A bicicleta como meio de transporte

O uso da bicicleta para locomoção vem ganhando espaço no Brasil por diversas razões. Como vimos na unidade 5 dêste volume, há anos que se reconhecem os benefícios de seu uso em várias partes do mundo: ela é um veículo ecologicamente correto, pois não gera poluição do ar como os automóveis, e tem um baixo custo de manutenção, sendo uma alternativa econômica de meio de transporte. Ao andar de bicicleta, você também se exercita fisicamente, trazendo benefícios a sua saúde, além de se divertir.

Leia a seguir o relato de Ana Paula Monteiro, moradora da cidade de Brasília, Distrito Federal, que utiliza a bicicleta como meio de transporte e ensina sua filha, Sol, a fazer o mesmo.

reticências

Pedalo diariamente. Vou à faculdade e busco a Sol na escola. reticências Ela adora andar de bicicleta. Largou as rodinhas aos quatro anos. Sempre que possível, pedalamos juntas. reticências

Aproveito esses momentos para ensinar à minha filha a melhor fórma de se portar no trânsito, a distância que devemos manter dos carros e o respeito aos pedestres. Quero que a Sol entenda que não precisamos depender do automóvel. E, principalmente, procuro mostrar a ela a grande descoberta que a bicicleta me proporcionou: uma nova perspectiva sôbre o tempo e o espaço. Um olhar mais profundo, atento e prazeroso sôbre a cidade e as pessoas.

FARIA, Roberta (organizador). Eu amo bike: 50 histórias de quem ama andar de bicicleta. São Paulo: MOL, 2013. página 31.

Fotografia. Diversas pessoas usando capacete e roupas coloridas andando de bicicleta em uma rua.
Ciclistas promovendo passeio para exigir a construção de vias exclusivas para bicicletas na cidade de São Paulo, em 2019.
Respostas e comentários

Algo a mais

  • Para conhecer as diversas ações e estratégias do Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente (pênúma) no Brasil e na América Latina, é possível acessar o portal do pênúma. >Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente pênúma. Disponível em: https://oeds.link/aLHR3z. Acesso em: 31 março 2022.
  • A Pesquisa Mobilidade da População Urbana 2017, realizada pêla Confederação Nacional do Transporte, busca identificar os principais problemas que os usuários do transporte público enfrentam, discutindo as motivações que os levam a preferir o automóvel. Ela é um referencial para o transporte urbano. > Pesquisa Mobilidade da População Urbana 2017. Disponível em: https://oeds.link/IHjLaz. Acesso em: 31 março 2022.

Um texto a mais

Caso queira reiterar para os alunos a importância da bicicleta como meio de transporte, leia para êles o texto a seguir.

reticências A bicicleta é o veículo individual mais usado no país. A conta é fácil: [ela] é o meio de transporte próprio mais popular nos pequenos centros urbanos (municípios com menos de 50 mil habitantes), que representam mais de 90% das cidades brasileiras. E, pasme, o maior uso da bike é para ir ao trabalho – e, depois, à escola. Quer desfazer mais um mito? A bicicleta pode ser mais rápida que o carro. Num engarrafamento na capital paulista, por exemplo, os automóveis andam de 5 a 8 quilômetros por hora, enquanto a bike chega a 15. Não seria êsse um bom motivo para você aposentar o carro? reticências

SANTOS, Priscilla. Pedala, Brasil. Associação FloripAmanhã. 8 setembro 2008. Disponível em: https://oeds.link/EN0Eh0. Acesso em: 31 março 2022.

Segurança no trânsito

Ao utilizar a bicicleta, é importante ter atenção em algumas regras de segurança. Leia a seguir recomendações para evitar acidentes.

  • Ande sempre no mesmo sentido dos automóveis, nunca na contramão.
  • Utilize equipamentos de segurança, como o capacete, e de sinalização noturna.
  • Faça a manutenção de sua bicicleta regularmente.
  • Evite as vias de trânsito rápido e com veículos pesados.
  • Preste muita atenção nos cruzamentos.
  • Respeite os sinais de trânsito.

Qual a diferença entre ciclovia e ciclofaixa?

Muitas cidades brasileiras têm ciclovias e ciclofaixas, que proporcionam maior segurança aos ciclistas. Conheça a diferença entre elas.

 1.  Ciclovia

Pista destinada exclusivamente à circulação de bicicletas em que há uma separação física, como uma mureta ou meio-fio, em relação ao espaço destinado para os automóveis.

Fotografia 1. Uma pessoa, usando capacete e roupas escuras, está sobre uma bicicleta, andando em uma pista entre árvores.
Ciclovia na cidade de São Paulo, em 2020.

 2.  Ciclofaixa

Pista destinada exclusivamente à circulação de bicicletas demarcada apenas por uma faixa pintada no chão.

Fotografia '2'. À esquerda, rua por onde passam carros. À direita, faixa com a silhueta de uma bicicleta pintada no chão. Sobre ela, trafega uma pessoa de bicicleta usando capacete, roupas coloridas e mochila nas costas.
Ciclofaixa na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, em 2019.
Respostas e comentários
  • As instruções sôbre segurança no trânsito possibilitam aos alunos cuidar de sua segurança no trânsito, assim como daqueles que nele estiverem, contribuindo para a segurança pessoal e coletiva. Essa abordagem compreende o uso da Competência geral 8.
  • Os temas relacionados à segurança no trânsito por meio do uso da bicicleta, discutidos na página, permitem uma articulação com o tema contemporâneo transversal Educação para o trânsito. Para isso, explique aos alunos que a questão da violência no trânsito transformou-se em um problema de saúde pública no Brasil, pois o país é o quinto no mundo que mais sofre com mortes no trânsito. Além disso, cêrca de 60% dos leitos dos hospitais costumam ser ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, enquanto metade dos centros cirúrgicos costuma ter vítimas de acidentes rodoviários no país. Pergunte aos alunos se êles conhecem alguém que já se acidentou com gravidade no trânsito ou que já perdeu algum familiar em um acidente. Comente que um conjunto de políticas públicas vem sendo instituído nos últimos anos com o objetivo de diminuir a violência no trânsito – como a Lei sêca e o novo Código de Trânsito Brasileiro. Essas políticas fizeram o índice de acidentes fatais diminuir, principalmente após o ano de 2012. Mas mostre também que grande parte do problema da violência no trânsito brasileiro é cultural: no Brasil, tem-se o hábito de misturar álcool e direção, é comum ultrapassar a velocidade permitida pêla via, não há ciclofaixas e ciclovias suficientes, e não é padrão em cidades brasileiras dar preferência ao pedestre, nem mesmo quando êle está aguardando na faixa destinada para travessia. Mostre também como há alguns exemplos no Brasil em que o respeito ao pedestre e ao ciclista têm sido implantados – dentro da área das universidades estaduais paulistas, por exemplo, a normativa é a preferência sempre ao pedestre e ao ciclista que trafega por ciclofaixas e ciclovias. Explique que, além da fiscalização e da geração de uma série de normas legais para a punição daqueles que não cumprirem as leis, é igualmente importante a criação de mecanismos de conscientização da importância do respeito ao próximo no trânsito, criando, assim, um ambiente mais saudável e seguro.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Você considera importante se preocupar com a sustentabilidade do planeta? Por quê?
  2. O que você entendeu sôbre consumo consciente? Você o pratica? De que maneira?
  3. Quais são os problemas relacionados à alimentação no Brasil atualmente?
  4. Quais fatores influenciaram a queda da mortalidade e o aumento da expectativa de vida no Brasil? Qual é a principal consequência dêsse aumento?
  5. Que problemas são causados pêla excessiva utilização do automóvel como meio de transporte nas grandes cidades brasileiras?
  6. Quais são os benefícios de utilizar a bicicleta como meio de transporte?

Aprofundando os conhecimentos

7. Como vimos neste capítulo, cêrca de 70% da água doce utilizada em nosso planeta é destinada à agricultura. O gráfico a seguir representa aproximadamente quantos litros de água são necessários para produzir um quilo de cada alimento. Analise os dados do gráfico e, depois, responda às questões.

Uso da água na produção de alimentos

Gráfico. Uso da água na produção de alimentos. Os dados são: Para cada 1 quilograma de cereais: 1644 litros de água. Para cada 1 quilograma de vegetais: 322 litros de água. Para cada 1 quilograma de porco: 5988 litros de água. Para cada 1 quilograma de carne de boi: 15415 litros de água. Para cada 1 quilograma de carne de frango : 4325 litros de água.

Fonte de pesquisa: WATER footprint of crop and animal products: a comparison. Water footprint network. Disponível em: https://oeds.link/M3FjH1. Acesso em: 15 março 2022.

Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. Resposta nas orientações ao professor

As atividades 1, 2, 5 e 6 relacionam-se às transformações decorrentes do processo de globalização no que diz respeito à sustentabilidade, à qualidade de vida e ao meio ambiente, levantando questões ligadas à habilidade ê éfe zero nove agá ih três dois. A discussão acêrca das transformações econômicas ocorridas nas últimas décadas e seus impactos para a saúde, a produção de alimentos e o meio ambiente, temas abordados nas atividades 3, 4, 7 e 8, permite um diálogo com a habilidade ê éfe zero nove agá ih três quatro, que expõe os impactos e as motivações das políticas econômicas implantadas no Brasil e na América Latina na contemporaneidade.

Respostas

1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reflitam sôbre a importância da sustentabilidade do planeta para a manutenção da qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, para a sobrevivência da humanidade em longo prazo.

2. Resposta pessoal. Consumo consciente é uma maneira de consumir causando o menor impacto possível sôbre o ambiente. A segunda pergunta é pessoal. É fundamental escutar com atenção as diferentes opiniões dos alunos. A intenção aqui é levá-los a verbalizar conceitos apresentados no capítulo. A terceira resposta também é pessoal.

3. Em razão de diversos problemas, como a crise econômica que atingiu o país a partir de 2014, o aumento do desemprêgo, o congelamento nos gastos públicos por 20 anos e o desmonte das políticas de segurança alimentar, o Brasil retornou ao chamado Mapa da Fome em 2018. Além disso, a insegurança alimentar foi ainda mais agravada com a pandemia da côvid dezenóve.

4. O avanço da Medicina, com o uso de antibióticos, e a adoção de medidas preventivas no sistema de saúde pública. Além disso, houve a expansão da rede de saneamento básico, evitando diversas doenças. O aumento na expectativa de vida fez crescer o número de idosos no país.

5. O excesso de automóveis pode causar congestionamentos e lançar grande quantidade de poluentes no ar, o que pode gerar e agravar diversas doenças nas pessoas que vivem nas grandes cidades do país.

6. Usar a bicicleta como meio de transporte proporciona diversos benefícios, pois evita a poluição do ar, é financeiramente econômica e mais acessível à maioria dos grupos sociais em relação aos veículos automotivos, além de contribuir para a saúde física de seus usuários.

  1. Para a produção de qual dos alimentos representados é utilizada uma maior quantidade de água? E para qual deles é necessária uma menor quantidade de água?
  2. De que maneira podemos tentar economizar água ao consumir alimentos?
  3. Converse com seus pais ou responsáveis e verifique quais são os alimentos mais consumidos por vocês. Depois, escolha alguns produtos e pesquise em livros, em revistas ou na internet para saber a quantidade de água necessária para a produção deles. Por fim, compare os resultados da sua pesquisa com os dos colegas.

8. Leia o trecho a seguir sôbre os impactos causados pêlo aquecimento global. Depois, responda às questões.

Os tesouros que o aquecimento global destruirá

A humanidade não terá como salvar todo o legado histórico do planeta que está ameaçado pelo aumento das temperaturas

Se a memória se perder, a história será um relato vazio. Restarão palavras soltas, fios desconexos. A mudança climática ameaça o patrimônio cultural do mundo. Compromete a lembrança e sua narrativa. Nada parece estar a salvo. Sítios arqueológicos, itens enterrados, restos de naufrágios, cidades, cemitérios, castelos, templos. A lista dos lugares em perigo é um catálogo que exibe a potencial destruição cultural do planeta. reticências

reticências No Egito, o templo de Nadura, dentro do oásis de Él Kharga, está cada vez mais próximo de se tornar – verdadeiramente – uma ruína. As altas temperaturas, os fortes ventos e a abrasão deterioraram quase metade de sua estrutura. “Se a perda continuar nesse ritmo, as inscrições, os símbolos e os hieróglifos desaparecerão completamente em 2150”, advertiu em uma entrevista recente Hossam Ismael, professor de climatologia da Universidade de Assiut (Egipto).

reticências

VEGA, Miguel Angel García. Os tesouros que o aquecimento global destruirá. El País, 7 junho 2018. Disponível em: https://oeds.link/Gvtpaz. Acesso em: 16 março 2022.

  1. De acôrdo com o texto, o que a mudança climática está ameaçando?
  2. O texto cita exemplos de locais que podem não estar a salvo. Quais são êles?
  3. O que aconteceu com o templo de Nadura, no Egito?
  4. O que o professor de climatologia Hossam Ismael advertiu sôbre o possível futuro do Egito?
Respostas e comentários

7. a) Resposta nas orientações ao professor.

7. b) Resposta nas orientações ao professor.

7. c) Resposta nas orientações ao professor.

8. a) Resposta: De acôrdo com o texto, a mudança climática ameaça o patrimônio cultural do mundo.

8. b) Resposta: Sítios arqueológicos, itens enterrados, restos de naufrágios, cidades, cemitérios, castelos e templos.

8. c) Resposta: O texto menciona que, por conta das altas temperaturas, dos ventos fortes e da abrasão, quase metade de sua estrutura foi deteriorada.

8. d) Resposta: Hossam Ismael afirma que, se a perda continuar nesse ritmo, as inscrições, os símbolos e os hieróglifos desaparecerão completamente em 2150.

Por abordar o problema do aquecimento global, que gera malefícios tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade, propondo alguns questionamentos que permitem aos alunos tomar decisões e contribuir com ideias sustentáveis e éticas em relação ao meio ambiente, de maneira pessoal e coletiva, a atividade 8 contribui para o desenvolvimento da Competência geral 10.

Respostas

7. a ) A produção que utiliza mais água é a carne de boi, com um gasto de 15 415 litros para 1 quilograma do alimento. A que utiliza menos água são os vegetais, gastando 322 litros para 1 quilo do alimento.

b ) Podemos reduzir o consumo de alimentos que utilizam mais água, como a carne bovina.

c ) Resposta pessoal. Nesta atividade, os alunos precisarão consultar os pais ou responsáveis, possibilitando, assim, o contato deles com diferentes fontes de informação, para conferir os alimentos que mais consomem. Para isso, estipule o prazo de um dia para a entrega da atividade finalizada. Em sala de aula, conduza um debate respeitoso e produtivo sôbre o assunto.

O tema é reticências

Educação ambiental

Indígenas e sustentabilidade

Como estudamos nesta unidade, as mudanças climáticas causadas pêlo efeito estufa provocam diversas consequências para a Terra. Uma dessas conse­quências diz respeito às migrações de populações para outras regiões, principalmente a de populações indígenas.

Com a escassez de recursos de determinados locais, várias populações indígenas tendem a se deslocar para lugares diferentes de onde estão acostumadas a viver, o que acarreta em impactos culturais e no modo de viver dessas pessoas.

A preservação da natureza

Há grande dificuldade na vigilância das áreas de reservas de preservação florestal, principalmente por causa do alto custo que essa vigilância exige. O interêsse de empresários dos setores madeireiro e minerador e de fazendeiros nas regiões de florestas é outro empecilho para a implementação de ações que preservem o meio ambiente.

É importante o incentivo à produção e à comercialização de produtos florestais não madeireiros, como óleos, resinas, frutos, ervas e borracha, por populações indígenas e por agricultores familiares, já que esses produtos abastecem indústrias, como a de cosméticos, e geram renda, além de valorizar a cultura dêsses povos.

Proteção aos indígenas

De acôrdo com a World Resources Institute (dábliu érre i) em parceria com o Rights and Resources Initiative (RRI), países onde os povos indígenas tiveram áreas legalmente delimitadas para habitação reduziram muito o desmatamento e, consequentemente, acumularam enormes taxas de carbono. Na Amazônia brasileira, os territórios indígenas apresentam desmatamento mais de dez vezes menor do que em outras áreas da floresta.

A cultura indígena não apenas favorece a manutenção, como expande a floresta ao plantar e cultivá-la. Assim, proteger a cultura indígena, além de garantir os direitos humanos dessa população, é uma maneira de preservar também o planeta em que vivemos.

Respostas e comentários

Professor, professora: Após a leitura do primeiro parágrafo do tópico Proteção aos indígenas, explique aos alunos que os tecidos vegetais das plantas armazenam carbono, o que contribui para reduzir a emissão de gás carbônico (um dos gases que provocam o efeito estufa) na atmosfera. Por isso, florestas como a Amazônica funcionam como grandes depósitos do elemento no planeta.

Objetivos

  • Perceber a relação entre a preservação do modo de vida dos povos indígenas e a preservação do meio ambiente.
  • Reconhecer a importância de preservarmos o modo de vida em seu lugar de origem como uma ação sustentável.
  • Refletir sôbre nossas ações quanto ao meio ambiente e ao uso sustentável dos recursos.

  • O objetivo desta seção é desenvolver um trabalho com o tema contemporâneo transversal Educação ambiental. Leve os alunos a refletir sôbre o papel desempenhado por êles na preservação do ambiente, conduzindo-os a pensar no que realizam e no modo como podem usar os recursos naturais de maneira sustentável.
  • Explique que a preservação das tradições e do modo de vida indígena em seu lugar de origem é uma das iniciativas que contribui para a sobrevivência das florestas nativas e, consequentemente, dos recursos naturais nos locais onde se encontram. Chame a atenção dos alunos para a importância de iniciativas dêsse tipo, como uma das possibilidades de preservar o nosso planeta e de garantir os direitos fundamentais dos povos indígenas.
  • Pergunte se êles e seus familiares costumam consumir mais produtos naturais do que industrializados, como enlatados e refrigerantes. Verifique se êles compreenderam a relação entre o consumo excessivo dêsses produtos e a grande quantidade de recursos naturais utilizados para sua fabricação.

Conheça, na ilustração a seguir, o modo como as populações nativas coletam o açaí.

Ilustração. Em primeiro plano, duas mulheres, com roupas coloridas, estão com os joelhos no chão, segurando com as mãos, grãos de açaí e jogando dentro de dois cestos. Atrás, dois homens subindo em árvores de açaí.
Para coletar o açaí, os homens sobem no açaizeiro e retiram os cachos com os frutos. Depois de coletado, as mulheres retiram os frutos do cacho e os depositam em cestos.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.
  1. Qual a importância de garantir os direitos dos povos indígenas para a preservação do meio ambiente?
  2. De acôrdo com o artigo 225 da Constituição Federal:

reticências Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

reticências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. ín: PINTO, Antonio Luiz Toleto êti áli. (coordenação). São Paulo: Saraiva, 2005. página 156. (Coleção Saraiva de Legislação).

Com base no texto e o que você estudou na unidade, que tipo de ações a sociedade e o Poder Público poderiam ter no sentido de assegurar um planeta sustentável para as próximas gerações? Converse com os colegas se algumas dessas ações poderiam ser realizadas em sua escola e pensem em como isso poderia ser colocado em prática.

Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

Avaliar a intervenção da sociedade brasileira na natureza, reconhecendo seus impactos – como o desmatamento de florestas –, além de sua intervenção nas comunidades indígenas, que frequentemente precisam lutar pêla demarcação de suas terras, muitas vezes alvo de interêsse de madeireiros, mineradores e fazendeiros, permite a abordagem da Competência específica de Ciências Humanas 3.

Respostas

1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reconheçam que os indígenas costumam explorar a natureza de fórma consciente e controlada, além de também adotarem hábitos sustentáveis, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

2. Resposta pessoal. É possível que os alunos respondam que o poder público e a população civil podem assegurar um planeta sustentável por meio de ações positivas, como o respeito e a preservação da natureza e do modo de vida indígena. Além disso, é importante consumir produtos produzidos e comercializados por indígenas e por agricultores familiares. Ao poder público cabe o papel de garantir que essas ações sejam efetivas, sobretudo o respeito ao modo de vida tradicional dos povos indígenas, que contribui para a preservação ambiental. Em relação à conversa com os colegas, é possível que os alunos comentem as iniciativas que podem ter no ambiente escolar, como economizar água, consumir mais alimentos naturais em detrimento dos industrializados (geralmente são armazenados em muitas embalagens) e jogar o lixo na lixeira adequada, separando resíduos para a reciclagem.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Relembre seus conhecimentos sôbre dois problemas que andam juntos em nossa sociedade: o preconceito de gênero e a violência contra a mulher. Depois, em uma folha de papel avulsa, escreva as respostas para as perguntas a seguir.
    1. O que é o feminismo e quais são seus principais objetivos?
    2. Quais são os maiores desafios para o movimento feminista na luta pêla igualdade de direitos?
    3. Embora o feminismo busque reduzir as desigualdades resultantes da mentalidade patriarcal e machista, as mulheres não são iguais umas as outras. Pensando nos desafios enfrentados por uma mulher negra em nossa sociedade, aponte como o racismo e o preconceito de gênero se relacionam.
  2. sôbre o problema do racismo no Brasil, leia as afirmações a seguir, identifique a alternativa incorreta e reescreva-a de maneira correta.
    1. A Constituição Federal determina que toda fórma de discriminação seja combatida e considera o racismo crime inafiançável.
    2. O racismo brasileiro está ligado à herança cultural do escravismo, que faz com que a população afro-brasileira ainda seja vítima de preconceito.
    3. Embora o racismo seja um problema estrutural, toda a população afrodescendente tem as mesmas oportunidades de acesso à educação de qualidade e ao trabalho que as pessoas brancas.
    4. Muitos grupos e organizações do Movimento Negro lutam para combater a discriminação e a intolerância por meio de projetos de inclusão social e de outras medidas.
    5. Após a abolição da escravidão em 1888, o govêrno brasileiro não proporcionou nenhum plano de inclusão social e econômica para os ex-escravizados.
  3. No Brasil, a articulação dos povos indígenas para defender suas terras tradicionais é constante e sua resistência e luta também envolvem a defesa da biodiversidade. A discussão opõe, assim, povos indígenas e alguns ruralistas, bem como mineradoras. Com base no que foi estudado sôbre a luta dos indígenas no Brasil, reúna-se com alguns colegas para realizar um debate sôbre esses diferentes pontos de vista. Pesquisem informações em fontes relevantes e confiáveis.
Respostas e comentários

1. a) Resposta: É um movimento que tem como foco principal o combate à desigualdade de gêneros. O feminismo atua para que as mulheres tenham mais liberdade e luta pêla igualdade de direitos entre homens e mulheres.

1. b) Resposta: Alguns deles são: a disparidade salarial, pois pesquisas recentes revelam que, ainda que tenham a mesma idade e grau de instrução do que homens, muitas mulheres recebem cêrca de 25% a menos e a luta contra a violência doméstica, pois a cada ano aumentam os casos de denúncia de agressões contra mulheres.

1. c) Resposta: Espera-se que os alunos apontem que gênero e raça, ao se conectarem, têm certas especificidades, fazendo com que mulheres negras tenham vivências sociais mais excludentes e sejam vítimas de opressões ainda mais desgastantes do que as enfrentadas por uma mulher branca.

2. Resposta: Alternativa c. O racismo é um problema estrutural, por êsse motivo, a população afrodescendente não tem as mesmas oportunidades de acesso à educação de qualidade e ao trabalho que as pessoas brancas.

3. Resposta nas orientações ao professor.

1, 2 e 3. Objetivos

As atividades 1, 2 e 3 possibilitam avaliar o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero nove agá ih dois seis e ê éfe zero nove agá ih três seis, pois propõem reflexões envolvendo a violência contra as mulheres, levando os alunos a reconhecer a importância do feminismo no combate a essas ações, além de abordar o problema do racismo e da questão da defesa das terras indígenas, propiciando a identificação das diversidades identitárias e seus significados no contexto do século vinte e um, com vistas a levar os alunos a combater toda manifestação de preconceito e de violência.

Como proceder

  • Caso algum aluno tenha dificuldade em relembrar as principais questões envolvendo essas pautas, retome o conteúdo com êles e peça-lhes que leiam e expressem o que compreenderam. Se necessário, escreva essas pautas na lousa, pedindo aos alunos que citem ações que contribuem para combater a violência contra a mulher e o racismo, além de mencionarem a importância da homologação das terras indígenas. Sugere-se também uma abordagem de retomada do contexto do escravismo e da marginalização à qual foi submetida a população afrodescendente no contexto pós-abolição. Retome, na sequência, o contexto de organizações historicamente voltadas à defesa da cultura negra e à luta por seus direitos. Depois dessa dinâmica, peça-lhes que tentem responder às questões novamente.
  • Ao trabalhar o item c da atividade 1, ressalte com os alunos a interseccionalidade entre raça e gênero para enriquecer o estudo sôbre o feminismo. Podem ser dados exemplos como o da atriz Viola Davis. Se possível, acesse com êles a entrevista sugerida. Disponível em: https://oeds.link/riGYhT. Acesso em: 11 maio 2022.

Resposta

3. Espera-se que os alunos entendam as origens dos interêssis e argumentos de cada grupo, cujas concepções a respeito do meio ambiente e do desenvolvimento econômico e social são diferentes.

Para os ruralistas, por exemplo, as terras devem ser usadas para a expansão do agronegócio, e para as mineradoras, para explorar os recursos naturais. Os povos originários, por sua vez, lutam pêla demarcação de suas terras, pêlo respeito aos territórios já demarcados, pêla sustentabilidade e pêla preservação de suas vidas.

Metodologias ativas

Na atividade 3 é proposto um debate a respeito da questão das terras indígenas. Para isso, confira orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Essa estratégia contribui para que os alunos desenvolvam a argumentação, o senso crítico e o respeito a opiniões diversas e divergentes. Faça a mediação da dinâmica proposta, reforçando a importância do respeito às diferentes opiniões, sempre fundamentadas em fontes confiáveis.

4. Leia os conceitos a seguir e relacione cada um deles com a definição correspondente.

 A.  Sustentabilidade

 B.  Aquecimento global

 C.  Desmatamento

 1.  Elevação da temperatura do planeta causada pêlo excesso de emissão de gás carbônico e de outros gases poluentes na atmosfera.

 2.  Consiste em atender ao que é necessário para a nossa sociedade, causando o mínimo de danos possível para o meio ambiente.

 3.  Retirada total ou parcial das árvores, florestas e demais vegetações de determinada região para abrir áreas para agropecuária, o que intensifica o desequilíbrio ambiental.

5. Observe a foto a seguir e, depois, responda às questões.

Fotografia. Uma mulher negra, usando lenço florido na cabeça, vestido rodado com babado. Ela está descalça e dançando. Atrás, homens negros usando chapéu, camisa florida e calça. Eles estão sentados, segurando com as mãos instrumentos musicais.
Mulher idosa dançando samba, na cidade de Terra Nova, Bahia, em 2019.
  1. O que a mulher retratada na foto está fazendo?
  2. Qual regulamento brasileiro garante ao idoso o direito à prática de atividades semelhantes à realizada pêla idosa da foto?
  3. Em seu caderno, transcreva o trecho dêsse regulamento que aborda êsse direito.
Respostas e comentários

4. Resposta: A – 2; B – 1; C – 3.

5. a) Resposta: Ela está dançando samba.

5. b) Resposta: O Estatuto do Idoso.

5. c) Resposta: Espera-se que os alunos retomem o conteúdo do boxe O Estatuto do Idoso para responder a essa questão. Assim, é esperado que êles transcrevam os seguintes trechos: “Artigo 10º É obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis. § 1º O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos: reticências quatro – prática de esportes e de diversões;”

4. Objetivo

Esta atividade possibilita avaliar a compreensão dos alunos a respeito de conceitos relacionados ao meio ambiente e sua preservação, levantando aspectos relacionados à Competência específica de Ciências Humanas 6.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldade para relacionar os conceitos, você pode retomar os conteúdos que tratam dêsses temas com a turma, pedindo-lhes que os procurem e que depois citem em voz alta o significado de cada um deles. É possível também promover uma aula conjunta com os professores de Geografia e de Ciências para explorar esses conceitos antes da realização da atividade.


5. Objetivo

Esta atividade contribui para reforçar a importância do respeito aos idosos e o significado dessa faixa etária no contexto do século vinte e um, propiciando a desconstrução do etarismo e o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove agá ih três seis.

Como proceder

Se algum aluno tiver dificuldade na análise da foto apresentada, explore o recurso de maneira pormenorizada com êle. Você pode pedir a êle que descreva a pessoa retratada, o possível lugar onde se encontra, as características de sua vestimenta e o que está fazendo, informações que podem ser confirmadas pêla leitura da legenda. Na sequência, oriente-o a retomar as questões e a respondê-las.