou em seus relatos que centenas de refugiados chegavam todos os dias à cidade onde vivia. Para ajudá-los, os moradores distribuíam diariamente sopa e centenas de quilos de pão. Além disso, doavam roupas e tricotavam gorros e meias para aquecer as crianças. Cenas como essas se repetiam em todas as regiões afetadas pêla guerra.

Fonte de pesquisa: tchélenger, Melanie; filipovíti, isláta (organizador). Vozes roubadas: diários de guerra. Tradução: Augusto Pacheco Calil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. página 46-47.

Cartaz. Na parte superior, o texto: Free Milk for France. À esquerda, duas crianças segurando um pote com as mãos. À direita, um soldado, em pé ao lado de um barril, está segurando com as mãos uma colher que ele utiliza para servir leite no pote de uma das crianças. Atrás, uma mulher, usando um lenço na cabeça, está segurando uma criança no colo. Ao lado, um homem usando chapéu e roupas azuis.
Cartaz incentivando a população dos Estados Unidos a fazer doações para alimentar crianças francesas, em 1918.

Os cuidados com os feridos

Os horrores da guerra atingiram milhares de pessoas, e os hospitais disponíveis não eram suficientes para abrigar todos os feridos. Dessa maneira, muitos espaços, como teatros e casas particulares, foram transformados em centros de atendimento à população e aos soldados feridos.

Fotografia em preto e branco. Diversas camas enfileiradas em um salão. Há algumas pessoas de pé e outras deitadas nas camas.
Pavilhão Real em Bráiton, na Inglaterra, transformado em hospital durante a Primeira Guerra Mundial, em 1915.
Respostas e comentários
  • O assunto abordado nas páginas 67 e 68 possibilita aos alunos que percebam a importância da solidariedade entre os indivíduos como um dos caminhos para construirmos uma sociedade mais justa e pacífica. Ao analisar os movimentos solidários no passado, vinculando-os às necessidades do mundo contemporâneo, no qual continuam prementes a conscientização e a atuação em prol dos direitos de todas as pessoas, independentemente de raça, sexo, crenças ou situação social, é possível trabalhar o tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos.
  • Uma maneira de conduzir o trabalho é ir com os alunos à biblioteca da escola ou do município para pesquisar materiais sôbre a Cruz Vermelha. Vocês também podem ir à sala de informática da escola para acessar o site da Cruz Vermelha. Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Disponível em: https://oeds.link/KN2J0u. Acesso em: 25 março 2022.
  • Peça-lhes que se organizem em grupos e oriente cada um deles a levantar informações sôbre essa instituição, como: sua história, as ações desenvolvidas atualmente, como são arrecadados os recursos utilizados, em quais países atuam os voluntários etcétera As informações coletadas deverão ser registradas no caderno para que, posteriormente, todos os alunos possam discutir sôbre elas em sala de aula.

Algo a mais

A Cruz Vermelha existe também no Brasil. É possível conhecê-la um pouco mais acessando o site:

> Cruz Vermelha Brasileira. Disponível em: https://oeds.link/LKVGiF. Acesso em: 26 março 2022.

Comente com os alunos que existem outras instituições cuja finalidade é exercer ações humanitárias e prestar socorro a populações necessitadas. Uma delas é o Médico Sem Fronteiras (ême ésse éfe), organização sem fins lucrativos que atua em aproximadamente 70 países, criada em 1971, na França. O objetivo do ême ésse éfe é auxiliar e cuidar de pessoas afetadas por crises humanitárias, como em casos graves de epidemias, catástrofes naturais e guerras.

O papel de uma organização humanitária

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha foi fundado em 1863, na Suíça, e é uma organização considerada neutra, que presta assistência aos soldados e à população, independentemente de qualquer govêrno ou de outra autoridade. Como órgão reconhecido internacionalmente, a Cruz Vermelha tem como objetivos assegurar a proteção e a assistência às vítimas de conflitos armados e promover o princípio humanitário em situações de tragédia, valorizando a vida e a cooperação internacional.

Durante a Primeira Guerra Mundial, essa instituição intensificou suas ações e teve um papel importante. Ela formou uma central de atendimento que auxiliava no restabelecimento do contato entre soldados e suas famílias e também realizou missões de assistência médica em campos de batalha e centros urbanos. Os voluntários eram recrutados para diversas tarefas, como organizar pacotes com equipamentos médicos, dirigir ambulâncias, prestar visitas aos feridos de guerra e transmitir mensagens de civis às pessoas que estavam nas frentes de batalha.

A instituição existe até os dias de hoje, com milhares de funcionários que atuam globalmente, até mesmo no Brasil. Suas funções se ampliaram muito desde a época de sua fundação. Atualmente, a Cruz Vermelha presta assistência em casos de violência sexual, além de dar suporte e fornecer água e alimentos em situações de tragédias naturais.

Cartaz. Na parte superior, o texto: Join now! Na parte inferior, o texto: The Red Crosss serves humanity. No fundo, ilustração de uma mulher usando roupas de enfermeira e um casaco. Ela está com um dos braços estendidos para cima. Sobreposto, uma cruz vermelha.
Cartaz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha produzido por C. W. Ânderson, entre 1914-1918, convocando ajuda com uma frase que, em português, significa: “Participe agora. A Cruz Vermelha serve à humanidade”.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Como os moradores de regiões afetadas pêla guerra auxiliavam as pessoas desabrigadas e os refugiados?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Qual foi a importância das ações solidárias e humanitárias do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na Primeira Guerra Mundial?

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Você conhece alguma pessoa ou instituição que faça trabalhos voluntários em sua cidade? Que atividades são realizadas?

Ícone ‘Atividade oral’.

4. Em sua opinião, qual é a importância do trabalho voluntário na atualidade? Explique aos colegas.

Respostas e comentários

Questões 1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

  • Ao apresentar o conteúdo das página 67 e 68 aos alunos, permita que desenvolvam uma leitura inferencial, especialmente nas questões 1 e 2, na qual poderão compreender o texto por meio de indícios apresentados sôbre o papel do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e a atuação de voluntários, como o exemplo da menina alemã Piet Kuhr, durante a Primeira Guerra Mundial. Verifique se êles conseguem responder à atividade e caso algum aluno apresente dificuldade, leia o trecho “para ajudá-los, os moradores distribuíam diariamente sopa e centenas de quilos de pão para alimentá-los”.
  • Ainda nas questões 3 e 4, é possível lançar questionamentos que dialoguem com possíveis conhecimentos prévios dos alunos, como: “Você já ouviu falar em Cruz Vermelha?”; “Você conhece alguém que já foi atendido pêla Cruz Vermelha?”.

Respostas

1. As pessoas que viviam próximo às regiões de conflito, como a menina alemã Piete Kuhr, ajudavam a distribuir sopas e pães aos refugiados e aos soldados que passavam por sua cidade. Além disso, ajudavam a costurar roupas de frio para serem doadas.

2. O comitê foi importante porque atuou na organização de missões de atendimento médico, no restabelecimento das relações entre os soldados e suas famílias, na tarefa de arrecadar doações, entre outras ações humanitárias.

3. Resposta pessoal. Caso os alunos não conheçam nenhuma instituição ou alguém que faça trabalho voluntário, oriente-os a comentar sôbre iniciativas solidárias que poderiam ser prestadas à população da região onde êles moram.

4. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reconheçam a importância do trabalho voluntário, cujo princípio é a solidariedade com as pessoas que passam por dificuldades. Além disso, o trabalho voluntário contribui para formar uma sociedade mais justa e humana.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Copie o esquema a seguir em seu caderno e complete cada um dos quadros com uma explicação sôbre os principais processos da Primeira Guerra Mundial.

Esquema. 'Disputas imperialistas': Espaço para preencher. 'Rivalidades': Espaço para preencher.  'Movimentos nacionalistas': Espaço para preencher. Seta de indicação, para: 'Estopim da guerra': Espaço para preencher. Seta de indicação, para: 'Formação das alianças': Espaço para preencher. Seta de indicação, para: 'Potências Centrais': Espaço para preencher. 'Potências da Entente': Espaço para preencher. Seta de indicação, para: 'Guerra total'. Espaço para preencher..

Aprofundando os conhecimentos

2. No ano de 2014, o início da Primeira Guerra Mundial completou 100 anos. Analise a imagem e, depois, responda às questões.

Fotografia. Uma trincheira, um buraco no chão. Ao redor, pessoas caminhando e vegetação.
Exposição de trincheiras feitas durante a Primeira Guerra em Ypres, na Bélgica, 2014.
  1. Analise a foto e descreva de que maneira a Primeira Guerra Mundial está sendo relembrada?
  2. Você acredita que conhecer uma exposição com as trincheiras das batalhas é uma fórma de rememorar o conflito? Por quê?
Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

2. a) Resposta: A Primeira Guerra Mundial está sendo relembrada por meio de exposição aberta ao público.

2. b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reconheçam que, ao visitar as trincheiras, é possível observar de maneira mais próxima as experiências do conflito e o difícil cotidiano dos soldados.

  • As atividades destas páginas possibilitam o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih um zero no que diz respeito à identificação e análise dos grandes conflitos mundiais e aos conflitos vivenciados na Europa, no caso específico da Primeira Guerra Mundial.
  • As atividades permitem aprofundar aspectos da Competência específica de História 3, uma vez que solicitam dos alunos a análise documental, textual e iconográfica e possibilitam a elaboração de hipóteses e interpretações, enfatizando o valor do respeito e da empatia em relação aos outros em situações diversas.
  • A atividade 1 possibilita o pensamento computacional. Ao se deparar com a situação-problema, os alunos deverão analisar os conceitos, decompondo-os para definir os principais processos da Primeira Guerra Mundial. Na sequência, por meio da abstração, êle deverá organizar as informações importantes sôbre o tema, separando explicações fundamentais para o preenchimento do esquema. Por fim, o algoritmo será a resolução da questão, a atenção ao comando com base no efetivo preenchimento do esquema com as informações mais relevantes sôbre os processos da guerra.

Respostas

1. Disputas imperialistas: disputa por territórios e domínio de outras regiões.

Rivalidades: busca pêla hegemonia econômica.

Movimentos nacionalistas: alguns povos passaram a lutar por sua independência, como os sérvios. Além disso, houve a formação de movimentos que pretendiam unir, em uma mesma nação, povos da mesma etnia que viviam em países diferentes, como o pan-eslavismo e o pangermanismo.

Estopim da guerra: assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando por um nacionalista sérvio.

Formação das alianças: conforme seus interêssis em comum, os países foram formando alianças de apôio em caso de conflito.

Potências da Entente: Rússia, França, Sérvia e Grã-Bretanha.

Potências centrais: Império Austro-Húngaro, Alemanha e Império Turco-Otomano.

“Guerra total”: envolvimento da sociedade civil e mobilização completa das fôrças militares e civis dos países envolvidos na guerra, direcionando todos os recursos humanos e materiais para o conflito.

3. Leia o texto a seguir, que aborda a trégua de 1914 ocorrida durante os combates da Primeira Guerra Mundial. Depois, responda às questões.

reticências Na noite do dia 24, em Fleurbaix, na França, uma visão deixou os britânicos intrigados: iluminadas por velas, pequenas árvores de Natal enfeitavam as trincheiras inimigas. A surpresa aumentou quando um tenente alemão gritou em inglês perfeito: “Senhores, minha vida está em suas mãos. Estou caminhando na direção de vocês. Algum oficial poderia me encontrar no meio do caminho?”. Silêncio. Seria uma armadilha? êle prosseguiu: “Estou sozinho e desarmado. Trinta de seus homens estão mortos perto das nossas trincheiras. Gostaria de providenciar o entêrro”.

Dezenas de armas estavam apontadas para êle. Mas, antes que disparassem, um sargento inglês, contrariando ordens, foi ao seu encontro. reticências

No dia seguinte, 25 de dezembro, ao longo de toda a frente ocidental, soldados armados apenas com pás escalaram suas trincheiras e encontraram os inimigos no meio da terra de ninguém. Era hora de enterrar os companheiros, mostrar respeito por êles — ainda que a morte ali fosse um acontecimento banal.

reticências

reticências Os soldados britânicos e alemães descobriam ter mais em comum entre si que com seus superiores — instalados confortavelmente bem longe da frente de batalha. O medo da morte e a saudade de casa eram compartilhados por todos.

reticências

LEUZINGER, Bruno. Quando o Natal fez a Grande Guerra parar: a trégua de 1914. Aventuras na História, São Paulo, 24 dezembro 2018. Disponível em: https://oeds.link/R4PHbs. Acesso em: 18 fevereiro 2022.

Jornal. Na parte superior, o nome do Jornal: The Daily Mirror. Abaixo, do título, o texto: AN HISTORIC GROUP: BRITISH AND GERMAN SOLDIERS PHOTOGRAPHED TOGHETER.  Ao centro, fotografia de uma grupos de soldados usando chapéu e casaco. Eles estão de pé, um do lado do outro.
Reprodução do periódico inglês The Daily Mirror, que retrata soldados ingleses e alemães durante a trégua de Natal, no ano de 1914.
  1. De acôrdo com o texto, os soldados inimigos se encontraram na “terra de ninguém” para realizar um ato de demonstração de respeito. Que ato foi êsse?
  2. Explique a seguinte afirmação: “Os soldados britânicos e alemães descobriam ter mais em comum entre si que com seus superiores — instalados confortavelmente bem longe da frente de batalha”.
Respostas e comentários

3. a) Resposta: O ato de demonstração de respeito foi o entêrro dos soldados mortos nas batalhas.

3. b) Resposta: A frase afirma que os soldados inimigos apresentavam mais elementos em comum entre êles do que com seus superiores, pois estes não vivenciavam as experiências da frente de batalha, ao passo que os soldados partilhavam diversos temores, como o risco de morte sempre iminente, o sentimento de saudade, entre outros.

  • Para responder à atividade 3, os alunos poderão desenvolver uma leitura inferencial. Para isso, faça questionamentos levando-os a compreender o texto por meio de indícios apresentados pêlo autor e/ou re lacionando o texto com possíveis conhecimentos prévios. Verifique se êles conseguem responder ao item a e, caso algum aluno apresente dificuldade, destaque o trecho do tenente alemão: “gostaria de providenciar o entêrro”.
  • No item b, ajude os alunos a refletir sôbre as dificuldades enfrentadas pelos combatentes, relembrando as consequências físicas e psicológicas da guerra para os soldados, questão trabalhada ao longo do capítulo. Essa retomada das dificuldades enfrentadas na linha de frente da guerra ajudará os alunos a compreender o que soldados britânicos e alemães tinham em comum.
  • A análise de imagens sôbre a Primeira Guerra Mundial presentes nas atividades 4 e 5 possibilitam o desenvolvimento da Competência específica de História 3 no que diz respeito à elaboração de hipóteses e interpretações sôbre os documentos históricos em questão.
  • Na atividade 6, comente com os alunos o fato de que a insatisfação da população alemã com as consequências geradas pêlo tratado, aliada ao sentimento de revanchismo – que encontrou amparo nas ideias de Adolf Rítler – foram algumas das principais causas da Segunda Guerra Mundial.

4. A imagem a seguir retrata a aliança entre franceses, russos e britânicos durante a Primeira Guerra Mundial. sôbre a construção das alianças militares nesse contexto, responda às questões.

Cartão postal. À esquerda, um homem, usando farda azul, está segurando a bandeira da França. Centralizado, um homem, usando farda verde com quepe na cabeça, está segurando com as mãos a bandeira da Rússia. À direita, um homem, com farda verde, está segurando com as mãos a bandeira britânica.
Cartão-postal publicado em 1914, na França. Os soldados carregam as bandeiras francesa, russa e britânica, simbolizando a aliança militar entre os três países durante a Primeira Guerra Mundial.
  1. Como ocorreu o processo de formação da aliança militar representada no cartão-postal? Qual era essa aliança?
  2. As bandeiras representam a afirmação do nacionalismo de cada país envolvido no conflito. Como êsse nacionalismo influenciou no processo de eclosão da guerra?

5. Pôl Néchi foi um dos principais pintores expressionistas do século vinte. êle esteve no front de batalha na Bélgica servindo a Marinha britânica durante a Primeira Guerra. Analise a obra de arte a seguir e compare-a com a visão otimista do conflito que os europeus defendiam.

Pintura. Uma terra ondulada com troncos queimados. Ao fundo, pôr-do-sol.
A obra Estamos construindo um mundo novo, de Pôl Néchi, retrata um campo de batalha próximo à cidade de Ypres, na Bélgica, em 1918.
  1. Em janeiro de 1919, as principais potências mundiais se reuniram para a assinatura do Tratado de Versalhes, à exceção da Alemanha. O fim da Primeira Guerra Mundial havia definido uma política de determinação da paz sem vencedores, mas não foi êsse o resultado da reunião. sôbre êsse encontro, responda às questões a seguir.
    1. Quais foram as implicações do Tratado de Versalhes para os alemães?
    2. O que foi a Liga das Nações, criada a partir dêsse tratado? Quais eram suas principais funções?
Respostas e comentários

4. a) Resposta nas orientações ao professor.

4. b) Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. a) Resposta nas orientações ao professor.

6. b) Resposta nas orientações ao professor.

Respostas

4. a) A França havia perdido o território da Alsácia-Lorena para a Alemanha durante a Guerra Franco-Prussiana e desejava retomá-lo. Os britânicos competiam com os alemães no desenvolvimento industrial. Já os russos queriam deter os avanços expansionistas da Itália e do Império Austro-Húngaro pêla Europa. lógo, os três países uniram-se em 1907 para combater a Tríplice Entente, que já havia se organizado em 1882.

b ) O nacionalismo exagerado que era difundido em países europeus fez com que parte da população dêsses países acreditasse que um grande conflito armado fosse uma fórma de comprovar sua superioridade em relação aos demais, derrotando os considerados inferiores.

5. Espera-se que os alunos apontem que, no início do conflito, muitos europeus acreditavam que a guerra seria um remédio para curar as feridas do continente geradas pêlas disputas imperialistas e que a violência do campo de batalha seria capaz de reforçar os nacionalismos e revitalizar a vida moral. No entanto, a obra de Pôl Néchi mostra como o conflito gerou a destruição, deteriorando paisagens, a própria natureza, gerando desolação.

6. a ) De acôrdo com o Tratado de Versalhes, a Alemanha foi considerada a única responsável pêlo conflito. Com isso, o país perdeu suas colônias, teve de devolver a Alsácia-Lorena para a França, foi obrigado a reduzir seu poderio militar, pagar uma alta indenização aos países vencedores e passou a ter uma faixa de seu território sob contrôle da Polônia.

b ) A Liga das Nações foi uma instituição internacional cujo principal objetivo era regulamentar as negociações entre os países para impedir a ocorrência de novas guerras. No entanto, ela não se mostrou efetiva no cumprimento de seus objetivos.

Glossário

Armistício
: trégua, suspensão das agressões em uma guerra.
Voltar para o texto