6. Em agosto de 1945, as cidades de iroshíma e nagazáqui, no Japão, foram atacadas por bombas atômicas. sôbre o assunto, leia o texto a seguir e responda às questões.

reticências

Para os Hibakusha reticências “foi um caminho difícil” desde então, como afirma iasuióxi Komizo reticências. Tiveram que viver sob a censura oficial dos Estados Unidos da América a respeito dos bombardeios e sob a discriminação dos próprios compatriotas, que temiam os possíveis efeitos da radiação. Alguns negavam que tinham estado ali. “Como qualquer ser humano, no início o que sentiam era ódio e vontade de vingança. Não mudaram de opinião facilmente. Mas com o tempo concluíram que continuar com ódio não faz sentido, que a paz é algo que cabe a cada ser humano, e querem dar seu testemunho para que nunca mais se repita um ataque nuclear.”

, Macarena Vidal. Sobrevivente de Hiroshima: “Um exército de fantasmas veio até mim”. El País, 6 agosto 2015. Disponível em: https://oeds.link/yd5jrg. Acesso em: 22 abril 2022.

  1. Quem são os Hibakusha apontados pêla autora do texto?
  2. Por que iasuióxi Komizo diz que “foi um caminho difícil” para os Hibakusha desde os ataques nucleares?
  3. Qual é a importância do testemunho dos Hibakusha? Converse com os colegas acêrca dêsse assunto e, depois, produzam um texto coletivo sôbre isso.

7. A Segunda Guerra Mundial teve diversas frentes de batalha. Leia o texto a seguir que trata das frentes de batalha no continente africano e responda às questões.

reticências Para os ingleses, o Egito é uma zona estratégica de primeira grandeza, não somente em razão do Canal de Suezglossário , mas também em função do seu papel como plataforma de operações para a condução da guerra. reticências

Os países da África setentrional e do chifre da África, transformados em campos de batalha, também fornecem soldados às diferentes frentes europeias. Até junho de 1940, a África do Norte fornece sozinha .216000 homens, entre êles .123000 argelinos. De 1943 a 1945, .385000 homens originários da África do Norte (incluindo .290000 argelinos, tunisianos e marroquinos) participam da liberação da França. [...]

Mas rúi, Ali A.; Uôndí, cristófe (edição). História geral da África, oito: África desde 1935. Brasília: Unesco, 2010. página 51-52.

  1. De acôrdo com o texto, qual era a importância estratégica do Egito para os ingleses?
  2. Quais regiões da África forneceram soldados às diferentes frentes de guerra europeias?
Respostas e comentários

6. a) Resposta: Na língua japonesa Hibakusha significa “pessoas afetadas pêla bomba”, o que inclui os sobreviventes dos ataques nucleares sofrido pêlo Japão em 1945.

6. b) Resposta: Além dos efeitos físicos e psicológicos causados pêlas bombas, os Hibakusha viveram sob a censura oficial dos Estados Unidos sôbre os bombardeios e também sofreram com a discriminação dos japoneses que temiam os efeitos da radiação.

6. c) Resposta: Espera-se que os alunos percebam que o testemunho dos Hibakusha é importante para conhecer as experiências das vítimas da Segunda Guerra Mundial e conscientizar as pessoas sôbre as consequências dos conflitos armados e das armas nucleares, contribuindo para que conheçam os horrores causados pêlas guerras e para que êsse tipo de ataque não se repita.

7. a) Resposta nas orientações ao professor.

7. b) Resposta: A África setentrional e o chifre da África.

sôbre o Canal de suês, mencionado na atividade 7, explique aos alunos que é uma passagem artificial localizada no Egito, entre o mar Mediterrâneo e o mar Vermelho, que permite a navegação entre esses dois pontos e, portanto, faz uma ligação do Ocidente com o Oriente Médio por via marítima, evitando, assim, que os navios precisem contornar o continente africano para chegar à Ásia. Inaugurado em 1869, o canal reduziu a distância da viagem marítima entre o continente europeu e a Índia em cêrca de 7 mil quilômetros.

Resposta

7. a ) A região do Egito era estratégica para os ingleses por causa do Canal de suês, que permitia a passagem de embarcações do mar Mediterrâneo para o mar Vermelho, garantindo o acesso ao oceano Pacífico. Além disso, a região servia como plataforma de operações para a condução da guerra.

8. As populações dos guetos organizaram alguns movimentos de resistência em oposição às péssimas condições a que foram submetidas pelos nazistas. Em um dos guetos da região da Polônia, por exemplo, houve uma importante revolta. Leia sôbre ela no texto a seguir e, depois, responda às questões.

reticências

O Levante do Gueto de Varsóvia iniciou em 19 de abril de 1943. Foi a primeira grande insurreição civil contra a Alemanha Nazista, uma insurreição judaica contra a solução final.

Mesmo sabendo não se tratar de uma luta capaz de obter êxito militar, este levante foi uma demonstração da possibilidade de deter o inimigo nazista. Na formação de uma coalizão de quase todos os setores organizados, de sionistasglossário a comunistas, de religiosos a laicos, uniram-se na Organização de Combatentes Judeus (ZOB), sem certeza de viver, mas ao menos para morrer com honra. reticências

AGUIAR, Airan Milititsky. Elogio à liberdade e à resistência: comemorações do Levante do Gueto de Varsóvia em Pôrto Alegre. WebMosaica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, volume 5, número 2, julho a dezembro 2013. página 60. Disponível em: https://oeds.link/RrzBeG. Acesso em: 25 fevereiro 2022.

Fotografia em preto e branco. Mulheres e crianças com as mãos para cima em uma rua com soldados apontando armas para elas.
Judeus se rendendo durante o Levante de Varsóvia, na Polônia, em 1943.
  1. Com base no que você estudou neste capítulo, por que os judeus foram confinados nos guetos?
  2. Qual é a diferença entre os guetos e os campos de concentração?
  3. Descreva a foto apresentada. Qual é a relação entre a cena retratada nela e a insurreição citada no texto?
  4. Podemos dizer que as populações dos guetos aceitaram passivamente a dominação nazista? Por quê?
Respostas e comentários

8. a) Resposta nas orientações ao professor.

8. b) Resposta nas orientações ao professor.

8. c) Resposta nas orientações ao professor.

8. d) Resposta nas orientações ao professor.

Ao abordar o Levante do Gueto de Varsóvia, propondo reflexões sôbre as condições a que foram submetidas as populações que viveram nesses locais e sensibilizando a turma a respeito dos impactos do nazismo, a atividade 8 possibilita desenvolver a cultura de paz entre os alunos.

Respostas

8. a ) Porque a doutrina nazista os considerava um povo inferior e responsável pêlo declínio moral que levou a Europa à crise. Assim, os judeus foram excluídos da vida social nas regiões dominadas pêla Alemanha e confinados em bairros separados do restante da população.

b ) Os guetos eram bairros de convívio exclusivo dos judeus e de outros grupos considerados “inferiores”. Já os campos de concentração faziam parte da estratégia da “solução final” empreendida pelos nazistas, cujo objetivo era realizar extermínios em massa, exploração do trabalho e experiências científicas.

c ) A foto retrata judeus que participavam do Levante do Gueto de Varsóvia no momento em que estavam se rendendo ao exército alemão. O texto afirma que o levante foi realizado por diversos setores da população do gueto, como os sionistas, os comunistas, os religiosos e os laicos. A imagem ainda mostra a presença de mulheres e crianças judias no levante.

d ) Não podemos fazer essa afirmação, pois as populações dos guetos organizaram resistências e movimentos de combate ao domínio nazista, como o que ocorreu em Varsóvia.

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

Em defesa dos direitos humanos

Em 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial, 51 países reuniram-se para criar uma organização internacional que tivesse como objetivo manter a convivência pacífica entre as nações. Essa instituição recebeu o nome de Organização das Nações Unidas (ônu).

A ônu passou a atuar por meio de iniciativas que estimulam a igualdade social, a limitação do uso de fôrças armadas em conflitos, a prática da tolerância entre os povos e a valorização dos direitos humanos.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos

A ônu aprovou, em 1948, um documento chamado Declaração Universal dos Direitos Humanos. Leia a seguir um trecho dêsse texto.

Artigo 1. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Artigo 2. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, côr, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

reticências

DECLARAÇÃO Universal dos Direitos Humanos. Unesdoc. Disponível em: https://oeds.link/Ukn7hz. Acesso em: 18 março 2022.

Ilustração. À esquerda, uma mulher negra usando roupas cinzas. Ela está de perfil segurando o braço enfaixado de uma mulher com tecido ao redor da cabeça.
Ilustração. Retângulo azul, composto pelo mapa do mundo, contornado por círculos e linhas travejadas. Ao redor, ramos de oliveira.
O emblema da ônu foi criado em 1946 e representa um mapa do mundo com ramos de oliveira ao seu redor, simbolizando a paz.
Respostas e comentários

Professor, professora: Ao ler o Artigo 2 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, explique aos alunos que o têrmu “raça” foi empregado no documento no contexto da diversidade étnica e não para se referir às diferenças biológicas entre seres humanos.

Objetivos

  • Compreender a emergência de um pacto de proteção dos direitos humanos após a Segunda Guerra Mundial.
  • Observar e analisar a necessidade de novos raios de atuação da ônu no caso específico de aparatos para preservação e respeito aos direitos das mulheres.

  • A discussão acêrca dos direitos humanos, apresentada nesta seção, articula-se com o tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos. Por meio dessa abordagem, é possível que os alunos ampliem seus conhecimentos a respeito das lutas dos cidadãos pelos seus direitos e percebam o papel de instituições como a ônu para assegurá-los e garanti-los.
  • O conteúdo desta seção versa sôbre a questão da defesa dos direitos humanos explicitando a criação da ônu e a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Tanto a instituição quanto o documento fornecem pressupostos para incentivar e promover a igualdade social, limitar o uso de fôrças armadas nos conflitos, praticar a tolerância entre os povos e, sobretudo, valorizar os direitos fundamentais do ser humano. Essa abordagem favorece o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero nove agá ih um cinco e ê éfe zero nove agá ih um seis.
  • Os conteúdos da seção, em especial as atividades sugeridas, também permitem o desenvolvimento de aspectos da Competência geral 9, exercitando o diálogo, a empatia e o respeito aos direitos humanos.
  • Comente com os alunos que, como cidadãos, devemos atuar em defesa de todos os seres humanos que sofrem preconceito, racismo, xenofobia e discriminação, por meio de atitudes de respeito e tolerância e também denunciando casos de desrespeito aos direitos humanos.
  • Explique que a Declaração Universal dos Direitos Humanos é importante porque, além de assegurar o respeito entre os Estados, valoriza a integridade e os direitos dos indivíduos que vivem sob sua tutela.

ônu Mulheres

Para garantir a defesa dos direitos humanos das mulheres, foi criada em 2010 a ônu Mulheres. São seis as áreas de atuação, entre elas: liderança e participação política das mulheres; empoderamento econômico; fim da violência contra mulheres e meninas.

Há várias representantes nomeadas embaixadoras ou defensoras da ônu Mulheres no Brasil e no Mundo. No Brasil, entre as nomeadas, temos as atrizes Camila Pitanga, Taís Araújo e Juliana Paes, além da atriz, escritora e roteirista Kenia Maria.

Em 2018, foi anunciada a nomeação da jogadora de futebol brasileira Marta Vieira da Silva como embaixadora global da Boa Vontade para mulheres e meninas no esporte.

Fotografia. Mulher com cabelos presos, usando uniforme da seleção brasileira de futebol. Ela está com a boca aberta. Atrás, uma bola e uma rede.
Marta Vieira da Silva celebrando a marcação de um gol durante partida entre as seleções do Brasil e da França, em Caen, França, em 2022.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. É comum vermos, em diferentes meios de comunicação, casos divulgados de violação dos direitos humanos, como o de violência contra mulheres, racismo, desrespeito aos idosos, atitudes de xenofobia, entre outros. Você já presenciou alguma situação de desrespeito aos direitos humanos? Comente com os colegas.

Ícone ‘Em grupo’.

2. Para combater esses casos e trabalhar pêla promoção da igualdade, a ônu tem se engajado em diversas campanhas, nacionais e internacionais. Faça uma pesquisa na internet, usando, por exemplo, o site oficial da ônu Brasil e escolha uma campanha. Em seguida, monte uma ficha no caderno com as informações da campanha selecionada, por exemplo, ano de criação, nome, site da campanha, objetivos e ações promovidas. Com os colegas, promovam uma campanha de conscientização da comunidade escolar sôbre a importância do respeito aos direitos humanos.

Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

A atividade 2 possibilita desenvolver com os alunos o pensamento computacional. Para isso, oriente-os a analisar cada etapa descrita no enunciado, procurando informações detalhadas sôbre elas. Em seguida, instrua-os a identificar os processos que auxiliarão na solução mais rápida e eficiente. Para facilitar a produção da campanha, incentive-os a aplicar o pensamento computacional também entre o grupo, dividindo as diversas tarefas de acôrdo com o perfil de cada colega. Assim, será possível que alguns se responsabilizem mais pêla investigação e análise, outros pêla modelagem dos cartazes, enquanto outros podem cuidar da elaboração do recurso para que, ao final, seja apresentado o resultado do trabalho para toda a sala.

Respostas

1. Resposta pessoal. É possível que os alunos tenham presenciado algum caso de desrespeito aos direitos humanos no próprio cotidiano ou tenham ouvido relatos de outras pessoas, assim como notícias veiculadas pêla mídia. Incentive-os a compartilhar como ocorreu o caso, o que sentiram e qual foi a reação deles diante disso. Caso algum aluno não tenha presenciado um ato de desrespeito, instigue-o a narrar relatos de outras pessoas.

2. Resposta pessoal. Os alunos podem se basear em trechos da Declaração Universal dos Direitos Humanos ou mesmo em notícias sôbre casos de preconceito e discriminação sofridos por minorias. Com isso, é possível elaborar textos, ilustrações, produzir panfletos e cartazes cujo conteúdo chame a atenção das pessoas para a importância do respeito aos direitos humanos. Estabeleça o prazo que for necessário para que os alunos organizem as ideias e se reúnam para discutir sôbre a campanha de conscientização. Verifique com a direção da escola alguma data em que seja possível que êles apresentem essa campanha a outras turmas. A ideia é que a apresentação ocorra em um espaço amplo, a fim de que vários alunos, professores e funcionários da escola participem.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. sôbre as primeiras décadas do século vinte nos Estados Unidos da América e o American way of life, copie em uma folha avulsa apenas a alternativa correta.
    1. Durante todo êsse período, os Estados Unidos estiveram inseridos em uma grave crise econômica e social.
    2. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, o govêrno dos Estados Unidos passou a pagar os empréstimos devidos aos países europeus.
    3. O American way of life foi caracterizado pêla propaganda e consumo de bens duráveis, como automóveis e eletrodomésticos.
    4. Nessa época, o govêrno dos Estados Unidos promoveu políticas públicas direcionadas à saúde gratuita e o acesso à educação de qualidade.
  2. Analise as manchetes das notícias apresentadas a seguir:

Mulheres ganham 77,7% do salário dos homens no Brasil, diz Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Disponível em: https://oeds.link/YGm5Cn. Acesso em: 23 fevereiro 2022.

Empresa recusa funcionária por ser mulher e caso gera indignação

Disponível em: https://oeds.link/PyacG5. Acesso em: 23 fevereiro 2022.

Mulher é criticada por levar filho à escola com roupa de academia e pais pedem expulsão do menino

Disponível em: https://oeds.link/gfv3Wf. Acesso em: 23 fevereiro 2022.

  • Agora, considerando o que você estudou sôbre as mulheres na década de 1920 e, após a análise das manchetes, reflita a respeito das conquistas sociais das mulheres na atualidade.
    1. Você considera que ainda é necessário que as mulheres lutem pêla garantia de seus direitos e para que possam ser tratadas de maneira igualitária na sociedade ocidental?
    2. Em sua opinião, as mulheres vivenciam problemas sociais no Brasil na atualidade? Justifique sua resposta.
Respostas e comentários

1. Resposta: Alternativa c.

2. a) Resposta nas orientações ao professor.

2. b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que sim, pois, infelizmente, as mulheres ainda vivenciam diversos problemas e muitos de seus direitos individuais e sociais não são respeitados como a possibilidade de elas se sentirem seguras para andar nas ruas, e a garantia da igualdade salarial e profissional, tendo direito às mesmas oportunidades e recompensas salariais que os homens.

1. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos compreenderam como era a sociedade estadunidense no comêço do século vinte, identificando as dinâmicas do capitalismo por meio do chamado American way of life, conhecimentos necessários para desenvolver a habilidade EF09HI010 da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade para identificar a alternativa correta, oriente-o a retomar o conceito do American way of life. Observe se depois da retomada ele compreende que o American way of life se caracterizou pêlo consumo desenfreado, mobilizado também pêlas propagandas dos bens duráveis.

2. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos refletiram a respeito da condição da mulher ao longo do século vinte e sôbre suas conquistas sociais nos dias atuais, mobilizando, assim, alguns aspectos relacionados às habilidades ê éfe zero nove agá ih zero oito e ê éfe zero nove agá ih zero nove da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso os alunos tenham dificuldades para responder a esta questão, retome com êles a análise das manchetes, ressaltando a luta das mulheres por igualdade e respeito no decorrer do tempo. Organize-os em roda na sala de aula para discutir os temas trazidos por esses recursos e, na sequência, retomem a leitura das questões A e B.

Resposta

2. a ) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos compreendam que ainda é extremamente necessário que as mulheres lutem pêla garantia dos seus direitos para que sejam tratadas de maneira igualitária, pois, embora garantidos, muitos dêsses direitos ainda são desrespeitados, além da acentuada desigualdade entre homens e mulheres nesse contexto.

3. Leia a manchete a seguir publicada no jornal O Estado de Sulponto Paulo de 25 de outubro de 1929.

A Bolsa de Nova iórque registrou ontem um formidável desastre financeiro

Em poucas horas foram vendidos cêrca de quatorze milhões de títulos, com prejuízo total de quatro bilhões de dólares.

A BOLSA de Nova York registrou ontem um formidável desastre financeiro. O Estado de Sulponto Paulo, São Paulo, 25 outubro 1929. Capa.

Agora, com base em seus conhecimentos a respeito dêsse tema, construa uma linha do tempo organizando os eventos que resultaram na crise de 1929.

Versão adaptada acessível

Agora, com base em seus conhecimentos a respeito desse tema, elabore uma lista organizando os eventos que resultaram na crise de 1929.

Orientação para acessibilidade

3. Oriente os alunos a organizar a lista conforme indicado a seguir.

• Final da década de 1910 e início da década de 1920 – American Way of Life, superprodução industrial e agropecuária.

• 24 de outubro de 1929 – Quebra da Bolsa de valores de Nova York.

• Década de 1930 – Grande Depressão.

• 1933 – New Deal.

4. Leia a seguir um trecho reproduzido da obra O diário de Anne Frank, escrito por uma alemã de origem judaica.

Quinta-feira, 25 de maio, de 1944

Querida Kitty:

Acontecem coisas desagradáveis todos os dias. Hoje de manhã prenderam o nosso bom verdureiro, que tinha escondido em casa dois judeus. Foi um golpe muito duro para nós, não só por causa daqueles judeus que agora estão à beira do abismo, mas também por causa do coitado do quitandeiro.

O mundo está virado de cabeça para baixo. Pessoas decentes são enviadas para os campos de concentração, para as prisões e para as celas solitárias, enquanto a ralé governa sôbre os velhos, os jovens, os ricos e os pobres. Um é apanhado porque se dedicava ao mercado negro, outro porque protegia os judeus ou outros escondidos. Ninguém sabe o que espera o amanhã.

reticências

frênqui , én. O diário de én frênqui . São Paulo: Princips, 2018, página 171.

Com orientação de seu professor, se reúna com um grupo de colegas e conversem a respeito do relato de Anne Frank. É importante que vocês identifiquem:

  1. qual contexto histórico do relato de Anne;
  2. qual regime político era vigente;
  3. quais as premissas e ideologias dêsse regime, e como se refletiam na vida de Anne.
Respostas e comentários

3. Resposta: Final da década de 1910 e início da década de 1920 – American Way of Life, superprodução industrial e agropecuária; 24 outubro de 1929 – Quebra da Bolsa de valores de nova iórc; Década de 1930 – Grande Depressão; 1933 – New Deal.

4. a) Resposta: Contexto. Resposta: perseguição aos judeus no contexto da Segunda Guerra Mundial.

4. b) Resposta: Regime político. Resposta: govêrno totalitário nazista.

4. c) Resposta: Premissas e ideologias. Resposta: nacionalismo, supremacia da raça ariana; xenofobia; militarização; expansionismo e autoritarismo.

3. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos compreenderam os diversos eventos de ruptura e manutenção social, econômica, política e cultural que resultaram da crise de 1929, mobilizando, assim, aspectos da Competência específica de História 1.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade, divida a turma em grupos e solicite-lhes que discutam os eventos que resultaram da crise de 1929. Depois, peça-lhes que produzam novamente a linha do tempo. Para finalizar, solicite que apresentem os resultados de suas produções aos colegas.

4. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos contextualizam e estabelecem relações entre o diário de én frênqui , o nazismo e a Segunda Guerra mundial, favorecendo aspectos da Competência específica de História 3, além de aspectos da habilidade ê éfe zero nove agá ih um três.

Como proceder

Observe se os alunos conseguiram contextualizar o relato, descrever o nazismo e relacioná-lo à Segunda Guerra Mundial. Caso perceba dificuldades, organize a turma em três grupos e solicite a cada um que responda a um dos tópicos propostos na atividade e, na sequência, que responda ao tópico comentado pêlo outro grupo, e assim sucessivamente, até que os três grupos tenham comentado os três tópicos. Por fim, incentive a turma toda a discutir o que percebeu e, se necessário, retome aqueles conteúdos que foram de mais difícil compreensão por parte dos alunos.

Algo a mais

No site Info ônu, leia o artigo “Direitos humanos e ajuda humanitária” para mais detalhes sôbre o papel da organização na luta mundial contra a discriminação e a perda de direitos fundamentais do ser humano.

>LIMA, Lívia. Direitos humanos e ajuda humanitária. Info ônu, 16 novembro 2012. Disponível em: https://oeds.link/RfU9qx. Acesso em: 9 maio 2022.

Glossário

Canal de Suez
: canal artificial, construído no ano de 1869, localizado no Egito, entre o mar Vermelho e o mar Mediterrâneo.
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Sionistas
: adeptos do movimento judaico que prega a unidade dos judeus.
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