Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Cite duas das principais medidas do segundo govêrno de Vargas.
  2. De que maneiras a industrialização da década de 1950 afetou a vida da população brasileira? Cite exemplos de transformações ocorridas naquele período.
  3. Explique quem eram os candangos e quais eram suas condições de trabalho.
  4. Por que as propostas das Reformas de Base no govêrno de João gulár provocaram temor na elite brasileira?
  5. Quais eram as principais características da Bossa Nova?

Aprofundando os conhecimentos

6. O movimento do Cinema Novo se iniciou por volta de 1960, período de grande efervescência cultural no Brasil. Leia o texto a seguir que trata sôbre êsse movimento.

reticências O Nordeste, ao lado das favelas cariocas, era o tema preferido dêsse tipo de cinema, o que nem sempre agradava o público de classe média, acostumado ao glamour hollywoodiano. Mas a intenção era precisamente chocar não só o público médio brasileiro, mas também a visão dos estrangeiros sôbre o nosso país.

O princípio norteador do movimento era a “estética da fome”, título de um famoso manifesto escrito por Glauber Rocha, em 1965. O manifesto, diagnosticando a situação do cinema brasileiro e latino-americano, diz: “Nem o latino comunica sua verdadeira miséria ao homem civilizado, nem o homem civilizado compreende verdadeiramente a miséria do latino [Por isso somos] contra os exotismos formais que vulgarizam os problemas sociais.” reticências Glauber defendia a ideia de que a “fome” era o nervo da sociedade subdesenvolvida, denunciando um tipo de cinema que ora escondia, ora estilizava a miséria e a fome. Para êle, só o Cinema Novo soube captar essa “fome”, na fórma de imagens sujas, agressivas, toscas, cheias de violência simbólica: “O que fez o Cinema Novo um fenômeno de importância internacional foi justamente o seu alto nível de compromisso com a verdade; foi seu próprio miserabilismo, que, antes escrito pêla literatura de 1930 e agora fotografado pêlo cinema de 1960”. reticências

NAPOLITANO, Marco. 1964: história do regime militar brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015. página 25-26.

  1. Segundo o autor, qual era a intenção do Cinema Novo?
  2. O que Glauber Rocha critica em seu manifesto?
  3. De que maneira o Cinema Novo retratava a fome?
  4. Por que o Cinema Novo alcançou uma importância internacional?
Respostas e comentários

1. Resposta: Entre as principais medidas do segundo govêrno Vargas, os alunos podem citar a fundação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (bê êne dê é), a criação do Plano Nacional do Carvão e a criação da Petróleo Brasileiro ésse á (Petrobrás).

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta: A Bossa Nova, estilo musical criado na década de 1950, misturava o samba com o jazz estadunidense.

6. a) Resposta: Segundo o autor, a intenção do Cinema Novo era chocar não só o público médio brasileiro, mas também a visão dos estrangeiros sôbre o Brasil.

6. b) Resposta: Glauber denunciava o tipo de cinema que ora escondia, ora estilizava a miséria e a fome.

6. c) Resposta: Por meio de imagens sujas, agressivas, toscas, cheias de violência simbólica.

6. d) Resposta: O autor defende que a importância internacional do Cinema Novo se deu por conta de seu alto nível de compromisso com a verdade.

  • As atividades desta página aprofundam os conteúdos abordados no capítulo, trabalhando a construção do conhecimento sôbre aspectos políticos, sociais e econômicos do período de 1946 a 1964, bem como as mudanças urbanas e culturais ocorridas nessa época, desenvolvendo, dessa maneira, aspectos das habilidades ê éfe zero nove agá ih zero dois, ê éfe zero nove agá ih um sete e ê éfe zero nove agá ih um oito.
  • Ao trabalhar o texto da atividade 6 com os alunos, incentive-os a fazer uma leitura inferencial, de modo que reconheçam o tema abordado com base em seus conhecimentos prévios e na narrativa proposta pêlo autor. Com base nessas inferências, peça-lhes que façam a leitura das questões, verificando se conseguem respondê-las ou se ainda precisam retomar a leitura.
  • Caso os alunos demonstrem dificuldade na compreensão do texto, sugere-se a leitura coletiva. Nessa estratégia, propõe-se a um aluno que leia um parágrafo e, na sequência, outro aluno explique o que acabou de ser lido, incentivando, assim, a atenção, a análise e a interpretação por parte dos alunos.

Respostas

2. A industrialização afetou os hábitos da população da década de 1950, que se modificaram por causa da ampliação do acesso a produtos como geladeiras, máquinas de lavar, fogão a gás, itens de higiene e de beleza.

3. Candango era o nome dado aos operários que trabalhavam nas construções de Brasília. êles enfrentavam condições de trabalho ruins, pois não recebiam equipamentos de segurança e enfrentavam jornadas longas de trabalho, sendo comum a ocorrência de acidentes.

4. Quando Jango apresentou a reforma agrária e a estatização de empresas em um conjunto de propostas conhecido como Reformas de Base, alguns setores industriais, o empresariado e grande parte da classe média brasileira temeram perder seus privilégios.

Metodologias ativas

A seção Organizando os conhecimentos pode ser trabalhada por meio da metodologia ativa quiz, transformando-se em um jôgo de perguntas e respostas no qual os alunos podem ser organizados em grupos e cada um pontua de acôrdo com as respostas corretas. Para isso, veja orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual.

7. Analise o anúncio publicitário a seguir e responda às questões.

Cartaz. Na parte inferior, o texto: NOVO TOQUE DE ELEGÂNCIA NA MODERNA PAISAGEM BRASILEIRA. SIMCA CHAMBORD. Acima, fotografia. À esquerda, um carro vermelho. Ao fundo, edifício com várias colunas semelhantes à triângulos e fachada de vidro. Ao lado, duas mulheres, usando vestido, caminham entre as colunas.

Cartaz publicitário veiculado na revista O Cruzeiro, de 24 de dezembro de 1960.

  1. Qual é o produto que está sendo anunciado? Identifique-o e descreva a imagem.
  2. Discuta com os colegas a expressão “moderna paisagem brasileira”, relacionando-a com o contexto vivido no país durante o govêrno de Juscelino Kubitschek.
  3. De que maneira êsse anúncio pretendia influenciar as pessoas a comprar o produto? Explique sua resposta com base no que você estudou neste capítulo e em elementos da imagem.
  4. Em casa, converse com seus pais e, juntos, reflitam sôbre as estratégias das campanhas publicitárias atuais. Como elas buscam influenciar o público nos dias de hoje?
Respostas e comentários

7. a) Resposta: O produto anunciado é um automóvel. êsse produto aparece no centro do anúncio, em meio à paisagem da cidade de Brasília. Há também a presença de duas mulheres que parecem apreciar a paisagem.

7. b) Resposta pessoal. O contexto vivido pêlo Brasil durante o govêrno de Jota Ka foi caracterizado por tentativas de construir uma identidade ligada à ideia de modernidade e desenvolvimentismo, promovendo construções como a cidade de Brasília, investimentos na industrialização e incentivo ao consumo.

7. c) Resposta nas orientações ao professor.

7. d) Resposta pessoal. Espera-se que êles percebam que atualmente muitas campanhas publicitárias ainda apresentam a mesma estratégia de publicidade das décadas de 1950 e 1960, buscando influenciar o consumidor por meio de representações de ideais de beleza.

  • A atividade 7 permite desenvolver aspectos da Competência específica de História 3 ao propor algumas questões com base em um documento – imagem de cartaz – para que os alunos possam interpretá-lo, analisá-lo, descrevê-lo e, posteriormente, construir suas respostas. Igualmente, pêlas questões que levanta e as possibilidades de discussões delineadas, permite aos alunos que compreendam procedimentos norteadores da produção historiográfica no caso específico das críticas às fontes iconográficas, contemplando a Competência específica de História 6.
  • No item d desta atividade, sugere-se a exploração de diferentes fontes de informação por parte dos alunos, incluindo seus familiares, o que contribui para ampliar seu repertório.

Resposta

7. c) O anúncio pretendia influenciar os consumidores caracterizando o carro como símbolo de elegância e modernidade. Para tal, recorre ao contexto urbano de Brasília e às duas mulheres, que podem ser consideradas representantes de um ideal de beleza difundido na época.

O tema é reticências

Diversidade cultural e Educação em direitos humanos

O respeito à cultura nordestina

Como vimos nesta unidade, a migração de nordestinos ocorreu em diferentes momentos da história do Brasil. Atualmente, existem nordestinos vivendo em todas as regiões do país. Ao migrar, essas pessoas levam consigo toda a riqueza cultural do Nordeste.

A cultura nordestina é fruto da mistura de tradições indígenas, africanas e europeias. São exemplos das expressões culturais do Nordeste danças folclóricas, artesanatos regionais, ritmos musicais, pratos típicos e diferentes gêneros textuais.

Discriminação contra nordestinos

De diferentes maneiras, a cultura nordestina está presente em todo o Brasil. Mesmo assim, por causa do desconhecimento da história e da cultura do Nordeste ou até mesmo pêla falta de noções básicas de respeito aos direitos humanos, muitas pessoas discriminam os nordestinos.

Leia, a seguir, algumas manchetes de notícias que se referem a êsse assunto.

Procuradoria recebe 85 denúncias por ataques virtuais a nordestinos

Disponível em: https://oeds.link/lMFO4J. Acesso em: 14 mar. 2022.

Miss Brasil sofre preconceito na internet por ser nordestina

Disponível em: https://oeds.link/IbvxWJ. Acesso em: 14 mar. 2022.

“Anonimato” na internet

Muitas pessoas disseminam na internet, diariamente, ameaças, difamações e manifestações de preconceito de todos os tipos contra nordestinos, contra negros, contra homossexuais, de fórma anônima, por acreditar que estão protegidas pêlo anonimato e que os atos que praticam não lhes trarão consequências.

Porém, nos últimos anos, por causa do aumento dêsses tipos de ataques, foram criadas leis específicas para os chamados crimes virtuais. Uma das primeiras punições ocorreu em 2010, em São Paulo, quando uma estudante universitária incitou, por meio de uma rede social, ódio contra nordestinos. Ela foi condenada e teve de prestar serviços comunitários, além de pagar uma multa.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Valorizar as culturas nordestinas brasileiras por intermédio de suas manifestações culturais.
  • Reconhecer a existência de discriminação aos nordestinos baseada em estereótipos e discutir a importância do respeito a todos os indivíduos.

  • Esta seção possibilita o trabalho com os temas contemporâneos transversais Diversidade cultural e Educação em direitos humanos ao discutir questões que envolvem a valorização da diversidade cultural brasileira e ao propor reflexões e atitudes de combate ao preconceito.
  • Como abordagem inicial, sugira aos alunos que analisem a ilustração das páginas, na qual cordéis são representados, e aproveite para estabelecer uma articulação com o componente curricular de Língua Portuguesa. Convide o professor dêsse componente curricular e organizem uma abordagem conjunta da seção, trabalhando o cordel como gênero textual. Assim, primeiro, indague-os a respeito dêsse gênero, se êles sabem do que se trata, quais são as origens do cordel e suas características. Depois, explique que os livretos são chamados “cordéis” e representam um gênero literário popular, típico da tradição nordestina.
  • Comente com êles que o têrmu “cordel” refere-se ao fato de que esses livrinhos normalmente são expostos para venda em varais feitos com cordas e, por isso, recebem essa denominação. Os textos são apresentados em fórma de poemas rimados, muitos deles ilustrados com xilogravuras (técnica que utiliza relêvo sôbre madeira como matriz para produzir a ilustração), e trazem temas diversos, como o cotidiano, personagens da política, tradições populares, narrativas de ficção, entre outros.

Como denunciar?

O site ceifernéti Brasil é um dos meios pêlo qual é possível fazer denúncias de crimes cometidos na internet e meios digitais.

Todos os dias são recebidas inúmeras denúncias, divididas por temas, por exemplo, racismo, homofobia, maus-tratos contra animais, intolerância religiosa, entre outros. Acesse o site e saiba como funciona: SafernetBrasil. Disponível em: https://oeds.link/kqJmhE. Acesso em: 23 fevereiro 2022.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Em grupo’.

1. Em grupo, façam um levantamento de casos de discriminação sofridos por pessoas de origem nordestina. Pesquisem também quais são as principais instituições que recebem denúncias de violações dos direitos humanos na internet.

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Converse com os colegas sôbre elementos da cultura nordestina que fazem parte do dia a dia dos brasileiros de modo geral. Depois, façam uma votação e escolham um tema para ser apresentado em sala de aula.

Ilustração. Um varal com cordéis pendurados. À esquerda, cordel com duas pessoas dançando com o título: FREVO. À direita, um homem com chapéu e acordeão com o título: LUIZ GONZAGA.
Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

O conteúdo desta página aborda os ataques virtuais aos grupos sociais de origem nordestina e propõe algumas reflexões sôbre como é possível agir para combater esses crimes e promover as culturas nordestinas. Trabalhar êsse assunto oferece espaço para que os alunos possam desenvolver uma consciência crítica sôbre o uso das plataformas digitais de informação de maneira ética e reflexiva, o que contempla aspectos da Competência geral 5. O pensamento computacional também pode ser desenvolvido, tendo em vista que é proposta aos alunos a navegação pêlo site para conhecerem seu funcionamento, mobilizando, assim, o raciocínio lógico e o reconhecimento de padrões nessa plataforma.

Respostas

1. Leve os alunos até a sala de informática ou à biblioteca da escola ou do município para que façam o levantamento das notícias e das instituições responsáveis por receber denúncias de violação dos direitos humanos. Oriente-os a averiguar o desfecho dêsses casos, na tentativa de descobrir o que ocorreu com os agressores. Em sala de aula, oriente a conversa para que os alunos possam elencar atitudes que evitem o preconceito contra as culturas nordestinas. Se necessário, cite alguns exemplos, como evitar os estereótipos, muitas vezes divulgados em programas de televisão; valorizar as expressões e os modos de falar peculiares dos diferentes estados nordestinos; conhecer as culturas da Região Nordeste, como a literatura, a música, os costumes; assistir a filmes, documentários e programas televisivos produzidos nos estados nordestinos; conversar com pessoas nordestinas, com atitude de respeito e de troca cultural etcétera

2. Resposta pessoal. Faça uma votação em sala de aula para que os alunos escolham qual elemento das culturas nordestinas êles gostariam de apresentar. Caso escolham alguma dança, peça-lhes que pesquisem como ela deve ser feita, os passos principais, os tipos de roupas e de música, para que possam executá-la no momento mais conveniente da aula. Na escolha de um prato típico, peça que pesquisem uma receita e auxilie-os na preparação do prato. No caso dos cordéis, sugira que montem os pequenos livretos em papel sulfite, ilustrando-os e criando os versos. Aproveite para estabelecer um momento de sociabilidade e de valorização da criatividade dos alunos.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Durante o período ditatorial da Era Vargas, destacou-se uma série de medidas em favor dos trabalhadores, que ficaram conhecidas com Consolidação das Leis Trabalhistas (cê éle tê), de 1943. Em uma folha de papel avulsa, explique as resoluções relacionadas aos itens mencionados a seguir, contrastando-as com a realidade anterior a promulgação dessas leis, e com a realidade atual.
    1. Redução da jornada de trabalho
    2. Férias e dias de descanso
    3. Sindicatos
  2. A partir de 1945, o Brasil retomou a democracia. A respeito dêsse período, em uma folha de papel avulsa, indique o período de govêrno e quais foram os principais destaques dos seguintes mandatos:
  • Eurico Gaspar Dutra
  • Getúlio Vargas
  • Juscelino cubishéqui
  • Jânio Quadros
  • João gulár

3. Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.

A partir de então, incontáveis instituições tiveram que mudar de nome mais do que depressa caso houvesse qualquer alusão ao Eixo. O Esporte Clube Germânia, por exemplo, agremiação de raízes alemãs, passou a se chamar Esporte Clube Pinheiros. O Palestra Itália de Minas Gerais, já bastante tradicional no Brasil, virou Esporte Clube Cruzeiro. E com o Palestra Itália (sediado na capital de São Paulo) não seria diferente.

reticências No dia 14 de setembro de 1942, Ítalo Adami reuniu os dirigentes palestrinos para oficializar o novo nome do clube, que, por sugestão do Sr. Mário Minervino (membro da diretoria palestrina), passou a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras.

A ARRANCADA heroica. Site Oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras. Disponível em: https://oeds.link/ZlMK2O. Acesso em: 19 fevereiro 2022.

  1. Por que as instituições brasileiras, como os clubes de futebol, tiveram que trocar de nome?
  2. Como o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial? A qual grupo o país se aliou?
  3. De que maneira a entrada do Brasil no conflito pode ser vista como uma ação contraditória?
Respostas e comentários

1. a) Resposta: Definição da jornada de trabalho diária de 8 horas e pagamento de horas extras.

1. b) Resposta: Direito a férias e descanso semanal remunerados.

1. c) Resposta: Regulamentação de sindicatos para todas as categorias profissionais, sendo reconhecidos aqueles vinculados ao Estado.

2. Resposta: Eurico Gaspar Dutra. 1946 - 1951: Repressão ao comunismo, constituição de 1946.

2. Resposta: Getúlio Vargas. 1951 – 1954: Políticas de desenvolvimento, criação do BNDE, da Petrobrás, e do Plano de Valorização Econômica da Amazônia.

2. Resposta: Juscelino cubishéqui. 1956 – 1960: Plano de Metas direcionado aos transportes, energia, alimentação, educação e indústrias de base; Construção de Brasília.

2. Resposta: Jânio Quadros. 1961: Política econômica conservadora, renúncia.

2. Resposta. João gulár. 1961 – 1964: Plebiscito pêlo presidencialismo, Reformas de base, Golpe civil-militar.

3. a) Resposta nas orientações ao professor.

3. b) Resposta nas orientações ao professor.

3. c) Resposta: A entrada do Brasil no conflito ao lado dos Aliados pode ser vista como uma contradição porque o govêrno de Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, aliava-se às práticas fascistas da Itália e da Alemanha, como o culto ao líder, a propaganda política e o militarismo.

1. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos compreendem o contexto que levou à consolidação da cê éle tê, relacionam algumas de suas resoluções com a realidade atual e identificam o papel do trabalhismo, desenvolvendo, assim, aspectos da habilidade ê éfe zero nove agá ih zero seis da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade para responder à questão, peça-lhe que retome o conteúdo referente aos antecedentes da implantação da cê éle tê, bem como os benefícios obtidos com sua promulgação. Ao retomar o assunto, oriente-o a relacioná-lo com alguns dos direitos dos trabalhadores ainda presentes na atualidade e, depois, peça-lhe que tente resolver a atividade novamente.

2. e 3. Objetivos

Estas atividades possibilitam avaliar a compreensão dos alunos quanto ao período do trabalhismo e os governos em vigência nos períodos que se sucederam ao ano de 1946, além dos processos sociais, econômicos, culturais e políticos dêsse respectivo contexto, o que desenvolve as habilidades ê éfe zero nove agá ih zero seis e ê éfe zero nove agá ih um sete da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldades, retome com a turma os governos mencionados na atividade 2 pedindo-lhes que conversem entre si sôbre suas principais características, para que, depois, tente responder à questão novamente. Na atividade 3, é possível primeiro incentivar a leitura inferencial solicitando aos alunos que explicitem sua compreensão com base na primeira interpretação que fizerem do texto. Posteriormente, retome com êles as questões, pedindo-lhes que as respondam novamente.

Respostas

3. a ) As instituições brasileiras tiveram de trocar de nome porque foram fundadas por comunidades de imigrantes vindas da Itália, da Alemanha ou do Japão. Em 1942, o Brasil rompeu suas relações com os países do Eixo, aumentando as dificuldades para os membros dessas comunidades que viviam no país.

b ) Resposta: O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados devido principalmente a uma série de pressões econômicas dos Estados Unidos. Vargas criou a fôrça Expedicionária Brasileira, a féb, enviando soldados para os combates na Europa. Além disso, o presidente permitiu aos Estados Unidos que instalassem uma base aérea no Rio Grande do Norte para controlar suas atividades no oceano Atlântico.

4. Leia o texto a seguir.

No Brasil, desde a década de 1980, o movimento indígena se fortaleceu e é crescente o número de organizações indígenas de atuação local, regional e nacional. Estas organizações passaram a ser protagonistas nos processos de luta pêla conquista e garantia dos direitos dos povos indígenas e na execução de projetos comunitários de geração de renda, gestão territorial, manejo florestal, agroextrativismo, educação, saúde. Atualmente existem mais de mil organizações indígenas, dêsse total, cêrca de 9% são organizações de mulheres.

reticências

Cada qual à sua maneira, local ou regionalmente, as mulheres indígenas têm se organizando coletivamente para lutar pêla demarcação de seus territórios, pêla geração de renda, contra todo tipo de violência, e, fundamentalmente, pêla manutenção dos valores e direitos de seus povos.

ORGANIZAÇÕES de Mulheres Indígenas no Brasil: resistência e protagonismo. Instituto Socioambiental, 5 agosto 2020. Disponível em: https://oeds.link/RzC2vQ. Acesso em: 23 fevereiro 2022.

Agora, responda às questões a seguir.

  1. Qual é a importância dos movimentos indígenas no Brasil?
  2. De acôrdo com o texto, qual é a atuação das mulheres no movimento indígena?
  3. Com base no seu conhecimento sôbre a história dos povos indígenas na Era Vargas e no período tratado no texto, aponte em uma folha de papel avulsa as principais diferenças entre esses períodos.
  1. Leia as afirmações sôbre o intervalo democrático no Brasil entre 1945 até 1964 e copie a resposta correta.
    1. Após retornar à presidência em 1950, Getúlio Vargas não buscou o apôio das classes operárias e nada fez pêla indústria de base, favorecendo apenas os grandes proprietários de terra.
    2. O govêrno de Juscelino cubishéqui foi marcado pêlo Plano de Metas, conhecido pêlo slogan “Cinquenta anos em cinco”, e tinha o objetivo de acelerar o processo de modernização do Brasil.
    3. No govêrno de Jânio Quadros, foram desenvolvidas algumas reformas de base, como o aumento do salário mínimo e a reforma agrária, agradando tanto os setores da elite como o da classe média.
    4. Apoiado por setores da elite e pelos militares, o govêrno de João Goulart foi marcado pêla estabilidade política, o que acelerou o crescimento industrial e econômico do país.
Respostas e comentários

4. a) Resposta nas orientações ao professor.

4. b) Resposta nas orientações ao professor.

4. c) Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta: Alternativa b.

4. Objetivo

Esta atividade avalia se os alunos desenvolveram uma consciência crítica a respeito da situação dos indígenas na atualidade, refletindo sôbre suas lutas, políticas governamentais e ações incentivadas pêla economia que impactam na vida dêsses povos, além da preservação de seus direitos e culturas, o que favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih zero sete, da Competência específica de História 4 e da Competência geral 6 da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldade, promova uma roda de conversa com os alunos para a leitura do texto. Os questionamentos poderão orientar a reflexão e a argumentação a respeito da temática indígena, levando os alunos a compreender as pautas dêsses povos e sua relação com o tempo presente.

Respostas

4. a ) O movimento indígena atua nacionalmente e localmente na luta pêla conquista e manutenção dos direitos constitucionais. Além disso, atua na execução de projetos comunitários de geração de renda, gestão territorial, manejo florestal, agroextrativismo, educação e saúde.

b ) As mulheres indígenas têm se organizado coletivamente para lutar pêla demarcação de seus territórios, pêlo reflorestamento das terras brasileiras, pêla geração de renda, contra todo tipo de violência, sobretudo contra as mulheres, e pêla manutenção dos valores e direitos de seus povos.

c ) Espera-se que os alunos percebam que, desde a época do Estado Novo até a atualidade, os povos indígenas, por meio de luta e mobilização social, conquistaram direitos e têm pautas sociais que visam à busca por melhor qualidade de vida, dignidade e respeito aos seus modos de vida e suas tradições.

5. Objetivo

Esta atividade possibilita avaliar a compreensão dos alunos quanto aos processos, mecanismos e transformações que ocorreram no Brasil entre 1946 e 1964, estando, assim, aptos a intervir em suas realidades, o que contribui para desenvolver parte da Competência específica de História 1.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldade, peça-lhe que retome a leitura das alternativas, identificando cada uma das que forem incorretas e onde está o êrro. Por meio dessa dinâmica, os alunos poderão identificar carência de dados ou fragilidades argumentativas nas frases que estiverem incorretas.