A ascensão dos regimes totalitários na Europa

Após a Grande Depressão, e ainda sentindo os efeitos da Primeira Guerra, muitos países da Europa sofriam com o aumento do custo de vida, com a desvalorização da moeda e com o alto índice de desemprêgo.

As dificuldades dos governos em resolver os problemas sociais abriram caminho para que movimentos de cunho nacionalista ganhassem cada vez mais espaço na Europa.

Assim, países como a Itália e a Alemanha vivenciaram a ascensão de regimes totalitários, caracterizados pêlo extremo autoritarismo, pêla presença do Estado em todas as esferas públicas e pêlo forte nacionalismo. Nesse tipo de regime, existe apenas um partido político e não se tolera qualquer tipo de oposição.

A Itália fascista

Após o fim da Primeira Guerra Mundial, as ideias socialistas começaram a ganhar fôrça, e houve um significativo crescimento do Partido Socialista Italiano e do Partido Comunista da Itália. Em resposta a êsse crescimento, surgiram organizações conservadoras que eram contrárias às mobilizações sociais que ocorriam no país nesse período, como paralisações e greves.

Em 1919, Benito Mussolini, aproveitando essa situação, mobilizou fôrças e criou uma milíciaglossário que atacava violentamente sindicatos e organizações socialistas ou comunistas. Em 1921, Mussolini transformou sua milícia em um partido político, o Partido Fascista Italiano, que cresceu com o apôio de banqueiros, de grandes latifundiários e de industriais.

Nessa época, com receio de um possível avanço do comunismo, como o ocorrido na Rússia, o rei italiano Vitório Emanuel três passou a apoiar o Partido Fascista. Em 1922, após liderar uma grande manifestação, a Marcha sôbre Roma, Mussolini foi nomeado pêlo rei para o cargo de primeiro-ministro da Itália.

Mussolini implantou, então, uma ditadura que fez amplo uso da propaganda, da censura à imprensa e da violência contra seus opositores para continuar no poder.

Fotografia em preto e branco. Centralizado, homem de terno preto e, ao redor, quatro homens fardados. Eles estão caminhando em uma rua. Ao fundo, outros homens fardados os acompanham.
Mussolini lidera a Marcha sôbre Roma, em 1922.
Respostas e comentários
  • O conteúdo das páginas 94, 95 e 96 permite o trabalho com aspectos da Competência específica de História 1, pois apresenta a ascensão do govêrno fascista na Itália e do govêrno nazista na Alemanha, explora o apôio da população a esses regimes e quais atitudes e decisões permitiram a esses governos que permanecessem no poder.
  • Explique aos alunos que a palavra fascismo deriva de fascio, que, traduzido do italiano, significa “feixe”, ou seja, varas finas e frágeis, as quais, juntas, têm fôrça e resistência. Um machado com um cabo formado por um feixe era usado como símbolo de poder no antigo Império Romano. êsse símbolo foi adotado pelos fascistas para representar os ideais de fôrça e união.
  • Comente também que o têrmu nazi deriva da palavra alemã nationalsozialistische, que, em português, significa “nacional socialista”. O têrmu corresponde a uma abreviação de Partido “Nacional Socialista” dos Trabalhadores Alemães ou Partido Nazista, organizado por Adolf Rítler na década de 1920.

O nazismo alemão

Em 1919, no ano seguinte ao fim da Primeira Guerra Mundial, teve início um govêrno republicano na Alemanha chamado República de Vaimar. Nos primeiros anos dessa República, a Alemanha passava por grave crise econômica e encontrava-se endividada por causa da guerra e das imposições do Tratado de Versalhes, que obrigava os países derrotados a pagar indenizações extremamente altas aos vencedores.

A ascensão de Rítler

Em 1919, Adolf Hitler, um ex-soldado que havia lutado na Primeira Guerra Mundial, ingressou no Partido dos Trabalhadores Alemães, que fazia oposição aos governantes do país. Em 1920, êsse partido foi transformado no Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), ou Partido Nazista. O nazismo era uma ideologia que tinha como princípios o nacionalismo, a militarização e o expansionismo, além de fortes tendências ao racismo, à xenofobiaglossário e ao autoritarismo.

Desde seu ingresso, Rítler ganhou cada vez mais notoriedade dentro do partido, principalmente por causa de sua habilidade de oratória, tornando-se líder do partido em 1921.

Em 1923, o NSDAP tentou tomar o poder por meio de um golpe de Estado. A tentativa fracassou e seus articuladores foram presos, incluindo Rítler. Durante o tempo em que esteve preso, êle escreveu o livro Mein kampf (Minha luta, título em português), que sintetizou algumas das principais ideias nazistas, como a defesa da raça arianaglossário e do antissemitismoglossário , além de seu projeto de uma Alemanha expansionista.

Fotografia em preto e branco. À esquerda uma cama. Sobre a cama, um bebê com a boca aberta. Ao lado, uma menina, um homem, uma mulher e quatro crianças estão sentadas ao redor de uma mesa pequena.
Família alemã vivendo em condições precárias, em Berlim, final da década de 1920.
Respostas e comentários

Analise com os alunos a foto da família alemã na década de 1920, ajudando-os a observar a precariedade de condições em que viviam. Associe a situação representada na imagem com a crise econômica do período, lembrando-os do final da Primeira Guerra Mundial e das condições impostas à Alemanha derrotada.

Atividade a mais

  • O racismo, a xenofobia e o autoritarismo não são elementos exclusivos dos governos nazifascistas. Para que os alunos compreendam a gravidade e a permanência dêsses modos de pensar e agir, proponha a êles que busquem informações sôbre perseguições religiosas ou étnicas que ocorrem no mundo atual. êles deverão buscar essas informações e, posteriormente, apresentá-las em sala de aula em uma roda de conversa.
  • A atividade poderá auxiliar no desenvolvimento das Competências gerais 7 e 9, pôsto que, por meio de informações confiáveis, o diálogo deve promover o respeito aos direitos humanos.

Os nazistas no poder

Desde 1924, a economia alemã vinha se recuperando, mas a crise econômica de 1929 gerou graves problemas, como o aumento no nível de desemprêgo. O contexto de insegurança impulsionou o apôio às ideias nazistas, fortalecendo o NSDAP nas eleições seguintes.

Em seus discursos pêlo NSDAP, Rítler reforçava a defesa da raça ariana e da suposta superioridade alemã. Além disso, acusava os republicanos de terem levado a Alemanha à derrota na Primeira Guerra Mundial e responsabilizava os judeus pêlas dificuldades econômicas que os alemães enfrentavam.

Após o NSDAP obter expressivas votações nas eleições de 1932 e conseguir apôio dos grandes empresários alemães, Rítler foi nomeado primeiro-ministro da Alemanha em 1933. Assim, teve fim a República de Vaimar, e, no ano seguinte, com a morte do então presidente Pôl von Rindemburg, Rítler autoproclamou-se führer (do alemão, “líder”) e centralizou o poder do Estado em suas mãos, governando como um ditador.

A direita e a esquerda política

Na década de 1930, os grupos políticos mais conservadores e autoritários, como os nazistas alemães e os fascistas italianos, faziam parte da direita política, enquanto os grupos opostos, como os socialistas e os comunistas na Rússia, mais preocupados com aspectos sociais e igualitários, eram considerados de esquerda.

Durante o regime nazista, houve intensa perseguição a artistas e a intelectuais, principalmente aos escritores. Em diversas cidades da Alemanha, estudantes influenciados pêla ideologia nazista queimaram centenas de milhares de livros em grandes fogueiras. O objetivo era “purificar” a literatura alemã, destruindo tudo o que fosse crítico ou considerado fóra dos padrões impostos pêlo regime.

Fotografia em preto e branco. Diversas pessoas em uma rua. Elas estão com uma das mãos levantadas na posição diagonal. Centralizado, uma fogueira com livros.
Queima de livros em Berlim, Alemanha, em 1933.
Respostas e comentários

Amplie o conteúdo do boxe A direita e a esquerda política explicando aos alunos a origem dessas denominações, até hoje utilizadas. Comente que ao longo da Revolução Francesa houve a bipolarização dos burgueses: o grupo dos jacobinos, que propunha transformações radicais para o país, de modo que beneficiassem as camadas mais carentes, e que se sentava do lado esquerdo no salão; e os girondinos, mais conservadores, que propunham mudanças graduais e que se sentavam do lado direito. Com base nesse contexto, grupos políticos mais conservadores passaram a ser associados à direita política, ao passo que os grupos mais voltados às causas sociais passaram a ser identificados como membros da esquerda política.

A Guerra Civil Espanhola

O autoritarismo também ganhou fôrça em outros países da Europa ao longo da década de 1930. A Espanha, por exemplo, vivenciava um período de instabilidade política, que foi agravada após a Quebra da Bolsa de Valores de Nova iórque.

O regime monarquista espanhol, liderado por Alfonso treze desde 1885, não conseguiu conter a crise financeira do país e, após perder o apôio do exército, chegou ao fim. Com a queda da monarquia, em 1931, foi proclamada uma República na Espanha.

O govêrno republicano, sob influência de ideias liberais e socialistas, adotou medidas, como a desapropriação das grandes fazendas, a redução do número de oficiais do exército, o fechamento de escolas religiosas e o aumento do salário dos operários.

Essas medidas enfrentaram forte resistência de grupos dominantes (Exército, Igreja católica, grandes proprietários de terras e industriais), que temiam uma revolução social e formavam a Frente Nacionalista.

Por outro lado, grupos de esquerda (socialistas, sindicalistas e comunistas) formaram a Frente Popular e também pressionaram o govêrno republicano, por meio de greves e revoltas.

Fotografia em preto e branco. Cinco mulheres usando roupas pretas. Elas estão de pé e em fila.
Mulheres republicanas em treinamento de milícia da Frente Popular, nos arredores de Barcelona durante a Guerra Civil Espanhola, em 1936.

Nas eleições de fevereiro 1936, a Frente Popular saiu vitoriosa, mas a ordem no país não foi retomada e a oposição continuava insatisfeita. Com o apôio de grupos dominantes, o general Francisco Franco liderou uma revolta em julho do mesmo ano, dando início a uma violenta guerra civil na Espanha.

Durante os conflitos, Franco recebeu apôio militar e financeiro da Itália fascista e dos nazistas alemães. A guerra civil só terminou em 1939, quando as fôrças de Franco venceram e foi instaurada uma ditadura no país.

Fotografia em preto e branco. Edifícios em ruínas, com prédios derrubados, escombros e árvores queimadas.
Ruínas da cidade de Guernica, na Espanha, após bombardeio, promovido pêlas fôrças aéreas da Itália e da Alemanha, em 1937.
Respostas e comentários

O ditador Francisco Franco (cujo nome completo era Francisco Paulino Hermenegildo Teódulo Franco Bahamonde Salgado-Araujo uái Pardo de Lama) governou a Espanha durante quase 40 anos: de 1936, quando assumiu o poder por meio de um golpe de Estado, até 1975, ano de sua morte. Nesse período, foram constantes as violações dos direitos humanos perpetrados pêla ditadura fascista do general Franco. Após seu falecimento, a Espanha voltou a ser um Estado democrático, com regime monárquico parlamentarista.

História e Arte

Guernica e a arte representando a guerra

Durante a Guerra Civil Espanhola, novas tecnologias bélicas foram utilizadas. Os aviões, que tiveram participação modesta durante a Primeira Guerra Mundial, passaram a ter um grande potencial de destruição, sendo utilizados em bombardeios. Um dos exemplos mais marcantes dêsse tipo de ataque ocorreu em 1937 na cidade espanhola de Guernica, importante foco de resistência a Francisco Franco. fôrças aéreas alemã e italiana promoveram um intenso bombardeio à cidade por mais de três horas, causando sua destruição e a morte de centenas de civis.

A extrema violência dêsse ataque causou grande comoção pública e levou o artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973) a produzir um mural representando a dor e o sofrimento da população de Guernica. Leia o texto que aborda alguns aspectos dessa obra e analise-a em seguida.

reticências Picasso havia aceitado a encomenda do govêrno da Espanha para realizar uma pintura a fim de decorar o pavilhão do país na Exposição Universal de Paris, de 1937.

Quando recebe a notícia do bombardeio à cidade de Guernica, porém, imediatamente decide que este será o tema de sua pintura. Realizada em tons de preto e branco, a obra retrata o horror da guerra. As côres e deformações dos personagens trazem forte apêlo expressionista: tragédia, dor e sofrimento são manifestados dessa fórma. Trata-se de uma cristalização de temas surgidos alguns anos antes – o par formado por touro e cavalo, os personagens de corpos desmembrados, o guerreiro alongado –, mas é desprovida de todo elemento narrativo, a fim de constituir uma pura imagem de terror.

reticências

ENTENDENDO Picasso. Carta Capital, 21 maio 2015. Disponível em: https://oeds.link/QLQbQW. Acesso em: 26 fevereiro 2022.

Pintura. À esquerda, destacando o busto de uma mulher com a cabeça para cima e a boca aberta. Ela está segurando nos braços uma criança, com olhos fechados e a cabeça caída para o lado. Ao lado, destaque sobre o busto de um boi. Centralizado, partes do corpo de uma pessoa desmembrado. Acima, destaque da cabeça de um cavalo. Seguido, um olho com uma lâmpada. À direita, uma mão segurando uma vela e uma cabeça flutuando. Posteriormente, uma pessoa com os braços para cima e com a boca aberta.
Guernica, de Pablo Picasso. Óleo sôbre tela, 349 centímetros por 776 centímetros, 1937.
Respostas e comentários

Atividade a mais

  • Com o intuito de complementar as informações da página e também expandir os conhecimentos dos alunos sôbre a Guerra Civil Espanhola, peça-lhes que realizem a atividade a seguir, que pode ser organizada em conjunto com o professor do componente curricular de Arte.
  • Peça aos alunos que descrevam a obra Guernica, do espanhol Pablo Picasso, e, depois, que identifiquem e analisem as características do cubismo presentes nela, o que ela transmite por meio da expressão dos seres representados e a disposição dos elementos na tela. O site indicado a seguir traz mais informações sôbre essa obra. Acesse-o de modo a subsidiar a análise da tela feita pelos alunos. > Guernica – 78 anos: história, detalhes e desdobramentos da obra. Obvious. Disponível em: https://oeds.link/FXhHn4. Acesso em: 27 março 2022.

Faça uma leitura conjunta do texto “Entendendo Picasso” com a turma e peça aos alunos que comentem o que compreenderam. Depois, solicite-lhes que retomem a análise do quadro Guernica, proposta anteriormente, construindo argumentos e proposições em relação à obra e também ao texto, exercitando, dêsse modo, a empatia e o respeito a contextos históricos específicos, o que favorece o desenvolvimento da Competência específica de História 3.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais foram os principais motivos que levaram os Estados Unidos a se tornarem uma grande potência econômica após a Primeira Guerra Mundial?
  2. Explique o que foi o American way of life.
  3. Quais foram as principais causas da crise de 1929 nos Estados Unidos? E quais foram os impactos dessa crise em outras regiões do mundo?
  4. O que foi o New Deal? Quais eram seus objetivos?
  5. Explique como a situação da Itália e da Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial está associada à ascensão de regimes totalitários nesses países.

Aprofundando os conhecimentos

6. Analise a foto a seguir e depois responda às questões.

Fotografia. Fila de pessoas negras segurando cestos e sacolas. Ao fundo, cartaz em preto e branco. Na parte superior, o texto: WORLD’S HIGHEST STANDARD OF LIVING. Abaixo, fotografia de uma mulher, um homem e duas crianças brancas, usando chapéu. Eles estão dentro de um carro sorrindo. Ao lado, o texto: THERE’S NO WAY LIKE THE AMERICAM WAY.
Pessoas em fila para receber alimentos e roupas nos Estados Unidos, década de 1930. O outdoor ao fundo ressalta o modo de vida estadunidense, com as frases “O mais alto padrão de vida do mundo” e “Não há nenhum modo de vida como o modo de vida americano”.
  1. O que mostra o Autdór atrás das pessoas em fila? Relacione seu conteúdo ao que foi estudado no capítulo.
  2. Qual é a contradição que pode ser percebida na foto? Em grupos, conversem sôbre o tema.
Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6 a). Resposta: O outdoor mostra quatro membros de uma família branca sorrindo com um animal de estimação em um automóvel. Suas frases ressaltam o alto padrão de vida das famílias estadunidenses, exaltando o consumo presente no American way of life.

6 b). Resposta: A foto apresenta um outdoor exaltando o alto padrão de vida da família estadunidense; entretanto, em frente a êle há uma fila de pessoas sem condições de suprir necessidades básicas para sua sobrevivência, como se alimentar. Assim, a foto evidencia a diferença entre a fantasia apresentada pêla publicidade e a realidade de muitas pessoas nos Estados Unidos na década de 1930.

As atividades 1, 3, 4 e 6 possibilitam o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih um dois, já que ela propõe a análise do contexto que antecedeu a crise de 1929, bem como seus desdobramentos na economia global. Já a atividade 5 propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih um três ao propor aos alunos que discorram sôbre a ascensão dos regimes totalitários na Alemanha e na Itália após o término da Primeira Guerra Mundial.

Respostas

1. Durante a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos forneceram diversos tipos de suprimentos aos países europeus, ampliando suas exportações e, consequentemente, sua produtividade agrícola e industrial. O crescimento econômico permitiu aos trabalhadores que tivessem poder aquisitivo maior, aumentando o consumo interno e desenvolvendo ainda mais a produção do país.

2. American way of life” era a expressão utilizada para fazer referência à maneira como os estadunidenses viviam durante a década de 1920. O otimismo gerado pêlo crescimento econômico do país e pêla ampliação do poder aquisitivo da população nesse período foi utilizado pêla indústria e pelos setores ligados ao comércio dos Estados Unidos para ampliar ainda mais seus lucros. Assim, passou-se a difundir um estilo de vida baseado no consumismo, consolidando, dessa maneira, a ideia dêsse modo de viver.

3. Várias razões contribuíram para a crise de 1929, entre elas a superprodução da indústria estadunidense vinculada à recuperação das economias europeias no pós-guerra e o exagerado otimismo em relação à economia dos Estados Unidos. A crise afetou também países da Europa e da América Latina que vendiam para os Estados Unidos. Na Alemanha, o desemprêgo atingiu 25% da população; no Brasil, a crise afetou a produção cafeeira, que movimentava a economia agroexportadora na época.

4. O New Deal foi um programa do govêrno estadunidense para recuperar a economia do país após a crise de 1929. êle tinha como base a intervenção do Estado na economia.

5. Os problemas causados pêla Primeira Guerra Mundial e a crise de 1929 deixaram grande parte das populações italiana e alemã em estado de pobreza ou miséria, levando-as a ficar mais suscetíveis a apoiar lideranças que propunham soluções radicais para as questões sociais e econômicas.

7. Leia o texto a seguir. Depois, copie no caderno apenas a alternativa correta.

reticências A década de 1920, nos Estados Unidos, foi uma boa época. A produção e o emprêgo eram elevados e em ascensão. Os salários não subiam muito, mas os preços eram estáveis. Embora um grande número de pessoas ainda fosse muito pobre, mais pessoas eram prósperas, abastadas ou ricas do que antes. reticências Em 1926, 4,301 milhões de automóveis foram produzidos. Três anos depois, em 1929, a produção aumentara em mais de 1 milhão, para 5,358 milhões, cifra que se compara muito apropriadamente aos 5,7 milhões de licenciamentos de carros novos no opulento ano de 1953. reticências

Galbreit, Djón Quênef. 1929: A grande crise. Tradução: Clara A. Colotto. São Paulo: Larrússi do Brasil, 2010. página 22.

  1. Apesar da prosperidade econômica, muitas pessoas ainda eram pobres nos Estados Unidos durante a década de 1920.
  2. Uma das causas da crise de 1929 foi a grande oferta de emprêgo e os baixos salários oferecidos nas fábricas de automóveis.
  3. Em 1926, a indústria do automóvel nos Estados Unidos já demonstrava desaceleração na produção, impactando diretamente a bolsa de valores.
  4. Nos Estados Unidos da América, toda a década de 1920 foi marcada por uma grande crise econômica causada pelos altos custos gerados na Primeira Guerra Mundial.

8. Leia com atenção o texto a seguir e, depois, responda às questões.

Em 18 de julho de 1936, pouco tempo após uma nova vitória eleitoral da esquerda, uma parte do exército insurgiu um golpe de Estado contra a Segunda República da Espanha, apoiado pêla Igreja Católica e pelos setores mais privilegiados da sociedade. reticências A resistência de uma parte do exército, do govêrno e das organizações sociopolíticas obrigou os militares sublevados a desatarem uma guerra de três anos (1936-1939) até estabeleceram a ditadura do General Franco (1939-1975).

reticências

MAGUIRE, Pedro Pablo Fermín. O vermelho e o negro: raízes coloniais do universo concentracionário do General Franco. Revista Arqueologia Pública. Campinas, volume 8, número 2, 2015, página 100. Disponível em: https://oeds.link/rZxZH1. Acesso em: 19 fevereiro 2022.

  1. Qual foi o contexto de eclosão da Guerra Civil Espanhola?
  2. Por que a Igreja Católica e os grupos privilegiados da sociedade apoiaram o golpe de Estado na Espanha?
  3. Por que o conflito foi marcado por extrema violência?
Respostas e comentários

7. Resposta: Alternativa a.

8. a) Resposta: A Espanha vivenciava um período de instabilidade política e econômica. A monarquia espanhola foi derrubada em 1931 e o país passou a ser uma república, sob a influência socialista e liberal, criando uma série de reformas que beneficiavam as camadas populares.

8. b) Resposta: Porque temiam o conjunto de propostas do novo govêrno republicano, como a redução do corpo militar, o fechamento das escolas religiosas, o aumento do salário dos operários e a desapropriação das fazendas, pois o novo govêrno era influenciado por propostas liberais e socialistas.

8. c) Resposta nas orientações ao professor.

  • Para tirar melhor proveito da atividade 7, peça aos alunos que se organizem em duplas e que juntos leiam o texto e discutam seu conteúdo. Na sequência, oriente-os a ler as alternativas, tentando identificar a que for correta. Ao proceder dessa maneira, os alunos são incentivados a perceber fragilidades argumentativas nas alternativas incorretas, mobilizando os conhecimentos adquiridos no decorrer do estudo do capítulo.
  • A atividade 8 permite observar se os alunos compreenderam o processo que levou à eclosão da Guerra Civil Espanhola e seus desdobramentos, trabalhando, assim, aspectos da habilidade ê éfe zero nove agá ih um três. Caso apresentem dificuldades, retome com êles os conteúdos da página 97, destacando os aspectos abordados nessa atividade. Para finalizar, solicite que respondam novamente às questões.

Resposta

8. c ) Durante a Guerra Civil Espanhola, várias tecnologias bélicas que haviam sido desenvolvidas durante a Primeira Guerra Mundial e aprimoradas após êsse conflito foram utilizadas em massa, como o uso dos aviões para bombardeios. Essas tecnologias causaram grandes destruições em várias regiões do país, muito maiores que a guerra direta entre exércitos diferentes.

9. A propaganda era uma ferramenta muito importante para os regimes totalitários. Ela foi amplamente utilizada pêlo Partido Nazista, tanto para chegar ao poder, como para se manter nele. Analise a seguir um cartaz de propaganda nazista produzido em 1933. As mensagens do cartaz estão escritas no idioma alemão, mas foram traduzidas para o português. Leia essas traduções para realizar a atividade.

Cartaz. Na parte superior, o texto: MIR BAUEN AUF! Sobreposto ao número '1'. Abaixo, o texto: UNFERE BAUFTEINE. Sobreposto ao número '2'. Seguido, um homem alto, usando camisa e calça, está com uma mão na cintura e a outra sobre pedras empilhadas com os seguintes textos: ARBEIT. Sobreposto ao número '4'. FREIHEIT. Sobreposto ao número '5'. BROT. Sobreposto ao número '6'. Ao lado, o texto: BAUPLANE DER ANDEREN. Sobreposto ao número '3'. Abaixo, dois homens segurando papeis com as mãos. Um deles segura um cartaz com o texto, SOZIALABBAU, KORRUPTIOM, TEPPOP, HETZE e LUGE. Sobreposto ao número '7'. Na parte inferior, o texto: ALSO NATIONAL SOZIALIFTEN. LIFTE 8. Sobreposto ao número 8.
Nós estamos construindo, cartaz eleitoral do Partido Nazista, em 1933.

1. Nós estamos construindo!

2. Nossos blocos:

3. Planos dos adversários:

4. Trabalho

5. Liberdade

6. Pão

7. côrtes nos serviços sociais

       Corrupção

       Terror

       Difamação

       Falsidade

8. Assim: Nacional Socialista

  1. No caderno, descreva o cartaz apresentado.
  2. Quais são as promessas do Partido Nazista expostas no cartaz?
  3. Quais são os planos dos adversários, segundo o cartaz?
  4. Como é a aparência do homem que está apoiado sôbre os blocos nazistas? E a dos dois outros homens que aparecem na imagem? Explique.
Respostas e comentários

9. a) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos façam uma descrição geral do cartaz, abordando os diversos elementos representados, como o título, as personagens e a disposição em que se encontram, além dos blocos de concreto e dos cartazes que os supostos adversários do Partido Nazista estão segurando.

9. b) Resposta: As promessas são: trabalho, liberdade e pão.

9. c) Resposta: Os planos são: côrtes nos serviços sociais, corrupção, terror, difamação e falsidade.

9. d) Resposta: Aparência de um homem saudável, forte, alto, branco e de cabelos claros, diferente dos outros dois homens, franzinos e de baixa estatura.

Ao propor a análise de um cartaz com propaganda nazista, investigando e compreendendo criticamente os aspectos que caracterizaram êsse regime totalitário, esta atividade possibilita desenvolver aspectos da habilidade ê éfe zero nove agá ih um três, bem como da Competência geral 1.

Glossário

Milícia
: grupo de cidadãos armados que não fazem parte do exército ou da corporação policial de um país.
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Xenofobia
: aversão ou repulsa a tudo o que é estrangeiro.
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Raça ariana
: de acôrdo com a doutrina popularizada pelos nazistas, seria uma raça “pura”, superior, formada por descendentes do antigo povo ariano (a palavra arya significa “nobre”, em sânscrito).
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Antissemitismo
: doutrina que prega a aversão aos povos de origem semita, neste caso especificamente, aos judeus.
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