Cultura e sociedade

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 6.

Quais atividades de lazer você imagina que as pessoas realizavam na década de 1950 no Brasil?

Entre as décadas de 1950 e 1960, a sociedade brasileira passou por intensas transformações. A arte e o esporte alcançaram projeção internacional nesse período, refletindo algumas das mudanças ocorridas no Brasil.

Novos meios de comunicação, como o rádio e a televisão, intensificaram a influência da publicidade sôbre o comportamento da população brasileira, ajudando a criar novos hábitos e um novo estilo de vida, agora baseados em necessidades divulgadas nas propagandas. A compra de automóveis e de eletrodomésticos era incentivada, já que se tratava de produtos considerados importantes para alcançar um estilo de vida moderno e confortável.

Assim, o acesso a produtos como geladeiras, máquinas de lavar roupas e fogão a gás provocou diversas mudanças no cotidiano das famílias, princi­palmente daquelas com maior poder aquisitivo. Essa parcela da população passou a consumir novos produtos, como alimentos industrializados e diferentes itens de higiene e beleza, os quais eram encontrados nos supermercados e em grandes lojas.

A televisão

A primeira emissora de televisão do Brasil foi a tê vê Tupi, que transmitiu o primeiro programa brasileiro em setembro de 1950. No início, os programas eram improvisados, iam ao ar ao vivo e de maneira amadora. Além disso, grande parte da população brasileira não tinha acesso a aparelhos de televisão por causa de seu alto custo.

No decorrer dos anos, os programas televisivos e a publicidade se profissionalizaram, tornando-se cada vez mais elaborados. Os aparelhos de televisão, por sua vez, tornaram-se mais baratos e populares, consolidando o processo de formação de consumidores iniciado com o rádio.

Fotografia em preto e branco. À esquerda, uma mulher usando terno e saia. Ao lado, um homem segurando uma câmera filmadora com a placa: TV-PAULISTA CANAL 5. Ao fundo, homens tocando instrumentos musicais.
Estúdio da tê vê Tupi, na cidade do Rio de Janeiro, em 1952.
Respostas e comentários

Questão 6. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é explorar os conhecimentos prévios dos alunos sôbre os conteúdos que serão trabalhados a seguir. êles podem mencionar atividades como assistir a jogos de futebol ou programas de variedades, escutar músicas e ir ao cinema.

O conteúdo desta página trata de mudanças culturais significativas que ocorreram no país ao longo da década de 1950, incentivando o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de História 2.

Algo a mais

Em seu site, a Agência Brasil oferece uma cronologia da história da TV no mundo e no Brasil e, por meio de um menu navegável, é possível conhecer importantes momentos dessa história, como a inauguração da primeira rede de televisão no Brasil, a estreia da dramaturgia televisionada, entre tantos outros momentos.

> tê vê Brasileira: a cronologia dos primeiros anos. Agência Brasil. Disponível em: https://oeds.link/n4VnTV. Acesso em: 4 maio 2022.

O esporte

Em 1958, o Brasil foi campeão da Copa do Mundo de Futebol pêla primeira vez. Realizado na Suécia, o campeonato teve uma ampla cobertura da imprensa nacional. A vitória da seleção em uma das principais competições esportivas do mundo foi muito comemorada em todo o país, e isso favoreceu o clima de euforia e de otimismo difundido pêlas propagandas do govêrno Jota Ka.

Além do futebol, outras conquistas esportivas em 1960 ajudaram a propagar a ideia de que o Brasil passava por um momento de grande prosperidade. Algumas delas foram os títulos da tenista Maria Ester Bueno, que se tornou bicampeã do torneio de Wimbledon, na Inglaterra, um dos mais tradicionais torneios de tênis do mundo, e o título de campeão mundial de boxe conquistado por Éder Jofre.

A Bossa Nova

No final da década de 1950, músicos como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto criaram um novo estilo musical na cidade do Rio de Janeiro. êsse estilo misturava o samba com o jazz estadunidense e ficou conhecido como Bossa Nova.

Em pouco tempo, ela tornou a música brasileira conhecida internacionalmente e virou sinônimo de um estilo de vida moderno, embora restrito às classes sociais mais elevadas.

Fotografia em preto e branco. Homem com cabelos pretos usando um terno com gravata borboleta. Ele está sentado, segurando um violão com as mãos e a boca próxima ao microfone.
Na foto, João Gilberto canta no Carnegie Hall, em Nova York, nos Estados Unidos, em 1962.

Chega de saudade

A canção Chega de Saudade, composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes lançada em 1958, é considerada o marco fundador da Bossa Nova. A batida no violão, representando a batucada do samba, tornou-se a marca registrada dêsse gênero, e conquistou admiradores por todo o mundo. De acôrdo com a instrumentista Joyce Moreno, essa inovação musical de João Gilberto influenciou todos os gêneros musicais brasileiros que vieram depois.

reticências “Foi uma coisa que realmente marcou todo mundo, e cada um seguiu seu caminho. Eu segui o meu, os baianos criaram o Tropicalismo, os mineiros criaram o Clube da Esquina. Tem uma segunda geração da bossa nova, Marcos Valle, Edu lôbo, Dori Caymmi, fréncis rráime… Para todos nós, todos mesmo, o impacto foi o mesmo” reticências

VIOLA, Kamille. Há 90 anos, nascia João Gilberto, símbolo do que o Brasil poderia ter sido. cê êne êne BRASIL, 10 julho 2021. Disponível em: https://oeds.link/lSvWBB. Acesso em: 20 fevereiro 2022.

Respostas e comentários

O conteúdo desta página contribui para a ampliação do repertório cultural dos alunos, propiciando o desenvolvimento da fruição de manifestações artísticas, como é o caso da música, o que contempla aspectos da Competência geral 3 da Bê êne cê cê.

Atividade a mais

  • O cenário cultural da década de 1950 foi bastante movimentado e a Bossa Nova tornou-se um dos mais famosos e influentes gêneros musicais brasileiros. sôbre essa temática, propõe-se uma atividade de pesquisa a respeito da Bossa Nova, com as seguintes orientações.
  • Organize a turma em pequenos grupos e deixe cada um dos grupos encarregado de um dos artistas: Tom Jobim, João Gilberto, Vinicius de Moraes, Nara Leão, Roberto Menescal, Carlos Lyra e Elis Regina.
  • Devem ser pesquisadas as biografias dos artistas, suas influências e suas principais músicas.
  • Os alunos devem escolher uma das músicas para fazer uma análise, a fim de entender a respeito do que cantava êsse artista. Esta atividade pode ser desenvolvida em conjunto com o professor do componente curricular de Língua Portuguesa. Organizem-se previamente para que proponham uma dinâmica de análise dessas letras com a turma, de modo que possam ser explorados conteúdos específicos de Língua Portuguesa em diálogo com o contexto histórico em que elas foram escritas.
  • Agende um dia para que todos os grupos apresentem suas pesquisas. É interessante que êles possam tocar as músicas das quais fizeram a análise e que o professor de Língua Portuguesa também participe dessas apresentações.

O Cinema Novo

Entre o final da década de 1950 e o início da década de 1960, o cinema brasileiro passou por importantes mudanças. Em 1955, foi lançado o filme Rio, 40 graus, dirigido por Nelson Pereira dos Santos e feito com poucos recursos técnicos. êsse filme aborda alguns dos problemas sociais da cidade do Rio de Janeiro, na época, de maneira bastante realista. O filme inspirou a renovação do cinema no país e deu início ao movimento conhecido como Cinema Novo.

Influenciado pêlo cinema italiano e pêlo francês, o Cinema Novo renovou a estética do cinema nacional, com nova linguagem e novos temas, como a cultura popular e os problemas sociais brasileiros. Um de seus principais representantes, o cineasta Glauber Rocha, criou a frase que acabou tornando-se o slogan do movimento: “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”. Assim, os filmes produzidos durante êsse período não tiveram recursos técnicos sofisticados, mas costumavam ter um caráter de contestação política.

O filme O pagador de promessas, do diretor Anselmo Duarte, conquistou em 1963 a Palma de Ouro, o principal prêmio do Festival de Cannes, na França, um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo.

Cena de filme em preto e branco. Um homem segurando uma cruz de madeira. Ao redor, pessoas olhando para ele, e algumas pessoas batendo palmas.
Leonardo Villar é Zé do Burro, que carrega uma cruz, em cena de O pagador de promessas, dirigido por Anselmo Duarte e lançado em 1962.
Respostas e comentários

O assunto ligado ao movimento Cinema Novo e a importância que êle teve para a sociedade brasileira das décadas de 1950 e 1960 no âmbito cultural favorece o desenvolvimento de aspectos da Competência geral 3, promovendo a valorização e a fruição das manifestações artísticas e culturais do período.

A democracia sob pressão

No final do mandato de Juscelino, as expectativas geradas pêlo clima de otimismo não correspondiam à situação vivida pêlas camadas populares. A classe trabalhadora sofria os efeitos da alta da inflação, que chegou a atingir o índice de 40% ao ano.

Nessa época, o Brasil estava com uma dívida externa elevada em decorrência dos empréstimos estrangeiros empregados na modernização do país. Houve indícios de superfaturamento e de favorecimento de empreiteiras para a construção de Brasília.

Mesmo assim, Jota Ka tinha uma grande popularidade, mas não pôde se candidatar novamente, pois a reeleição não era permitida pêla lei eleitoral da época. Assim, nas eleições de 1960, Jânio da Silva Quadros, apoiado pêla UDN, venceu com 48% dos votos. O vice-presidente eleito foi João Goulart, do PTB.

Fotografia em preto e branco. À direita, um homem com cabelos lisos usando óculos. Ele está segurando uma vassoura com as mãos. Ao redor, diversas pessoas.
Jânio Quadros segurando uma vassoura, símbolo de sua campanha, afirmando que varreria a corrupção do país, na cidade de Santos, São Paulo, em 1959.

Jânio no poder

O govêrno de Jânio foi marcado por diversas contradições. Ao mesmo tempo que governou com uma política econômica conservadora, Jânio condecorou Che Guevara, líder comunista, com a Ordem do Cruzeiro do Sul, uma importante homenagem prestada a cidadãos estrangeiros. Além disso, tomou diversas decisões polêmicas, como proibir corridas de cavalos em dias úteis e o uso de biquíni.

Jânio Quadros governou por poucos meses. Para surpresa de todos, êle renunciou em 25 de agosto de 1961 sem um motivo que explicasse sua decisão. Acredita-se que êle esperava que a população o apoiasse e exigisse o seu retôrno, para voltar fortalecido ao poder, o que não aconteceu.

Fotografia em preto e branco. À esquerda, jovem com cabelos pretos usando farda e uma faixa. Ao lado, outro homem com cabelos lisos, e bigode, usando terno. Eles estão apertando as mãos e sorrindo.
Jânio Quadros condecorando o líder comunista Ernesto Che Guevara, em Brasília, Distrito Federal, em 1961.
Respostas e comentários
  • Os conteúdos desta página exploram o cenário político e social do início da década de 1960, demonstrando o processo de enfraquecimento da democracia do país. Essa análise favorece o trabalho com as habilidades ê éfe zero nove agá ih um sete e ê éfe zero nove agá ih um nove.
  • Explore com os alunos a tentativa dos opositores políticos de Jânio e Jango de vinculá-los ao comunismo. Resgate neste trabalho o conteúdo referente ao Plano Cohen, desenvolvido durante a gestão de Getúlio Vargas, a fim de oferecer informações que possam lhes auxiliar a compreender o uso de diferentes instrumentos para legitimar ou deslegitimar um governante.

Jango e as Reformas de Base

Após a renúncia de Jânio, de acôrdo com a Constituição, quem deveria tomar posse era o vice, João Goulart, também conhecido como Jango. Quando soube da notícia, Jango estava retornando de uma visita oficial à China, o que levou a ala radical da UDN e os militares a tentar impedir a sua posse, afirmando que êle tinha ligações com os comunistas.

Em resposta, foi promovida uma campanha pêla legalidade em apôio à posse de Jango. Depois de uma crise que durou vários dias, chegou-se a um acôrdo: Jango concordou em assumir a presidência em um sistema de parlamentarismoglossário .

Durante o tempo em que governou, Jango não tinha muito apôio no Congresso Nacional, o que dificultava a aprovação de seus projetos. Entre as propostas de seu govêrno, estavam as chamadas Reformas de Base, que propunham reformas amplas, como a reforma agrária, bancária, fiscal, administrativa e universitária. Essas propostas provocavam descontentamento em alguns setores da elite e nos militares, que já articulavam um golpe para tomar o poder.

O fim do govêrno Jango

Depois de pouco mais de um ano de govêrno, Jango convocou um plebiscitoglossário para que o povo escolhesse o sistema de govêrno do país. Nesse plebiscito, a população optou pêla volta do presidencialismo. Apesar de assumir plenos poderes, havia muita instabilidade política, e Jango encontrava dificuldades para governar. Buscando conseguir mais apôio popular ao seu govêrno, no dia 13 de março de 1964, Jango fez um grande comício na cidade do Rio de Janeiro, reafirmando seu compromisso com as Reformas de Base e anunciando as primeiras desapropriações de fazendas para iniciar a reforma agrária.

Fotografia em preto e branco. Ao centro, homem usando terno. Ele está de pé em um palanque com microfone. Ao lado, uma mulher com cabelos presos, usando um vestido.
João gulár e sua espôsa, Maria Teresa, no comício na Central do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 13 de março de 1964.

êsse comício teve grande repercussão na mídia. As elites do país, representadas por setores como a indústria e o empresariado, temiam perder seus privilégios. Junto a isso, passou a ser difundida entre a população a ideia de que essas reformas do govêrno pudessem abrir caminho para um golpe comunista. Dessa maneira, muitos políticos de direita e setores conservadores da sociedade e grupos de militares começaram a alardear que só uma intervenção militar poderia conter o comunismo e salvar a democracia.

Respostas e comentários

Resgate com os alunos a atividade a respeito dos processos eleitorais democráticos, desenvolvida no início desta unidade. Após essa retomada, incentive-os a fazer uma análise da conjuntura política que resultou na instauração da ditadura civil-militar.

Nesse clima de temor generalizado, ocorreram diversas manifestações da sociedade civil em todo o Brasil. Uma das maiores ocorreu na cidade de São Paulo, no dia 19 de março de 1964, em uma das chamadas Marchas da Família com Deus pêla Liberdade. Essa marcha reuniu aproximadamente 500 mil pessoas nas ruas para protestar contra o govêrno de Jango. Houve marchas também no Rio de Janeiro e em outras capitais do país, com significativo número de pessoas.

Fotografia em preto e branco. Mulheres caminhando em uma rua, segurando um cartaz com o texto: O BRASIL NÃO SERÁ UMA NOVA CUBA.
Manifestantes durante a Marcha da Família com Deus pêla Liberdade ocorrida na cidade de São Paulo, em 19 de março de 1964.

O golpe de 1964

No final do mês de março de 1964, ocorreu uma revolta de marinheiros, que reivindicavam melhores condições de trabalho e aumento de salários. A revolta chegou ao fim após uma negociação, mas os militares ainda esperavam que os revoltosos fossem punidos. No entanto, o ministro da Marinha, indicado por Jango, contrariou essas expectativas e não os puniu.

êsse fato foi considerado um desrespeito à hierarquia da Marinha, desencadeando grande mobilização militar para a deposição do presidente da República. Com o apôio de diversos setores da sociedade civil, no dia 1º de abril de 1964 os militares ocuparam diversas capitais do país. Acompanhados de veículos blindados, êles se dirigiram ao palácio do Planalto, séde do govêrno em Brasília, e assumiram o poder, dando início a um período de ditadura civil-militar. Por causa do forte apôio da sociedade civil, alguns historiadores denominam a manobra militar que depôs o presidente e instaurou uma ditadura no Brasil por meio de um golpe civil-militar.

Fotografia em preto e branco. À esquerda, soldados em fileiras caminhando. À direita, tanques de guerra em uma rua.
Tanques e tropas do Exército ocupam a capital, Brasília, Distrito Federal, em 1º de abril de 1964.
Respostas e comentários

O conteúdo trabalhado nesta página permite aos alunos elaborarem argumentos que visam o respeito aos direitos humanos e ao exercício da democracia por todos com base na compreensão do que foi o golpe de 1964 e de suas consequências para a sociedade brasileira. Essa abordagem permite o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 6.

Sugestão de avaliação

Avalie os conhecimentos dos alunos acêrca do golpe de 1964 e suas consequências por meio da atividade proposta. Primeiro, informe-lhes que a visão sôbre o golpe e os governos militares não é compreendida consensualmente pêla sociedade, ainda que os historiadores tenham analisado o período com profundidade. Depois, peça-lhes que analisem algumas das reportagens indicadas a seguir, que tratam do golpe de 1964, orientando-os a discutir com os colegas o conteúdo de cada uma delas. Providencie cópias dessas reportagens e entregue-as aos alunos.

> Escolas militares consideram data como “reforma democrática de 1964”. O Tempo. Disponível em: https://oeds.link/qUQ2Ea. Acesso em: 28 março 2022.

> Golpe militar de 1964 completa 50 anos; relembre. gê um. Disponível em: https://oeds.link/Nx33KX. Acesso em: 28 março 2022.

Após essa discussão, sugira aos alunos que reflitam sôbre o tema “Para onde caminhou o país a partir de 1964” e que escrevam um texto sôbre a mudança política ocorrida a partir daquele ano e seus desdobramentos no decorrer do tempo, até os dias atuais. Verifique se os textos são coerentes, com introdução, desenvolvimento e conclusão, e se os alunos desenvolvem a argumentação em sua narrativa. Procure verificar também se os alunos identificam a cronologia dos acontecimentos e se relacionam as características do golpe de 1964, como o fato de ter sido um regime autoritário, imposto à sociedade. Comente que essas questões serão aprofundadas mais adiante, na unidade 6 dêste volume.

Glossário

Parlamentarismo
: sistema de govêrno em que o Poder Executivo é exercido por um gabinete de ministros formado no parlamento. No sistema parlamentarista, o poder do presidente da República fica bastante reduzido.
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Plebiscito
: consulta feita ao povo para decidir, por meio de votação, sóbre alguma questão importante para o país.
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