O que eu aprendi?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Leia o texto a seguir.

reticências Entre 1876 e 1915, cêrca de um quarto da superfície continental do globo foi distribuído ou redistribuído, como colônia, entre meia dúzia de Estados. A Grã-Bretanha aumentou seus territórios em cêrca de dez milhões de quilômetros quadrados, a França em cêrca de nove, a Alemanha conquistou mais de dois milhões e meio, a Bélgica e a Itália pouco menos que essa extensão cada uma reticências.

róbisbáum, ériqui J. A era dos impérios. Tradução: Sieni Maria Campos e Yolanda Steidel de Toledo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. página 91.

Agora, explique como o imperialismo transformou as relações entre as nações europeias.

2. Analise o cartaz apresentado e, depois, responda às questões.

Cartaz. Na parte superior, o texto: 1º DE MAIO. Na parte inferior, o texto: CONCENTRAÇÃO TRABALHISTA NA ESPLANADA DO CASTELO EM HOMENAGEM AO BENEMÉRITO PRESIDENTE VARGAS. No meio, ilustração em preto e branco, destacando o busto de um homem com os cabelos penteados para o lado. Abaixo, ilustração da silhueta de pessoas trabalhando e segurando ferramentas com as mãos.
Cartaz veiculado pêlo govêrno de Getúlio Vargas durante o Estado Novo (1937-1945).
  1. Além da figura central de Getúlio Vargas, quais outros elementos são representados no cartaz?
  2. Quais aspectos do govêrno de Vargas são exaltados por meio do texto do cartaz?
  3. Quais foram as conquistas dos trabalhadores durante o govêrno de Vargas? Como elas foram alcançadas?

3. O Quarteto Fantástico é uma equipe de super-heróis que aparece na agá quê de mesmo nome, lançada em 1961. Nas histórias, quatro amigos dos Estados Unidos da América embarcam em uma expedição espacial, mas acidentalmente são atingidos por uma radiação desconhecida e acabam ganhando superpoderes. Seu principal inimigo é Vítor von Doom, um ditador que veste uma armadura de ferro e também é conhecido como Doutor Destino. êle é o líder supremo de um país fictício conhecido como Latvéria (em uma possível referência ao país que pertencia à antiga União Soviética, a Letônia). Nessa agá quê, de que fórma podemos identificar semelhanças com o contexto da Guerra Fria?

Respostas e comentários

1. Resposta: O imperialismo europeu dividiu os territórios africanos e asiáticos em zonas de influência das principais nações europeias, criando áreas de exportação para os produtos da Revolução Industrial e fontes de matérias-primas. Já as nações com recente unificação, como a Itália e a Alemanha, disputavam o domínio sôbre esses territórios, gerando conflitos e alianças entre as nações europeias, que culminaram na Primeira Guerra Mundial.

2. a) Resposta: Diferentes trabalhadores.

2. b) Resposta: A implantação das leis trabalhistas.

2. c) Resposta: As principais conquistas foram a garantia das leis trabalhistas e os direitos cidadãos, como as férias remuneradas, a determinação da jornada de trabalho, a Consolidação das Leis do Trabalho (cê éle tê).

3. Resposta nas orientações ao professor.

1. Objetivo

Esta atividade avalia se os alunos compreenderam conteúdos referentes à partilha da África e sua relação com as dinâmicas do capitalismo e também com a eclosão das grandes guerras, mobilizando, assim, aspectos das habilidades ê éfe zero nove agá ih um zero e ê éfe zero nove agá ih um quatro.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade para relembrar êsse contexto, apresente mapas do continente africano antes e depois da partilha da África. Sugere-se o trabalho com êsse continente, pois êle é o que melhor evidencia o processo imperialista, demonstrando a demarcação de territórios sem considerar as características populacionais locais.

2. Objetivo

Esta atividade avalia se os alunos compreenderam aspectos do trabalhismo como fenômeno característico da política de Getúlio Vargas, assunto que desenvolve aspectos da habilidade ê éfe zero nove agá ih zero seis.

Como proceder

Se algum aluno tiver dificuldade na análise do cartaz e na relação do recurso com o trabalhismo, faça algumas perguntas que o leve a refletir sôbre as estratégias de Vargas para angariar a classe trabalhadora, como a criação de leis que beneficiaram os trabalhadores e a cê éle tê. Com base nisso, peça-lhe que relacione êsse contexto ao que está representado no cartaz.

3. Objetivo

Ao contextualizar a agá quê do Quarteto Fantástico como representativa do período da Guerra Fria, esta atividade tem como objetivo avaliar aspectos da habilidade ê éfe zero nove agá ih dois oito.

Como proceder

Se algum aluno tiver dificuldade, é possível propor uma estratégia em que metade da sala de aula represente os quatro amigos estadunidenses que embarcaram na expedição espacial, e a outra metade represente o Doutor Destino. Por meio dessa representação, peça a um grupo que cite os interêssis dos Estados Unidos e a outro grupo que cite os interêssis da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, relacionando-os ao contexto da Guerra Fria.

Resposta

3. A agá quê representa a disputa entre os Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, pois a Letônia compunha o bloco soviético durante a Guerra Fria. A obra também aborda as disputas da corrida espacial entre os dois blocos, pois os protagonistas e o vilão tentam dominar o espaço. Além disso, a armadura do vilão ressalta a Cortina de Ferro, que dividiu a Europa entre a zona de influência capitalista e a socialista.

4. Leia com atenção o texto a seguir, do historiador Carlos Fico, sôbre o período do govêrno militar no Brasil, entre 1964 e 1985.

reticências

    Como vimos, a ditadura militar brasileira foi muito violenta desde os primeiros momentos após o golpe de 1964. Entretanto, a partir de 1968, essa violência se ampliou muito com a instituição de aparatos institucionalizados de repressão que criaram um sistema nacional de espionagem, uma polícia política, um departamento de propaganda e outro de censura política, além de um tribunal de exceção para o julgamento de pessoas supostamente implicadas em corrupção. Nesse sentido, é possível distinguir violência de repressão política: houve violência desde os primeiros momentos do regime militar, mas, a partir de 1968, a ditadura montou um verdadeiro aparato de repressão política. Alguns historiadores, inclusive, supõem que a ditadura realmente começou nesse momento, não em 1964, e outros creem que ela se encerrou não com a eleição do primeiro presidente civil, em janeiro de 1985, mas com o início da desmontagem do aparato de repressão, no final dos anos 1970.

FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo: da morte de Vargas aos dias atuais. São Paulo: Contexto, 2015. página 62.

Agora, responda às questões a seguir.

  1. De acôrdo com Carlos Fico, por que é possível distinguir a violência, presente desde 1964, da repressão política, a partir de 1968?
  2. Quais são os sistemas repressivos citados pêlo autor do texto?
  3. Por que Carlos Fico afirma que alguns historiadores estabelecem uma cronologia diferente para os govêrnos militares no Brasil? Em sua opinião, êsse tipo de debate é importante para a disciplina de História?

5. O texto a seguir é um diálogo entre um sargento e um civil alemão em um pôsto de passagem do Muro de Berlim, em 1989. Leia-o com atenção e explique a importância da queda do Muro de Berlim para os alemães e para a política internacional.

reticências

    Sargento: Não entendo vocês. A vida não está boa por aqui? O que vocês vão fazer do outro lado? Querem desemprêgo?

    Jovem: Lá também é Alemanha, tenho família e alguns amigos que quero visitar. reticências

    Sargento: êsse direito sempre existiu. Vocês não entendem.

    Jovem: O senhor é que não entende a importância de poder passar, conhecer o outro lado de um país que também é nosso, queremos sair e vamos voltar. Mas queremos a liberdade de poder fazer isso.

reticências

ARBEX JR., José. Alemães fazem festa dos dois lados do muro. Folha de Sulponto Paulo, São Paulo, 11 novembro 1989. Exterior, página A9.

Respostas e comentários

4. a) Resposta nas orientações ao professor.

4. b) Resposta nas orientações ao professor.

4. c) Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta nas orientações ao professor.

4. Objetivo

Esta atividade tem como objetivo explorar o período da ditadura civil-militar brasileira, tema que proporciona o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih um nove.

Como proceder

Se algum aluno tiver dificuldade, peça-lhe que forme dupla com um colega para retomar a leitura do texto. Oriente-os a anotar os trechos que possivelmente contribuem com as respostas das questões e, depois disso, incentive-os a responder oralmente a cada uma delas, a fim de verificar pontos que ainda precisam ser retomados a respeito do conteúdo trabalhado.

Respostas

4. a ) Porque no ano de 1968 foi promulgado o Ato Institucional nº 5 (a i cinco), que institucionalizava a violência e conferia ao govêrno todo o aparato necessário para vigiar e punir pessoas de diversos grupos sociais, dando início a um período da ditadura que ficou conhecido como “anos de chumbo”.

b ) A criação de um sistema nacional de espionagem, uma polícia política, um departamento de propaganda e de censura política, além de um tribunal de exceção para o julgamento de pessoas supostamente implicadas em corrupção.

c ) Carlos Fico afirma que alguns historiadores defendem outra cronologia da ditadura civil-militar no Brasil, baseada na sistematização do aparato repressor do govêrno, estabelecendo o período de 1968 (promulgação do a i cinco) até os últimos anos da década de 1970 (quando se iniciaram os movimentos pêla anistia, pêla abertura política, o fim do bipartidarismo etcétera). Espera-se que os alunos reconheçam que as diferentes abordagens históricas, desde que apoiadas em evidências e realizadas com ética profissional, são naturais dentro do campo científico e que os debates são uma fórma de gerar novos problemas, novas fórmas de conhecimento e a renovação do saber histórico.

5. Objetivo

Esta atividade tem como objetivo avaliar se os alunos refletem a respeito do impacto social causado pêlo Muro de Berlim, favorecendo o trabalho com a habilidade ê éfe zero nove agá ih dois oito.

Como proceder

Ao observar dificuldades de algum aluno na realização desta atividade, sugira-lhe a leitura conjunta do texto e posteriormente o debate entre os alunos sôbre o conteúdo tratado, tanto com base no recurso quanto nos conhecimentos construídos ao longo do ano.

Resposta

5. A queda do Muro de Berlim representou a liberdade de ir e vir para a população da Alemanha e a reunificação de sua capital. Para a política internacional, simbolizou o enfraquecimento do bloco socialista e indicou a aceleração do fim da Guerra Fria.