Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais os objetivos do govêrno soviético ao criar, em 1985, os programas conhecidos como perestróica e glasnóst?
  2. Relacione o processo de crise e decadência do regime soviético com a queda do Muro de Berlim.
  3. Explique o que é a globalização e comente suas principais consequências.
  4. Qual é a importância do Marco Civil da Internet?
  5. Escreva um breve texto sôbre a “guerra ao terror”, liderada pelos Estados Unidos.

Aprofundando os conhecimentos

6. Analise a manchete, a foto e o trecho apresentados a seguir. Depois, responda às questões.

Parar a islamofobiaglossário

Devemos trabalhar juntos para evitar o ódio e a incompreensão

PARAR a islamofobia. El País, 25 agosto 2017. Disponível em: https://oeds.link/OZKxJk. Acesso em: 4 março 2022.

reticências A transformação da paisagem política se acelerou a partir do fim da Guerra Fria, como se a vida pública de um país precisasse de um adversário que lhe servisse de contraste, e, após o desaparecimento do rival comunista, a população devesse fixar seus medos, suas inquietações ou suas rejeições em outro grupo qualquer. Serão os estrangeiros, sobretudo se forem muçulmanos, a provocar impulsos de xenofobia e islamofobia. O imigrado, personagem multiforme, veio ocupar o lugar da ameaça ideológica anterior.

reticências

TODOROV, Zisvêtâm. Os inimigos íntimos da democracia. Tradução: Joana Angélica d’Avila Melo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. página 153.

Fotografia. Algumas pessoas segurando cartazes e placas com o texto: NO TO ISLAMOPHOBIA. NO TO WAR.
Manifestação contra a Islamofobia em Londres, Inglaterra, em 2021.
  1. Qual é a relação entre a manchete, a foto e o trecho?
  2. Em sua opinião, como o preconceito contra diferentes povos pode ser combatido?
Respostas e comentários

1. Resposta: Esses programas tinham como objetivo combater a crise que vinha afetando a União Soviética. Para tanto, êles buscavam modernizar as estruturas políticas e econômicas, diminuir a ação do Estado na economia, aumentar a liberdade econômica, ampliar a produtividade e fornecer mais transparência e liberdade política.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta: O Marco Civil da Internet é importante porque estabelece legislações que regulam o uso da internet no Brasil, criando garantias, princípios, direitos e deveres a serem seguidos pelos usuários. Espera-se que os alunos se posicionem sôbre essa legislação.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. a) Resposta: Tanto a manchete quanto a foto e o trecho se referem ao preconceito vivenciado pelos muçulmanos em países não islâmicos.

6. b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem a importância de conhecer e respeitar outras culturas para evitar atos de preconceito.

As atividades 1 e 2 propiciam o trabalho com aspectos da habilidade ê éfe zero nove agá ih dois oito, pois abordam acontecimentos que estão relacionados ao contexto da Guerra Fria – a criação dos programas glasnóst e perestróica pêlo govêrno soviético e os fatores que levaram à queda do Muro de Berlim –, além de favorecer a abordagem de aspectos da habilidade ê éfe zero nove agá ih três três, uma vez que tratam das transformações nas relações políticas locais e globais decorrentes do fim da Guerra Fria. Por tratarem de aspectos relacionados ao desenvolvimento das tecnologias digitais de comunicação e informação decorrentes do mundo globalizado, as atividades 3 e 4 favorecem o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero nove agá ih três dois e ê éfe zero nove agá ih três três. Já as atividades 5 e 6 favorecem o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih três cinco, pois os alunos devem discorrer sôbre aspectos ligados ao fenômeno do terrorismo.

Respostas

2. As reformas e mobilizações ocorridas na União Soviética geraram consequências que atingiram outras regiões do mundo também socialistas. Isso aconteceu, inclusive, na Alemanha Oriental, no fim dos anos 1980, onde as pessoas passaram a se manifestar em prol da democracia e a favor da abertura das fronteiras, gerando o processo que resultou na queda do Muro de Berlim.

3. A globalização é o processo de trocas culturais, que se intensificou principalmente no final do século vinte, que ampliou o intercâmbio de produtos e informações. Tal processo favoreceu maior contato entre os países, facilitando as trocas culturais. Contudo, a diminuição das fronteiras possibilitou uma expansão das empresas de caráter multinacional, o que acabou aumentando a desigualdade social.

5. Resposta pessoal. Em seu texto, o aluno poderá dizer que a “guerra ao terror”, impulsionada pelos Estados Unidos, provocou aumento na vigilância e no monitoramento de estrangeiros e da própria população estadunidense. Muitas pessoas são contra essas medidas, pois afirmam que elas ferem a liberdade individual. Além disso, várias dessas políticas estadunidenses acabam incentivando o preconceito contra a população islâmica, que passou a ser vista de fórma estereotipada, geralmente considerada fundamentalista.

7. A revolução digital alterou profundamente o modo como interagimos com as tecnologias. sôbre êsse tema, leia o texto e analise a tirinha a seguir, buscando relacioná-los. Depois, responda às questões.

reticências

O que se pode dizer em relação ao computador é que êle passou a ser usado constantemente, não apenas durante o trabalho, mas em casa por horas a fio. Às vezes, a digitação é feita de fórma obstinada e compulsiva, numa postura inadequada, o que pode certamente gerar problemas mus­culoesqueléticos e de fadiga.reticências

L.E.R. (Lesão por esfôrço Repetitivo). Drauzio Varella. UOL, 28 setembro 2018. Disponível em: https://oeds.link/vsCko8. Acesso em: 3 março 2022.

Tirinha. Em três quadrinhos. Q1. Uma mulher com cabelos vermelhos. Ao lado, um menino usando boné e camiseta e outro menino com o boné para trás, olhando para um computador. A mulher diz: ELE SÓ FICA NO COMPUTADOR E NÃO COME NADA, JÁ TENTEI ATÉ AVIÃOZINHO! Q2. O menino com cabelos azul, olhando para a mulher diz: QUE VERGONHA DONA LOURDES! ELE É MUITO GRANDE PRA COMER COM AVINHÃOZINHO! A mulher pergunta: O QUE FAZER, ENTÃO? Q3. O menino de cabelo azul segurando uma colher com alimentos na direção do outro menino, diz: OLHA O DOWLOAD! O menino, sem tirar os olhos do computador, abre a boca. Ao lado, a mulher com os olhos arregalados.

Tirinha de Jean Galvão, Revista Recreio, São Paulo, Abril, número 433, junho 2008, página 42.

  1. Explique a relação que você fez entre o texto e a tirinha.
  2. De acôrdo com o autor do texto, quais são as consequências do uso excessivo ou inadequado do computador?
  3. Descreva a situação representada na tirinha e explique a ironia presente nela.
  4. Você passa muito tempo em frente ao computador, ou utilizando tablets ou smartphones? Costuma se preocupar com sua postura corporal quando se encontra nessas situações? Converse com os colegas e reflita sôbre o tema.
  1. Leia as afirmações a seguir e, no caderno, copie somente a alternativa correta.
    1. Todos os grupos fundamentalistas religiosos adotam medidas radicais, tentando impor suas ideias por meio da violência e da luta armada.
    2. Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o então presidente dos Estados Unidos, djêordji W. búch, adotou uma política de conciliação, buscando o diálogo e a paz com os grupos terroristas.
    3. Uma das consequências do combate estadunidense ao terrorismo foi a propagação do estereótipo de terrorista à população islâmica de fórma geral.
Respostas e comentários

7. a) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos relacionem o texto, que aborda as consequências da constante permanência em frente ao computador, com os hábitos do menino representado na tirinha, que não deixa de usar o computador nem mesmo para se alimentar.

7. b) Resposta: O autor aponta que o uso excessivo e inadequado do computador pode causar problemas musculoesqueléticos e fadiga.

7. c) Resposta: dona Lourdes reclama que o garoto permanece grande parte do dia em frente ao computador e não se alimenta. A ironia presente na tirinha está no fato de que dona Lourdes, ao tentar fazer o filho se alimentar, precisou aprender com o amigo do filho dela outra abordagem, alterando o têrmu “aviãozinho” por “download”.

7. d) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reflitam sôbre os possíveis males causados à sua saúde, gerados pêlo excesso de uso de tais aparelhos.

8. Resposta: Alternativa c.

  • A atividade 7 favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih três dois, pois os alunos devem analisar um fenômeno decorrente do processo de globalização, notadamente as tecnologias de comunicação e informação, e também da habilidade ê éfe zero nove agá ih três três ao abordar o desenvolvimento dessas tecnologias e as transformações decorrentes delas.
  • A atividade 7 propõe questões com base na interpretação e análise de um texto citado e de uma tira, permitindo aos alunos exercitar a curiosidade intelectual, reflexão e análise crítica dêsses recursos para, posteriormente, compor suas respostas. êsse trabalho desenvolve aspectos da Competência geral 2.
  • A atividade 8 favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih três cinco, pois os alunos deverão analisar as alternativas que têm o terrorismo e os atentados de 11 de setembro de 2001 como tema. Para auxiliá-los, leia em voz alta as alternativas e peça-lhes que comentem se está correta ou incorreta e justifiquem suas respostas.

d. A política imperialista dos Estados Unidos da América com relação aos países do Oriente Médio gerou, ao longo do tempo, influências positivas que levaram todos os grupos fundamentalistas islâmicos a reproduzirem os valores ocidentais.

9. Analise os gráficos a seguir e, depois, responda às questões.

Origem das pessoas que solicitaram refúgio na União Europeia em 2020

Gráfico. Origem das pessoas que solicitaram refúgio na União Europeia em 2020. Gráfico em barras. Os dados são: Síria: Entre 60000 e 70000 Solicitantes de refúgio. Afeganistão: Entre 40000 e 50000 Solicitantes de refúgio. Venezuela: Cerca de 30000 Solicitantes de refúgio. Colômbia: Cerca de 30000 Solicitantes de refúgio. Iraque: Entre 10000 e 20000 Solicitantes de refúgio. Paquistão: Entre 10000 e 20000 Solicitantes de refúgio. Turquia: Entre 10000 e 20000 Solicitantes de refúgio. Bangladesh: Cerca de 10000 Solicitantes de refúgio. Somália: Cerca de 10000 Solicitantes de refúgio. Nigéria: Cerca de 10000 Solicitantes de refúgio. Guiné: Cerca de 10000 Solicitantes de refúgio. Total: 250925

Fonte de pesquisa: EUROSTAT. Disponível em: https://oeds.link/STtqkQ. Acesso em: 12 fevereiro 2022.

Países europeus com mais solicitações de refúgio aprovadas em 2020

Gráfico. Países europeus com mais solicitações de refúgio aprovadas em 2020. Gráfico em barras. Os dados são: Alemanha: Cerca de 100000 Solicitações aprovadas. Espanha: Entre 40000 e 60000 Solicitações aprovadas. Grécia: Cerca de 40000 Solicitações aprovadas. França: Entre 20000 e 40000 Solicitações aprovadas. Itália: Cerca de 20000 Solicitações aprovadas. Suíça: Cerca de 10000 Solicitações aprovadas. Áustria: Cerca de 10000 Solicitações aprovadas. Total: 259110

Fonte de pesquisa: EUROSTAT. Disponível em: https://oeds.link/STtqkQ. Acesso em: 12 fevereiro 2022.

  1. Qual é o país com maior número de imigrantes refugiados que pretendiam entrar na Europa?
  2. Em um mapa-múndi, identifique os continentes onde se localizam os países apontados no primeiro gráfico.
  3. Quais são as principais razões que levam os refugiados a saírem de seu país e irem para os países da União Europeia?
  4. Qual país europeu aprovou mais solicitações de refugiados em 2020?
Respostas e comentários

9. a) Resposta: O país é a Síria.

9. b) Resposta: Ásia: Síria, Afeganistão, Paquistão, Iraque, Irã, África: Eritreia, Nigéria, Europa: Kosovo, Sérvia, Rússia.

9. c) Resposta: A principal razão é a busca por melhores condições de vida. Muitos refugiados saem de seus países por causa de problemas, como guerras e perseguições políticas.

9. d) Resposta: A Alemanha foi o país que aprovou mais solicitações de refugiados em 2020.

A atividade 9 propõe questões com base na interpretação e comparação de dois gráficos com informações sôbre imigrantes refugiados. É possível trabalhar, portanto, aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7 e desenvolver o saber geográfico, ao trabalhar com o mapa-múndi. Para um melhor aproveitamento da atividade, organize a turma em grupos de três integrantes. Solicite que analisem os gráficos, leiam as questões e produzam as respostas. Para finalizar, peça aos grupos que leiam suas respostas para a turma. Caso encontrem dificuldade, solicite aos que responderam da fórma esperada que leiam suas respostas para a turma e, para finalizar, tire as dúvidas que surgirem. Ao final, peça que reescrevam a resposta.

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

Refugiados e deslocados internos

São consideradas refugiadas as pessoas que deixam seu país por motivos de guerra, de violação de direitos humanos, de catástrofes naturais, de violência generalizada ou de perseguições religiosas, étnicas e políticas. Nessas mesmas condições, existem pessoas que deixam seu local de residência, mas que se mantêm em seu país, formando o grupo dos deslocados internos.

Os refugiados e os deslocados internos muitas vezes vivem em condições precárias, em campos improvisados ou em alojamentos. Alguns se integram à economia local e conseguem trabalho. No entanto, grande parte deles sofre preconceito e xenofobia. Analise o mapa a seguir, que apresenta dados de 2020.

Mapa. À esquerda, continente americano com ilustração de famílias e moradias brancas, tanto na América do Norte como na América do Sul. Sobreposto ao número '1'. Ao lado, continente europeu, ilustração de uma mulher e um homem de mãos dadas. Sobreposto ao número '2'. Abaixo, continente africano, ilustração de uma mulher, uma criança  e moradias brancas. Sobreposto ao número '3'. Á direita, Oriente Médio. Sobreposto ao número '4'. Ao lado, Ásia, ilustração de um homem, uma mulher e uma moradia branca. Abaixo, Oceania. Sobreposto ao número '5'. Ao redor, no oceano, embarcações com pessoas dentro. No canto inferior, à esquerda, representação da rosa dos ventos e, abaixo, escala de 46000 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: PROTEGENDO refugiados no Brasil e no mundo. áquinur. Disponível em: https://oeds.link/r1syjr. Acesso em: 10 março 2022.

 1.  América

Refugiados 734.049

Deslocados internos 8.480.000

 2.  Europa

Refugiados 7.019.037

Deslocados internos 2.256.134

Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender o que caracteriza um refugiado.
  • Incentivar o respeito e a solidariedade aos refugiados e à sua busca por melhores condições de vida.

  • Esta seção favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih três cinco ao analisar os aspectos relacionados ao fenômeno dos refugiados e aos seus direitos na atualidade. No mundo globalizado em que vivemos, como estudamos nesta unidade, o respeito e a solidariedade aos refugiados são atitudes fundamentais para que o mundo seja um lugar mais justo e igualitário.
  • O assunto tratado possibilita desenvolver um trabalho com o tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos. Procure conscientizar os alunos quanto aos refugiados e aos deslocados internos, dando exemplos dos problemas que êles enfrentam. Explique-lhes que, pêla falta de segurança e pêlas condições precárias dos locais onde elas se estabelecem, grande parte dessas pessoas acaba marginalizada, sofrendo discriminação e até perseguição por sua origem ou crença religiosa.
  • Peça aos alunos que analisem o mapa ilustrativo apresentado nestas páginas, de modo que identifiquem os lugares e o número correspondente de refugiados, além das regiões com as quais esses locais fazem fronteira. Solicite que identifiquem também a região onde se localiza o campo de refugiados de Zaatari, retratado na foto da página seguinte, desenvolvendo, dessa fórma, o saber geográfico.

Um texto a mais

Leia para os alunos um pequeno trecho sôbre as condições de vida em Zaatari.

reticências Os refugiados vivem entre milhares de barracas empoeiradas e casas pré-fabricadas, simulando a vida do outro lado da fronteira. Roupas secam em varais improvisados, e crianças brincam na areia.

Mas a rotina é marcada também pêlas filas de distribuição de ração, pelos banheiros compartilhados e pêlo terror das histórias que trouxeram consigo da Síria.

reticências

BERCITO, Diogo. Refugiados sírios vivem cotidiano de tédio e ansiedade em campo na Jordânia. Folha de semPaulo, São Paulo. 8. setembro 2013. página A20.

 3.  África

Refugiados 6.319.415

Deslocados internos 15.378.509

 4.  Oriente Médio*

Refugiados 2.715.354

Deslocados internos 10.339.688

*Contempla Oriente Médio e o norte da África

 5.  Ásia e Oceania

Refugiados 4.147.196

Deslocados internos 2.370.980

Fotografia. Vista de várias moradias construídas com metal e lonas. No primeiro plano, há algumas pessoas em pé.
Em funcionamento desde 2012, o campo de refugiados de Zaatari, na Jordânia, é o maior do Oriente Médio. Mais de 80 mil sírios se abrigaram nele para fugir da guerra civil instaurada em seu país. Foto de 2021.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Analise o mapa e identifique as regiões que têm mais refugiados e mais deslocados internos.

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Ao deixarem sua residência de maneira forçada, quais as dificuldades sofridas pelos refugiados e pelos deslocados internos?

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Em sua opinião, é importante auxiliar essas pessoas a se integrarem nos novos países ou regiões? De que maneira?

Ícone ‘Em grupo’.
Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.
  1. Em duplas, escolham uma das regiões apontadas no mapa e produzam uma reportagem sôbre a condição de vida de um refugiado. Para isso:
    • pesquisem em jornais, revistas ou na internet um relato no qual o refugiado apresente sua situação de vida no país de origem e de destino;
    • utilizem mapas, imagens e boxes informativos na reportagem;
    • reúnam sua reportagem com as demais da turma e montem um dossiê para ser divulgado aos outros colegas da escola.
Respostas e comentários

Questões de 1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

As questões 1, 2 e 3 contribuem para que os alunos analisem de fórma mais aprofundada a condição de degradação em que refugiados e deslocados internos vivem e compreendam a importância de acolher e respeitar essas pessoas.

Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

A questão 4 contribui para uma abordagem da Competência geral 7 e da Competência específica de Ciências Humanas 1, uma vez que propõe aos alunos o desenvolvimento de argumentos baseados em informações confiáveis, retiradas de jornais, revistas, internet etcétera, a respeito da situação dos refugiados, levando os alunos a compreenderem a si e ao outro como identidades diferentes, de fórma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos. Dessa maneira, a atividade contribui para que ocorra uma articulação entre os componentes de História e de Geografia.

Respostas

1. O maior número de refugiados é originário da África, ao passo que o maior número de deslocados internos encontra-se no Oriente Médio.

2. Ao deixar sua residência, os refugiados e deslocados internos encontram, nos campos de abrigo, problemas de saneamento básico, moradias precárias, problemas de higiene, estrutura improvisada etcétera Além disso, muitos deles sofrem com o preconceito por serem estrangeiros no local de destino.

3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reconheçam que os refugiados se deslocam de suas residências de fórma forçada e, por isso, devem ser acolhidos com respeito em outras localidades.

4. Resposta pessoal. Divida as duplas de acôrdo com a necessidade da sala e estabeleça o prazo de aproximadamente uma semana para produzirem as reportagens.

Auxilie os alunos a analisar o formato de uma reportagem em jornais, revistas e na internet. Oriente-os a produzir as reportagens em papéis reciclados, folhas de papel pardo ou em papel sulfite, desde que apresentem o formato do gênero que serviu de modêlo, quando publicado em jornal ou revista, com título, boxes informativos, mapas, gráficos, fotos, entre outros recursos.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. sôbre os principais acontecimentos da Nova República, retome os estudos sôbre êsse período a fim de compreender como se configurou essa etapa do processo de redemocratização na história do Brasil. Em uma folha de papel avulsa, escreva pequenos textos sôbre as questões que se apresentam a seguir.
    1. Qual foi a relevância da Constituição Cidadã, promulgada em 5 de outubro de 1988, para a democracia brasileira?
    2. Quais foram as principais reivindicações dos povos indígenas?
    3. Ao compararmos o momento atual do Brasil, com o momento em que a Constituição Cidadã foi promulgada, em 1988, é possível afirmar que ela ainda precisa ser defendida para que cumpra seu papel de assegurar o Estado Democrático de Direito? Justifique.
  2. Leia os conceitos a seguir e, em uma folha de papel avulsa, relacione cada um deles com a definição correspondente.

 A.  Programa social

 B.  Impeachment

 C.  Privatização

 D.  Globalização

 1.  Processo de venda de uma empresa ou instituição do setor público para o setor privado.

 2.  Processo político que apura a responsabilidade de uma autoridade em crimes políticos graves, como uma Violação da Constituição.

 3.  Ação governamental que busca melhorar as condições de vida de uma população.

 4.  Expansão do sistema capitalista marcada pêla integração global e favorecida pêlo desenvolvimento tecnológico e das comunicações.

Respostas e comentários

1. a) Resposta: Ela foi considerada a mais democrática da história do país. Restabeleceu as eleições diretas para os cargos de presidência da República e governadores, garantiu a liberdade de expressão nos meios de comunicação, além de ter assegurado outros direitos fundamentais.

1. b) Resposta: Dentre as suas principais reivindicações estavam a demarcação de suas terras e o direito de preservarem sua cultura e modo de vida tradicional.

1. c) Resposta: Sim, ainda que passados 33 anos da promulgação da constituição, os princípios que a norteiam, em defesa da democracia, precisam ser constantemente reforçados, pois as mudanças de governos, em alguns casos, vêm acompanhadas de alguns retrocessos aos direitos fundamentais.

2. Resposta: A-3; B-2; C-1; D-4.

1. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos compreenderam o processo de redemocratização do Brasil na década de 1980, tendo como base os avanços na garantia da democracia e de direitos de minorias presentes na Constituição de 1988, possibilitando o diálogo com as habilidades ê éfe zero nove agá ih dois dois e ê éfe zero nove agá ih dois quatro.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade, proponha que faça uma pesquisa sôbre a Constituição de 1988 com ênfase no fato de ela ser conhecida como a “Constituição cidadã”. Para concluir, solicite aos alunos que expliquem, no caderno, por que essa Constituição ficou conhecida dessa fórma.

2. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos compreenderam alguns conceitos importantes que ajudam a explicar a base econômica, política e social dos governos da Nova República, dialogando, assim, com a habilidade ê éfe zero nove agá ih dois sete.

Como proceder

Caso haja dificuldade, leve-os à biblioteca e solicite a cada aluno que pesquise um dos quatro conceitos, garantindo que todos sejam pesquisados. Peça-lhes que anotem o resultado da pesquisa no caderno. Para finalizar, cada aluno deve apresentar o resultado da sua pesquisa para os colegas.

3. Objetivo

Essa atividade, apresentada na página 271, permite avaliar se os alunos compreenderam quais foram as políticas de combate à miséria e como elas diminuíram as desigualdades sociais, possibilitando o diálogo com a habilidade ê éfe zero nove agá ih dois quatro.

Como proceder

Caso os alunos apresentem dificuldade, solicite a êles que retomem os conteúdos da página 244. Para finalizar, divida-os em duplas e solicite que refaçam a atividade.

Resposta

3. É necessário que os alunos indiquem que os principais programas sociais foram o Bolsa Escola, o Bolsa

Alimentação, o Auxílio Gás, o Bolsa Família e o Minha casa, Minha vida. êles poderão dizer que os programas ajudavam as pessoas em situação de pobreza com uma quantia mensal em dinheiro e com iniciativas que visavam à geração de renda e à permanência das crianças nas escolas. Além disso, podem dizer que êle facilitou o crédito para a compra da casa própria pêlas famílias de baixa renda.

Metodologias ativas

A atividade 3 permite trabalhar a metodologia ativa quick writing. Para isso, veja orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Para desenvolvê-la, os alunos devem escrever um breve texto apresentando, com coerência, as informações solicitadas na atividade.

  1. sôbre o contexto das políticas sociais de combate à miséria implementadas no Brasil ao longo das décadas de 1990 e de 2000, escreva um texto em folha de papel avulsa, em no máximo 5 minutos, sintetizando quais foram elas e apontando de que fórma essas políticas contribuem para combater as desigualdades sociais.
  2. O historiador britânico ériqui J. róbisbáum concebeu uma ideia de história do século vinte depois de um evento: a queda do Muro de Berlim. Para o autor, êsse acontecimento não apenas colocava fim a Guerra Fria como, em uma escala mais ampla, encerrava um século. Retomando a análise dêsse evento histórico, responda, em uma folha de papel avulsa, às questões a seguir.
    1. A partir da importância atribuída a queda do Muro de Berlim por róbisbáum, reflita e, em seguida, responda: Por que êsse acontecimento pode ser considerado um marco na história política mundial?
    2. Qual a relação entre a queda do Muro de Berlim e a emergência dos Estados Unidos como a maior potência mundial?
    3. Com a queda do socialismo na Europa, algumas repúblicas alinhadas à União Soviética saíram em busca de suas independências políticas e econômicas, como no caso da Iugoslávia. Explique de que fórma se deu êsse processo.
  3. sôbre o tema da revolução digital, copie as afirmativas corretas e corrija as incorretas.
    1. A revolução digital alterou profundamente a fórma como muitas pessoas se comunicam no dia a dia e impulsionou a globalização.
    2. A revolução digital favoreceu o contato e a divulgação da cultura para grupos e comunidades antes consideradas isoladas.
    3. A revolução digital restringiu as fórmas de comunicação e interação social.
  4. Na era da informação, as fake news se tornaram um grande problema. fórmas de distorção dos fatos acabam extrapolando o ambiente virtual, afetando vidas e pessoas reais. Tal preocupação tem acendido um alerta em empresas e governos, que buscam medidas para enfrentar essa questão. Em grupo, apontem ideias e soluções que lhes vem à mente, tanto no âmbito individual como coletivo, para impedir a circulação de desinformação em nossa sociedade.
Respostas e comentários

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. a) Resposta: Porque êle representou o fim da divisão entre as Alemanhas. Além disso, foi um marco do enfraquecimento do socia­lismo no mundo.

4. b) Resposta nas orientações ao professor.

4. c) Resposta: O processo se deu de fórma violenta, pois, com a morte do governante do país, a rivalidade entre as seis repúblicas que compunham a federação socialista da qual fazia parte a Iugoslávia se acentuou, desencadeando uma Guerra Civil.

5. a) Resposta: Correta.

5. b) Resposta: Correta.

5. c) Resposta: Incorreta. A revolução digital ampliou as fórmas de comunicação e interação social.

6. Resposta nas orientações ao professor.

4. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos, tendo como ponto de partida a teoria de róbisbáum, compreenderam a importância da queda do Muro de Berlim, dialogando com a habilidade ê éfe zero nove agá ih três dois.

Como proceder

Caso os alunos apresentem dificuldade, converse sôbre a representatividade do Muro de Berlim. Comente que êsse muro representava a divisão do mundo em dois blocos, um capitalista, sob influência dos Estados Unidos, e o outro socialista, sob influência da u érre ésse ésse.

5. Objetivo

Esta atividade permite analisar se os alunos relacionam a revolução digital com a ampliação das fórmas de comunicação e interação social, possibilitando o trabalho com a habilidade ê éfe zero nove agá ih três três.

Como proceder

Caso haja dificuldade, proponha uma atividade em que os alunos devam imaginar e comentar com os colegas como seria a vida atualmente sem internet. Por meio dessa dinâmica, incentive-os a identificar as fragilidades argumentativas presentes nas frases incorretas para que, na sequência, possam tentar corrigi-las.

6. Objetivo

Esta atividade possibilita o trabalho com a habilidade ê éfe zero nove agá ih três três, ao avaliar a compreensão e a crítica dos alunos a respeito das fake news.

Como proceder

Caso haja dificuldade, releia com os alunos o texto da seção Um texto a mais da página 257. Depois, solicite a êles que proponham outras ações que possam  auxiliar no combate às notícias falsas.

Respostas

4. b) A queda do Muro de Berlim representou o término da Guerra Fria e da divisão do mundo em duas grandes áreas de influência. dêsse modo, abriu-se espaço para que os Estados Unidos se tornassem a única superpotência econômica e militar do planeta.

6. Possíveis respostas: Analisar as informações do link e do site em questão; pesquisar a data de publicação da notícia e verificar a mesma notícia em outros portais jornalísticos. No âmbito das empresas e do govêrno, criar projetos de lei que combatam as fake news, fechar acôrdos com agências de checagem, medidas para derrubar perfis falsos, entre outras.

Glossário

Islamofobia
: aversão às pessoas da religião islâmica.
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