As principais reformas empreendidas no novo govêrno, sob o comando de Fidel Castro, foram a nacionalização de terras, bancos e outras empresas privadas, a reforma agrária e as melhorias nos serviços públicos, principalmente nas áreas de educação e saúde.

Com a vitória da revolução, Cuba recebeu apôio soviético. Em resposta, no início da década de 1960, os Estados Unidos romperam relações diplomáticas com o govêrno cubano e impuseram um embargo ao país, ou seja, um bloqueio das relações comerciais que havia entre êles, com o objetivo de prejudicar Cuba.

Cartaz. Na parte superior, o texto: VIVA CUBA. TERRITORIO LIBRE DE AMÉRICA. Abaixo e ao centro, um homem erguendo uma arma. Ao redor, outros homens.
Cartaz em apôio à Revolução Cubana, de 1959. Na inscrição, lê-se “Viva Cuba, território livre da América”.

A crise dos mísseis

O mês de outubro de 1962 foi um dos mais tensos da Guerra Fria. Nessa época, os Estados Unidos e a União Soviética haviam instalado mísseis em suas bases militares na Turquia e em Cuba, respectivamente.

Essas armas podiam atingir rapidamente o país rival, o que gerou temor de ataques de ambos os lados.

Após alguns dias de extrema apreensão, estabeleceu-se um acôrdo em que os dois países se comprometiam com a retirada dos mísseis.

Fotografia em preto e branco. Vista aérea. Há algumas estradas cortando a área. Entre elas, há alguns amontoados de mísseis e veículos. Ao redor, vegetação. No canto superior, à direita, um mapa.
Foto aérea produzida em 1962 pêlo serviço secreto estadunidense retratando a base de lançamento de mísseis nucleares instalada em sân Cristóbal, Cuba. No canto direito superior, vemos o mapa que indicava a localização exata na ilha onde os mísseis estavam instalados.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que no ano de 2015 Cuba e os Estados Unidos retomaram as relações diplomáticas, colocando em votação no Congresso estadunidense a questão do rompimento do embargo econômico imposto aos cubanos. Por outro lado, Raúl Castro, irmão de Fidel Castro (que esteve no poder de 1959 a 2008, quando renunciou por problemas de saúde – atualmente o cargo de presidente é exercido por Miguel días canél, eleito em 2018), comprometeu-se a libertar o estadunidense Alan Gross, preso em seu país. Apesar do cenário, Raúl Castro afirmou que a nação cubana não passaria por mudança em seu sistema político, ou seja, que o socialismo não seria desestruturado. Esses avanços no diálogo entre Estados Unidos e Cuba foram, contudo, freados com a eleição do republicano dônald tramp, em 2016. No ano de 2022, durante a gestão do democrata Joe Biden, o diálogo foi retomado, com o anúncio de que os Estados Unidos flexibilizariam algumas restrições impostas a Cuba, entre elas o aumento da quantidade de voos entre os países, além da autorização de viagens a outras cidades da ilha, não mais somente a Havana.
  • Os alunos podem exercitar suas habilidades de reflexão e análise crítica com a interpretação do significado do cartaz. êles devem considerar as expressões das pessoas retratadas e a frase, que significa em português “Viva Cuba, território livre da América”, e relacioná-las com o contexto abordado. Assim, é possível desenvolver aspectos da Competência geral 2.

Movimentos de contracultura

Durante a Guerra Fria, principalmente nas décadas de 1950 e 1960, jovens de diferentes lugares do mundo passaram a contestar o modo de vida vigente nas sociedades ocidentais. Esses jovens criticavam o consumismo e o papel tradicional atribuído a mulheres e homens, propondo novas maneiras de viver e de se relacionar.

Essas manifestações de contestação ocorreram especialmente nos Estados Unidos e na Europa Ocidental e ficaram conhecidas como movimentos de contracultura.

Os beatniks

O movimento beatnik, surgido na década de 1950 nos Estados Unidos, foi um dos mais influentes movimentos de contracultura. Os beatniks criticavam o moralismo estadunidense e propunham mais liberdade nas relações pessoais. êsse movimento teve forte expressão na literatura e abordava temas que escandalizaram a sociedade da época, como a homossexualidade e o uso de drogas que provocam estados alterados de consciência. Entre seus principais expoentes, estavam Álan Ginsberg, Uilian Burroughs e Djék Kerouac.

O movimento hippie

Um dos movimentos de contracultura mais conhecidos que surgiu na década de 1960 foi o movimento hippie. Influenciado pelos beatniks, os membros dêsse movimento criticavam o sistema capitalista e a sociedade de consumo, entre outras questões.

êles usavam cabelos compridos e roupas coloridas; viviam, geralmente, em comunidades; defendiam a liberdade sexual; e apoiavam movimentos em defesa da igualdade de gênero e da conquista de direitos para os afrodescendentes. Duas frases eram associadas a êsse movimento: “Paz e amor” e “Proíbam as bombas”.

Fotografia em preto e branco. Pessoas, fantasiadas com camuflagem, capacetes e outros objetos, estão segurando cartazes com o texto: GET VIETNAM OUT OF.
Manifestação ligada ao movimento hippie exigindo a saída dos Estados Unidos da Guerra do Vietnã, em São Francisco, Estados Unidos, 1969.
Respostas e comentários

Atividade a mais

  • Sugira aos alunos uma pesquisa sôbre as diferentes fórmas de manifestação relacionadas aos movimentos de contracultura nas artes, na música, na literatura, entre outras.
  • Para desenvolver a atividade, divida a turma em duplas, de acôrdo com o número de pesquisas que serão feitas. Disponibilize algumas revistas que possam ser recortadas, indique também sáites e livros que abordem os movimentos de contracultura. Peça às duplas que pesquisem textos relacionados ao tipo de manifestação escolhida e também imagens do artista e de sua obra. Esses recortes e textos deverão ser organizados e colados em algum suporte para a formação de um painel, como papel kraft.
  • Em uma data combinada, as duplas deverão apresentar o material pesquisado, contribuindo para a construção de um conhecimento coletivo e colaborativo.

  • É possível abordar a Competência geral 3 ao trabalhar com os movimentos de contracultura, permitindo ao aluno o contato com esses movimentos, suas particularidades e incentivando a valorização da fruição das diferentes manifestações artísticas oriundas dêsse contexto.
  • Ressalte aos alunos que o movimento hippie discutiu diversos temas importantes e levou a acontecimentos contemporâneos, assim como se posicionou diante deles. Comente também que o lema dêsse movimento, “Paz e amor”, representa algumas de suas reivindicações, como o antimilitarismo e a igualdade. Além disso, outro lema dos hippies era “Proíbam a bomba”, que se tratava de uma crítica ao desenvolvimento nuclear daquele contexto.

Movimento negro e a luta por direitos civis

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

De que maneira podemos combater o racismo na atualidade? Converse com os colegas sôbre isso.

Na década de 1950, havia nos Estados Unidos uma forte segregaçãoglossário racial em diversos estados, principalmente nos estados da região sul do país. As pessoas negras eram proibidas de frequentar escolas e restaurantes reservados a pessoas brancas. No transporte público, elas deviam sentar-se nos bancos da parte traseira e, se necessário, deveriam ceder lugar para os brancos se sentarem.

Em 1955, uma mulher negra, Rosa Parcs, negou-se a ceder seu lugar a uma pessoa branca em um ônibus da cidade de Momgomery , no Alabama, Estados Unidos. O ato foi considerado desobediência e ela foi presa pêla polícia.

Fotografia em preto e branco. Interior de um ônibus. Na parte da frente, mulheres e homens brancos sentados. Na parte traseira, mulheres e homens negros sentados.
Interior de um ônibus em Atlanta, Estados Unidos, em 1956.

êsse episódio levou à mobilização contra a segregação racial nos Estados Unidos. Ativistas negros organizaram um boicote ao transporte público de Momgomery . Entre os ativistas que se destacaram, estava Mártin Lúter Quíngui (1929-1968), que era pastor de uma igreja batista da cidade.

Incentivando a resistência pacífica, Lúter Quíngui liderou a luta por direitos civis, defendendo que pessoas de diferentes origens poderiam conviver pacificamente. Assim, diversos ativistas negros passaram a praticar ações de desobediência civil, frequentando locais exclusivos para pessoas brancas, entre outras ações.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reflitam sôbre maneiras de lutar contra o racismo na atualidade, reconhecendo que êsse tipo de combate é uma responsabilidade de toda a sociedade brasileira e cada um deve fazer sua parte, dentro de seus limites.

  • Estudar a resistência da população negra e sua luta por direitos e mais dignidade permite aos alunos ter contato com diferentes vivências culturais, promovendo assim atitudes cidadãs com consciência crítica e responsabilidade e favorecendo, dessa maneira, o desenvolvimento de aspectos da Competência geral 6.
  • Ao discutir a abordagem proposta pêla questão 1, retome com os alunos o conceito de racismo, questionando-os sôbre a importância de combatê-lo. Incentive-os a indicar fórmas diversas de manifestação racista, desde o preconceito no mercado de trabalho, passando pêla marginalização da sociedade negra no Brasil, até o apontamento de características fenotípicas que são consideradas negativas pêlo senso comum. Em seguida, promova com os alunos uma chuva de ideias, anotando na lousa todas as fórmas de combate ao racismo que êles conhecem na atualidade, como a promoção de cotas em universidades e concursos públicos, a realização de concursos de beleza negra, a ampliação do debate sôbre racismo nas mídias, a caracterização de racismo como crime e o aumento de artistas e modelos negros na televisão e no cinema em papéis de destaque. Por fim, leve os alunos a refletir de que fórma êles próprios podem combater o racismo em seu cotidiano.

Após uma intensa reação de setores mais conservadores da sociedade estadunidense, os movimentos liderados por Lúter Quíngui conseguiram abolir a segregação racial nos Estados Unidos. Em 1964, êle recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu ativismo. Em 1968, Lúter Quíngui foi assassinado, mas seu exemplo serviu de inspiração na luta por direitos para a população negra em todo o mundo.

Fotografia em preto e branco. Em primeiro plano, um homem negro usando terno. Ele está de pé, de costas, com os braços estendidos para o lado. Ao fundo, vários homens negros, vestindo terno, estão de mãos dadas e caminhando em uma rua. Atrás, outras pessoas os seguem com cartazes.
Mártin Lúter Quíngui (primeiro na linha de frente da esquerda para direita) participando de manifestação que exigiu o fim da segregação racial e mais empregos para a população negra. Washington, Depois de Cristo, Estados Unidos, 1963.

Outros movimentos de resistência

Durante a década de 1960, surgiram também outras lideranças que propunham estratégias diferentes para a conquista de direitos civis, como o ativista Malcolm équis (1925-1965), que era contra a resistência pacífica e pregava o uso da violência para autodefesa da população negra. Por muito tempo êle não acreditou na possibilidade de união entre pessoas brancas e negras, mudando de opinião apenas no final de sua vida. Após liderar diversas manifestações favoráveis aos direitos de pessoas negras, êle foi assassinado em 1965.

Em 1966, foi fundado o Partido Pantera Negra para Autodefesa, que defendia o uso de armas para reagir à brutalidade da polícia contra a população negra. Entre as décadas de 1960 e 1970, os membros do movimento entraram em confronto com a polícia diversas vezes. Aos poucos, êles passaram a se dedicar mais a serviços sociais nas comunidades formadas por pessoas negras.

Fotografia em preto e branco. Pessoas negras em uma rua segurando cartazes.
Protesto contra a prisão de membros do Partido Pantera Negra para Autodefesa, na cidade de Nova iórque, Estados Unidos, 1969.
Respostas e comentários

Atividade a mais

  • Se julgar conveniente, você pode iniciar o trabalho com o tema destas páginas de uma maneira diferente, assistindo com os alunos ao filme Selma: uma luta pêla igualdade, que aborda a campanha de Mártin Lúter King , no estado do Alabama, em 1965, em busca da garantia de direitos iguais de voto para os negros. Isso aconteceu com uma marcha entre as cidades de sélma e Momgomery ,
  • Após assistirem ao filme, peça aos alunos que elaborem uma resenha crítica sôbre êle abordando as imposições à população negra dos Estados Unidos na época e como isso afetava seu cotidiano. Oriente-os a tratar também das necessárias resistências dessas populações para que o contexto de segregação racial chegasse ao fim no país.
  • Na sequência, retome o tema da página e promova uma conversa a fim de que os alunos relacionem o assunto à temática do filme.

> Selma: uma luta pêla igualdade. Direção de áva DuVernay. Estados Unidos: 2012 (128 minutos).

Movimentos pelos direitos civis nos Estados Unidos na atualidade

Nos últimos anos, surgiram novos movimentos de luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Em 2013, foi criada a organização não governamental Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). O movimento surgiu após o assassinato do adolescente negro Trayvon Mártin, em 2012, por um policial branco, no estado da Flórida, enquanto a vítima voltava para casa depois de comprar doces. O policial foi absolvido em seu julgamento, dando origem às manifestações.

O Black Lives Matter busca desenvolver núcleos regionais capazes de intervir nas diversas fórmas de violência exercidas contra a comunidade negra do país. Aos poucos, êle ganhou notoriedade internacional, transformando-se em um modo de protesto contra todas as fórmas de racismo e de luta pelos direitos civis da população afrodescendente de todo o mundo.

êsse processo tornou-se ainda mais visível em maio de 2020, quando djêordji Flóid, cidadão afrodescendente, foi morto na cidade de mineápoli depois de uma abordagem violenta de policiais brancos. Sua morte levou a inúmeros protestos contra o racismo, tanto nas ruas e quanto nas redes sociais, vinculadas à hashtag #BlackLivesMatter.

No Brasil, o movimento também ganhou fôrça. Segundo pesquisas, um jovem negro é morto a cada 23 minutos no país. Entre os casos mais recentes, estão o da menina Ágatha Félix, de 8 anos, que foi baleada no Rio de Janeiro quando retornava para casa, em 2019; e do menino João Pedro, de 14 anos, que morreu após ser baleado por um policial na porta de sua casa em São Gonçalo, em 2020.

Por meio do respeito, somos capazes de perceber a importância de diversos movimentos sociais, como a luta pêla igualdade de direitos civis em nosso país e no mundo.

Fotografia. Pintura em vitral destacando o busto de três personalidades negras. À direita, o busto de Tony com o texto: JUSTICE FOR TONY;  no meio o busto de George e o texto: JUSTICE FOR GEORGE e, à direita, o busto de Breonna e o texto: JUSTICE FOR BREONNA. Abaixo de cada pintura, há o texto: REST IN POWER.
Mural pintado por Leslie Barlow que representa três afro-americanos mortos por policiais em 2020: Tôni McDade, djêordji Flóid e Breonna têilor. Minessota, Estados Unidos, em 2020.
Respostas e comentários
  • Explique aos alunos que o movimento Black Lives Matter surgiu em 2013, como uma iniciativa de três ativistas estadunidenses que já lutavam pelos direitos de suas categorias: Alicia garça era membro da aliança nacional de trabalhadoras domésticas; Patrisse Cullors era uma das lideranças da coalização contra a violência policial na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia; e Opal tométi compunha a aliança negra pêla imigração justa. Atualmente, o Black Lives Matter deixou de ser um movimento local e se tornou uma fundação mundial, que tem como objetivo acabar com a supremacia branca e criar poderes locais capazes de intervir na violência contra as comunidades negras, seja ela realizada pêla polícia, pêlo Estado ou por grupos civis.
  • Durante o trabalho com a seção, questione os alunos sôbre o conhecimento que êles têm a respeito dos movimentos de luta pelos direitos das comunidades negras em sua região ou em âmbito nacional. Anote as contribuições dos alunos na lousa. Se possível, solicite a êles que façam uma breve pesquisa sôbre esses movimentos, compartilhando o conhecimento com os colegas em sala de aula.
  • Ressalte aos alunos a importância do respeito aos diversos movimentos sociais em prol da igualdade de direitos civis.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. O que foi a Guerra Fria? Por que ela recebeu êsse nome?
  2. Quais eram as duas potências da Guerra Fria? Dê exemplos de fatos que marcaram a rivalidade entre elas.
  3. Explique o que foi a Doutrina Trúman e o Plano márchal.
  4. O que as duas potências da Guerra Fria queriam demonstrar com a corrida espacial?
  5. O que foi a crise dos mísseis? Explique por que êsse episódio foi considerado um dos mais tensos da Guerra Fria.
  6. Escreva um pequeno texto no caderno usando as palavras a seguir.
  • Preconceito
  • Segregação racial
  • Direitos civis
  • Estados Unidos

Aprofundando os conhecimentos

7. Leia o texto a seguir e, depois, responda à questão.

Apesar de usualmente não receber tal tratamento, o têrmu negro também é um conceito, uma construção discursiva com significados bem específicos em nossa sociedade. Essa palavra, que designa originalmente côr, tem no mundo ocidental uma conotação social ao se referir aos africanos e seus descendentes na América e na Europa. No Ocidente, tal conotação possui caráter pejorativo e preconceituoso, mas não deixa de ser uma construção histórica, oriunda da cristandade medieval e do Iluminismo. Porém, os afrodescendentes, ao se assumirem como negros, estão construindo uma visão positiva de si mesmos, reelaborando sua identidade, em uma atitude de resistência cultural, diferente do sentido pejorativo que possa ter sido construído pêlo branco etnocêntrico.

reticências

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 2. edição São Paulo: Contexto, 2009. página 311-312.

Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

De acôrdo com o texto, assumir-se como negro é um ato de resistência cultural. Com base nessa ideia e nos conteúdos dêste capítulo, escreva um texto em seu caderno sôbre a resistência negra nos Estados Unidos, nas décadas de 1950 e 1960.

Respostas e comentários

1. Resposta: Foi uma guerra travada entre a União Soviética e os Estados Unidos, iniciada após a Segunda Guerra Mundial e que terminou apenas em 1991, com a queda do Estado soviético. Por não envolver um conflito direto entre as duas potências, ficou conhecida como Guerra Fria.

2. Resposta: Estados Unidos e União Soviética. Entre os exemplos da rivalidade envolvendo as duas potências, está a chamada corrida espacial, a espionagem, a corrida armamentista, a competição em eventos esportivos e a disputa por áreas de influência.

3. Resposta: O presidente dos Estados Unidos, Réri Trúman, criou a Doutrina Trúman, em 1947, para fornecer apôio econômico e militar aos países europeus que não faziam parte do bloco comunista. Com essa doutrina, os Estados Unidos buscavam ampliar sua influência na Europa. Nesse contexto, também foi criado o Plano márchal, para ajudar financeiramente os países europeus que estavam em crise após o fim da Segunda Guerra Mundial.

4. Resposta: As duas potências buscavam desenvolver projetos científicos e viagens espaciais para demonstrar superioridade tecnológica em relação ao adversário.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos estabeleçam uma conexão entre as palavras apresentadas e consigam formular um texto coerente a respeito dos movimentos de luta por direitos civis dos afrodescendentes nos Estados Unidos.

7. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos componham um texto que trate dos sentidos da palavra/conceito negro (sentido original, sentido pejorativo e sentido positivo), além de citarem exemplos como o de Rosa Parcs (episódio do ônibus de Momgomery ), o de Mártin Lúter Quíngui (resistência pacífica e desobediência civil), do ativismo de Malcolm équis e da fundação do Partido Pantera Negra para Autodefesa.

As atividades destas páginas abordam o contexto histórico da Guerra Fria, seus conflitos, tensões e resistências. dêsse modo, é possível articulá-las com a habilidade ê éfe zero nove agá ih dois oito.

Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

A atividade 7 trabalha a interpretação de um texto sôbre a resistência negra nos Estados Unidos durante as décadas de 1950 e 1960. Essa abordagem articula conhecimentos dos componentes de História e Geografia e contribui para que os alunos construam argumentos com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, valorizando e acolhendo a diversidade de grupos sociais e indivíduos, assim como suas identidades, potencialidades, saberes e culturas, excluindo-se quaisquer preconceitos, o que desenvolve aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 4.

Resposta

5. Ocorrida em 1962, a crise dos mísseis foi um dos momentos de maior tensão da Guerra Fria, pois os Estados Unidos e a União Soviética haviam instalado mísseis nucleares em suas bases militares na Turquia e em Cuba, respectivamente, provocando temor de ataques de ambos os lados.

8. Leia o texto a seguir, que aborda as relações entre a Guerra do Vietnã e os movimentos pelos direitos civis ao redor do mundo, durante a Guerra Fria. Depois, responda às questões.

reticências

As grandes manifestações de massa contra a guerra do Vietnã, as lutas contra a discriminação racial e as manifestações estudantis, nos Estados Unidos, o “maio de 68” na França, os movimentos estudantis que irromperam em diversos países do mundo e a Primavera de Praga foram interpretados como expressão de uma “rebelião mundial”, pêla sua extensão, pêla aproximação dos ideais, pêlas práticas políticas semelhantes e pêla participação em massa dos jovens. Rompendo com as práticas políticas tradicionais, essas manifestações propunham uma “nova definição de revolução”, mantendo o nome herdado da tradição, porém redefinindo seu significado e sua prática. reticências

CARDOSO, Irene. A geração dos anos de 1960: o pêso de uma herança. Tempo Social, volume 17, número 2, 2005. página 95.

  1. Por que o texto afirma que as manifestações de 1960 foram uma “rebelião mundial”?
  2. Como as manifestações da década de 1960 criaram uma “nova definição de revolução”?
  1. O cartaz a seguir é uma pro­paganda vietcongue contra os Estados Unidos, durante a Guerra do Vietnã. Analise-o e, depois, responda às questões.
    1. Como a imagem ê a legenda do cartaz retratam a relação entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos?
    2. O que motivou a Guerra do Vietnã?
    3. Como o conflito terminou? Quais foram suas principais consequências para vietnamitas e estadunidenses?
Cartaz. Na parte inferior, texto escrito com ideogramas. No fundo, ilustração de três pessoas usando capa e chapéu e segurando armas com as mãos.
Cartaz veiculado em 1965 pêlo Vietnã do Norte, cujos dizeres afirmam “O povo vietnamita resiste ao americano agressor”.
Respostas e comentários

8. a) Resposta: Porque os movimentos ocorrem de fórma concomitante em diversos países, incentivados pêlo sentimento de contestação às estruturas políticas, sociais e culturais vigentes, ainda que cada um tivesse as próprias reivindicações.

8. b) Resposta: O conceito nacional de revolução propunha a tomada do poder e a criação de um novo modêlo político e econômico. Já a revolução cultural sugeria a revolução das práticas cotidianas e dos costumes, criticando o consumismo, a guerra e a autoridade.

9. a) Resposta nas orientações ao professor.

9. b) Resposta nas orientações ao professor.

9. c) Resposta nas orientações ao professor.

  • As atividades destas páginas abordam o contexto histórico da Guerra Fria, seus conflitos, tensões e resistências. dêsse modo, é possível articulá-las com a habilidade ê éfe zero nove agá ih dois oito.
  • A atividade 8 favorece o desenvolvimento da leitura inferencial, pois os alunos devem estabelecer relações entre as partes do texto e o contexto em que êle se insere. Assim, apoiados na leitura do texto, leve-os a fazer inferências com base nos conhecimentos adquiridos no estudo do capítulo, expressando o que compreenderam do recurso. Na sequência, peça-lhes que respondam às questões propostas.
  • Para realizar a atividade 9, solicite aos alunos que façam a leitura atenta da imagem. Questione-os sôbre as personagens, as côres, a paisagem e os detalhes presentes no cartaz, relacionando tais elementos com os conhecimentos adquiridos no estudo do capítulo. Ao explorar a linguagem iconográfica para o desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal dos alunos sôbre o Vietnã e sua noção de simultaneidade com os demais eventos da Guerra Fria, a atividade explora elementos da Competência específica de Ciências Humanas 7.

Respostas

9. a) A imagem mostra soldados vietcongues durante a guerra, enquanto a legenda reforça a necessidade de resistir aos estadunidenses. O cartaz indica a importância do afastamento dos Estados Unidos do território para a formação de um novo país, unificado, e para enfatizar o nacionalismo vietcongue.

b) A Guerra do Vietnã foi motivada pêlo desejo de unificação do território do Vietnã, sob o domínio do Vietnã do Norte, após a luta pêla independência dos ex-territórios franceses da Indochina, fazendo com que o Vietnã do Norte recebesse apôio da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, e o Vietnã do Sul dos Estados Unidos.

c) O conflito terminou com a assinatura de um acôrdo entre vietnamitas, soviéticos e estadunidenses, o que significou a vitória do Vietnã do Norte. O fim da guerra resultou na unificação do Vietnã. Já nos Estados Unidos, ocorreram muitos protestos contra o conflito, foram perdidos milhares de soldados e o país saiu desmoralizado da guerra.

  1. Leia as afirmações a seguir e copie no caderno apenas a alternativa correta.
    1. A Guerra Fria foi um conflito travado entre os Estados Unidos e a Rússia, paí­ses que disputavam territórios na África.
    2. A Guerra Fria teve início lógo após a Primeira Guerra Mundial e envolveu a União Soviética e os Estados Unidos.
    3. A Guerra Fria envolveu disputas que se manifestaram em diversas áreas, como no esporte, no cinema e no desenvolvimento tecnológico.
    4. As rivalidades entre a União Soviética e os Estados Unidos durante a Guerra Fria levaram esses países a travarem confrontos diretos com o uso de armas nucleares.
  2. Na década de 1960, em meio ao clima de contestação, surgiram movimentos que reivindicavam um espaço maior para as mulheres na sociedade. O texto a seguir aborda essa questão. Leia-o e, depois, responda às questões.

reticências

Desde meados dos anos 1960 nos Estados Unidos (e em outros países a partir de 1970) ressurgiram movimentos sociais formados por mulheres. Muitos se diziam feministas, outros se autodenominavam “Movimentos de Libertação das Mulheres”. reticências

No mesmo ambiente formaram-se os primeiros “grupos de consciência”. Eram constituídos somente por mulheres, frequentemente casadas e já com filhos crescidos. reticências

Esses grupos reticências pretendiam tomar consciência da “condição feminina”. Entendiam que não era a biologia que as definia, mas a cultura em que foram criadas é que as desqualificava, pois eram consideradas menos inteligentes e mais frágeis que os homens. A exigência de beleza e juventude foi questionada na famosa “queima de sutiãs”, em Atlantic cíti, nos Estados Unidos, em 7 de setembro de 1968. reticências

reticências

PEDRO, Joana Maria. Meu corpo, minhas regras. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Sabin, ano 10, número 113, fevereiro 2015. página 31.

  1. De acôrdo com o texto, quais foram e o que propunham os movimentos sociais liderados por mulheres a partir da década de 1960?
  2. Quem eram os “grupos de consciência” descritos no texto e qual era o objetivo deles?
  3. Em sua opinião, os movimentos feministas são importantes na atualidade? Justifique sua resposta.
Respostas e comentários

10. Resposta: Alternativa c.

11. a) Resposta: Muitos dêsses movimentos se diziam feministas, outros se autodenominavam Movimentos de Libertação das Mulheres. Foram formados também os grupos de consciência, constituídos por mulheres casadas e já com filhos crescidos. êles propunham mais autonomia das mulheres em relação a questões que envolviam seu papel na sociedade.

11. b) Resposta: Os grupos de consciência eram constituídos apenas por mulheres. êles tinham o objetivo de tornar as mulheres conscientes dos problemas que as afetavam, principalmente a desigualdade em relação aos homens imposta por uma questão cultural.

11. c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam a relevância dos movimentos feministas da atualidade na luta para combater a discriminação contra as mulheres.

  • A atividade 11 articula-se com a Competência específica de Ciências Humanas 2, já que propicia que os alunos apresentem suas compreensões sôbre o mundo social e cultural com base nos conhecimentos das Ciências Humanas para intervir em situações do cotidiano, como em casos de desigualdade entre homens e mulheres, ainda presente, exercendo empatia pelos movimentos feministas. Além disso, essa atividade favorece o desenvolvimento da leitura inferencial, pois os alunos devem estabelecer relações entre as partes do texto e o contexto em que êle se insere. Assim, apoiados na leitura do trecho do artigo, leve-os a fazer inferências com base nos conhecimentos adquiridos no estudo do capítulo, expressando o que compreenderam do recurso. Na sequência, peça-lhes que respondam às questões propostas.
  • Aproveite o momento para verificar se os alunos entendem os temas trabalhados e, caso seja necessário, retome os assuntos em que apresentarem dificuldade.

Glossário

Segregação
: ato ou processo de separar.
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