Os Planos Quinquenais

Em seu govêrno, istálin aboliu a népi e criou os Planos Quinquenais, que estabeleciam metas para a produção agrícola e industrial em um período de cinco anos.

O primeiro Plano Quinquenal foi implementado em 1929. êle previa uma melhora na produtividade agrícola, bem como uma importação maciça de maquinário e matérias-primas estrangeiras a serem pagas com a exportação de excedentes agrícolas soviéticos. Além disso, a produção no campo passou a ser coletiva e organizada em cooperativas ou fazendas pertencentes ao Estado.

A industrialização também foi uma das prioridades do Estado e cresceu de maneira acelerada. Grandes hidrelétricas e siderúrgicas foram construídas para estimular a produção fabril. No final da década de 1930, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas tinha se tornado um país industrializado, alcançando grande desenvolvimento econômico.

O govêrno autoritário de istálin

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Transcrição do áudio

[Narrador]

A formação da União Soviética e o stalinismo

[Marina]

[tom animado]

Olá! Está começando mais um episódio do podcast “De olho na História”. Eu sou a Marina.

[Rodrigo]

[tom animado]

E eu sou o Rodrigo. Sejam bem-vindos!

[Marina]

[tom animado]

Hoje vamos conversar sobre uma grande potência do século XX.

[Rodrigo]

[tom animado]

Sim, vamos falar sobre a União Soviética e o stalinismo.

[Marina]

[tom explicativo]

A Primeira Guerra Mundial eclodiu em 1914, gerando uma grande crise na Europa.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Naquele momento, a Rússia era uma monarquia rural, liderada pelo czar Nicolau II, e enfrentava uma séria crise econômica.

[Marina]

[tom explicativo]

Havia muita miséria e desigualdade, com uma pequena elite, de um lado, e, de outro, a grande maioria da população, formada por camponeses e operários.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Diante da insatisfação popular, começaram a ocorrer protestos e manifestações contra o czar e o sistema de governo vigente.

[Marina]

[tom explicativo]

A situação se agravou cada vez mais, até que, em 1917, ainda em meio à guerra, a classe trabalhadora tomou o poder. Era a Revolução Socialista, que derrubou Nicolau II.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Isso mesmo. Em outubro de 1917, os bolcheviques, grupo liderado por Vladimir Lenin, assumiram o poder, com o objetivo de instaurar um Estado socialista na Rússia.   

[Marina]

[tom explicativo]

O novo governo promoveu uma série de mudanças sociais e econômicas, visando acabar com a sociedade de classes.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Entre as medidas tomadas, estava o fim das propriedades privadas, a estatização de bancos e indústrias e o confisco de bens da aristocracia e da Igreja.

[Marina]

[tom explicativo]

Mas essas medidas provocaram reações de outro grupo político, os mencheviques, e da aristocracia. Com o apoio de países como Estados Unidos e França, esses opositores formaram um exército e levaram o país a uma guerra civil.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

O conflito terminou em 1920, com a vitória dos bolcheviques. No final de 1922, a Rússia formou uma federação, com regiões do antigo império e territórios anexados ao longo da revolução, e passou a se chamar União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

[Marina]

[tom explicativo]

Lenin morreu no início de 1924. Após uma disputa pela sucessão com Leon Trotsky, Josef Stalin assumiu a liderança da União Soviética.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Stalin liderou a nação de 1924 a 1953. Em seu governo, centralizou o poder em suas mãos e usou a propaganda para criar um forte sentimento nacionalista.

[Marina]

[tom explicativo]

Na economia, uma das principais ações de Stalin foi a criação dos Planos Quinquenais, que definiam metas para a produção agrícola e industrial por um período de cinco anos.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Outra prioridade foi a industrialização, que avançou bem rápido com a construção de grandes hidrelétricas e siderúrgicas.

[Marina]

[tom explicativo]

Mas, ao mesmo tempo em que a economia se desenvolvia, Stalin governava ditatorialmente, com uma política de censura e repressão a seus opositores.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Ele criou os gulags, que eram campos de trabalhos forçados, localizados em regiões muito frias, para onde eram enviados seus inimigos políticos. A condição de vida nos gulags era degradante.

[Marina]

[tom explicativo]

Entre 1932 e 1933, a população soviética enfrentou um período duro de fome, que levou à morte de aproximadamente 5 milhões de pessoas, segundo estimativas.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Esse período ficou conhecido como a Grande Fome. Mas também costuma ser designado pela palavra ucraniana Holodomor, que significa algo como “morrer de fome”.

[Marina]

[tom explicativo]

Na Segunda Guerra Mundial, o exército soviético foi decisivo na vitória dos países aliados contra a Alemanha nazista.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Para Stalin, essa vitória serviu para afirmar sua força internacionalmente e consolidar sua imagem de herói nacional.

[Marina]

[tom explicativo]

A partir de 1945, a União Soviética se tornou uma potência mundial e principal oponente dos Estados Unidos, símbolo do capitalismo.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Nesse período, os soviéticos expandiram ainda mais suas fronteiras no Leste Europeu, anexando várias nações, muitas vezes enfrentando oposição.

[Marina]

[tom explicativo]

Além da Rússia, países que integraram a União Soviética foram: Letônia, Lituânia, Estônia, Belarus, Armênia e Ucrânia.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

E ainda Moldávia, Azerbaijão, Cazaquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão e Tajiquistão.

[Marina]

[tom explicativo]

Stalin morreu em 1953 e foi sucedido por Nikita Kruschev, que iniciou um processo de desestalinização.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

O culto à figura de Stalin foi interrompido, e as medidas de punição aos opositores, revertidas.

[Marina]

[tom explicativo]

A partir da década de 1970, a União Soviética enfrentou uma crise que combinou queda de produção, conflitos internos e externos e aumento da corrupção.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Essa crise levaria à dissolução da União Soviética, em 1991, com a renúncia do então presidente Mikhail Gorbachev.

[Marina]

[tom explicativo]

Bem, este episódio termina aqui. Aproveitem para aprofundar seus estudos sobre a União Soviética e o stalinismo.

[Rodrigo]

[tom explicativo]

Boa, Marina! Até a próxima, pessoal!

[Marina]

[tom explicativo]

Tchau!

[Narrador]

O áudio inserido neste conteúdo é da Incompetech.

O govêrno de istálin representou melhoria na qualidade de vida de uma parcela da população soviética, que passou a ter mais acesso à educação, à saúde, ao emprêgo e à moradia. Porém, de modo geral, os maiores beneficiados pêlo govêrno de Stalin foram oficiais das fôrças armadas, políticos do alto escalão do Estado e diretores de empresas estatais.

êsse govêrno foi marcado pêlo caráter totalitário do seu regime político, que não admitia qualquer tipo de oposição. istálin era um ditador autoritário e, enquanto governou, diversas atrocidades foram cometidas contra seus opositores políticos. Milhões de pessoas foram aprisionadas e levadas para os guláguis, campos de trabalho forçado localizados em regiões muito frias. Nos guláguis, as condições de vida eram degradantes, com alimentação muito precária, ausência de higiene e trabalhos pesados. Os prisioneiros mais fracos, quando não morriam de fome, geralmente eram fuzilados.

Fotografia em preto e branco. No primeiro plano, à direita, um homem usando gorro e casaco. Ao centro, uma pessoa usando lenço na cabeça e calça. Eles estão empurrado um carrinho de mão. Ao fundo, outras pessoas empurrando carrinhos..
Presos políticos realizando trabalhos forçados em um gulágui, na União Soviética, em 1932.
Respostas e comentários

Atividade a mais

  • Se possível, providencie fotocópias do texto indicado a seguir para os alunos. Trata-se de uma reportagem a respeito do escritor russo Varlam Tialámóv (1907-1982) e sua obra Contos de Colimá, na qual relata impressões pessoais sôbre os horrores vividos por êle durante os 20 anos que passou executando trabalhos forçados em um gulágui. Acusado pêlo govêrno stalinista de apoiar Leon trótisqui, Tialámóv foi preso e deportado para a Sibéria, onde trabalhava por aproximadamente 16 horas por dia em um gulágui, submetido à violência, aos maus-tratos, ao frio e à fome.
  • Acompanhe os alunos em uma leitura conjunta da reportagem, chamando-lhes a atenção para os trechos que compõem o relato do sobrevivente a respeito da crueldade vivida durante o período em que foi prisioneiro do govêrno stalinista. Para isso, peça-lhes que grifem esses trechos diferenciando os que contêm as falas de Varlam Tialámóv dos que se referem a passagens do livro, explicadas pêlo autor da reportagem.

> PULS, Maurício. Tialámóv compõe panorama doloroso sôbre a época stalinista. Folha de S.Paulo, 3 outubro 2015. Ilustrada. Disponível em: https://oeds.link/wBqJLl. Acesso em: 25 março 2022.

A influência do socialismo na Revolução Mexicana

Na primeira década do século vinte o México era governado por Porfírio Dias, presidente que governou de modo autoritário e, com o argumento de modernizar e urbanizar o país, promoveu diversas reformas que privilegiaram os grandes proprietários rurais e os demais membros das camadas mais ricas da população.

Nas cidades, operários e trabalhadores sofriam com condições precárias de vida e lutavam por seus direitos principalmente por meio de greves. Assim, a partir de 1910, diversos movimentos revolucionários urbanos e rurais se organizaram e passaram a atuar de fórma persistente, fazendo com que o presidente renunciasse em 1911. Os principais líderes populares da Revolução Mexicana foram Emiliano zapáta e Francisco pântcho vila, que lutavam pêla reforma social e pêla distribuição das terras aos camponeses.

A Constituição Mexicana de 1917

Em 1917, foi aprovada no México uma nova Constituição, considerada um marco para a América Latina, pois foi a primeira da região a assegurar os direitos dos trabalhadores.

Entre as medidas aprovadas estavam: a regulamenta­ção da jornada de trabalho de oito horas diárias; a extinção do trabalho servil não remunerado; a paridade salarial entre homens e mulheres; e a redefinição do uso social das terras em favor dos camponeses.

Capa de jornal. Na parte superior, o nome do jornal: Le Petit Journal. Abaixo, ilustração de uma mulher, usando chapéu com aba grande, vestido e poncho. Ela está de pé segurando uma arma com as mãos. Ao lado, um vagão de trem com os trilhos quebrados. Atrás, algumas pessoas segurando com as mãos armas e outras sentadas preparando alimento sobre uma fogueira. Na parte de baixo, há o texto: LES FEMMES MEXICAINES DANS L'ARMÉE RÉVOLUTIONNAIRE.
Capa do jornal francês Le Petit, de 1913, com ilustração representando as mulheres revolucionárias mexicanas, conhecidas como Las Adelitas.
Respostas e comentários

Ao compreender e comparar as influências socialistas em diferentes sociedades e localidades e as mudanças que elas trouxeram, como a Constituição Mexicana de 1917, são desenvolvidos aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 5.

Um texto a mais

Explique aos alunos que muitas mulheres participaram da Revolução Mexicana e ficaram conhecidas como lás Adelitas. Leia o texto a seguir e comente o papel desempenhado por elas nesse contexto histórico.

reticências

A grande participação das mulheres na revolução possibilitou o atendimento de muitas das suas reivindicações, algumas das quais foram incorporadas à nova legislação. Por exemplo, a Lei do Divórcio com dissolução do vínculo, editada em dezembro de 1914, a Lei do Casamento, decretada por Emiliano zapáta em 1915 e a Lei sôbre Relações Familiares, editada pêlo govêrno de Carranza em abril de 1917.

reticências

Em contrapartida, os direitos trabalhistas foram incorporados à nova legislação. O salário mínimo das mulheres foi igualado ao salário masculino, a jornada de trabalho foi estabelecida em oito horas diárias no máximo e a licença-maternidade foi garantida por lei reticências. Os trabalhos insalubres e perigosos também foram proibidos para as mulheres e jovens menores de 16 anos.

reticências

A MULHER na Revolução Mexicana. Liga Internacional dos Trabalhadores Quarta Internacional. Disponível em: https://oeds.link/TAHXqx. Acesso em: 6 maio 2022.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Antes da Revolução de 1917, qual era a situação econômica e social da Rússia?
  2. Quais são as relações entre a Revolução de 1905 e a Revolução de 1917?
  3. Quais eram as principais divergências entre bolcheviques e mencheviques?
  4. O que eram os sovietes?
  5. Quais foram as principais características do govêrno Provisório na Rússia?
  6. Explique o que foi a népi.
  7. Cite as principais características da ditadura stalinista.

Aprofundando os conhecimentos

8. Analise a imagem a seguir e responda às questões.

Capa de revista. Na parte superior, o texto: L’ASINO. E IL POPOLO UTILE FAZIENTE E DASTONATO. Abaixo e à esquerda, ilustração, um homem, usando capacete e farda azul, está sentado em um trono. Sobreposto à letra 'A'. Ao lado, um homem, com bigode branco e comprido, usando farda militar azul, está de pé com a mão direita sobre cabeça e, com a esquerda, segurando uma espada. Sobreposto à letra 'B'. Ao redor, diversas pessoas caídas no chão
Capa da revista italiana L’Asino, publicada em 5 de fevereiro de 1905, que faz referência ao episódio do Domingo Sangrento.
  1. Identifique as personagens indicadas com as letras A e B. Comente o papel delas no contexto da Rússia em 1905 e explique como você chegou a essas conclusões.
  2. Quem são as outras pessoas representadas na imagem?
  3. Em sua opinião, qual era a intenção da revista ao publicar uma capa com essa imagem? Converse com os colegas.
Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. Resposta nas orientações ao professor.

7. Resposta nas orientações ao professor.

8. a) Resposta: A figura representada em A é o czar Nicolau dois, governante da Rússia em 1905. Podemos verificar isso por meio de elementos ilustrativos, como a coroa e o trono em que êle se encontra. A figura representada em B é o militar ou general responsável por obedecer às ordens do czar. Também podemos perceber isso por meio de seu uniforme e das insígnias militares.

8.b) Resposta: As outras pessoas, representadas caídas no chão, são as vítimas do massacre realizado pêlo Exército russo, montado em cavalos.

8. c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reconheçam que a revista apresenta uma visão crítica do Domingo Sangrento ao publicar essa imagem na capa.

  • Ao abordar as características da Rússia antes e ao longo da revolução, assim como os desdobramentos econômicos da União Soviética, as atividades destas páginas favorecem o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero nove agá ih um zero e ê éfe zero nove agá ih um um.
  • Peça aos alunos que se reúnam em duplas para responder às atividades 1 a 7, de modo que possam se auxiliar mutuamente para relembrar o conteúdo sôbre a Revolução Russa.

Respostas

1. A economia russa era essencialmente agrária, porém algumas medidas do govêrno buscavam ampliar a industrialização. Havia uma profunda desigualdade social no país, grande parte da população vivia em condição de pobreza. Essa situação foi agravada por crises econômicas e pelos gastos do govêrno em conflitos armados, como a guerra contra o Japão e a Primeira Guerra Mundial.

2. A Revolução de 1905 demonstrou a insatisfação da população com o govêrno do czar e com suas medidas repressivas. êsse fator contribuiu para a derrubada do govêrno monarquista em fevereiro de 1917. Em outubro dêsse ano, os bolcheviques instalaram um govêrno socialista.

3. Entre as principais divergências que dividiam esses grupos, podemos citar que os bolcheviques defendiam a tomada do poder pelos operários e camponeses, já os mencheviques eram favoráveis a uma revolução gradual, que ocorreria por meio de reformas.

4. Os sovietes eram conselhos formados por operários, camponeses e soldados que buscavam melhorar a representatividade política dos trabalhadores e militares de baixa patente.

5. O govêrno Provisório promoveu uma série de transformações na Rússia, como a estatização de indústrias e bancos, a abolição da propriedade privada da terra e a retirada do país da Primeira Guerra Mundial. Essas medidas causaram reação de grupos que se sentiram prejudicados, dando início a uma guerra civil.

6. A népi foi um conjunto de medidas de cunho capitalista que permitiu a criação de empresas privadas, o comércio em pequena escala e empréstimos externos, por exemplo. Essas medidas visavam contornar a crise econômica pêla qual passava a Rússia lógo após a Revolução de 1917.

7. Em seu govêrno, istálin não admitia oposição ou resistência às suas ideias, centralizando o poder em suas mãos e governando, assim, como ditador. Milhões de pessoas passaram a sofrer perseguições, prisões arbitrárias, trabalhos forçados ou foram assassinadas.

9. Analise os gráficos a seguir e depois responda às questões.

A economia e a produção industrial soviética (décadas de 1920 e 1930)

Gráfico. A economia e a produção industrial soviética (décadas de 1920 e 1930). Gráfico em coluna: Toneladas (milhões) por produto: Carvão: 1927-1928: 35,4 milhões de toneladas. 1932: 64,3 milhões de toneladas. 1937: 128 milhões de toneladas. Petróleo: 1927-1928: 11,7 milhões de toneladas. 1932: 21,4 milhões de toneladas. 1937: 28,4 milhões de toneladas. Aço: 1927-1928: 4 milhões de toneladas. 1932: 5,9 milhões de toneladas. 1937: 17,7 milhões de toneladas. Gráfico em colunas: Eletricidade em Quilowatts (bilhões): 1927-1928: 5 bilhões de Quilowatts. 1932: 13,4 bilhões de Quilowatts. 1937: 36,2 bilhões de Quilowatts. Gráfico em coluna: Renda nacional por Rublos (milhões): 1927-1928: 24,4 milhões de Rublos. 1932: 45,50 milhões de Rublos. 1937: 96,30 milhões de Rublos..

Fonte de pesquisa: REIS FILHO, Daniel Aarão. As revoluções russas e o socialismo soviético. São Paulo: edição da Unésp, 2003. página 93.

  1. No período abordado pêlo gráfico, quem era o governante da União Soviética e como funcionava sua política econômica?
  2. De acôrdo com o gráfico, quais são os efeitos dos planos econômicos desenvolvidos por êsse governante? Exemplifique sua resposta com base nas informações do gráfico.
  3. Compare a renda nacional do final da década de 1920 com a do final da década de 1930. De quanto foi o aumento? Quais as consequências disso para a qualidade de vida da população soviética?
Respostas e comentários

Professor, professora: Ao trabalhar a atividade 9, aproveite para exercitar nos alunos habilidades de domínio do componente curricular de Matemática, por meio da análise do gráfico e das comparações dos dados fornecidos por êsse recurso.

9. a) Resposta: O governante era istálin e sua política econômica era baseada nos Planos Quinquenais, que consistiam no estabelecimento de metas para a produção agrícola e industrial em um período de cinco anos.

9. b) Resposta: O Plano Quinquenal definia algumas metas para a produção agrícola e industrial ao longo de cinco anos. Nesse período, a produção do campo passava a ser coletiva, organizada em cooperativas, e houve investimentos nas indústrias. Os dados do gráfico mostram isso, a exemplo do aumento do consumo de energia elétrica, que passou de 5 para 36,2 bilhões de quilowatts.

9. c) Resposta: Houve aumento de 71,9 milhões de rublos, a moeda da época. êsse aumento na renda permitiu que uma parcela da população tivesse melhorias na qualidade de vida, com mais acesso à educação, à saúde, ao emprêgo e à moradia.

  • A atividade 8 apresenta um documento histórico para análise e interpretação, o que possibilita o desenvolvimento das Competências específicas de História 3, ao suscitar a elaboração de hipóteses com base na interpretação dêsse documento; e 6, por lançar mão de procedimentos próprios da produção historiográfica.
  • A atividade 9 dispõe gráficos para que os alunos possam interpretá-los com base na legenda e na leitura dos dados e, assim, responder às questões, possibilitando o desenvolvimento do pensamento computacional. Para isso, oriente os alunos a analisar, separadamente, cada um dos gráficos sôbre a economia e a produção soviética. Em seguida, oriente-os a estabelecer uma relação entre o período abordado e os números, de modo que seja possível entender os efeitos dos planos econômicos soviéticos. Esta atividade favorece também o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7.

O tema é reticências

Diversidade cultural

“Pinturas proletárias”: a arte a serviço do Estado

Após a Revolução Russa, o regime bolchevique se empenhou em difundir e consolidar as ideias socialistas. Entre 1919 e 1921, a Agência Telegráfica Russa, responsável pêla propaganda política estatal, incentivou diversos artistas a produzir obras informativas relacionadas ao contexto político soviético.

A chamada arte funcional tinha o objetivo de mobilizar e conscientizar os trabalhadores e a população mais pobre e analfabeta sôbre as ideias socialistas, principalmente por meio de imagens de fácil compreensão.

Cartaz. Na parte inferior, texto com elementos do alfabeto russo. No fundo, ilustração de uma mulher usando lenço na cabeça, blusa com botões. Ela está segurando um bastão. Atrás, silhueta de uma fábrica.
Cartaz de 1926 destacando a importância das mulheres no regime socialista. Na inscrição, lê-se: “Mulheres, agora vocês estão livres! Ajudem-nos a construir o socialismo!”.

Os cartazes, também chamados “pinturas proletárias”, foram os principais exemplos de arte funcional soviética. Produzidos em grande quantidade, os cartazes abordavam temas como trabalho, socialismo, serviço militar e nacionalismo.

Cartaz. Três homens usando roupas militares e capa vermelha, estão montados em cavalos. Ao fundo, cidade pegando fogo.
Cartaz soviético produzido em 1919 para propagar os ideais revolucionários bolcheviques. Na inscrição, lê-se: “O sino de nossa revolução está continuamente tocando. Trabalhadores, agricultores, vamos em direção a novas batalhas e novas vitórias. Todos contra a cavalaria branca! O Exército Vermelho vai se expandir!”.
Ilustração. Silhueta de um fábrica.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender como a arte pode se vincular ao Estado.
  • Analisar fontes iconográficas como parte dos processos norteadores da produção historiográfica.

  • A seção permite trabalhar com o tema contemporâneo transversal Diversidade cultural, ao promover uma reflexão crítica sôbre a propaganda política soviética de caráter socialista. Essa propaganda difundiu-se no início do século vinte e é uma das mais conhecidas expressões culturais dêsse período histórico.
  • Comente com os alunos que a análise do aparato cultural soviético nos mostra como funcionava o projeto socialista de criação e de divulgação das ideias políticas. Informe-os de que êsse não era um recurso exclusivo do Estado socialista, sendo utilizado pelos mais diferentes modelos de govêrno e em diferentes períodos.
  • É importante que os alunos percebam essas manifestações culturais como parte de um contexto político que vinha se desenvolvendo desde a Revolução Russa.
  • Explique que a côr vermelha em muitos cartazes soviéticos é característica da simbologia revolucionária. Além de compor as propagandas, o vermelho compõe o fundo da bandeira da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. A côr representava a luta operária desde os movimentos revolucionários franceses, quando inúmeros trabalhadores foram mortos na repressão ao movimento de 1848.
  • Conte aos alunos que a expressão “cavalaria branca” faz referência ao Exército Branco, que atuou contra os revolucionários bolcheviques do Exército Vermelho durante a guerra civil instaurada no país após a Revolução de 1917. Além dos aristocratas, que queriam o retôrno do govêrno quizarista, a “cavalaria branca” recebeu apôio de países capitalistas, como Estados Unidos, França, Japão e Inglaterra.

Os cartazes soviéticos apresentam diversos elementos que podem ser identificados por meio de uma análise crítica. Observe o exemplo a seguir, de 1920.

Cartaz. Em primeiro plano, uma mulher. Sobreposto ao número '1'. Ela está usando vestido vermelho e avental. Sobreposto ao número '2'.  Com a mão esquerda, ela segura um martelo. No chão, há uma foice. Sobreposto ao número '4'.  No segundo plano, à esquerda, edifícios com placas com elementos do alfabeto russo. Sobreposto ao número '3'. Na parte inferior, há texto com elementos do alfabeto russo. Sobreposto ao número '5'.
Mulheres soviéticas, de Nikolay Kupreyanov. Cartaz, 109centímetrospor70,5centímetros, 1920.

 1.  A figura em destaque no cartaz é uma mulher. As mulheres representavam parte importante do proletariado soviético.

 2.  A cor vermelha, que pode ser observada na roupa da mulher, era frequentemente utilizada em cartazes soviéticos, como símbolo do socialismo e da luta popular.

 3.  Sob um céu azul e ensolarado, aparecem edifícios, como uma biblioteca, uma escola para adultos, um clube para trabalhadoras e uma instituição para mães e crianças – todas obras bolcheviques.

 4.  A foice e o martelo são os principais símbolos do socialismo. Esses elementos representam os trabalhadores: o martelo faz referência aos operários; a foice, aos camponeses.

 5.  Na inscrição em destaque, lê-se: “O que a Revolução de Outubro deu à mulher trabalhadora e camponesa”.

As propagandas políticas na atualidade

As propagandas políticas são fórmas de divulgação das ideias de um partido, de um govêrno em exercício ou de um movimento social. Na atualidade, essas propagandas são frequentes na mídia brasileira e se disseminam em diversos tipos de meios de comunicação do nosso cotidiano.

Agora, converse com os colegas sôbre às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Qual foi o papel da propaganda política estatal soviética após a Revolução Russa? Em sua opinião, quais eram os efeitos dessa propaganda na sociedade?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Reflita sôbre as propagandas políticas na atualidade. Quem as produz e quais são os meios utilizados para atingir a população?

Ícone ‘Atividade oral’.

3. O que você acha das propagandas políticas? Você considera que elas são capazes de influenciar na formação de opinião das pessoas? Por quê?

Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

  • As atividades 1, 2 e 3 desta página possibilitam a abordagem da Competência específica de História 1, ao permitir a compreensão de acontecimentos históricos e processos e mecanismos de transformação das estruturas sociais, políticas e culturais em diferentes espaços e tempos – como a propaganda política estatal soviética – e ao analisar o mundo contemporâneo, quando propõe uma comparação com as propagandas políticas atuais.
  • Nas atividades 2 e 3 é possível fazer um paralelo com o impacto das fake news na política contemporânea. Incentive os alunos a pensar em como o uso indiscriminado de notícias falsas para prejudicar adversários políticos tem influenciado as eleições no Brasil e no mundo.

Respostas

1. Seu papel foi difundir e consolidar os ideais socialistas por meio do incentivo a diversos artistas para que produzissem obras relacionadas ao contexto político soviético. Por trazer imagens que representavam a classe trabalhadora, a maior parte analfabeta, essa propaganda teve grande alcance, conscientizando essa classe e a população mais pobre sôbre os ideais socialistas.

2. As propagandas políticas na atualidade podem ser veiculadas em diversos meios, como redes sociais, anúncios na televisão e no rádio, comícios em eventos, cartazes, outdoors, adesivos, panfletos etcétera Elas são produzidas principalmente por partidos políticos vinculados a candidatos e a governos estaduais, municipais e federal.

3. Resposta pessoal. Instigue os alunos a comentar o que pensam das propagandas políticas e a verificar as opiniões políticas das pessoas que êles conhecem, como pais ou responsáveis, a fim de saber se elas são influenciadas por essas propagandas. Por exemplo, pergunte se, ao ver um anúncio ou assistir ao discurso de um candidato, elas mudam de opinião.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Retome os conhecimentos sôbre o período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial e, registre definições a respeito de cada conceito a seguir.

  • Industrialização.
  • Imperialismo.
  • Revanchismo.
  • Nacionalismo.

2. Construa um mapa mental estabelecendo as relações entre os conceitos elencados na questão anterior (industrialização, imperialismo, revanchismo e nacionalismo) e o início da Primeira Guerra Mundial.

Para essa construção, considere os países envolvidos no início do conflito e as motivações de cada um.

Versão adaptada acessível

2. Escreva um pequeno texto estabelecendo as relações entre os conceitos elencados na questão anterior (industrialização, imperialismo, revanchismo e nacionalismo) e o início da Primeira Guerra Mundial.

Para elaborar o texto, considere os países envolvidos no início do conflito e as motivações de cada um deles.

Orientação para acessibilidade

2. Resposta: Espera-se que os alunos relacionem as disputas territoriais que envolveram os países da Península Balcânica e a disputa pela Alsácia-Lorena; o estímulo pelas independências feito pelo Império Autro-Húngaro; o pangermanismo alemão; e o atentado ao arquiduque austríaco, em Sarajevo.

3. Leia as frases a seguir a respeito do desenvolvimento da tecnologia durante a Primeira Guerra Mundial e copie a alternativa correta em uma folha de papel avulsa.

  1. A alta eficácia das armas químicas no combate aos inimigos fez com que êsse recurso se popularizasse em outros conflitos bélicos, sendo utilizados abertamente até os dias atuais.
  2. A área dos transportes foi significativamente impactada pêlas necessidades da guerra, sendo êsse período responsável pêla invenção do avião, do submarino e dos tanques.
  3. Os tanques de guerra foram usados pêla primeira vez em 1916, mas deixaram de ser usados com o tempo, por causa da falta de aprimoramento.
  4. Os submarinos foram usados como recurso estratégico na Primeira Guerra Mundial, causando prejuízos econômicos aos países inimigos e fragilizando-os ainda mais.
  5. O desenvolvimento tecnológico vivenciado durante o período de guerra se restringiu a usos bélicos e militares, replicados nos demais grandes conflitos do século vinte.
Respostas e comentários

1. Industrialização. Resposta: Processo de crescimento industrial pêlo qual passaram os países europeus após a Revolução Industrial Inglesa.

1. Imperialismo. Resposta: Disputa entre potências europeias por territórios coloniais na África e na Ásia, em meados do século dezenove.

1. Revanchismo. Resposta: Sentimento de revanche francês em relação à Alemanha, decorrente da derrota na Guerra Franco-Prussiana.

1. Nacionalismo. Resposta: Sentimento exacerbado de valorização à nação, que estimulou movimentos expansionistas.

2. Resposta: Espera-se que os alunos relacionem as disputas territoriais que envolveram os países da Península Balcânica e a disputa pêla Alsácia-Lorena; o estímulo pêlas independências feito pêlo Império Austro-Húngaro; o pangermanismo Alemão; e o atentado ao arquiduque austríaco, em Sarajevo.

3. Resposta: Alternativa d.

As atividades desta página permitem aos alunos que compreendam os conceitos mais significativos para entender os antecedentes e as consequências de um evento importante para a história mundial, permitindo, assim, a abordagem da Competência específica de História 1.

1 e 2. Objetivos

As atividades 1 e 2, especificamente, possibilitam a abordagem da habilidade ê éfe zero nove agá ih um zero, pois permitem aos alunos que observem – ao relacionar conceitos como industrialização, imperialismo, revanchismo e nacionalismo com a Primeira Guerra Mundial – as dinâmicas do capitalismo e suas crises com os grandes conflitos mundiais vivenciados na Europa.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade em relembrar os principais conceitos que se referem aos antecedentes da Primeira Guerra Mundial propostos nas questões 1 e 2, oriente-o a retomar os estudos das páginas 56 e 57, momento em que poderá relembrar questões prévias ao conflito.

3. Objetivo

Esta atividade tem como objetivo verificar se os alunos compreen­deram a importância do desenvolvimento tecnológico durante a Primeira Guerra Mundial, sobretudo para a indústria bélica e para a criação de novas armas.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade em identificar a alternativa, instigue-o a relembrar a fórma pêla qual os alemães passaram a afundar os navios que levavam suprimentos para a Grã-Betanha, como maneira de suscitar o submarino para estratégia de guerra.

Algo a mais

No livro indicado a seguir, o autor Djón rid narra sua vivência na Rússia no período da revolução.

> rid, Djón. Dez dias que abalaram o mundo. Tradução: Bernardo aizenbér. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

O livro a seguir é uma ficção que aborda aspectos do contrôle do Estado sôbre a vida dos indivíduos. A personagem principal tinha a exata função de apagar ou criar os inimigos/amigos do govêrno nos jornais, manipulando imagens ê informações textuais.

> ôr-uél, djêordji. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

4. Analise a charge a seguir e depois responda às questões.

Charge em preto e branco. À esquerda, um homem usando farda, está segurando com as mãos uma espada com um cartaz pendurado. À direita, um soldado robusto usando chapéu e farda, está olhando para o cartaz.
Charge de Uilian Álan rógers, publicada no jornal New York Herald em 1918, que apresenta o general francês Ferdinand Foch (à esquerda) mostrando a um soldado alemão (à direita) um papel atravessado por uma espada. Na inscrição do papel, lê-se “têrmus para o povo alemão: devem pagar por todos os danos causados aos civis em terra, no mar ou no ar.”.
  1. Qual momento histórico é representado na charge? Justifique sua resposta.
  2. Com base nos assuntos estudados na unidade, por que o documento representado na charge foi elaborado?
  3. Cite algumas consequências dêsse documento para a Alemanha.
  4. Em sua opinião, a Alemanha foi justamente responsabilizada pêla Guerra? Por quê?

5. Leia o texto a seguir.

reticências

Talvez a mais influente definição de revolução tenha sido a de cál marcs e Friederich ênguels. Cunhada em meados do século dezenove, a ideia de revolução do materialismo histórico influenciou não apenas os estudiosos, mas também os revolucionários, impulsionando diversos movimentos políticos, inclusive a Revolução Russa. márks e ênguels construíram o conceito de revolução pensando na revolução proletária que deveria acontecer, a seu ver, inevitavelmente. Para êles, uma das exigências para a revolução proletária era que antes dela a revolução burguesa fosse feita. Assim, não definiram só a revolução socialista, mas a revolução burguesa. reticências A revolução burguesa abriu espaço para o Capitalismo; este, por sua vez, levaria à revolução socialista, desencadeada por uma nova classe revolucionária, o proletariado agora que a burguesia era a classe dominante. Essa tese influenciou pensadores durante todo o século vinte: de revolucionários como Lenin a sociólogos como Florestan Fernandes.

reticências

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Revolução. ín: Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006. página 363-364.

Com base na leitura anterior e no estudo desta unidade, escreva, em uma folha avulsa, um texto a respeito da Revolução Russa, considerando os seguintes aspectos:

  • o conceito de revolução;
  • o conceito de socialismo;
  • as diferentes fases da Revolução Russa.
Respostas e comentários

4. a) Resposta nas orientações ao professor.

4. b) Resposta nas orientações ao professor.

4. c) Resposta nas orientações ao professor.

4. d) Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta nas orientações ao professor.

4 e 5. Objetivos

  • Estas atividades possibilitam a abordagem da Competência específica de História 3 ao permitir aos alunos que elaborem questionamentos e hipóteses em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos e recorrendo a diferentes linguagens, como a charge da atividade 4 e o texto da atividade 5.
  • A atividade 5 possibilita a abordagem da habilidade ê éfe zero nove agá ih um um, pois permite aos alunos que identifiquem as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa, assim como seu significado histórico.

Como proceder

  • A fim de verificar se os alunos compreenderam a charge da atividade 4, enfatize a frase “pagar por todos os danos causados” apresentada no papel pêlo general francês, de modo que percebam a ligação com o Tratado de Versalhes.
  • Caso os alunos tenham dificuldade para extrair do texto da atividade 5 os aspectos solicitados da Revolução Russa, destaque com êles algumas “pistas” inseridas pêlo autor, como: “revolução proletária” e “nova classe revolucionária”, que dão destaque aos agentes da revolução e do socialismo. Para que identifiquem as diferentes fases da Revolução Russa com mais facilidade, leia com a turma, em voz alta, palavras-chave, como “antes” e “levaria”.

Respostas

4. a ) A imposição do Tratado de Versalhes aos alemães.

b ) O Tratado de Versalhes foi elaborado para encerrar oficialmente a Primeira Guerra Mundial e para penalizar os países perdedores, atribuindo a êles, sobretudo à Alemanha, todas as responsabilidades pêla guerra.

c ) Como consequência do Tratado de Versalhes, os alemães deveriam admitir a culpa pêla guerra, pagar indenizações extremamente altas aos países vencedores, perder territórios e restringir drasticamente sua fôrça militar.

d ) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos debatam de maneira crítica a questão, com base no que foi estudado nesta unidade.

5. sôbre a compreensão dos aspectos e conceitos destacados, é preciso avaliar se os alunos compreendem:

  • revolução como movimento que provoca mudanças estruturais na sociedade;
  • socialismo como modêlo político decorrente da revolução proletária, resultando na propriedade social dos meios de produção;
  • as fases da revolução: Revolução de 1905; govêrno Provisório; govêrno de Lenin; stalinismo.