UNIDADE 7 O Brasil e o mundo contemporâneo

Fotografia. Um jovem, usando casaco e calça jeans, está de perfil, segurando com as mãos uma picareta na direção de um muro. Ao redor, diversas pessoas olhando.
Jovem participa da demolição do Muro de Berlim, na Alemanha, em 1989.
Respostas e comentários
  • A foto de abertura desta unidade representa um momento histórico mundial. Retrata um jovem berlinense com uma picareta nas mãos participando da demolição do Muro de Berlim, em 1989. Em cima do muro, algumas pessoas observam com entusiasmo o ato do jovem.
  • O muro foi construído pêla Alemanha Oriental em 1961 para separar Berlim em duas partes. No dia 9 de novembro de 1989, os próprios cidadãos berlinenses começaram a demolir o muro, nas proximidades do Portão de Brandemburgo, parte ocidental da cidade. A queda do muro foi seguida do colapso dos regimes socialistas no Léste Europeu.
  • A unidade aborda acontecimentos importantes para a compreensão do Brasil e do mundo contemporâneo. Questões sôbre transformação e manutenção das estruturas a respeito dos grandes problemas mundiais – tal como terrorismo e os refugiados – são discutidas, contemplando dessa fórma aspectos da Competência específica de História 1.
  • O desenvolvimento da unidade permite, ainda, trabalhar eventos que ocorreram em temporalidades similares e espaços diferentes, bem como permite a construção de argumentos e de opiniões em defesa dos direitos humanos, abordando aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 5 e 6, respectivamente.
  • Ao longo da unidade são trabalhadas algumas habilidades, como a ê éfe zero nove agá ih dois dois, que possibilita a compreensão da mobilização brasileira ao final do regime ditatorial; a ê éfe zero nove agá ih dois quatro, que aborda as transformações no Brasil pós 1989 e o protagonismo da sociedade civil no processo da Constituinte; a ê éfe zero nove agá ih dois sete, que trata das mudanças ocorridas no país no contexto dos anos 1990; a ê éfe zero nove agá ih três dois, que trata das transformações associadas ao processo de globalização; a ê éfe zero nove agá ih três três, que trata das mudanças nas políticas locais e globais e sua relação com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação; a ê éfe zero nove agá ih três quatro, que possibilita a compreensão das políticas econômicas adotadas por parte da América Latina nesse período; e por fim a habilidade ê éfe zero nove agá ih três cinco, que trata do fenômeno do terrorismo.

No contexto mundial, com o fim da Guerra Fria, muitos países, assim como o Brasil, passaram a vivenciar os fenômenos da globalização, ou seja, da integração cada vez maior das economias e das sociedades.

No entanto, ainda que a globalização possa apresentar muitos benefícios para alguns países, uma de suas consequências é o aumento da desigualdade social, impedindo que grande parte da população mundial tenha condições dignas de vida.

Iniciando a conversa

  1. Descreva a foto. O que as pessoas retratadas estão fazendo?
  2. A qual acontecimento do século vinte a queda do Muro de Berlim está relacionada?
  3. Você conhece algum grande muro que na atualidade separa um povo de outro? Converse com os colegas.

Agora vamos estudar...

  • a redemocratização no Brasil e a Nova República;
  • a política brasileira no século vinte e um;
  • o colapso da União Soviética e do socialismo na Europa;
  • aspectos da globalização;
  • a “guerra ao terror” e a crise na Europa.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Respostas

1. A foto retrata pessoas envolvidas na derrubada do Muro de Berlim, em 1989. Em primeiro plano, vemos um jovem com uma picareta nas mãos, lançando-a contra o muro.

2. Espera-se que os alunos respondam que o Muro de Berlim era um dos principais símbolos da Guerra Fria. A barreira separava a socialista Berlim Oriental da capitalista Berlim Ocidental. Sua queda simbolizou, então, o fim da Guerra Fria.

3. Resposta pessoal. É possível que os alunos citem o muro no território palestino da Cisjordânia, que os separa de um assentamento judaico, assunto tratado na unidade 5. Além dêsse, existe também o muro que divide a fronteira dos Estados Unidos com o México. Em países europeus, como a Grécia e a Hungria, há ainda barreiras que procuram impedir a entrada de imigrantes vindos do norte da África e do Oriente Médio.

CAPÍTULO 14   A Nova República

Na transição de uma ditadura no Brasil para um govêrno democrático, Tancredo Neves foi eleito presidente, ainda que de fórma indireta, em 1985.

Rumo à democracia

Tancredo Neves, em seu govêrno, teria que enfrentar vários desafios, como acabar com os resquícios da ditadura, por meio da revogação das leis autoritárias (o chamado “entulho autoritário”); combater a crise econômica que se agravava desde a década de 1970; e convocar uma Assem­bleia Nacional Constituinte, que tinha como objetivo elaborar uma nova Constituição para o Brasil.

No entanto, com a morte de Tancredo às vésperas de assumir o cargo em 1985, seu vice, José Sarney, foi quem assumiu a presidência do país. êle governou durante o processo de reconstrução da democracia, na chamada Nova República.

Fotografia. À esquerda, um homem calvo, usando terno, está sentado. Ao lado, outro homem usando terno está de pé com a mão estendida para o homem calvo. Ao redor, outros homens de terno.
Tancredo Neves sendo cumprimentado por parlamentares no Congresso Nacional após vencer as eleições indiretas em Brasília, Distrito Federal, em 1985.

O Plano Cruzado

Para conter a inflação, que em janeiro de 1986 atingiu o índice anual de 255,16%, o govêrno federal lançou um plano econômico denominado Plano Cruzado. êsse plano era composto de três medidas principais: a substituição da moeda, que na época era o cruzeiro, pêlo cruzado; o abono salarial de 8% aos trabalhadores, além de posteriores reajustes de salário; e o congelamento de preços de produtos e de aluguéis por um ano.

Essas medidas garantiram a estabilidade econômica por apenas um curto período. Em pouco tempo, houve escassez de alimentos e outros produtos. Com a falta de bens de consumo, muitos fabricantes e comerciantes começaram a estocar mercadorias à espera da alta dos preços, gerando uma crise no abastecimento. No início de 1987, a inflação já havia voltado e a economia estava em recessão.

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Conhecer aspectos da política brasileira nos primeiros anos da Nova República e no século vinte e um.
  • Refletir sobre a questão da corrupção, na política e no dia a dia das pessoas.

Justificativas

O trabalho com a temática dêste capítulo permite aos alunos que analisem e compreendam a formação da Nova República e como ela influenciou na condição em que vivemos atualmente no Brasil, desenvolvendo aspectos da habilidade ê éfe zero nove agá ih dois quatro.

O capítulo trata de aspectos relacionados às mudanças sociais e políticas ocorridas a partir de 1964 e à mobilização da sociedade nesse contexto até a Constituição de 1988, trabalhando, assim, a habilidade ê éfe zero nove agá ih dois dois.


  • Comente com os alunos que, no processo de transição rumo à democracia, a nova política buscava a conciliação – reformismo cauteloso – entre os diferentes grupos sociais envolvidos na luta pêla redemocratização. Havia os setores populares que desejavam mudanças mais efetivas, compostos de sindicalistas e membros dos movimentos sociais, como o estudantil, o Movimento Negro, os indígenas, entre outros. Existiam também os grupos conservadores, formados por membros da elite, como os grandes empresários e latifundiários, que não desejavam alterações radicais na estrutura política e social.
  • Comente com os alunos que a inflação, que é identificada pêlo aumento constante e seguido dos preços, é um problema que atinge a qualidade e a credibilidade do dinheiro. Umas das funções do dinheiro é servir de “reserva de valor”. Isso significa que êle é uma fórma de guardar riqueza, já que não é perecível, como frutas e vegetais. Em uma crise inflacionária, as pessoas tendem a abandonar o dinheiro, ao menos a moeda nacional, como fórma de reserva de valor, porque muitas pessoas optam por comprar imóveis ou dólares para guardar suas riquezas.

A Assembleia Nacional Constituinte

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Por que é importante que diversos setores da sociedade acompanhem e participem da elaboração das leis de nosso país?

Uma Assembleia Nacional Constituinte foi convocada por José Sarney em 1987. No decorrer dos trabalhos, representantes de diversos movimentos sociais, como operários, trabalhadores do campo, indígenas, afrodescendentes, mulheres e religiosos, encaminharam aos constituintes milhares de emendas popularesglossário .

As principais reivindicações dos indígenas, por exemplo, eram a demarcação de suas terras e o direito de preservarem o seu modo de vida tradicional.

Fotografia. No primeiro plano, três indígenas sentados e de costas com adornos com penas na cabeça. Ao fundo, várias mesas, uma do lado da outra, e pessoas ao redor.
Indígenas durante a sessão da Assembleia Nacional Constituinte, em Brasília, Distrito Federal, 1988.

A Constituição Cidadã

Promulgada em 5 de outubro de 1988, a nova Constituição Federal do Brasil ficou conhecida como Constituição Cidadã, pois foi considerada a mais democrática da história do país. Ela restabeleceu as eleições diretas para os cargos de presidente da República e governadores e garantiu a liberdade de expressão nos meios de comunicação. Além disso, assegurou outros direitos, leia a seguir.

reticências

Como exemplos dos direitos e inovações, a Constituição reforçou o princípio da igualdade entre os gêneros; ampliou a defesa dos direitos reticências; impôs ao Estado a proteção do consumidor; deu atenção ao portador de deficiência física; tornou o racismo crime imprescritível; adotou orientação de preservação da cultura; e previu políticas de orientação preservacionista ao meio ambiente.

reticências

MORAES, Mário Sérgio de. 50 anos construindo a democracia: do Golpe de 64 à Comissão Nacional da Verdade. São Paulo: Instituto Vladimir Erzógui, 2014. página 250.

Ícone ‘Atividade oral’. Ícone ‘Ciências Humanas em foco’

Questão 2.

Em sua opinião, os direitos garantidos pêla Constituição são respeitados?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Porque a participação de diversos setores da sociedade contribui para que diferentes pontos de vista sejam abordados ao longo da elaboração das leis, dando voz a grupos minoritários que, por vezes, tendem a ser excluídos desse processo. Assim, essa participação favorece a democracia e é essencial para construirmos uma sociedade mais justa e menos desigual.

Questão 2. Resposta pessoal. É possível que os alunos respondam que muitos dêsses direitos não são respeitados, pois inúmeras pessoas ainda sofrem com o racismo, nem todos os espaços estão preparados para receber as pessoas com deficiência e boa parte do meio ambiente ainda é bastante degradada.

A questão 1, ao propor uma reflexão sôbre a importância da participação de diferentes grupos da sociedade na construção dos direitos dos brasileiros, possibilita a valorização da utilização de conhecimentos historicamente construídos sôbre o Brasil a fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, permitindo, assim, o desenvolvimento de aspectos da Competência geral 1. Esta questão explora os conhecimentos prévios dos alunos a respeito da elaboração das leis no Brasil e os aproxima do conteúdo a ser apresentado nestas páginas.

Ícone ‘Ciências Humanas em foco’
  • Na questão 2, a proposta de pedir aos alunos que opinem sôbre a garantia dos direitos previstos na Constituição incentiva-os a exercitar a curiosidade intelectual, refletindo criticamente sôbre situações cotidianas, o que possibilita o desenvolvimento da Competência geral 2. Esta questão envolve os componentes curriculares de História e de Geografia, permitindo desenvolver aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 6, pois possibilita construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos.
  • Explique aos alunos que o regime presidencialista previsto na Constituição foi aprovado por meio de um plebiscito, isto é, uma consulta popular. Na Assembleia Constituinte, o deputado Antônio Henrique Bittencourt da Cunha Bueno propôs que a monarquia fosse adotada como fórma de govêrno; no plebiscito realizado em 21 de abril de 1993, os eleitores foram consultados para decidir a fórma de govêrno no Brasil: república ou monarquia, presidencialismo ou parlamentarismo. Embora boa parte dos eleitores tenha se abstido de votar, o resultado foi a opção pêlo regime republicano presidencialista.

Eleições diretas após a ditadura

Em meio a uma grave crise econômica no país, durante a campanha eleitoral para presidente da República de 1989, a imagem do candidato Fernando Collor de Mello ganhou fôrça. Sua equipe de marketing procurou associar a imagem dele às ideias de fôrça e juventude. Em seus discursos, Collor prometeu melhorar a vida da população mais pobre, além de acabar com a corrupção e com a crise econômica.

Assim, com o apôio dos principais meios de comunicação do país, Collor venceu as primeiras eleições diretas para presidente após o fim da ditadura no Brasil.

O Plano Collor

Para tentar conter a inflação, o presidente lançou o Plano Collor, que promoveu, entre outras medidas, a privatização de empresas estatais, incentivou a entrada de produtos importados no país, congelou preços e salários, confiscouglossário depósitos bancários e aplicações financeiras por dezoito meses.

êsse plano econômico fracassou, levando o país à recessão, provocando falências, aumento do desemprêgo e queda do poder aquisitivo da população. Além disso, Collor foi envolvido em várias denúncias de corrupção. A gravidade das denúncias deu origem a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (cê pê i) no Congresso Nacional, que confirmou parte das acusações contra êle.

Com isso, milhares de pessoas de todo o país foram às ruas para exigir a saída de Collor da presidência. No final de 1992, em meio a um processo de impeachment, Collor renunciou. Assim, o vice-presidente, Itamar Franco, assumiu o govêrno.

Fotografia. Diversas pessoas segurando cartazes com o texto: FORA COLLOR, IMPEACHMENT NELLE e EXTERMINADOR DO FUTURO, por exemplo.
Manifestação pêlo impeachment do presidente Collor, na cidade de São Paulo, em 1992.
Respostas e comentários
  • Os conteúdos destas páginas desenvolvem a análise sôbre mudanças políticas, sociais e econômicas ocorridas no país de 1989 em diante, bem como analisam o protagonismo de movimentos sociais nesses eventos, desenvolvendo, assim, as habilidades ê éfe zero nove agá ih dois quatro e ê éfe zero nove agá ih dois cinco.
  • O conteúdo desta página possibilita aos alunos identificar as decisões do govêrno cólor e a visão da população brasileira na década de 1990 sôbre êsse govêrno, assim como sôbre os motivos do processo de impeachment. Esses aspectos permitem trabalhar a Competência específica de História 4.
  • Explique aos alunos que cólor foi eleito em razão de ter representado, para a maioria dos eleitores, a esperança de combater a corrupção. Sua figura jovem e autoritária atraiu muitos que viam nele uma espécie de mito, capaz de realizar uma “limpeza” no govêrno. Essa imagem idealizada e construída pêla mídia foi destruída pêlo próprio irmão de Fernando cólor, Pedro cólor de Mello, que o acusou de corrupção, em matéria de capa da revista Veja, em 1992.
  • Em 1989, ocorreu a primeira eleição direta para presidente da república desde 1960. Houve uma grande quantidade de candidaturas, ao todo, 22 partidos lançaram candidatos. Apenas alguns deles tinham reais chances de vitória, como: Ulisses Guimarães, que concorria pêlo PMDB e que era conhecido por seu engajamento na campanha em defesa das eleições diretas para presidente; Leonel Brizola, que concorria pêlo PDT e era ex-governador do Rio de Janeiro; e Mario Covas, que concorria pêlo PSDB e era conhecido por seu discurso em defesa da democracia. Mas o segundo turno ficou entre Fernando cólor de Melo, ex-governador de Alagoas, que concorria pêlo PRN, um partido pequeno, e Luiz Inácio Lula da Silva, sindicalista conhecido por organizar as greves operárias durante o regime militar, que tinha fundado, com os sindicalistas, estudantes e intelectuais, o PT.

As privatizações

Os governos que se seguiram após a redemocratização caracterizaram-se pêla forte influência do capital estrangeiro no país.

No govêrno do presidente Itamar Franco, do pê ême dê BÊ, deu-se continuidade à política de privatizações iniciada no govêrno Collor. dêsse modo, muitas empresas que antes eram administradas pêlo Estado, como a Companhia Siderúrgica Nacional (cê ésse êne), a maior usina siderúrgica do país, passaram a ser controladas por companhias privadas, nacionais ou estrangeiras.

A política de privatizações permitiu a entrada de grandes investidores estrangeiros no Brasil, que passaram a monopolizar diversos setores, como o de telefonia e o de energia elétrica.

Fotografia. Vista aérea, com vários edifícios. Alguns estão interligados por longos tubos. Há alguns com chaminés. Entre alguns edifícios, há veículos estacionados.
Companhia Siderúrgica Nacional (cê ésse êne), localizada em Volta Redonda, Rio de Janeiro, em 1994.

O Plano Real

Na tentativa de combater a inflação e estabilizar a economia, o presidente Itamar Franco lançou o Plano Real, em 1994, com a criação de uma nova moeda, o real. Quem coordenou a implantação dêsse plano foi Fernando Henrique Cardoso (éfe agá cê, como era chamado), que na época exercia a função de ministro da Fazenda.

Às vésperas do lançamento da nova moeda, em junho de 1994, a inflação acumulada em 12 meses foi de quase .5000%, sendo reduzida para cêrca de 30% em 1995 e encerrando êsse mesmo ano em 22%.

Respostas e comentários

Explique aos alunos que, no Plano Real, o combate à inflação e à desvalorização cambial contou com o aumento da taxa de juros da economia. Ao aumentar essa taxa, os empréstimos de dinheiro ou o parcelamento das compras ficam mais caros, o que diminui o poder de compra da população. Com a redução da demanda, os preços no mercado tendem a cair e, por isso, o plano serviu ao combate da inflação. Uma consequência, no entanto, foi também a redução da atividade econômica com o aumento do desemprêgo e da quantidade de falências, uma vez que o consumo sofria severas limitações.

Os resultados econômicos satisfatórios obtidos após a implantação do Plano Real, com a inflação sendo reduzida e com o aumento do poder de compra da população, contribuíram para a eleição ao cargo de presidente da República, em 1994, de Fernando Henrique Cardoso, do Partido da Social Democracia Brasileira (Pê ésse dê bê).

A continuidade da política de privatizações

Fotografia. À esquerda jovens uniformizados segurando bandeiras. À direita, policiais segurando bastões e escudos. Entre eles, há um jovem caminhando com uma bandeira vermelha entre os policiais.
Confronto entre a polícia e estudantes contrários às privatizações no dia do leilão da Companhia Vale do Rio Doce, na cidade do Rio de Janeiro, em 30 de abril de 1997.

No início do govêrno de éfe agá cê, foi dada continuidade ao combate à inflação e à política de privatizações. Várias empresas estatais foram privatizadas, como a Companhia Vale do Rio Doce, importante empresa do setor de mineração.

Muitos movimentos sociais se opuseram às privatizações, alegando que elas enfraqueciam o Estado brasileiro e tornavam o Brasil mais dependente do grande capital internacional.

Em 1997, com a aprovação de uma emenda constitucional, ou seja, de uma mudança na Constituição que permitia a reeleição de ocupantes de cargos do Poder Executivo, éfe agá cê pôde concorrer novamente à presidência do Brasil.

Reformas e recessão no final do século vinte

Em 1998, éfe agá cê foi reeleito e, no seu segundo mandato, foram implantados importantes programas sociais, como o Bolsa Alimentação e o Auxílio Gás.

O Bolsa Escola, que vigorava desde 1995 em Campinas, no estado de São Paulo, e em Brasília, no Distrito Federal, foi ampliado em âmbito federal. Foi também criado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (fundéfi). Essas medidas aumentaram o número de crianças frequentando a escola e reduziram os índices de analfabetismo.

Respostas e comentários

Metodologias ativas

Se achar conveniente, realize a estratégia de metodologia ativa debate. Para isso, veja orientações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual.

Promova um debate em sala de aula sôbre as privatizações. Organize a turma em dois grupos, em que um deverá pesquisar informações com o objetivo de reunir argumentos a favor das políticas de privatização de empresas estatais, e o outro, contra essas políticas. êles podem pesquisar o contexto abordado no livro, analisar exemplos de outros países, bem como casos da atualidade.

Reunidas as informações, todos devem se organizar em semicírculo para iniciar o debate. Cada grupo deverá expor um argumento de cada vez, podendo receber uma contestação e responder uma vez.

Defina, com os alunos, o tempo-limite para cada apresentação do argumento, para a contestação e para a resposta. Escolha um aluno de cada grupo para controlar o tempo e fazer um relatório sôbre as discussões do debate.

Depois, leia para a turma os relatórios elaborados e conversem sôbre a experiência. Em seguida, questione:

> Quais foram os conhecimentos adquiridos por meio do debate? > O debate modificou sua maneira de compreender o assunto? Como isso ocorreu? > Qual dos argumentos apresentados pêlo outro grupo pareceu mais convincente? > Houve alguma conclusão sôbre o tema? Especifique.

Denúncias de corrupção

Durante os dois mandatos presidenciais de éfe agá cê, ocorreram diversas denúncias de corrupção. As principais acusações foram de favorecimento irregular a pessoas e empresas na privatização das estatais e de pagamento de propinas para a aprovação da emenda constitucional que permitiu a reeleição do presidente da República.

No entanto, não houve a devida apuração dessas denúncias de irregularidades.

Em 2000, foi instituída a Lei de Responsabilidade Fiscal, com o objetivo de limitar e de controlar os gastos públicos, tornando-os mais transparentes e acessíveis à população.

Fotografia. Diversas pessoas em uma fila no meio da grama.
Fila de pessoas em busca de emprêgo em Brasília, Distrito Federal, em 1996.

O aumento do poder de compra dos brasileiros gerou crescimento na demanda por produtos importados. Assim, grande quantidade de mercadorias importadas de baixo custo passou a concorrer com os produtos brasileiros. Muitas empresas nacionais, incapazes de competir com as estrangeiras, fecharam ou terceirizaram serviços, gerando demissões e aumento da taxa de desemprêgo. Para fugir do desemprêgo, muitas pessoas passaram a se dedicar a trabalhos informaisglossário .

Com o govêrno de éfe agá cê chegando aos seus anos finais, o Brasil passava por muitos problemas que dificultavam seu crescimento econômico. Entre êles, a chamada crise do apagão, em 2001, que foi gerada pêla escassez de chuvas e pêla falta de investimento do govêrno na produção e na distribuição de energia.

Respostas e comentários

É possível trabalhar aspectos da Competência específica de História 3 levando os alunos a elaborar questionamentos e argumentos a respeito do contexto histórico das mudanças nas estruturas políticas, econômicas e sociais durante o govêrno de Fernando Henrique Cardoso e o govêrno de Luiz Inácio Lula da Silva.

Glossário

Emenda popular
: proposta de lei elaborada por iniciativa da população.
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Confiscar
: tomar algo pêla fôrça, por direito e/ou sob ameaça de punição.
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Trabalho informal
: atividade profissional exercida por trabalhadores sem registro em carteira de trabalho, portanto, sem a garantia de direitos trabalhistas, como 13º salário e férias remuneradas, entre outros.
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