Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais foram os meios utilizados por Marrátma Gândi para lutar pêla independência da Índia? Explique.
  2. Explique os conflitos religiosos que ocorreram após o processo de independência na Índia.
  3. Qual foi a importância do pan-africanismo e do movimento da negritude para os movimentos de independência de países da África?
  4. Escreva um pequeno texto sôbre as principais dificuldades enfrentadas pelos países africanos após conquistarem a independência.

Aprofundando os conhecimentos

5. Analise a fotografia e responda às questões.

Fotografia em preto e branco. Destacando um banco em uma calçada. No cento do banco, o texto: EUROPEANS BLANKES. À direita, um homem negro sentado na ponta do banco.
Foto tirada na cidade de Durban, África do Sul, em 1962. No banco lê-se “europeus brancos”.
  1. Descreva a foto apresentada.
  2. O que estava acontecendo na África do Sul, no contexto em que essa foto foi tirada?
  3. Explique o que foi o Apartháide.
  4. Quem foi Nelson Mandela? Qual é a relação dele com o Apartháide?
Respostas e comentários

1. Resposta: Marrátma Gândi defendia a resistência pacífica, baseado em conceitos como a não violência e a desobediência civil.

2. Resposta: As disputas religiosas entre a maioria hindu e a minoria muçulmana levaram à criação de dois países independentes, Índia e Paquistão. Mesmo com a separação do território, os conflitos religiosos e territoriais entre os dois países continuam até hoje.

3. Resposta: Esses movimentos formavam a base de sustentação política e ideológica para alcançar a independência de muitos países africanos.

4. Resposta pessoal. No texto, espera-se que os alunos mencionem que diversos países africanos passaram por processos de disputas internas pêlo poder com períodos de instabilidade política e guerras civis.

5. a) Resposta: A foto retrata um homem negro sentado no braço de um banco com os dizeres “europeus brancos”.

5. b) Resposta: O Apartháide.

5. c) Resposta: Apartháide foi uma política racista e segregacionista que vigorou na África do Sul, separando pessoas de pele branca, de origem europeia, dos negros, dos mestiços e dos descendentes de indianos. Teve início oficialmente em 1948 e terminou no início da década 1990.

5. d) Resposta: Foi o primeiro presidente negro da África do Sul. êle está relacionado ao Apartháide por ter sido um dos principais líderes contra êsse regime de segregação.

  • As atividades destas páginas abordam os conteúdos trabalhados ao longo da unidade, de modo que se articulam com as habilidades ê éfe zero nove agá ih um quatro e ê éfe zero nove agá ih três um, pois tratam sôbre o neocolonialismo e os processos de independência na África e na Ásia. As atividades 1 e 3, mais especificamente, propiciam o desenvolvimento da habilidade EF09HI14, pois, com base nas perguntas, os alunos devem discorrer sôbre a resistência pacífica ocorrida na Índia e liderada por Mahatma Ghandi, além de explicar sôbre o pan-africanismo e os movimentos de negritude para o alcance das independências na África. As atividades 2, 4 e 5 favorecem o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih três um ao abordarem o contexto após o processo de descolonização de regiões da África e da Ásia.
  • As atividades desta seção propõem a análise e a interpretação de recursos textuais para a composição de argumentos e respostas. Dessa maneira, é possível desenvolver a Competência específica de História 3.

6. O texto a seguir aborda a produção cultural africana após o período de independências. Leia-o e responda às questões em seguida.

Em meio a tantas dificuldades, no plano cultural os africanos conseguiram se impor diante das tendências hegemônicas e marcar sua posição nas principais modalidades da criação científica, filosófica e artística do mundo contemporâneo. reticências

Inúmeros intelectuais africanos alcançaram posições de destaque internacional, como criadores, poetas, ensaístas, romancistas e cineastas, com obras cuja preocupação com os destinos da África e dos africanos sempre está em primeiro plano. reticências

Nas criações dêsses artistas e intelectuais, a África recupera a personalidade que o colonialismo lhe retirou. O que se sobressai em suas obras é o constante diálogo entre a tradição e a modernidade que, em vez de aparecerem como fenômenos antagônicos, são apresentados como complementares.

reticências

Seja como for, a vitalidade das criações culturais, a pluralidade das manifestações sociais e a visibilidade do continente no tempo presente atestam o dinamismo e a capacidade de superação dos africanos. Entre calamidades, dissensõesglossário e conflitos, êles têm demonstrado a excepcional capacidade de criar e propor alternativas para seus próprios problemas. Voltaram a ser os senhores de seu destino, os promotores de sua história e os artífices de seu futuro.

reticências

MACEDO, José Rivair. História da África. São Paulo: Contexto, 2013. página 175-176, 178.

Selo. Na parte superior, o texto: MOÇAMBIQUE 3$00. CORREIOS 1980. Abaixo, ilustração destacando diversas cabeças com lábios grossos se olhando e a bandeira de Moçambique. Na parte inferior, o texto: London 1900. Internacional de selos postais.
sêlo postal de 1980 reproduzindo uma tela de Malangatana, importante pintor de Moçambique.
  1. De acôrdo com o texto, que preocupação está em primeiro plano nas obras de artistas e intelectuais africanos?
  2. Conforme o texto, o que se destaca nessas obras?
  3. Para os países africanos, qual é a importância da produção cultural pós-independências?
Respostas e comentários

6. a) Resposta: A preocupação com os destinos da África e dos africanos.

6. b) Resposta: O que se destaca é o constante diálogo entre a tradição africana e sua modernidade.

6. c) Resposta: Além de recuperar parte da identidade dos diferentes povos africanos, a produção cultural propõe alternativas para os problemas do continente.

A atividade 6 apresenta um recurso textual sôbre a produção cultural africana, pêlo qual é possível abordar a Competência geral 6 ao valorizar a diversidade de saberes. Também favorece o desenvolvimento da leitura inferencial, pois os alunos devem estabelecer relações entre as partes do texto e o contexto em que êle se insere. Assim, leve-os a fazer inferências com base nos conhecimentos adquiridos no estudo do capítulo e na leitura do texto, expressando o que compreenderam do recurso. Na sequência, peça-lhes que respondam às questões propostas.

7. Leia o texto a seguir e responda às questões em seu caderno.

Escultura. Um homem com tecido ao redor do corpo. Ele está caminhando. Ao lado, outras pessoas estão o seguindo.
Monumento representando Gandhi liderando a Marcha do Sal, em frente ao Museu Nacional Gândi, em Nova Déli, Índia, em 2020.

reticências [Gândi] Incitou o povo a fabricar suas roupas em casa e parar de comprá-las da Inglaterra – ele mesmo dava o exemplo, fazendo tecido com sua roca.

Os protestos arrancavam concessões dos britânicos, mas a independência ainda parecia distante. Em 1930, Gândi inovou: em vez de fazer jejum, resolveu queimar algumas calorias numa marcha. Seguido por milhares de indianos, caminhou quase 400 quilômetros rumo ao mar da Arábia para fazer sal.

Aparentemente banal, o ato era uma violação do monopólio britânico sôbre a fabricação do produto. Indianos de todo o país seguiram o exemplo, vendendo sal nas ruas. A repressão prendeu desde políticos até pessoas comuns. Com as cadeias lotadas, o vice-rei lorde Irwin, governante inglês da Índia, se dispôs a negociar. reticências

isclárz, Eduardo. Marrátma Gândi: há 150 anos, nascia o rebelde da paz. Aventuras na História, 2 outubro 2019. Disponível em: https://oeds.link/huMBPX. Acesso em: 25 fevereiro 2022.

  1. A qual contexto se refere o texto apresentado?
  2. As ações descritas no texto se referem a qual ideologia revolucionária?
  3. Quais eram os objetivos das ações incentivadas por Gândi?
  4. Em sua opinião, por que os indianos não utilizaram os convencionais métodos de resistência contra o domínio britânico?
Respostas e comentários

7. a) Resposta: Ao movimento pêla independência da Índia, liderado por Gândi nas décadas de 1930 e 1940.

7. b) Resposta: Desobediência civil e resistência pacífica.

7. c) Resposta: O enfraquecimento do poder britânico na Índia por meio de boicotes econômicos.

7. d) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos indiquem a precariedade da estrutura militar indiana para combater os britânicos e também a filosofia propagada por Gândi, de respeito à vida, de não violência etcétera

A atividade 7 favorece o desenvolvimento da leitura inferencial, tendo em vista que os alunos devem estabelecer relações entre as partes do texto e o contexto em que êle se insere. Assim, leve-os a fazer inferências com base nos conhecimentos adquiridos no estudo do capítulo, expressando o que compreenderam do recurso. Depois, incentive-os a relacionar o texto com suas interpretações acêrca da imagem. Na sequência, peça-lhes que respondam às questões propostas.

8. Leia a seguir um trecho do hino nacional da Argélia e, depois, responda às questões no caderno.

reticências

Com os nossos heróis faremos o exército de amanhã

Com os nossos mortos edificaremos uma Glória

Com os nossos heróis faremos o exército de amanhã

Com os nossos mortos edificaremos uma Glória

Os nossos espíritos ascenderão à imortalidade

E sôbre os nossos ombros levantaremos o estandarte

Fizemos um juramento solene à Frente de Libertação da nação

reticências

Que seja escrito com o sangue dos mártires

E lido pêlas gerações futuras

Oh, Glória, como resistimos com as nossas mãos por ti!

reticências

HINO da Argélia. Letras. Disponível em: https://oeds.link/1fLUJ6. Acesso em: 25 fevereiro 2022.

  1. O hino faz referência a qual processo da história da Argélia? Justifique sua resposta com trechos do hino.
  2. Explique qual é a sua compreensão a respeito da primeira estrofe do hino.
  3. Em sua opinião, por que êsse tema foi escolhido para ser abordado no hino nacional da Argélia? Você conhece o hino nacional de outros países? sôbre o que êles falam?

9. Em seu caderno, construa um mapa mental evidenciando as relações entre o neocolonialismo, o período Pós-Guerra e os processos de independências na Ásia e na África. Se necessário faça uma pesquisa para construir o mapa.

Leia a seguir alguns pontos sôbre os quais é necessário refletir para a construção dêsse mapa.

  1. Os países colonizadores nesse período.
  2. Os espaços colonizados e como êles foram distribuídos.
  3. Os impactos da Segunda Guerra Mundial para esses povos e seus territórios.
  4. O ano em que alguns países colonizados conquistaram a independência.
Versão adaptada acessível

9. Escreva um texto evidenciando as relações entre o neocolonialismo, o período Pós-Guerra e os processos de independência na Ásia e na África. Se necessário, faça uma pesquisa para produzir o texto.

Leia a seguir alguns pontos sobre os quais é necessário refletir para a elaboração desse texto.

Respostas e comentários

8. a) Resposta: A luta pêla independência contra a dominação francesa. A segunda estrofe e a menção aos mártires e heróis mortos.

8. b) Resposta: Espera-se que os alunos reflitam a respeito da esperança expressa nos versos, que preconizam uma “Nova Argélia” possível por meio da luta (e conquista) da independência. Os versos destacam a necessidade de honrar essa luta e os mortos.

8. c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos compreendam que geralmente os hinos nacionais de países abordam temas considerados importantes na construção da cultura e da identidade do país. êles podem citar o hino nacional brasileiro e comentar sôbre os temas abordados nele.

9. a) Resposta nas orientações ao professor.

9. b) Resposta nas orientações ao professor.

9. c) Resposta nas orientações ao professor.

9. d) Respostas nas orientações ao professor.

A atividade 8 favorece o desenvolvimento da leitura inferencial, pois os alunos devem estabelecer relações entre as partes do hino da Argélia e o contexto em que êle se insere. Com base na leitura do texto e nos conhecimentos adquiridos ao longo do capítulo, leve-os a fazer inferências, expressando o que compreenderam do recurso. Na sequência, peça-lhes que respondam às questões propostas.

Respostas

9. a) Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Portugal e Espanha.

b) Foram colonizados territórios dos continentes africano e asiático. Muitas colônias foram distribuídas a partir da Conferência de Berlim, realizada entre 1884 e 1885.

c) No fim da Segunda Guerra Mundial surgiram novas estratégias de resistência, como a formação de movimentos políticos e ideologicamente organizados que difundiram ideias de valorização das culturas locais e de emancipação.

d) Possíveis respostas: Índia, 1947; Argélia, 1962; Angola, 1975; Moçambique, 1975; Guiné-Bissau: 1974; Cabo Verde, 1974; África do Sul, 1910.

O tema é reticências

Saúde, Educação ambiental e Educação para o trânsito

O provos de Amsterdã

Em meados da década de 1960, em plena efervescência da contracultura nos Estados Unidos, surgiu em Amsterdã, na Holanda, um movimento organizado por jovens que questionavam os valores e o modo de vida da sociedade holandesa. êsse movimento foi chamado de provos, uma abreviação da palavra “provocação” no idioma holandês.

O movimento teve curta duração, entretanto foi pioneiro em algumas de suas reivindicações, ajudando a transformar a sociedade holandesa e a abrir debates sôbre questões importantes até os dias de hoje. Além disso, influenciou outros movimentos de contestação, como o dos hippies.

Entre outros problemas, êsse movimento abordou a questão ecológica, a violência policial e a propaganda enganosa promovida pêla indústria tabagista, que escondia os malefícios à saúde causados pêlo hábito de fumar. Solicitou também a igualdade de direitos para homossexuais, além de investimentos do Estado em educação sexual.

Para alcançar seus objetivos, os membros do provos utilizavam métodos criativos: colocavam panfletos com suas propostas dentro de jornais que tinham ideias contrárias, adulteravam outdoors de propaganda tabagista, denunciando os efeitos nocivos do tabaco. Para chamar a atenção das pessoas, faziam happenings, que são espetáculos dramáticos realizados em lugares públicos.

O Plano da Bicicleta Branca

Uma das atuações do provos que ganharam maior destaque foi o Plano da Bicicleta Branca, no qual seus membros solicitaram a compra de bicicletas pêla prefeitura de Amsterdã para servir como alternativa de transporte público para a população. O uso de bicicletas era incentivado pêlo movimento, pois trazia benefícios à saúde de seus usuários e não poluía o ar.

Para dar visibilidade a essa questão, êles pintaram cêrca de cinquenta bicicletas de branco e espalharam-nas pêla cidade. Quem quisesse podia utilizar uma bicicleta sem qualquer custo e depois deixá-la em algum lugar público para que outras pessoas também a utilizassem. A ação foi um sucesso, mas lógo a polícia confiscou as bicicletas alegando que deixá-las em locais públicos incentivava o roubo delas.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender a importância dos movimentos de contestação.
  • Identificar aspectos que podem ser reivindicados pelos cidadãos e que contribuem para melhorar sua condição de vida.
  • Perceber que todos os cidadãos podem atuar politicamente em causas que promovam melhorias para a população.

  • O trabalho com esta seção possibilita abordar os temas contemporâneos transversais Saúde, Educação ambiental e Educação para o trânsito, com o intuito de levar os alunos a refletir sôbre a importância do movimento chamado provos para a regulamentação de medidas que favoreçam a consciência sôbre os malefícios que o hábito de fumar traz à saúde. Além disso, êsse movimento promoveu o uso de bicicletas como meio de transporte público, o que contribui para a melhoria da saúde dos seres humanos e reduz a poluição causada pêla emissão de gás carbônico expelida pelos veículos automotivos.
  • Oriente os alunos a fazer uma leitura silenciosa do texto. Depois disso, peça-lhes que citem as reivindicações do provos apresentadas. Incentive-os a comentar quais dessas reivindicações mais lhes chamaram a atenção e aproveite para questioná-los sôbre qual delas se enquadraria melhor nas necessidades de sua realidade local.
  • Como mencionado na página, ainda hoje em Amsterdã é muito comum o uso dêsse meio de transporte, sendo a prioridade de deslocamento primeiro dos pedestres, em seguida das bicicletas e, por último, dos automóveis.
  • Verifique também se os alunos têm o costume de se locomover de bicicleta ou se alguém de sua família a utiliza como meio de transporte.
  • Ao conhecerem as ideias por trás do Plano da Bicicleta Branca na Holanda, os alunos podem se sentir incentivados a desenvolver ideias e propostas que visem ao cuidado com sua saúde, comunidade e ambiente. Alguns dêsses aspectos podem ser articulados com a Competência geral 8.
  • Para a realização da atividade 1, sugira aos alunos que façam a leitura silenciosa do texto, anotando as partes que considerarem mais significativas.
  • Durante a atividade 2, permita que os alunos expressem suas opiniões sôbre a ampliação do uso de bicicletas. Caso algum aluno reforce que somente veículos automotores devam ser usados, solicite que êle retome os argumentos apresentados no texto e reflita sôbre sua importância.

Mesmo com o fim do provos, em 1967, ganhou fôrça na Holanda a reivindicação de que o Estado incentivasse o uso de bicicletas como meio de transporte. Aos poucos, diversas políticas públicas transformaram algumas das cidades holandesas em modêlo de infraestrutura para o ciclismo urbano.

Atualmente, em Amsterdã, aproximadamente 50% da população utiliza bicicleta para se locomover, mostrando que movimentos de contestação podem acelerar processos de transformações necessárias nas sociedades.

Ilustração. Pessoas usando capacete e roupas coloridas. Elas estão montadas em bicicletas andando em uma rua com o desenho de uma bicicleta no chão. Ao lado, uma placa de trânsito com o desenho de uma bicicleta. Atrás, um corpo de água e diversos edifícios.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Quais questões levantadas pêlo provos nos anos 1960 são temas de debate atualmente no mundo?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Em sua opinião, a bicicleta deve ser utilizada como meio de transporte por mais pessoas? Por quê?

Ícone ‘Em grupo’. Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

3. Com o auxílio do professor, discuta com os colegas sôbre temas contemporâneos, relativos à realidade local, e que poderiam ser objeto de ativismo. Depois, elaborem e coloquem em prática na escola ações de ativismo relacionadas aos temas levantados.

Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.
  • O trabalho com a atividade 3 articula conhecimentos dos componentes de História e Geografia. Com base na análise da realidade local, a atividade contribui para que os alunos construam argumentos utilizando instrumentos de investigação das Ciências Humanas para analisar o mundo cultural e social com seus múltiplos significados no espaço e no tempo, podendo intervir em situações cotidianas e se posicionar frente aos problemas contemporâneos, o que desenvolve aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 2.
  • Para a realização da atividade 3, divida a turma em dois grupos. Cada um deles deve escolher um tema pertinente à realidade local e pensar em fórmas de apresentá-lo à comunidade escolar. Estabeleça o prazo de uma semana para que os grupos possam escolher o tema e se articular. Com a direção da escola, verifique a melhor data e o melhor local da escola para que êles apresentem os temas. As ações de ativismo podem ser realizadas de diversas maneiras, como a organização de palestras e debates sôbre determinados assuntos, a confecção de panfletos e cartazes defendendo os temas propostos e por meio de campanhas de arrecadação de produtos para doação.

Respostas

1. O provos levantou em 1960 questões importantes no cenário atual, como a questão ambiental, a violência policial, a propaganda enganosa, a igualdade de direitos para homossexuais, o investimento do Estado em educação sexual e o uso da bicicleta como meio de transporte.

2. Resposta pessoal. É possível que alguns dos alunos utilizem a bicicleta como meio de transporte para ir à escola, à casa de amigos ou a outros lugares. Pode haver também alguém da família deles que tenha optado pêla bicicleta para ir ao trabalho. Espera-se que os alunos comentem que, além de reduzir o lançamento de gás carbônico na atmosfera, o que é bom para o meio ambiente, a adoção da bicicleta como meio de transporte contribui também para melhorar a saúde física e mental dos ciclistas.

3. Resposta pessoal. Os grupos devem escolher algo pertinente ao lugar onde vivem, podendo ser um problema relacionado à cidade, ao bairro ou à comunidade escolar. êles podem apresentar o tema por meio de cartazes, distribuição de panfletos pêla escola, palestras, debates, encenações, entre outros recursos.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Em uma folha de papel avulsa, explique os conceitos apresentados a seguir de acôrdo com o contexto da Guerra Fria.
    1. Corrida armamentista
    2. Corrida espacial
    3. Pacto de Varsóvia
    4. Cortina de ferro
  2. Copie o quadro a seguir em uma folha de papel avulsa, e complete os itens faltantes.
Ícone.Modelo.

País

Contexto Guerra Fria

Alinhamento ideológico

Crise dos mísseis/Rompimento diplomático EUA

Socialista

China

Brasil

Capitalista

Guerra do Vietnã

3. Copie a tabela a seguir em uma folha de papel avulsa e complete-a com os principais fatos históricos ocorridos a cada ano, relacionados aos conflitos entre judeus e palestinos. Siga os modelos.

Ícone.Modelo.

1947

Partilha da Palestina

1948

1967

1973

Guerra do Yom Kippur

1979

1987

1993

Respostas e comentários

1. a) Resposta: Competição entre Estados Unidos da América e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas pêlo desenvolvimento de armamentos.

1. b) Resposta: Disputa entre Estados Unidos da América e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas pêlo conhecimento do espaço e avanços tecnológicos que permitissem sua exploração.

1. c) Resposta: Aliança militar firmada em 1955 que objetivava a unidade comunista.

1. d ) Resposta: Divisão da Europa entre os blocos comunista e capitalista.

2. Respostas nas orientações ao professor.

3. Respostas nas orientações ao professor.

1. Objetivo

Esta atividade trabalha com importantes conceitos referentes ao período da Guerra Fria, dêsse modo possibilita o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih dois oito da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, solicite-lhe que leia novamente o que se pede em cada item ê, na sequência, que retome a leitura do capítulo, anotando os conteúdos que ajudem a responder a cada uma das questões.

2. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos compreenderam as principais tensões da Guerra Fria, contribuindo para o trabalho com a habilidade ê éfe zero nove agá ih dois oito da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, solicite-lhe que leia novamente o que se pede em cada item ê, na sequência, que retome a leitura do capítulo, anotando os conteúdos que ajudem a responder a cada uma das questões.

Respostas

2.

País

Contexto da Guerra Fria

Alinhamento ideológico

Cuba

Crise dos mísseis e rompimento diplomático com os Estados Unidos

Socialista

China

Revolução Chinesa e proclamação da República Popular Chinesa

Comunista

Brasil

Ditadura civil-militar

Capitalista

Vietnã

Guerra do Vietnã

Norte: comunista
Sul: capitalista

4. Leia o texto a seguir, escrito por Mártin Lúter Quíngui em 1964 após ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Depois, responda às questões.

reticências

Em nossa luta por liberdade e justiça nos Estados Unidos, que também tem sido longa e árdua, temos um forte sentimento de identificação com os que estão envolvidos na luta, muito mais mortal, por liberdade na África do Sul. Agora sabemos como os africanos de lá, e seus amigos de outras raças, lutaram por meio século para obter sua liberdade por métodos não violentos. Nós homenageamos o chefe Lutili por sua liderança e agora sabemos como essa não violência foi enfrentada por uma crescente violência do Estado, por uma repressão cada vez maior, culminando nos disparos em Shaperville e tudo o que tem ocorrido desde então.

Hoje em dia grandes líderes – Nelson Mandela e róbert Sobukwé – estão entre as centenas de homens apodrecendo na prisão da ilha Robben. Contra um Estado cruel e fortemente armado, que usa a tortura e fórmas sádicas de interrogatório para esmagar seres humanos reticências.

Nossa responsabilidade apresenta-nos uma oportunidade única. Podemos aderir à única fórma de ação não violenta capaz de promover a liberdade e a justiça na África do Sul, a ação a que os líderes africanos têm apelado: um grande movimento por sanções econômicas.

Quíngui, Mártin Lúter. A autobiografia de Mártin Lúter Quíngui. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. página 307.

Fotografia em preto e branco. Um homem negro usando camisa com botões e calça. Ele está agachado com as mãos perto de uma fogueira no chão. Ele sorri.
Nelson Mandela queimando o passaporte obrigatório como fórma de protesto, em 1960. Todos os sul africanos negros eram obrigados a portar êsse documento durante o Apartháide.
  1. sôbre quais contextos históricos o autor do texto se refere?
  2. De acôrdo com o texto, qual foi o método utilizado pelos sul-africanos na luta por liberdade na África no Sul?
  3. Por que o autor do texto diz que a luta por liberdade e justiça nos Estados Unidos tem forte sentimento de identificação com a luta por liberdade na África do Sul?
  4. Qual é a ação não violenta que o autor sugere no final de seu texto para promover a liberdade e a justiça na África do Sul?
Respostas e comentários

4 a). Resposta: Espera-se que os alunos identifiquem a luta pelos direitos civis dos movimentos negros nos Estados Unidos e a luta contra o Apartháide na África do Sul.

4 b). Resposta: De acôrdo com o texto, os africanos utilizaram o método de não violência para lutar por liberdade na África do Sul.

4 c). Resposta: A luta por liberdade tanto nos Estados Unidos como na África do Sul tinha o objetivo de resistir às políticas de segregação racial e medidas racistas que separavam as pessoas de pele branca das demais.

4 d). Resposta: O autor sugere um grande movimento por sanções econômicas contra a África do Sul.

3. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos conseguem historicizar o conflito árabe-israelense, desenvolvendo a habilidade ê éfe zero nove agá ih um zero da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, solicite-lhe que leia novamente o que se pede em cada item ê, na sequência, que retome a leitura do capítulo, anotando os conteúdos que ajudem a responder a cada uma das questões.

Respostas

3. 1948 - Fundação do Estado de Israel; 1967 - Guerra dos Seis Dias; 1979 - acôrdo de Camp Deivid; 1987 - Primeira Intifada; 1993 - acôrdo de Oslo.

4. Objetivo

A atividade 4 permite avaliar a compreensão dos alunos acêrca dos processos de descolonização na África, possibilitando, assim, o diálogo com a habilidade ê éfe zero nove agá ih três um da Bê êne cê cê.

Como proceder

Esta atividade favorece o desenvolvimento da leitura inferencial, tendo em vista que os alunos devem estabelecer relações entre as partes do texto e o contexto em que êle se insere. Assim, com base na leitura do trecho da biografia de Mártin Lúter Quíngui e nos conhecimentos adquiridos na unidade, leve-os a fazer inferências, expressando o que compreenderam do recurso. Na sequência, peça-lhes que respondam às questões propostas.

Algo a mais

  • O livro a seguir é uma biografia de Marrátma Gândi com uma abordagem pouco convencional. > LELYVELD, Joséf. Marrátma Gândi e sua luta com a Índia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
  • O livro a seguir reúne correspondências do líder sul-africano durante seus 27 anos de prisão. > Mandéla, nélson; VENTER, Sahm. Cartas da prisão de nélson Mandéla. São Paulo: Todavia, 2018.

Glossário

Dissensão
: divergência, desacordo.
Voltar para o texto