UNIDADE 3 O totalitarismo e a Segunda Guerra Mundial

Fotografia em preto e branco. Vários homens usando roupas listradas. Um deles está sendo carregado por outros dois homens. Eles estão caminhando para fora de um portão. Alguns estão sorrindo. No segundo plano, construção de pedra com janelas. Na parte de cima do portão, há o texto: ARBEIT MACHT.
Prisioneiros do campo de concentração Auschwitz-Birkenau sendo libertados por tropas soviéticas, na Polônia, em janeiro de 1945.
Respostas e comentários

Professor, professora: Ao abordar o título da unidade O totalitarismo e a Segunda Guerra Mundial, pergunte aos alunos se êles sabem o que significa o têrmu totalitarismo. Depois, explique-lhes que, de fórma geral, trata-se de um sistema político em que o Estado restringe as liberdades individuais e exerce contrôle excessivo na vida de seus cidadãos.

  • A foto desta página retrata prisioneiros do campo de concentração Auschwitz-Birkenau sendo libertados, em 1945. Peça aos alunos que observem as características do lugar onde essas pessoas estão e suas expressões faciais e corporais, relacionando-as ao ato de libertação dos prisioneiros. Comente com êles que a maior parte dêsses campos localizava-se na Alemanha e na Polônia, onde os nazistas cometeram as mais diversas atrocidades. As pessoas aprisionadas nesses campos sofriam todo tipo de violência e estavam sujeitas a trabalhos forçados. Milhões de judeus foram assassinados nos campos de concentração nazistas, o que configurou uma das experiên­cias mais traumáticas do século vinte. Além dos judeus, membros de outros grupos foram assassinados nos campos de concentração, como ciganos, comunistas e homossexuais. A libertação dos prisioneiros ocorria conforme os exércitos aliados retomavam os territórios ocupados pelos nazistas.
  • O tema Holocausto ou genocídio de judeus, como também é conhecido, possibilita desenvolver aspectos das Competências gerais 9 e 7. Para isso, incentive entre os alunos a empatia e o diálogo, a fim de que reconheçam e respeitem os direitos dos mais diferentes grupos humanos, promovendo, assim, o acolhimento e a valorização da diversidade de pessoas, sem preconceito de qualquer natureza. De modo semelhante, incentive-os a desenvolver argumentos com base em fatos e informações confiáveis, a fim de que reconheçam as atrocidades vividas pêla população judia no contexto do Holocausto, promovendo os direitos humanos, com posicionamento ético em relação a êles.
  • Ao trabalhar esta unidade com os alunos, explique a êles que foi em razão do genocídio e da violência durante a Segunda Guerra Mundial que se ampliaram os debates a respeito dos direitos humanos. O doloroso passado do Holocausto envolve fardos mentais, como o genocídio de milhares de judeus, a violência e o trabalho forçado em campos de concentração. Aproveite o momento e leve a turma a refletir sôbre a relevância dêsse acontecimento histórico, reforçando a importância do diálogo, da empatia e do respeito aos direitos humanos.

O período após a Primeira Guerra Mundial foi marcado por uma grave crise econômica, iniciada nos Estados Unidos, e pêlo surgimento de regimes políticos totalitários na Europa, como o fascismo e o nazismo.

Esses e outros acontecimentos foram determinantes para a eclosão da Segunda Guerra Mundial, evento que marcou profundamente a humanidade.

Iniciando a conversa

  1. Descreva as pessoas retratadas na foto. Como você acredita que elas estão se sentindo? Explique.
  2. O nazismo perseguiu diversos grupos, como judeus, ciganos e homossexuais. Você sabe o que acontecia com as pessoas que eram levadas para os campos de concentração? Comente.
  3. Na atualidade, existem povos ou grupos que são perseguidos? Você sabe quem são êles e como ocorre essa perseguição? Converse com os colegas.

Agora vamos estudar...

  • o período entreguerras e a crise econômica de 1929;
  • os regimes políticos totalitários na Europa;
  • a Segunda Guerra Mundial;
  • o nazismo e a perseguição aos judeus;
  • a bomba atômica.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Respostas

1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos descrevam as pessoas retratadas comentando suas expressões faciais e corporais e as vestimentas que usam. A expectativa é que, ao analisarem a imagem, êles consigam imaginar a alegria e o alívio sentido por essas pessoas no momento em que a foto foi tirada. Esses prisioneiros foram libertados depois de meses ou anos sofrendo todo tipo de violência nesses campos de concentração.

2. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam à questão com base em seus conhecimentos prévios sôbre o assunto. Explique que campo de concentração é uma área fortemente policiada em que se prendem pessoas, submetendo-as a condições subumanas, como alimentação deficiente, alojamentos em péssimo estado, ausência de assistência médica etcétera A maioria dos prisioneiros morreu de doenças e maus-tratos ou então foi executada.

3. Sim, guardadas as devidas proporções, podemos dizer que atualmente ainda existem povos ou grupos perseguidos. Os alunos podem citar grupos étnicos ou religiosos, como o povo curdo, no Oriente Médio, ou grupos cristãos, na Coreia do Norte e em alguns países da África e do Oriente Médio. Geralmente, essas perseguições são extremamente violentas, ocorrendo muitos assassinatos e tentativas de expulsar seus membros do território que ocupam. Também podem ser lembrados os refugiados de guerra que sofrem perseguição nos países onde chegam, como os sírios, que têm sofrido enorme discriminação em países europeus.

CAPÍTULO 5 O período entreguerras

Mesmo antes de entrar na Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos exerceram um importante papel no conflito, fornecendo produtos alimentícios e equipamento bélico aos países Aliados, por exemplo. Com o final da guerra, êles também fizeram empréstimos a países da Europa, como a Inglaterra e a França, utilizados para a recuperação da economia e para a reconstrução das cidades. Assim, depois de 1919, os Estados Unidos tornaram-se grandes credores internacionais e uma potência econômica mundial.

Os Estados Unidos e o consumo em massa

Durante a Primeira Guerra Mundial, a indústria dos Estados Unidos desenvolveu-se rapidamente, gerando maior oferta de empregos e aumento dos salários. êsse cenário econômico favorável proporcionou melhoria na qualidade de vida de parte da população do país, que passou a ter acesso ao consumo de novos produtos, como automóveis, geladeiras, fogões, máquinas de lavar, aspiradores de pó e aparelhos de rádio.

Nessa época, a aquisição de bens de consumo duráveis passou a fazer parte do chamado American way of life (do inglês, “modo de vida americano”), que tinha como principal característica o consumismo. O ato de consumir era incentivado, pois comprar os bens produzidos no país, além de proporcionar às pessoas mais confôrto no dia a dia, ajudava a movimentar a economia estadunidense.

Além disso, o país ampliou seu mercado consumidor externo, aumentando a exportação de diversos produtos para a Europa e para a América Latina.

Fotografia em preto e branco. À esquerda, uma mulher com um gorro na cabeça, usando vestido com bolinha na altura do joelho. Ao lado, um homem, usando terno, está inclinado na direção de um refrigerador com alimentos dentro
Vendedor mostra refrigerador para consumidora. Estados Unidos, década de 1920.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Observar padrões de comportamento e de consumo no período entreguerras.
  • Compreender os motivos da crise econômica de 1929 nos Estados Unidos e seus impactos no mundo.
  • Analisar o surgimento dos regimes totalitários na Europa.

Justificativas

O trabalho com a temática do capítulo possibilita aos alunos compreender os antecedentes históricos que levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial, bem como as características do contexto político, econômico, social e cultural do período.

Ao contextualizar o período entreguerras, auxiliando os alunos a analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global, o conteúdo do capítulo proporciona o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih um dois. Além disso, ao abordar a ascensão do fascismo e do nazismo e a consolidação dêsses regimes, respectivamente, na Itália e na Alemanha, o capítulo favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih um três.

  • Comente com os alunos que a melhoria nas condições de vida dos estadunidenses na década de 1920, alcançada com o desenvolvimento tecnológico e industrial e da organização do trabalho, incentivou o consumo de diversos bens materiais. Anúncios publicitários estampados nas páginas de jornais e revistas da época impulsionavam o consumo por meio da concepção de bem-estar do indivíduo associada à aquisição de bens. O chamado American way of life conseguiu articular a ideia de liberdade com a de busca da felicidade por meio do consumismo.
  • Explique aos alunos que o sistema implantado por Enri fórd em sua fábrica passou a ser chamado fordismo, apresentando características que aumentavam a produção e, ao mesmo tempo, barateavam o custo das mercadorias produzidas em linha de produção. Outro sistema de administração empregado no início do século vinte, decorrente do fordismo, foi o teilorismo ou administração científica, um modêlo de administração desenvolvido pêlo engenheiro Fréderic têilor (1856-1915). No livro Princípios de administração científica, têilor diz que administrar uma empresa devia ser considerado uma ciência. A ideia principal do livro é a racionalização do trabalho pêla divisão de funções dos trabalhadores. Uma das consequências do fordismo e do teilorismo foi que os trabalhadores perderam totalmente o contrôle sôbre o ritmo do trabalho, tendo de se submeterem àquele imposto pêlas máquinas e pêlas necessidades das tarefas que deviam cumprir.

Consumo e consumismo na atualidade

Converse com seus colegas de turma sôbre a questão a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

Qual é a diferença entre consumo e consumismo? Você costuma consumir de maneira consciente?

A propaganda teve um importante papel no American way of life. Por trás dos anúncios publicitários, havia promessas de que os consumidores estariam comprando mais do que somente um produto, estariam adquirindo poder, felicidade, confôrto, além de status.

O estímulo ao ato de consumir gerou o que foi chamado posteriormente de sociedade de consumo, que pode ser caracterizada pêlo consumo massivo de bens e serviços. Isso ocorria porque as pessoas muitas vezes eram convencidas pêla propaganda de que um determinado bem ou produto era algo extremamente necessário para sua vida, levando-as a consumi-los de fórma desenfreada. O texto a seguir explica a diferença entre consumo e consumismo.

reticências

O consumo ocorre quando adquirimos algo de que precisamos ou de que gostamos muito, na hora e na quantidade adequadas. Para isso, estudamos as opções, comparamos os detalhes, pesquisamos preços e só então partimos para as compras.

Já o consumismo acontece quando compramos por impulso, sem planejamento, de fórma exagerada e sem reflexão. Dessa fórma, a vida passa a se basear no consumo, e consumir passa a ser o significado da própria existência. Pode ser o consumo de objetos, serviços, alimentos, entre outros.

reticências

FRANCO, Silmara. Você precisa de quê?: a diferença entre consumo e consumismo. São Paulo: Moderna, 2016. página 13. (Coleção Informação e Diálogo).

Cartaz. No canto superior à direita, o texto: Consumo Consciente. Ponto de Equilíbrio no consumo sustentável. Abaixo, esquema composto por três círculos sobrepostos. Dentro de cada círculo, há o texto: Ecológico, Econômica e Social. Nos espaços que estão conectando os três círculos, há os textos: suportável, viável e equitativo. Centralizado, há o texto: Sustentável. No canto inferior, à direita, há o texto: Dicas para Viver Direito, e a sigla: 'T','J','D','F','T'..
Consumo consciente, cartaz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (tê jóta dê éfe tê), em 2019.

Diariamente consumimos aquilo que é necessário à sobrevivência, por exemplo, para nos alimentar, nos vestir, nos cuidar, nos divertir. Saber comprar e consumir de maneira consciente, sem desperdício e ezagêru, é importante, pois assim investimos melhor nosso dinheiro, cuidamos de nosso planeta, de nossa saúde física e mental.

Respostas e comentários

Resposta da questão: O consumo ocorre quando se adquire algo necessário ou de que se gosta muito, em quantidade adequada. Já o consumismo acontece ao se comprar algo desnecessário, impulsivamente, sem planejamento e de fórma exagerada. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reflitam sôbre a própria maneira de consumir e compartilhem suas reflexões com os colegas de turma.

  • A realização da atividade desta página favorece o desenvolvimento da Competência geral 2, pois exercita a curiosidade intelectual e recorre à reflexão para testar hipóteses. Peça aos alunos que se reúnam em grupos e conversem sôbre a questão proposta. Verifique se êles compreen­deram a diferença entre consumo e consumismo e se a conversa está de acôrdo com o que se espera para a solução da situação-problema. Caso os alunos sintam dificuldade, explique que consumismo é quando se compra em excesso algo que não é necessário.
  • Se julgar conveniente abordar a questão do consumo em massa de outra maneira, exiba para os alunos o filme Tempos modernos, de Tcharls Tcháplin. Nesse filme, há uma crítica ao sistema fordista e teilorista da indústria estadunidense. Após assistirem, organize-os em roda na sala de aula, a fim de que discutam a crítica abordada no filme, relacionando-a ao conteúdo tratado na página. > TEMPOS modernos. Direção de chárlis Tcháplin. Estados Unidos, 1936 (87 minutos).
  • O conteúdo da página permite desenvolver o tema contemporâneo transversal Educação para o consumo, possibilitando aos alunos que reflitam sôbre como os hábitos de consumo são instigados pêla publicidade divulgada em diferentes meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão e internet. Ajude-os a se conscientizarem das consequências do consumo desenfreado, como os impactos ambientais causados pêla produção em massa de bens não duráveis. Explique que, além disso, podem ocorrer problemas relacionados à saúde das pessoas, como transtornos psicológicos, em que os indivíduos perdem a capacidade de discernir de maneira razoável o que devem ou não consumir, passando a buscar a felicidade por meio da obtenção de bens materiais.

Mudanças de comportamento

Diversos países da Europa foram profundamente transformados após a Primeira Guerra Mundial. Essas mudanças atingiram o modo de pensar e de agir da população e muitos artistas e intelectuais passaram a questionar a valorização do progresso tecnológico, em razão do alto poder de destruição que as novas tecnologias causaram durante a guerra.

As mulheres na década de 1920

Nesse contexto de mudança de mentalidade, o comportamento de uma parcela das mulheres também passou por transformações.

Durante a Primeira Guerra Mundial e ao longo da década de 1920, a ampliação do número de mulheres inseridas no mercado de trabalho foi um fator importante para mudar o papel delas na sociedade, antes restrito ao âmbito familiar, uma vez que eram educadas somente para cuidar do lar e da família.

Nessa época, muitas mulheres passaram a lutar por mais liberdade e igualdade de direitos em relação aos homens e a participar mais ativamente da vida cultural nas cidades. A cidade de Paris tornou-se um dos mais importantes pontos de encontro de artistas e intelectuais vindos de diferentes lugares do mundo. O bairro parisiense de Montparnasse ganhou fama por reunir diversos bares e cabarésglossário frequentados por essas personalidades.

Um dos cabarés mais famosos da região foi o mulãn Rouge. Construído em 1889, o espaço ganhou fama nesse período com as vedetes, artistas que dançavam, cantavam e atuavam. jêâne Bourgeois, conhecida como Mistinguett, foi a primeira grande estrela da casa. Outra famosa dançarina dessa época foi a estadunidense Josephine Baker, que fez grande sucesso em Paris. Mulheres como Mistinguett e Josephine beiquer influenciaram a moda feminina do período, usando cabelos curtos e roupas consideradas ousadas para a época.

Cartaz. Na parte superior, o texto: MOULIN ROUGE CONCERT BAL TOUS LES SOIRS. LA GOULUE. Abaixo, ilustração de uma mulher com cabelos loiros, usando um vestido com bolinhas. Ao lado, silhueta de um homem usando cartola. No fundo, silhueta de diversas pessoas. Na parte inferior, o texto: LES MERCREDIS ET SAMEDIS. BAL MASQUÉ.
La Goulue, de Henri Toulouse Lautrec. Litografia, 190 centímetros por 116,5 centímetros, 1891.
Respostas e comentários

O conteúdo da página aborda as transformações nos hábitos e modos de compreender o mundo de uma parcela de mulheres no contexto dos anos 1920, o que possibilita, assim, identificar a visão dessas mulheres acêrca do contexto histórico em questão, favorecendo o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de História 4.

Outra importante personalidade feminina da época foi a estilista francesa Gabrielle Bonheur Chanel (1883-1971), mais conhecida como Coco Chanel. Ela ajudou a transformar a moda criando roupas com estilos mais práticos do que as roupas usadas até então e que valorizavam a independência feminina. Chanel foi uma das primeiras estilistas a difundir o uso de calças compridas entre as mulheres, além do blazer e de vestidos mais simples, sem os diversos adornos e babados encontrados nas vestimentas da época.

As inovações musicais

Diversas inovações tecnológicas foram popularizadas nesse período, como o telefone e o gramofone, além da expansão das redes de rádio, o que garantiu um destaque especial para os estilos musicais que surgiam. O principal deles foi o jazz, criado por afrodescendentes nos Estados Unidos, durante a década de 1910, e tornou-se muito popular na Europa.

Fotografia em preto e branco. Homens, na sua maioria negros, vestindo terno e gravata, e uma mulher negra, usando vestido, estão tocando instrumentos de sopro e percussão.
Saint Louis Cotton Club Band, uma banda de jazz estadunidense, anos de 1920.

O ritmo era marcado pêla improvisação e pêlo conjunto de instrumentos de sôpro, como o trompete e o saxofone.

Em dezembro de 1917, a orquestra militar de Rárlem Hellfighters, dirigida pêlo tenente Djeimes Reese Iuróp e composta somente de afro-americanos, tocou pêla primeira vez partituras de diéz durante uma apresentação em Paris. A apresentação chamou a atenção dos franceses pêla inovação do ritmo e pêla novidade de um grupo de músicos formado apenas por afrodescendentes.

Fotografia em preto e branco. Homens negros, usando chapéu e farda, estão em pé tocando instrumentos de sopro.
Orquestra Rárlem Hellfighters realizando um concerto em frente a um hospital parisiense, em 1918.
Respostas e comentários
  • Se julgar conveniente abordar a relação entre a mudança no comportamento e na vestimenta das mulheres e o jazz, leia com os alunos o artigo Como a era do diéz mudou para sempre a fórma como nos vestimos. Nesse texto, a autora lindsei beiquer explica como as tecnologias e a modernidade dos anos 1920 estão conectadas com a mudança de comportamento das mulheres no período entreguerras, destacando aspectos que fazem parte das culturas juvenis.
  • Você pode providenciar fotocópias do artigo ou solicitar aos alunos que o acessem por meio de tecnologias digitais e que anotem no caderno como a era do jazz é descrita e qual é a relação que êsse estilo musical tem com a mudança na moda feminina.

beiquer, lindsei. Como a era do jazz mudou para sempre a fórma como nos vestimos. Disponível em: https://oeds.link/hlOaTy. Acesso em: 3 maio 2022.

A crise de 1929

A economia dos Estados Unidos começou a mudar no final da década de 1920. A euforia e o otimismo gerados pêlo consumismo estimularam a produção de bens muito mais rápido do que poderiam ser consumidos, ocasionando grande acúmulo de mercadorias. Esse excedente levou à diminuição da produção, principalmente a industrial. Muitos trabalhadores ficaram desempregados e passaram a consumir menos.

Enquanto isso, países como a Alemanha, recuperavam-se economicamente, abastecendo seu mercado interno e diminuindo a compra de itens da indústria estadunidense.

A crise no mercado financeiro

O otimismo econômico dos primeiros anos do pós-guerra levou muitas pessoas a investir em açõesglossário na Bolsa de Valoresglossário de Nova iórque. No entanto, com a crise gerada pêla superprodução industrial, muitas indústrias, bancos e outras empresas declararam falência e fecharam. Com isso, as ações dessas empresas passaram a não ter valor.

Para tentar reduzir os prejuízos, muitos acionistas vendiam ou tentavam vender suas ações a preços muito abaixo do custo. Nesse contexto, muitos investidores perderam fortunas da noite para o dia.

No dia 24 de outubro de 1929, sem condições de manter as negociações no mercado de ações, a Bolsa de Valores de Nova iórque fechou, um fato que ficou conhecido na História como Quebra da Bolsa de Valores.

Fotografia em preto e branco. Diversas pessoas caminhando em uma rua. Ao centro, escultura de um homem. Ao redor, várias pessoas. Ao fundo, edifício com várias colunas ornamentadas.
Multidão na rua no dia da Quebra da Bolsa de Valores, em Nova iórque, em 1929.
Respostas e comentários
  • Ao fazer uma análise do processo histórico que culminou na crise capitalista de 1929, o conteúdo desta página favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih um dois.
  • Comente com os alunos que o valor das ações que representam a propriedade de uma porcentagem de todo o capital da empresa varia de acôrdo com os lucros do grupo representado nas ações, mas também pode variar de acôrdo com as expectativas do mercado sôbre os lucros que ainda estão por vir. Algumas quedas bruscas no preço das ações ocorrem quando a expectativa sôbre lucros futuros é frustrada e os elevados preços das ações caem rapidamente com as expectativas. Quando o lucro de uma empresa é menor que o esperado pêlo mercado, suas ações se desvalorizam. Em um cenário como êsse, em que a crise afeta diversas empresas de maneira simultânea, uma das consequências pode ser uma crise econômica e financeira, como a que ocorreu em 1929.
  • Comente com os alunos que a foto retrata pessoas em frente do Federal Hall, prédio localizado próximo da Bolsa de Valores de Nova York. Uma multidão de pessoas, muitas delas desesperadas, buscava informações sôbre o que estava acontecendo após saber do fechamento da Bolsa de Valores. Uma grande quantidade de boatos passou a circular, exaltando os ânimos da população. Alguns policiais podem ser vistos na foto. êles foram enviados ao local para tentar dispersar a multidão, mas pouco puderam fazer, pois não havia sinais de violência e descontrole entre as pessoas. Elas simplesmente esperavam por qualquer notícia que pudesse acalmá-las.

A Grande Depressão

A crise da superprodução, os altos índices de desemprêgo e a Quebra da Bolsa de Valores de Nova York foram fatores que caracterizaram um período da história dos Estados Unidos conhecido como Grande Depressão, que durou de 1929 até o final da década de 1930.

Durante êsse período, muitas pessoas passaram a viver em situação de miséria. Em 1933, o pior ano da Grande Depressão, havia aproximadamente 13 milhões de desempregados nos Estados Unidos, quase 27% da população ativa.

A crise se espalhou para outros países da Europa e da América Latina que vendiam para os Estados Unidos. Na Alemanha, o desemprêgo chegou a 25% da população. Já no Brasil, a crise afetou a produção cafeeira, que tinha os Estados Unidos como principal mercado consumidor.

Fotografia em preto e branco. Homens usando chapéu e casaco. Eles estão em uma fila na frente de uma loja. Na placa, há o texto: Free up coffee e doughnuts for the unemployed.
Fila de desempregados aguardando para receber sopa gratuita em Chicago, Estados Unidos, em 1931.

O combate à crise

Em 1933, o presidente estadunidense eleito, Frânclin Rusevélt (1882-1945), iniciou um programa para superar a crise econômica e social que havia arruinado o país. O programa de reformas recebeu o nome de New Deal (do inglês, “Novo acôrdo”) e tinha como base a intervenção do Estado na economia.

Foi fixado um salário mínimo, as jornadas de trabalho foram limitadas e houve grande investimento em obras públicas para gerar empregos e salvar as empresas. Assim, a economia estadunidense começou, gradativamente, a melhorar, e, em 1937, o desemprêgo havia sido bastante reduzido e a renda da população do país voltou a crescer.

Fotografia. pessoas segurando enxadas, pás e picaretas em um canteiro de obra. No canto inferior, à direita, o texto: USA WORK PROGRAM WPA. Ao fundo caminhão.
Operários em obra que fazia parte do programa de geração de empregos dos Estados Unidos, em 1935.
Respostas e comentários
  • O conteúdo destas páginas aborda os processos da emergência do fascismo e do nazismo, o que contribui para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih um três.
  • Ao falar sôbre a Grande Depressão, retome temas abordados na unidade 2 dêste volume no que se refere à situação da Europa após a Primeira Guerra Mundial, principalmente o Tratado de Versalhes, que impôs à Alemanha derrotada condições quase impossíveis de serem cumpridas. Auxilie os alunos a refletir sôbre a situação da grave crise que já predominava também em outros países, mesmo os vitoriosos, como França e Inglaterra. Essa crise se agravou em 1929, desencadeando a ascensão de regimes totalitários, como o fascismo e o nazismo, e levando à Segunda Guerra Mundial.
  • Comente com os alunos que o New Deal contrariou as teorias liberais, que aconselhavam uma restrita intervenção estatal na economia. Para criar novos empregos, foram construídos ou reformados mais de 350 mil quilômetros de estradas, 2,5 milhões de jovens foram contratados para trabalhar no cuidado com o meio ambiente e mais de 3,5 milhões de metros de canalização de esgôto foram instalados, entre diversas outras iniciativas que geraram empregos. Dessa fórma, o consumo aumentou consideravelmente e o desemprêgo diminuiu.

Glossário

Cabaré
: estabelecimento comercial onde os clientes podem beber, dançar e assistir a espetáculos variados.
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Ações
: nesse sentido, são títulos que equivalem a uma pequena parte de uma empresa. Ao comprar uma ação, a pessoa passa a ser dona de uma parte da empresa e também a dividir os lucros ou prejuízos que ela pode ter.
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Bolsa de Valores
: local onde são negociados títulos de compra ou venda de uma empresa.
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