O comêço do século vinte e um e as expectativas de mudanças no país

No início do século vinte e um, o Brasil enfrentava um elevado índice de desemprêgo, grandes desigualdades sociais, uma pesada carga de impostos, além da inflação, que começava a subir novamente.

Foi nesse contexto de crise econômica, política e social que a população elegeu, em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (pê tê), como presidente da República.

Políticas sociais e combate à miséria

Lula iniciou seu mandato conservando as diretrizes econômicas do govêrno anterior, ao mesmo tempo que passou a desenvolver políticas sociais de combate à miséria, como o Bolsa Família, criado a partir da unificação de programas sociais do govêrno éfe agá cê, entre êles, o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação e o Auxílio Gás.

Por meio dêsses programas sociais, houve melhoria nas condições de vida dos setores mais pobres da população.

Lula foi reeleito em 2006. Em seu segundo mandato, foi lançado o Programa de Aceleração do Crescimento (pác), que visava o crescimento da economia com investimentos em obras de infraestrutura. O govêrno também lançou o programa Minha Casa, Minha Vida, que facilitou o crédito para a compra da casa própria às famílias de baixa renda.

Fotografia. Dois homens usando capacete, camisa e calça. Um deles está em cima de um andaime com uma ferramenta na mão e o outro está observando a parede da moradia.
Operários construindo uma moradia financiada pêlo programa Minha Casa, Minha Vida, em Uberaba, Minas Gerais, em 2009.

O Mensalão

Em 2005, o govêrno federal sofreu denúncias de corrupção no chamado “Mensalão”, que consistia no uso de dinheiro público para subornar políticos em troca de apôio ao govêrno. Durante a investigação, dezenas de pessoas foram denunciadas e até mesmo presas, gerando uma crise no govêrno.

Respostas e comentários
  • A análise das mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais no Brasil a partir da década de 1990, enfatizando questões ligadas às políticas sociais e ao combate à corrupção e à miséria, trabalha a habilidade ê éfe zero nove agá ih dois quatro.
  • Comente com os alunos que os dois governos Lula ficaram conhecidos como govêrno de coalizão. Isso significa que êles foram conduzidos com base em acôrdos entre segmentos sociais, com interêssis normalmente divergentes. É assim que muitos analistas interpretam os altos índices de aprovação ligados à imagem do então presidente Lula. A existência de programas sociais convivendo com politicas econômicas que resultaram no aumento do lucro de diversos segmentos, como o dos bancos e da indústria automobilística, funciona como uma demonstração da natureza de coalização dêsses governos. O programa Minha Casa, Minha Vida é também um exemplo contendo êsse esfôrço de coalizão: ao mesmo tempo que aumentou a produção de moradias para camadas mais pobres, êle beneficiou o crescimento do setor de construção civil no Brasil. Essa postura já estava manifesta na “Carta ao Povo Brasileiro”, na qual, antes de assumir a presidência, Lula, que aparecia como representante das camadas populares, assumia compromissos com o mercado e com os investidores.

A continuidade dos programas sociais

No final de seu segundo mandato, em 2010, o govêrno de Lula tinha 83% de aprovação popular. Assim, a candidata apoiada por êle, Dilma Rousseff, do pê tê, venceu as eleições e se tornou a primeira mulher presidente do Brasil.

O primeiro govêrno de Dilma Rousseff (2011 a 2014) foi marcado pêla continuidade de programas e projetos de seu antecessor.

Diversos programas existentes foram ampliados e novos programas foram criados, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e emprêgo (Pronatec).

Em 2014, após uma disputa acirrada, Dilma foi reeleita com 51,64% dos votos. Em seu segundo mandato, no entanto, ela passou a enfrentar uma grave crise econômica, que gerou também instabilidade política.

A situação desgastou a imagem da presidente, que teve de enfrentar cada vez mais críticas da oposição ao govêrno e de parte da população, principalmente pêlas camadas média e alta da sociedade.

Fotografia. Vista de uma sala de aula. Em primeiro plano, um esqueleto. Ao lado, pessoas usando jaleco, uma está em pé e as outras sentadas em carteiras.
Aula de formação de técnicos em enfermagem pêlo Pronatec em Maringá, Paraná, em 2015.

A Operação Lava Jato

Em 2014, durante o govêrno de Dilma Rousseff, a Polícia Federal realizou a Operação Lava Jato, que investigou esquemas de desvio e lavagem de dinheiroglossário público envolvendo empresas estatais do país, como a Petrobras e a Caixa Econômica Federal, que favoreciam grandes executivos e políticos de diversos partidos, muitos deles no exercício do poder.

Em fevereiro de 2021, a operação foi encerrada, tendo suas próprias investigações sob suspeita. Ao todo, foram 79 fases de operação e 298 ordens de prisão, entre eles políticos de vários partidos, incluindo o ex-presidente Lula, e grandes empresários.

Respostas e comentários
  • No âmbito das políticas econômicas, abordando as características do período de govêrno de Lula e de Dilma russéf, esta página possibilita desenvolver a habilidade ê éfe zero nove agá ih três quatro.
  • Explique aos alunos que Dilma russéf deu continuidade às propostas políticas e reformas constitucionais do govêrno Lula, como a reforma do Judiciário, que significou a aprovação da Emenda Constitucional 45, de 2004, incluindo o princípio da celeridade processual como direito fundamental, a criação do Conselho Nacional de Justiça, além de outras normas que objetivam desde um processo judicial mais célere até a moralização e a transparência do Poder Judiciário. Ocorreram também reformas na Previdência, em que a ação do govêrno focou o funcionalismo público, criando, entre outros pontos, um teto de aposentadoria para os servidores federais. Para receber benefício igual ao último salário, desde que dentro do teto, o funcionário deve ter 60 anos de idade e 35 anos de contribuição. Para mulheres, seriam 55 anos de idade e 30 anos de contribuição.

A instabilidade econômica e política

Com o agravamento da crise econômica e da instabilidade política, a população brasileira passou a vivenciar problemas como a alta da inflação, o baixo crescimento econômico e o aumento na taxa de desemprêgo. Assim, em 2015 e 2016, uma onda de manifestações mobilizou centenas de milhares de pessoas em todo o país. De um lado, grupos que pediam o impeachment da presidente Dilma, baseando-se nos problemas de ordem econômica que marcaram o início do segundo mandato. Por outro lado, houve mobilização em defesa da permanência de Dilma, sob o argumento de que um processo de afastamento ameaçaria o regime democrático em questão.

Fotografia 'A'. Diversas pessoas usando camiseta verde e amarelo. Algumas estão segurando bandeiras do Brasil.
Na foto A, manifestação a favor do impeachment de Dilma russéf, na cidade de São Paulo, em 2016.
Fotografia 'B'. Diversas pessoas usando camisetas vermelhas. Algumas estão segurando bandeiras do Brasil.
Na foto B, manifestação contra o impeachment de Dilma russéf, na cidade de São Paulo, em 2016.

Entre maio e agosto de 2016, o Senado e o Congresso aprovaram o processo de impítimãn, cassando, assim, o mandato de Dilma russéf. Porém, ela não perdeu seus direitos políticos.

Michel Temer assumiu a presidência do país, sob uma crise política e econômica. êle enfrentou críticas de setores da sociedade que consideraram o impítimãn um “golpe parlamentar” e uma “ruptura da ordem democrática”.

Além da oposição sofrida e da grande perda de popularidade ao longo de seu govêrno, Temer também foi alvo de denúncias, chegando a ser incluído em inquérito para investigação da Operação Lava Jato por crimes como recebimento de propina.

Ao término de seu govêrno, em 2018, após um conturbado processo eleitoral, o político e militar da reserva Jair Messias Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil.

Respostas e comentários
  • O processo de impítimãn de Dilma russéf repercutiu de maneiras diferentes na população brasileira. Enquanto os opositores do pê tê apoiaram o processo, grande parte dos movimentos sociais se manifestou de maneira contrária. êsse contexto com visões divergentes sôbre o processo histórico permite trabalhar aspectos da Competência específica de História 4.
  • Comente com os alunos que a oposição a Dilma russéf e o processo que levaria ao impeachment tiveram início em 2014, lógo após sua vitória nas eleições presidenciais. Diversos casos de corrupção ligados ao pê tê, partido da presidente, começaram a ser amplamente divulgados pêla imprensa, e as manifestações contra o govêrno ganharam fôrça, agravando a crise econômica e política. Os partidos de oposição e mesmo a base aliada isolaram a presidente, impedindo a continuidade de sua governabilidade, ou seja, dificultando tomadas de decisões políticas, como a sanção de leis ou a implantação de medidas econômicas. Afastada, iniciou-se o govêrno interino de Michel Temer (pê ême dê BÊ), que se tornou um dos presidentes mais impopulares do Brasil. De acôrdo com a pesquisa Datafolha, de junho de 2018, por exemplo, seu índice de reprovação entre os brasileiros era 82% (Avaliação do presidente Michel Temer PO813983 18 e 19/12/2018. página 2. Datafolha - Instituto de pesquisas. Disponível em: https://oeds.link/Ut2x1a. Acesso em: 2 junho 2022.). Em outubro de 2018, foi eleito Jair Bolsonaro, capitão reformado do Exército e ex-deputado federal, pêlo Partido Social-Liberal (pê ésse éle), derrotando o candidato do pê tê, Fernando Adádi, que disputava o segundo turno.

Honestidade e corrupção no dia a dia

É comum ouvirmos reclamações sôbre a falta de honestidade dos políticos. Mas que atitudes fazem com que uma pessoa seja considerada honesta ou corrupta? Leia o texto a seguir, do escritor Antonio Prata.

reticências

Lembro bem de quando fui apresentado à corrupção. Era domingo, eu tinha uns sete, oito anos de idade e almoçava na casa de um tio. Vamos chamá-lo de Arthur. Arthur era o meu parente mais rico e morava numa casa com piscina. Lá pêlo meio do almôço êle contou à família, orgulhoso, como havia encontrado um jeito de desligar o registro de água em frente à casa, de modo a encher a piscina sem gastar um tostão. Não me lembro de o terem repreendido. Hoje, meu tio está aposentado, mora num apartamento e, vira e mexe, me repassa uns e-mails revoltados contra a corrupção reticências.

PRATA, Antonio. Eleições, tio Arthur e a geladeira. Folha de semPaulo, São Paulo, 21 outubro 2014. The New York Times International Weekly, página 3.

Um dos significados da palavra “corrupção” diz que é o ato de obter vantagem de maneira indevida. Em nossa sociedade, ela não está restrita ao govêrno. Atitudes como furar fila, colar na prova, estacionar em local proibido ou reservado para idosos ou pessoas com deficiência também são fórmas de corrupção, portanto, desonestas.

Fotografia. Um carro vermelho estacionado em uma vaga. No chão, o texto: IDOSO.
Carro estacionado de maneira irregular em vaga reservada para idosos, em Petrolina, Pernambuco, em 2016.

   A corrupção afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos. Por isso, é responsabilidade de todos, tanto da população quanto dos governos, combater e denunciar atos de corrupção.

Agora, responda à questão a seguir.

Ícone ‘Em grupo’. Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

A corrupção na política brasileira está relacionada ao costume de não condenar atos desonestos no dia a dia, os quais muitas vezes são considerados inofensivos. Você concorda com essa afirmação? Com o auxílio do professor, debata essa questão com seus colegas de sala e, depois, produzam um texto coletivo sôbre o que foi debatido.

Respostas e comentários

Resposta da questão nas orientações ao professor.

  • O conteúdo e o questionamento propostos na página propiciam o desenvolvimento da Competência geral 10, uma vez que levam os alunos a refletir sôbre a importância de agir com autonomia, responsabilidade e com fundamentos éticos referentes ao combate à corrupção, praticada na política brasileira, seja pêla população.
  • Solicite a um aluno que leia o texto de Antônio Prata. Depois, peça a todos que comentem tanto o que entenderam quanto a ironia presente no texto. A foto da página também pode ser utilizada para problematizar a abordagem da seção. Leve os alunos a refletir sôbre o questionamento da legenda da foto e discutam qual atitude tomariam em uma situação semelhante à da imagem. Aproveite o momento para ressaltar a importância da honestidade e da solidariedade, valores essenciais para uma vida social pacífica.
  • Durante o trabalho com esta página, ressalte com os alunos a importância da responsabilidade de todos, como cidadãos, para combater e denunciar atos de corrupção. É importante que êles percebam que esses atos não se limitam à esfera política, mas podem estar presentes em diversas atitudes do dia a dia.
Ícone ‘Ciências Humanas em foco’

A questão apresentada nesta página traz para o cotidiano dos alunos a reflexão sôbre a corrupção e os faz se questionarem e se posicionarem a respeito dêsse tipo de atitude, permitindo o desenvolvimento de conteúdos relacionados às ciências humanas e que envolvem os componentes curriculares de História e de Geografia. Possibilita, assim, o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 6. Leve-os a conversar sôbre as atitudes tomadas no dia a dia e que podem ser consideradas corrupção. Peça-lhes que comentem se já presenciaram algum ato dêsse tipo ou se conhecem alguém que o praticou. Depois, solicite que digam por que essas atitudes são erradas e de que fórma podem ser combatidas.

Resposta

Resposta pessoal. Após a reflexão proposta pêla seção, espera-se que os alunos concordem com a afirmação, pois, mesmo estabelecendo críticas à corrupção na política, não podemos deixar de atentar para os próprios atos cotidianos. Anote as ideias principais dos alunos na lousa e, depois, elabore com êles um texto coletivo sôbre o tema.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais eram os principais desafios a serem enfrentados pelos governantes do Brasil quando a ditadura civil-militar chegou ao fim?
  2. A Constituição de 1988 é também chamada de “Constituição Cidadã”. Cite quatro características dessa Constituição que justifiquem êsse título.
  3. Quais motivos levaram Fernando Collor a sofrer um processo de impeachment?
  4. Explique a situação econômica do Brasil durante a implantação do Plano Real e as suas consequências.

Aprofundando os conhecimentos

5. Analise o esquema a seguir e responda às questões.

32 anos depois da Constituição (1988-2020)

Esquema. 32 anos depois da Constituição (1988-2020). Abaixo, as informações: Número de habitantes: 1988: 114 milhões. 2020: 212 milhões. Produto Interno Bruto: 1988: 330 milhões de dólares. 2020: 7,5 trilhões de dólares. Expectativa de vida: 1988: 65 anos. 2020: 76 anos. Número de formandos: 1988: 230 mil por ano. 2020: 878 mil por ano.

Fontes de pesquisas: GOMES, Carlos Emílio (coordenação). A Constituição de 1988, 25 anos: a construção da democracia & liberdade de expressão: o Brasil antes, durante e depois da Constituinte. São Paulo: Instituto Vladimir Erzógui, 2013. página 147. CENSO da Educação Superior 2020. inépi méqui. Brasília, Distrito Federal. 2022. Disponível em: https://oeds.link/HXWy8u. PIB cai 4,1% em 2020 e fécha o ano em R$ 7,4 trilhões. Agência de notícias í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/qeF3QS. Acessos em: 24 março 2022.

Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta: O Brasil passava por uma crise econômica com inflação elevada. O Plano Real reduziu a inflação e ampliou o poder de compra da população brasileira.

A atividade 1 favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih dois dois, levando os alunos a comentar os desafios do Brasil no perío­do pós-ditadura e como a população se mobilizou em relação a êles. A atividade 2, por sua vez, além de favorecer o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove agá ih dois dois, aborda a habilidade ê éfe zero nove agá ih dois cinco, uma vez que os alunos devem identificar a relação entre as transformações da sociedade brasileira a partir de 1989 referentes ao seu protagonismo, cujas mobilizações desencadearam a criação da chamada “Constituição Cidadã”. A habilidade ê éfe zero nove agá ih dois cinco também pode ser abordada na atividade 3, já que propõe aos alunos que expliquem os fatores que resultaram no processo de impeachment de Fernando cólor. A atividade 4, por sua vez, permite desenvolver a habilidade ê éfe zero nove agá ih dois sete, pois os alunos devem discorrer sôbre aspectos econômicos do Brasil, como a implantação do Plano Real, compreendendo o país dentro de um cenário internacional na era da globalização. A atividade 5 aborda a habilidade ê éfe zero nove agá ih dois quatro, já que analisa as transformações sociais do Brasil com a criação da Constituição Federal de 1988, bem como suas contribuições para a promoção da cidadania e de valores democráticos.

Respostas

1. Após o fim da ditadura, alguns desafios passaram a ser prioridade para os governantes, como revogar leis autoritárias que representavam resquícios do período ditatorial e convocar uma assembleia para a promulgação de uma nova Constituição.

2. A Constituição de 1988 é considerada cidadã porque é caracterizada como a mais democrática entre todas as legislações que já existiram em nosso país. O documento apresentou inovações e medidas que garantiam diversos direitos aos cidadãos brasileiros, como igualdade entre gêneros, proteção ao consumidor e políticas de preservação ao meio ambiente, além de tornar o racismo crime imprescritível.

3. O plano lançado por Fernando cólor para conter a alta taxa de inflação levou o país à recessão econômica, aumentando o desemprêgo e a queda do poder aquisitivo da população. Além disso, cólor estava envolvido em várias denúncias de corrupção, levando milhares de pessoas às ruas para manifestar seu descontentamento.

  1. Qual é o tema principal tratado no esquema? Comente as informações apresentadas.
  2. Qual dos dados mais chamou a sua atenção? Por quê?
  3. Quais foram as mudanças em relação à expectativa de vida dos brasileiros?
  4. Em sua opinião, como as medidas promulgadas na Constituição de 1988 se relacionam com os dados apresentados no esquema? Exponha sua argumentação em um breve texto.

6. Leia e compare os dois textos apresentados a seguir, escritos na época do segundo mandato de Dilma Rousseff. Depois, responda às questões.

Texto A

A mais recente Síntese de Indicadores Sociais do í bê gê É mostra que os brasileiros mais pobres dependem cada vez mais dos programas de transferência de renda. reticências O programa reticências consolidou-se como a base de sobrevivência dessas famílias, pois a renda do trabalho, quando existe, é insuficiente, e não há perspectivas de que essa situação mude num futuro previsível. Esses brasileiros se tornaram, portanto, clientes permanentes de favores do Estado.

reticências

A DEPENDÊNCIA do Bolsa Família. O Estado de sem Paulo, São Paulo, 29 dezembro 2014. Notas e Informações. página A3.

Texto B

reticências

Para se ter uma ideia, em 10 anos de Programa temos alguns números: O índice da população vivendo em situação de pobreza extrema caiu de 12% (2003) para 4,8% (2008). 27,9 milhões de pessoas superaram a pobreza e 35,7 milhões ascenderam para classes sociais mais elevadas. A taxa de analfabetismo e frequência na escola caiu drasticamente, bem como a mortalidade infantil.

Portanto, muito mais do que uma simples quantia em dinheiro, é uma maneira barata do govêrno de levar educação e saúde básica a grande parte da população de baixa renda.

reticências

DANA, Samy. Bolsa Família. Ajudando o Brasil que você não conhece... Folha de semPaulo. 24 maio 2013. Folhapress. Caro dinheiro. Disponível em: https://oeds.link/4353Ev. Acesso em: 3 março 2022.

  1. Qual é o tema e as principais diferenças entre os dois textos apresentados?
  2. Com base no que você estudou até agora, qual a sua opinião sôbre os programas de transferência de renda na atualidade? Explique.
Respostas e comentários

5. a) Resposta nas orientações ao professor.

5. b) Resposta nas orientações ao professor.

5. c) Resposta nas orientações ao professor.

5. d) Resposta nas orientações ao professor.

6. a) Resposta: O tema dos textos é o Bolsa Família. De acôrdo com o texto A, os beneficiários tornaram-se dependentes do Bolsa Família, pois a renda do trabalho continua sendo insuficiente e não há perspectivas de mudança dessa situação. Segundo o economista, no texto B, por meio do programa Bolsa Família, foi possível o Estado levar educação e saúde básica às famílias de baixa renda, que antes viviam em situação de pobreza extrema.

6. b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos manifestem suas opiniões acêrca dos programas de transferência de renda, com base em argumentos relevantes e de modo respeitoso, de fórma que não haja comentários preconceituosos.

  • Ao abordar a criação de programas sociais com base em pontos de vista diferentes, a atividade 6 desenvolve as habilidades ê éfe zero nove agá ih dois quatro, ê éfe zero nove agá ih dois sete e ê éfe zero nove agá ih três quatro ao discorrer sôbre transformações que se relacionam à promoção da cidadania e de valores democráticos de 1989 até os dias atuais, abordando, dessa fórma, as mudanças no país em um cenário de globalização por meio da adoção de uma política econômica no Brasil, assim como seus impactos em nossa sociedade.
  • A atividade 6 também propicia desenvolver aspectos da Competência específica de História 3 ao oferecer dois recursos textuais para que os alunos possam analisá-los e interpretá-los e, posteriormente, formular suas respostas.

Respostas

5. a ) O esquema apresenta características da população brasileira no ano de promulgação da Constituição Federal de 1988, comparando-as com as características referentes ao ano de 2020.

b ) Resposta pessoal. Professor, professora: Peça aos alunos que expliquem por que determinados dados chamaram mais a atenção deles.

c ) A expectativa de vida ampliou em 11 anos.

d ) Resposta pessoal. Em seus argumentos, os alunos devem relacionar alguns dos fundamentos do texto constitucional, como a erradicação da pobreza, da marginalização a redução das desigualdades sociais, com as melhorias na qualidade de vida da população apresentadas no gráfico.

Glossário

Lavagem de dinheiro
:prática corrupta que consiste em esconder ou disfarçar a origem ilícita de bens ou dinheiro, fazendo-os passar por lícitos.
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