A ofensiva aliada

O Japão tinha planos de expansão territorial de seu império na Ásia, que contrariavam os interêssis estadunidenses. Em 1940, com a invasão dos japoneses na Indochina, os Estados Unidos estabeleceram um embargo comercial aos japoneses.

Fotografia em preto e branco. embarcações em meio ao mar. Ao redor, fumaça saindo de algumas embarcações.
Ataque japonês a Pearl Harbor, Estados Unidos, em 1941.

Em resposta a êsse embargo, no dia 7 de dezembro de 1941, o Japão realizou um bombardeio à base naval estadunidense em Pearl Harbor, no Havaí. Diante disso, os Estados Unidos, até então neutros no conflito, declararam guerra ao Japão e, consequentemente, aos países do Eixo. Assim, os Aliados, liderados por Inglaterra e França, ganharam um importante refôrço na guerra.

Em 1942, durante a Batalha de Stalingrado, na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o exército alemão sofreu com a intensidade do inverno na região e com a resistência soviética. Assim, no início de 1943, os alemães se renderam, marcando o início da derrocada nazista.

O Dia D: 6 de junho de 1944

Mapa. O Dia D: 6 de junho de 1944.  Mapa territorial destacado conforme legenda: Lodaçais: Porção de terra localizada na área da Praia de Utha. Praias de areia: extensão litorânea na Baía do Sena. Cabeças de pontes: Trecho na praia de Omaha, Gold, Juno, Sword e Utah. Desembarque de aliados: Estados Unidos: pela Praia de Utah e Omaha. Inglaterra:, pela Praia de Gold e Praia de Sword. Canadá: pela Praia de Juno. No canto superior, à direita, mapa destacando parte da Europa. Ao lado, representação da rosa dos ventos e escala de 13 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ALGARVE, Bruno; GIOVANI, Carlo. O Dia D: A invasão da Normandia. Aventuras na História, São Paulo, Abril, número 6, 2005. página 6-7. (Coleção Grandes Guerras).

O Dia D

No dia 6 de junho de 1944, as fôrças aliadas canadenses, britânicas e estadunidenses realizaram uma operação conhecida como “Dia D”, em que milhares de soldados desembarcaram na região da Normandia, no norte da França, invadindo territórios dominados pelos nazistas. Apesar da resistência dos nazistas, em agosto as tropas aliadas chegaram a Paris, retomando o contrôle da região.

Respostas e comentários

Informe aos alunos que o ataque a Pearl Harbor fazia parte de uma estratégia mais ampla dos japoneses, a qual compreendia ataques simultâneos a colônias inglesas, holandesas e americanas, e estava inserida em projetos de expansão política e econômica do Japão.

Atividade a mais

Sugira aos alunos uma pesquisa sôbre o trajeto percorrido pelos Aliados, desde quando desembarcaram na Normandia no Dia D até a chegada a Paris. Ao explorar o conhecimento geográfico, esta atividade trabalha o raciocínio espaço-temporal e permite comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço, desenvolvendo aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 5 e 7. Esta atividade também permite uma análise do movimento dos exércitos, tanto dos Aliados como dos países do Eixo, e o significado dêsse movimento, permitindo, dessa fórma, o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de História 5. Oriente os alunos com as seguintes instruções:

Peça a êles que se organizem em grupos de três integrantes e oriente-os a realizar a pesquisa em revistas, livros, sites ou outras fontes em que seja possível encontrar informações como textos e imagens a respeito dos lugares percorridos pêlas tropas Aliadas. É importante também que providenciem uma imagem impressa de um mapa-múndi, em tamanho A-4, para que possam representar os movimentos das tropas no recurso. Solicite aos grupos que representem no mapa-múndi os caminhos percorridos na região da França. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de traçados ou setas. Caso haja a possibilidade, peça que colem fotos tiradas durante a operação de retomada do território francês, se as encontrarem em suas pesquisas. Para finalizar, solicite aos grupos que compartilhem suas percepções com os demais colegas e depois fixe o trabalho dos alunos em um espaço da sala de aula.

Os links a seguir podem auxiliar nessa pesquisa.

O desembarque da Normandia. 15 fotos. Él País. Disponível em:https://oeds.link/rtdvJD. Acesso em: 5 maio 2022.

Dia D. As imagens, os mapas e os números do desembarque na Normandia. érre tê pê notícias. Disponível em: https://oeds.link/HeM1rR. Acesso em: 5 maio 2022.

O fim das agressões na Europa

Com o avanço dos Aliados nas diversas frentes de batalha, aos poucos, as fôrças do Eixo foram perdendo territórios e recuando. No início de 1945, a cidade de Berlim foi cercada e recebeu bombardeio intenso. Rítler e seus oficiais mais próximos refugiaram-se em um bunkerglossário .

No dia 30 de abril de 1945, pressionado pêlas derrotas, o líder nazista cometeu suicídio junto a sua companheira, Eva Bráun. No mês seguinte, a Alemanha apresentou sua rendição aos Aliados, encerrando as agressões na Europa. No entanto, o clima de tensão ainda continuava em outras regiões, como nos territórios em tôrno do oceano Pacífico.

Fotografia em preto e branco. Pessoas caminhando em uma rua com edifícios destruídos.
Berlim, Alemanha, após bombardeio dos Aliados, em janeiro de 1945.

Os efeitos da guerra

As batalhas da Segunda Guerra Mundial afetaram diversos países e causaram a morte de milhões de pessoas. Foram 16 milhões de soldados mortos entre os Aliados e 7 milhões entre os países do Eixo. Muitos civis também morreram, cêrca de 36 milhões de pessoas, o que tornou a Segunda Guerra Mundial o maior e mais violento conflito do século vinte.

Fotografia em preto e branco. Vários corpos de pessoas, alguns estão sem vestes e sobrepostos dentro de uma vala.
Vala com cêrca de 60 mil corpos encontrada pelos exércitos Aliados no campo de concentração e extermínio de Bérguem-Bêsin, na Alemanha, após o fim da guerra, em maio de 1945.
Respostas e comentários

Ao abordar as ações japonesas, soviéticas e estadunidenses, os conteúdos permitem a compreensão de eventos simultâneos ocorridos em espaços diferentes, ainda que sob um mesmo contexto, desenvolvendo, assim, aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 5.

O terror atômico

Em meados de 1945, enquanto a guerra já se encaminhava para um desfecho, os Estados Unidos e o Japão ainda disputavam a hegemonia sôbre alguns territórios no Pacífico.

Nessa época, o Japão já estava fragilizado, pois tinha poucos recursos para investir no conflito. No entanto, o govêrno japonês se recusava a anunciar a sua rendição.

Foi nesse contexto que Réui Trúman, o então presidente estadunidense, decidiu encerrar as disputas por meio de um ataque atômico ao Japão, com a justificativa de que as bombas evitariam as inúmeras mortes decorrentes do prolongamento da guerra.

Assim, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas, uma sôbre iroshíma, em 6 de agosto de 1945 e três dias depois, outra sôbre nagazáqui. A destruição nessas cidades japonesas foi imensa e milhares de civis morreram instantaneamente. Outras pessoas, afetadas pêla radioatividade, sofreram as consequências a longo prazo, desenvolvendo diversas doenças.

Após êsse ataque atômico, os japoneses se renderam, assinando o têrmu de rendição em setembro de 1945.

Fotografia em preto e branco. Vista da fumaça de uma explosão em formato de cogumelo.
O “cogumelo” formado após a explosão da bomba atômica sôbre nagazáqui, Japão, em 1945.

Projeto Manhattan

Os Estados Unidos foram o primeiro país a produzir armas nucleares. O desenvolvimento da bomba atômica envolveu diferentes setores em pesquisas e experimentos que ficaram conhecidos como Projeto manrátam, iniciado em 1939.

Fotografia em preto e branco. No primeiro plano, um homem, vestindo casaco, calças e chapéu, está  perto de escombros. Ao fundo, um edifício em ruínas.
Parte da cidade de iroshíma após o ataque com a bomba atômica, em agosto de 1945.
Respostas e comentários

Um texto a mais

O texto a seguir aborda o uso da bomba atômica não só como tática para pôr fim à guerra contra o Japão, mas também como prova do poderio bélico nuclear estadunidense contra a União Soviética.

No dia 6 de agosto de 1945, os norte-americanos lançaram uma bomba atômica sôbre iroshíma, matando, talvez, .84000 pessoas e deixando milhares de outras morrendo lentamente de envenenamento e radiação. Três dias depois outra bomba foi lançada em nagazáqui reticências, que pode ter matado outras .40000, depois disso o govêrno japonês se rendeu. A justificativa do presidente Trúman era que êle estava salvando vidas norte-americanas, já que, caso contrário, a guerra poderia ter se arrastado por mais um ano. Muitos historiadores acreditam que os bombardeios não eram necessários, visto que os japoneses já tinham dado sinais de querer a paz em julho, através da Rússia. Uma sugestão é que a verdadeira razão para os bombardeios era terminar a luta rapidamente antes que os russos (que haviam prometido entrar na guerra contra o Japão) conquistassem muito território japonês, o que lhes daria direito de compartilhar a ocupação do país. O uso das bombas também foi uma demonstração à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas do enorme poder dos Estados Unidos.

lou, Norman. História do mundo contemporâneo. Tradução: Roberto Cataldo Costa. 4. edição Porto Alegre: Penso, 2011, página 123-124.

Hibakusha: os sobreviventes das bombas

Além do grande número de mortos, as bombas atômicas lançadas no Japão em 1945 deixaram milhares de feridos, que sofreram por causa de soterramentos, de queimaduras e da contaminação pêla exposição à radiação, entre outras consequências.

As pessoas que sobreviveram ao ataque nuclear no Japão são chamadas de Hibakusha, do japonês, “pessoas afetadas pêla bomba”. Leia a seguir o relato de um sobrevivente.

Kunihiko Bonkohara

reticências

Naquele tempo olhando cidade, tudo queimado. Tem fogo, fumaça subindo, subindo, subindo muito rápido. Aí cheguei em casa, olhei o telhado. reticências Toda casa estava no chão mas não havia pegado fogo. reticências

êsse tempo, bastante gente fugindo assim: braço a frente, rosto queimado, pele vermelha, cabelo queimado, pele deslizando, roupa queimada, em baixo bolha de água. Tudo andando devagar! Aí, todo mundo pede socorro e água. Mas meu pai não deixou dá água. Porque corpo muito quente. Aí, se tomar água morre na hora. Água muito fria, com o choque morre.

reticências

LOULA, André Lopes. A “Associação Hibakusha Brasil pêla paz” e os sobreviventes de Hiroshima e Nagazaki no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em História Social) - Programa de Pós Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. página 93.

Fotografia. Uma mulher asiática, usando camisa e calça, está agachada as margens de um rio, onde há diversas lanternas com texto escrito no idioma japonês. No fundo, ruína de um edifício.
Cerimônia realizada na frente da cúpula de iroshíma relembrando os 70 anos do ataque atômico, Japão, em agosto de 2015.
Respostas e comentários
  • O conteúdo destas páginas pode ser desenvolvido em conjunto com o professor do componente curricular de Ciências, já que trata dos efeitos da energia nuclear no mundo contemporâneo. Peça aos alunos que busquem informações sôbre o processo químico para o desenvolvimento das bombas nucleares, bem como dados que expliquem como a radioatividade pode ser utilizada para benefício da humanidade. Oriente-os a anotar no caderno as informações obtidas e, posteriormente, em sala de aula, organize-os em roda para que discutam o tema e compartilhem o que descobriram com a pesquisa. Organize-se previamente para que o professor de Ciências possa participar da discussão e solicite-lhe que faça apontamentos nas apresentações dos alunos, referentes aos conteúdos de seu componente curricular que foram pesquisados pêla turma.
  • Com os alunos, localize a Cúpula da Bomba Atômica, em iroshíma, no plano de fundo da foto. Explique-lhes que êsse edifício permaneceu praticamente intacto após o lançamento da bomba atômica, e que em 1966, o govêrno japonês decretou sua preservação. A Cúpula de iroshíma, também conhecida como Cúpula da Bomba Atômica, foi declarada Patrimônio Mundial da unêsco, em 1996.
  • O conteúdo sôbre os efeitos da guerra, expondo fotos que evidenciam como ficaram as cidades atingidas pelos bombardeios e o impacto dos conflitos na vida dos sobreviventes, pode ser trabalhado de modo que desenvolva aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 4. Assim, incentive os alunos a desenvolver sentimentos de solidariedade e respeito por esses grupos, cuja realidade foi alterada em razão da guerra.
  • Apresente aos alunos um mapa-múndi que represente a reorganização europeia após a Segunda Guerra Mundial, destacando detalhes, como a divisão da Alemanha e os raios de influência dos blocos econômicos.

Depois da guerra

As atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, o uso de novas tecnologias de destruição em massa, a destruição de diversas cidades e a morte de milhões de seres humanos foram fatores que contrariavam a ideia de progresso e o conceito de civilização que a sociedade ocidental pensava ter alcançado naquele momento.

Com o término da guerra vários países estavam em ruínas, e as antigas potências europeias, Inglaterra, França e Alemanha, estavam arrasadas.

Surgem novas potências mundiais

Nesse contexto, os Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas emergiram como novas potências mundiais. Os Estados Unidos, que já detinham considerável poder econômico antes de entrar no conflito, ajudaram diversos países em seu processo de reconstrução. Além disso, os estadunidenses dominavam a tecnologia de fabricação de bombas atômicas, fato que demonstrava seu enorme poder bélico perante os outros países.

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, por sua vez, dominava enorme extensão territorial com diversas riquezas naturais, como o petróleo e o carvão, além de possuir o maior exército do mundo. Pouco tempo depois, os soviéticos também desenvolveram a bomba atômica.

Charge. À esquerda, um homem usando óculos. Ao lado, um homem com bigode, usando uma camisa com o símbolo de uma foice e um martelo se cruzando. Eles estão correndo na direção de uma bola em formato de globo terrestre.
Charge de 1946 que representa um jôgo de futebol disputado pêlo presidente dos Estados Unidos, Réui Trúman, e pêlo líder da União Soviética, Josef istálin.

A ascensão dessas duas potências, no período que ficou conhecido como pós-guerra, alterou a estrutura de poder econômico mundial. Após a Segunda Guerra Mundial, cada uma dessas potências estabeleceu sua área de influência no mundo, dividindo-o em dois blocos, o capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o socialista, liderado pêla União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Em sua opinião, qual é o significado dessa charge?

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos comentem que ela representa a disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética pêlo poder e pêla influência mundial (representados pêla bola de futebol em fórma de globo terrestre).

As atividades propostas nas páginas 115, 116 e 117 trabalham a habilidade ê éfe zero nove agá ih um três, uma vez que os alunos deverão descrever e contextualizar processos relacionados à ascensão e consolidação do nazismo, bem como à perseguição e ao extermínio de populações como judeus, ciganos, opositores políticos etcétera, além de se referir ao grande conflito que foi a Segunda Guerra Mundial.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais medidas foram adotadas por Rítler, a partir de 1933, para fortalecer o poder da Alemanha?
  2. Explique o que foi a chamada “solução final”, posta em prática pelos nazistas.
  3. Escreva um pequeno texto sôbre os principais efeitos da Segunda Guerra Mundial.
  4. Quais foram as duas principais potências que emergiram após a Segunda Guerra? Explique como isso ocorreu.

Aprofundando os conhecimentos

5. Uma das táticas militares dos nazistas chamava-se blitzkrieg (do alemão, “guerra relâmpago”) e baseava-se no ataque coordenado entre fôrças aéreas e terrestres. Essa tática garantia uma ofensiva rápida e devastadora o suficiente para anular a defesa inimiga e conquistar rapidamente um território. Conheça as principais etapas dessa tática. Depois, faça as atividades a seguir.

1º – Um ataque aéreo destruía os principais pontos de comunicação.

2º – Tanques e blindados avançavam, abrindo caminho até o alvo principal.

3º – Uma infantaria motorizada eliminava possíveis focos de resistência à invasão.

a . Em seu caderno, relacione cada uma das etapas da blitzkrieg à imagem correspondente.

Fotografia em preto e branco 'A'. Carros blindados com soldados enfileirados.
Fotografia em preto e branco 'B'. Veículos militares passando por ruas desertas e destruídas.
Fotografia em preto e branco 'C'. Diversos aviões alinhados no céu.

b . Em sua opinião, quais eram as consequências dessa tática militar para a população civil? Converse com os colegas.

Respostas e comentários

1. Resposta: Rítler adotou uma política de expansão territorial, passando a invadir territórios de países vizinhos, a investir na indústria bélica do país e a promover o fortalecimento das fôrças armadas alemãs.

2. Resposta: “Solução final“ foi o cruel processo de extermínio promovido pelos nazistas para eliminar pessoas consideradas inferiores por êles, como judeus, homossexuais e ciganos.

3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos comentem no texto o grande saldo negativo causado pêla guerra, com milhões de pessoas mortas e feridas, constituindo um dos mais violentos conflitos da história.

4. Resposta: As duas principais potências que emergiram foram os Estados Unidos e a União Soviética. Após a guerra, as antigas potências europeias, como Inglaterra, França e Alemanha, ficaram arrasadas. Por outro lado, as indústrias estadunidenses se fortaleceram durante o conflito, melhorando ainda mais a economia do país.*

*Além disso, os estadunidenses aumentaram seu poder bélico com a criação da bomba atômica. Já a União Soviética tinha um exército poderoso e dominava um extenso território com muitos recursos naturais, como o petróleo e o carvão. Poucos anos após os estadunidenses, os soviéticos também passaram a produzir bombas atômicas.

5. a) Resposta: 1º - C; 2º - A; 3º - B.

5. b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que essa tática tinha consequências devastadoras para a população, pois destruía rapidamente os territórios atacados.

  • As atividades possibilitam abranger aspectos da Competência geral 2, pois instigam os alunos a desenvolver interpretações e análises críticas para formular hipóteses e argumentos na composição das respostas.
  • Ao trabalhar as atividades 1 e 2, observe se os alunos compreenderam como surgiu e como se desenvolveu o nazismo. Leve-os a perceber que, desde que se consolidou no poder, Rítler impôs seus ideais de supremacia da raça ariana para toda a Alemanha, difundindo, dessa fórma, o nazismo, que teve como auge de suas atrocidades a chamada “solução final”.
  • Nas atividades 3 e 4, verifique se os alunos compreenderam algumas das principais consequências da Segunda Guerra Mundial. Espera-se que êles identifiquem os efeitos negativos do conflito, de natureza social, econômica ou política, uma vez que, ao mesmo tempo que resultou na divisão da Europa em dois blocos, também causou a morte de milhares de pessoas.

Glossário

Bunker
: abrigo subterrâneo fortificado, utilizado como fórma de proteção em caso de ataques inimigos.
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